O Globo Repórter está de volta e embarca em uma fascinante viagem pela Espanha, terra de cores quentes e temperos fortes, um país repleto de tradições. Nos acompanhe nesta jornada e descubra junto com os nossos repórteres um país de maravilhas. Conheça a leveza das bailarinas de flamenco, a tradição das touradas e o maior deserto da Europa, um verdadeiro cenário de cinema. Vamos conhecer também a arquitetura admirada em todo planeta. Em Barcelona, nossos repórteres entram na histórica basílica da Sagrada Família.
O Globo Repórter vai mostrar o novo mapa da prosperidade no brasil. vamos até as cidades onde sobram empregos com carteira assinada e vamos revelar o muda na vida dos trabalhadores que encontram uma oportunidade. Conheça uma cidade onde faltam três mil pedreiros. No extremo sul do país, eles ganham até R$ 2 mil por mês. Veja como o crescimento abre milhares de vagas para todas as profissões. Uma gaúcha que morava em um barraco de lata já conseguiu casa própria e plano de saúde. Os brasileiros que adotaram novas moedas compram mais e gastam menos. Eles abrem pequenos negócios e saem do aperto. Pela primeira vez, nordestinos fazem o caminho de volta para casa. Estão deixando São Paulo para trabalhar nas obras da terra onde nasceram. Até a igreja registrou aumento nos dízimos e doações dos fiéis. Em uma das regiões que já esteve entre as mais pobres do Rio de Janeiro, encontramos um celeiro de empregos: 25 mil novos contratos. Descubra como o progresso cria chances e melhora a renda de todos. Vamos mostrar também como se preparar para garantir uma vaga.
O Globo Repórter investiga o mundo invisível das bactérias, as menores criaturas do planeta. Aos trilhões, elas estão em todos os cantos, da cozinha ao banheiro. Nem a mulher que varre a casa três vezes por dia consegue expulsá-las. Microbiologistas recolhem amostras e revelam o que nossos olhos não enxergam: onde elas se escondem e como podem nos prejudicar? Saiba que doenças o beijo pode transmitir. Veja se é possível se proteger da nuvem bacteriana de um espirro. Biografia da limpeza: você sabe lavar as mãos corretamente? Na hora de armazenar alimentos, devemos ou não lavar as frutas antes de guardá-las na geladeira? E como saber se a carne está em bom estado? Bactérias do bem nos imunizam e nos defendem de muitas infecções. Será que os antibióticos em excesso estão gerando as superbactérias? Conheça a purificação das águas de uma piscina gigante.
No Globo Repórter vamos navegar pelo manto transparente de um mar sem fim. Um quarto da água de todo o planeta está no Pacífico Sul. As imagens espetaculares da BBC mostram as surpresas de um oceano sem igual. Animais que nem os cientistas conheciam são mostrados pela primeira vez: pinguins da floresta, o maior lagarto do mundo, o mais pesado de todos os papagaios e tubarões que comem albatrozes. Em rituais de extrema coragem, homens-crocodilo conseguem ter a pele igual à do bicho que mais temem. "Pacífico Sul" é um documentário inglês que o Globo Repórter exibe com exclusividade na TV aberta do Brasil.
No Globo Repórter você vai conhecer os melhores amigos do homem. São histórias surpreendentes de animais de estimação, como o cão que ajuda em casa e na oficina. Bidú entende mais de 100 comandos, em português e alemão. Veja também o Vem-Vem, um ganso que segue o dono onde quer que ele vá, um companheiro fiel e para todas as horas. Ele passeia pela cidade e vai até ao banco. Vamos mostrar também o papagaio usa vaso sanitário e um macaco ciumento. E conheça Mucufa, a gata que não abandou o dono nem depois da morte. Mas são animais de estimação ou donos de estimação? Afinal de contas, quem escolhe quem?
O Globo Repórter vai mostrar o problema da obesidade no Brasil e as dificuldades de quem luta para perder peso. A cada ano, cresce em 1,5% o número de brasileiros acima do peso. Nutricionista vai tirar dúvidas sobre obesidade em chat após o programa Confira o desafio do filho de uma doceira que chegou aos 98 kg. Ele conseguiu resistir às tentações e emagrecer. Veja a história de duas jovens que discriminadas por causa da obesidade e como elas fizeram para recuperar a alegria de viver. Conheça o casal que aprendeu junto com os filhos a ter uma alimentação mais saudável.
Você vai descobrir o que fazer para economizar dentro de casa e gastar menos na hora das compras. O Globo Repórter vai mostrar o exemplo de quem aprendeu a multiplicar o dinheiro. Você vai descobrir como sair do vermelho e o que fazer para controlar os gastos dentro de casa e economizar na hora das compras. Conheça a família que reencontrou a harmonia e passou a administrar melhor as suas despesas. O especialista destaca: “quanto mais a gente planeja, menos a gente gasta”.
O Globo Repórter não tem a pretensão de fazer a radiografia da saúde pública do país, mas revela a dramática rotina dos hospitais e postos de saúde e o pedido de socorro de brasileiros que se sentem abandonados. Todos os dias, doentes em busca de ajuda enfrentam jornadas inacreditáveis. Nossos repórteres entram em enfermarias com quase 100 pacientes, encontram crianças tomando soro em pé, homens e mulheres que esperam até oito horas por um atendimento e médicos que não aparecem para trabalhar.
O Globo Repórter faz uma viagem fascinante a Cingapura e revela os segredos de um povo que enriqueceu em apenas 40 anos. Você vai conhecer o paraíso dos milionários e vai saber por que em Cingapura é possível ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Em um luxuoso condomínio, moram pessoas que antes viviam em favelas. A educação no país surpreende. Aos 7 anos, as crianças já aprendem a fazer um orçamento. Veja a piscina mais alta do planeta. Conheça a maior roda-gigante do mundo e saiba por que o povo do país acredita que ela atrai mais dinheiro
O Globo Repórter viaja até a Patagônia, um paraíso gelado. Vamos ao fim do mundo para mostrar um dos últimos lugares onde a natureza se mantém em equilíbrio, com guanacos, emas, pumas. Em um santuário da vida silvestre, encontramos o majestoso flamingo e assistimos a revoadas em branco e preto. Geleiras gigantes guardam a maior reserva de água pura do planeta. Nossos repórteres caminham sobre a montanha de gelo e revelam o que existe debaixo dela. Nesses labirintos de um azul intenso, cientistas se arriscam para descobrir os segredos da mudança do clima. Navegamos em águas coloridas, atravessar paisagens fascinantes e alcançar as mágicas torres de pedra. Diante das nossas câmeras, blocos gigantes despencam sobre o lago. Subimos uma escalada de tirar o fôlego e, na montanha preservada, uma árvore guarda a história da vida no extremo sul. Frio e chuva surpreendem o verão patagônico e revelam a beleza das cascatas do degelo.
O Globo Repórter traz os bastidores do casamento real e os preparativos da festa que está chamando a atenção do mundo. Conheça a incrível história de Kate, a neta de operários conquistou o coração do príncipe William. Nossos repórteres mostram a universidade onde o romance começou, a festa que já está sendo preparada, o trajeto que os noivos vão percorrer pelas ruas históricas de Londres e o lugar onde está sendo feita a comida que será servida na cerimônia real. Mas será que Kate Middletonvai ocupar o lugar de Diana no coração dos ingleses?
O Globo Repórter viaja até o continente da exuberância e mostra uma África que você nunca viu antes. No continente da exuberância natural, o mais raro macaco africano que acaba de ser descoberto e já está em extinção. Veja também gorilas da montanha, elefantes, hipopótamos e a louca correria de milhões de animais em busca de água. Conheça as maiores cataratas do mundo, vulcões que nunca se apagam e um lago de puro sal. Na encosta da montanha, fica a mais espetacular exibição de flores africanas. Até o fundo do mar tem florestas para lá de coloridas, onde nadam tubarões com 15 metros de comprimento.
O Globo Repórter investiga como a correria do dia a dia pode afetar a nossa saúde e como podemos evitar o estresse administrando melhor cada momento do dia. Veja o exemplo do bombeiro que corre pelas ruas de São Paulo, estuda, faz estágio, cuida da família e não se estressa. Por que as atividades físicas preparam o nosso organismo para enfrentar tantos desafios? Será que se sentir útil é uma receita de vida longa e saudável? Conheça uma mulher de 82 anos que acumula novas tarefas a todo momento para se conservar forte e feliz.
O Globo Repórter vai mostrar como funciona o paladar humano, um dos sentidos mais importantes da nossa vida e por que as comidas que mais nos atraem estão cheias de substâncias perigosas. Você vai conhecer a escola que criou uma geração de crianças e adolescentes apaixonados por pratos saudáveis e vai saber como convencer o seu filho a comer bem. Uma pesquisa alerta que é preciso ensinar a variedade dos sabores aos pequenos até os 4 anos de idade. Será que comer mal é um vício? E, afinal, é possível reeducar o paladar? Desenvolver este sentido não é tarefa fácil.
O Globo Repórter viaja pelo Butão, o país da felicidade, um reino que considera o bem-estar do seu povo mais importante que os interesses econômicos e até criou o Ministério da Felicidade. Você vai conhecer o mosteiro dos monges meninos e as monjas que não podem mostrar o rosto. Descubra como vive o povo que se considera feliz. Veja os 108 templos de adoração a Buda e as preces jogadas ao vento para espalhar a paz. Descubra o vale onde as nuvens flutuam em volta dos templos e o mistério do Ninho do Tigre, o mais alto monumento sagrado da fé budista.
O Globo Repórter vai mostrar a beleza das regiões alagadas do Brasil e da Argentina, a exuberância da das flores do pântano, o desespero para salvar o gado da cheia e as emocionantes cenas de resgate. A repórter Cláudia Gaigher encontrou um rebanho que estava ilhado há 15 dias. Conheça ainda uma das maiores reservas de água pura do mundo que só se renova com a chuva e que abriga cervos, pássaros coloridos, macacos e jacarés. A repórter Rosane Rosane Marchetti percorre uma região alagada diferente de qualquer outra do mundo. Ela não recebe água de rios, arroios nem de fontes, onde toda a água vem do céu.
Uma profunda sensação de vazio e isolamento. Está aí o mundo dos solitários. O Globo Reporter revela uma importante pesquisa sobre a solidão que mostra que o isolamento social abre espaço para problemas de saúde. Todos nós temos a capacidade de entrar e sair do estado de solidão. A solidão pode nos prejudicar mais do que a obesidade. Muitos casais vivem juntos sem trocar uma palavra. Conheça a síndrome do ”ninho vazio” e descubra por que a saúde das mães é tão afetada no momento em que os filhos tomam rumo na vida. E o que pode acontecer com quem se separa de repente e como tratar os jovens dependentes da internet. O programa mostra os vários tipos de solidão e como as pessoas podem buscar saídas, integração com outras pessoas ou como buscar motivações em amizades coletivas. Como distrair no lazer ou em viagens trazendo amizades e acabando com solidão. E o ponto de vista de saúde e psicológico.
O Globo Repórter faz uma expedição a uma região selvagem do Brasil, onde a natureza é exuberante e encontra todos os visitantes. Nossa equipe explora as dunas e serras do Jalapão e encontra rios e florestas preservadas. Descubra qual é o mistério da piscina natural onde é impossível afundar. Veja ainda o desafio de devolver à natureza animais que tinham sido afastados da vida selvagem e saiba como vivem os brasileiros de uma das áreas menos povoadas do país.
O Globo Repórter investiga a influência dos hormônios na saúde do homem e da mulher. Você confere também os novos tratamentos para adolescentes que querem ser mais altos e descobre qual o risco de tomar hormônios tão cedo. Vamos mostrar ainda o desequilíbrio hormonal, um problema que atinge muitas mulheres brasileiras e que pode resultar em excesso de peso, pelos no rosto e músculos exagerados. Você sabia que o hormônio do estresse age de formas diferentes no homem e na mulher? Saiba ainda como a alimentação durante a gravidez pode determinar se o bebê será obeso ou saudável no futuro.
Nesta sexta-feira (24 de junho), dia de São João, o Globo Repórter mostra os preparativos e os bastidores das festas juninas brasileiras, uma das maiores manifestações de nossa cultura, presente em todos os estados. Apesar de ser uma festa de abrangência nacional, cada estado tem as suas peculiaridades indo de quadrilhas super requintadas com roupas caras e trabalhadas no Ceará, à quadrilhas com bonecos gigantes e misturada com frevo em Pernambuco. Festa Junina Festas juninas ou festa de São João são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como “festa de São João”. AS QUADRILHAS A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”, em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A “quadrille” francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da “contredanse”, popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A “contredanse” se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII. Quadrilha Junina da Festa do São Pedro de Belém (Paraíba) A “quadrille” veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX por tudo que fosse a última moda de Paris (dos discursos republicanos de Gambetta e Jules Ferry, passando pelas poesias de Victor Hugo e Théophile Gautier até a criação de uma academia de letras, dos belos cabelos cacheados de Sarah Bernhardt até ao uso do cavanhaque). Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento d
O Globo Repórter mostra histórias de brasileiros que lutam para defender animais mal tratados. Conheça a carioca que abriu as portas do seu sítio para 60 cachorros e 150 gatos, o mineiro que convenceu a cidade inteira a devolver os pássaros às ruas e praças, os defensores na noite de São Paulo ajudam cães e gatos agredidos nas ruas. Vamos mostrar, na Serra Gaúcha, o médico que construiu um abrigo para os animais selvagens caçados pelo tráfico e expulsos da mata pela devastação. E ainda, e a vida de famílias que dão abrigo a animais abandonados enquanto aguardam a adoção.
O Globo Repórter investiga se é possível prever o futuro, um assunto que mexe com a cabeça das pessoas. Qual é a diferença entre previsão e adivinhação? Será que a astrologia pode mesmo explicar como o movimento dos astros determina nossos destinos? Numerologia, é verdade que a combinação de letras e números pode influir na vida de uma criança? E quais são os segredos da cabala? Cabala A Cabala ensina que, a fim de podermos reclamar as dádivas para as quais fomos criados para receber, primeiro temos que merecer essas dádivas. Nós as merecemos quando nos envolvemos com nosso trabalho espiritual – o processo de transformarmos a nós próprios na essência. Ao nos ajudar a reconhecer as fontes de negatividade em nossas próprias mentes e corações, a Kabbalah nos fornece as ferramentas para a mudança positiva. A Cabala ensina que todo ser humano é uma obra em execução. Qualquer dor, desapontamento ou caos que exista em nossas vidas não ocorre porque a vida é assim mesmo, mas apenas porque ainda não terminamos o trabalho que nos trouxe até aqui. Esse trabalho, muito simplesmente, é o processo de nos libertarmos do domínio do ego humano e de criar uma afinidade com a essência de compartilhar de Deus. Na vida do dia-a-dia, esta transformação significa desapegar-se da raiva, da inveja e de outros comportamentos reativos em favor da paciência, empatia e compaixão. Não significa abrir mão de todos os desejos e ir viver no topo de uma montanha. Muito pelo contrário, significa desejar mais da plenitude para a qual a humanidade foi criada para obter. Astrologia A Astrologia (do grego astron, “astros”, “estrelas”, “corpos celestes”, e logos, “palavra”, “estudo”) é a pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes podem, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos mundanos. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada
O Globo Repórter vai mostrar a redescoberta da vida para quem já atravessou meio século. Você vai conhecer uma campeã, de 75 anos, que aprendeu a nadar aos 59 anos e, hoje, roda o mundo colecionando vitórias; a avó que é taxista e motoqueira; o pedreiro que, aos 50 anos, se revela um fotógrafo; a mulher que é mãe, pela primeira vez, aos 49 anos; as ofertas de emprego para maiores de 60 anos; e os pais, avós e cinquentões que não param de fazer planos e brigam para ganhar a vida como qualquer jovem casal.
O Globo Repórter mostra como evitar o desperdício de alimentos no Brasil. Como mudar essa realidade e fazer com que os alimentos durem mais tempo? Você vai conhecer a família que descobriu um jeito de reaproveitar melhor o que sobra em casa e o trabalho de pessoas que alimentam crianças carentes com frutas e legumes saudáveis, que ninguém quis comprar.
No programa desta sexta-feira, dia 29/07/11, você vai conhecer a história de artistas brasileiros que cuidam dos filhos, pagam aluguel e até compram casas trabalhando nas grandes cidades. O Globo Repórter mostra a história de brasileiros que cuidam dos filhos, pagam aluguel e até compram casas trabalhando nas esquinas das grandes cidades. Você vai conhecer o craque das embaixadinhas, que há 20 anos viaja pelo país e já conquistou a casa própria para a mãe; o homem que vira estátua, para o trânsito, encanta quem passa, e ainda tem trabalho em qualquer lugar do mundo; e o artista que retribuiu à cidade tudo o que ganhou nas ruas, e transformou em obra de arte uma velha escadaria do Rio de Janeiro.
No programa do dia 05/08/11 e do dia 12/08/11, você vai acompanhar a viagem das águas amazônicas. O caminho feito pela primeira das nascentes do maior rio do mundo até o mar. O Globo Repórter, em parceria com o projeto Globo Natureza, apresenta uma viagem nas águas amazônicas. Duas equipes de reportagem chegam à pequena lagoa que dá origem ao maior rio do mundo e mostram a aventura de atravessar as águas entre as montanhas do Peru. Você vai conhecer a nascente mais distante e mais alta do Rio Amazonas e vivenciar a aventura de atravessar, entre condores, lhamas e flamingos, o caminho das águas entre as montanhas do Peru, e ver povoados fantasmas, canyons gigantescos e a cidade perdida dos incas, Machu Pichu. No lado brasileiro, a força do rio que devora ilhas e leva a terra de um lado para outro.
O Globo Repórter investiga um mal que atinge milhões de brasileiros: por que a pressa nos causa tanto estresse? Telefone, computador, trânsito e horários: quem consegue lidar com tudo isso ao mesmo tempo? Você sabia que a ansiedade pode nos paralisar diante das tarefas mais simples? Candidatos chegam a ser reprovados no exame para a carteira de motorista. Você vai saber como identificar os primeiros sintomas da ansiedade nas crianças, um problema que pode durar a vida toda. Uma pesquisa revela como o comportamento dos adultos determina a vida emocional dos adolescentes. A polêmica dos remédios: eles ajudam ou atrapalham? Por que o Brasil se tornou um campeão mundial na venda de medicamentos controlados? Respiração e postura: a busca do equilíbrio tranquiliza a mente agitada? Os alimentos que acalmam: frutas e legumes que melhoram o nosso humor. E tem ainda a salada da serenidade.
O Globo Repórter vai mostrar os tesouros do Caribe: as águas mais transparentes e as florestas mais preservadas das Américas. Figuras humanas plantadas no fundo do oceano? O maior museu submarino do mundo abriga e alimenta as criaturas das profundezas. A floresta das plantas medicinais é uma farmácia viva de um povo sem recursos. Nossos repórteres mergulham nas cavernas mais desafiadoras do México e descobrem uma selva submersa. Você vai ver ainda o fascínio do jaguar, a onça pintada de Belize, o refúgio das aves coloridas e a guerra dos pássaros nos céus do paraíso azul.
O Globo Repórter investiga as surpresas da nossa vida financeira. Prestações, cartões de crédito e juros: por que os brasileiros devem cada vez mais? Empréstimos consignados: por que tantos aposentados vivem tão mal por causa deles? A tristeza da paulista que sempre ganhou bem e agora está falida e do baiano que era gerente de banco e hoje vive no maior aperto. A carioca que abriu um restaurante comprando tudo o que precisou com cartão de crédito, e o casal que tem 26 cartões e viu sua dívida chegar a R$ 100 mil. Pagamento mínimo vale a pena? Especialistas fazem a conta e provam que ele se transforma em uma dívida perpétua. Desconto de 80%? Os superendividados pedem ajuda e descobrem que podem pagar e ter o nome limpo. Devedores anônimos: como eles lutam contra o peso da dívida que não conseguem quitar e o fantasma das cobranças? E o que os especialistas aconselham para quem quer se livrar desse problema?
Expedição Nova Guiné: O Globo Repórter exibe com exclusividade uma produção da BBC que foi até o outro lado do mundo descobrir a ilha que fica perto da Austrália e abriga animais raríssimos: o besouro falante, o papagaio pigmeu, o canguru que sobe nas árvores e um bicho chamado cuscus. Você vai ver as aves mais espetaculares da terra e as mais estranhas, que fazem os ninhos nas cinzas quentes do vulcão. A jornada vai fazer escaladas, voos rasantes, e passará pelas nuvens, nos precipícios e nas matas fechadas. Foram nove meses desvendando um dos lugares mais isolados do planeta. O resultado é uma aventura de tirar o fôlego.
A misteriosa fronteira entre a vida e a morte: O Globo Repórter mostra brasileiros que já foram considerados mortos pela medicina revelam o que existe do lado de lá. Um longo túnel e uma luz vibrante: por que tanta gente descreve a mesma cena antes de voltar à vida? Cientistas de sete países e uma investigação dentro das UTIs: quando coração e cérebro param de funcionar, é possível continuar pensando? A grávida que teve uma parada cardíaca na hora do parto garante que o paraíso existe e é muito melhor do que qualquer outro lugar da terra. É possível sair do corpo e ver de fora o que acontece com ele? O delegado baleado pelas costas diz que sim. Depois que voltou a respirar a sua vida mudou completamente. O professor que atravessou o túnel e assistiu, como em um filme, os grandes momentos da sua própria vida. O impressionante relato do médico americano que viu uma menina voltar a viver depois de quase 20 minutos com o coração parado. Como ele foi reconhecido pela criança, se ela estava inconsciente? Sonhos premonitórios: a gaúcha que viu e conversou com o irmão que acabava de morrer em um acidente. O arquiteto intoxicado com gás testemunhou, de fora, a chegada do socorro. Atravessou a faixa de luz e diz ter conversado com a mãe que já estava morta. A balconista que já teve centenas de paradas cardíacas garante: na hora em que estava sendo operada, ela viu Jesus. E o que vai revelar a pesquisa que começa a ser feita em mais de 30 UTIs do mundo inteiro?
O Globo Repórter investiga por que muitas pessoas querem trabalhar por diárias. Você vai conhecer a história da diarista que paga faculdade particular e quer ser juíza. O programa vai mostrar como vive quem optou por trabalhar por diárias. Brasileiros que ganham cada vez mais trabalhando por dia: o Globo Repórter mostra como vivem os profissionais que descobriram o caminho das oportunidades. Vera: a diarista que não tem medo do trabalho paga faculdade particular e jura que vai ser juíza. E a juíza que já foi diarista hoje leva uma vida confortável e conta como chegou lá. Eletricista, encanador, costureiro e até cantor. O homem das mil habilidades tem carro zero, moto e tranquilidade financeira. O faz-tudo que não tem folga conquistou a TV dos sonhos, computador, carro, poupança para os filhos e ainda investe em imóveis. Tudo isso você confere no Globo Repórter desta sexta.
O Globo Repórter explora o Deserto do Atacama, no Chile. Você vai viajar pelas terras mais secas do planeta e descobrir um mundo de cores. Você vai conhecer o espetáculo das águas ferventes que jorram diante dos Andes. Atacama, o deserto vivo das Américas: o Globo Repórter viaja pelas terras mais secas do planeta e descobre um mundo de cores. Gêiseres: o espetáculo das águas ferventes que jorram diante da cordilheira dos Andes. A vida nas alturas abriga lhamas, alpacas, vicunhas e a surpreendente biscacha. Você vai conhecer a beleza do céu mais limpo do planeta, os cientistas que prometem mostrar o que telescópio nenhum conseguiu ver até hoje, montanhas de neve, areias coloridas em todos os tons, lagoas dez vezes mais salgadas do que o mar e o lago mais alto do mundo. O Vale da Lua oferece paisagens que parecem de outro mundo. O deserto é um dos lugares menos povoados do hemisfério sul. Mas quem são e como vivem os moradores da região? Você vai ver ainda a cidade fantasma onde já viveram quatro mil pessoas. Até o teatro ficou intacto. E os desenhos que o tempo não apaga: há mais de mil anos, eles orientavam as caravanas incas.
São Paulo, a cidade que não dorme. Ao todo, 83% dos moradores da maior cidade do país têm algum problema de sono. E um terço dos paulistanos param de respirar enquanto dormem porque sofrem de apneia. Excesso de trabalho atrapalha? Veja o que acontece com quem dorme menos de oito horas por dia. A estudante que sai de casa às 6h e só volta de madrugada revela que, além do cansaço permanente, ela engordou. Especialistas explicam por que os jovens precisam dormir mais do que os adultos. Nossos repórteres mostram os sinais alarmantes de um novo aparelho: motorista que fica 22 horas sem dormir dirige com o mesmo risco de quem toma dez copos de cerveja. Você sabia que o ronco pode apontar graves problemas cardíacos? Descubra por que as mulheres sofrem mais do que os homens com a insônia. Conheça a paulista que passa a noite se virando na cama e dorme sem perceber. Uma pesquisa descobre como é possível controlar o que acontece nos nossos sonhos. E os maiores especialistas do Brasil ensinam o que você precisa fazer para ter, sempre, uma boa noite de sono.
O Globo Repórter mostra a primavera no Alasca, um dos lugares mais frios do mundo.O vale dos ursos gigantes: como eles se alimentam para enfrentar o inverno? Como se formam as maiores geleiras da Terra?Nossos repórteres fazem um pouso arriscado sobre o gelo e testemunham o nascimento dos rios.Você vai ver lontras marinhas, baleias jubartes, orcas, a mamãe ursa e o salmão rei – o maior das águas geladas. E a dedicação da bióloga que cuida dos ursinhos órfãos, além da emoção da pescadora que fisgou o grande peixe de sua vida.No frio do Alasca, churrasco, farofa e samba no pé: quem são as brasileiras que encontraram um marido nas terras geladas?
Comida que emagrece: mito ou verdade? O Globo Repórter investiga as novas dietas naturais. Sacietógenos? Você sabia que alguns alimentos têm o poder de diminuir a nossa fome? E os termogênicos? Por que eles queimam mais calorias que os outros? Especialistas revelam quais os legumes, frutas e verduras mais indicados para quem precisa emagrecer. Uma pesquisa confirma o poder do chá verde. O que contam as mulheres que perderam cinco quilos em apenas dois meses? Macarronada sem culpa? Uma universidade cria o macarrão com farinha de banana verde: gostoso, nutritivo e nada engordativo. O óleo que emagrece existe e é brasileiro. Extraído do coco, ele está ajudando até quem sofre do coração. Mel, cereais, frutas secas e… inulina: crianças aprovam a barrinha feita com a substância natural que tira a fome. Menos gordura saturada e mais ômega 3: o leite da beleza rejuvenesce e emagrece.
O Globo Repórter vai até o mundo perdido de Madagascar, a ilha das maravilhas. No lugar, vivem os mais estranhos animais da Terra. São 80 espécies de lêmures: os equilibristas, os bailarinos… e o verdadeiro fantasma da floresta: onde se esconde o mais ameaçado da espécie? A sifaka voadora: com o filhote de semanas no colo, ela dá saltos de até nove metros de distância. Cara de gato, dente de roedor, orelhas de morcego, dedos finos e longos: aye-aye, o mais esquisito de todos os primatas. Você vai conhecer a gigantesca floresta petrificada e os lêmures que aprenderam a arte de caminhar sobre os picos afiados como facas. Como encontrar alimento no alto das montanhas? Os mistérios estão por toda parte de Madagascar. Lêmures do bambu: por que os pandas de Madagascar resistem a doses mortais de veneno? Besouro girafa: que bicho é este? Por que os camaleões são tão diferentes? Você vai ver ainda as rãs que mudam de cor uma só noite a cada ano, a floresta dos baobás e os pássaros que aprenderam a sobreviver em uma ilha sem igual no planeta.
O Globo Repórter mostra as histórias de quem doou e recebeu órgãos O programa vai mostrar emocionantes histórias de amor e solidariedade, de pessoas que já doaram e receberam órgãos, e a esperança de quem ainda está à espera de transplante. Você vai conhecer o homem que tirou mais da metade de seu figado para salvar a vida da irmã. Transplante perfeito: como vive o médico que recebeu o rim do irmão gêmeo? A comovente história do adolescente que mora no hospital à espera de um coração. Por que os hospitais públicos do Ceará estão entre os recordistas nesse tipo de cirurgia? Você vai ver ainda a incrível aventura da médica que conseguiu parar um avião na Europa para trazer uma medula e dar vida nova a um pequeno brasileiro.
No Globo Repórter o repórter André Luiz Azevedo faz um passeio de balão pela Mata Atlântica. O documentário marca a estreia da série Globo Repórter nos Céus, um conjunto de reportagens que vai explorar os principais biomas brasileiros com vista aérea, equipamentos modernos e imagem em alta definição. Você vai ver a copa das árvores com mais de 30 metros de altura e as novas espécies animais que estão sendo catalogadas. Embarque com a gente em mais uma aventura selvagem. Venha redescobrir o Brasil.
O Globo Repórter apresenta um documentário sobre como aliviar as dores crônicas. Técnicas, terapias, massagens, exercícios e alimentos utilizadas no combate à enxaqueca. Os movimentos que aliviam o sofrimento físico. A medicina está empregando tratamentos alternativos em detrimentos de remédios, incluindo o consumo de chás. A dor de cabeça na infância: como os médicos avaliam este problema? Aprenda como vencer a dor e assim aumentar a sua qualidade de vida.
A grande floresta que vai virar lago: O Globo Repórter viaja pela área onde vão ser construídas 16 novas usinas hidrelétricas e encontra preciosidades amazônicas.Como o menor passarinho do Brasil, o caçula, constrói seu ninho? Em encontro de arrepiar: uma onça surge diante da equipe de reportagem na Transamazônica. Os repórteres voam ao lado da ararajuba, a mais brasileira de todas as aves, com uma impressionante plumagem verde-amarela que brilha como ouro. Encontram ainda araras azuis e vermelhas, macacos prego, bugios e cairaras. Quantas vidas ameaçadas pela gigantesca inundação? Nos rios, há 400 espécies de peixes grandes, pequenos e desconhecidos. Quantos vão vencer o obstáculo criado pelas barragens? Árvores gigantescas: morada de saguis e zogue-zogues. Macacos aranha: a mata destes bichos vai desaparecer completamente? Tartaruga da Amazônia: no caminho do progresso, uma sobrevivente da era dos dinossauros. E os brasileiros que vivem nesta imensa região: o que vai acontecer com eles?
O Globo Repórter entra no mundo encantado da dramaturgia e comemora os 60 anos de telenovelas no Brasil. Como são feitas as gravações? Você vai conhecer a magia dos efeitos especiais e rever cenas inesquecíveis, os grandes romances e os grandes vilões, as mulheres bonitas, os amores impossíveis e os dramas familiares. Ouça canções e temas de aberturas marcantes das telenovelas brasileiras O programa revela ainda os bastidores da fábrica de sonhos. Quem costura as 150 mil peças que compõem o guarda-roupa de figurinos? Glória Maria e Sérgio Chapelin conversaram com grandes atores, como Lima Duarte, Regina Duarte, Francisco Cuoco, Tony Ramos, Marília Pêra e Vida Alves, a atriz que viveu o momento do primeiro beijo na telinha. Glória Pires revelou que sentiu pânico quando entrou em um estúdio pela primeira vez. A dupla entrevistou ainda os jovens talentos, como Mariana Ximenes, Cauã Reymond e Camila Pitanga. Glória Pires revelou que sentiu pânico na primeira vez em que entrou no estúdio. Vamos matar as saudades de aberturas de telenovelas, trilhas sonoras e tramas marcantes, como as de Irmãos Coragem, Vale Tudo, Que Rei Sou Eu, Gabriela, Escrava Isaura, Selva de Pedra, O Bem Amado, Rainha da Sucata e Pecado Capital.
O Globo Repórter mostra o renascimento da vida pantaneira e revela a beleza da estação das mudanças no coração do Brasil. A onça mostra as crias e até dorme diante das nossas câmeras. A mamãe ariranha arrasta para o rio o filhote que não quer tomar banho: a rica vida familiar de uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Você sabia que a anta é um dos animais mais inteligentes do planeta? Nossos repórteres caminham pela mata e chegam ao maior berçário do pantanal. Um gigantesco ninhal. Você vai conhecer a planta com cheiro de éter e pétalas que só abrem durante a noite. A rica vida subaquática nos rios do Centro-Oeste abriga piranhas, dourados, cascudos e arraias. Tem ainda o delicado sexo das borboletas. Em tempos de fartura, os jacarés não atacam. E as capivaras posam ao lado do seu temido predador. Vamos mostrar também o flagrante de uma queimada assustadora.
No Globo Repórter nossos repórteres mostram exemplos de crianças que estão escrevendo seu próprio futuro através da arte e educação. Você verá como arte e educação estão mudando a vida de muitas crianças brasileiras Em São Paulo, o talento de jovens da periferia surpreende até o regente da orquestra. Na Amazônia, jovens professores ensinam música para alunos altistas. No sertão nordestino, um maestro que nunca estudou música ensaia os meninos que já ganham a vida tocando clássicos. E ainda o espetáculo na fronteira, crianças brasileiras e bolivianas juntas descobrem um futuro na música e na dança.
A edição de hoje do Globo repórter será uma retrospectiva de 2011, um ano de grandes mudanças no mundo. O especial relembra episódios marcantes como terremotos, tsunamis, tempestades, o casamento real britânico, a crise econômica na Europa, o fim trágico do ditador Muamar Kadafi, a morte do terrorista Osama Bin Laden, casos de homofobia, pacificação da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, e escândalos na política. Com tanto assunto, o programa será estiocada para quase uma hora e meia.
O “Globo Repórter” está voltando de férias e vai mostrar uma aventura nos mais belos cenários da Terra, a África. Uma viagem por 2 mil quilômetros em cinco países: África do Sul, Botswana, Namibia, Zimbabwe e Zâmbia. Uma fantástica jornada no coração da mãe África. As particularidades das regiões africanas, o seu povo, os animais e a vida. Tigres, onças, tartarugas gigantes, elefantes, zebras e as cachoeiras. O continente da exuberância e das florestas. Com quase 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro continente mais extenso – atrás da Ásia e América. E com mais de 900 milhões de pessoas é o segundo continente mais populoso. Tem 54 países independentes, além das colônias de outros países – como Espanha, França e Reino Unido.
Você acredita no fim do mundo? O Globo Repórter investiga: por que tanta gente teme uma catástrofe em 2012? O mistério do calendário maia: o que dizem as escrituras de um povo que viveu há milhares de anos?Astrônomos calculam quando o planeta vai acabar. E astrólogos anunciam que está para começar um período de grandes e positivas transformações. Qual o mistério de Alto Paraíso? Por que tantos estrangeiros estão se mudando para a cidade brasileira que estaria a salvo de qualquer tragédia natural?. Templos, pirâmides, harmonia com a natureza: confira todos os caminhos apontados pelos místicos que fogem da destruição.Veja as invenções da família que se prepara para viver em uma terra sem energia elétrica e os americanos que estocam toneladas de alimentos em casa. Até a Nasa entra na polêmica e garante que o mundo não vai acabar.
O Globo Repórter mostra os brasileiros que lutam para defender bichos maltratados. Uma gaúcha protege os cavalos do chicote e do excesso de carga. Uma carioca abriu as portas do seu sítio para 60 cachorros e 150 gatos. Liberdade para voar: Um mineiro que convenceu uma cidade inteira a abrir as gaiolas e devolveu o canto dos pássaros às ruas e praças. Uma baiana mudou uma tradição de 200 anos para livrar os animais do sofrimento nas festas populares. Você vai conhecer o ronco dos bugios na serra gaúcha e o médico que construiu um abrigo para os animais selvagens caçados pelo tráfico e expulsos da mata pela devastação ambiental. O cachorro-do-mato hesita na hora da libertação. Será que ele consegue voltar à floresta? Coelhos, gatinhos e papagaios em busca de um lar e a vida doméstica das famílias que acolhem os animais sem destino.
O Globo Repórter investiga o surpreendente poder de cura das plantas nativas do Brasil. O chá que emagrece: erva mate reduz o colesterol, as taxas de açúcar no sangue e nos ajuda a perder peso. Pau-Brasil: a árvore histórica guarda substâncias poderosas contra o câncer. Orelha de onça: a folhagem que brota no sertão da Paraíba vai virar remédio para a asma. E é mais eficiente que os produtos químicos. O tesouro verde do Pantanal: cientistas analisam mais de 200 espécies de plantas medicinais. A casa das sete doutoras da natureza: mulheres que cuidam da saúde de uma comunidade inteira só com fórmulas naturais. Uma farmácia viva dentro de casa: dona Cida vai à universidade e aprende o valor das plantas do seu quintal. E o posto de saúde que está tratando alergias, artrose e até problemas circulatórios com medicamentos fitoterápicos.
O Globo Repórter embarca em uma fascinante viagem por uma Amazônia desconhecida, uma das maiores e mais misteriosas florestas tropicais da América. Cientistas atravessam a cachoeira de uma catarata cinco vezes maior do que Niágara e descobrem, atrás da cortina de água, os ninhos dos andorinhões. Lontras gigantes, tamanduás-bandeira e as maiores aranhas do mundo. No fim do rio nunca antes navegado, um reino perdido, com araras de um colorido intenso, a maior águia da terra e a beleza das borboletas. Há ainda jacarés de cinco metros e sucuris de oito. E até a nossa onça pintada, que também vaga pela selva da Guiana. Você vai ver um posto de observação na copa das mais altas árvores e a rotina de uma família de guaribas-vermelhos, um dos macacos mais bonitos do planeta. O desafio da montanha que nunca foi escalada: como os aventureiros venceram o paredão escorregadio? E o que encontraram no topo?
Vale a pena economizar? O Globo Repórter mostra as incríveis histórias de brasileiros que mesmo ganhando pouco fazem milagres com o salário. Qual o segredo da faxineira que virou madame? Fazendo limpeza de casa em casa, ela comprou um apartamento de frente para o mar. Aprendendo a valorizar cada centavo, um operário tem casa, apartamento, ajuda os filhos e ainda navega em cruzeiros pela Europa. Uma dívida no meio do caminho: por que os juros, os cartões de crédito e os financiamentos se tornaram os vilões do orçamento doméstico? O garçom pecuarista: fazendo sushis em São Paulo, ele aumenta seu pequeno rebanho no Nordeste. Jardineiro-equilibrista? Para garantir um futuro tranquilo, ele já construiu duas casas. Psicologia do consumo: especialista ensina como escapar das armadilhas. Onde vivem os brasileiros que mais conseguem economizar? E o que eles ganharam guardando tudo o que podiam? Mestres da educação financeira: dois brasileiros que descobriram como fazer o nosso dinheiro de cada dia render mais. Mulher rendeira: tecendo e guardando, ela comprou casas e carros para toda a família.
Globo Repórter nos Céus do Brasil. A grande aventura aérea chega à mais brasileira de todas as matas: Sérgio Chapelin e Francisco José exploram a caatinga, um tipo de floresta que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Para tal exploração, a reportagem desenbarcou no sul do Piauí, Serra das Confusões e mostra nesta sexta-feira um dos recantos mais impressionantes do Brasil, que fica aqui, no nosso Piauí. Flutuando sobre uma floresta sem igual, nosso balão mostra toda a beleza da caatinga verdejante. Na época das chuvas, a paisagem seca e retorcida se transforma em paredões de arenito cobertos de vegetação. A vida aflora nos quatro cantos do sertão. A terra que já foi abrigo dos primeiros habitantes da América guarda vestígios do homem pré-histórico? A reportagem escalou paredões e chegou ao topo de rochas gigantescas. A mata dos venenosos guarda essências que salvam vidas. O programa mostra aranhas fantásticas e a beleza de uma teia capaz de fechar estradas. Expedição à área mais selvagem da Serra das Confusões: a equipe passou a noite em uma floresta sem água, a reserva onde vivem espécies nunca vistas em outro país. A viagem ao Piauí foi mais do que emocionante para a equipe que participou das locações. Esperança na floresta: animais capturados por traficantes estão voltando para a caatinga. Saúde: pesquisadores brasileiros revelam segredos de plantas que o mundo não conhece.
O Globo Repórter mostra por que os portugueses que vivem no norte do país têm o menor risco de enfarte da Europa e do mundo. Carne vermelha, batata. Será que estes alimentos também podem fazer bem ao nosso coração? Mas como devemos prepará-los? O mar que produz o melhor peixe do mundo. Você sabia que a sardinha portuguesa tem mais cálcio que o leite? E por que a sardinha em lata reduz o nosso colesterol? Pesquisadores garantem: três latas por semana bastam para equilibrar os índices de gordura no sangue. Aos 93 anos, o mestre das ervas tem energia para caminhar quilômetros. Qual o segredo dele? Que conselhos ele nos dá? Cientistas revelam porque o azeite protege as nossas células e ajuda a prevenir ataques cardíacos e AVC. A paixão dos portugueses pelo bacalhau. E as duas faces de um sonho brasileiro: a esperança dos estudantes que vão se formar na Universidade de Coimbra. E a desilusão dos trabalhadores que foram tentar a vida na Europa.
O Globo Repórter vai mostrar incríveis histórias de amor e cumplicidade entre netos e avós.Você vai conhecer o emocionante caso da sogra que se ofereceu para gerar a neta no lugar da nora. Encantador de bebês: O talento do vovô que consegue fazer trigêmeos dormirem em segundos. Avô-coragem: Ele venceu uma sucuri-gigante para salvar a vida do neto. Avó-campea: Com 66 anos, ela embarca na aventura do esporte com neto e bisneto. Quando os avós viram pais: Os dilemas e a alegria de ajudar a criar o neto. E a rica troca de experiências entre duas adolescentes e seus quatro avós.
Em Guajará-Mirim, o ponto final da linha, José Máximo Lemos, o Zé do Apito, é o último a usar a estrada de ferro. O ex-maquinista da ferrovia leva no velho Throlle as gerações que nunca viram o trem. O Throlle foi construído por ele mesmo e usado para transportar trabalhadores na década de 80. A locomotiva do progresso que um dia transportou sonhos e esperanças, hoje viaja nos trilhos da saudade. “Eu considero a Maria Fumaça uma obra de arte. Como eles conseguiram construir alguma coisa tão linda e tão perfeita numa época tão difícil. E hoje, com a tecnologia que nós temos, não se faz mais Maria Fumaça tão perfeita assim”, diz César Mori Júnior. Pai e filho. Zé Mário trabalhou na manutenção dos trens a diesel e eletricidade. Seu Vicente dedicou meio século à Maria Fumaça. Homem e máquina se completaram na história do trem. Os caminhos abertos pelos pioneiros movem paixões e carregam saudade. Servem de inspiração na grande viagem da vida. “A ferrovia, como a gente costuma dizer, é uma doença... quando você gosta, você conhece... você pode sair do trem, mas o trem nunca mais sai de você, afirma Seu Vicente. Se a sua jornada fosse projetada na janela passaria rápida como um trem bala? No ritmo frenético do stress ou na calma da Maria Fumaça, onde cada paisagem é admirada nos detalhes? A estação final todos sabemos qual será, por isso o importante é fazer a viagem valer a pena.
Você vai viajar pelo país que é um oásis de paz em uma das regiões mais perigosas do planeta. Beduínos: como vivem os últimos povos nômades do deserto? A repórter Glória Maria viaja no lombo de um camelo. A feira de animais: uma das mais antigas da terra. O incenso que cura: árvores de dois mil anos produzem a essência que os reis magos levaram ao menino Jesus . E o mercado dos perfumes onde o incenso sagrado era vendido a peso de ouro. A imponência e o luxo da maior mesquita do país. E o tapete de quatro mil metros quadrados tecido por 600 mulheres durante quatro anos. As tâmaras do sultão: cientistas investigam o poder dessa fruta milenar contra o mal de Alzheimer. Encontro com os golfinhos: os habitantes mais famosos dos fiórdes árabes. O surpreendente ritual de um casamento: a festa das mulheres é num lugar, a dos homens em outro. E os noivos nem se encontram. Até dentro de casa, tudo separado: salas para eles e salas para elas.
O Globo Reporter mostra como evitar as doenças do coração, que hoje matam mais que o câncer. Você sabia que nove em cada dez infartos podem ser evitados? No Globo Repórter, as doenças do coração: no Brasil, elas matam duas vezes mais do que o câncer. E a mulher é a grande vítima: cuida dos filhos, do marido, mas deixa de pensar na própria saúde. Surpresa: o homem controla melhor a pressão alta e o excesso de gordura no sangue. Sedentarismo, alimentação errada, estresse: qual a maior ameaça ao nosso equilíbrio cardíaco? E até as crianças estão em risco: nossa equipe descobre a família colesterol: como um pai e seus três filhos conseguiram dar a volta por cima? Especialistas ensinam os passos mais importantes para quem quer um coração saudável. E os médicos garantem: o caminho da saúde não é caro nem tão difícil.
O Globo Reporter mostra pessoas que vivem da reciclagem e os jovens que lucram exportando sucata. No Globo Repórter, os heróis anônimos da reciclagem: como vivem os brasileiros que ganham a vida nas ruas, recuperando o que jogamos fora? Bispo: o homem que construiu a vida a partir do lixão, carrega sozinho meia tonelada. Viaja pelo mundo dando aulas sobre meio-ambiente e já comprou a casa própria. De catadora, a líder comunitária: Marli transformou a cooperativa num centro de educação ambiental. E nós, sabemos como evitar que o nosso lixo acabe com a saúde da Terra? Um condomínio que aprendeu a ganhar dinheiro com a reciclagem. A oficina mecânica mais limpa do Brasil. E a criatividade do engenheiro que conseguiu eliminar toda a sujeira. Para onde vão os restos dos nossos computadores e equipamentos eletrônicos? Os jovens que aprenderam a recuperar peças e até lucram exportando a sucata que polui e ameaça a vida nas grandes cidades. E a cidade que ensinou à toda a sua população que reciclar vale a pena.
O Brasil é um país sedentário? Em que capital vivem os brasileiros que se movimentam mais? A geografia da cidade estimula a população? Surpresa: a capital que mais corre no país é lenta demais na hora de se exercitar. Por que o paulistano aparece quase em último lugar no ranking? Especialistas acompanham passo a passo o dia de um trabalhador medindo o gasto calórico e revelam: pequenas mudanças de hábito fazem grandes diferenças para a saúde. Você sabia que condicionamento físico melhora o desempenho sexual? Que diminui alguns riscos da gravidez? E melhora o rendimento das crianças na escola? E também é um poderoso remédio contra a depressão? Por que os homens se exercitam mais do que as mulheres? Preparadores físicos garantem: não é preciso gastar nada para entrar em forma. Correr, nadar, caminhar: qual a melhor opção para quem precisa perder peso? Maiores de 60, atenção: idade não é desculpa para ficar parado. Até no campo, os idosos estão se revitalizando com a malhação. No Ceará, são os bombeiros que põem fogo na população. E a capital brasileira do ciclismo: uma cidade que tem mais bicicletas do que moradores.
O Globo Reporter traz uma aventura pelos rios que banham uma das regiões mais populosas do Brasil. Cataratas do Iguaçu – como poucos já viram. Do alto, as imagens impressionantes de uma das sete maravilhas naturais do planeta. Um paraíso nada ecológico. As águas mais cristalinas do Paraná assustam os cientistas: será que a vida está diminuindo no rio histórico? O maior lago artificial do Brasil: água suficiente pra matar a sede do mundo inteiro durante cinco anos. Uma floresta fantasma. Trinta anos depois de inundada, ela resiste. Brasileiros e argentinos juntos tentam salvar dos caçadores a onça pintada da fronteira. Harpia, taguá, cachorro vinagre. Onde renascem os animais extintos na natureza. E o perigoso namoro da maior ave de rapina da América do Sul. A fêmea pode até matar o macho. Desafio na noite fechada: biólogos enfrentam os perigos da escuridão para capturar os morcegos da floresta. Desafio no paraíso das aves. Como conter a ação de invasores que provocam incêndios no parque nacional de ilha grande? O exemplo de frei pacífico: inspirado em São Francisco de Assis, ele já reflorestou uma ilha inteira. E a cidade das pedras preciosas. Minas de ametista, ágata e quartzo: um tesouro a céu aberto.
Inventores do Brasil. No Globo Repórter, criações de brasileiros geniais. Mão biônica, lençol para dar banho em doente sem molhar a cama, mochila à prova d’água, cortador de bolo simétrico, carrinho pra desmontar bombas. Mas como vivem os nossos inventores? O menino que desmonta tudo para criar objetos que surpreendem até os professores. O jovem engenheiro do Morro do Alemão já conseguiu comprar um apartamento para os pais. Mas o faz tudo que fabrica o secador de tênis ainda bate de porta em porta para vender a sua criação. Doutor Jatene: você sabia que ele mesmo fabricou instrumentos para cirurgias e transplantes? Num sopro, o diagnóstico: os médicos que descobriram um equipamento super simples para identificar um coração doente. E a incrível história de Leonardo: com parte dos movimentos paralisados por um acidente, ele constrói aparelhos para avaliar a melhora dos pacientes em tratamento.
O Globo Reporter traz uma reportagem especial da jornalista Glória Maria em Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos. Terra de ostentação e riqueza, localizada na Península Arábica, a cidade-Estado atrai muita gente em busca de dinheiro fácil. Nove em cada dez moradores são estrangeiros. A brasileira Roberta foi para lá a trabalho e acabou se casando com um mulçumano com quem teve Latifa, a primeira filha do casal. Ela conta à repórter como foi adotar os costumes árabes e que choques culturais dificultaram sua adaptação. Cidade dos superlativos, Dubai tem o elevador mais rápido e os maiores prédios e shoppings do mundo. O hotel mais luxuoso do planeta também fica lá e a assistente de marketing do local é brasileira e dá seu depoimento ao ‘Globo Repórter’ sobre como é viver na cidade. Quem não queria um metrô dos sonhos? Glória Maria dá uma volta no trem subterrâneo que nunca fica lotado e visita um badalado bar de gelo, a seis graus negativos, no qual os clientes podem experimentar o que é passar frio de verdade ou matar as saudades de seus países de origem. O programa mostra ainda as misteriosas mulheres que só saem de casa usando preto e um táxi que é dirigido por uma motorista e não pode ser usado pelos homens. Nesta edição, o ‘Globo Repórter’ segue também em viagem pelos céus de Dubai. Glória Maria embarca em um tour de balão pelo deserto, onde uma floresta sobrevive graças às técnicas de irrigação artificial.
As novas fronteiras do planeta. O Globo Repórter faz uma expedição aos mundos perdidos da América e mostra a floresta mágica das borboletas monarcas. Milhões de insetos num voo de 3,5 mil quilômetros. Uma viagem de submarino pelos abismos oceânicos. As estranhas e alucinantes criaturas de luz que brilham na escuridão do mar. Um tubarão assustador e o mergulho radical da baleia cachalote. Ilhas paradisíacas. Cachoeiras de um azul inacreditável e a maior rede de água doce subterrânea do mundo. A perereca de vidro: ela tem a pele tão fina que de fora é possível ver as batidas do coração e o sangue correndo pelas veias.
O Globo Reporter vai mostrar os índios que o Brasil não conhece. A tribo Enawenê Nawê, pela primeira vez na televisão aberta brasileira. Um povo que vive para os rituais de fé. Eles acreditam no sobrenatural e pregam a harmonia com a natureza. São sete meses de candos, danças, orações, oferendas e pescarias. Tudo o que eles usam é tirado da floresta: as roupas, os utensílios, os instrumentos musicais e até a bola de látex. Os índios mergulhadores, que aprendem a nadar aos dois anos. Um povo que não bebe água pura e nem come carne vermelha. E enterra seus mortos dentro de casa. Engenheiros da floresta: para capturar os peixes, eles constroem com as próprias mãos barragens de cipó e troncos de madeira. Mas com as novas hidrelétricas, os peixes já não chegam aos rios que cercam a aldeia. E os Enawenê Nawê vivem a maior crise de sua história.
O Globo Repórter mergulha o telespectador no universo de Jorge Amado, autor baiano que faria 100 anos de idade em 2012. Onde nasceram os personagens das obras do escritor que conquistou o Brasil e o mundo? Para abrir a reportagem da semana, Sérgio Chapelin vai à cidade cenográfica na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, onde estão sendo gravadas as cenas da nova versão de ‘Gabriela,’ que estreia na próxima segunda-feira na grade da Rede Globo. O apresentador mostra a fictícia Ilhéus do início do século XX, terra dos coronéis do cacau e de mulheres belas, onde os atores dão vida novamente a uma das principais obras de Jorge Amado, que já foi traduzida para mais de 30 idiomas ao redor do mundo. Histórias repletas de magia, beleza, sensualidade e muita imaginação: “Dona Flor e seus dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água” são alguns dos outros títulos que seduziram os leitores e estão no imaginário do público até hoje. Para desvendar os mistérios do cenário que acolheu os personagens de Jorge Amado na ficção, o repórter José Raimundo desembarca na encantadora Baía de Todos os Santos. Em Salvador, ele conversa com Paloma Amado, filha do autor, que abre as portas da casa onde nasceram algumas das principais histórias e romances de seu pai. Paloma fala sobre a parceira artística entre Jorge Amado e Zélia Gattai e conta histórias inéditas dos mais de 50 anos que seus pais ficaram juntos.
Após sobrevoar a Mata Atlântica e a Caatinga, o Globo Repórter apresenta uma nova edição da série ‘Globo Repórter nos Céus do Brasil’. Desta vez Sergio Chapelin e o repórter André Luiz Azevedo vão para o Pampa gaúcho. A expedição atravessa o estado do Rio Grande do Sul de leste a oeste e percorre cerca de 4,3 mil quilômetros para mostrar as peculiaridades de mais um bioma brasileiro. A bordo do balão, André Luiz Azevedo mostra a bela paisagem vista dos céus do Pampa. A savana brasileira, que do alto parece apenas de capim, guarda valiosas substâncias para a medicina. À noite, as grandes fazendas da região viram completos campos de pesquisa. O ‘Globo Repórter’ acompanha o trabalho desses pesquisadores que exploram a rica fauna e flora da região em busca de novas substâncias medicinais. Além das já conhecidas macela e espinha-santa, biólogos apresentam uma nova descoberta: uma planta que pode servir para o tratamento da depressão. A equipe entra em trilhas fechadas para registrar a famosa caça ao javali, o mais forte e poderoso invasor do pampa gaúcho. O programa mostra o prejuízo que o feroz animal causa nas fazendas da região: além de comer os cordeiros e destruir toda a lavoura, ele ataca outros animais nativos. Por isso, biólogos defendem que o incentivo a sua caça, permitida por uma lei estadual, é necessário para a conservação do bioma. Na aventura pela região, vamos conhecer ainda três curiosos integrantes da fauna do sul do país: o tuco-tuco, o misterioso peixe elétrico e as agressivas formigas gigantes. E quais são os segredos do fogo de chão, o delicioso churrasco típico dos gaúchos? O apresentador Sergio Chapelin se junta à equipe do programa e sai a cavalo pelos campos do Sul para conhecer o trabalho dos gaúchos com o gado e experimentar a carne preparada por eles na hora e conhecida como umas das mais saborosas do mundo.
A beleza e a magia das festas juninas brasileiras homenageando o centenário de Luiz Gonzaga. Um grande espetáculo que mostra o luxo e o brilho das quadrilhas. Você sabia que o forró é um santo remédio para o coração e ajuda a combater a depressão? Quais são as paisagens e os personagens mais cantados por Gonzagão? E ainda, a herança musical de um rei que inspira sanfoneiros de todas as idades.
A comida que cura: novas e surpreendentes descobertas da ciência. Alimentos da felicidade: banana, salmão, grão de bico, abacate – poderosos remédios contra a depressão. Kit-colesterol: nozes, castanhas e frutas secas diminuem os riscos cardiológicos. E a jabuticaba? Como ela reduz as gorduras no sangue? Para as mulheres, nutrólogos anunciam o cardápio anti T.P.M. e os maridos garantem que funciona mesmo. Quiabo: se você torce o nariz pra ele, saiba que é eficientíssimo contra diabetes. E o nosso sagrado arroz com feijão, quem imaginaria, faz bem até para os dentes. Stress, insônia? Cientistas descobrem o maracujá do sono, que faz todo mundo dormir melhor. A super-mandioca brasileira: mais amarela, mais nutritiva e mais vitaminada. É o alimento do futuro. Quiabo, frutos do cerrado, jabuticaba. Um novo esquadrão de defesa para o corpo humano.
O brasileiro e as dívidas: como viver com elas? A radiografia do nosso endividamento e as soluções para quem quer sair do sufoco. Juros: você sabe quanto vai pagar aos bancos quando faz um financiamento? O susto das famílias que fazem as contas e descobrem: um apartamento sai pelo preço de dois. A novela das prestações: como escapar das armadilhas do cartão de crédito. Milhões de famílias ainda perdem o sono por causa das contas atrasadas. Você sabia que até os bancos concedem descontos para quem quer pagar? Qual a cidade que mais deve no Brasil? O drama de quem empresta o nome para outros fazerem compras e acaba perdendo o crédito. O medo do nome sujo na praça e a alegria de quem volta a ter crédito. Especialistas garantem: o brasileiro é bom pagador. E você, também está endividado? Qual o melhor caminho para usar bem o seu dinheiro?
Prepare-se para uma aventura inesquecível. O Globo Repórter viaja para um dos lugares mais bonitos do planeta: Tailândia. Em meio a cores, sabores e paisagens deslumbrantes, muita diversão e adrenalina nas alturas. Um dia inteiro brincando com feras. Você vai conhecer o monastério onde mais de 100 tigres são criados como animais de estimação. E o que diriam os elefantes mais alegres do mundo se soubessem falar? Eles dançam. Pintam como gente. E são muito carinhosos, quando ficam à vontade. Milagre? Na feira que disputa o mesmo território com um trem, nunca acontecem acidentes. E a cena se repete várias vezes ao dia. Por que a tradição das mulheres-girafa está chegando ao fim? Como são produzidos os ninhos de andorinhas comestíveis, uma iguaria que promete retardar o envelhecimento? Muita pimenta. A massagem que é um santo remédio. Força e concentração no ringue. Será essa a fórmula mágica que mantém os tailandeses tão magros? Cinco séculos de tradição e os segredos do templo onde fica o Buda reclinado: uma estátua folheado a ouro, maior do que a do cristo redentor, no rio de janeiro.
No Globo Repórter, a nova vida dos brasileiros que descobriram o poder das flores. As rosas do Ceará: elas mudaram a realidade de um dos lugares mais pobres do Brasil. Leidiane comprou bicicleta, moto e até a casa própria. A felicidade dos agricultores que abandonaram a roça para ganhar muito mais investindo na beleza das plantas. A menor orquídea do Brasil e os esquilos que ajudam a plantar mudas em vasos do tamanho de um dedal. O casamento perfeito: o beija-flor e sua irresistível musa. Flores que curam: cientistas de Brasília descobrem que elas combatem até infecção hospitalar. O fabuloso mercado das flores criado pelos imigrantes holandeses. Com as novas tecnologias, o plantio de flores trouxe para a colônia a tão esperada prosperidade. E o leilão mais surpreendente do país: em vez de aumentar, o preço cai a cada novo lance.
Vamos viajar pela Eslovênia. Uma joia da Europa cercada de florestas. Um povo em harmonia com a natureza. Florestas exuberantes em mais da metade do território. A beleza das montanhas. E a aventura de atravessar uma cachoeira gigantesca. A ilha mais bonita do mundo e seu misterioso sino dos desejos. A cidade dos ursos: 250 animais que não têm medo de chegar perto dos homens. E a impressionante qualidade dos alimentos orgânicos: é possível encontrar leite fresco até em máquinas instaladas nas ruas. A emoção de um casamento num castelo medieval. E a alegria da brasileira que descobriu uma nova vida neste paraíso. A dança dos cavalos eslovenos. E uma viagem no trem que atravessa cavernas.
No segundo programa especial em comemoração aos seus 40 anos, o ‘Globo Repórter’ releva, nesta sexta-feira, dia 12, o poder dos chamados superalimentos da América Latina. Eles são os alimentos mais nutritivos do mundo e guardam substâncias que podem ajudar as pessoas a evitar vários problemas de saúde e ter uma melhor qualidade de vida.
O Globo Repórter investiga o mundo das câmeras ligadas. A cidade mais vigiada do país: você sabia que um paulistano tem sua imagem gravada 50 vezes por dia?Câmeras guiadas pelo som dos tiros ajudaram a policia a salvar a mulher espancada por bandidos. E o número de assassinatos na Bagdá brasileira cai pela metade.Flagrantes inesquecíveis: a primeira imagem do desabamento dos prédios no centro do rio foi feita por um morador de rua.
Amazônia secreta: um Brasil nunca visto até hoje. O Globo Repórter faz uma expedição pioneira e revela a floresta onde ninguém chegou até hoje. Árvores com 60 metros de altura. E as menores flores do mundo. O desconhecido maracujá do mato. Mais de 40 novas espécies descobertas: e os cientistas esperam mais. Lindo, poderoso.
Estresse: você já aprendeu a conviver com ele? O Globo Repórter investiga o mal do século: como lidar com as pressões diárias? Professora, mãe, mulher – e estressada. Dois empregos, pilhas de roupas pra passar e quatro filhos pra cuidar. Uma brasileira que chegou ao limite. Chocolate, açúcar e ansiedade: pesquisa revela o perfil dos dependentes de doces. Especialistas alertam: até o desejo sexual pode ser afetado.
o que significa viver sem um teto? No Globo Repórter desta sexta (10), a realidade de quem não tem casa.Quarenta anos morando nas praças de São Paulo: como sobrevive a mulher que já se tornou uma lenda? Até os médicos se surpreendem com tanta resistência física.Ex-viciado, portador do vírus da aids e homossexual: a incrível história do professor de inglês que abandonou a família, a casa e até um carro para fugir das drogas.
Na semana em que o primeiro embrião humano foi clonado, o Globo Repórter investiga as infinitas possibilidades do nosso corpo. É a fabulosa máquina humana.São 640 músculos. Três bilhões de fibras nervosas. Trinta trilhões de células vermelhas.Um esqueleto leve como alumínio. Resistente como aço. E quatro vezes mais forte que o concreto. Somos um espetacular produto de engenharia. Por dentro. E por fora.Um coração que bombeia sangue através de noventa e seis mil quilômetros de veias.Você sabia que o cérebro consome 20% do nosso oxigênio?Mas, como funciona a nossa memória? Vamos conhecer o homem que não consegue esquecer.
No Globo Repórter, as cidades brasileiras onde sobram empregos e faltam trabalhadores. Paraiso da carteira assinada: salários disparam. E os patrões oferecem de tudo. Alto falantes pelas ruas e até nos pontos de ônibus oferecem vagas. E os empregados garantem: vivem melhor e ganham mais. Pato Branco: estudantes já conseguem emprego quando entram na universidade. E empresários saem do Paraná para buscar – de avião – os haitianos desempregados em Manaus.
Globo Repórter revela as belezas e mistérios do Laos e do Camboja. Laos e Camboja – dois países, um caminho. Beleza, mistério, esperança e fé atraindo os olhares do mundo. A floresta das cachoeiras e piscinas de um azul intenso. O santuário dos ursos da lua – os últimos do planeta. Por que estes animais são tão perseguidos? A repórter Glória Maria refaz os caminhos da atriz Angelina Jolie no Camboja e chega à cidade dos templos. Você vai conhecer a morada dos deuses. E as árvores centenárias que abraçam construções muito antigas.
Globo Repórter - A Imigração Italiana O Programa de TV Globo Repórter da Rede Globo, fez uma reportagem sobre os 140 anos da Imigração Italiana no Brasil. Programa exibido em 11/12/2015
Antigo desbravador dos mares, Portugal sempre soube enfrentar tempestades. A crise econômica dos últimos anos ficou para trás. O país abriu as fronteiras e, em um ritmo vibrante, está se revitalizando. Assim, mais uma vez, Portugal está conquistando o mundo. Mas, ao contrário do passado, agora é o mundo que está indo para lá.
Programa desta sexta (27) embarca em uma aventura pela terra dos marajás, dos animais sagrados e dos deuses elefantes.
O programa mostra a heroica jornada dos profissionais que lutam contra todos os riscos para cuidar dos corações brasileiros e as impressionantes histórias de renascimento.
Programa jornalístico onde a figura do repórter, juntamente com o cinegrafista, assume a função de testemunha dos fatos, transmitindo ao telespectador toda a emoção vivida na abordagem do tema. Em cada programa um tema diferente e envolvente. Este programa foi criado na década de 70 e seu modelo de apresentação vem se atualizando constantemente, garantindo uma boa audiência e sempre trazendo temas de grande interesse. Eventualmente os arquivos deste programa são usados para pesquisas ou entretenimento.
O programa fala da busca pela felicidade, que pode estar em objetivos, exercícios ou até em uma matéria de faculdade.
Globo Repórter mostra as belezas da Ilha da Madeira, um dos destinos mais visitados de Portugal.
O Globo Repórter apresenta brasileiros que viveram dias de heróis.
O programa viaja até Amã, capital da Jordânia, e desbrava oito mil anos de cultura e história do lugar.