Maria Rita, jovem pastora da Serra da Estrela, vê um homem suspeito, David, a rondar a casa do avô e, para defender o territorio, dispara um tiro de pressão de ar sobre ele. O rapaz é na verdade um jovem advogado, que lhe revela que está ali em nome do seu pai, Henrique, mas a jovem rejeita o que ouve, convicta que os pais morreram na Alemanha.
Henrique propõe a Maria Rita de assumir o lugar como sua filha, em troca da salvação da queijaria do seu avô, mas a jovem recusa, dizendo que não se vão vender a quem quer que seja.
Vera questiona Maria Rita sobre a sua ida ali a casa, ameaçando chamar a polícia. A jovem revela ser filha de Henrique, mas tanto Vera como Mercedes refutam a ideia, achando que ela apenas quer auto promover-se. Indignada, Maria Rita percebe que o melhor é ir embora, mas é chamada por Júlia, que deixa claro não querer voltar a vê-la por ali. Maria Rita prepara-se para partir quando chega David. Mercedes e Vera ficam incrédulas por os dois já se conhecerem, e esta revela que foi ele que foi à sua procura a pedido de Henrique.
Vera questiona Maria Rita de qual o propósito da ida a sua casa e ameaça chamar a polícia, quando Maria Rita revela ser filha de Henrique.
Maria Rita acorda cheia de dores de cabeça, e fica aflita por estar em soutien. David assegura-lhe que não se aproveitou dela, mas Maria Rita diz-lhe que não quer ouvir mais mentiras e sai esbaforida.
Mercedes incita Vera a perguntar, diretamente, a David porque lhe mentiu ao dizer que ia ao Porto, quando afinal foi à cadeia ver Henrique.
Maria Rita diz que veio para ficar, como Henrique pediu. Para que se vá embora, Júlia está disposta a oferecer-lhe o dobro do que Henrique prometeu, mas a jovem recusa, pedindo um quarto para ficar.
Suzy diz à mãe que já sabe porque é que se separou de Pompeu, quando Madalena entra com um ramo de rosas e as entrega a Celinha.
Teodora apanha Joca a dormir no café e repreendendo-o por não a ter avisado sobre a sua ida a Aveiro. Hónorio pergunta pela neta e fica intrigado por Joca não lhe parecer muito seguro quando lhe responde que está tudo bem com ela.
Rodolfo, acompanhado por David, enumera a uns constrangidos Pompeu e Celinha todos os problemas e prejuízos que eles arranjaram na empresa com as suas confusões, e finaliza a conversa a indicar que não só Pompeu fica sem trabalho, mas também Celinha vai ser despedida do Salinas. Ambos suplicam a Rodolfo para que não o faça, mas este mantém-se irredutível.
Maria Rita mostra a Suzy as fotografias que descobriu de Vera a ter vários encontros com um homem. Suzy diz-lhe que aquela cara lhe é familiar, e indica à amiga que pode ganhar pontos com David com aquilo. Maria Rita diz-lhe que David já faz parte do passado.
Maria Rita diz a Constança que ela é a pessoa de quem mais gosta naquela casa e compromete-se a ajudá-la, se ela estiver com algum problema.
Joca olha preocupado para Rafael a dizer-lhe que não o pode deixar ir para Aveiro, por ter recebido uma denuncia onde o acusam de ter tentado abusar sexualmente de Marlene.
Suzy queixa-se a Laura que não vai aguentar partilhar o quarto com a avó, quando recebe uma chamada de Maria Rita, que lhe conta que viu Nelo a ir visitar Henrique à cadeia.
David e Vera beijam-se, de pazes feitas. O filho de Carmo não consegue deixar de ficar surpreso com a nova postura da namorada, com esta ainda a reforçar que percebeu que estava a ser injusta com a pastora.
Suzy critica Leonor por ter arruinado o negócio da mãe, mas acaba por compreender que ela queira que os pais voltem a ficar juntos.
Rodolfo vê Constança e Nuno a discutirem e liga a Mercedes, indicando-lhe que o problema da filha está resolvido.
Carmo olha atónita para Barnabé a entrar com ar de quem levou uma sova e o pastor indica que não sabe o que lhe aconteceu.
Honório tenta acalmar Teodora e acusa-a de estar a fazer com Marlene, o mesmo que já fez com Celinha, por achar que nenhuma mulher é boa o suficiente para os filhos.
Pompeu trabalha com Nelo e nenhum deles vê Maria Rita a dirigir-se à zona dos escritórios da fábrica. A pastora quase que é apanhada pelo segurança e suspira aliviada por ele não a ter visto.
Celinha ameaça ir à polícia denunciar o negócio ilegal de Mercedes, mas acaba por concordar com Madalena não querer que todos fiquem sem trabalho, se o spa fechar.
Mercedes alerta Luzia que a única coisa que têm em comum é terem os mesmos pais, ficando em fúria por assumir ter sido ela quem a denunciou à ASAE e lhe roubou as malas.
Honório diz a Joca que vai vender a queijaria para pagar a Henrique o dinheiro que ele lhe deu e pede-lhe que não conte nada à neta.
Celinha entra em casa, fica em choque ao ver Pompeu na cozinha com uma mulher e, chorosa, sai.
Irritada, Vera critica Aldina por ter lançado a suspeita a Júlia, de que pode ter outra neta que desconhece. Aldina pede desculpa e fica preocupada quando sabe que Maria está doente.
Artur conta a Luzia a misteriosa ligação que Vera tem à família de Maria, tendo de descobrir o que se passa. Artur recebe uma chamada e sai disparado, deixando para trás uma preocupada Luzia.
Artur diz a Vera que se preocupa com Maria, depois de ter percebido que ela é maltratada pela madrasta. Vera disfarça a sua tensão quando Artur lhe perguntar quais são os seus motivos para também gostar tanto de Maria. Vera aproxima-se sedutora de Artur e indica que Maria foi só um pretexto para estar com ele, mas Artur não acredita. A Trindade de Sousa é salva pela chegada de Mercedes, que pergunta de pronto a Artur o que está a fazer com Vera. Artur recorda-se de se ter envolvido com Vera há seis anos.
Artur agarra Vera e diz-lhe que é muito fácil fazer as contas, pois estiveram juntos meses antes de Maria nascer, o que significa que pode ser ele o pai da criança. Vera recorre ao seu habitual jogo de humilhação para fugir à conversa, vincando que ele não foi a única pessoa com quem se envolveu. Artur sai e avisa Vera de que aquela história não vai ficar assim.
Artur questiona Vera se foi ela quem lhe arranjou um emprego em Lisboa para o afastar dela. Vera nega, e fica boquiaberta por ele a acusar de ter sido ela quem fez desaparecer Maria, para ele não poder comprovar ser pai dela. Júlia interrompe a conversa e ordena a Artur que saia de sua casa.
Marlene pergunta a Alex por Joca, e o jovem apresta-se para lhe dar a morada de onde ele foi.
Pompeu e Suzy confortam Marlene, que chora por Joca não aceitar que vão ter um filho.
Artur diz a Luzia que está a ponderar contar a verdade sobre a filha a David, estando seguro de que ele o vai perdoar.
Henrique assume a Vera que tem de tomar algumas decisões em relação ao seu casamento com Mercedes e fica boquiaberto por a filha lhe dizer que Mercedes já decidiu por ele, tendo acabado de sair de casa. Mercedes entra disparada em casa, para espanto de Henrique e de Vera, contando que o seu carro foi roubado, e que por esse motivo foi obrigada a voltar para trás.
Mercedes fica aliviada por Júlia lhe dizer que já percebeu que ela vendeu o carro. Mercedes confirma que gastou mais do que devia e que, por isso, teve de o fazer. Júlia diz que, independentemente de não gostar dela, não quer que Henrique se separe dela nesta altura tão difícil para a família.
Vera agradece a Artur por lhe ter estragado o noivado e a vida, ao contar que têm uma filha. Artur não se fica e insiste querer que ela lhe diga onde está Maria. Vera nega saber o paradeiro da criança.
Henrique sossega Aldina, a dizer-lhe que ninguém vai descobrir que foram eles que fizeram Maria desaparecer na tentativa de fazer Vera assumir que tinha uma filha. Aldina pede a Henrique que não seja duro com Vera, que ficou com problemas por ele e Mercedes terem sido pais ausentes.
Suzy diz a Maria Rita que a conversa que ouviu de Mercedes comprova que ela já andava com Rodolf antes de Henrique ser preso, adensando ainda mais a trama.
Carmo recebe chamada de David a contar que está a chegar à Serra da Estrela e, de seguida, pede para entregarem um ramo de flores, predisposta a tentar salvar o noivado do filho.
Carolina ordenha uma ovelha e está a praguejar contra a sua má sorte por ter ficado sem nada, quando David chega e fica estupefacto por vê-la ali.
Júlia diz a Henrique ser melhor agirem com tato com Constança para não a perderem e questiona-o sobre onde estava no dia do roubo, mas Henrique desvia a conversa a dizer que não vai deixar que Constança o manipule.
Laura fica intrigada por Luzia ter faltado à consulta no médico, quando ele lhe disse que era muito importante ela lá ir.
Mercedes chega com Carmo à quinta, e ficam apreensivas por Laurinda lhes dizer que David saiu para ir à aldeia.