Home / Series / Estadão Notícias / Aired Order /

All Seasons

Season 1

  • S01E01 Maradona: o fim da humanidade de um ‘dios‪’‬

    • November 26, 2020

    Na edição de hoje, uma série de depoimentos e registros históricos da carreira e da história de Diego Armando Maradona, com a participação do colunista do Estadão, Mauro Cezar Pereira, e do editor de Esporte do Estadão, Robson Morelli.

  • S01E02 Aposta na educação ambiental para melhor gestão de Resíduos Sólido‪s

    • November 26, 2020

    A jornalista Bárbara Guerra conversou com a gerente-executiva do Instituto Estre, Mariana Rico, sobre a necessidade de uma educação ambiental. Afinal, esse é um fator determinante no processo do desenvolvimento sustentável com o meio ambiente, é base sólida para a geração de hoje e as futuras gerações.

  • S01E03 2º turno: mais dúvidas do que certezas‪?‬

    • November 27, 2020

    Afinal, quais as surpresas e a expectativa para esta eleição? Na edição de hoje, batemos um papo com a repórter de política do Estadão, Adriana Ferraz e com o editor da “Coluna do Estadão”, Alberto Bombig.

  • S01E04 Qual melhor console de videogame‪?‬

    • November 27, 2020

    No último episódio da série especial sobre a Black Friday, o editor do Link, Bruno Capelas, fala sobre as novidades no universo dos videogames, os preços e características de cada um deles.

  • S01E05 #Start Eldorado: tecnologia no connected offic‪e‬

    • November 28, 2020

    Oferecer melhores experiências digitais aos clientes é preocupação número um neste momento de reinvenção dos negócios, já com o olhar para depois da crise. Internamente, as empresas também passam por um momento de renovação de suas relações de trabalho, e o connected office ganhar espaço, com ferramentas de colaboração, conectando pessoas e fazendo circular dados e informações com eficiência e segurança, além de possibilitar maior liberdade criativa no desenvolvimento de soluções. Sobre essa nova realidade do trabalho digital, o Start conversa com Percival Jatobá, VP de Soluções e Inovação da Visa, e com Guilherme Stefanini, diretor de novos negócios da Stefanini. O Start Eldorado vai ao ar toda quarta-feira, às 21h, na Eldorado FM 107,3 - SP, com Daniel Gonzales.

  • S01E06 Sintomas de mieloma múltiplo podem ser confundidos com outras doença‪s‬

    • November 29, 2020

    O mieloma múltiplo é um tipo de câncer do sangue que pode levar a fraturas ósseas, falência dos rins e graves infecções. Os sintomas iniciais do Mieloma podem ser facilmente confundidos com outras doenças de menor gravidade. O hematologista Angelo Maiolino explica que dor óssea e febre intermitentes, sem nenhuma razão aparente, devem chamar a atenção de médicos e pacientes, que não devem demorar em procurar um profissional de saúde

  • S01E07 O resultado do 2º turno e o que vem por a‪í‬

    • November 30, 2020

    Afinal, quais foram as surpresas desta eleição? Quem saiu vitorioso e quem saiu derrotado? Na edição de hoje, contamos com diversas análises de colunistas do Estadão sobre o resultado do segundo turno das eleições e um bate-papo com os cientistas políticos, Humberto Dantas e Vitor Oliveira, do Blog e Podcast Legis-Ativo do Estadão.

  • S01E08 A nova esquerda que emergiu nas eleiçõe‪s‬

    • December 1, 2020

    A esquerda brasileira terá que realizar uma discussão de relacionamento após as eleições municipais, deste ano. É comum ouvirmos líderes dessas legendas defendendo uma frente ampla para combater o bolsonarismo em 2022. Mas, esse entendimento está longe de ser uma realidade. Com o enfraquecimento do PT, partidos como PSB e PDT reivindicam o protagonismo no próximo pleito. O Partido dos Trabalhadores entende que por ser a maior sigla desse espectro político, deve manter a liderança em eleições majoritárias. Diante do que foi apresentado, é possível pensar em uma frente ampla de esquerda sem o PT como cabeça de chapa? Com o crescimento de outros partidos do mesmo espectro, é normal que eles reivindiquem seu lugar ao sol? Na edição de hoje, conversamos com o repórter do Estadão, Ricardo Galhardo e com o cientista político e professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, Vitor Marchetti.

  • S01E09 Efeito ‘lockdown’ na economia e na saúde menta‪l‬

    • December 2, 2020

    O Brasil assiste dia após dia o número de casos da covid-19 aumentar novamente. A média móvel de contágios é a maior desde setembro. Por causa disso, alguns estados começaram a preparar novas medidas restritivas para conter esse crescimento. São Paulo, por exemplo, retrocedeu para fase amarela, e serviços, como restaurantes e bares terão seu funcionamento afetado. Associações comerciais começam a mostrar preocupação com o impacto financeiro dessas novas restrições. Além disso, um novo isolamento tem efeito na vida e na saúde física e mental de quem já passou praticamente um ano inteiro em quarentena. Afinal, que impacto tem o aumento nas restrições na economia brasileira? E na questão da saúde, como enfrentar novas medidas restritivas? Na edição de hoje, conversamos com Renan Pieri, economista da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e com o psiquiatra e colunista do Estadão, Daniel Martins de Barros.

  • S01E10 Estamos à beira do racionamento de energia‪?‬

    • December 3, 2020

    Nesta semana, a agência Nacional de Energia Elétrica anunciou o retorno da bandeira vermelha nas contas de luz. O que isso significa? A cada 100 kWh, a energia ficará R$ 6,24 mais cara. Esse aumento só deveria ocorrer no ano que vem, mas a Aneel alertou que o aumento do consumo, aliado ao baixo nível das represas, fizeram com que o país tivesse que utilizar outros meios de produção de energia, como as termelétricas, que são mais caras. Além disso, as previsões de chuva para o mês de dezembro nas represas não são animadoras, o que pode complicar o fornecimento de energia nos próximos meses. Afinal, diante deste cenário é possível que tenhamos um racionamento de energia? Qual é a situação atual do sistema elétrico brasileiro? Na edição de hoje, conversamos com o professor e coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos no Instituto de Energia e Ambiente da USP.

  • S01E11 Em tempo de pandemia, testes sindrômicos ganham forç‪a‬

    • December 3, 2020

    As doenças infecções respiratórias somam mais de 17 bilhões de casos por ano no mundo. É comum que o paciente melhore antes mesmo da doença ser identificada. O problema é que, além do desgaste para se descobrir qual é a doença instalada, a dificuldade em fechar o diagnóstico pode colocar em risco a vida do paciente nos casos mais graves ou frágeis e levar a hospitalizações e tratamentos tanto desnecessários por um lado quanto tardios pelo outro. Um dos desafios dos médicos é diferenciar os quadros de doenças infecciosas, especialmente para antecipar e tratar aqueles com potencial evolução para casos graves. E com a demora dos resultados dos exames, é comum o paciente começar a ser tratado empiricamente com antibiótico – o que significa iniciar o tratamento baseado na estatística de quais os germes são mais comuns naquela cidade ou naquele hospital. Os testes sindrômicos já existem há alguns anos, mas com a chegada do coronavírus a corrida para identificar rapidamente os vírus e bactérias e, assim, definirem um tratamento foi impulsionada. Com toda essa problemática envolvendo a demora no diagnóstico das doenças infecciosas, se destaca uma nova tecnologia, a dos testes sindrômicos, onde, por meio de biologia molecular, eles pesquisam simultaneamente, em menos de 1 hora, vários micro-organismos. O Estadão realizou o Diálogos Estadão Thinks Testes sindrômicos: O que você precisa saber, com patrocínio da BioMérieux, empresa líder na área de diagnóstico in vitro, e trouxe especialistas para debaterem sobre o assunto. É o que você acompanha neste podcast!

  • S01E12 A tumultuada eleição no Congresso Naciona‪l‬

    • December 4, 2020

  • S01E13 #Start Eldorado: na internet, mais estrutura para suportar o tráfeg‪o

    • December 5, 2020

    Um mundo em profunda transformação com o suporte da tecnologia, as novas demandas do trabalho digital, o aumento do tráfego na internet e os impactos na infraestrutura. Ferramentas colaborativas, como o app Zoom, ganharam milhões de usuários, que trouxeram demandas por estabilidade e segurança. Quem compartilha suas experiências é Eric Yuan, fundador e CEO global do Zoom. No segundo bloco, quem fala sobre o assunto é Eduardo Zago de Carvalho, presidente da Equinix Brasil, empresa que mantém os datacenters por onde passa mais da metade de todo o tráfego da internet do País. O Start Eldorado vai ao ar nas quartas-feiras, às 21h, na Eldorado FM 107,3 - SP, com a apresentação de Daniel Gonzales.

  • S01E14 Fechar escolas prejudica a saúde das crianças‪?‬

    • December 7, 2020

    Afinal, devemos relevar a pandemia para não prejudicar a saúde mental das crianças? A falta de contato com os colegas prejudica no desenvolvimento durante a infância? Na edição de hoje, conversamos com a repórter especial do Estadão, Renata Cafardo, que buscou entender esse movimento criado por pediatras, e nos explica a motivação do grupo.

  • S01E15 Sem Maia e Davi, quem leva o Congresso‪?‬

    • December 8, 2020

    Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre não poderão disputar a reeleição na Câmara e no Senado. Com isso, a corrida pela eleição nas Casas deverá ser pulverizada, com destaque para o embate entre governo e Maia. Divergentes desde a posse de Bolsonaro, o presidente da Câmara pretende formar um bloco forte para eleger seu sucessor, e garantir a independência do legislativo. Por outro lado, o Palácio do Planalto quer um aliado, que possa tocar todas as pautas que foram engavetadas por Maia. O nome da vez é Arthur Lira do Progressistas. Mas a batalha não será fácil. O MDB, que possui a maior bancada do Congresso, acredita que as cadeiras da Câmara e do Senado são suas por direito. No meio de tudo isso, pautas importantes precisam ser votadas, como a PEC Emergencial.

  • S01E16 Brasil tem plano para vacinar a população‪?‬

    • December 9, 2020

    As notícias de que vários países já começam as ações de vacinação contra a covid-19 acabaram por expor um cenário preocupante para o Brasil. Por que o governo ainda não estabeleceu uma meta precoce de imunização da população? Durante algum tempo, o Ministério da Saúde apostou na vacina da Oxford, que se mostrou problemática ao longo do estudo e, com isso, demorou para negociar com outras farmacêuticas que estavam mais avançadas no processo de aprovação. Por pressão popular, o governo de Jair Bolsonaro resolveu negociar com a Pfzier, que já é usada no Reino Unido. No entanto, tem ignorado a vacina produzida pelo Butantan, em parceria com uma empresa chinesa, por diferenças políticas com o governador de São Paulo, João Doria. Aliás, o Estado anunciou o início da vacinação para 25 de janeiro, mesmo sem aprovação da Anvisa.

  • S01E17 Brasil à beira do descontrole inflacionário‪?‬

    • December 10, 2020

    O Brasil apresentou o pior dado de inflação dos últimos 5 anos, no mês de novembro. O reflexo do acumulado em 2020 pode ser visto nas prateleiras dos supermercados. Arroz, carnes, legumes, hortaliças, e outros grãos, como a soja, tiveram um aumento expressivo nos preços. O problema é que a inflação pesa no bolso dos mais pobres, que passam a comprometer mais de 20% da sua renda com alimentação, enquanto famílias de classe média conseguem controlar melhor essa despesa. O aumento do preço também está presente nos combustíveis, como o gás em botijão, e também na energia elétrica. Com esse cenário, a retomada do crescimento econômico pode demorar, gerando a combinação explosiva de desemprego + inflação.

  • S01E18 Arthur Lira: o candidato de Bolsonaro na Câmar‪a‬

    • December 11, 2020

    O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL), lançou oficialmente a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar é apoiado pelo governo de Jair Bolsonaro, e já teria angariado quase todos os votos necessários para se eleger. Mas, a oposição ao seu nome é comandada pelo atual ocupante da cadeira, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que após ser impedido pelo STF de concorrer à reeleição, se articula nos bastidores para fazer o seu sucessor. Segundo o parlamentar, a interferência do governo, com troca de cargos e emendas, na eleição na Casa coloca em xeque a independência do Legislativo brasileiro.

  • S01E19 #Start Eldorado: Tecnologia e governo digital - parte ‪1‬

    • December 12, 2020

    Governo digital: como o Brasil se posiciona na estratégia de oferecer, a seus cidadãos, serviços públicos online, de qualidade, inteligentes e com interface amigável. Quem comenta o panorama, a evolução e os desafios do governo digital no País é o secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino. Ele conta que houve uma grande aceleração da oferta de serviços públicos online na pandemia, inclusive em colaboração com estados e cidades - hoje, dos 4 mil serviços disponíveis, 60% já operam de forma digital pelo Gov.br. Ouça também informações sobre a experiência da Dinamarca na área, nas palavras de Rikke Zeberg, diretora-geral da Agência de Digitalização do país europeu. O Start vai ao ar às 21h na Eldorado FM 107,3 - SP, com a apresentação de Daniel Gonzales.

  • S01E20 DSS é o 1º passo para a implementação do 5‪G‬

    • December 12, 2020

    Está aberta a porta para a chegada definitiva das redes 5G, que unem altíssima velocidade e desempenho a baixíssima latência, em nosso País. O primeiro passo está dado: o 5G DSS encontra-se no ar em São Paulo, Rio de Janeiro e chega a outras 12 cidades até o fim do ano. O compartilhamento dinâmico de frequências já em posse e uso das operadoras, nas quais também funciona o 4G, permite oferecer uma experiência 5G desde já, com muito mais velocidade e menores tempos de resposta em relação às redes atuais, sem a necessidade de esperar pela liberação de espectro específico, o que só ocorrerá depois do leilão da Anatel, no ano que vem. Saiba como tudo vem funcionando, os ganhos, e como será a evolução do 5G na conversa com André Sarcinelli, diretor de Redes da Claro. A apresentação é de Daniel Gonzales.

  • S01E21 No câncer de próstata, diagnóstico precoce e exames de rotina são essenciai‪s

    • December 13, 2020

    Quando o homem começa a ter sintomas do câncer de próstata, a doença já pode estar em um estágio avançado. Conversamos com o oncologista Andrey Soares, do CPO Oncoclínicas e do Hospital Israelista Albert Einstein, que explicou quais são os exames necessários para o diagnóstico precoce dessa doença e da importância de não deixar de procurar o médico, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

  • S01E22 Natal e réveillon: virtual ou presencial‪?‬

    • December 14, 2020

    Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o infectologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, e com o doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Leonardo Goldberg.

  • S01E23 Caos: o plano de vacinação do Brasi‪l‬

    • December 15, 2020

    Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a epidemiologista Ethel Maciel, pós-doutora pela Universidade Johns Hopkins e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, que teve seu nome incluído neste plano. Batemos um papo também com o repórter do Estadão, Rafael Moraes Moura, que cobre a questão das vacinas no STF.

  • S01E24 Virou novela: quando terá fim eleição nos EUA‪?‬

    • December 16, 2020

    Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a correspondente do Estadão em Washington, Beatriz Bulla, e com o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Felipe Loureiro.

  • S01E25 A ajuda da Abin ao filho do president‪e‬

    • December 17, 2020

    Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o professor de Direito da FAAP, Luiz Fernando do Amaral, e com o repórter especial do Estadão, Roberto Godoy.

  • S01E26 Vacina obrigatória e o destino de Ernesto Araúj‪o‬

    • December 18, 2020

  • S01E27 #Start Eldorado: Tecnologia e governo digital - parte ‪2‬

    • December 19, 2020

    Plataforma do Ministério da Ciência e Tecnologia contempla mais de 30 iniciativas de transformação digital em conjunto com a Cisco, multinacional de tecnologia cujo diretor de Setor Público, Ricardo Mucci, fala mais ao Start; o diretor de Tecnologia da NEC, Luciano Moizio, traz a visão sobre os métodos de identificação e a importância de um cadastro único para possibilitar serviços públicos (e que pode ser integrado a plataformas privadas) aos cidadãos, e sobre o como o conceito de governo digital pode ser levado para dentro das cidades inteligentes. O Start vai ao ar às 21h na Eldorado FM 107,3 - SP, às quartas-feiras, com a apresentação de Daniel Gonzales.

  • S01E28 O que se sabe sobre a Coronavac‪?‬

    • December 21, 2020

    Afinal, em qual estágio está a Coronavac? Por que a Anvisa está no centro dessa discussão? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o infectologista e integrante do Centro de Contingência contra Covid-19 em São Paulo, Esper Kallas, e com Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista, ex-presidente da Anvisa, e colunista do Estadão.

  • S01E29 Empreendedores buscam causas sociai‪s‬

    • December 21, 2020

    Temos visto cada vez mais pessoas engajadas em ações sociais e ambientais. A pandemia colaborou para que esse movimento se tornasse mais efetivo. Essas ações também fazem parte de uma linha de cultura organizacional e valores que as empresas querem seguir. E essa onda de ajudar, colaborar e incentivar dentro do empreendedorismo não vem de hoje. Em 2009, a Dell criou o DWEN, um programa de empreendedorismo feminino. Trata-se de uma plataforma que possibilita o relacionamento entre empresárias do mundo todo, em um ambiente que permite que elas se fortaleçam, resolvam desafios e façam negócios juntas. É aí nós entramos no empreendedorismo social, um empreendedorismo que tem como objetivo assumir um problema social para transformar a sociedade. Pra falar mais sobre esse assunto, a jornalista Bárbara Guerra conversou com uma empreendedora social, co-fundadora da agência Lynx e fundadora da startup LeVila, que visa promover a autonomia financeira das mulheres vulneráveis por meio dos seus próprios negócios, Wal Flores.

  • S01E30 Dois anos de Bolsonar‪o‬

    • December 22, 2020

    Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o cientista político e professor do Mackenzie, Roberto Gondo.

  • S01E31 O que se sabe da nova cepa da covid-19‪?‬

    • December 23, 2020

    Afinal, o que já sabemos sobre essa nova variante da covid-19? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o infectologista e epidemiologista, Roberto Focaccia, professor livre docente pela Universidade de São Paulo (USP).

  • S01E32 Como comemorar Natal e réveillon com segurança‪?‬

    • December 24, 2020

    Hoje, as pessoas comemoram a chegada do Natal em meio a uma pandemia. Alguns seguirão as medidas de segurança e vão realizar reuniões virtuais ou celebrar apenas com os membros que moram na mesma casa. Mas, existem os casos em que a comemoração será um pouco maior, e é para essas pessoas que o Estadão Notícias foi pensado. Diversos especialistas, que foram ouvidos pelo podcast ao longo do ano, darão dicas e orientações de como passar por este período de uma maneira segura e tranquila.

  • S01E33 #Start Eldorado: Retrospectiva 2020 - parte ‪1‬

    • December 26, 2020

    Neste podcast do Start Eldorado, trechos das melhores entrevistas que foram ao ar ao longo do ano, na primeira parte da retrospectiva 2020. Em um período tão desafiador, falamos de como a tecnologia suportou a continuidade de muitas atividades e de que forma a transformação digital se acelerou nos negócios e na sociedade. Em pauta, temas como home office e cibersegurança, proteção de dados, infraestrutura e conectividade, cloud, LGPD e ensino/educação e saúde/medicina à distância e digitais. O Start vai ao ar às 21h, toda quarta-feira, na Eldorado FM (107,3 - SP), com apresentação de Daniel Gonzales.

  • S01E34 Retrô 2020: O ano da pandemi‪a‬

    • December 28, 2020

    O ano de 2020 termina com várias incertezas relacionadas a questão da saúde, por causa da covid-19. Quando seremos vacinados? Conseguiremos acabar com a pandemia? Fato é que a doença mexeu com todas as áreas importantes da sociedade: política, economia, educação, cultura, ciência, esporte, emprego, relações internacionais, entre outros. Além disso, a covid-19 foi responsável por mais de 1 milhão e 700 mil mortes pelo mundo, entre as quais estão famosos, avós, pais, mães, filhos e amigos. Mas, o ano termina com uma ponta de esperança: a vacina. Diversos países já começaram a imunização da população, e se espera que ela, de fato, consiga trazer a normalidade para o mundo.

  • S01E35 Natalia Pasternak: "O negacionismo triunfou em 2020‪"‬

    • December 29, 2020

    Neste fim de ano, o Estadão Notícias apresenta uma série de entrevistas especiais sobre temas que marcaram 2020. Abrimos hoje a série com um papo com Natalia Pasternak, doutora em microbiologia, pesquisadora visitante do ICB-USP e diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC). Ela comenta, entre outros assuntos, o avanço da pandemia da covid-19 no Brasil e no mundo, a resposta errática do poder público, especialmente do Governo Federal, à crise sanitária, o status da ciência e dos pesquisadores, cientistas e comunicadores brasileiros neste período conturbado e de altíssima demanda.

  • S01E36 A milícia e o clã Bolsonar‪o‬

    • December 30, 2020

    Ao longo de 2020, o Brasil seguiu observando a contínua ascensão da estrutura de violência, opressão e ilegalidade que opera no Rio de Janeiro. Enquanto se desvenda esquemas e descobre novas ligações entre milicianos e membros da família do presidente da República, outras perguntas importantes, como o assassinato da vereadora Marielle Franco, seguem sem resposta. Neste episódio da série especial de fim de ano do Estadão Notícias, uma entrevista com o jornalista, doutor em Ciência Política e pesquisador no Núcleo de Estudos da Violência da USP Bruno Paes Manso, autor do livro "A República das Milícias". Em sua investigação, Paes Manso aponta as circunstâncias históricas que levaram ao estabelecimento do contexto atual e o que ele mostra sobre as fragilidades da sociedade brasileira.

  • S01E37 Um papo com a rainha das lives: Teresa Cristin‪a‬

    • December 31, 2020

    Em todos esses meses de quarentena, os fãs da boa música tiveram diariamente um encontro marcado com Teresa Cristina. Por meio de suas lives, a cantora e compositora levou um pouco da vasta cultura brasileira para dentro de nossas casas, dando palco a artistas de todo o país, homenageando aqueles que marcaram a história da nossa produção musical, e oferecendo companhia e conforto em um momento tão difícil. No episódio de hoje, Teresa Cristina fala da importância das lives para o seu 2020, da construção de seu diversificado repertório musical e de seus planos e anseios para 2021.

Season 2

  • S02E01 #Start Eldorado: Retrospectiva 2020 - parte ‪2‬

    • January 2, 2021

    Neste podcast do Start Eldorado, trechos de algumas das entrevistas que foram ao ar ao longo do ano passado, na segunda parte da retrospectiva 2020. Em um período tão desafiador, falamos de como a tecnologia suportou a continuidade de muitas atividades e de que forma a transformação digital se acelerou nos negócios e na sociedade. Em pauta, temas como 5G, inovação e colaboração, infraestrutura e conectividade e cloud. O Start vai ao ar às 21h, toda quarta-feira, na Eldorado FM (107,3 - SP), com apresentação de Daniel Gonzales.

  • S02E02 As escolas, enfim, serão reabertas‪?‬

    • January 4, 2021

    Fechando a série especial de entrevistas no Estadão Notícias, a presidente executiva do 'Todos pela Educação', Priscila Cruz, faz um balanço do ano de 2020 no setor, um dos mais gravemente afetados pela crise da pandemia. A especialista critica a escolha do poder público e da sociedade brasileira de não priorizar a educação e o desenvolvimento e bem-estar das crianças do País, e aponta as consequências que o ano terá na evasão escolar, no rendimento dos alunos e professores, e na desigualdade educacional no Brasil.

  • S02E03 Quem estará na disputa presidencial em 2022‪?‬

    • January 5, 2021

    O ano de 2021 deve ser marcado pelo avanço das articulações no campo político tendo em vista as eleições presidenciais de 2022. O atual presidente, Jair Bolsonaro, já deixou claro que tem a intenção de tentar a reeleição. Ainda assim, algumas questões importantes ainda estão em aberto. Bolsonaro segue sem partido desde novembro de 2019, quando saiu do PSL, e seu projeto para uma nova sigla, o Aliança pelo Brasil, por enquanto, naufragou. Também não se sabe ao certo quem será seu parceiro de chapa, já que a relação entre ele e o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, já passou por diversos desentendimentos. Já no campo da oposição, as especulações vêm crescendo nos últimos meses. Partidos de esquerda e centro-esquerda, como PSB, PDT, PC do B e Rede, tentam articular o que vem sendo chamado de “frente ampla”, com nomes fortes e de consenso. Mas falta definir qual será a participação do PT nessa conjuntura, com o antipetismo ainda em alta para boa parte dos eleitores. Há também as articulações do chamado “centrão”, que engloba partidos de centro e centro-direita e nomes como o do governador de São Paulo, João Doria, do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e até do apresentador de TV Luciano Huck. O campo da direita tem ainda o nome do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Lava-Jato Sérgio Moro, que rompeu com o governo Bolsonaro no ano passado, como um dos favoritos. Para entender como andam essas articulações e o que ainda falta ser definido para podermos prever um cenário mais concreto para o pleito de 2022, o Estadão Notícias de hoje conversa com o editor da Coluna do Estadão, Alberto Bombig.

  • S02E04 O que falta para sermos vacinados‪?‬

    • January 6, 2021

    A virada do ano veio com clima de esperança em mais de 50 países, onde a vacinação contra a covid-19 já começou. Mas aqui no Brasil, o cenário é outro: 2021 começa com preocupação e incertezas quanto à imunização da população. Até o momento, nenhum imunizante recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E entre algumas das maiores autoridades no País, incluindo o ministro da Saúde e presidente da República, o discurso recorrente é de que “não há pressa”. Além disso, controvérsias quanto ao plano divulgado pelo governo e entraves na compra e importação de insumos, como agulhas e seringas, dificultam ainda mais o estabelecimento de uma estratégia concreta e segura para o início da vacinação. No episódio de hoje, o repórter do Estadão em Brasília Mateus Vargas explica as dificuldades no andamento das articulações do governo brasileiro para a imunização e os motivos da demora para o início da campanha. Participa também do episódio a epidemiologista e pesquisadora Ethel Maciel, pós-doutora pela Universidade Johns Hopkins e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • S02E05 Brasil tá quebrado pra quem‪?‬

    • January 7, 2021

    No episódio de hoje, a repórter especial e colunista de economia do Estadão Adriana Fernandes fala da repercussão da afirmação do presidente e dos próximos desafios da equipe econômica. O economista e colunista do Estadão Pedro Fernando Nery fala dos impactos da crise para a população brasileira e as perspectivas para 2021.

  • S02E06 Brasil viverá o 'terror do Capitólio' em 22‪?‬

    • January 8, 2021

    As cenas de uma violenta rebelião liderada por apoiadores do presidente Donald Trump, que invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, colocaram em xeque a estabilidade do maior regime democrático do mundo. O cenário já estava anunciado: há meses, desde antes mesmo do resultado das eleições presidenciais americanas realizadas em novembro, Trump vinha fazendo alegações infundadas de fraude e manipulação das urnas, e incitando uma reação por parte de seus apoiadores. Mas não apenas nos Estados Unidos as instituições democráticas encontram-se fragilizadas, com preocupação pelo futuro do cenário político. O mundo tem acompanhado a ascensão de líderes autoritários nos últimos anos em todos os continentes. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, que já sinalizou inúmeras vezes sua admiração às políticas de Trump, também já alegou sem provas a existência de fraude nas urnas brasileiras, participou de protestos antidemocráticos e afirmou, nesta quarta-feira, que as cenas vistas no Capitólio podem se repetir por aqui em 2022. O que os acontecimentos vistos nos EUA revelam sobre a democracia americana? Podemos ter, de fato, um movimento similar no Brasil? O que explica a fragilidade dos sistemas democráticos ao redor do mundo? No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com o cientista político Roberto Goulart Menezes, professor da Universidade de Brasília; e com a chefe de reportagem da editoria Internacional do Estadão, Fernanda Simas.

  • S02E07 #Start Eldorado: inteligência artificial contra a covid-19 e alé‪m‬

    • January 9, 2021

    A inteligência artificial é aliada poderosa de médicos no diagnóstico, tratamento e geração de dados para pesquisas sobre a covid-19. Uma plataforma brasileira de IA, desenvolvida no Hospital das Clínicas, é hoje a maior do mundo capaz de ler exames como tomografias e apontar corretamente, em segundos, os padrões de contaminação da doença - mesmo onde olhos humanos não os enxergam. Quem conta mais sobre isso e sobre a expansão dos algoritmos e do sistema para contemplar outras doenças é o ex-secretário de Estado da Saúde de SP e diretor do InovaHC, o médico Giovanni Cerri. O Start Eldorado vai ao ar às 21h na Eldorado FM 107,3 - SP, com Daniel Gonzales.

  • S02E08 O Enem em meio à pandemi‪a‬

    • January 11, 2021

    No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com Cláudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV.

  • S02E09 Banimento de Trump e o poder das Big Tech‪s‬

    • January 12, 2021

    Afinal, o que representa a postura tomada pelas redes? Que poder tem as Big Techs no contexto político global? No episódio de hoje, conversamos com o professor universitário, jornalista e consultor Paulo Silvestre, autor do blog “O Macaco Elétrico”, no Estadão. E o repórter do Estadão em Brasília Felipe Frazão comenta a repercussão do caso na política brasileira.

  • S02E10 Ford: Por que o Brasil ‘perdeu’ a montadora‪?‬

    • January 13, 2021

    Em abril de 1919, a Ford abria sua primeira fábrica em território nacional, o que veio a se tornar um marco no processo de industrialização do Brasil. Pouco mais de 100 anos depois, em janeiro de 2021, a montadora anuncia o encerramento da produção de veículos no Brasil, que deve voltar a importar os automóveis da marca de vizinhos como Argentina e Uruguai. Segundo a montadora, a decisão de acabar com a produção no país foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 ampliou a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas". Com isso, mais de 5 mil trabalhadores devem perder o emprego. Qual o verdadeiro cenário atual do setor automotivo no Brasil? O que a saída de grandes corporações como a Ford representa para a indústria do País? No episódio de hoje, recebemos a repórter de Economia do Estadão Cleide Silva e o economista Paulo Gala, professor da FGV.

  • S02E11 Pandemia: O desabafo de quem está na linha de frent‪e‬

    • January 14, 2021

    Mais de dez meses depois da chegada da pandemia da covid-19, o Brasil contabiliza mais de 200 mil mortos e incontáveis horas de trabalho árduo por parte dos profissionais de saúde. Todos os dias, eles encaram o medo e a exaustão e colocam sua própria vida em risco para cuidar dos pacientes que não param de chegar. No episódio de hoje, vamos ouvir as histórias de alguns desses profissionais, suas angústias e suas rotinas em meio à maior crise sanitária que já vivenciamos. Também vamos ouvir o relato dos repórteres João Prata e Tiago Queiroz, que acompanharam de perto a rotina da UTI do Hospital Emílio Ribas, referência no tratamento da covid-19 em São Paulo.

  • S02E12 A disputa pelo Congresso e a polícia sem ‘dono‪’‬

    • January 15, 2021

    O bate papo conta com as participações dos repórteres do Estadão em Brasília: Rafael Moraes Moura e Felipe Frazão.

  • S02E13 #Start Eldorado: tecnologia na retomada da aviaçã‪o‬

    • January 16, 2021

    No Brasil e no mundo, empresas aéreas adotam soluções de transformação digital para a retomada do setor, possibilitando viagens mais seguras, com preocupações de higiene e isolamento, menos toques em superfícies e menos interações nos aeroportos. O Start Eldorado vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h, na Eldorado FM 107,3 - SP, com a apresentação de Daniel Gonzales.

  • S02E14 Vacinas aprovadas: e agora‪?‬

    • January 18, 2021

    O Brasil teve suas duas primeiras vacinas contra a covid-19 autorizadas pela Anvisa, neste domingo. Com isso, o país já pode começar a sua campanha de imunização. Aliás, a vacinação já começou. Na corrida política em ser o primeiro a aplicar o imunizante, o governador de São Paulo, João Doria, saiu na frente. A primeira pessoa no Brasil a receber a dose da Coronavac, do Butantã, foi a enfermeira do Instituto Emílio Ribas, Mônica Calazans. A outra vacina aprovada foi a de Oxford, desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca. No Brasil, será produzida pela Fiocruz. No entanto, ainda não há um prazo para o instituto receber os insumos da Índia para começar a produção. Com as vacinas aprovadas, a pergunta que fica é se o Brasil está preparado para colocar o Programa Nacional de Imunização em prática o mais rápido possível. No episódio de hoje, conversamos com a repórter de 'Saúde' do Estadão, Fabiana Cambricoli, que fala sobre o processo de autorização da Anvisa e quais serão os próximos passos - na produção, distribuição e autorização de novos lotes. Ouvimos também a dra. Melissa Palmieri, médica especialista em vigilância em saúde, diretora da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). E a repórter da 'Coluna do Estadão', Marianna Holanda, traz os bastidores da escolha e desenvolvimento da campanha publicitária que deve acompanhar a imunização.

  • S02E15 Panelas esquentam: Bolsonaro pode cair‪?‬

    • January 19, 2021

    A pressão pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro tem aumentado na última semana, com manifestações públicas de celebridades e internautas nas redes sociais. A crise do oxigênio em Manaus escancarou a inépcia do governo federal na administração da pandemia da covid-19. Desde o início do mandato, mais de 60 pedidos de impeachment já foram protocolados. Apesar do volume, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, preferiu, até agora, engavetá-los. Ele deixa o cargo no mês que vem. Após o caos em Manaus e a falta de ação sobre um plano de vacinação, Bolsonaro corre risco de ser deposto? No episódio de hoje, conversamos sobre o clima político para um impeachment com o editor do BR Político, Marcelo de Moraes. O cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP) José Álvaro Moisés comenta a figura do processo de impeachment na história política do Brasil.

  • S02E16 Sai Trump, entra Bide‪n‬

    • January 20, 2021

    Os Estados Unidos vivem hoje um dia histórico: acontece na capital Washington a cerimônia de inauguração do 46º presidente do país, Joe Biden, e de sua vice-presidente, Kamala Harris. Mas o clima é de tensão. Há duas semanas, um violento ataque por apoiadores de Donald Trump ao Capitólio deixou cinco mortos e a certeza de que a democracia americana encontra-se fragilizada. Joe Biden vai assumir o governo de um país em crise. A polarização política nos EUA só aumentou durante os quatro anos do mandato de Trump, e conciliar os interesses das diferentes alas do partido democrata enquanto negocia com a oposição republicana também não será fácil. A pandemia também atingiu os Estados Unidos com força, e a economia e política externa não vão bem. No episódio de hoje, a correspondente do Estadão em Washington Beatriz Bulla fala das expectativas para a cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris. O professor da Universidade de Denver Rafael Ioris comenta os desafios do início do mandato presidencial do democrata e as diferenças entre ele e seu antecessor.

  • S02E17 A disputa pelo comando do Senad‪o‬

    • January 21, 2021

    Em fevereiro, as duas casas do Congresso brasileiro elegem novos líderes para um mandato de dois anos. Boa parte dos holofotes está virado para a disputa na Câmara, mas o resultado do pleito no Senado Federal também tem importantes impactos no futuro da política no País, inclusive em meio a proposições de um processo de impeachment. Quatro nomes já estão confirmados como candidatos à presidência da Casa: Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). No episódio de hoje, o repórter do Estadão em Brasília Daniel Weterman traz os bastidores da disputa no Senado e o cientista político Eduardo Grin faz uma análise dos possíveis resultados e suas consequências na política nacional.

  • S02E18 Empreendedorismo feminino: como inserir as crianças nesse mundo‪?‬

    • January 22, 2021

    Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 50% dos empresários que estão tentando criar um negócio ou já administram uma empresa com até 3 anos e meio de mercado são mulheres. O número equivale a 26,5 milhões de brasileiras à frente de um empreendimento. Ou seja, as mulheres já tem representatividade muito ativa no setor de empreendedorismo. Em contra partida, a pandemia causou a interrupção das atividades de 39% dos negócios conduzidos por mulheres. 47% das empresárias disseram que os negócios ainda estão funcionando, mas com movimento bem menor e para 33% das entrevistadas o rendimento mensal chegou a zero. O estudo foi realizado pelo Instituto Locomotiva e pela Rede Mulher Empreendedora. O que nós percebemos com essa situação é que esse cenário, apesar de parecer positivo, ainda precisa amadurecer muito. Mas diante disso tudo nós também percebemos que nós estamos inseridos nesse cenário por um problema cultural. A questão é: como mudar isso? A dica é: na infância. Meninas e meninos precisam saber lidar com equidade. Para falar sobre o assunto, a jornalista Bárbara Guerra conversou com a Luciana Cattony, criadora do Real Maternidade, um projeto que tem o objetivo de levar leveza e alegria para mães e famílias.

  • S02E19 Augusto Aras e o seu ‘estado de defesa‪’‬

    • January 23, 2021

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, divulgou na noite de terça, 19, uma nota pública em que reconheceu indiretamente o aumento da pressão por um impeachment do presidente Jair Bolsonaro, e disse que cabe ao Poder Legislativo o papel de analisar processos por crimes de agentes públicos. Em outro trecho, o PGR afirma que o atual estado de calamidade seria uma “antessala para um estado de defesa. Previsto no artigo 136 da Constituição, o estado de defesa pode ser decretado pelo presidente da República, com o pretexto de "preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional". A fala de Aras repercutiu mal entre procuradores e membros do Supremo Tribunal Federal. O ministro Marco Aurélio Mello disse temer que possa estar havendo um movimento antidemocrático. Afinal, em que consiste o estado de defesa e que peso têm as declarações de Augusto Aras? No episódio de hoje, conversamos com a advogada constitucionalista Vera Chemim, mestre em direito público administrativo pela FGV; e com a cientista política Tathiana Chicarino, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

  • S02E20 #Start Eldorado: A retomada da aviação - parte ‪2‬

    • January 25, 2021

    O futuro da aviação no Brasil em pauta hoje, no Start Eldorado. Recebemos Kleber Linhares, CIO da Azul Linhas Aéreas, que falou sobre a aceleração da transformação digital na pandemia, com iniciativas como o "tapete azul" - uso de projeção para manter as pessoas afastadas em filas, embarque touchless, uso de dados e futuro do trabalho. O Start vai ao ar às 21h, na Eldorado FM 107,3 - SP, com Daniel Gonzales, todas as quartas-feiras.

  • S02E21 Sputnik V vem aí‪?‬

    • January 26, 2021

    Após a aprovação do uso emergencial das vacinas de Oxford e da Coronavac, o Brasil passou a enfrentar um outro desafio: o de importar insumos para a produção dos imunizantes em território nacional. O principal entrave é a importação do IFA, produzido na China. Por causa disso, o governo brasileiro se viu obrigado a negociar com vários laboratórios para conseguir completar o seu Plano Nacional de Imunização. Uma dessas vacinas é a Sputnik V, criada na Rússia e que já começou a ser produzida no Brasil. O grupo União Química tem um acordo com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia para a produção do imunizante, e agora corre atrás da aprovação da Anvisa para uso emergencial. No episódio de hoje, entrevistamos o diretor de negócios internacionais da União Química, Rogério Rosso, que fala dos próximos passos para a aprovação do imunizante. A médica infectologista da Unicamp, Raquel Stucchi fala do que se sabe até agora quanto à eficácia e à segurança da Sputnik V.

  • S02E22 Congresso vai encarar impeachment de Bolsonaro‪?‬

    • January 27, 2021

    A pressão pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro cresce com o agravamento da crise sanitária, as tragédias ocorridas no Amazonas e no Pará e o atraso e os impasses na campanha de vacinação. Nos últimos dias, as manifestações chegaram às ruas, com carreatas com o mote “Fora Bolsonaro” sendo registradas em diversas cidades de todo o País. Contudo, no Congresso Nacional, a abertura de um processo de impeachment ainda encontra resistência. 56 pedidos já protocolados estão travados sob responsabilidade do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. E a eleição para novos líderes das duas casas legislativas deve impactar o futuro do andamento dos processos. No episódio de hoje, conversamos com o repórter do Broadcast Político em Brasília Daniel Weterman e com o cientista político Lúcio Rennó, professor da Universidade de Brasília.

  • S02E23 CPFs vazados: milhões de brasileiros em perig‪o‬

    • January 28, 2021

    Na semana passada, um laboratório especializado em segurança digital da startup PSafe reportou um vazamento em massa que pode ter exposto os dados de mais de 220 milhões de brasileiros. As informações expostas incluem nome, endereço, CPF, renda, conta bancária e até mesmo fotos de cidadãos, incluindo pessoas já falecidas. O vazamento inclui ainda 40 milhões de CNPJs e dados de mais de 104 milhões de veículos. As informações estão sendo vendidas em pacotes na internet e podem ser utilizadas para compras no cartão de crédito, formação de dívidas, venda de patrimônio e golpes de phishing. A origem do vazamento ainda não pode ser confirmada, mas há indícios de que as informações sejam parte do banco de dados do Serasa. A empresa nega envolvimento no caso. Segundo especialistas, esse pode ser o maior roubo de informações da história do País. E o mais preocupante: não há muito que pode ser feito por quem teve os dados expostos. No episódio de hoje, o editor do Link, Bruno Romani, comenta o caso e o que ele representa para a segurança e a privacidade das vítimas. A advogada Paula Sion, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre proteção de dados na Comissão de Direito Penal da OAB/SP, fala das repercussões jurídicas de episódios de vazamento de informações pessoais.

  • S02E24 Pesadelo à vista: caminhoneiros vão parar‪?‬

    • January 29, 2021

    Em 2018, no final do governo Temer, o abastecimento de todo o território brasileiro foi impactado pela greve dos caminhoneiros, com filas, falta de produtos e aumento de preços. Agora, quase três anos depois, a promessa de uma nova paralisação preocupa. Os caminhoneiros ameaçam uma nova greve geral a partir de 1º de fevereiro, e sem data para acabar. Um dos principais motivos é o aumento no preço dos combustíveis, anunciado pela Petrobrás no último dia 26. Além disso, a categoria protesta contra o reajuste da tabela de frete, considerado insuficiente para cobrir o aumento dos custos. Enquanto isso, o governo tenta acalmar os ânimos. O Ministério da Economia está estudando a possibilidade de uma redução do PIS/Cofins sobre o combustível. Mas a tarefa não é fácil. A redução precisa ser compensada com o aumento de outro tributo ou com o corte de algum subsídio. O presidente Jair Bolsonaro chegou a fazer um apelo aos caminhoneiros, pedindo que desistam da paralisação Que impacto teria uma nova greve no território brasileiro, especialmente durante um cenário de pandemia? O que mais reivindicam os caminhoneiros? O que a situação significa para a economia do País? No episódio de hoje, conversamos com Aline Feltrin, repórter do Estradão e com a economista Juliana Inhasz, professora de economia do Insper.

  • S02E25 As últimas cartadas na eleição do Congress‪o‬

    • January 30, 2021

    A edição desta sexta-feira, 29, do 'Estadão Notícias' discute os principais assuntos que foram destaques na semana e que envolvem os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Por isso, convidamos os setoristas que cobrem essas esferas de poder para trazer análises, informações e os bastidores. Entre os temas abordados nesta conversa está o inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as ações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no combate à pandemia. O ministro Ricardo Lewandowski aceitou um pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de uma investigação sobre como a conduta do ministro contribuiu para aumentar o número de mortos pelo novo coronavírus, principalmente em Manaus (AM). Para muitos, essas ações podem, inclusive, levar à abertura do processo de impeachment do presidente no Congresso Nacional. Por isso, a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, na semana que vem, se tornou de suma importância para Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo já admitiu que vai “influir” para que o seu candidato, Arthur Lira (Progressistas-AL), saia vitorioso. Para isso, ele terá que derrotar o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que aposta no nome de Baleia Rossi (MDB-SP) para manter a Câmara independente do executivo.

  • S02E26 #Start Eldorado: A retomada da aviação - parte ‪3‬

    • January 30, 2021

    Inteligência artificial para identificar as preferências dos clientes e tornar as viagens mais rápidas e seguras. Estratégias de colaboração para tornar mais rápido o embarque, com menos necessidade de toques, e atendimento via robôs controlados à distância; bots e automação nos canais de auto atendimento; data analytics para planejar melhor as rotas. A Gol Linhas Aéreas se prepara para o futuro diferente usando a transformação digital, e quem compartilha conosco as experiências é Claudia Meira, CIO da empresa, em mais um programa da série sobre as perspectivas para a aviação. O Start vai ao ar toda quarta-feira, às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com Daniel Gonzales.

  • S02E27 Direita também quer a cabeça de Bolsonaro‪?‬

    • February 1, 2021

    No episódio de hoje, o Estadão Notícias conversa com os deputados estaduais Janaína Paschoal (PSL) e Arthur do Val (Patriotas) - o "Mamãe Falei" - , o senador Major Olímpio e o candidato à presidência em 2018 pelo Novo, João Amoedo. Seja no primeiro ou segundo turno, todos eles apoiaram a eleição de Bolsonaro, assim como ganharam projeção após a queda da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. E, agora? Como se posicionam em relação a um possível novo processo de impeachment? Vão se engajar?

  • S02E28 Quem ganha com a eleição no Congresso‪?‬

    • February 2, 2021

    No episódio de hoje, o editor do BR Político, Marcelo de Moraes, e o cientista político e coordenador do Blog e Podcast Legis-Ativo, Humberto Dantas, analisam a troca de comando no Legislativo e seu impacto na política brasileira.

  • S02E29 MC Fioti: o improvável garoto-propaganda da vacinação no Brasi‪l‬

    • February 3, 2021

    No episódio de hoje, MC Fioti conta a história por trás do “hit da vacina”. Também conversamos sobre o impacto da música na campanha de imunização e na divulgação científica brasileira com o biólogo Hugo Fernandes, professor da Universidade Estadual do Ceará e divulgador científico apoiado pelo Instituto Serrapilheira.

  • S02E30 Pautas econômicas vão andar no Congresso‪?‬

    • February 4, 2021

    O que podemos esperar do andamento das pautas econômicas no Congresso? No episódio de hoje, conversamos com a repórter e colunista do Estadão Adriana Fernandes e com o economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.

  • S02E31 A CCJ na mão da bolsonarista Bia Kici‪s‬

    • February 5, 2021

    O que a indicação de Bia Kicis para a CCJ representa para o futuro da comissão mais importante da Câmara dos Deputados? No episódio de hoje, conversamos com a repórter do Estadão em Brasília, Camila Turtelli, e com o cientista político Bruno Souza, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

  • S02E32 #Start Eldorado: Vazamento de dados vitima brasileiro‪s‬

    • February 6, 2021

    No Start Eldorado desta semana, a primeira parte das entrevistas sobre o mega vazamento de dados que expôs 224 milhões de CPFs e bilhões de informações privadas associadas a pessoas físicas e empresas. O "leak" pode levar ao aumento de fraudes como abertura de contas, emissão de cartões e compras em nome de terceiros e a formas mais refinadas de phishing, direcionadas com base em dados pessoais. Vamos mostrar como funciona o "Registrato", sistema do BC que permite o acompanhamento de relações financeiras, ajudando a diminuir fraudes, e discutir sobre como a LGPD, que começa a gerar punições em agosto, pode agir neste momento. O apresentador Daniel Gonzales conversa com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, e com Henrique Fabretti, especialista em Direito Digital e gestor do Opice Blum Advogados Associados. O Start vai ao ar às 21h na Eldorado FM (107,3 - SP) e pela internet.

  • S02E33 Pandemia impacta de forma radical o ensino superio‪r‬

    • February 7, 2021

    O ano de 2021 vai continuar sendo impactado pela pandemia do novo coronavírus. No ensino superior, principalmente no primeiro semestre, alunos e professores vão ter que continuar se adaptando ao ensino remoto. Mas o legado que as mudanças em curso desde o ano passado vão deixar nas universidades, como os jornalistas Maurício Oliveira e Bianca Bibiano debatem nesse podcast, deve ser duradouro. Será que o vestibular vai mudar para sempre? E o ensino híbrido, que nem sempre é aquilo que parece, nunca mais vai desaparecer? Saiba ainda o motivo que leva o sociólogo Simon Schwartzman afirmar que o Enem é um exame pouco eficaz e, por isso, precisaria ser totalmente reformulado. A apresentação é de Eduardo Geraque.

  • S02E34 O Centrão e a corrosão da polític‪a‬

    • February 8, 2021

    Depois de muita articulação, negociação sobre cargos e mais de R$ 3 bilhões em emendas, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu eleger os candidatos de sua preferência para a presidência das duas casas do Congresso, firmando sua aliança com o chamado “Centrão”. Mas negociar com esses partidos tem um preço, e eles não costumam cobrar barato pela aliança. O histórico dos presidentes desde a redemocratização é um exemplo disso. Considerando esse histórico, o que podemos esperar da relação entre Bolsonaro e o grupo até o fim do mandato? E por que a política brasileira jamais foi capaz de romper com a lógica do "toma lá, dá cá"?

  • S02E35 Por que não temos 'padrão Israel' de vacinação‪?‬

    • February 9, 2021

    No episódio de hoje, conversamos sobre o cenário em Israel com Eitan Gottfried, cientista político brasileiro que vive em Jerusalém. Também conversamos com o pediatra infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

  • S02E36 Auxílio emergencial vai voltar‪?‬

    • February 10, 2021

    Ao longo de 2020, 66 milhões de brasileiros receberam diretamente o auxílio emergencial. Com o fim do benefício, que teve sua última parcela paga em dezembro, boa parte dessas pessoas tem dificuldades para cobrir gastos de necessidades básicas. Até o fim de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica descartavam a possibilidade do pagamento de novas parcelas, afirmando que a medida "quebraria o Brasil". Nesta semana, a conversa mudou de tom. Na segunda-feira, 8, Bolsonaro admitiu que estuda a possibilidade de prorrogação do auxílio. A equipe econômica já discute a retomada do benefício com lideranças do Senado e da Câmara.

  • S02E37 Rupturas ameaçam frente de centro para 2022‪?‬

    • February 11, 2021

    A ressaca da eleição para a presidência das casas do Congresso expôs algumas das rachaduras presentes nos maiores partidos do centro. O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou que vai deixar o Democratas, depois de ter seu candidato à sucessão no comando da Casa, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), abandonado em nome de uma aproximação da legenda com o Palácio do Planalto. Enquanto isso, outros agentes já começam a se movimentar: o governador de São Paulo, João Doria, já anunciou que fez um convite formal a Maia para que se junte ao PSDB. Mas os tucanos também têm dissidências internas, como a já publicizada entre Dória e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG). O que podemos esperar do futuro desses confrontos? O que o racha nos partidos de centro representa para a construção de uma frente de oposição a Bolsonaro em 2022? No episódio de hoje, conversamos com o repórter de política do Estadão Pedro Venceslau e com o cientista político Marco Aurélio Nogueira, professor de teoria política na Unesp.

  • S02E38 Bolsonaro e Lula fortalecidos: polarização vem aí‪?‬

    • February 12, 2021

    Pode parecer cedo, mas o debate sobre a sucessão presidencial em 2022 está mais aberto do que nunca. A eleição no Congresso Nacional, com as vitórias de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-AP), causou fissuras nos partidos de centro, à esquerda e à direita, e podem frustrar os planos de se buscar uma coalizão de oposição a Bolsonaro. As divisões internas de DEM, PSDB e PSB são alguns dos sinais da fragmentação deste bloco de centro. O quanto esse cenário favorece Bolsonaro? Na esquerda, uma decisão do Judiciário alimentou as esperanças daqueles que ainda sonham com uma nova candidatura de Lula. A Segunda Turma do STF decidiu nessa semana que as mensagens hackeadas da Lava Jato podem ser compartilhadas com a defesa do ex-presidente. Seria o caminho para a suspeição do ex-juiz Sergio Moro? O que podemos esperar desse julgamento? Lula pode ficar elegível? Esses assuntos guiam nossa conversa quinzenal do “Poder em Pauta” com os repórteres que acompanham o dia a dia dos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Participam no episódio de hoje do Estadão Notícias Rafael Moraes Moura e Felipe Frazão, diretamente de Brasília.

  • S02E39 #Start Eldorado: vazamento de dados, como se proteger‪?‬

    • February 13, 2021

    O Start Eldorado traz uma mesa redonda sobre vazamento de dados e o que as empresas podem fazer para se prevenir. Luciano Moizio, diretor de Tecnologia da NEC, Fernando Amaury, country manager da Fornetix e Thiago Morisse, country manager da Veracode, debatem o roubo de 223 milhões de CPFs e bilhões de informações pessoais da população brasileira sob o ponto de vista da proteção de dados, criptografia e desenvolvimento de aplicações, e quais medidas adotar para prevenir falhas. Apresentado por Daniel Gonzales, o Start Eldorado vai ao ar às 21h na Eldorado FM (107,3 - SP) e canais digitais, toda quarta-feira.

  • S02E40 Em fevereiro, sem carnava‪l‬

    • February 15, 2021

    Há mais ou menos um ano, a gente até imaginava que uma tal “doença misteriosa” que estava se espalhando pelo mundo cedo ou tarde chegaria ao Brasil. O que pouca gente previa é que ela ficaria por tanto tempo, obrigando o país inteiro a cancelar sua principal festa: o carnaval. Um mês de fevereiro sem carnaval traz prejuízos sociais, culturais e econômicos para toda uma nação. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no ano passado, o carnaval movimentou cerca de 8 bilhões de reais, um aumento de 49% em relação a 2019. Neste ano de 2021, estima-se que 25 mil vagas de emprego temporárias deixaram de ser criadas. No episódio de hoje, conversamos com o professor Marcelo Guedes, coordenador da Plataforma de Estudos do Carnaval da ESPM-RJ e com a jornalista Cláudia Alexandre, que estuda a cultura afro-brasileira e as escolas de samba de São Paulo.

  • S02E41 Amazônia sem militares e sem dinheiro: e agora‪?‬

    • February 16, 2021

    Na última quarta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão anunciou o fim da atuação de tropas militares na Amazônia, como parte da Operação Verde Brasil 2. Originalmente, estava previsto que elas deveriam permanecer até o fim do mandato de Bolsonaro, em dezembro de 2022. Esse fim “prematuro” está ligado à falta de verba federal para o Ministério da Defesa, que executa a missão. Agora, a tarefa fica por conta dos agentes do Ibama, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal e Rodoviária. Mas a situação do orçamento para o trabalho desses órgãos também não é das melhores. Como garantir a proteção da floresta com recursos tão escassos e com uma infraestrutura comprometida? O envolvimento dos militares contribuiu para a diminuição de ações criminosas na região? O discurso antiambiental de Bolsonaro é o maior dos problemas? No episódio de hoje, conversamos sobre esses temas com o repórter do Estadão em Brasília André Borges e com o cientista Carlos Nobre, climatologista ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP.

  • S02E42 Trump vai voltar em 2024‪?‬

    • February 17, 2021

    No último sábado, 13, o ex-presidente americano Donald Trump foi absolvido pelo Senado no processo de impeachment no qual era acusado de incitação à insurreição e à violência por sua participação nos ataques ao Capitólio. A absolvição é uma vitória para Trump. Apesar de não estar mais no cargo, ela evita que ele seja impedido de concorrer novamente à Casa Branca nas eleições presidenciais de 2024. Sete republicanos votaram pela condenação, o maior número de deserções partidárias em processo de impeachment contra um presidente. Agora, as rachaduras do partido estão sob os holofotes. Entre dissidências e retaliações, ficou clara a polarização entre os republicanos que acreditam que o partido deve se distanciar de Trump para sobreviver e aqueles que confiam no trumpismo como caminho. No episódio de hoje, quem analisa o cenário é a correspondente do Estadão em Washington, Beatriz Bulla, e o professor de política internacional Tanguy Baghdadi, criador do podcast Petit Journal.

  • S02E43 A prisão de Daniel Silveira e o que vem por a‪í‬

    • February 18, 2021

    Na noite de terça-feira, 16, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso em flagrante no Rio de Janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O mandado foi expedido após o parlamentar publicar nas redes sociais um vídeo em que profere ofensas, xingamentos e ameaças a membros da Corte. Bolsonarista, Daniel Silveira está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e é investigado no inquérito das fake news e no da organização dos atos antidemocráticos ocorridos no ano passado. Durante a campanha eleitoral, em 2018, ele ficou conhecido por destruir uma placa de rua que homenageava a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março daquele ano. Ontem, o Supremo Tribunal Federal confirmou por unanimidade a prisão do deputado e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o parlamentar por grave ameaça e por incitar a animosidade entre o tribunal e as Forças Armadas. Mas a prisão do deputado não gerou reação unânime entre juristas. Especialistas concordam que houve crime na fala do deputado, mas divergem na questão do flagrante.

  • S02E44 Por que pedalar ficou mais difícil na pandemia‪?

    • February 19, 2021

    A mesma pandemia do novo coronavírus que confinou o mundo em casa tornou mais restrito o acesso a um dos esportes individuais mais populares da quarentena. A lista dos responsáveis pelo salto de até 80% no preço em bicicletas e componentes é longa e afeta, além de ciclistas amadores, toda a cadeia produtiva que tem como engrenagem o Polo Industrial de Manaus. A capital amazonense sofre com o colapso no sistema de saúde, fechamento de fábricas e uma nova variante ainda mais transmissível do novo coronavírus. Neste episódio especial do Estadão Notícias, a jornalista Carolina Ercolin, apresentadora da Rádio Eldorado, te leva na garupa para um passeio cheio de altos e baixos, um percurso não indicado para iniciantes. Participam do episódio: Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo; Wilson Périco, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas; Augusto César Rocha, professor de engenharia de transportes da Universidade Federal do Amazonas e diretor da Federação das Indústrias do Amazonas; José Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Eletros; biólogo Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que integra grupo de pesquisadores que previu a segunda onda de Manaus; Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Incor.

  • S02E45 #Start Eldorado: soluções digitais nos novos negócio‪s‬

    • February 20, 2021

    Tecnologia no centro dos processos de negócio é a grande tendência da nova economia, para que o uso de dados seja cada vez mais eficiente na orientação das empresas, de diversos setores. Conectividade e colaboração, mobilidade e redes de última geração, data centers robustos, soluções de cloud rápidas e protegidas e atenção à Lei Geral de Proteção de Dados são pontos fundamentais para se destacar no mercado e melhorar as relações com os clientes. Ao mesmo tempo, as provedoras dessas plataformas usam a inteligência artificial para entender o momento e oferecer serviços mais adequados a cada tipo de demanda. Quem conversa conosco sobre estes pontos é Mario Rachid, diretor-executivo de Soluções Digitais da Embratel/Claro. Falando sobre conectividade, que em breve vai aumentar ainda mais a geração de dados preciosos para as empresas, André Eletério, da NEC, conta sobre a nova parceria da empresa na Europa para implementação de redes 5G com padrão de arquitetura aberta (open RAN). No bloco de notas, as últimas novidades sobre saúde e inteligência artificial. O Start Eldorado vai ao ar toda quarta-feira, às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com Daniel Gonzales.

  • S02E46 A intervenção na Petrobrá‪s

    • February 22, 2021

    Neste episódio especial, a equipe do Estadão Notícias relembra a história do podcast e comenta a rotina e os desafios da produção.

  • S02E47 É hora do Brasil decretar lockdown‪?‬

    • February 23, 2021

    Quase um ano depois da chegada do coronavírus ao Brasil, o País atravessa o momento mais tenso da pandemia. Há mais de um mês, a média móvel de mortes pela covid-19 permanece acima de mil, e a situação nas UTIs é cada vez mais complicada. Soma-se a isso a disseminação da variante P1, mutação encontrada em Manaus e que tem maior poder de contágio. Para tentar conter a doença e desafogar o sistema de saúde, cidades e estados do País voltam a adotar medidas mais restritivas. O município de Araraquara, no interior de São Paulo, decretou um lockdown total de 60 horas para tentar frear os contágios. Na Bahia e em João Pessoa, na Paraíba, foi determinado um toque de recolher. Já está mais que provado que medidas restritivas como o lockdown fazem diferença na contenção da pandemia. No Reino Unido, depois de 47 dias de confinamento, a média móvel diária de novos casos caiu 79%. Em Portugal, com o lockdown, a média semanal de contaminação caiu 50% em relação ao período antes do decreto. Por que no Brasil é tão difícil implementar medidas restritivas como o lockdown? Medidas como o toque de recolher tem a mesma eficácia? Neste episódio, conversamos com a microbiologista Natalia Pasternak, diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência. Contamos ainda com o depoimento da repórter Mariana Hallal, que está em Oxford, na Inglaterra, e do Tadeu Toshiba, morador de Araraquara

  • S02E48 Bolsonaro rasgou a fantasia de liberal‪?‬

    • February 24, 2021

    Em sua campanha pela presidência, Jair Bolsonaro conseguiu o apoio do mercado e do empresariado com uma suposta agenda liberal, lastreada na nomeação de Paulo Guedes para comandar o Ministério da Economia. Mas o passado político de Bolsonaro não foi o de defender pautas liberais. Ao contrário: votou e militou contra o Plano Real, contra a quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações e contra reformas que buscavam dar racionalidade às contas públicas. Passados mais de dois anos de governo, Paulo Guedes encontra-se enfraquecido após inúmeras crises e uma “debandada” de membros de sua equipe econômica. O último golpe foi a troca da presidência na Petrobrás: saiu Roberto Castello Branco, que tinha total confiança do ministro, e entra o general Joaquim Silva e Luna. Afinal, Bolsonaro implodiu o liberalismo econômico do seu governo? Qual o futuro da agenda de Paulo Guedes? No episódio de hoje, conversamos com a repórter e colunista de economia do Estadão Adriana Fernandes e com a economista Zeina Latif.

  • S02E49 O triunfo da impunidade no Congress‪o‬

    • February 25, 2021

    O caso do deputado bolsonarista Daniel Silveira, preso por agredir verbalmente e ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal, expôs uma falha grave dentro do Congresso Nacional: a demora da Câmara e do Senado para analisar casos de parlamentares em seus respectivos conselhos de ética. Desde antes da pandemia, acumulam-se os processos parados. E agora, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição quer ampliar os limites da imunidade parlamentar e impor um "freio de arrumação" em relação ao Judiciário. De acordo com o texto, só será permitida a aplicação de medidas cautelares contra parlamentares, como afastamento de um deputado, após decisão da maioria do plenário do STF. No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com o cientista político Vitor Oliveira, da Consultoria Pulso Público, e com o repórter do Estadão em Brasília, Vinícius Valfré.

  • S02E50 Vitória de Flávio Bolsonaro e a 'PEC da Blindagem‪'‬

    • February 26, 2021

    O senador Flávio Bolsonaro, filho "01" do presidente, obteve nesta semana uma importante vitória na Justiça. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a quebra do sigilo bancário e fiscal do parlamentar no âmbito das investigações das "rachadinhas", quando o político era deputado estadual no Rio de Janeiro. A decisão é também uma vitória política para Jair Bolsonaro, que vê a denúncia contra seu filho mais velho ser esvaziada. O escândalo é um dos obstáculos mais incômodos na tentativa do presidente se reeleger em 2022. Na Câmara dos Deputados, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) não caiu bem. Os parlamentares reagiram ao que consideram uma interferência direta do Judiciário no Legislativo, e colocaram em discussão a chamada “PEC da Blindagem”, que visa aumentar a imunidade parlamentar perante decisões da Justiça. Esses são os temas que guiam nossa conversa quinzenal do “Poder em Pauta” com os repórteres que acompanham o dia a dia dos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Participam no episódio de hoje do Estadão Notícias Rafael Moraes Moura e Felipe Frazão, diretamente de Brasília.

  • S02E51 #Start Eldorado: tecnologia nos novos espaços corporativo‪s‬

    • February 27, 2021

    No Start Eldorado de hoje, a aceleração das transformações nos ambientes corporativos e industriais provocada pela pandemia e pelo uso da tecnologia, nos setores de facilities, alimentação e benefícios. O uso de sensores e internet das coisas para repensar a relação de funcionários com os escritórios e plantas industriais, medindo lotação, influindo na temperatura do ar e até nas operações de limpeza foi intensificado. A criação de novos serviços, como delivery e funcionamento de restaurantes, sem filas, foi feita com base em dados, aplicativos e técnicas touchless. Quem conversa conosco é Thomaz Peeters, diretor de Planejamento Estratégico do segmento corporativo da Sodexo no Brasil. O Start vai ao ar às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com a apresentação de Daniel Gonzales.

  • S02E52 Os órfãos da pandemi‪a‬

    • March 1, 2021

    Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 506 mortes de mulheres gestantes ou puérperas. Os óbitos atingiram o pico em junho, caíram a partir de setembro e voltaram a subir em dezembro, com a segunda onda da covid-19 no Brasil. Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), compilados pelo Estadão, só em janeiro deste ano, foram 17. E com o descontrole da doença, a previsão é de que as taxas aumentem mais. Essas mulheres que partiram deixam para trás o sonho da maternidade interrompido. Muitas delas não puderam nem conhecer os filhos depois do nascimento. Para os viúvos e as famílias, fica o desafio de seguir em frente com o luto e a missão de criar uma geração de órfãos da pandemia. No episódio de hoje, ouvimos as histórias de algumas dessas famílias, por meio de relatos captados pela repórter do Estadão Júlia Marques. Conversamos também com a psicóloga Juliana Guimarães, especialista em luto.

  • S02E53 Por que o auxílio depende da PEC Emergencial‪?‬

    • March 2, 2021

    Nesta segunda-feira, 1º, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que está “quase tudo certo” para o retorno do auxílio emergencial. Mas, para a equipe econômica, o futuro do benefício depende da aprovação da chamada PEC Emergencial, que está prevista para ser votada no Senado na quarta-feira, 3. A proposta pretende equilibrar as contas públicas com o acionamento de medidas de corte de despesas. E para ser aprovada, a PEC ainda deve enfrentar alguns entraves no Congresso. No episódio de hoje, quem traz os bastidores da negociação em torno do texto é o repórter do Estadão em Brasília Daniel Weterman. Conversamos também com o economista Antônio Correia de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

  • S02E54 O iminente colapso da saúde no Paí‪s‬

    • March 3, 2021

    Um ano após a chegada do coronavírus ao Brasil, o País vive o pior momento da pandemia. Há 40 dias, a média móvel diária de mortos pela doença se mantém acima de mil. O mês de fevereiro de 2021 foi o segundo em número de mortes, atrás apenas de julho de 2020. A situação nas UTIs de todos os estados é crítica. Enquanto a saúde brasileira entra em colapso, o presidente Jair Bolsonaro segue indo contra todas as recomendações sanitárias, defendendo medicamentos sem eficácia e em pé de guerra com governadores. Na semana passada, o presidente disse que os Estados que decidirem fechar serviços para conter a pandemia devem pagar auxílio emergencial, e não o governo federal. No episódio de hoje, o repórter do Estadão em Brasília Mateus Vargas traz os bastidores das discussões na capital federal. Também conversamos sobre a situação atual do sistema de saúde com o médico e neurocientista Miguel Nicolelis.

  • S02E55 O tombo do PIB e o futuro da economi‪a‬

    • March 4, 2021

    O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 4,1% na média de 2020 ante o ano anterior. É o terceiro pior resultado da história, e a maior queda desde 1990, ano do confisco das poupanças pelo governo Collor. Com o tombo, o Brasil deixou o ranking das 10 maiores economias do mundo, e ocupa agora a 12ª posição. O setor de serviços foi o mais afetado e encolheu 4,5% no ano. Já a indústria registrou queda de 3,5%. Por outro lado, a agropecuária cresceu 2,5%. O consumo das famílias, mesmo ajudado pelo auxílio emergencial, fechou o ano com queda de 5,5%, a mais intensa de toda a série atual do PIB. No episódio de hoje, quem comenta os resultados do PIB é a economista e professora do Insper Juliana Inhasz. O repórter do Estadão Douglas Gavras traz a opinião de especialistas sobre o “efeito Bolsonaro” na economia.

  • S02E56 A covid sob o olhar de quem cobre a pandemi‪a‬

    • March 5, 2021

    Mais de um ano depois da chegada da pandemia, o Brasil atingiu nesta semana um recorde triste. Na quarta-feira, 3, o País registrou 1910 mortes em 24 horas, segundo dados compilados pelo Ministério da Saúde. Pela contagem do consórcio de imprensa, foram 1840 mortes. Na semana passada, pelo menos 19 unidades da federação atingiram taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Em cidades do Rio Grande do Sul, a ocupação já chegou a 100%. No episódio de hoje, fizemos uma retomada do último ano de pandemia e uma análise do cenário atual com as repórteres de ciência e saúde do Estadão, Fabiana Cambricoli e Roberta Jansen.

  • S02E57 #Start Eldorado: a presença feminina na tecnologia e na inovaçã‪o‬

    • March 6, 2021

    O programa Start Eldorado completa três anos no ar na Eldorado FM 107,3 e traz uma edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, falando sobre a presença feminina na área de tecnologia, contribuindo para colocar as companhias na rota da transformação digital. Conversamos com Andréa Fodor, diretora de enterprise da Cisco no Brasil, e Renata Zepelini, CIO da PepsiCo. Elas contam mais sobre as carreiras e sobre a iniciativa da apresentação e do curso para incentivar a equidade de gênero em tech, lançado pelo Movimento de Mulheres CIOs - MCIO. Sobre mulheres na rota da inovação e liderança, também falamos com as executivas Camila Lucri, head de infraestrutura da Ness, Laura Barros, diretora da Wine. A apresentação é de Daniel Gonzales.

  • S02E58 Doenças raras: a inovação das terapias gênica‪s‬

    • March 6, 2021

    Estimativas mostram que existem de 6 e 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. Com uma ampla gama de sinais, sintomas e particularidades que variam de caso a caso, são comuns os relatos de pessoas que sofrem por meses com incertezas e dúvidas. Para serem classificadas como doenças raras as pesquisas mostram que o problema abrange até 65 casos diagnosticados em grupos de 100 mil habitantes. No Brasil são cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com alguma dessas condições crônicas progressivas, que muitas vezes são degenerativas e que podem colocar a vida em risco. Nas últimas décadas cientistas pelo mundo afora têm se dedicado a pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre essas doenças, com foco no desenvolvimento de medicamentos capazes de mudar a sua evolução. A jornalista Renata Carvalho detalha o assunto.

  • S02E59 A mudança no cotidiano com a pandemi‪a

    • March 7, 2021

    Mais de um ano após o primeiro caso de coronavírus identificado no País, é possível identificar inúmeras mudanças no comportamento cotidiano dos brasileiros. Algumas temporárias, outras prometem virar hábitos. Pesquisa da consultoria global de estratégia Oliver Wyman, com dados revelados com exclusividade no Brasil pelo Estadão, aponta que quase metade da população, ou 44% dos brasileiros, estabeleceu novas prioridades após a explosão do coronavírus. Estabelecimentos como bares, restaurantes, supermercados, teatros, shoppings centers entre outros foram diretamente afetados e tiveram que se adaptar para atender a nova demanda. Neste episódio especial, apresentamos depoimentos que exemplificam essas mudanças nas mais diversas várias áreas. Ouvimos ainda especialistas e os repórteres do Estadão sobre o tema.

  • S02E60 As mulheres da pandemi‪a‬

    • March 8, 2021

    A pandemia do novo coronavírus atingiu a vida de todos, principalmente das mulheres. A vida delas foi impactada de várias formas, seja no âmbito profissional ou pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres compõem 70% dos profissionais de saúde em todo o mundo. Sobre essa difícil missão, conversamos com a médica intensivista do Hospital Albert Einstein e do M’Boi Mirim, Carolina Moraes Pellegrino, e com a enfermeira Mônica Calazans, primeira vacinada no Brasil. Mas outras questões também vieram com o isolamento social. Muitas mulheres passaram a ter que conciliar o home-office com a função de mãe, ao mesmo tempo, e tudo isso em um contexto de insegurança financeira, desemprego e queda de renda. Dados também indicam um aumento da violência doméstica durante o confinamento. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Estadão Notícias fala dos impactos da pandemia na vida das mulheres brasileiras. Para comentar o assunto, convidamos Ana Claudia Pereira, gerente de projetos da área de Governança e Participação Política da ONU Mulheres.

  • S02E61 Lula elegível: e agora‪?‬

    • March 9, 2021

    Nesta segunda-feira, 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o processo e julgamento das ações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim, ficam anuladas todas as decisões dos casos referentes ao triplex do Guarujá, ao sítio de Atibaia, à sede do Instituto Lula e às doações da Odebrecht, incluindo as condenações. O ex-presidente estaria, portanto, elegível e apto a disputar as eleições de 2022. A decisão de Fachin anula também os processos referentes à parcialidade do ex-juiz federal Sérgio Moro na condenação de Lula. Ainda na segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República informou que vai recorrer da decisão. No episódio de hoje, o repórter do Estadão em Brasília Rafael Moraes Moura traz os bastidores da decisão de Fachin e suas implicações na Corte e na Lava Jato. Para fazer uma análise jurídica da decisão, convidamos o professor de Direito da FAAP Luiz Fernando Amaral. E para analisar os impactos da elegibilidade de Lula na corrida para 2022, participa a cientista política Lara Mesquita, do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV.

  • S02E62 O paralelo entre Lava Jato e Mãos Limpa‪s‬

    • March 10, 2021

    Depois de controvérsias como o escândalo das mensagens vazadas e a passagem de Sergio Moro pelo governo Bolsonaro, a Operação Lava Jato já não conta mais com a popularidade e a credibilidade que teve um dia. Em um momento em que a operação parece estar chegando perto do fim, ficam ainda mais claras as comparações entre ela e a operação que a inspirou: a Mãos Limpas, que aconteceu na Itália, nos anos 90. O próprio ex-juiz Sergio Moro já chegou a afirmar sua admiração pela Mãos Limpas em mais de uma ocasião. Na Itália, a operação foi encerrada em 1994, em meio a ataques de todos os lados e a aprovação de leis que dificultaram a punição de corruptos. O então primeiro-ministro Silvio Berlusconi se elegeu como um “outsider” na onda do discurso anticorrupção. No episódio de hoje, quem comenta as semelhanças e diferenças entre as operações é o repórter especial do Estadão Marcelo Godoy.

  • S02E63 É o fim de Moro‪?‬

    • March 11, 2021

    A figura de Sergio Moro é uma das mais controversas da política brasileira dos últimos anos. Principal personagem da Lava Jato, o ex-juiz federal ganhou status de “herói nacional” para parte da opinião pública no auge da operação. Ao mesmo tempo, sofria críticas quanto a sua atuação, como no caso da divulgação de uma ligação telefônica grampeada entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff. As controvérsias sobre a imparcialidade e a possível motivação política de Moro aumentaram com a divulgação das mensagens da Vaza Jato e o aceite do ex-juiz para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro. Mas a passagem de Moro pelo governo durou pouco e ele deixou o Ministério em abril de 2020, alegando tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal. Agora, fora do magistrado e dos cargos públicos, Sergio Moro vem atuando na iniciativa privada. O nome de Sergio Moro, adorado pelos lava jatistas e um dia favorito para o cargo mais alto da política brasileira, hoje tem peso para concorrer ao Planalto em 2022? Quais seriam as articulações necessárias para uma candidatura do ex-juiz? No episódio de hoje, conversamos com o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), um dos principais nomes da bancada “lavajatista”. Para analisar a posição de Moro no cenário político atual, convidamos o editor da Coluna do Estadão, Alberto Bombig.