Um vídeo sobre temperaura, calor e escala Kelvin.
Um vídeo sobre o choro, uma de nossas representações emocionais mais impactantes.
O que é e qual sua função nos seres humanos?
Aquela pergunta clássica das aulas de física.
A explicação do Paradoxo de Olbers.
A Terra está ficando mais leve? Como assim?
Explicação do Efeito Doppler... aquele da fantasia do Sheldon.
Flutuam mesmo ou só não "caem"?
Descubra que não é o coração do crush...
Mais perigoso que aqueles super aspiradores de pó!
Tido como uma das mais controversas emoções, o medo pode salvar sua vida! Não só pelo fato de você se esconder de situações que achar perigosas, mas também por se antecipar à situações que podem se tornar prejudiciais. Uma coisa é certa: se não fosse pelo medo, nossa sobrevivência estaria ameaçada. (Edição de Halloween)
Nós só utilizamos 10% de nosso cérebro ou isso é só mais um daqueles mitos que de tanto repetido acaba virando uma "verdade"?
O que aconteceu com os nossos predadores naturais, por que não sofremos com eles hoje em dia? Nós estamos no topo da cadeia alimentar? Não temos nada a temer?
No vídeo de hoje, Pedro nos explica porque os nossos mapas estão "errados" e distorcidos. A Groenlândia aparece maior do que a África em grande parte dos nossos mapas, além de várias outras comparações que deveriam ser diferentes. Entenda o porquê disso!
Sabe aquela Lua de Sangue... não é sangue.
Hoje a NASA divulgou uma notícia muito importante: foi descoberto um planeta de tamanho muito próximo ao da Terra na zona habitável de outro sistema planetário. O planeta, denominado Kepler-186f, pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre a formação de corpos como a Terra e a sua dinâmica em outros sistemas planetários pelo universo.
Não existe universitário ou trabalhador que nunca tenha dito "eu estou morrendo de sono". O interessante é que essa frase é uma pergunta justa, afinal, quem nunca se perguntou se o sono pode matar? Se por acaso você é uma dessas pessoas que nunca se perguntou isso, o vídeo foi feito pra você!
Será que é possível ser mais rápido que a Luz?
Você sabia que quando você puxa água por um canudinho não é a sucção que faz com que ela suba, mas a pressão atmosférica que "empurra"? É por isso que os canudinhos tem uma altura vertical máxima, da qual nem com vácuo perfeito você consegue passar.
O que são os buracos negros? Como eles se formam? O que acontece quando dois buracos negros colidem? Nós podemos fazer buracos negros na Terra? Essas são algumas das dúvidas levantadas no último vídeo que eu postei sobre buracos negros, resolvi respondê-las em um único vídeo.
Tá ficando quente... e nós aceleramos isso.
Descubra a ciência por trás da ficção!
Nuvem pesa?
Saiba tudo sobre o Experimento de Lenz
Saiba mais sobre essa incrível Missão.
Esse vídeo vai fugir um pouco da linha do canal. A algum tempo o canal entrou para o YouTube EDU. Hoje tive a oportunidade de participar do YouTube EDU Academy, uma reunião com alguns professores de todo o Brasil para um workshop e troca de experiências. Foi simplesmente incrível. Estar no meio de tantas pessoas incríveis e talentosas com o objetivo de melhorar a educação do Brasil resulta em uma história tão bonita que eu achei melhor gravar do que por em palavras.
Como que o café, uma bebida que já salvou milhares de universitários e trabalhadores, funciona? A resposta é muito mais curiosa do que parece.
Saiba tudo sobre essa equação.
Assista esse vídeo e mate sua curiosidade.
As cores são iguais?
Houston... We Have a Confirmation!
Saiba mais sobre o Experimento da Convecção
Saiba mais sobre Fenda Dupla e o Princípio de Huygens
Um grande filme sempre tem seus chutes cinematográficos...
O mundo é caótico e isso é bom...
O que nos espera no futuro do Sistema Solar? Será que o céu será diferente? Será que teremos alguma chance real de continuar aqui para sempre? Quanto tempo o Sol ainda durará? Uma série de respostas em um único vídeo, uma espécie de "efemérides" que ocorrerão em um futuro próximo.
Saiba mais sobre esse fenômeno.
Não é pelo tamanho...
Tamanho é documento, sim!
Quem disse que onde é só no mar? Atualização: Acabamos de saber que hoje, 03/10/2017, a descoberta das ondas gravitacionais rendeu um Nobel de física a três físicos envolvidos no LIGO: Kip Thorne, Rainer Weiss e Barry Barish!
Talvez vocês já tenham percebido que castanhas-do-pará (geralmente as maiores dentro de potes com misturas de castanhas) ficam sempre no topo. Ou talvez você já tenha percebido que peças de Lego pequenas ficam sempre no fundo de caixas. Caso você nunca tenha percebido algum dos exemplos anteriores, agora você poderá olhar coleções de partículas com outros olhos!
O demônio de Maxwell foi um experimento mental proposto por James Clerk Maxwell em 1872 e ficou sem solução por quase 90 anos. Enquanto o paradoxo era minuciosamente estudado por cientistas de todo o mundo, um novo campo de estudos surgiu: a Teoria da Informação. É graças à Teoria da Informação que hoje temos o que podemos chamar de computação moderna.
A Relatividade Restrita é, provavelmente, uma das teorias físicas que mais geraram os chamados 'experimentos mentais'. Um experimento mental serve para testarmos as consequências de um princípio, principalmente quando é extremamente difícil de testá-lo experimentalmente (ou ainda quando os fenômenos ficam bizarros demais para que nossa intuição nos ajude em algo). O paradoxo da barra e do buraco funciona assim: imagine uma barra e um buraco com mesmo comprimento. Em situações normais, é fácil afirmar que a barra cairá no buraco assim que passar por cima dele. Mas e se a barra estiver se movendo próximo à velocidade da luz? Dependendo do referencial que escolhermos (barra ou buraco), teremos respostas diferentes. Qual referencial possui a resposta correta?
Os nossos cálculos mais recentes mostram que deveriam existir pelo menos 100.000 civilizações na Via Láctea. A questão que fica é: onde estão todas elas? Esse é o Paradoxo de Fermi, e nesse vídeo apresentaremos as melhores hipóteses para tentar explicar o porquê de nenhuma civilização (caso elas existam) terem feito contato com a gente ainda.
O horário de verão é controverso. Atualmente utilizamos ele por 32 anos seguidos no Brasil e só agora começamos a perceber as consequências negativas e o seu verdadeiro impacto na economia. Quem sabe ele possa ser lembrado como uma das nossas piores escolhas dos últimos tempos.
Os sotaques são as diferenças na maneira como pronunciamos as palavras dentro de uma mesma língua. Esse é um assunto complexo e cheio de informação! Nesse vídeo, analisaremos um pouco da história dos sotaques e como eles se consolidam.
E como estamos ligados agora?
Quem falou primeiro?
O efeito de bombas nucleares vai muito além da destruição causada no tempo após a explosão. A era nuclear vivida entre 1945 e 1993 deixou marcas profundas na humanidade, incluindo em você. Esse vídeo é uma lembrança de que as nossas ações como civilização impactam diretamente o ambiente e nós mesmos.
Um vídeo sobre buracos negros e a Radiação Hawking, o mecanismo pelo qual eles evaporam até deixarem de existir. Esse vídeo é o meu tributo e homenagem ao físico Stephen Hawking, que por meio de seus livros e trabalhos me inspirou e inspirou uma geração inteira a se interessarem por física.
De acordo com o nosso modelo padrão da física, prótons são perfeitamente estáveis. No entanto, novas teorias físicas como a Teoria da Grande Unificação mostram que talvez isso não seja verdade. Se o próton não for estável e puder decair, várias novas questões surgem e deixariam a física ainda mais interessante.
Antimatéria tem um lugar especial na imaginação popular! Mas, para o espanto de muitas pessoas, nós convivemos com antimatéria diariamente e ela não parece ser tão perigosa assim. Esse é um vídeo bastante explicativo sobre como sabemos da existência dela e como ela funciona.
A datação por carbono é um dos métodos mais utilizados para datar fósseis que não sejam tão antigos. Ela é uma espécie de cápsula do tempo que só é possível graças aos nossos conhecimentos sobre radiação e decaimento radioativo. Esse vídeo mostra o processo detalhado de formação de Carbono-14 e como isso nos ajuda a datar fósseis.
Para conhecer alguma coisa, precisamos saber a sua idade. Tudo o que datamos na Terra - desde fósseis até rochas - envolve algum método de datação que utiliza átomos desse objeto ou até mesmo o próprio objeto. Mas e no caso do Universo? Como não podemos "pegar uma parte do Universo" e datar, como sabemos qual é a sua idade?
Entender o ciclo de vida das estrelas é entender o Universo ao nosso redor. Os átomos que hoje compõe você, os objetos que você usa diariamente e a própria Terra são fruto de fusão nuclear no interior de estrelas ou restos de supernovas.
Como é possível o Universo Observável ter 93 bilhões de anos-luz de diâmetro sendo que ele tem só 13.7 bilhões de anos de idade? Isso significa que o Universo expandiu mais rápido do que a luz?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel da física pelo seu artigo sobre o efeito fotoelétrico, e NÃO pela teoria da relatividade. Esse vídeo explica como funciona o efeito fotoelétrico, o Nobel de Einstein.
Bactérias estão pouco a pouco se tornando resistentes a todos os nossos antibióticos, e isso é um problema imenso. Mas por que exatamente isso acontece e o que podemos fazer para impedir que isso ocorra?
O que é e por que precisamos de uma dualidade onda-partícula na física?
Se a Terra parasse de girar nesse exato momento, o que aconteceria com a humanidade? Teríamos alguma chance de sobreviver? Prepare-se para uma longa jornada através das consequências de uma Terra que parou de girar.
Ir para o espaço é caro (e muito!). O que falta para conseguirmos um elevador espacial?
Grande parte da humanidade que nasceu nos últimos anos nunca verá o céu noturno como nossos antepassados. A poluição luminosa está se tornando um problema sério que vai muito além de não podermos ver estrelas no céu.
Em 1999 um erro de engenharia resultou na perda de uma sonda de 125 milhões de dólares. E o pior: esse erro poderia ter sido facilmente evitado!
Dia 2 de Setembro de 2018: O Museu Nacional no Rio de Janeiro pegou fogo, consumindo anos de história e um acervo vasto e rico de arqueologia, paleontologia, antropologia, astronomia e diversas outras áreas. Esse vídeo é a minha tentativa de mostrar o quão importante o museu era e o que perdemos com o incêndio.
Quanto tempo um ser humano conseguiria passar no núcleo do Sol e sobreviver?
O entrelaçamento quântico (ou emaranhamento quântico) é fascinante! Ele aparentemente possibilita coisas como transmissão de informação à velocidades mais altas do que a luz, o que deveria ser impossível de acordo com o nosso entendimento atual do Universo. Como ele funciona?
A radiação de Cherenkov (ou Efeito Cherenkov) acontece quando partículas se movem mais rápido do que a luz em um meio material. Isso parece estranho e errado porque de acordo com a relatividade nada se move mais rápido do que a luz no vácuo. Mas em um meio material não existe esse impedimento. Então como exatamente isso acontece?
Colonizar a galáxia possivelmente é o último estágio de uma civilização desenvolvida. Mas como exatamente faríamos isso?
Velas solares poderiam levar seres humanos até o planeta mais próximo fora do Sistema Solar em 20 anos. Mas o quão real é essa ideia? Podemos construir uma vela solar com a tecnologia atual?
A velocidade da luz é bem conhecida, mas isso nem sempre foi assim. Foram necessários séculos de trabalhos das mais brilhantes mentes da humanidade para termos o valor que conhecemos hoje, 299 792 458 metros por segundo. Mas como é que conseguimos chegar nesse valor?
Neutrinos são estranhos. Como nós conseguimos detectar uma partícula que interage muito pouco com a matéria ao seu redor?
Saiba sobre o grande desafio que iremos enfrentar ou já estamos enfrentando.
O paradoxo dos gêmeos é um dos experimentos mentais mais interessantes (e famosos) da relatividade. Nesse vídeo tentaremos explicar o que está acontecendo e como resolver esse paradoxo.
Qual é o nosso lugar nesse Universo "Infinito"?
Em 1977, cientistas trabalhando em um radiotelescópio receberam um sinal curioso. Ela durou 72 segundos e foi muito próxima a uma frequência muito bem conhecida. O sinal, que foi apelidado de "sinal Wow!", até hoje é motivo de imaginação. Mas que tal lembrarmos das dificuldades de fazer comunicação com alienígenas analisando as mensagens que já enviamos?
Computadores mudaram o mundo. Hoje somos extremamente dependente deles! Mas curiosamente, eles NÃO são a maior invenção da humanidade, como muitos argumentariam. Os computadores modernos que temos hoje só são possíveis por causa de outra tecnologia: os transistores. Esse vídeo é uma tentativa de explicar como transistores funcionam, como eles podem armazenar bits e eu até me arrisco a tentar explicar como computadores calculam 1 + 1 usando binário.
A fusão nuclear é muitas vezes dada como a energia do futuro. De fato, não é difícil entender por que a fusão nuclear gera tanto interesse: com ela, poderíamos manter o consumo atual de energia da humanidade por mais 150 bilhões de anos. A pergunta que realmente importa é: o quão distante está esse futuro? Com vocês, a fusão nuclear explicada.
Buracos negros são objetos fascinantes. Eles desafiam muito do que sabemos (ou pensamos saber) sobre relatividade e física quântica. Só que tem um problema: como nós podemos fotografar algo que não emite e nem reflete luz? Entenda tudo por trás da histórica primeira foto que tiramos de um buraco negro.
Ter uma internet rápida é o sonho de quase todas as pessoas. Mas e se eu dissesse que a internet mais rápida do mundo... não fica na internet? Esse é um vídeo sobre como transferimos quantidades muito grandes de dados hoje em dia.
O gato de Schrödinger foi um experimento mental proposto pelo físico Erwin Schrödinger mais ou menos no surgimento da física quântica. A ideia é bem simples, mas muitas vezes a discussão interessante proposta por Schrödinger é deixada de lado. Apresento a vocês o gato de Schrödinger explicado!
Você provavelmente já viu algumas fotos ou imagens da Via Láctea, mas nenhuma dessas é verdadeira. A razão é bem simples: nós estamos dentro da galáxia, então não conseguimos olhar ela de fora. Mas então como sabemos o verdadeiro formato da Via Láctea?
Se você quiser ir para a Lua, mais da metade da energia será gasta somente para sair da Terra. Vivemos em um campo gravitacional difícil. Quanto mais coisas você quer levar no seu foguete, mais combustível você precisa, e essa relação pode sair de controle rapidamente (e exponencialmente) - Essa é a tão famosa tirania da equação do foguete.
Isaac Newton começou o que hoje chamamos de física clássica quando enunciou suas três leis do movimento: A lei da inércia, a lei fundamental da mecânica e o princípio da ação e reação. Esse vídeo é uma viagem histórica desde as nossas primeiras noções de movimento até uma explicação de como Newton chegou nas suas famosas leis.
No dia 26 de Abril de 1986, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu. Esse foi o maior acidente nuclear já registrado. Essa é a história dele.
Usinas nucleares são provavelmente a forma de gerar energia mais eficiente que nós conhecemos - mas tem um problema: o que devemos fazer com todo o lixo nuclear que ficará milhares de anos radioativo?
No dia 2 de Julho eu tive a oportunidade de ver o eclipse solar total sob os céus do Chile. A experiência foi inesquecível.
Uma nova tecnologia está vindo para os nossos celulares: o 5G. Embora seja promissor, o 5G está causando preocupações em algumas pessoas. Nesse vídeo eu explico quais são os efeitos dela no corpo humano.
Se você assistiu Dark, você provavelmente foi apresentado ao conceito do paradoxo de Bootstrap, que é um dos exemplos de problemas gerados por viagens no tempo para o passado. Esse vídeo é uma explicação dele.
Será que nós estamos vivendo em uma realidade paralela? Será que existem mais Universos assim como o nosso? Quem sabe nós sejamos parte de um multiverso?
Esse vídeo explica a física quântica e as diferenças entre ela e a física clássica (de Newton). O vídeo cobre a história do desenvolvimento, o porquê da palavra "quântica" e ainda fala sobre o surgimento da mecânica quântica.
O Big Bang - talvez a teoria científica mais famosa de todos os tempos. Ele realmente explica a origem do Universo? De onde surgimos, para onde vamos e quem nós somos? Nesse vídeo da série explicado, todas essas dúvidas serão respondidas.
Diferente do meu vídeo "O Big Bang Explicado'', nesse vídeo quero falar um pouco mais sobre o desenvolvimento da teoria do Big Bang.
Nós temos falado muito sobre Nióbio nos últimos meses. Esse vídeo - feito em parceria com a CBMM - é a minha tentativa de focar na ciência por trás desse elemento. O que é verdade e o que não é?
Se você pudesse escolher apenas uma coisa da física para guardar e, em caso de a civilização recomeçar, ter esse único conhecimento, qual você escolheria?
O espaço-tempo é um dos conceitos físicos mais famosos. Ele surge como uma consequência da relatividade de Einstein e muda drasticamente a maneira como nós enxergamos o universo. Explicar o conceito não é fácil, mas aqui vai a minha tentativa nesse novo vídeo da série Explicado.
Transformar Marte em uma segunda Terra é um desafio maior do que a nossa engenharia atualmente permite. Ainda assim, como nós poderíamos terraformar Marte de uma maneira realista?
O SinapseQUIZ é um quiz show diferente. As perguntas são feitas para mostrar que o que imaginamos ser senso comum na verdade vai muito mais além. Não existem respostas simples, nem mesmo para as perguntas fáceis. Participantes desse episódio: Karol Queiroz Felipe Hime Pedro Loos Paulo Pereira Ed Gama
O SinapseQUIZ é um quiz show diferente. As perguntas são feitas para mostrar que o que imaginamos ser senso comum na verdade vai muito mais além. Não existem respostas simples, nem mesmo para as perguntas fáceis. E o mais importante, não existe um vencedor. Todos nós ganhamos com o conhecimento adquirido ao longo do programa. Participantes desse episódio: Karol Queiroz Gustavo Guanabara Pedro Loos Imaginago Ed Gama
O SinapseQUIZ é um quiz show diferente. As perguntas são feitas para mostrar que o que imaginamos ser senso comum na verdade vai muito mais além. Não existem respostas simples, nem mesmo para as perguntas fáceis. E o mais importante, não existe um vencedor. Todos nós ganhamos com o conhecimento adquirido ao longo do programa. Participantes desse episódio: Felipe Hime Karol Queiroz Pedro Loos Gustavo Guanabara Paulo Pereira
O SinapseQUIZ é um quiz show diferente. As perguntas são feitas para mostrar que o que imaginamos ser senso comum na verdade vai muito mais além. Não existem respostas simples, nem mesmo para as perguntas fáceis. E o mais importante, não existe um vencedor. Todos nós ganhamos com o conhecimento adquirido ao longo do programa. Participantes desse episódio: Fernando de Borthole Felipe Hime Pedro Loos Jefferson Schroeder Rafael Studart
A quarta dimensão sempre foi motivo de mistério. Como seria viver em 4 dimensões? O que ela seria? Um mundo ou universo paralelo em que outros seres superiores viveriam? A verdade é que... não. A quarta dimensão pode ser explicada usando exemplos intuitivos. Embora o conceito de dimensão seja algo muito bem estabelecido na ciência, é bem provável que duas pessoas estejam conversando sobre coisas diferentes quando falam em "dimensão".
O SinapseQUIZ é um quiz show diferente. As perguntas são feitas para mostrar que o que imaginamos ser senso comum na verdade vai muito mais além. Não existem respostas simples, nem mesmo para as perguntas fáceis. E o mais importante, não existe um vencedor. Todos nós ganhamos com o conhecimento adquirido ao longo do programa. Participantes desse episódio: Fernando de Borthole Rafael Studart Pedro Loos Jefferson Schroeder Herbet Castro
Ímãs são um dos objetos cotidianos mais divertidos de se usar para fazer experiências. Eles colam na sua geladeira, prendem os seus dedos e estão até nos aceleradores de partículas. Mas como os ímãs funcionam? Esse vídeo explica ímãs, campos magnéticos e o mais importante: como fazer um ímã.
Em 1859, a maior tempestade solar já registrada na nossa história como humanidade ocorreu. Postes pegaram fogo, telégrafos funcionaram mesmo desconectados da rede elétrica e auroras podiam ser vistas quase no equador do planeta - incluindo o Brasil! O mais assustador dessa explosão solar é que, caso ela tivesse acontecido nos dias de hoje, nós teríamos grandes problemas. Nossa sociedade funciona com base em dados digitais, que são armazenados muitas vezes em discos magnéticos. O que aconteceria com a civilização caso essa tempestade tivesse ocorrido nos dias de hoje? Seria o fim da humanidade como a conhecemos? Correríamos risco de voltar a idade medieval?
Teletransportes até são legais na teoria, mas na vida real eles causariam alguns... paradoxos. A pessoa que entra em um teletransporte teria que ser morta para que um clone dela fosse criado na saída. E mesmo que elas fossem idênticas, isso levanta a pergunta: elas são a mesma pessoa? Esse é o famoso Paradoxo de Teseu, que lida com problemas de identidade e o que de verdade somos nós.
O teste de Turing é uma das formas pensadas para verificar se uma máquina consegue se passar por um ser humano. Desenvolvida por Alan Turing, o teste ganha cada vez mais relevância conforme inteligências artificiais parecem se tornar realidade. Mas será que você consegue passar no teste? A resposta não é o que parece.
Essa semana o Sinapse, o podcast oficial do Ciência Todo Dia completa 1 ano de existência (ou crises existenciais)! Para comemorar, o episódio de hoje será gravado ao vivo interagindo e respondendo perguntas de vocês ;)
A física e a mecânica quântica são teorias fascinantes. Estudar o seu desenvolvimento e as suas consequências deixa qualquer um entusiasmado. Mas ela tem alguns problemas, que precisaram de uma nova teoria quântica para serem resolvidos: a teoria quântica de campos.
Computação quântica é a palavra do futuro. Há pouco tempo, a Google anunciou que alcançamos a supremacia quântica e todos ficaram animados. Como estamos cada vez mais próximos do limite da computação atual, a expectativa de computadores quânticos no horizonte nos deixa animados. Mas como é que um computador quântico funciona? O que torna ele diferente de um computador clássico?
O Coronavírus chegou ao status de epidemia, e isso é preocupante. Mas o quão preocupados devemos ficar? O quão perigoso é o Coronavírus? Como eu faço para me proteger e evitar infecções?
Supernovas são eventos extremos, talvez as maiores explosões do Universo. Nesse vídeo entendemos um pouco mais sobre como elas funcionam.
Logo após o surgimento do Universo, quantidades iguais de matéria e antimatéria foram criadas. Esse é um dos maiores enigmas do Universo atual: o sumiço da antimatéria.
Fazem quase 50 anos que nós não voltamos para a Lua, mas isso provavelmente vai mudar em breve. A NASA pretende nos levar de volta, mas o que exatamente isso significa para o futuro da exploração espacial e do Sistema Solar?
Computadores não conseguem gerar números aleatórios, e isso pode ser problemático no mundo moderno. Esse vídeo ensina um pouco sobre como computadores funcionam e como podemos gerar números verdadeiramente aleatórios usando eles.
Um vídeo sobre o canal, planos para o futuro e como podemos, juntos, alcançar ainda mais pessoas e revolucionar a maneira como tornamos as pessoas fascinadas por ciência.
2017 foi um ano incrível para o Ciência Todo Dia. Como o natal é um data importante para todos nós, este é o meu presente para vocês: um vídeo respondendo às perguntas que vocês me fizeram! Espero que gostem! Feliz natal!
E chegou o dia de comemorarmos juntos os 300.000 inscritos do Ciência Todo Dia. Tem sido uma longa e divertida jornada.
O SinapseQUIZ é um quiz show como você nunca viu. As perguntas são feitas para mostrar que o que nós pensamos ser senso comum na verdade é muito mais profundo.