João Guimarães Rosa é enviado para Hamburgo e é apresentado a Aracy no consulado. A repressão aos judeus aumenta. Vivi é incomodada por jovens nazistas, mas Zumkle os faz parar.
O assassinato de um diplomata alemão por um judeu leva à Noite dos Cristais. Helena tenta convencer Vivi a espionar oficiais da SS. Rudi é preso. João descobre o esquema de Aracy.
Zumkle promete a Vivi que libertará seu pai. O capitão passa a seguir Aracy e descobre que ela está ajudando Hugo e Margarethe. João e Aracy são observados por Zumkle.
Zumkle se aproveita da desapropriação de negócios não-arianos. Vivi decide ajudar Helena conseguindo informações para a resistência. Zumkle faz uma denúncia falsa contra João .
Gestapo investiga Hardner e João. Vivi seduz Schaffer para conseguir informações. Zumkle tenta forçar um beijo em Aracy; ela bate nele. Schaffer descobre que Vivi é judia.
Rudi e Helena participam de um atentado frustrado contra Goebbels na Embaixada de Portugal, onde estavam Aracy e João. Uma bomba atinge o consulado brasileiro.
Hamburgo está sob constante ataque aéreo. João ajuda o filho de Mina, que voltou do front da guerra traumatizado. Aracy pede ajuda a Zumkle, que quer algo em troca.
Hardner, Aracy e João planejam a fuga de Rudi. Zumkle está determinado a acabar com o plano e segue João. Aracy e João são presos e voltam para o Brasil após exílio forçado.