Arlete, devido à vida caríssima e a especulação imobiliária decide alugar um dos quartos de seu apartamento em Copacabana, bairro da cidade carioca. Ela mora com as irmãs Memê e Arlinda. Por fim, a família acaba alugando um quarto para Lady. Pronto, a República se instala.
Arlete tenta impor regras, mas Lady instaura o caos ao tentar fazer um churrasco dentro de casa. A suspeita é de que a fumaça seja um incêndio no prédio. Alarmado, surge um vizinho, o Gustavão, para tentar apagar o fogo. A durona Arlete fica mexida com a visita do morador...
Arlinda conhece Russo e ele desperta seu desejo de amar de novo, mas Arlete acaba por convencê-la que ela está velha demais para essas coisas. Quando recebe um convite dele para o cinema, tende a recusar. Mas Lady e Memê acham que podem resolver a situação dando-lhe um banho de loja. Ela fica irreconhecível com roupas de jovens. Mas o feitiço se volta contra o feiticeiro. Russo não a reconhece e não se interessa por ela. Lady e Memê tentam, então, fingir que ela não é ela e tentam salvar o encontro.
Memê encontra através da Internet a Zé Aurélio, um pretendente que pelas fotos é um verdadeiro galã. Quando ela o conhece há uma quebra de expectativa que a deixa aborrecida e decepcionada. Zé Aurélio é feio e totalmente diferente das fotos. A situação muda quando ele se mostra um exímio cantor de karaokê.
Lady organiza uma seresta no apartamento. Arlete se retrai na presença de Gustavão, que Lady convidou escondida.O namoro de Arlinda e Russo se firma. Memê e Zé Aurélio aos poucos vão virando um par. Lady conhece William e ambos entram num clima romântico. Arlete fica apavorada diante da possibilidade de gostar de Gustavão, que além de tudo é um tremendo malhumorado, mas acaba gostando dele do jeito dele...
Na Repúlica do Peru desta semana, Lady resolve viajar com William. Com isso, as irmãs precisam exercitar o desapego. Clara, parente distante, veio ao Rio fazer uma prova para uma escola de teatro e passa uns dias na casa delas. A casa acaba virando local de ensaio. A convivência com Clara, seu colega Beto e a arte, no começo cheia de senões, evolui para a satisfação geral. Tudo fica mais interessante quando uma das atrizes não pode comparecer à prova e Memê, que tem o papel decorado de tanto assistir os ensaios acaba substituindo a atriz convidada.
No República do Peru desta semana, a experiência com o teatro entusiasma as meninas. Eles resolvem fazer um espaço cultural dentro de casa. Por sorte, Gustavão foi eleito o novo síndico recentemente e elas acham que isso ajuda. Ledo engano... Elas enfrentam a resistência de Gustavão e criam uma campanha de sensibilização dos moradores. Mas acabam comovendo Gustavão, que se confessa artista frustrado. Depois de esvaziada e decorada, elas fazem a inauguração do Espaço Cultural Feliz-Idade, no meio da sala!
As irmãs continuam com vaga aberta na República do Peru. Surge um rapaz, Robson, que não é idoso, mas, sabendo da vaga, pede que elas a cedam a ele somente por alguns dias, enquanto termina a reforma do apartamento que ele comprou no prédio. Robson é professor de dança em Porto Alegre e elas tiram vantagem de ter transformado a sala de casa num espaço cultural. Daí, Robson oferece umas aulas de graça, enquanto ele estiver hospedado na casa delas e ganha a vaga. Ele é muito gentil e suas aulas muito alegres. As irmãs se encantam totalmente com ele. Mas uma crise acontece quando o rapaz mostra a foto do filho e do marido. Arrasada pelo preconceito, Arlete quer cortar as aulas. Mas a situação se torna comovente quando Arlinda revela que sua filha que mora no exterior é gay e ela omitiu isso da família por medo do preconceito.
Arlinda fica de cama e decide se alimentar melhor. Sonia, uma especialista em alimentação natural ocupa a vaga da República. Memê e Arlinda preparam uma horta dentro de casa às escondidas de Arlete, porque a irmã mais velha desconfia de Sonia e dos seus ensinamentos. Quando Arlete descobre a horta, resolve denunciar ao seu amado síndico, Gustavão, que adora a ideia e resolve também fazer uma horta. Arlinda, generosa, diz que a ideia foi de Arlete e Gustavão pede que ela ensine como fazer. Arlete repete para ele tudo o que Sonia disse e ela questionou.
Na Repúbica do Peru desta semana, Memê conhece Don John, um senhor muito diferente, roqueiro, motoqueiro errante, de passagem pelo Rio. Memê oferece a ele a vaga. Arlete tenta se livrar dele mas acaba errando a estratégia e tendo de aturá-lo como hóspede. Memê está apaixonada por Don John. Tudo muda quando Memê flagra o roqueiro dando em cima de Arlinda. Mas elas se unem para pregar-lhe uma peça.
Memê enfrenta o problema da terceira idade em pegar um ônibus na cidade. Sempre o mesmo motorista evita parar no ponto para ela. Revoltada, Memê estabelece um plano de levar este motorista sequestrado para a República e dar-lhe uma lição. Mas tudo termina com o motorista se identificando com as irmãs.
No episódio desta semana de República do Peru, as três irmãs reencontram Neidinha, uma tia que não viam há mais de 20 anos. Seu objetivo é aproveitar as sobrinhas “cabeça-aberta” para comemorar seus 100 anos no Rio de Janeiro e realizar o sonho frustrado do baile de debutantes que nunca teve para morrer em paz! Os planos de Neidinha fazem Arlinda e Arlete delirarem com suas lembranças. Mas a tia não está nem aí pro passado, ela quer é viver seu sonho...
Neste último episódio de República do Peru, Russo decide pedir Arlinda em casamento, após retornar de viagem. Mas na República encontra Pinto, um rival que tenta se aproximar de Arlinda. Russo convoca Pinto para um duelo. Voltando de viagem, Lady entra com a noiva, quebrando o protocolo. O padre casa Arminda e Russo. Ao final, Lady canta a Ave Maria de modo tradicional e depois saca de um pandeiro, cantando-a em ritmo de samba.
Arlete volta ao passado, na época em que se candidatou a miss. Seu Sonho era ser miss Brasil, mas perdeu. Casados, Arlinda e Russo têm mais um morador, o Galo. As irmãs resolve fazer um novo concurso de miss, com a ajuda de lady e Gustavão para ver se ela volta para os dias de hoje.
Memê fica presa, feita de refém em um assalto. Memê se encanta com o assaltante. Do lado de fora, Arlete comanda as ações para invadir o apartamento. Elas formam o BOFI - Batalhão Operações Formado pelas Irmãs. Já estão prontas para agir, mas com conversa, no amor e pancadas, técnicas da irmãs, resolvem o problema.
Arlinda e Arlete alugam a vaga para um ex-rival de Memê, sem a reconhecer, de tantas plásticas que Irene fez. Mas Memê a reconhece, e pergunta o que o “Boi” está fazendo ali. Irene se faz de boazinha e convence Arlinda e Arlete a deixarem ficar. Pinto e Coelho aparecem e Memê tenta escondê-los, mas Irene acaba se deparando com eles. “Boi com pinto não vai dar um bicho legal”!
Arlete, Memê e Arlinda herdam uma máquina industrial de lavar. Resolvem lavar roupa para fora, mas só fazem besteira. O desastre é completo, mas elas tem uma ideia genial: transforma as roupas em modelos dos anos 70, estilo hippie; e com a ajuda da filha do Russo fazem sucesso.
As irmãs recebem um candidato à vaga na república, mas acham estranho o sujeito e o dispensam. Arlete quebra a perna e fica em casa com um binóculo xeretando pela janela a vida dos outros, aonde descobre que o ex-candidato à vaga está morando em um apartamento com a janela em frente a sua.
Arlete arruma um trabalho temporário em casa para um escritório de contabilidade. Ela precisa apenas somar notas fiscais, mas estranha alguns valores. E junto com Memê, Arlinda e Gustavão começa a Operação Paga Pato.
Arlete para defender Memê de um marimbondo, dá uma bolsada nela, que com olho roxo passa a ter uma série de ataques de sonambulismo. Arlinda ainda vive na esperança de reatar com Russo. As irmãs começam a receber diversas ligações de telemarketing. O problema é que Memê, durante a madrugada, começa a aceitar todo tipo de oferta!
Arlete resolve dar aula de culinária para uma senhora que quer aprender a fazer bolo. Memê aproveita para ir à praia e Arlinda vai procurar Russo. Arlete se desentende com a aluna e Memê conhece um Uruguaio que vende brownies divinos. Ela leva o Uruguaio para a república para aprender a receita, mas os Brownies estão batizados.
Memê resolve ganhar alguns trocados sendo motorista de aplicativo. Arlete feliz começa a cantar e Arlinda se empolga. Ensaia a irmã e canta com ela. Com o celular elas filmam um música que Arlete fez. O Funk do rabinho. Sem querer Arlinda coloca na Internet e o vídeo viraliza. Elas fazem sucesso. Gustavão vira empresário e as as duas irmãs formam a dupla Arlinda e Arlete.
Dona Doquinha aparece na República atrás de Arlinda, para ela ser sua cuidadora. Dona Doquinha vive em outro mundo, e as irmãs descobrem do porque, e começam a usar o mesmo remédio, Proteína do Esquecimento. Russo aparece atrás de Arlinda, mas o Galo aumentou a família.
Memê começa a trabalhar como atendente de telessexo. Arlete e Arlinda descobrem e a coisa só não fica pior porque Memê está pagando as contas da casa. Arlinda e Arlete resolvem trabalhar no Namorix Cel, mas o mundo mudou, e Lady acaba tendo que explicar as as variações do LGBTQI. As irmãs faturam alto e dão show de diversidade.
Em busca da Loteria perdida Arlete, Memê e Arlinda sonham em ter uma vida mais confortável, e jogam na loteria acumulada, e ganham! Só que o bilhete sumiu. Procuram em vários lugares, até na lixeira do bairro. Copacabana tem seus muitos moradores de rua, aonde foi parar esse bilhete.
Na praia de Copacabana as irmãs encontram estranhos casulos. Sem contar para Gustavão e Russo, que ficam enciumados. Arlete, Memê, Arlinda, Gustavão e Russo vivem uma experiência extraterrestre.