A primeira prova do dia é fazer um bolo tricô. Para isso, os confeiteiros precisam tricotar com seus colegas de tenda e desafiar a criatividade quando os jurados resolvem trocar as receitas entre eles. Na prova técnica o desafio é a “trilogia de chocolate”, um único doce com três variações de chocolate colocará em prova o conhecimento dos confeiteiros.
Nadja recepciona os confeiteiros, que devem preparar um "Bolo Caixa de Presente", contendo uma representação em modelagem de um objeto, talismã ou foto que eles gostariam de carregar durante a temporada. Para o desafio técnico, eles devem preparar uma clássica receita de família, o bolo de cenoura com chocolate. Ele, no entanto, ganha toques especiais, como nozes pecan, raspas de laranja, placas de chocolate, folha de açúcar e uma pintura em tom de cobre.
Na prova criativa, os confeiteiros reproduzem o prato predileto em formato de bolo. Na prova técnica, uma criação do Bake Off com sabores inspirados em Portugal: Bolo Queijadinha Quindim, onde a maior dificuldade vai ser acertar o ponto de cada preparo além de dominar o tempo de prova.
A modelagem em 3D e a pintura em 2D são as maiores dificuldades do desafio criativo Bolo Ilusão de Ótica. Na segunda prova, os confeiteiros fazem uma torta onde a estrela é a fruta do dragão.
Os confeiteiros vão revelar seus sonhos e dar asas a imaginação com o Bolo Tapete Mágico. Na prova técnica, uma aula de geometria e muita precisão com o Triângulo de Tamarindo.
Os participantes vão fazer as malas e partir em busca da aprovação dos jurados no Bolo Viagem dos Sonhos, onde visual e sabor definem o destino na competição. No segundo desafio do dia, eles terão que manter em equilíbrio talento e técnica para para reproduzir a Balança de Macarons.
Ticiana recepciona os confeiteiros e apresenta a prova criativa: um vistoso Bolo Vaso de Flores. Na prova técnica, o mestre confeiteiro do dia tem 10 minutos de vantagem, tendo a opção de dividir seu bônus com um amigo. O doce do dia é uma imponente Torre Colmeia Real.
Cada peça é decisiva para o sucesso na prova criativa 'Quebra Cabeças de Biscoitos em 3D'. Já na prova técnica, uma viagem inesquecível pela Torta Manhattan com massa red velvet e uma inspiradora ilha de chocolate, que exige uma técnica desafiadora.
Na primeira prova, os confeiteiros disputam para marcar mais pontos com o 'Bolo Esporte'. Na segunda prova do dia, todos devem mergulhar de cabeça no 'Trampolim de Chocolate'. Técnicas de temperagem e entremet podem definir o pódio do desafio.
Na prova criativa do dia, a chef confeiteira e jurada Beca Milano traz como inspiração um belo jogo de chá de chocolate, cujo destaque é a Xícara de Tiramisù. Na prova técnica, os participantes encaram um doce tão lindo que parece embrulhado para presente, em um desafio de sabor e cor da Torta Bordô.
É dia de repescagem e os nove confeiteiros que foram eliminados têm uma nova chance de surpreender os jurados. Na primeira prova do dia eles soltam a imaginação no desafio do Bolo Composições de Papel Arroz. Já na segunda prova, uma doce Arca de Noé resgata o participante que mostra equilíbrio e técnica.
A confeitaria e o equilíbrio se unem no desafio do Móbile de Doces. Na prova técnica, o caramelo, conhecido como o grande vilão da tenda, está de volta e os confeiteiros têm uma dura e difícil missão com a Moldura de Caramelo.
Na prova criativa, as riquezas e culturas de um dos países mais fascinantes. Os confeiteiros vão ter que entregar o Bolo Egito. Na segunda prova do dia, a África continua em destaque no sabor e na técnica da Torta Marula.
Os confeiteiros devem entregar uma obra que pareça flutuar no desafio do bolo suspenso. Na segunda prova, o doce jardim de inverno aquece os ânimos na tenda. A técnica do isomalte é a grande dificuldade dos participantes.
Na prova criativa, os confeiteiros fazem uma sinfonia de sabores e texturas para compor com maestria o Bolo Instrumentos Musicais. No segundo desafio do dia, eles prepararam um doce Zen cheio de técnicas.
Os confeiteiros viajam no tempo com um bolo do início das eras. Uma das regras a serem cumpridas é entregar um vulcão em erupção. A prova técnica chega para relembrar a infância em um doce desafiador: o carrossel de croquembouche.
O programa faz uma homenagem à cultura indígena com um bolo cheio de histórias, cores e tradições No segundo desafio do dia, os confeiteiros vão ter que construir um bolo Fábrica de Chocolate. Os quatro melhores competidores vão para a semifinal.
Na semifinal do programa, os confeiteiros têm a difícil missão de fazer um Bolo Reflexo onde o realismo e técnicas de modelagem e pintura serão analisadas. Já na prova técnica uma fruta de origem asiática é a estrela do desafio. O doce Reflexos de Pera é apresentado pela chef confeiteira Beca Milano e a réplica perfeita pode ser o ingresso para a grande final.
Os três finalistas vão reproduzir a doce Tenda do Bake Off feita com biscoitos, isomalte, chocolate e glacê real. Os dois melhores do ranking seguem para o duelo final. A última e decisiva prova criativa tem como tema Corte Real.
Em busca do avental azul, os confeiteiros avançam em mais um dia de desafios no 'Bake Off Brasil - Mão na Massa'. Neste sábado, 07 de agosto, a prova criativa será marcada por um vibrante Bolo Sobremesa de Verão. Na prova técnica, eles encaram um outro preparo que também é a cara do Brasil. O Bolo Bala de Coco com Abóbora reúne dois doces amados pelos brasileiros e é formado por três camadas de massa de abóbora com coco e duas camadas de recheio, compostas por cocada cremosa de chocolate e bala de coco recheada com brigadeiro de abóbora. Os dois preparos deverão estar dispostos de maneira intercalada dentro da mesma camada, dando um lindo efeito quadriculado quando a fatia é cortada, em uma harmonia de sabores e preparo. Na cobertura, chantily com coco ralado, gotas de chantily, doce de abóbora e triângulos de abóbora cristalizada, finalizando com lascas de coco fresco tanto no topo quanto na base.
Os competidores devem mostrar que têm talento com tricô, crochê, bordados e artesanato. Na prova criativa, eles devem prestar uma homenagem aos artesãos, apresentando um bolo com pelo menos três técnicas de bordado, sendo uma com bico de confeitar. Depois, um teste de equilíbrio vai marcar a prova técnica. Eles terão que reproduzir uma Torre de Madeleines composta por 150 biscoitos de concha.
Os confeiteiros vão ter que surpreender os jurados com um desafio criativo que promete dar trabalho: a Esfera Surpresa. Na prova técnica, todo cuidado é pouco para não escorregar na hora de fazer o Supreme de Banana. O sabor extra do dia é a confusão que o bônus do mestre confeiteiro causa entre os participantes.
Em mais um dia de doces desafios, o 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 25 de setembro, traz a prova criativa com uma montanha russa de emoções. A apresentadora Nadja Haddad revela aos confeiteiros um delicioso 'Parque de Diversões' como inspiração e na prova técnica, o bolo 'Abelha Rainha' vai dar a coroa para aquele que adoçar o paladar dos jurados.
O 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 02 de outubro, traz delícias de outro planeta. Na prova criativa, os confeiteiros terão que usar da criatividade para abduzir os jurados com o bolo 'Extraterrestre'. "O bolo é alto, divertido e cheio de detalhes", revela Beca, que também alerta os participantes para saírem da zona de conforto: "explorem outros sabores, outras técnicas, outros preparos". A prova técnica segue no mesmo ritmo e vem lá do espaço sideral com o bolo 'Lua de Saturno'. Uma estrutura complexa que deixou os participantes apavorados. O preparo consiste em um bolo com uma esfera de chocolate, representando Saturno, flutuando através de um sistema de eletroímã. "Esse bolo é realmente de outro mundo", diz um participante. Durante a correria da prova, um dos participantes deixa cair todo o seu preparo no chão causando comoção na tenda do Bake Off.
No 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 09 de outubro, os confeiteiros voltam a ser crianças com a participação da Turma da Mônica. Magali, Cebolinha, Cascão e Mônica invadem a cozinha do Bake Off e ajudam no preparo dos doces. Os confeiteiros terão que contar, através da construção do bolo, acontecimentos de suas vidas. Já na Prova Técnica, o desafio será um "Surreale de Capuccino", doce que reúne dois sabores muito apreciados, o adocicado do chocolate e a intensidade do café. Uma camada de geleia de café, uma camada de panna cotta e uma camada de pão de ló de canela formam esse bolo.
Chegou a hora de mais uma chance. 13 confeiteiros voltam à tenda para disputar 5 vagas na repescagem. No primeiro desafio, eles têm que escolher uma estação do ano para representar no bolo e, ainda, provar que são românticos de verdade para reproduzir a torta Saint Valentim e amolecer o coração dos jurados.
Começa a reta final da disputa e a tenda volta a ter 10 concorrentes, mas dessa vez sem segunda chance. O primeiro desafio do dia será juntar as peças para fazer o bolo Mosaico, mas uma troca de bancadas inesperada bagunça o jogo. Na prova técnica, o desafio será a reprodução do Mar de Isomalte.
Delícias inspiradas na natureza com o 'Bolo Beleza Animal', na prova criativa, os confeiteiros devem entregar um bolo esculpido que represente um animal realista. Na prova técnica, um toque de acidez movimenta a disputa com a torta Doce Tangerina.
Os confeiteiros precisam viajar por reinos distantes para entregar o bolo castelo. Depois, eles trocam os aventais por jalecos pois a tenda vira laboratório e novas técnicas de gastronomia molecular são necessárias para realizar o desafio.
Na prova criativa, cada confeiteiro deve escolher um destino para representar uma das sete maravilhas do mundo moderno. Já na prova técnica, é necessário cuidado para não se machucar com os espinhos do delicado e trabalhoso bolo domo de rosas.
Os confeiteiros precisam apertar os cintos para acelerar e entregar o bolo "transporte esculpido". Já na prova técnica, o céu é o limite durante o desafio de levar os jurados às alturas com a torta arranha-céu.
Os confeiteiros precisam tomar cuidado para não ficarem pendurados na prova criativa: fazer o bolo pendente. Mais tarde, na prova técnica, concentração e precisão se mostram fundamentais para entregar a torta montblanc.
Na semifinal, a Locomotiva Bake Off Brasil se aproxima do destino e os confeiteiros têm que se dedicar ainda mais para não desembarcarem pelo caminho. Na prova técnica, será preciso calcular os passos para se dar bem no bolo Geométrico.
Na grande final da temporada, as provas são invertidas e repletas de surpresas. No primeiro desafio, o bolo Batedeira. Na última prova, os confeiteiros precisam entregar uma grandiosa e variada vitrine de confeitaria.
Na prova criativa, os confeiteiros precisam entregar um bolo tempo com no mínimo dois recheios. Já na prova técnica, os competidores devem fazer uma releitura do famoso bolo de rolo, muito popular no país.
Os competidores precisam escolher as ferramentas corretas para esculpir o bolo oficina de madeira; na prova técnica, a clássica torta de limão ganha uma releitura que pode azedar os planos de alguns confeiteiros.
O quarto episódio de Bake Off Brasil, tem desafios na dose certa! Na prova criativa, um coquetel de cores e sabores no "Bolo Drink". E ter talento em matemática pode ajudar na prova técnica "Triângulo de Choux".
No quinto episódio de Bake Off Brasil, uma homenagem à agricultura brasileira com a prova criativa "Aqui se Planta, Aqui se Colhe". No segundo desafio do dia, uma técnica delicada feita na gelatina poderá ser a maior dificuldade dos confeiteiros na Relíquia de Primavera.
Os confeiteiros viajam nas cores e sabores da prova Inspiração Indiana. Na prova técnica, muito amor envolvido em um desafio gelado: Coração Lapidado.
Os confeiteiros precisam abrir novos horizontes para se manter na competição com a prova criativa Da Minha Janela Eu Vejo. O desafio técnico prova que o sol não nasce para todos.
A prova criativa apresenta o "Bolo Astros e Personalidades", com a representação de ícones como Michael Jackson, Carmen Miranda, Hebe Camargo, Charlie Chaplin e Pelé. O doce serve de referência para que os competidores façam suas receitas. Na prova técnica, a culinária da Suíça se faz presente através do doce “Cereja Imperial”, inspirado na clássica sobremesa Zuger Kirschtorte.
Na prova criativa, os confeiteiros tem que confundir os jurados transformando objetos em bolos bem realistas. Na prova técnica, a inspiração vem de uma das flores mais populares do Brasil, com a "Torta Violeta".
Na prova criativa, os confeiteiros terão o tema "quente e frio" para inspirar seus bolos. Na prova técnica, os competidores vão ter que reproduzir com fidelidade e se equilibrar na confecção da "Torre de Equilíbrio".
Na repescagem, os dez eliminados ganham uma segunda chance e apenas dois voltam à disputa. Na prova criativa, eles precisam entregar um bolo que celebre as belezas do fundo do mar e, na prova técnica, o desafio é reproduzir o doce "Veludo de Coco".
Os competidores precisam entregar um bolo "Descoberta de Tons", no qual terão que fazer cavidades esculpidas. A prova técnica traz todo o brilho da "Estrela de Chocolate".
Os participantes precisam entregar o bolo "Animais em Extinção", uma produção com pelo menos dois andares, dois sabores de recheios e fazendo referência a dois animais em vias de extinção. Na prova técnica, o desafio será fazer o temido macaron.
Na prova criativa, os confeiteiros entram em uma verdadeira batalha medieval com a criação de bolos vikings. Na prova técnica, eles precisarão entregar o doce "Vitória-régia", inspirado nas belezas amazônicas.
A chef Beca Milano apresenta o Bolo Japão com uma incrível riqueza de detalhes representando a cultura oriental. Na prova técnica, os confeiteiros precisam iluminar a tenda no desafio Doçura Luminosa com um abajur comestível feito com bolo esculpido.
No desafio criativo, os competidores precisam fazer o "Bolo Doce Talento", uma verdadeira obra de arte. Na prova técnica, eles precisar somar habilidade, concentração, organização e estratégia de técnicas e sabores para acertar o "Bolo Geométrico".
Confeiteiros recebem visita inesperada e têm de entregar um bolo inspirado em sonhos impossíveis na prova criativa. Na prova técnica, precisam fazer um imponente doce inspirado em receitas admiradas por duas rainhas da Inglaterra.
O programa chega à semifinal com desafio de bolo suspenso. Os participantes também deverão provar suas habilidades com o doce "Pedaço do Céu" na prova técnica.
Na grande final da temporada, Leonardo, Camilo e Fabiano disputam o título de melhor confeiteiro amador do Brasil. O campeão ganha uma viagem para conhecer as chocolaterias da Europa e 25 mil reais em compras.
Na estreia, 18 participantes tem que mostrar suas habilidades em duas provas: a prova criativa exige bolos em formato padrão com elementos de suas personalidades; a prova técnica requer replicação precisa de "Bolo Bake Off", com detalhes complexos.
Na prova criativa intitulada “Minha Profissão dos Sonhos”, os competidores deverão transformar em bolos as carreiras que um dia aspiraram ter quando eram crianças. Já a prova técnica requer a recriação precisa de uma “Gota de Morango”, uma delícia cheia de cores e sabores, que promete mexer com o juízo de muitos participantes.
Os confeiteiros homenageiam a cultura mexicana com bolos temáticos. A prova criativa exige bolos que reflitam a riqueza cultural e gastronômica do México e modelagem em 3D. Já na prova técnica, eles precisam reproduzir o doce "Favo de Mel".
Na prova criativa, o Bolo Robô desafia os confeiteiros que terão que inovar e demonstrar originalidade. Já na prova técnica, o grande desafio da vez é reproduzir um ácido "Espelho de Laranja", inspirado na fruta cítrica.
Os confeiteiros vão ter que entregar lindos e coloridos bolos em homenagem a magia do circo na prova criativa. Já na prova técnica, os participantes vão ter que enfrentar o delicioso e desafiador “Listrado de Hibisco com Manga“.
Nadja Haddad chora ao ver homenagem de Beca Milano. Apresentadora se emociona com bolo chamado "Meu Lugar no Mundo", que representa o lugar preferido no mundo de cada um. Na prova técnica, uma imponente ‘Arquitetura de Choux’ vai ser a missão dos competidores.
Uma nova dinâmica é preparada para essa edição. No Desafio Assinatura, os participantes preparam de receitas típicas brasileiras com um toque especial. O quitute que estreia o quadro será a famosa maçã do amor, prato típico das festas juninas. Na Prova Criativa, conheça o Bolo Arte Urbana, em que o destaque é o grafite. Na Prova Dinâmica, descubra o doce Textura de Outono.
No Desafio Assinatura temos o prato brasileiro mais adorado em festas de aniversário: o brigadeiro. Cada competidor deve reinventar doze brigadeiros no estilo “brigadeirão”. Na prova criativa, Beca Milano presta uma homenagem à rica fauna brasileira e os participantes devem fazer um bolo esculpido e, para elevar a dificuldade da disputa , os concorrentes são obrigados a trocar de bancadas. Na prova técnica, liderada por Giuseppe Gerundino, os competidores são desafiados a preparar duas Focaccias Pugliese.
Giuseppe Gerundino recebe uma emocionante homenagem com um bolo Mamma Mia!, de tema Itália. Os participantes devem, inesperadamente, formar duplas para a entrega dos bolos. Na prova técnica, precisam fazer uma Torta Sacher, da Áustria.
Acompanhe uma prova criativa e cheia de alegria tendo como base o "Bolo Calendário". O delicioso e temido macaron será a estrela da prova técnica no imponente "Cubo de Macarons".
Os participantes criam um Bolo Pixel com recheios exóticos, frutas como jamelão e cupuaçu na jogada. A prova técnica é uma Cúpula de Chocolate com recheio saboroso e decoração estampada.
Três confeiteiros que já deixaram a competição têm a chance de retornarem à tenda numa repescagem. Para garantir a vaga, eles precisam virar a página e enfrentam o Bolo Traços Perfeitos no desafio criativo e, na prova técnica, um Domo de Maracujá.
Os confeiteiros vão soltar a criatividade na prova assinatura “Cookies”. Com as presenças ilustres dos humoristas Wellington Muniz, Fausto Carvalho, Marlei Cevada, Gui Santana e Rodrigo Cáceres, os confeiteiros ficarão ainda mais inspirados para criarem o bolo “Doce Risada”. Na prova técnica, outro convidado especial chega para ajudar os confeiteiros com suas técnicas. O chocolatier Alê Costa dará uma aula sobre o famoso fruto antes da execução do majestoso “Cacau Imperial”.
Participantes se inspiram na arte do caricaturista André Lemos para a prova criativa. Na prova técnica, uma joia famosa por sua coloração singular torna-se a referência para o doce "Ametista".
Os confeiteiros devem entregar bolinho de chuva, bolo de casamento e bolo pudim nas provas assinatura, criativa e técnica, respectivamente.
No Desafio Assinatura, com enfoque na padronização, o quitute da vez é o famoso cupcake, responsável pela alegria da criançada nas festas de aniversário. Ao tema "Festa à Fantasia", os participantes enfrentam o desafio de incorporar personagens e se imergirem ao conceito da prova criativa. Já a prova técnica desafia os competidores do reality com o doce ‘Roleta’.
Na prova criativa, os candidatos exploram a história da confeitaria com o Bolo Máquina do Tempo. Na prova técnica, o desafio chega até as profundezas do mar com a Doce Pérola e a técnica complexa do Açúcar Soprado.
Bolos suspensos em formato de planeta serão feitos em uma semifinal eletrizante. Marcel, Yorran, Fabiano e Luan disputam vagas na grande final e terão que entregar um clássico "Bolo Ópera" na prova técnica.
O Bake Off reúne o casting do SBT para uma competição especialmente para o Natal. Apresentado por Carol Fiorentino e Ratinho, os jurados avaliam os pratos de Larissa Manoela, João Guilherme, Lívia Andrade, Chris Flores, Jean Paulo Campos, Matheus Ceará, Carlo Porto, Bia Arantes, Gabriel Santana, Valentina Francavilla, Isabela Fiorentino, Arlindo Grund, Milene Pavorô, Nadja Haddad, Karyn Bravo e Cassius Zeilmann.
O especial de Ano Novo traz a continuação da competição anterior. Os oito artistas remanescentes do especial de Natal retornam para mais provas. Lívia Andrade, Jean Paulo Campos, Karyn Bravo, Nadja Haddad, Carlo Porto, Matheus Ceará, Isabela Fiorentino e Chris Flores seguem na disputa pelo título de "Melhor Confeiteiro do SBT". Carol Fiorentino divide a apresentação com Danilo Gentili e conta com a avaliação especial de Carlos Bertolazzi.