Em total desacordo com as atitudes dos filhos, Eli questiona os herdeiros. A ingênua Sâmila tenta fugir das investidas de Finéias, filho de seu patrão, Eli. Penina, mãe de três filhos e segunda esposa de Elcana, diz estranhar o fato de Jeodás e Marílis só terem tido um filho até o momento. Sâmila fica bastante assustada e chora após uma atitude cruel de Finéias. Eli fica superespantado com a chegada de Jaziel , homem enviado por Deus, no Tabernáculo.
Samuel fica impactado com o que ouviu do Senhor. Oito anos depois, ele permanece no Tabernáculo e ganha mais prestígio entre as pessoas. Querén desconfia de Hofni. Jeodás não consegue esconder seu ódio por Ézer. Eli pede que Samuel deixe o Tabernáculo para visitar seus pais. O exército israelita é surpreendido pela chegada dos inimigos filisteus.
Samuel fica sabendo a identidade dos pais de Ézer. Os homens de Israel descobrem algo relevante a respeito do povo da Filístia. Samuel conta que Deus (voz de Flávio Galvão) não esqueceu dos Seus. Anainér (Sílvia Pfeifer) se perplexa com a situação de sua tropa. O rei Guedór (Anselmo Vasconcellos) resolve o destino da Arca da Aliança.
Samuel (Rafael Gevu) afirma que o Senhor não deixou Seu povo para trás. Anainér (Silvia Pfeifer) fica pasma com a situação do exército de seu reino. Os filisteus estão cada vez mais doentes e o rei Guedór (Anselmo Vasconcellos) decide o que será feito com a Arca da Aliança. Furioso, Eliúde (Igor Cotrim) está cada vez mais longe do caminho do Criador.
Abner está descontrolado depois que a escolha do novo rei é alterada e os mais velhos fazem de tudo para detê-lo. Zeleque para escapar de castigo fecha aliança com Joiada. Tobias (Dida) tenta forçar sexo com Arrava (atriz não divulgada). Laísa (Sthefany Brito) e Kayla atendem Naás e montam um ritual.
Lamár (Vitor Sparapane) procura por Naas (Rodrigo Moraes) e usando o nome do rei Lúcier (Sergio Dias Maciel) faz novo pacto com ele. Joiada (Renato Chocair) suborna Abner para ingressar no exército lhe entregando algo de valor. Dalía (atriz não divulgada) fica espantada ao encontrar Arrava (atriz não divulgada) quase sem cor. Abner decide avançar na população amonita. Naas e Tobias (Dida) acompanham a cavalo ao lado dos seus homens rumo à entrada da cidade.
Por falta de respeito a Abner, Chaim (Augusto Gulum) e Zera (Arthur Alavarse) são castigados. Kayla (Hylka Maria) coloca Lamár contra a parede para saber o que ele quer de fato. Uma parte da população fica fora de si por conta do ataque do povo rival e Saul faz de tudo para contornar a situação. Abner junta seus homens e realiza um discurso muito relevante.
Ainoã fica sentada à mesa e se mostra muito pensativa. Libi pergunta qual é o motivo desta sua preocupação. Ainoã reluta em dizer, mas desabafa que está preocupada que Saul comece a mudar, depois de ter se tornado rei. Em uma reunião, Saul é surpreendido com a atitude tomada por Obal. Um ano depois, Saul e Kayla despertam juntos na tenda.
Ainoã conta para Saul que Kayla vai fazer a refeição da noite com eles naquele dia. Abner chama Saul para conversar sobre o que aconteceu na entrada da cidade. Os dois então começam a decidir quais serão os próximos passos que os soldados israelitas tomarão. Abner e Saul saem e conversam sobre a desculpa que deram a Ainoã para poderem passar aquela noite fora de casa.
Ainoã fica totalmente incrédula ao saber de uma decisão de Saul e começa a chorar. Ele se justifica, dizendo que os anciões o pressionaram a tomar aquela decisão. Os soldados filisteus fazem a guarda na entrada da cidade e começam a abordar as pessoas com pedidos de pagamento. Dalía então decide se oferecer como pagamento para os soldados não levarem as crianças como escravos. Adena beija Saul, e Ainoã se mostra totalmente chocada com a atitude dele.
Samuel conversa com Joel e explica para ele que o importante na vida é ser justo e correto especialmente quando ninguém está vendo. Ainoã e Saul começam a discutir. Jônatas começa a tentar acalmar homens e mulheres que pedem muito por ajuda da guarnição dos filisteus, que foram para a entrada da cidade.
Abner desmente Darim. Ainoã se assusta com o comportamento do marido. Baaná é recebido por Lamár no palácio filisteu. Samuel se sente desprestigiado. Baaná gosta das regalias recebidas no palácio filisteu. Laísh fica furioso com a decisão de Saul sobre o ocorrido entre Abner e Darim. Baaná fecha um acordo com Lamár.
Joaiada se despede dos mais próximos. Jônatas fica tocado com a situação de seu povo. Darim chora diante da atitude de Abner. Enquanto segue seu destino, Joaiada decide ajudar Arrava. Jônatas tem um plano ousado. Joiada ampara Dalía. Urias se oferece para lutar no lugar de Sama. Jônatas faz uma convocação secreta.
Luciér dá permissão a Lamár para atacar Israel. Samuel e Eloá observam os filhos os desobedecendo. O exército filisteu se prepara para uma nova batalha. Saul manda anunciar a chegada da guerra contra os filisteus. Joel e Abias se desesperam ao ver que foram flagrados pelos pais. Os filisteus se aproximam fortemente armados.
Saul recebe o apoio de Ainoã. Samuel lê a carta enviada pelo rei de Israel e passa nova orientação a Saul. O exército de Israel parte para o combate. Kayla faz uma revelação surpreendente sobre sua origem para Ainoã. Samuel e Eloá encontram os filhos em um estado deplorável. Saul fica chocado com a reação dos soldados israelitas diante da imponência dos inimigos.
Pressionado, Saul desobedece a orientação passada por Samuel. Liderados por Lamár, os filisteus se preparam para a guerra. Samuel condena a atitude do rei Saul. Kayla se aproxima de Isbosete. Salima se desespera ao encontrar Agé. Arrava tenta descobrir a identidade de seu pai. Kayla ganha a confiança de Isbosete.
Isbosete se deixa levar pela conversa com Kayla e acaba fazendo uma revelação importante para a vilã. Ela se encontra com o comandante filisteu Lamár. O rei Saul recebe uma notícia preocupante sobre as armas de seu exército. Transtornado com a notícia recebida, Saul culpa Jônatas pelo ocorrido. O rei é avisado sobre a aproximação dos inimigos e pede que seu exército espere o momento certo. Em conversa com Laísa, Kayla se mostra confiante na vitória dos filisteus. Joiada não é aceito por Abner, mas vai até Saul.
Jônatas pede a ajuda de Zeleque para pôr seu plano em prática. Aitofel é surpreendido pela presença de Dalía. Jônatas e Zeleque surpreende um grupo de filisteus e os atacam. Alás fica pasmo ao saber que seus homens foram atacados por apenas dois israelitas. Jônatas e Zeleque se assustam ao sentirem um tremor na terra. Todos começam a perceber o fenômeno. Saul exige a presença da arca. Abner tenta alertá-lo, mas o rei se mostra decidido e autoriza o combate.
Os inimigos filisteus decidem se reorganizar. Depois de levarem a melhor no campo de batalha, os soldados israelitas ficam famintos. Samuel faz uma revelação sobre o plano de Deus para Saul. O rei israelita edifica um altar ao Senhor. Jônatas fica chocado com a atitude de seu pai. Saul assusta a todos com sua decisão sobre Jônatas.
Saul tem uma discussão com Ainoã. Arrava é apresentada a Eliã. Falsa, Kayla ampara Ainoã. Samuel e Eloá ficam chocados com a atitude intempestiva dos filhos. Saul não se entende com Ainoã. Arrava conhece seu pai. Laísa é vista por Darim durante seu ritual de feitiçaria. Kayla se entrega a Abner. Adelina provoca Saul.
Iran é recebido por Lamár. Ainoã fica chocada ao ver seu marido com outra. Abner e Kayla aproveitam o tempo juntos. Lamár faz uma revelação sobre o passado de Kayla para Iran. Darim decide não dedurar Laísa. Kayla é surpreendida com o pedido de Abner. Em conversa com Ainoã, Saul conta ter sido rejeitado por Deus.
Kayla fica chocada ao perceber que foi traída.Saul fica frente a frente com Luciér. Luciér sela o destino de Kayla. Saul é ovacionado pelo povo. Luciér avisa que nomeará o próximo rei da Filísitia. Jônatas é pego de surpresa pela notícia dada por Maya. Sob o comando de Saul, os israelitas vencem uma importante batalha.
Agé (Mário Hermeto) tem um destino que faz Urias (Roger Gobeth) perder o chão. Saul (Carlo Porto) vai atrás de Davi (Cirillo Luna). Encaminham-o até Áquis (Augusto Garcia) quando os filisteus os rende. Saul ordena algo sádico e mortal anti os sacerdotes. Davi vê que alguém chega perto ao mesmo tempo em que conversa com Deus (voz de Flávio Galvão).
Doegue (Pedro Henrique Moutinho) observa Benaia (Thiago Amaral) e Ismaías (ator não divulgado) com atenção. Acontece o casamento de Chaya (Rayanne Morais) e Shimeia (Bernardo Mesquita) e Eliabe (Alex Morenno) e Timna (Laís Gavassi). Davi dá um incentivo aos combatentes. Saul manda que Davi seja preso.
A comitiva do rei Gesurita chega a Hebrom e Davi fica impactado ao ver Maaca. Bateseba não esconde os ciúmes da princesa. Urias presenteia sua noiva. Benaia se aproxima de Davi e fala algo em segredo. Eliã e Zeleque voltam ao acampanhamento machucados com uma má notícia. Joabe afronta Davi e todos ficam espantados com a ousadia do soldado. Abigail estranha a saída de Davi durante a noite. O harpista vai até a caverna de Macpela e é surpreendido. Durante a festa de posse do novo rei, o comandante Abner percebe algo estranho.
Bateseba tenta falar com Davi na caverna de Macpela. Todos perplexos com o destino de Merabe. Abigail recebe a visita de seus pais, Asher e Liora. Davi e Abigail se desentendem.Bateseba se esquiva da conversa com seu pai Eliã. Abner, Isbosete e Paltiel planejam vingança contra os filisteus. Urias bêbado briga com Eliã e Asael. Doegue se arisca para atender a um pedido de Mical. Eliabe encontra Zeruia e os dois relembram o passado. Patiel vê Mical chorando e tenta descobrir o que houve. Bateseba e Mizpá conversam e ao passar por Urias ele desvia o olhar. Eliã anuncia a chegada de um mensageiro de Abner.
Eliabe aconselha Davi. Exército de Davi se prepara para uma missão. Elisama se assusta ao ver Bateseba chegar chorando. Joabe parte com alguns soldados com uma mensagem para Abner. Davi impõe condições ao rei Talmai para estabelecer a tão esperada aliança e começa a sofrer as consequências de sua decisão. Abner reuni os homens e aguarda Simei para montar uma estratégia contra os Filisteus. Joabe descumpre as ordens de Davi.
Aionã questiona Davi sobre o casamento com Maaca. Mical discute com Isbosete por causa de Davi. Abisai fica incomodado ao ver Joabe mentir para Davi. Zeruia fica aos prantos após notícia dada por Joabe. Mizpá acolhe Joabe em uma crise de choro. Aitofel tenta fazer com que Urias e Bateseba reatem o compromisso. Davi conta a Abagail sobre a mensagem de Mical.Doegue fica diante de Áquis, o rei filisteu. Abner surpreso com a revelação de Rispa. Aitofel irritadíssimo com a neta Bateseba.
Bateseba fica sem ação com da atitude de Urias. Áquis abismado e orgulhoso com a história contada por Doegue. Davi se prepara para viajar e faz recomendações a Abigail. Bateseba vai ao campo de treinamento e tenta falar com Urias. Em Jabes-Gileade os anciões questionam a Abner sobre vulnerabilidade do reinado de Isbosete. Doegue volta e encara a fúria do comandante Abner que quer saber o que foi fazer em Judá. Bateseba pede uma nova chance a Urias.
Bateseba pede uma nova chance a Urias. Diante da difícil viagem, Sama faz uma proposta a Davi. Todos atônitos ao avistar o grande nevoeiro de areia. Davi e seus soldados se ariscam e enfrentam a tempestade de areia. Eliã e Urias desesperados em busca de Elisama. Eliã e Aitofel são surpreendidos com um pedido de Elisama. Davi fica em choque com a notícia de Abiatar.
Sama acorda perdido e dá de cara com o desconhecido Itai. Aitofel, abatido e com seus olhos marejados, relembra o último pedido Elisama. Abner se irrita com postura apática de Isbosete diante do reinado. Com uma informação de Doegue, o comandante faz plano para surpreender os filisteus. Bateseba desabafa com Mizpá e Timna sobre confissões da sua avó. Eliabe se embriaga e lembra com saudades de Zeruia.
A casa de Davi é decorada para um Shabat especial com muita animação. Num momento descontraído, Eleazar descobre que Noemi é irmã de Natan. Mizpá aconselha Bateseba a esquecer de vez Davi. Urit sorrindo tenta manter seu segredinho enquanto é pressionada por todos. Davi é alertado que uma comitiva se aproxima. Bateseba se desespera ao encontrar Aitofel caído no chão.
Mical flagra Rispa com Abner e confronta o comandante diante da concubina. Davi e seus valentes cavalgam em Belém e admiram a paisagem. Abner e seus soldados, todos armados para um confronto, seguem em busca de vingança contra os filisteus. Davi visita seus pais em Belém. Isbosete dá uma missão a Doegue.
Jessé conta a Davi sobre a ataque que sofreram em casa. Isbosete se irrita ao saber que Abner agiu contra os filisteus sem comunicá-lo. Abner e seus soldados comemoram a vitória na batalha contra os filisteus. Davi, com sede de vingança, faz planos para mais um confronto e é aconselhado por Natan. Doegue, escondido, observa Rispa e Abner.
Chega o dia do casamento de Davi e Maaca. Obede e seu filho Itai tentam buscar refúgio e resolvem procurar por Sama. Tinma questiona Eliabe sobre os sentimentos dele por Zeruia. Maaca choca todos Hebrom. Davi fica reflexivo com conselho de seu pai. Arrava se assusta com os sintomas de Sama. Abigail tenta controlar Aionã.
Sama vê Davi muito abatido e tenta consolá-lo. Acolhidos por Sama, os filisteus Obede e Itai, pedem o consentimento para entrar no exército. Isbosete acusa Abner de dormir com a concubina de seu pai e o comandante acaba tomando uma importante decisão que afetará a todos. Depois de ser perseguida, Hagite fica surpresa ao reconhecer o rei.
Para surpresa de todas as esposas, chega ao palácio Afra, a primeira concubina do Rei Davi. Natan decide abordar Davi com uma perspectiva diferente explicando os potenciais problemas que podem surgir para um rei com muitas esposas. Os valentes se reúnem com o rei para organizar a chegada da Arca em Jerusalém.
Sisa entrega a Davi o papiro enviado pelo profeta Natan. Ele começa a ler, mas Hagite chega e tira o seu foco. Damáris fica chocada com a revelação de que Mefibosete é descendente de Saul. Afra apresenta as novas concubinas para as esposas de Davi. Ayla e seu pai convidam Mefibosete para um jantar em sua casa. Benaia e Joabe entram apressados no palácio e avisam ao rei Davi que os filisteus voltaram.
Davi pede a Abiatar que consulte Deus antes do encontro com os filisteus. Uzá e Aiô usam a arca para benefício pessoal. Mefibosete e Ayla se casam em cerimônia simples. Áquis segue convicto com seu plano de invadir Jerusalém. Berias descobre a farsa de Ziba e acaba sendo perseguido e golpeado. Os valentes se preparam para mais um confronto.
As esposas e filhos de Davi entram em pânico com o início de mais um conflito. Davi enfrenta o irmão de Golias. Maquir e Marta ficam curiosos sobre a noite de Ayla e Mefibosete. Hagite discute com Joabe e sai em busca de Davi. Uza dá uma atenção especial para Eleora e é repreendido por seu pai Jedias. Damáris decide ir para Jerusalém.
Com a notícia da morte do rei Naás, Davi envia seus representantes para prestar apoio, a atitude não é bem recebida pelo novo rei dos Amonitas. Hagite decide passar um tempo longe do Palácio. Bateseba vê Davi passeando com a filha Tamar e resolve ir ao encontro deles. O rei Hanum tenta convencer seus irmãos a entrar em guerra com os israelitas.
Zequele leva sua família para cuidar da videira deixada por Urias. Mizpa conta um segredo a Joabe e o guerreiro fica furioso com a revelação. Ele fica com o ego ferido e passa a desprezar a mulher. Bateseba passa o dia todo no quarto do palácio na tentativa de esconder sua gravidez do filho que espera de Davi. Como consequência de seus pecados, o rei fica enfermo e com muitas feridas no corpo. Bateseba cuida do israelita.
Nasce o filho de Bateseba e Davi. Zebadias desconfia de Simei e vai até Jerusalém para verificar se ele realmente mentiu. Davi pede perdão a Deus pelos pecados que cometeu. Mizpa passeia com suas amigas e acaba vendo Simei. O rapaz tenta conversa com ela, mas é ignorado. Mizpa fica com receio de Joabe flagrar os dois juntos e o guerreiro acabar agredindo o homem.
Natan conta a Davi que ele será perdoado por Deus, mas sofrerá dolorosas consequências por ter se afastado do Pai. Um dos castigos será uma doença e também uma perda muito importante em sua família. O profeta explica a Naava sobre a conversa que teve com o rei e as revelações que contou. A mulher fica aliviada por saber sobre o futuro do israelita ao ser perdoado por Deus, mas, ao mesmo tempo, se assusta ao saber o que Davi terá de enfrentar uma fase terrível. O rei sofre uma inesperada perda e fica desesperado com a situação. Damaris tenta acolher Bateseba num momento de grande angústia para a jovem. Joabe não consegue perdoar Mizpa e insiste em desprezá-la.
Aitofel aconselha Absalão sobre diversos assuntos. O idoso sugere que o rapaz passe a usar o tempo em Jerusalém para conquistar a simpatia do povo, uma vez que ele é mal visto no palácio de Davi. Adonias se arisca para saber mais sobre a jovem Ashira e passa por uma situação complicada. Tamar conhece Zabude, o novo servo do palácio. A filha de Davi fica completamente apaixonada pelo novo morador do local.
Em mais um novo conflito com os inimigos, Joabe e seus soldados encaram os gigantes filisteus numa grande emboscada. Após muita investigação, Simei descobre o envolvimento de Ashira com o principe Adonias e fica desconfiado. Davi conhece sua primeira netinha e fica encantado com o bebê. Salomão finalmente se dá conta quem é Naama e fica chocado com a revelação.
Durante um jantar em família Hagite faz uma surpresa ao rei Davi. Deanne aproveita a ausência de Evelyn e tenta seduzir Agur. Salomão envia uma mensagem para Naama com a intenção de marcar um encontro com a jovem. Absalão em busca de popularidade, monta uma comitiva para atender as pessoas em Jerusalém.
Diante das ações muito controversas de Absalão, Davi não vê outra alternativa do que deixar Jerusalém. Após pensar sobre o destino do israelita, Maaca resolve ficar na cidade e faz revelação ao marido, que fica chocado. Absalão comemora a vitória de seus atos e surpreende Aitofel ao anunciar seu maior desejo.
Em mais um golpe contra sua pessoa, Davi descobre que Aitofel está entre os que conspiraram contra ele. Tamar toma decisão drástica e foge de Absalão. Após revelar segredo a Davi, Maaca volta ao palácio como informante. Agur tenta convencer Evelyn que não a traiu de jeito nenhum, mas a jovem está convicta do adultério.
Absalão é aclamado rei de Israel e faz discurso cínico. Amasa chega com soldados e as nove concubinas de Davi ao local onde o novo monarca fala para o povo. As mulheres ficam apavoradas com a situação. Absalão toma atitude extrema e vai ao encontro delas com olhar libidinoso. As pessoas que presenciam a cena ficam sem entender o que o novo rei está fazendo. Husai revela seu plano para Tamar e Maaca. As concubinas voltam para o harém, enquanto o novo rei justifica seus atos. Agur tenta o perdão de Evelyn.
Naama chama Salomão para conversar sobre uma fofoca que escutou fora do palácio sobre o rapaz. A jovem revela que uma mulher a abordou na rua e contou que ele é o sucessor de Davi como rei de Israel. Muito irritada, Bateseba percebe as atitudes controversas de Davi e discute com o marido. Ela sai inconformada com a falta de atitude do monarca após pressioná-lo. Em estado de choque, Davi é surpreendido ao saber que Adonias se proclama Rei diante de toda Israel e fica desconfiado com a informação.
Sem saber o que fazer após descobrirem que Adonias se proclamou rei de Israel, Salomão e Bateseba procuram Natan em busca de uma orientação sobre os últimos acontecimentos no palácio. A nova concubina de Davi, Abisague continua sendo perseguida e hostilizada pelas outras esposas do rei. A loira fica sem alternativa e resolve falar com o monarca sobre sua situação humilhante. Betânia toma uma decisão e convida Ashira a deixar a vida de prostituta na hospedaria.
Debaixo dos panos para não ser percebido, Adonias organiza uma festa para tentar consolidar seu reinado. O rapaz dá prosseguimento com seu plano e promove a confraternização no palácio sem a presença de seu pai para não levantar suspeitas. Bateseba fica completamente aflita e chora desesperada ao temer o futuro incerto de sua família. Davi descobre o plano de Adonias para virar rei a todo custo e se apressa para reagir a armadilha do próprio filho. O rei faz um pedido urgente para Benaia e o guerreiro corre para dar andamento à solicitação do monarca. Ele leva Salomão para ser ungido, para que Adonias não se torne o rei de Israel.
Com planos de levar Asa de volta para Jerusalém, Abias é surpreendido com a visita de Mikhail. Sem rodeios, Siloé confronta Efá sobre Onri.
Com máscaras, dança e segundas intenções, Maaca promove uma festa com o reino do norte e as nações vizinhas em Jerusalém. Abalado, Jeroboão recebe ameaça anônima.
Causando burburinho diante dos moradores de Jerusalém, Semaías confronta Abias e Maaca. Afetado pela aproximação de Efá, Onri faz uma confissão.