Um por um, os aspirantes vão cozinhar o seu prato assinatura que terminarão já à frente dos jurados, mostrando o seu à-vontade ao fogão e também dando a conhecer as suas motivações. Depois de provarem cada prato, os jurados deliberam e decidem se o aspirante merece ou não um avental branco e assim entrar nesta grande aventura que mudará a sua vida. Mas além dos aventais brancos, os jurados têm ainda alguns aventais pretos que escondem um segundo desafio para alguns. No final desta fase de apuramento, estarão encontrados os 17 finalistas que irão competir semanalmente na cozinha mais desejada do país.
Arranca a derradeira competição para os 17 apurados, que a partir de agora exibem orgulhosamente o seu avental branco com o seu nome bordado. Pela primeira vez, enfrentam uma prova de Caixa Mistério que esconde uma grande partida e deixa todos assustados. Porém, o que está por trás da caixa mistério é só um ponto de partida para uma viagem pela cozinha portuguesa. Depois da prova de caixa mistério, chega o primeiro desafio de equipas, fora da cozinha. É em pleno Ribatejo que se celebra a festa das vindimas e é para todos os trabalhadores que os aspirantes irão cozinhar. Das três equipas do desafio exterior, só uma se sai vencedora e as outras duas enfrentam a primeira prova de eliminação. Nesta prova, que é uma lição sobre desperdício alimentar, todos lutarão por permanecer na competição, mas um dos cozinheiros amadores terá de deixar a cozinha.
Os 16 aspirantes ao título de MasterChef encontram mais uma caixa mistério no seu regresso à cozinha. Os jurados começam por explicar que nesta semana de competição, todo terão a oportunidade de conhecer as origens do Chef Óscar Geadas e já nesta caixa mistério está um dos seus produtos favoritos. O vencedor desta prova parte em vantagem para mais uma prova de equipa, desta feita em Bragança. A equipa vencedora deste desafio fica livre da prova de eliminação, prova essa onde mais uma vez vamos às origens do chef transmontano que pede aos aspirantes para replicarem um prato de uma convidada muito especialDas três equipas do desafio exterior, só uma se sai vencedora e as outras duas enfrentam a primeira prova de eliminação. Nesta prova, que é uma lição sobre desperdício alimentar, todos lutarão por permanecer na competição, mas um dos cozinheiros amadores terá de deixar a cozinha.
Na nona semana de competição, a cozinha arranca bem doce com uma prova onde os aspirantes são desfiados a reinventar alguns dos doces favoritos dos portugueses. Porém, esta prova terá um final muito amargo para um dos aspirantes. Na prova de eliminação, um pequeno ingrediente ditará todo o rumo da prova, e qualquer erro pode ser fatal para algo que parece tão simples.
Na décima semana de competição, os nove aspirantes começam a semana com uma caixa mistério muito especial: em cada uma está um sortido de produtos diferentes, mas com um ingrediente em comum, o arroz. Do bastmati ao carolino, é este o rei da prova que promete uma surpresa pelo meio, surpresa essa que desafiará os aspirantes e a sua resiliência.
Na décima terceira semana de competição, a duas semanas da final, os aspirantes encaram uma caixa mistério diferente do habitual...
Na décima quinta semana de competição, a grande final, Fernanda, Teresa, Tânia e David recebem uma surpresa muito desejada na sua última caixa mistério. Esta primeira prova dita quem marca o primeiro lugar no grande duelo final. Apurado o primeiro finalista, os restantes três cozinheiros amadores seguem para o último desafio exterior, onde terão de cozinhar para um grupo de chefs estrelados. É nesta noite tão especial que é eleito o segundo finalista. Fecha-se a temporada com o grande duelo final, onde cada um dos dois cozinheiros constrói o seu menu assinatura. É eleito o grande vencedor.
Os quinze cozinheiros amadores mais talentosos do país vão entrar na cozinha MasterChef, onde os três jurados os esperam: Ricardo Costa, Noélia Jerónimo e Pedro Pena Bastos. A primeira prova do ano vai ser um clássico MasterChef - a Caixa Mistério. Nela, os aspirantes vão encontrar ingredientes que já conhecem. Assim, vão poder mostrar aos jurados a sua cozinha. A segunda prova é um desafio em equipas na vila de Sesimbra, com vista para o mar, onde os aspirantes vão ter de servir 150 convidados. A equipa vencedora vai ficar a salvo e a equipa perdedora vai defrontar-se numa Prova de Eliminação que é uma homenagem à chef Noélia Jerónimo. Quem será o primeiro aspirante a abandonar a competição?
Depois da saída da Ana Isabel, a competição continua. Na primeira prova, os catorze cozinheiros amadores vão ter de conjugar ingredientes espinhosos com peixe e há dois alfinetes de imunidade para oferecer aos melhores pratos da prova. Na prova de equipas, os aspirantes vão ter de cozinhar fast food para o público mais exigente de todos: crianças. A equipa perdedora vai enfrentar uma prova de eliminação doce, mas que promete um final amargo para um dos aspirantes.
A cozinha do MasterChef abre as suas portas na época mais especial do calendário! Filomena Cautela é a anfitriã de uma das noites mais amorosas do ano: os avós vão ser os nossos aspirantes e mostrar-nos que o ingrediente mais importante de qualquer cozinha é o amor. Muitas surpresas, emoções e sabores que transportam todos para as mais belas memórias de sempre num especial que contará com a atuação musical de Jorge Guerreiro e com a presença de alguns convidados.
Uma centena de cozinheiros amadores de todo o país reúne-se na Praça do Município, em Lisboa, para competir por um lugar na nova temporada do MasterChef. Do grupo inicial, apenas 30 aspirantes irão receber uma colher de pau das mãos dos jurados, garantindo assim lugar na fase seguinte de apuramento. Já na cozinha, um por um, os 30 candidatos terão, então, de confecionar o seu melhor prato, que será terminado em frente aos Chefs. Depois de conhecerem os aspirantes e de provarem as suas criações, os jurados decidem quem merece ganhar um avental branco e entrar, assim, na corrida ao título de MasterChef Portugal. No final do episódio, estarão encontrados os finalistas que, semana após semana, irão competir na cozinha mais desejada do país.
Os aspirantes a MasterChef Portugal dão entrada na quarta semana de competição com uma prova onde serão desafiados a criar uma sobremesa que faça brilhar o sabor do café. Em 45 minutos, terão de aplicar os seus conhecimentos de pastelaria a uma receita capaz de surpreender os jurados. Mas há um pormenor: apesar de partilharem os mesmos ingredientes, não podem repetir sobremesas. Na segunda prova, os aspirantes terão o seu palato à prova: agrupados em pares, terão de cozinhar um prato onde brilhem dois ingredientes estrela, cada um escolhido por um elemento da dupla. Mas, para animar a cozinha, aos seis pares de aspirantes irão juntar-se Sílvia Alberto e Toy, que formarão a última dupla em competição neste desafio. Por fim, os aspirantes enfrentarão uma caixa mistério em chamas, que vai pô-los a brincar com o fogo na prova de eliminação. Como habitualmente, no final, um dos concorrentes terá de despir o seu avental e abandonar a cozinha do MasterChef.
Os aspirantes a MasterChef Portugal dão entrada na quinta semana de competição com uma prova onde serão desafiados a criar um prato que faça sobressair o ingrediente estrela da semana: o bacalhau da Noruega. Mas atenção: o bacalhau deverá ser uma surpresa e não deve ser apresentado de forma óbvia e banal. Na segunda prova, os aspirantes viajam até ao Alfeite, onde são recebidos na grande base operacional da Marinha Portuguesa. Divididos em duas equipas, e num cenário imponente, os aspirantes terão de confecionar uma sopa, um prato principal e uma sobremesa para mais de uma centena de militares. De volta à cozinha do MasterChef, os elementos da equipa menos bem-sucedida na prova anterior, enfrentam a prova de eliminação, onde terão de confecionar uma sobremesa com um óleo essencial. No final, mais um concorrente terá de despir o seu avental e abandonar a cozinha do MasterChef.