Joana avisa a Altino que não pretende conceder o divórcio. Ana Paula procura o avô para convencê-lo a voltar para casa, mas ele fala sobre sua relação com Joana e ela fica dividida. Ao sair, Ana Paula encontra Cláudia e insinua que teve um romance com Fernando na ilha. Joana conversa com Fernando e dramática diz que agora que Altino voltou a andar ele não quer mais saber dela. Ela culpa Cláudia e deixa Fernando furioso. Fernando decide procurar Cláudia e ela o acusa de ter um caso com a sobrinha. Irritado, ele lhe dá um tapa.
Preocupados com a saúde de Joana, Fernando e Olívia chamam um médico. Vic devolve a Altino o dinheiro que recebeu dos americanos e ele divide a soma entre ela e Cláudia. O médico diz que Joana está com o sistema nervoso abalado e pede que evitem contrariá-la. Cláudia pressiona Altino para saber se o dinheiro que ele lhe deu é uma compensação pelo massacre de sua família. Altino acaba confessando que quem comandou o ataque, no passado, foi Joana. Cláudia entra na fazenda Olho D'Água decidida a falar com Joana.
Ana Paula avisa a Joana que Cláudia está à sua espera. Ao ouvir falar no massacre, Joana aceita recebê-la. Cláudia propõe esquecer a história caso ela lhe ajude a conquistar Fernando. Joana inverte a situação: diz que Altino a acusou para se livrar da culpa. Cláudia fica confusa. Ao sair, diz a Fernando que pretende comprar sua parte no sítio e mostra o dinheiro. Em seguida, procura Júlia e confirma com ela que Joana é a responsável pelo incêndio no sítio.
Cláudia vai à delegacia acusar Joana. Damasceno diz que não pode reabrir o inquérito sem testemunhas. Cláudia conta que Altino confessou a culpa de Joana, mas o delegado lhe pede um tempo para pensar. Robério volta para casa. Fernando diz a Cláudia que seu preço pelo sítio é ter seu pai de volta e ela responde que só se ele voltar para lá. Altino faz um jantar para Cláudia e Vic. Aproveitando que foi à cidade convidar a amiga, Cláudia procura o delegado.
Cláudia convence o delegado ao acompanhá-la ao sítio, certa de que Altino vai confirmar o que lhe contou à tarde. Rafael, com ciúmes, briga com Dudu. Altino conversa com Vic sobre a possibilidade de ela e Cláudia transformarem o sítio em um haras, quando chegam Cláudia e Damasceno. Altino, possesso, acusa Cláudia de tê-lo traído, já que havia prometido que não iria à justiça contra Joana, e decide não falar nada. Cláudia sai, chateada, e Altino a abraça. Fernando chega ao sítio, vê a cena e sai em disparada.
Cláudia continua arrasada porque Fernando ficou com uma ideia errada sobre a cena que acabara de ver. Cláudia pergunta a Júlia se ela confirmaria ao delegado que Joana foi a responsável pela morte de seus pais e Júlia se nega. Robério faz a Fernando uma oferta pelo sítio e ele se recusa a vender, mas aceita o arrendamento das terras. Donato avisa a Joana que Cláudia andou pressionando Júlia.
Altino diz para Cláudia que Fernando não aceitou vender o sítio para Robério. Cláudia fica revoltada. Altino, então, conta que Robério arrendou o lugar. Joana vai à prisão, pede para falar com Vítor e diz que o colocará em liberdade se ele fizer um serviço para ela. Joana entrega uma faca a Vítor, facilitando sua fuga. Ela marca um encontro à noite para revelar quem ele deve assassinar. Assim que Joana sai da delegacia, Cláudia chega e procura por Vítor para obter maiores informações sobre o massacre de sua família. Os dois discutem e ele jura vingança.
Marília, animada, continua os preparativos para o casamento e diz para Heitor que ele está tenso e a evitando. Vítor foge da cadeia e encontra Joana na cidade. Ela lhe entrega uma espingarda e diz que ele deve matar a filha de Chico da Silva. Cláudia sai da casa de Robério de moto. Vítor, na tocaia, vê quando ela se aproxima e atira. Fernando chega logo em seguida e a socorre. Damasceno ordena uma busca em toda a cidade. Altino procura Cláudia pelo sítio e não a encontra. Ele decide ir à cidade e encontra a moto de Cláudia jogada na estrada. Altino vai para a Santa Casa. Na Santa Casa, ela está sendo operada e Altino e Fernando aguardam ansiosos.
Olívia fica preocupada com Fernando e liga para a pensão. Ela descobre que ele saiu de lá com Cláudia e ainda não voltou para casa. Joana fica nervosa ao descobrir que Fernando estava com Cláudia. O delegado procura Joana, mas ela foi ao encontro de Vítor e ordena que ele termine o serviço. Vítor, então, vai ao hospital e desliga os aparelhos que mantêm Cláudia respirando. Damasceno chega na hora e consegue prender Vítor. A enfermeira religa os aparelhos. O delegado interroga Vítor, mas ele não conta quem o contratou. Para conseguir a verdade, Damasceno pede que Joana compareça a delegacia e promove um encontro dela com Vitor.
Damasceno descobre que não conseguiu gravar nada de importante da conversa de Joana e Vitor. O médico nota que Cláudia está com infecção hospitalar e Altino resolve removê-la para o Rio de Janeiro. De avião, eles partem da cidade. Marília fica irritada ao saber que Cláudia está, mais uma vez, atrapalhando seus planos, pois Heitor corre ao hospital para ficar com o pai. Donato tenta convencer Joana a esquecer de seu ódio por Cláudia, mas não consegue. Fernando fica desconfiado de que Joana possa ter algo a ver com o atentado a Cláudia. Altino procura Marta e os dois voltam ao hospital.
Altino e Marta ficam juntos no hospital enquanto aguardam por notícias. Julia fala para Donato abrir o olho com a proximidade de Joana. Durante conversa com Ana Paula, Fernando diz estar estranhando o comportamento de Joana. Fernando procura Donato mais uma vez e desconfia cada vez mais da culpa de sua mãe. Fernando vai à delegacia e ouve de Damasceno que Joana pode estar envolvida com o atentado sofrido por Cláudia. Fernando conversa com Ana de novo e diz estar muito confuso. Cláudia, no Rio de Janeiro, entra em coma.
Fernando procura Robério para saber se Joana está envolvida com o incêndio no sítio de Chico da Silva. Júlia resolve se livrar do peso que o segredo lhe traz, procura Fernando e conta o que aconteceu. Joana, dramática, diz que jamais perdoará Fernando por ter pensado tais coisas. Fernando procura Damasceno que diz a Fernando que a única pessoa que lhe pode esclarecer é Altino. Joana exige que Donato demita Júlia, mas ele se recusa.
Marta tenta convencer Altino a ir ao casamento de Heitor. Na hora, Altino aparece, mas fica em meio aos convidados, se recusando a ficar com Joana no altar. Na saída, Fernando o espera para lhe fazer duas perguntas. Ele quer saber se Joana é culpada pelo incêndio e se seu pai tem um caso com Cláudia. Altino confirma a Fernando que Joana comandou o massacre. Mas, quando ele diz que gosta de Cláudia apenas como uma filha, Fernando não acredita. Rafa procura Altino na festa e pergunta por que dele ter dado dinheiro a Vic.
Ana Paula conversa com Fernando e o convence a procurar Cláudia. Heitor não consegue esquecer a cena de Marília e Fernando beijando no celeiro e a primeira noite do casal é um fracasso. Marília, magoada, volta para Rio Novo. Altino e Marta aguardam notícias de Cláudia no hospital, quando chega Fernando dizendo que veio buscá-la para ser sua mulher.
Fernando chega ao hospital e diz que foi buscar sua mulher. Altino e Marta se emocionam. Marília chega à casa do pai em Rio Novo, tem crise de choro ao contar o fiasco que foi a noite de núpcias. Cláudia começa a apresentar sinais de melhora. Donato telefona para Heitor e exige que ele vá a Rio Novo imediatamente. Fernando retorna a Rio Novo para cuidar do sítio com Robério. Marilia vai ao celeiro e lembra-se do dia que foi flagrada beijando Fernando. Logo depois, ele chega ao local. Marília conta para Fernando tudo que está acontecendo entre ela e Heitor. Ele decide então a levar para a fazenda Gaibú. Heitor, mais irritado quando a vê com Fernando, exige que ela volte com ele ou anule o casamento.
Heitor pressiona Marília. Ele diz que se ele não for para o Rio com ele, ela não precisa voltar nunca mais. Marília, indecisa, acaba resolvendo voltar com Heitor. Fernando, firme, diz a Joana que sabe de tudo o que ela aprontou, mas que não vai culpá-la mais. Em seguida, diz que espera que ela faça o mesmo com seu pai, esquecendo o processo que move contra ele. Heitor leva Marília de volta, mas começa a tratá-la agressivamente. Cláudia recebe alta e se transfere para o apartamento de Marta. Fernando, irritado porque Joana não desiste do processo, procura o delegado e pede que ele reabra o inquérito do incêndio do sítio.
Damasceno ainda tenta tirar da cabeça de Fernando a ideia de remexer o processo, mas ele não desiste. Cláudia pede a Altino leva-la ao sítio, mas ele nega e diz que ela deve ficar de repouso. Fernando conta para Ana Paula que pediu para Damasceno rever o processo. Joana que estava escondida ouve tudo. Em seguida, Joana vai à casa de Donato e pede que ele a ajude a impedir que Fernando e o delegado prossigam a investigação. Donato reage muito mal ao pedido de Joana e a expulsa da fazenda. Fernando recebe a intimação para Altino comparecer em juízo e a leva ao Rio de Janeiro para entregá-la. Marília prepara um jantar romântico e Heitor nem repara. Fernando e Cláudia se reencontram e se beijam apaixonadamente.
Cláudia e Fernando conversam. Enquanto isso, Marta e Altino observam enternecidos. Marília e Heitor brigam mais uma vez. Altino e Fernando vão para o julgamento no Rio. Cláudia diz para Marta que ainda não se vingou da família de Altino. Vic consegue com Damasceno o endereço do presídio para onde Vítor foi transferido. Joana retira a acusação diante do juiz e Altino fica livre do processo. Fernando, então, procura o delegado para que pare a investigação. Damasceno lhe diz que isso é impossível, pois Cláudia também reabriu o inquérito. Marília e Heitor chegam a Rio Novo para rever a situação da família, atendendo um chamado de Joana. Vic consegue falar com Vítor no presídio.
Vic encontra Vítor e o convence a contar toda a verdade para conseguir diminuir sua pena. Ele concorda, desde que lhe consigam um advogado. Beth diz a Rafael que não está mais apaixonada por ele. Marília e Heitor decidem ficar em Rio Novo, cuidando da fazenda. Joana pressiona Fernando para que fique a seu lado, mas ele corre da resposta. Joana dá um telefonema misterioso. Em seguida, pede que Olívia lhe faça companhia, pois está com um mau pressentimento. De fora de casa, começam a atirar em direção às janelas. Joana e Olívia ficam apavoradas com os tiros.
Fernando finge não conhecer a carabina. Vítor aceita a ajuda de Cláudia, em troca do depoimento contra Joana. Enquanto isso, em Rio Novo, Joana obriga Vic a contar o que Cláudia planeja. Fernando pergunta à mãe como a carabina foi parar nas mãos de Vítor. Ela inventa uma hipótese que não o convence. Fernando ergue um brinde ao seu casamento com Cláudia e Joana não gosta. Cláudia procura o delegado para comunicar que agora conta com o testemunho de Vítor. Cláudia diz que agora tem provas e que o delegado terá que colocar Joana na cadeia. Olívia percebe que Joana desapareceu.
Os Flores procuram Joana, enquanto na cidade começam os boatos a respeito da sua loucura. Cláudia, irritada, acha que tudo não passa de um golpe de Joana para comover os filhos. Fernando avisa a polícia, que também sai à procura dela. Rafael fecha um negócio ilícito para a empresa, na mesma linha de atuação de seu falecido pai. O delegado encontra Joana no cemitério, perturbada, rezando junto ao túmulo de Chico da Silva.
Joana não está bem, diz frases sem sentido. Damasceno a conduz de volta à delegacia, onde os parentes a esperavam. Já na fazenda, ela abraça Altino, agradecida por ele ter voltado para casa. Preocupado, Altino resolve voltar por uns dias, mesmo sob os protestos de Cláudia. Rafael visita Tânia para convencê-la a ficar do seu lado, mas não consegue. Então, ele pede a uma amiga que seja sua nova secretária. Joana pede a Fernando que traga Cláudia para conversar com ela. Fernando leva o pedido e Cláudia aceita.
Atendendo a um pedido de Heitor, Altino diz a Joana que desistiu da separação. Ela não aceita, afirmando que entende seus motivos para pedir o divórcio. Joana pede perdão a Cláudia. Irritada, Cláudia grita que não vai esquecer o passado e pretende reabrir o inquérito. Joana convoca o advogado para entrar com o pedido de divórcio. Fernando diz que não se importa com o que aconteceu e que vai se casar com Cláudia de qualquer jeito. Joana ouve e recomeça suas crises, dizendo ao filho que impedirá o casamento.