Dona Aranha cria um vestido maravilhoso para o casamento de Narizinho com o Príncipe Escamado. Tia Nastácia chora com o novo microondas em sua cozinha, temendo que não seja mais necessária. Rabicó fica preso nos tentáculos do Polvo Louco, mas recebe ajuda de Major-Agarra-Que-Não-Larga-Mais e seu exército de peixes elétricos. No casamento, a coroa de rosquinhas é roubada, gerando um mistério.
Doutor Zamenhoff enfrenta problemas de saúde e percebe que os anticorpos estão atacando Visconde, que acaba se acomodando nas vias respiratórias. Cuca tenta destruir a cerca, mas falha, e Tio Barnabé conversa com a Vaca Mocha sobre sua insatisfação com a reforma. Emília e Magrela criam um livro comestível, enquanto Pedrinho luta para lembrar palavras mágicas e Narizinho se depara com Cuca. Doutor Zamenhoff finalmente reverte Visconde ao normal. Dona Benta fala sobre cultura e consegue restaurar a paz mundial, enquanto Teodorico e seus homens continuam a busca por Pedrinho e Narizinho na mata. Cuca captura Teodorico e os coloca na jaula novamente. Narizinho, Pedrinho e Rabicó conseguem escapar e encontram um livro de feitiços. Dona Benta e a turma retornam ao Sítio, encontrando Quindim e Conselheiro reformados e Tia Nastácia surpresa com as reformas feitas.
Dona Benta e Nastácia ficam surpresas com as reformas de Emília, que incluem uma cadeira flutuante e um leite que apita. Cuca descobre que Pedrinho, Narizinho e Rabicó escaparam da jaula, mas Pedrinho faz a bruxa flutuar e todos fogem. Magrela se despede e volta para casa. No Sítio, as reformas são revertidas após Benta perceber os problemas causados. Saci faz Cuca cair em um caldeirão e vai embora. Todos comemoram a volta à normalidade com um lanche especial.
Dona Benta e Tio Barnabé se preparam para a Campanha Contra a Fome. Emília e Visconde montam um esqueleto e querem usar a ciência para reformar a natureza. Pequeno Polegar pede ajuda para consertar suas botas e acaba encontrando Quindim, pensando que é um gigante. Emília e Visconde vão buscar cobaias para suas reformas científicas, enquanto Dona Benta planeja uma festa para arrecadar alimentos. Pequeno Polegar se assusta com uma galinha e decide voltar ao Reino da Fantasia.
Nastácia salva Pequeno Polegar de uma galinha e o leva para a sala, onde Dona Benta e as crianças ficam animadas com a visita. Emília e Visconde alteram o tamanho das glândulas para fazer as cobaias crescerem. Enquanto a chuva destrói as experiências de Visconde e afeta o laboratório, a campanha do agasalho começa com grande participação. O Sabugo fica surpreso ao descobrir que suas experiências foram danificadas pela chuva.
Emília, Pedrinho e Narizinho montam um castelo de cartas, mas Quindim avisa que Rabicó desapareceu. Pedrinho salva o porco do caminhão e o traz de volta para o Sítio. Candorra oferece sua fazenda para Benta comprar, alegando que há uma formiga gigante lá. Pedrinho e Narizinho vão investigar e descobrem que o problema é real. Visconde faz experiências que fazem Pequeno Polegar e outros insetos crescerem, mas isso causa um caos global com insetos gigantes. Benta e os outros veem a situação na TV, e Visconde descobre que a pulga criada por eles é a causa do problema. Pequeno Polegar encontra Dona Carochinha, e Pedrinho e Narizinho encontram uma formiga gigante na fazenda de Candorra.
Pedrinho afasta a Formiga Gigante, que foge. Dona Carochinha encolhe o Pequeno Polegar. Emília e Visconde são suspeitos, mas negam culpa. Doutor Straussnoff chega, indignado com os insetos gigantes. Ele explica que eles vêm do Sítio. Emília admite o erro e Straussnoff busca uma solução. O exército do Canadá está lidando com a pulga gigante. A Turma se prepara para enfrentar a crise.
Cuca está completando seus 15 mil anos e para festejar, ela um baile de debutantes e sonha com a presença do ator Reynaldo Gianecchini como príncipe de seu baile. Para conquistar o galã, a bruxa elabora uma poção mágica e se transforma numa bela mulher. A história é entremeada por clipes de músicos e grupos consagrados como Gilberto Gil, Cássia Eller, Lenine, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Cidade Negra, Jorge Fox, Jota Quest, Max Viana e Zeca Pagodinho.
Dona Benta, Barnabé, e Doutor Straussnoff veem a Noventaequatropeia. Emília e Visconde confessam seus erros. Straussnoff conhece Quindim e Conselheiro e tira fotos da Noventaequatropeia. Pedrinho planeja capturar a Noventaequatropeia com uma armadilha de folhas. Rabicó se assusta com a minhoca gigante, e a pulga gigante aterroriza o Arraial. Todos ajudam a construir a jaula e capturam a Formiga e a Noventaequatropeia. Straussnoff faz um discurso e premia o Visconde com um diploma. Curupira reverte os insetos ao tamanho normal. Emília sugere usar Rabicó como cobaia, mas ele foge.
No Sítio, todos partiram para o arraial. O coronel Teodorico preparou uma grande festa para inaugurar a escola Coronel Teodorico de Menezes, e aproveitou a ocasião para lançar sua candidatura a prefeito da cidade! Em meio a toda esta confusão, Pedrinho conheceu um menino cheio de fome. Muito gentil, o menino lhe ofereceu alguns quitutes da festa. Quando Elias viu o garoto guardando comida berrou ‘Pega ladrão!’, e o menino sumiu dali feito um foguete. No caminho, ele esbarrou com a delicada Cléo, que fugiu assustada, sem perceber que sua correntinha tinha caído. O misterioso menino ainda tentou avisá-la, mas era tarde demais. Logo em seguida, chegaram Pedrinho, Narizinho e a Emília, que danada como ela só, logo reconheceu a visitante. Alegria, alegria!
Cléo finalmente conhece Narizinho, Emília e Pedrinho no Sítio. Apesar de tentar esconder seus problemas, logo revela que fugiu de casa para escapar da madrasta. Enquanto isso, Pedrinho reencontra João da Luz no arraial e presencia a libertação do Saci. Cléo, por sua vez, percebe que perdeu sua correntinha e suspeita de um esbarrão com um misterioso menino dos doces.
Determinado a recuperar sua medalhinha, Cléo vai sozinha ao arraial. Enquanto isso, Pedrinho descobre que João da Luz fugiu de uma instituição após ser internado por roubar comida. No Sítio, Zequinha sofre por Cléo estar encantada com Angico. Já Saci avisa João da Luz que Iara está atrás dele, e Dona Benta manda buscar Cléo de volta. A situação se complica quando Marcela descobre as cartas de Narizinho e desconfia do paradeiro da enteada.
João da Luz tenta devolver a medalhinha de Cléo, mas acaba sendo acusado de roubo, causando confusão. No Sítio, Cléo se desculpa com Dona Benta, enquanto Iara busca a ajuda da Cuca e do Pesadelo para descobrir quem é o misterioso garoto do riacho. Dona Benta se irrita com Teodorico após descobrir um esquema político inusitado. Em meio a isso, Emília tem a ideia de criar uma rádio local, mas a tranquilidade é ameaçada quando Marcela descobre o telefone do Sítio.
Cléo e os amigos conseguem os equipamentos da antiga rádio do arraial para colocar seu programa no ar, mas tudo está quebrado. Com a ajuda do Visconde, eles iniciam os reparos. Enquanto isso, Marcela liga para o Sítio, confirma a presença de Cléo e descobre o endereço. A Cuca desperta faminta e furiosa, e a tranquilidade no Sítio é abalada quando Marcela aparece pessoalmente, fingindo preocupação com a enteada.
Marcela chega ao Sítio fingindo preocupação por Cléo, mas Emília e Narizinho desconfiam de suas intenções. Ao recusar voltar para casa com a madrasta, Cléo decide fugir. Emília bola um plano e faz Marcela dormir com um chá de erva cidreira. Enquanto isso, na mata, Cléo é picada por uma cascavel e desmaia. João da Luz a resgata e a leva ao Sítio, deixando todos em choque com seu estado.
Após ser picada por uma cascavel, Cléo recebe o soro e se recupera com a ajuda do Dr. Madeira. Ao contar que fugia da madrasta, Dona Benta se comove, mas ainda tenta promover uma reconciliação. Marcela, no entanto, mostra sua verdadeira face em particular. Enquanto isso, João da Luz aparece disfarçado para checar como Cléo está, deixando claro seu interesse pela menina. No meio da confusão, o clima entre os dois começa a esquentar.
Enquanto Pesadelo tenta capturar João da Luz para a Cuca, a Iara aparece e impede que o menino vire sopa, gerando uma disputa mágica entre as duas. No Sítio, Cléo e Marcela têm uma briga feia, e Dona Benta intervém, permitindo que Cléo fique até seu aniversário de 15 anos, o que levanta suspeitas. A rádio finalmente entra no ar, mas o clima azeda quando João vê Cléo se divertindo com Angico e decide se afastar dela.
Cléo recusa o assédio de Angico, deixando claro que não vai ceder tão fácil. No Sítio, a festa de noivado de Teodorico e Dona Joaninha deixa Dona Benta decepcionada, achando que é tudo para fins eleitorais. Enquanto isso, Pedrinho leva um bolo para João da Luz, mas ele não quer saber das notícias sobre Cléo. Na mata, o Saci revela os planos da Cuca e Iara contra João, enquanto a rádio de Cléo é inaugurada no arraial. No entanto, João leva um choque tentando pegar sua pipa e desmaia, deixando a rádio sem energia.
Após levar um choque tentando pegar a pipa, João da Luz foge e acaba sendo perseguido por Iara. Ele encontra refúgio na caverna da Cuca, mas a situação só piora. Marcela, longe do Sítio, continua suas tramas para conseguir a herança de Cléo, mas o Dr. Saraiva a impede de ter sucesso. Enquanto isso, Cléo se preocupa com João da Luz, rezando por ele, sem saber que ele está sendo vigiado pela Cuca, que volta ao amanhecer, pronta para atacar.