Depois de ter sido chutado para fora de casa por causa de uma traição, Juarez Gomes da Silva, juiz de futebol, disputa judicialmente com sua ex-esposa, Manuela, a guarda de seu filho Vini. Para complicar a situação, o juiz de Direito, encarregado do julgamento e torcedor fanático de um dos times da partida que Juarez vai apitar, da a entender que o resultado do jogo vai influenciar sua decisão no tribunal
Sem dinheiro para continuar no flat, Juarez volta a morar com a mãe e passa a conviver com o namorado dela, o argentino Guzmán, torcedor de um dos times que ele vai apitar. Como resultado de sua boa fase, Juarez é convidado pelo cartola Caponero a apitar a Taça Libertadores da América, sua maior conquista profissional.
Juarez se espanta quando o filho lhe pede uma sapatilha de ginástica olímpica como presente de aniversário. Durante uma partida no Uruguai, ele fica sabendo que um de seus colegas mais próximos é gay. Enquanto isso, Manuela acaba sendo assediada pelo advogado que a representa na Justiça, na disputa pela guarda do filho.
Vitória da Matta, a nova bandeirinha, é apresentada a Juarez e Carvalhosa que reclamam de ter de apitar uma partida de futebol ao lado de uma mulher. O trio viaja para a Venezuela para um jogo da Libertadores, no qual Vitória erra um lance importante e acaba colocando todos em perigo. Vitória e Juarez vão para a cama.
Juarez é reprovado no teste físico da Confederação e vai parar na "geladeira". Manuela, sua ex-esposa, é despedida do emprego e Vini é flagrado na escola tomando remédios. Para levantar dinheiro para a pensão alimentícia do filho, ele precisa apitar um jogo de firma. Como o segundo teste da Confederação se aproxima, o inseguro Juarez toma remédios escusos e falha na cama com Vitória.
Juarez resolve apitar uma partida recebendo dicas de Vitória através de um ponto eletrônico escondido. Durante o jogo, Juarez ouve Vitória receber uma cantada de um famoso ex-jogador de futebol e perde um lance importante. Vitória termina o relacionamento com Juarez e Caponero o suspende pela má conduta em campo.
Com a ajuda de Carvalhosa, Juarez consegue marcar um almoço com Caponero para conversar sobre sua suspensão. Mas, no caminho para o restaurante, ele se lembra da partida de futebol na escola de Vini. O juiz resolve ir aos dois compromissos. Um incidente atrasa o árbitro e acaba colocando-o numa situação profissional difícil.
Rosali convida Juarez e Manu para serem padrinhos de seu casamento com Guzmán. Rui fica com ciúmes e começa a vigiar a ex-esposa do árbitro. Juarez é sequestrado por um torcedor revoltado por causa de um erro de arbitragem num jogo do passado. Em busca de pistas, Manu, Rosali, Guzmán e Vini se unem para resgatar o árbitro.
Apesar das críticas da imprensa, Juarez é escalado para apitar a final da Libertadores. Graças ao amigo Carvalhosa, Manu e Juarez fazem as pazes. Na Argentina, a surpresa fica por conta da visita de Manu e Vini, a convite do russo Zarkhov, dono de um dos times da partida. Começa o drama ético de Juarez e a final da Libertadores.
Juarez recebe proposta de Zarkhov para roubar no jogo, mas não responde se aceita. O russo informa que além dele, um dos bandeiras está no esquema. Manu deixa claro que, se houver falta de ética, vai deixá-lo novamente. Os times empatam, até que um gol inacreditável decide o campeonato. Juarez está diante de um impasse.