Afonso teme pela saúde do filho Pedro após perder a mãe. Convencido pelo pai, o rapaz vai à tourada e se encanta por Maria Monforte. Apaixonado, Pedro envia flores a sua amada.
Maria e Pedro vivem dias românticos em Sintra e Afonso descobre sobre a aproximação do casal. Manuel questiona Pedro sobre suas intenções com Maria e Afonso é grosseiro com a moça.
Ao saber que Maria vai para o Brasil, Pedro a pede em casamento. Os dois se casam sem o consentimento de Afonso, que passa a ignorar o filho. Maria volta grávida da lua de mel.
Maria e Pedro fazem uma recepção, mas poucos comparecem. Maria da Cunha leva o casal a uma festa e a beleza de Maria chama a atenção. Tempos depois, nasce a filha de Maria e Pedro.
As festas de Maria fazem sucesso em Lisboa. Maria descobre nova gravidez e dá à luz a um menino. Pedro atinge acidentalmente Tancredo durante caçada e o hospeda em sua casa.
Tancredo e Maria se conhecem pessoalmente. Maria muda seu comportamento e decide fazer caridade. Tancredo e Maria trocam olhares e Pedro nota. Encantado, Tancredo beija Maria.
Maria e Tancredo voltam a se encontrar. Maria avisa ao pai suas intenções, foge e deixa o filho para trás. Pedro se desespera ao saber da fuga. Afonso conhece o neto.
Pedro se suicida. Dom Afonso exige que Vilaça ache Maria. Anos se passam. Carlos Eduardo faz perguntas sobre a mãe. Teodorico é entregue a Titi. Em Paris, Vilaça encontra Maria.
Maria descobre suicídio de Pedro. Carlos Eduardo vai estudar em Coimbra. Patrocínio é contra deixar herança para Teodorico. Teresinha visita Carlos e flagra-o com Encarnación.
Afonso visita o neto em Coimbra. Carlos Eduardo sonha em conhecer a mulher de seus sonhos. Teodorico se encanta por Encarnación e é flagrado por Eusebiozinho. Carlos se forma.
Dom Afonso volta à antiga casa e se emociona no quarto de Pedro. Teodorico mente para Titi. Vilaça prepara consultório para Carlos Eduardo. Encarnación pede ajuda a Carlos.
Maria Eduarda chega à cidade. Teodorico e Encarnación se encontram na igreja. Titi decide se confessar. Tomás se emociona ao ver Carlos Eduardo. Maria da Cunha pressiona Afonso.
Joaquim decide ficar em Portugal. Vilaça consegue pacientes para Carlos. Rachel e Ega se encontram. Teodorico humilha Encarnación e engana Titi. Maria Eduarda vai ao hotel.
Carlos Eduardo se encanta ao ver Maria Eduarda. A Condessa de Gouvarinho vai ao consultório e beija Carlos. Maria Eduarda falta compromissos por causa da filha e irrita Joaquim.
Joaquim acredita que Dâmaso corteja Maria Eduarda. Carlos se encontra com a Condessa de Gouvarinho. Teodorico e Encarnación saem juntos da igreja. Joaquim e Maria Eduarda discutem.
Maria Eduarda e Joaquim discutem. Teodorico consegue fugir de flagrante. Carlos Eduardo conhece Alencar e descobre mais sobre sua mãe. Maria Eduarda pensa em suicídio.
Carlos Eduardo cuida de Rosicler. Patrocínio não encontra provas contra Teodorico. Alencar incentiva Carlos a saber mais da mãe. Maria Eduarda e Joaquim retornam de viagem.
Bêbado, Ega conta a Carlos que Maria abandonou tudo por uma paixão. Teodorico mente e consegue dinheiro de Titi. Carlos pressiona Dom Afonso e descobre a verdade sobre os pais.
Maria Eduarda se recorda da infância. Carlos Eduardo pede a Alencar para falar sobre sua mãe. A Condessa procura Carlos. Maria Eduarda e Carlos se encontram e trocam olhares.
Carlos se encanta por Maria Eduarda. Joaquim acusa a esposa de estar apaixonada por outro. Joaquim presenteia Carlos. Teresinha casa com Vilaça. Carlos envia convite a Joaquim.
Carlos decide ir a Sintra para ver Maria Eduarda. Afonso se preocupa com o neto. Maria Eduarda descobre intenção de Joaquim de ir ao Brasil. Carlos e Maria não se encontram.
Maria Eduarda se entristece por ter que viajar ao Brasil. Jacob desconfia de Rachel. Maria Eduarda e Carlos trocam olhares. A Condessa de Gouvarinho confessa paixão por Carlos.
Carlos descobre que Maria Eduarda irá ao Brasil. Titi prepara testamento. Maria Eduarda recebe notícias da mãe. Dâmaso diz a Carlos que entregou a carta a Joaquim. Rosicler adoece.
Maria Eduarda flagra Carlos e a Condessa aos beijos. Eusebiozinho vê Teodorico pedindo esmolas. Carlos decide se declarar a Maria Eduarda. Joaquim convence a esposa a viajar.
Maria Eduarda flagra Carlos e a Condessa aos beijos. Eusebiozinho vê Teodorico pedindo esmolas. Carlos decide se declarar a Maria Eduarda. Joaquim convence a esposa a viajar.
Carlos Eduardo se declara para Maria Eduarda. Rachel comemora o aniversário com um baile. Melanie conta a Carlos sobre os sentimentos de Maria Eduarda. Jacob flagra Rachel e Ega.
Carlos Eduardo beija Maria Eduarda. Jacob bate em Rachel. Titi decide enviar Teodorico em missão. João da Ega descobre as mentiras de Rachel. Dâmaso faz intriga contra Carlos.
Maria Eduarda confessa que não é casada com Joaquim e decide bancar suas próprias despesas. Carlos aluga casa para Eduarda. A Condessa procura por Carlos. Teodorico perde o trem.
Dâmaso desconfia das frequentes visitas de Carlos a casa de Maria Eduarda e faz intriga com a Condessa. Teodorico perde o embarque, se esconde e Eusebiozinho tenta desmascará-lo.
Maria Eduarda escreve uma carta para Joaquim. Dom Afonso descobre que Carlos comprou uma quinta. A Condessa procura Maria Eduarda e a desafia. Maria Eduarda se declara para Carlos.
Afonso se preocupa com o envolvimento do neto com uma mulher casada. Maria Eduarda e Carlos Eduardo se entregam a paixão. Maria Eduarda descobre que o pai de Carlos se suicidou.
Dâmaso descobre paradeiro de Maria Eduarda. Teodorico flagra Encarnación e Adelino. Ega volta a Lisboa. A Condessa Gouvarinho descobre envolvimento entre Carlos e Maria Eduarda.
A Condessa ameaça Carlos. Dâmaso espalha intrigas e apanha de Carlos. Dom Afonso conhece Maria Eduarda. Carlos vê Melanie na casa de penhores. Carlos recrimina Ana por ser cortesã.
Melanie conta a Maria Eduarda que não enviou a carta para Joaquim. Carlos Eduardo e Maria Eduarda passam a noite juntos. Joaquim revela a Carlos que não é casado com Maria Eduarda.
Joaquim bate em Maria Eduarda e diz que contou tudo a Carlos. Dâmaso difama a moça e espalha história do caso. Raposão e Encarnación fogem. Carlos pede Maria Eduarda em casamento.
Teodorico pede abrigo a Teresinha. Maria Eduarda conta tudo para Carlos. Jacob interfere na peça e irrita Artur. Vilaça passa mal. Carlos lê artigo no jornal difamando sua amada.
Teodorico volta da suposta viagem. Afonso visita Eduarda e pede que ela se afaste do neto. Palma revela o autor do artigo sobre Maria Eduarda. Dom Afonso magoa Maria da Cunha.
João da Ega reencontra Rachel. Gertrudes se emociona ao conhecer Rosicler. Afonso diz a Carlos que tem mal pressentimento sobre seu romance. Carlos briga com Eusebiozinho.
Ega descobre que Maria Eduarda e Carlos são irmãos e decide esconder a verdade. Rachel tenta se suicidar. Titi descobre a verdade sobre Teodorico e morre. Afonso recebe uma carta.
Maria reencontra a filha e conhece Carlos. Teodorico se arrepende. Maria enfrenta Afonso e descobre que é mãe de Carlos. Carlos se desespera ao saber que é irmão de Maria Eduarda.
Maria pede perdão a Carlos. Afonso descobre que é avô de Maria Eduarda. Teodorico decide ir para o convento. Carlos encontra Maria Eduarda, os dois se amam e Afonso ouve tudo.
Maria Eduarda descobre que é irmã de Carlos e se muda para Paris. Carlos e João da Ega retornam após anos viajando. Carlos conta ao amigo como foi a despedida entre ele e a irmã.