É o aniversário do Cascão, e ele acaba de ganhar o grande prêmio em uma competição de parkour. Mônica é encarregada de escolher o presente ideal para ser entregue na festa-surpresa que a turma está preparando, mas Cascão não parece estar muito animado com a data e sua conquista. Mônica percebe que tem algo de errado com o amigo, e faz de tudo para descobrir o que está acontecendo.
Mônica faz o maior sucesso ao lançar no podcast de Denise a sua primeira música-solo, Nove de Novembro. Mas a alegria dura pouco quando seu diário, onde está guardada a grande inspiração de suas letras, se perde e vira objeto de curiosidade de toda a escola. O que será que significa esta data para Mônica?
Magali e Cascão percebem que Xaveco está estranho: parece descolado e seguro de si. Sem poder contar com Mônica, que não desgruda do DC, nem com Cebola, que está deprimido, os dois decidem investigar sozinhos o que está por trás da transformação do amigo. É quando desconfiam que o estranho comportamento de Xaveco tem a ver com uma bebida misteriosa.
Franja é selecionado entre vários cientistas do mundo para testar a mais nova robô com inteligência artificial, a Brisa. Marina, como sempre, deixa suas próprias tarefas de lado para ajudar o namorado. Mas a robô é muito mais autônoma do que o esperado e vai ajudar Marina a perceber que sua relação com Franja poderia ser melhor.
Mônica e DC já estão namorando há três meses, momento em que a paixão inicial passa e os defeitos do outro começam a aparecer. E ela está em crise: DC tem cecê. Ela pede a ajuda das amigas e decide dar pequenas indiretas ao namorado, mas, como ele não se toca, Mônica decide colocar em prática um plano mais drástico.
Do Contra deixa Mônica na mão ao viajar para a capital justo quando ela consegue marcar o primeiro show da sua banda. Para não perder a grande chance, ela pede a ajuda de Cebola para substituí-lo na bateria. Cebola se esforça para ajudar a amiga, enquanto a relação entre Mônica e DC estremece pela distância. Será que o namoro dos dois sobreviverá ao Natal?
No final da temporada, a turma se reencontra em uma grande confraternização para celebrar a virada do ano. Após os eventos do episódio anterior, Cebola e Irene surpreendem a turma ao chegarem acompanhados, espalhando a suspeita de que começaram a namorar. Ainda assim, Mônica tem uma grande revelação a fazer... talvez.
A Turma Jovem conversa com a comunidade para colocar em prática um plano de revitalizar uma região do bairro degradada, próxima à Escola do Limoeiro. Vídeo Institucional feito por encomenda para o Ministério da Justiça.
Tem gente que acha que só porque cresceu um pouquinho já tem direitos de adulto. Mas a Turma da Mônica Jovem e o programa +iD mostram que, para consumir bebida alcoólica, não basta ter crescido, tem que ter mais de 18 anos. Vídeo Institucional feito por encomenda para a Ambev.
Conhecida pela personalidade forte, Mônica sabe que para ser legal entre os amigos e se enturmar não precisa fazer o que os outros fazem, mas, sim, o que é o certo. Olha essa conversa dela com o pai e a Magali. Vídeo Institucional feito por encomenda para a Ambev.
Animação direcionada para jovens de 12 a 16 anos que ajuda a identificar indícios de comportamentos que podem levar um relacionamento a ser abusivo. O projeto Institucional é parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), Secretaria de Educação do DF (SEE/DF), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Mulheres.