Em 2020, não teve quem não praticou o sexting. Pandemia, fogo no rabo, e a recomendação era manter tudo no distanciamento, apenas online. No primeiro episódio de Ppkansada, Bela, Bertha e Taize discutem o sexting, seus benefícios e seus problemas.
Você saiu com o carinha uma, duas vezes, foi legal, foi bacana. Mas aí, do nada, ele começa a sumir. Não mandou mais aquele "oi, e aí?", não respondeu mais suas mensagens, você sentiu a frieza com que ele riu do último meme que você mandou. É, talvez você esteja sofrendo um GHOSTING. Bela Reis, Bertha Salles e Taize Odelli conversam neste episódio sobre essa frequente saída das relações.
Neste episódio as Ppkers debatem o que de fato configura ou significa uma traição - um papinho, uma curtida, uma olhada ou até mandar uma nude. Pessoas que se encaixam em um relacionamento monogâmico ou que se disfarçam em um relacionamento aberto para poder trair, quais os limites e percepções dentro desse universo todo. Através das nossas experiências e vivências, e dos áudios de ppkers ouvintes, debatemos sobre esse assunto que é mais polêmico do que mamilos polêmicos.
Eu stalkeio, nós stalkeamos, vós stalkeareis. Quem está na internet nunca deixou de dar aquela conferida na rede social alheia para ver se as fotos do cara que você conheceu no app são realmente reais, para se informar sobre uma fofoquinha de famosos, para ver com quem fulaninho está conversando. E há quem seja detetive profissional só na base da xeretagem. É sobre isso que as ppkers Isabela Reis, Bertha Salles e Taize Odelli falam hoje neste distintíssimo podcast. Siga o PPKANSADA no Instagram e mande aquele Disk DR na DM: @ppkansada
Ah, se desse para embrulhar terapia para presente, hein ppkers? Pelo menos é esse o nosso desejo, sair distribuindo terapia para todo mundo. Porque se você tem família, você tem uma bagagem bem pesada aí para carregar. Neste episódio, Isabela, Bertha e Taize falam sobre aquele cara que procura uma namorada igual a mãe, o que se recusa a deixar o lugar de filho e acaba reproduzindo sem querer o relacionamento dos pais. E falamos sobre nossa própria bagagem familiar e como ela se manifesta nos nossos relacionamentos.
Ser mulher e ser solteira é visto, muitas vezes, como a pior coisa do mundo. A ideia de que precisamos estar num relacionamento romântico persiste, e por isso recebemos esses tipos de comentários condescendentes, que exalam pena. E olha, já deu. Cansou. Claro que a solteirice não é um mar de rosas, bate a carência e bate uma solidão às vezes. Mas também não é a coisa mais tenebrosa que existe. Na verdade, pode ser a melhor coisa. Por que estamos solteiras? Solteira significa ser solitária? Como é a vida de solteira nesse 2021? É sobre isso que Isabela Reis, Bertha Salles e Taize Odelli conversam no episódio de hoje.
No episódio de hoje de PPKANSADA, Bertha, Isabela e Taize debatem como é que faz e como tem sido o flerte nos tempos atuais. Com apoio da Inner Circle, elas falam sobre o friozinho na barriga que o flerte dá, a expectativa, os jeitos de flertar, como era antes e depois da internet. Vem ouvir!
Ninguém namora sozinho. Primeiro que a pessoa tem que topar namorar com você e, segundo, junto com essa pessoa vem toda uma história de outras relações que, em um grau maior ou menor, vão se relacionar com você também. Pais, mães, cunhados, filhos, amigos… Sempre chega o momento de apresentar seu rolinho para a galera com quem você convive e vice-versa. E como rolam essas relações? É sobre isso que Bertha, Bela e Taize falam no episódio de hoje!
Ele chegou na nossa vida quase como um esquerdomacho. No começo, facilitava o rolê e as conversas, gerando praticidade para muitas situações e até compreensão, mas do nada, quando a gente viu, precisávamos dele para absolutamente tudo - flertar, falar e brigar nos grupos de família, resolver questões de trabalho… De repente, todos aqueles benefícios do início da relação se voltaram contra a gente. No episódio dessa semana, Bertha, Bela e Taize falam do WhatsApp, com participação mais que especial de Camila Fremder.
Passamos a vida inteira ouvindo "ah, isso é coisa de mulherzinha". Mas hoje vamos nos vingar. Hoje vamos falar "ah, é coisa de héterotop". "É coisa de esquerdomacho". Sim, Bela, Bertha e Taize chamaram Lela Brandão para desabafar sobre os comportamentos dos héterotops e dos esquerdomachos que tanto cansam a gente.
Acreditamos que todes ppkers já tiveram aí os seus altos e baixos com relação a autoestima, não é? Normal! Mas, tem um tipo de ser humano no planeta terra que não tem esse problema! Sim, é ele: O MACHO HT TOP. Neste episódio conversarmos com o radiante Antônio Schuback sobre esse tema, desconstruindo essa autoestima falocêntrica e a transformando em autoestima ppkcentrica!
Linda, inteligente, maravilhosa, bem-sucedida e que paga as suas próprias contas. Muitas mulheres querem isso para a sua vida, não é? Mas e aí, os homens e a sociedade, querem isso também? Dinheiro é aquela coisa que gera treta. Por mais que os caras queiram ser OS FEMINISTOS, ainda estamos aí, penando para encontrar um cara legal que não se sinta diminuído por ganhar menos que a parceira. É sobre isso que Bertha e Taize falam hoje junto com nossa convidada, Nathaly Dias, a Blogueira de Baixa Renda.
Na vida de uma mulher é recorrente a fala de que a gente tem que se cuidar, e essa fala vem de diversos lugares — mães, avós, pais, tios, colegas, amigues e da mídia principalmente. Temos que estar bonitas, depiladas, seguir um padrão de “cuidado” superficial que, sinceramente, mais oprime do que faz bem. Enquanto coisas que realmente ajudam no nosso bem-estar ainda não são tão abertamente discutidas. Como o nosso prazer, por exemplo. No episódio de hoje, Bertha, Bela e Taize conversam sobre explorar nosso corpinho e nossa mente para cuidar do nosso bem-estar. O episódio de hoje é apoiado pela AMARO, que acaba de lançar um espacinho pensado para o prazer feminino em seu site. Cola lá para conhecer! https://amaro.com/br/pt/c/beleza-autocuidado/bem-estar-sexual/
Bertha nasceu no Canadá, cresceu em Sanja, no interior de São Paulo. Bela nasceu no Rio de Janeiro, filha de uma jornalista negra que se tornou jornalista também. Taize nasceu em Witmarsum, em SC, cresceu no meio do mato. Somos três brasileiras com famílias e origens diferentes. E de alguma forma, nos juntamos aqui no PPKANSADA, porque mesmo tendo referências diferentes, passamos por várias experiências bem parecidas. Em menor ou maior grau, nós, mulheres, sentimos as mesmas coisas: a rejeição nos relacionamentos, as desconfianças no trabalho, as pressões sociais. No episódio de hoje convidamos Déia Freitas, do podcast Não Inviabilize, para falar sobre tudo isso! O episódio tem o apoio da editora Intrínseca, que lançou o romance "A trança", de Laetitia Colombani, e recomendamos muito. Vem saber mais: https://www.intrinseca.com.br/livro/1020/
No episódio de hoje, Bertha e Taize unem o útil ao agradável: falar de signos e falar mal de homem! Para ajudar nessa brincadeira da estereotipização masculina através da astrologia, elas chamaram a diva, a maravilhosa, a bruxona Madama Brona.
Ah, a macholândia... Para eles, o tamanho significa sim. E o sexo é aquela coisa de filme pornô. São muitos os mitos que essa parcela da população acredita ainda hoje. Pois está na hora de derrubá-los! No episódio dessa semana, Bertha e Taize convidam a ginecologista Cidinha Ikegiri para falar sobre os mitos da macholândia.
A gente pode pagar de diferentona, de modernosa, mas fala a verdade: a gente ama um clichê. Aquele pedido de casamento que faz chorar, aquela comédia romântica, aquela visão de relacionamento dos sonhos... Porque os clichês funcionam, e se funciona é bom! No episódio de hoje, Bertha e Taize convidaram a cantora e compositora Brunks para falar sobre seus clichês favoritos. Este episódio tem o apoio da Cliché, que tem vinhos rosé maravilhosos para você degustar enquanto ouve esse papo com a gente. Vai lé em https://www.cliche.bar/ e use o cupom PPKANSADA10 para ganhar aquele descontinho na sua garrafa.
Só existe uma coisa nesse mundo que é tão gostosa quanto comer e transar: FOFOCAR! A fofoca é quase um esporte, uma atividade que une e faz as pessoas linguarudas se encontrarem nessa vida. É para fofocar muito que Bertha e Taize chamaram Leila Germano, do podcast Hoje Tem, para o episódio da semana. Vem fofocar com a gente!
Todas nós temos momentos de vulnerabilidade. E com quem falamos sobre elas? Por medo ou vergonha, muitas vezes deixamos de falar sobre aquela coisinha que está incomodando. Pode ser uma pulga atrás da orelha, algum desconforto físico, ou apenas uma dúvida que a gente acha que pode ser julgada caso divida com alguém. No episódio dessa semana, Bela, Bertha e Taize compartilham as suas vulnerabilidades e falam sobre a importância de compartilhar elas com alguém. O episódio é apoiado pela Bigfral, marca de produtos especializados para quem tem incontinência urinária, como roupas íntimas descartáveis e absorventes que proporcionam mais segurança durante a rotina. Saiba mais: https://www.lojabigfral.com.br/
Ah, a rotina. Tem gente que funciona na surpresa de não saber o que vai acontecer a cada dia, mas vamos ser sinceras: é bom ter uma rotina, algo que a gente sabe que, independente do que role no dia, vai acontecer. Isso é reconfortante e ajuda a colocar ordem na nossa cabecinha doida. Ainda mais quando esses hábitos que a gente tem são saudáveis. Faz parte do autocuidado ter aquela coisinha que fazemos todos os dias para nós mesmas. Neste episódio, Bertha e Taize chamaram ela, a vizinha Carla (oficialmente Carla Ehlke) para falar sobre as coisas boas da nossa rotina. Este episódio tem o apoio da Holistix, que incentiva a criação de mini-hábitos para ter uma rotina saudável e tranquila. Vem aqui saber mais: https://holistix.com.br Participe do Disk DR mandando um e-mail para ppkansadas@gmail.com ou lá no nosso insta, @ppkansada.
Procuramos pelo amor, temos medo do amor, aprendemos sobre o amor ouvindo histórias de pessoas que se encontram e ficam juntas, e temos, internamente, esse objetivo de um dia viver um grande amor. Mas há muitas coisas por trás desse sentimento, né? Ao mesmo tempo em que ansiamos por isso, também rola aquele receio da entrega, de não ser correspondida, de perder aquilo que se ama. Hoje o episódio é romântico, e Isabela Reis e Taize Odelli chamaram a influenciadora Bruna Olliveira para falar sobre o amor e seus segredos. Tem um caso para compartilhar? Manda pra gente pelo e-mail ppkansadas@gmail.com ou por DM lá no Instagram @ppkansada.
Pelo menos uma vez por mês surge no Twitter uma polêmica relacionada ao poliamor. É o não monogâmico dizendo que isso não existe, o adepto do amor livre dizendo que a monogamia é uma prisão social e cultural dos afetos, todo mundo gritando e querendo impor seu jeito de se relacionar com o outro. Mas calma, essa discussão não precisa ser uma grande treta! Hoje Bela, Bertha e Taize falam sobre monogamia, poligamia, poliamor, relacionamentos abertos, trisal, quadrisal, essas coisas todas. Tem um relato, um desabafo, pra mandar pra gente? Manda lá para ppkansadas@gmail.com ou no nosso Insta, @ppkansada.
É abrir o Instagram que uma foto namastê com legenda good vibes aparece. E como ppkansadas sem carisma, precisamos desabafar: não aguentamos mais isso. CHEGA DE POSITIVIDADE! O discurso positivo atingiu um nível em que ele se tornou tóxico. Não conseguimos ser alegres e gratos o tempo todo, e tudo bem. Isso é normal. Mas você não sente que é obrigada a parecer feliz e otimista o tempo todo? E não se sente mal quando não consegue isso enquanto todo o resto parece feliz e otimista? No episódio de hoje, conversamos com Marcela Ceribelli sobre a positividade tóxica que abunda por aí. Tem um causo para desabafar, um conselho a pedir? Manda pra gente seu Disk DR pelo e-mail ppkansadas@gmail.com ou no nosso Insta @ppkansada.
Em pleno século XXI, ainda somos diminuídas pelos homens, abusadas física ou psicologicamente. Somos desacreditadas, nossa palavra e nossas vidas valem menos que as deles. Todo dia tem alguma notícia de agressão contra mulheres, de abuso, de tratamento “diferenciado” — para o lago negativo, claro. E ainda não podemos sentir raiva deles? Ah, já deu. Inspiradas pelo livro "Eu odeio homens", da francesa Pauline Harmange, que acaba de ser lançado pela editora Rosa dos Tempos, Bertha, Bela e Taize falam sobre esse sentimento para com os homens, misandria, raiva e mais coisas que afloram aqui. Este episódio tem o apoio da editora Rosa dos Tempos, e "Eu odeio homens" já está nas livrarias. Quer participar do Disk DR? Mande sua história para o e-mail ppkansadas@gmail.com ou para o nosso Insta, @ppkansada
Que a nostalgia pode ser um sentimento gostoso, a gente sabe. Voltar a um lugar que você já viajou e amou, comer em um restaurante chique que só dá para ir às vezes, assistir ao filme De Repente 30 pela milésima vez só para dar aquele confortinho no coração. Agora, e com relação a namoro? Vale a pena ver de novo? É sobre isso que Bertha, Bela e Taize conversam no episódio de hoje. Mande seu Disk DR pelo e-mail ppkansadas@gmail.com ou pelo nosso Insta, @ppkansada
Já diz o ditado: ah, se o arrependimento matasse… Se arrepender é um sentimento que todos nós já sentimos um dia. E se você não sentiu, aguarde: uma hora a conta vai chegar para você também. É o arrependimento pela boca beijada, pelo job roubada, pela treta com a família naquele final de ano de 2018… Neste episódio, Bertha e Taize chamaram a artista e poeta Marcela Scheid para conversar sobre esse sentimento. Mande seu Disk DR por e-mail para ppkansadas@gmail.com ou pelo nosso Instagram, @ppkansada
Falou família, falou treta. Nem sempre enxergamos o mundo do mesmo jeito que nossos pais, avós, tios, primos... E tem horas que a briga explode e rola gritaria pra todo lado. É possível conviver com familiares que pensam tão diferente de você? Dá para conciliar? Há diálogo? No episódio de hoje, Bela e Taize leem e comentam os relatos enviados pelas ppkers sobre tretas em família. Mande seu Disk DR para ppkansadas@gmail.com ou lá no nosso Insta, @ppkansada
Você já deve ter ouvido alguém dizer que amar é sofrer. Que é normal -- e saudável? -- briguinhas no relacionamento. Que depois as pazes se fazem e tudo fica bem, até surgir uma nova discussão. Essa visão dos relacionamentos, principalmente amorosos, tem muitos problemas, um deles é que abre brecha para a normalização dos relacionamentos abusivos. O abuso não vem só com a agressão física. Ele pode vir pelo controle financeiro, sexual e emocional. Neste episódio Bela, Bertha e Taize falam sobre relações abusivas entre parceiros, amigos e família. Mande seu relato para o Disk DR pelo e-mail ppkansadas@gmail.com ou pelo nosso Instagram, @ppkansada
Como comentamos lá no episódio sobre os mitos da macholândia, é foda quando a educação sexual do cara é baseada em filmes pornôs. Gera uma ideia deturpada do sexo, os homens acham que performar é aquilo. Não dá, né? Mas e como é a relação das mulheres com a pornografia? Você assiste, não assiste, curte, nunca parou para pensar nisso? Neste episódio, Bertha e Taize conversam com a jornalista Marie Declercq, do TAB Uol, sobre como consumimos as pornografia. Agora o PPKANSADA tem um grupo no Telegram para dar conselhos e desabafar sobre a vida. Assine por apenas 8 reais por mês e faça parte do grupinho das ppkers: https://apoia.se/ppkansada
Se você está ouvindo este podcast, a gente supõe que você tem 18 anos e é adulta. Ou uma jovem adulta. Aliás, o que é ser adulta? Não sabemos se vamos conseguir responder isso neste episódio, mas podemos tentar. A vida adulta é cheia de expectativas, decepções, erros e acertos. E ela chega com um sentimento constante de “meu Deus, o que eu estou fazendo aqui, tenho só seis anos e eu quero a minha mãe”. Para falar sobre as agruras da vida adulta, expectativas e decepções, Bertha, Bela e Taize chamaram a humorista Raquel Real Oficial. Ouve aí! Apoie o PPKANSADA com 8 reais por mês e faça parte do nosso grupo de desabafo no Telegram! https://apoia.se/ppkansada
Vivemos num mundo globalizado, é a frase que ouvimos desde o começo dos anos 2000 quando a querida rede mundial de computadores teve seu boom de popularização. A rapidez da comunicação e a conectividade ajudaram a gente a encontrar gente de todo tipo em todos lugares. E quem nunca pegou um gringo em uma viagem, né? No episódio de hoje, vamos falar sobre essa coisa de se relacionar com pessoas de outros países, as surpresas, os estranhamentos e o que a gente aprende com esses intercâmbios. Vem com a gente! Assine o PPKANSADA e entre para o nosso grupo do Telegram, o Disk DR Express: https://apoia.se/ppkansada
Eu sou trouxa. Tu és trouxa. Nós somos trouxas. E gente, não dá mais. Existe algum momento da vida que a gente para de ser passada pra trás? No amor, no trabalho, na amizade, duvido que alguém aqui nunca tenha se sentido trouxa uma vez na vida. Por causa daquele "sim, ajudo" pro colega que acabou virando uma noite de trabalho resolvendo os problemas dos outros. Ou por causa daquele "claro, amiga, vou junto", e lá estava você, um rolê cheio de gente chata. Ou pelo mais comum dos motivos de ser trouxa: homem. Para conversar sobre isso, Bertha, Bela e Taize chamaram a cantora Jade Baraldo, que acaba de lançar o single "Não ama nada". Faça parte do grupo do Telegram do PPKANSADA apoiando a gente! https://apoia.se/ppkansada
Se você é brasileire, é provável que sua saúde mental está em frangalhos. Você não está sozinhe nessa não. Como se manter alegre, ativo, FELIZ com um governo desses? Nossa libido certamente é afetada por nosso estado mental. E com o uso dos antidepressivos e ansiolíticos, ela também pode estar sofrendo com seus efeitos. Entre os mais comuns relatados por quem usa medicação estão a perda ou aumento da libido, ejaculação precoce, disfunção erétil e falta de orgasmo. Ou seja: nossa vida sexual é diretamente afetada justo quando estamos tentando cuidar da nossa cabecinha. Para conversar sobre isso, Bertha, Bela e Taize chamaram o psicólogo Uno Vulpo, o Senta.
Segundo o famoso site Wikipedia, amor platônico é, "na acepção vulgar, a ligação amorosa entre duas pessoas onde não há qualquer tipo de interesse envolvido; sobretudo interesse sexual". Para Platão, o filósofo, o amor é "algo essencialmente puro e desprovido de paixões", um amor centrado na beleza do caráter e da inteligência da pessoa. Mas a gente não tá aqui pra filosofar, e sim para fofocar. E para muitos, amor platônico é aquela quedinha por alguém que a gente sabe que nunca vai se concretizar. Se você teve pôster do Thiago Lacerda no quarto, caderno do Felipe Dylon e afins, esse episódio é para você. Convidamos Álvaro Leme, do Debates Inúteis, para falar sobre paixonites platônicas.
A cada segunda-feira que chega, você pensa: será que essa semana eu vou aguentar? Todo fim de semana passa rápido e é como se você não tivesse descansado nada. As noites são recheadas de ansiedade pelas tarefas do dia seguinte, e você ainda tenta prestar atenção em mais uma série nova da HBO que todo mundo tá comentando. As preocupações sobre as contas a pagar, o trabalho e a vontade de largar tudo aumentam a cada dia. É, amigue, talvez você seja um millennial fodido que nem a gente. Inspiradas no livro “Não aguento mais não aguentar mais”, de Anne Helen Petersen, publicado agora pela Harper Collins, Bertha, Bela e Taize conversam sobre a tristeza que é ser millennial e o que o futuro nos reserva.
Medo: substantivo masculino, sentimento de grande inquietação diante de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça. O medo é um sentimento que permeia a nossa vida em diversos momentos e fases dela - o medo de crescer e assumir responsabilidades, o medo do primeiro dia na escola nova, ou futuramente em um novo trabalho, o medo de se relacionar (alô, homens cisgêneros heterossexuais!), o medo da pandemia, de estar sem grana, o medo de se foder por alguma decisão errada… Ou como a gente preferiu chamar aqui: FOSF, Fear Of Se Foder. É sobre isso que Bertha, Isabela e Taize conversam neste episódio, e tá tudo bem.
Conta aí pra gente: você já se estressou com algum amigo homem que ficou passando pano para um cara que foi escroto com você, né? "Ah, mas ele é tão gente boa, não acho que faria isso...". Ouvimos isso sempre, seja de alguém próximo ou de alguma pessoa aleatória na internet defendendo algum famoso que… "pisou na bola". Mas quando a coisa acontece próxima da gente é que precisamos estar espertas para não invalidar os acontecimentos dos outros só porque com a gente não foi ruim. Então queremos começar aqui um movimento: não passe pano, passe creme. E pra conversar com a gente, chamados a produtora de conteúdo Stephanie Noelle para desabafar sobre as passadas de pano que acontecem por aí.
Já falamos da vida adulta, já discutimos como ela dá uma rasteira na gente acabando com todas as nossas expectativas, e agora, já que está chegando o Dia das Crianças, chegou a hora de falar da infância. Neste episódio, Bertha, Isabela e Taize fazem uma viagem ao passado onde relembram a época em que a vida era muito mais simples.
Senhoras e senhores, estamos hoje sob juramento neste tribunal para o julgamento da sua vida. Do lado da acusação, estão as pessoas do seu trabalho, sua família, aqueles colegas que chamamos apenas de "conhecidos", seu ex e as ex do seu ex. Na defesa, estão seus amigos próximos, seu pai, sua mãe e… você mesma. Este tribunal acontece dentro da sua própria cabeça, e os advogados debatem acaloradamente para convencer o júri. Se você se julga bastante, julga os outros ou já foi julgada, cole o ouvidinho nesse episódio porque ele é para você.
Quando perguntamos para você, ouvinte, quais são seus medos, muitas responderam que tem medo de fracassar. Mas o que é o fracasso para você? Neste episódio, Bertha e Taize recebem a atriz Giovanna Grigio para falar sobre os fracassos e erros que cometemos na vida — ou que morremos de medo de cometer.
Uma coisa que nós, ppkers, gostamos muito é de filmes, séries e livros onde as mulheres se vingam. Pensa com a gente: que gostinho que dá ver uma mulher planejar, executar e ter sucesso numa vingança contra um homem — ou grupo de homens. É como se estivéssemos nós, pessoalmente, sendo vingadas por tudo o que já tivemos que passar por lidar com o homem hétero cis etc etc. Essas histórias fazem crescer na gente um desejo de poder ser assim fodona para se vingar também. Nem que seja de um jeito inofensivo, só para dar aquele sustinho em quem se aproveitou da nossa boa vontade. Mas será que a gente consegue mesmo se vingar? A vingança vale a pena, ou mata a alma e envenena? No episódio de hoje, falamos sobre vingança com o apoio do filme "A profissional", uma dessas histórias de ação e vingança que amamos e que acaba de estrear nos cinemas.
É trabalho, é homem, é família, é conta para pagar, é a situação socioeconômica em que vivemos… Vamos ser honestas: parece que a cada dia surge um problema novo para nos tirar do sério. Enlouquecer é só uma questão de tempo. Mas o que podemos fazer para não enlouquecer? É sobre isso que as ppkers conversam neste episódio, que conta com a participação da maravilhosa Lela Brandão.
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, já diria Beth Carvalho. Mas é fácil assim dar a volta por cima? Virar a página? Seguir em frente? Recomeçar? No episódio de hoje, Bertha, Isabela e Taize falam sobre recomeços: de vida, de trabalho, de relacionamentos, de amizades...
Existem várias concepções erradas sobre o que é a não-monogamia. Há quem ache que tudo é uma grande orgia, que ao estar em um relacionamento aberto, o que cair na rede é peixe. Há quem seja do meio liberal, há quem não seja. Há quem viva uma relação não-monogâmica totalmente sem regras, e em outras as regras existem - e podem ser muitas. No episódio de hoje, Bertha, Isabela e Taize conversam com Mayumi Sato, sócia e diretora da Sexlog e apresentadora do podcast Vida Não Mono.
No episódio de hoje, à convite da The Body Shop, conversamos com as mulheres maravilhosas da Rede Divam, @rededivam , um coletivo de psicanalistas e feministas que acolhe mulheres e pessoas LBTQIA+: Luísa Lamardo, Mayara Bichir e Nat Parolin. Falamos sobre a saúde mental da mulher, os efeitos da pandemia na rotina das mulheres e como se cuidar quando precisamos cuidar dos outros.
Você nasce, cresce, conhece Sex And The City e passa a vida inteira refletindo se você é mais Carrie, Samantha, Miranda ou Charlotte. Mesmo quem não assistiu a série nos seus tempos áureos sabe quem são essas quatro mulheres e o que elas significaram para o entretenimento mundial.
Mais um fim de ano chegando, e com ele aquele pensamento: eita, já passou o ano? Sim, mais uma vez, o ano passou voando. O que nos faz refletir e fazer um balanço do que se passou, e o que tem por vir. 2021 não foi bem o que a gente esperava… sim, ele foi uma parte 2 de 2020, com mais meses e meses de gente em casa e medo do coronavairus. Mas hey: teve vacina! Teve olimpíadas! Teve muita coisa legal que, quando paramos para pensar, percebemos que não foi tão ruim assim. Então no episódio de hoje, Bertha, Bela e Taize fazem suas retrospectivas de 2021, vem com a gente!
A gente nasce, cresce, sai de casa, trabalha, vira adulta e ainda nos vemos em momentos complicados da vida em que nossa única reação é pegar o telefone e… ALÔ, MÃE? Não é que a gente queira que ela resolva tudo pra gente, mas fala a verdade: às vezes é bom uma conversa com a mãe (ou o pai) para dar aquela clareada nas coisas. No episódio de hoje, Bertha, Isabela e Taize conversam sobre esses momentos em que a vontade é voltar pro colo familiar e chorar um pouquinho.
Poucas coisas assustam tanto um homem do que uma mulher bem resolvida emocionalmente, pessoalmente e profissionalmente. Pelo menos essa é a impressão que muitas mulheres têm, e a gente fica meio sem entender por que isso acaba virando uma questão nos relacionamentos. Será se somos areia demais pro caminhãozinho deles? Para debater esse assunto hoje, Bertha, Isabela e Taize chamaram ela, a diva, maravilhosa, sensata e belíssima Dayanne Feitoza, que participou do Casamento às Cegas.
Se você é uma pessoa que se relaciona com outros seres humanos, você provavelmente já deve ter se perguntado se alguém está sendo muito legal ou se, na verdade, ele está dando EM CIMA DE VOCÊ. Ou até o contrário, você pode ser uma pessoa muito legal com todo mundo, mas todos acham que você está querendo passar o rodo em geral. Como saber diferenciar a simpatia do interesse? É possível? Para falar sobre isso, Bertha, Isabela e Taize chamaram o magnífico João Luiz Pedrosa, do BBB21.
O pé na bunda dói, mas ele já inspirou tanta música, filme, livro... E é inevitável: uma hora vai acontecer. Ou você dará, ou você receberá. Pé na bunda é o tema do episódio de hoje. Bertha, Isabela e Taize receberam os escritores João Doederlein, o akapoeta, e Igor Pires, do podcast Clube do Pé Na Bunda, para falar sobre essa dor que deixa o coração com buraquinhos.
Na sociedade moderna parece que vivemos com o constante sentimento de insatisfação, de que nada nem ninguém é bom o suficiente. Por mais que todas as áreas da sua vida estejam preenchidas, sempre vai existir um lado seu que sente a falta de algo, mesmo que esse algo seja uma imposição, uma pressão social, profissional ou consumista que enfiaram na sua cabeça. Para falar sobre isso hoje, Bertha, Isabela e Taize convidaram a atriz Valentina Bulc. E aí, tá insatisfeita também?
Já disse o sábio: nunca achei que seria otário. Fui otário. A gente pode ser a mulher mais esperta, inteligente e intuitiva da face da Terra, mas às vezes a gente cai numas ciladas que olha… Não era eu um ser pensante? O golpe pode ser um boy que parecia mara, mas se mostrou um lixo. Pode ser um emprego com muitas promessas que acaba entregando muita treta. Um rolê furada que você não queria ir, mas foi. O golpe está nas grandes e pequenas derrotas. Para falar sobre isso hoje, Bertha, Isabela e Taize chamaram a Clarisse Duarte.
É fácil a gente olhar para a moda e pensar que ela não é importante. Ah, só usamos roupa porque precisamos, e não vou pensar muito nisso. Ou a gente só brilha os olhos para as tendências e segue elas à risca, meio que sem pensar se você realmente gosta ou não daquilo que está sendo usado no momento. E mesmo não notando, a gente se sente bem quando veste aquela roupitcha maneira. Pois esse é o nosso papo de hoje: E quem nos convidou para falar sobre esse tema foi a Marisa, que atrela moda à confiança, empoderamento, autoestima das mulheres e está com a editoria Dica Fashion do Dia, dentro da plataforma Universo M, dando vários truques de styling e tendências com quem também entende do assunto: a personal stylist Thais Farage.
Bota a mão no joelho, dá uma abaixadinha, vai mexendo gostoso balançando a bundinha! Nós crescemos vendo Carla Perez rebolando na TV. Tivemos que dançar É O Tchan! e derivados nas apresentações da escola. Somos brasileiras, filhas do país do molejo, da malemolência, da bunda avantajada e da rebolada. E, ainda assim, nem todas nós sabemos rebolar. Por quê? Talvez esse quadril travado que nos assombra tem a ver com algo mais complicado do que dois passinhos de dança: a nossa autoestima, a vergonha pelo nosso corpo, o medo de ser julgada. E para falar sobre isso, Bertha, Isabela e Taize chamaram Isadora Zendron, idealizadora do BoateClass.
Segundo um estudo britânico – sempre tem um estudo britânico –, cerca de 96% das mulheres se sentem culpadas pelo menos uma vez ao dia. Não é por semana, nem por mês: é AO DIA. Esse sentimento está aqui eternamente dentro da gente surgindo a cada deslize. Essa culpa pode vir de alguma demanda que não conseguiu dar conta, ou até de gastar tempo e dinheiro cuidando de si mesma. A @belezanaweb convidou a gente na semana do Dia Da Mulher para falar sobre ser uma #MulherSemCulpa, e chamamos a maior noiada do Brasil, Camila Fremder, para conversar sobre isso com a gente. A marca que é o maior e-commerce de beleza do Brasil, lançou a campanha para deixarmos de nos sentir culpada por cuidarmos de nós mesmas do jeito que quisermos. Então vai sem culpa lá no site ou app da @Belezanaweb, que tem tudo para seu autocuidado. Não vai perder essa né?!
Na semana passada falamos sobre a culpa que a mulher sente, e o episódio de hoje tem tudo a ver com isso também. Porque quantas vezes a gente já se sentiu culpada por sentir prazer, né? O prazer feminino por muitos anos foi deixado de lado. Mulheres que se masturbavam e tinham orgasmos eram até tratadas como histéricas no século passado. Viver a sua sexualidade era uma coisa assombrosa – e para uns, hoje, ainda é. Onde já se viu gostar de transar? Se conhecer? Conhecer sua vagina? Sua vulva? No episódio de hoje, Bertha, Isabela e Taize chamaram a psicóloga, educadora e terapeuta sexual Ana Canosa, apresentadora do podcast Sexoterapia, para a gente falar sobre como nós mulheres vivemos o prazer. E este episódio é apoiado pela @belezanaweb que está com uma nova categoria de produtos em seu site de sex wellness e lançou a campanha #MULHERCOMPRAZER, com sex-toys e produtos para o bem-estar sexual para você usar sozinha ou acompanhada.
Envelhecer é inevitável. Não existe poção mágica da juventude, não existe imortalidade onde você será jovem e linda para sempre. E para as mulheres, envelhecer vai além dos efeitos no nosso corpo. A maturidade muda a percepção da sociedade sobre as mulheres. Não somos mais atraentes ou competentes. Somos velhas. Para conversar sobre as perspectivas do nosso envelhecimento, chamamos a podcaster Carol Rocha, do Imagina Juntas, para falar com a gente. Este episódio é apoiado pela Eucerin, marca que está há mais de 100 anos no mercado e é referência mundial de dermocosméticos. Eucerin acredita que se sentir bem em sua própria pele é o verdadeiro cuidado dermatológico transformador. Para isso a Eucerin conta com uma linha pensada especialmente para esse processo de envelhecimento: a Hyaluron Filler. Com hidratante diurno, noturno, para a região dos olhos e sérum, a nova geração Hyaluron Filler tem tripla ação no ácido hialurônico da pele auxiliando nesse processo desde os primeiros sinais.
Hoje vamos atualizar você sobre o quê? Sobre a nossa vida! Em homenagem à nossa madrinha Camila Fremder, vamos dar satisfação para você, ouvinte, que está curiosa para saber o que anda acontecendo no mundinho Ppkansada. E para você que adora uma fofoquinha, porque a gente aqui ama.
Já olhou para a sua ppk hoje? Pois bora olhar, pois Bertha, Isabela e Taize conversam com a Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra, e ela fala tudo sobre as nossas ppkinhas.
Já ouviu falar nas 5 linguagens do amor? Então vem ouvir esse episódio para entender porque aquele relacionamento não deu certo — talvez. Hoje Bertha, Isabela e Taize falam sobre as 5 linguagens do amor e te ajudam a identificar a sua.
Calma que estamos falando daquela comida, a de comer mesmo. Pois uma mulher cansada tem que — pelo menos — se alimentar direitinho, né? Mas o que é se alimentar direitinho? Bertha, Isabela e Taize chamaram Muriel, O Barriga Positiva, para falar sobre isso.
Love Bombing parece ser algo gostoso e prazeroso, mas a tradução deste termo não tem nada disso. O Love Bombing acontece quando um dos parceiros apresenta uma exagerada demonstração de afeto e carinho, que ultrapassa o romantismo e o "comum". Hoje esta é o tema da conversa com Bertha, Isabela e Taize.
Você foi uma adolescente de boas? Ou foi daquelas briguentas, que tudo vira motivo de embate? Hoje chamamos a escritora e roteirista Renata Corrêa, mãe de uma quase adolê, para conversar sobre a relação entre mães e adolescentes — e relembrar essa época, claro.
Não existe um dia sem treta na internet. E ela acontece pelos mais vários motivos. Inclusive pelos mais ridículos motivos. Tá dando pra viver nessa internet em que um sorvete vira essa grande treta? Hoje a Bertha, a Isabela e a Taize conversam com Alana Azevedo sobre essas tretas todas.
Quem sou eu? Quem sou eu para meus amigos? E minha família? E nas redes sociais? Hoje neste episódio falaremos sobre nossas identidades, ou nossas personagens, que mantemos em cada compartimento da vida.
Tem gente que tem dificuldade até de falar o nome dela, chamam de Chico, ou dizem que estão "naqueles dias", para disfarçar e não dizer MENSTRUAÇÃO! Menstruar faz parte do nosso ciclo, mas com toda certeza, se você é uma pessoa que menstrua, já deve ter passado por algum tipo de constrangimento com relação ao tema. Rola aquela “vergonha” de falar sobre isso, o medinho de que a menstruação “passe” e apareça na roupa…E rola também, com uma grande parte da população, a pobreza menstrual: mulheres que sequer têm acesso aos produtos de higiene ou que vivem uma situação de vulnerabilidade que engloba também a falta de acesso à água, saneamento básico, bem como a falta de educação sexual e a violência que agrava da estigmatização do corpo feminino e seus fluidos. E que sofrem ainda mais com esse período que aparece todo mês.
O dia dos namorados está batendo na porta e, com ele, vem uma avalanche de pressão e dúvidas: “será que é hora de oficializar?”; "Sugiro passarmos o dia dos namorados juntos ou não?”; “mas eu não quero namorar, que saco essa tensão sobre uma data!!” Seja qual for o seu caso, é fato: Um lance pode mexer muito com a gente e abalar mais do que alguns namoros e relacionamentos longos. Vem com a gente e com a Lelê Martins falar sobre isso!
Conta aí, ppker: como é a sua relação com o dinheiro, a bufunfa, a grana? Manja de finanças ou passa longe do assunto? Pois hoje nós conversamos com Dina Prates sobre isso, e descobrimos que nós precisamos entender mais sobre dinheiro, já que por muitos anos as mulheres foram afastadas desse "assunto" - ah, o patriarcado. Vem ouvir! 

Ppker, você com toda certeza já esteve em uma relação onde parecia estar tudo perfeito, e quando deu por si, olhou para o lado e PÁ! Levou-lhe lá um belo de um pé na bunda. Ou deu. Assim, do nada mesmo. Perguntamos para as Ppkers os motivos mais estúpidos para ter dado ou recebido um fora. E vocês responderam coisas incríveis, e que merecem ser ouvidas e discutidas neste episódio. Vem ouvir!
Acreditando ou não, sendo religiosa ou não, é inegável que lá, na Bíblia, Jesus pregava o amor entre as pessoas. Ele morreu, aliás, por esse amor pela humanidade, para salvar a todos nós – é o que o livro diz. Mas hoje, em pleno 2022, o que aconteceu com esse amor? Como uma mensagem bonita como essa acabou virando justificativa para preconceitos e violência contra os outros – principalmente contra quem não vive a vida conforme os dizeres da Bíblia? Calma, a gente não vai te catequizar não, só que religiões são parte importante da sociedade e impactam ela profundamente. Nós, mulheres, sabemos muito bem disso. Hoje o nosso papo é com o Pe. Kauê Antonioli, e é sobre amor.
A vida não é um morango. Os desafios são muitos e nem sempre renascer como uma fênix é uma opção fácil. O fundo do poço existe, já estivemos lá, e creio que você também. Mas como ter forças pra sair do buraco? Às vezes, a gente consegue levantar a cabeça. Às vezes, a coroa cai. Para conversar sobre os tombos da vida e as reviravoltas, chamamos a cantora Drik Barbosa, que está lançando o single "Cabeça Erguida".
Quantas vezes já não olhamos para dentro da nossa própria vida e da nossa rotina e pensamos: - Socorro! Que zona dos infernooooos! E agora? Tem momentos em que está tudo bagunçado e parece que o caminho de volta para essa organização no nosso próprio dia a dia parece impossível. Ter ou não uma vida organizada impacta muitas áreas da nossa vida: o trabalho, os relacionamentos, inclusive o lazer e o descanso. Hoje chamamos a Rebeca Rosa para conversas sobre organizar a vida. Vem ouvir!
Minha casa, minha vida. Pois é, quem por aí não sonha em ter uma casa, um lar para chamar de seu? A gente sabe como isso é importante, e uma meta para muita gente. Então neste episódio falaremos sobre os nossos processos pessoais para a construção do nosso lar.
O quanto o seu estilo, o seu look, diz sobre você? A gente gosta de comunicar quem somos através das nossas roupas. Porque roupa não é só uma questão de estética: é também algo que liberta ou, às vezes, limita. Então como encontrar o seu jeitinho de se expressar com a moda? A convidada da semana é Melody Von Erlea, a Repete Roupa, que tem um portal sobre moda com foco na sustentabilidade.
Quantas vezes já não acreditamos na falsa premissa de que, depois de uma certa idade, não era mais permitido mudar ou fazer algo pela primeira vez? Seja uma mudança de profissão, aprender um novo instrumento, algum hobby ou mudança de visual, que seja. Mas sempre é tempo de mudar, quando e como você quiser, porque a vida é nossa, a vida é uma, e a gente faz o que tiver afim. Hoje convidamos a influencer Veronica Oliveira para falar sobre mudanças, e como elas são boas.
Ser adulto é difícil, não podemos negar. A gente passa toda a nossa vida até os 18 anos sendo cuidados pelos nossos queridos pais, amigos e familiares, para de repente ter que cuidar da vida sozinha. Poxa, desespero, né? Já temos alguns anos nas costas de vida adulta, e por isso nós podemos dizer com propriedade: é ruim, mas nem sempre. Porque existem várias pequenas alegrias da vida adulta que te deixam de coração quentinho – mesmo quando as contas estão vencendo e você está negativada.
Autoconhecimento é a chave pra conhecer nossa bagagem, impulsionar nossa vida e nos ajudar a traçar nosso futuro. Terapia é bom, a gente gosta, e podemos dizer que é o carro-chefe desse processo de se conhecer melhor, e a gente gosta de sempre reforçar os benefícios da therapy aqui neste podcast que vos fala. Mas não anda sozinha, viu? Existem muitas outras ferramentas e experiências que podem ajudar - e muito - a nos conhecermos melhor. Para falar sobre isso neste episódio, chamamos a maravilhosa Dandara Pagu, rainha do autoconhecimento.
As redes sociais fazem parte da nossa vida. Sim, você e eu já estamos exaustas de saber disso. Mas… qual é o real papel que elas ocupam na nossa rotina, nos nossos gostos, nos nossos planos? O quanto nós somos moldadas pelas redes? Para filosofar sobre isso, chamamos a jornalista, consultora de estratégia e especialista DA INTERNET Manu Barem. Ouve aí! Ah, e a dica: Já ouviu "Corpo especulado"? Produzido pela Revista AzMina com o 37 Graus, trata da conflituosa e não tão científica relação entre a ciência e o corpo feminino. São seis episódios que vão ao ar a cada quarta-feira.
As ppkers solteiras estão cansadas, EXAUSTAS da solteirice. O mercado de relacionamento tá insalubre, né, minhas amigas? Tá cada vez mais difícil conseguir um bom contatinho, um rolê interessante, um papo que combine. Mas você tá vendendo bem o seu peixe, ppker? Hoje, em parceria com o Inner Circle, nós vamos montar aqui, ao vivaço, nossos perfis no aplicativo enquanto te damos dicas de como se apresentar de um jeito legal pra filtrar direitinho quem vai chegar junto. Bora ter dates melhores, né?
Não existe vida sem perrengue. E já que vamos passar pelo perrengue, que pelo menos seja rindo, né? Aqui a gente transforma nossa tristeza em piada e meme sem nem notar. Quando vimos, aquele ghosting já virou um tweet viral e, se dermos sorte, apareceremos no compilado diário de desgraças que nossa convidada faz no seu Instagram. Hoje a gente recebe Martchela, atriz, roteirista, podcaster dos piores dates no LambisgóiaCast e grande curadora de memes.
E se a gente pudesse rankear as coisas da nossa vida? Relação com o maridão? Com os seus familiares e amigosh? Top 3 ou top 5 melhores transadinhas, melhores beijos, melhor macarrão, melhores primos, top 03 amigos mais dramáticos, enfim, o que a gente quiser. Seria uma loucura, né? Neste episódio estamos com ela que é top 01, mestra em rankear produtinhos e diva do consumo investigativo Marina Smith!
Somos de uma geração que cresceu com o fantasma da infertilidade. Quem nunca ouviu a avó, a tia, a mãe contando alguma história de uma conhecida que era estéril, a vizinha que não conseguia ter filho. Tudo com um ar sombrio, estereotipado e bastante inadequado. Hoje as Ppkers conversam sobre os estigmas da infertilidade à convite da Oya Care, a primeira clínica virtual de saúde feminina do Brasil.
A gente sabe que falar sobre perfeição é algo complexo, e que a perfeição é inalcançável, e muito mais distante ainda quando o assunto é o homem hétero cis, né não? Mas e se a gente pudesse brincar e montar um boynequinho, como será que ele seria? Quais características ele teria? Hoje vamos tentar montar o boy perfeito com a ajuda de Duda Dello Russo.
Hoje a gente vai fazer uma batalha de situações constrangedoras que já passamos nas nossas vidinhas de Ppkansada. Mas nós não estamos sozinhas nessa! Para expor, relembrar e avaliar o quão constrangedor foram esses momentos, chamamos Julio Victor, que é top 01 no top 05 de melhores personalidades desta webzona! Dicas do episódio: Documentário: Em casa com os Gil, no Prime Video Perfil: @influencersinthewild - Influencers In The Wild Canal: A Twinge of Cringe, da Chad Chad Perfil: @eujuliovictor - Juvi Perfil no TikTok: @elisane.oficial - Elisane Reality: Iron Chef, na Netflix Filme: The VelociPastor
Como a gente anda lidando com nosso bem-estar na internet, hein? Passamos um tempo considerado saudável nas redes ou estamos sendo sugadas por elas? Para falar sobre bem-estar digital, hoje as ppkers conversam com Daniela Arrais, da Contente.vc. Pra nos ajudar a entender o que é e como trazer o bem-estar digital para nossas vidas, vamos conversar com Daniela Arrais, jornalista, sócia-fundadora da Contente, criadora de conteúdo e mãe do Martin! Indicações do episódio: Perfil: @dani.arrais Perfil: @contente.vc Livro: A arte da imperfeição, de Brené Brown Podcast: Conselhos que você pediu, de Isabela Reis Podcast: De carona na carreira, de Thais Roque Podcast: Querida internet Série: The Handmaid's Tale, Paramount+ Série: A casa do dragão, HBOMax Série: Queer Eye Brasil, Netflix Filme: Nope Filme: A mulher rei Podcast: Angu de Grilo, episódio sobre Viola Davis
Se tem um motivo para a gente trabalhar e ganhar dinheiro, um deles é o de poder ir viajar sempre que der. Nada como dar uma espairecida, conhecer algum lugar novo, gente nova e comer pacas. Mas como tudo na vida, nem sempre são flores. Às vezes rola um perrengão que acaba marcando e sendo A MEMÓRIA DA VIAGEM. Pois hoje chamamos a maravilhosa Máqui Nóbrega pra gente falar sobre viagens, seus perrengues e afins. Dicas deste episódio: Série: A advogada extraordinária, Netflix Série: Turismo macabro, Netflix App: Citymapper App: Skyscanner App: Polarsteps Site: Time Out - www.timeout.com Perfil: @lalarebelo Perfil: @fernandafloret Canal: Aviões e Músicas Programa: Que mundo é esse?, na GloboNews Filme: C'mon C'mon, Prime Video
odos nós já ouvimos falar daquelas cinco fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. É fácil visualizar cada um desses estágios quando pensamos em um luto de morte. Mas e quando a dor é por outro tipo de perda? de um emprego, de um relacionamento, de uma expectativa frustrada. Para nos ajudar a mergulhar nesse assunto complexo, convidamos os jornalistas Juliana Dantas e Renan Sukevicius que, juntos, apresentam o Finitude, um podcast sobre os fins. Dicas do episódio: Podcast: Finitude Podcast: Estamos Bem, episódio com Finitude Filme: Soul, Disney+ Livro: "O que é o luto: como os mitos e as filosofias entendem a morte e a dor da perda", de Renato Noguera Livro Diga o nome dela, de Francisco Goldman Livro: O amigo e O Que você está enfrentando, de Sigrid Nunez Livro: Últimas palavras, de Christopher Hitchens Filme: Viva! A vida é uma festa, Disney+ Livro: A vida perto da morte, de Rachel Clark Clube: Finitude na Estante, com Gabriela Mayer
Lembra quando nós, millennials, éramos os culpados pela decadência moral e cultural do mundo? Pois envelhecemos, e agora quem tá aí ditando as tendências são eles: a Geração Z. E para travar uma batalha de gerações e referências, convidamos Claudio Thorne, nosso jovem estagiário da Associação dos Sem Carisma. Pra ouvir: Mamamoo Pra seguir: Casemiro (@casemiro) Para inspirar: Grupos de leitura e estudo no Twitch Para se inscrever: Canal Literature-se, de Mell Ferraz Para ouvir: Stripped, de Christina Aguilera Para ouvir: Nasty Cherry
Estava com saudade do quadro Chorou Por Cima ou Chorou Por Baixo? Hoje vamos fazer um especial contando nossos choros e também comentando os choros da audiência. Vem com a gente chorar também – por cima e por baixo, risos.
Dicas deste episódio Novela: "Todas as flores", no Globoplay Perfil: @piri.confeitaria, os melhores bolos Canal: Arquivo Oculto no canal da Lorelay Fox Projeto social: Amor ao Próximo, @amor_aoproximo__ Reality Show: Bela em NY, no Instagram, a partir de 15 de novembro (rs) Perfil: @fernandarrington
Escrever pode ser um trabalho, uma maneira de desabafar, um meio de organizar os pensamentos e planejar a vida. No papel, no teclado, no celular, tanto faz. Se você é movido pela escrita ou gostaria de tentar colocá-la em prática no seu dia a dia, vem ouvir este episódio com a jornalista, roteirista e podcaster Carol Pires!
Como sempre, para mulheres, envelhecer pesa mais. A sensação é de que a mulher completa 40 anos e, imediatamente, a vida amorosa e sexual dela acaba, a beleza se volta para procedimentos "anti-idade", as roupas alongam, o cabelo encurta e a vida social se restringe. Independente de como você se sinta, a sociedade te carimba um rótulo "VELHA". Para conversar sobre o etarismo e a vivacidade dos 40 anos, convidamos a comunicadora e fundadora da Pop Plus, a maior feira de moda plus size do Brasil, Flávia Durante! Dicas do episódio: Perfil: Saúde Sem Gordofobia Perfil: PopPlus @popplusbr Perfil: Flávia Durante Perfil: Ana Soares @modapenochao Perfil: Robertita @larobertita Canal: Jordan Orme, no YouTube
Você está lá, vivendo a vida solteira, contente com sua liberdade, e DO NADA aparece um namorado, namorada ou namorade. O que fazer? Para falar sobre isso nós chamamos a escritora Krishna, que está passando justamente por esse rolê. Dicas do episódio: Livro: Tudo sobre o amor, de bell hooks Podcast: Pra não passar em branco, com Lela Brandão Série: Fleabag, Prime Video Twitter: @Krishna Livro: Os dez (ou mais) mandamentos da solteira, de Krishna Série: Se sobreviver, case, Globoplay Banda: Beach House
A gente sabe que a vida, o dia a dia, é uma correria maluca, e por muitas vezes acabamos esquecendo dos nossos propósitos, das nossas motivações reais oficiais. Estamos falando de coisinhas pequenas do nosso cotidiano mesmo. O que nos estimula, sabe? o que faz a gente vibrar, tremer na base? Tipo, uma flertadinha na academia... É sobre isso que vamos falar hoje com apoio da Lubs, uma marca de bem-estar sexual que acredita que a conexão com o eu-sexual é capaz de transformar e deixar nossa vida mais completa e prazeirosa. Use o cupom PPKANSADA10 para ganhar R$10 de desconto em qualquer pedido no site da Lubs. Dicas do episódio Vibrador Bliss Bullet Plus da Lubs Lubrificante Jambu Vibes da Lubs Magic Potion da Lubs Óleo Go Slow da Lubs Série: White Lotus, HBOMax Livro: A casa de doces, de Jennifer Egan Série: Mistérios Sem Solução, Netflix Álbum: Samba Enredos do Carnaval do Rio de Janeiro 2023
Chegamos a mais um fim de ano aqui no Ppkansada e sim, é aquele momento de fazer um balanço geral, refletir sobre o ano que passou e também falar sobre o que a gente quer alcançar, mudar e projetar para o futuro que nos aguarda logo ali. E para ajudar a gente, chamamos a maravilhosa Madama Brona, do Horoscopinho Semanal, para falar sobre o que os astros projetam para 2023. Dicas do episódio: Aplicativo: Co-star. Site: Teledipity Podcast: Tipo Rádio, de Manu Barem, episódio com Teledipity Podcast: Rádio Novelo Apresenta, episódio "Ouvindo vozes" Aplicativo: The Pattern Aplicativo: Night Sky e Sky View Livro: Inana: antes da poesia ser palavra era mulher, de Enheduana Vídeos: Semana do Planejamento do Vida Organizada, de Thais Godinho
Para inaugurar a nova temporada sobre Tipos de Relacionamento, Bertha, Isabela e Taize chamaram a tradutora e escritora Stephanie Borges e a podcaster, empresária e colunista Mayumi Sato para um papo sobre o conceito do amor romântico, a monogamia e como as relações comumente são pensadas. É Dando Que Se Recebe: Livro: Talvez Precisemos de um Nome Para Isso, de Stephanie Borges Livro: Tudo sobre o amor, de bell hooks Livro: O livro do amor, de Regina Navarro Lins Livro: Desafio poliomoroso, de Brigitte Vassalo Perfil: Mayumi Sato, @opamayumi App: Ysos @encontrodecasal Perfil: Stephanie Borges, @stephborges Série: Cunk on Earth Podcast: Benzina, de Stephanie Borges e Orlando Calheiros Podcast: Vida Não Mono, de Mayumi Sato App: Neko (em São Paulo) Série: Amor e Sexo Pelo Mundo, Netflix
No segundo episódio da nova temporada sobre Tipos de Relacionamentos, Bertha Salles, Isabela Reis e Taize Odelli conversam com a empresária e criadora de conteúdo Lela Brandão sobre como viver a monogamia de maneiras diferentes.
Lá vem mais uma conversa sobre relacionamento aberto... Mas fica aqui que vai ser um papo legal, porque chamamos o criador de conteúdo e apresentador do Pod Dá Play, , para compartilhar algumas coisas sobre como é ter um relacionamento aberto na prática. Vem ouvir!
Já falamos de algumas experiências com a não monogamia neste podcast, inclusive nesta temporada. Mas hoje vamos nos aprofundar um pouco mais falando com Newton Júnior e Nick Nagari sobre a não monogamia política. Vem com a gente!
Agora que a gente falou bastante sobre os fundamentos da não monogamia, fica a pergunta? E as mães? Como funciona a maternidade dentro de uma relação não monogâmica? Para falar sobre isso, chamamos a Cleidiane Conceição, farmacêutica, não-mono e mãe de duas.
Se não monogamia não é bagunça, como já falamos aqui nessa temporada, fica uma questão: e o relacionamento liberal? Também não é! Sendo solteira, monogâmica ou não mono, o meio liberal oferece outra forma de se relacionar com as pessoas e o sexo. E para falar sobre isso chamamos a Pesquisadora e Especialista em Cultura Material e Consumo , que há anos transita pelo meio liberal. É dando que se recebe Filme: A nova onda do imperador, Disney+ Canal: Chamegamos Perfil: Anne Fonseca, @chamegamos Perfil: Dama de esppadas, @ela.damadeespadas Perfil: Cah Fernandes, @eta.nega Projeto: Conversas entre Anne Fonseca e Renato Nogueira sobre relacionamentos (disponível em alguns meses, fica de olho no perfil da Anne para não perder!)
Um é pouco, dois é bom... e três? Como é? Convidamos a Íris, a Isa e o Igor, do perfil , para falar com a gente sobre outro jeito de se relacionar: o trisal. É dando que se recebe Perfil: @nossatriiiade_ Livro: Novas formas de amar, de Regina Navarro Livro: Tudo sobre o amor, de bell hooks Livro: A ética do amor livre, de Janet W. Hardy e Dossie Easton Livro: O desafio poliamoroso, de Brigitte Vasallo Série: The Last Of Us, HBOMax
Chegamos no fim da nossa temporada sobre tipos de relacionamentos. E aí, o que aprendemos? O que todas essas discussões fizeram a gente refletir? Vem com a gente para esse fechamento. É dando que se recebe: Podcast: E aí, gay?, Episódio sobre assexualidade com Cup e Babi Dewet. Perfil: Alina Durso, @alinadurso Perfil: Fernanda Witwytzky, @fernandawitwytzky Perfil: Uno, @sento.mesmo Perfil: Geni Núñez, @genipapos Perfil: Gabriela Milward, @gabrielamilward Site: Tab UOL
O Ppkansada chegou ao episódio 100! Esse, na verdade, é o 106. E hoje vai ser uma sexta-feira de comemoração e agradecimento à vocês, Ppkers, por todo o apoio, conversas, carinho e plays dados no nosso amado podcast. Trazemos de volta o amado Disk DR para fofocar e dar pitaco sobre a vida de vocês, e relembramos esses últimos 100 episódios e dois anos de podcast.
Quando falamos de arte, é comum que nomes masculinos venham à mente. São os mais conhecidos, os mais divulgados, e ainda hoje os que mais têm espaço no mundo da arte. Para conversar sobre ser artista e mulher nesse meio, chamamos a artista plástica e diretora de arte Lorena Moreira!
Sabe a brincadeira do Fuck, Marry, Kill? Ou, em bom português, Pegar, Casar, Matar? É isso o que vamos fazer isso hoje aqui neste episódio com a presença da madrinha do Ppkansada, a podcaster e presidenta da Associação dos Sem Carisma Camila Fremder! É dando que se recebe: Série: Next In Fashion, Netflix Perfil: Luniere Arquitetura, @luniere.arq Livro: Êxtase e outros contos, de Katherine Mansfield E-book e audiolivro: Meus casos amorosos, de Bertha Salles, na Skeelo
O episódio de hoje está no modo freestyle! Bertha, Isabela e Taize respondem às dúvidas e pedidos de conselho da audiência
Já pensou em largar tudo e fugir pra outro país? Apostamos com você que já pensou sim, ou que até já tenha fugido! Hoje nosso papo é sobre morar longe, se adaptar em um novo país, e para falar isso nós chamamos a Vitoria Fiore, criadora do Not That Cliche e apresentadora do Cliche Talks. Vem com a gente! É dando que se recebe: Podcast: Cliche Talks, episódio com Camila Fremder Perfil: , @notthatcliche Série: Succession, HBOMax Música: Anywhere But Home, de Seulgi Filme: Triângulo da tristeza, Prime Video Série: Terra Tempestuosa, Netflix Vídeo: Rango Brabo, do Diogo Defante, com Príncipe Ouro Negro Série: Heartstopper, Netflix
Ppker, você se considera uma pessoa corajosa? Ser corajosa é sinônimo de ser destemida. E a gente sabe como o medo pode agir em nossa vida, especialmente se tratando de ser mulher, né? Ainda mais quando falamos de mulheres que entram em meios que são ocupados majoritariamente por homens. O episódio de hoje celebra uma parada muito importante, e que temos que valorizar sempre: a NOSSA CORAGEM! E o convite para falar sobre isso veio da Natura, que acaba de lançar a fragrância Luna Coragem inspirada em mulheres como nós, que têm coragem. Para bater um papo com a gente hoje sobre coragem e a sua trajetória, convidamos a apresentadora Bianca Santos, que brilha falando de futebol lá no Desimpedidos.
É briga no twitter, shade no Instagram, discussão generalizada por causa de um Rolex... As pessoas estão doidas na internet discutindo por qualquer coisa? Para hablar sobre isso, chamamos a maior especialista em treta no Twitter, a Cida, que cataloga as maiores e mais sem noção brigas no perfil Escriba do Umbral. É dando que se recebe: Perfil Twitter: Escriba do Umbral, @gobackto505 Livro: O inconsciente coletivo, de Vinícius Portella Série: Succession, HBOMax Podcast: Succession, da HBO Newsletter de ficção: Dias Dourados, de Camila Gomes Perfil Twitter: Claudete Gregotica, @mttlim Perfil Twitter: Tania Tumulto, @falameuanjo
Estamos começando uma nova temporada temática aqui no Ppkansada. Dessa vez, Bertha, Isabela e Taize vão falar sobre tudo o que envolve a nossa autoestima. E para essa estreia, chamamos a jornalista e comunicadora Natalia Braga. Vem ouvir! É dando que se recebe • Perfil: Nathalia Braga, @nathbragap • Canal: Nath Braga • Podcast: Sexoterapia • Perfil: Mina Bem-Estar, @minabemestar • Filme: Little Miss Sunshine • Série: Ela quer tudo, Netflix • Livro: Clube do orgasmo, de Jüne Pla • Podcast: Chicotadas
Qual a primeira cosa que vem na sua cabeça ao ouvir a palavra "autoestima"? Arriscamos dizer que muitas de vocês pensaram em... corpo. Para bater um papo com a gente sobre nossos corpitchos, chamamos Robertita, que é historiadora, comunicadora, e ícone da moda que foi capa da Glamour e assinou uma super coleção com a mind7 C&A. É Dando Que Se Recebe Perfil: Robertita, @larobertita Perfil: Letticia, @letticiamunniz Perfil: Roberta Freitas, @robfreitas Perfil: PopPlus, @popplusbr Newsletter: Sou meio vagabunda, mas sou boa pessoa, taize.substack.com
Hoje temos um episódio especial para falar com você que é mãe e com quem convive com mães. Bela, Bertha e Taize compartilham suas experiências tanto de maternar quanto de ser rede de apoio para mães. Esse episódio tem apoio do Boticário, que também apoia as mães de um jeito muito importante e acolhedor. Para esse Dia das Mães, a marca aborda a sensibilização da sociedade para que todos possam ser rede e deixar o maternar mais leve e coletivo, trazendo reflexão e ação sobre um tema que não diz respeito só às mães, mas também às pessoas que as circundam, através da campanha #Seja Rede de Apoio.
Quando falamos de autoestima, geralmente nossa cabeça vai para o lado da estética, né? Corpo, cabelo, essas coisas... Só que a gente também tem que trabalhar aquela autoestima que está aqui, na nossa caixa craniana: nossa inteligência. Hoje conversamos com a escritora Iris Figueiredo sobre como nutrir a autoestima das nossas cabecinhas. Dá o play!
Cabelo é um tópico sensível, alvo primário de tantas crises de baixa autoestima. A moldura do rosto sempre chega primeiro. E praticamente impossível esconder, desviar o olhar, disfarçar. Para bater um papo com a gente sobre autoestima e nossos cabelos, chamamos a consultora de estilo Ana Soares e a dermatologista Tamara Vanzela. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Ana Soares, @modapenochao Blog: modapenochao.com.br Podcast: Moda Pé No Chão Perfil: Tamara Vanzela, @tamaravanzeladermato Podcast: Cabelices Cast Série: A Vida e a História de Madam C.J. Walker, Netflix Curta de animação: Hair Love Hashtag: #grisalhanaoedesleixo Livro: A trança, de Laetitia Colombani Série: The Bear, Star+
Ter autoestima sexual sendo mulher ou conhecer o próprio corpo, até pouco tempo atrás, era visto como vulgar e pecaminoso. E sempre afetou nossa relação com o sexo. E hoje, como podemos construir nossa autoestima sexual? Para falar sobre isso, o Pokansada chamou a fisioterapeuta especializada em assoalho pélvico Laura Della Negra e a sexóloga e terapeuta sexual Laísa Camargo. É Dando Que Se Recebe: Livro: O clube do orgasmo: uma cartografia do prazer, de Jüne Plã Perfil: Jessica, @jessicaannpie Podcast: Como anda seus hormônios?, no É Nóia Minha? Perfil: Laísa Camargo, @laisasexologa Série: Pole Dance: a dança do poder, Netflix Perfil: Laura Della Negra, @assoalhopelvico Perfil: Maria Chantal, @eumariachantal Perfil: Carol Amanda, @yonidaspretas
Hoje vamos falar sobre os queridos pelos do nosso corpo, como nos relacionamos com eles e também como eles afetam nossa autoestima. E para esse papo gostoso, chamamos a criadora de conteúdo Luiza Junqueira! E hoje temos o apoio de Always e seu novo lançamento, o Meu Fluxo de Always! Você sabia que os vazamentos são problema para 40 milhões de brasileiras? Sabendo que na maioria das vezes isso é causado pelo tamanho inadequado do absorvente, Always é a primeira marca no Brasil a apresentar absorventes nos tamanhos P, M, G, XG e XXG, de acordo com o fluxo menstrual. A gente ainda vai falar mais sobre esse lançamento mas corre na #AlwaysProtecaoCerta e nas redes de Always @Always_oficial pra saber mais sobre cada um desses lançamentos que podem evitar até 100% dos vazamentos! É Dando Que Se Recebe: Produto: Aparador de pelos Perfil: Luiza Junqueira, @luizajunquerida Canal: Tá Querida, de Luiza Junqueira Livro: O mesmo rio, de Elisama Santos Livro: A máquina do caos, de Max Fisher Bolos: P
E aí, ppkers, já pararam para pensar no tanto de coisa que fazemos no automático? Pode ser porque estamos cansadas, ou apenas porque não aprendemos outras maneiras de fazer as coisas. Como cuidar da casa, se cuidar, até escolher qual absorvente usar.
Uma coisa que mexe muito com a nossa espinha é a nossa pele, principalmente quando ela é acneica. Desde a adolescência nos preocupamos com a pele e, quando envelhecemos, as nóias só crescem. Para falar sobre nossa pele e nossa autoestima, convidamos Kéren Paiva, que foi capa da Revista Glamour com a sua pele toda natural. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Kéren Paiva, @kerenpaiva Hashtag: #pelelivre Hashtag: #skinpositive Hashtag: #movimentopelelivre Dica: Apoio ao Jovem com pele acneica no SUS Podcast: Laços e traumas de família, no Bom dia, Obvious Podcast: Conselhos que você pediu, Romper com a família Show: Gilberto Gil e Família Série: Nova temporada de Queer Eye, na Netflix Documentário: The mask you live in, YouTube Newsletter: Diana Passy, https://dianapassy.beehliv.com/ Newsletter: Sou meio vagabunda, mas sou boa pessoa, https:// taize.substack.com
Um dos maiores - se não o maior - detonador de autoestima no Brasil é o racismo. O racismo antiindigena ainda está longe de ser tratado com a gravidade e espaço que o tema merece. O apagamento, a animalização, a hipersexualização, a objetificação são exemplos de opressões históricas contra os povos originários. E para falar sobre isso, convidamos a Deborah Martins, indígena pataxó, chef de cozinha e ativista. Vem ouvir! É Dando Que Se Recebe: Perfil: Deborah Martins, @alecrimbaiano YouTube: Alecrim Baiano Perfil: Geni Nunes, @genipapos Perfil: Danilo Tupinikim, @danilotupinikim Perfil: Majur Traytowu, @majurharachell Perfil: Yakecan Potyguara, @yakecan_potyguara Perfil: Daiara Tukano, @daiaratukano Perfil: Day Molina, @molina.elan Perfil: Alice Pataxó, @alice_pataxo Livro: Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak Livro: A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert Livro: Farejador de águas, de Maria José Silveira
Neste episódio, vamos compartilhar algumas dores emocionais que enfrentamos e, claro, contar como superamos essas dores com a ajuda de amigos e familiares que estavam sempre lá dando um apoio. Dores dos relacionamentos, da carreira, da nossa existência linda. E junto com a gente, hoje temos Buscofem, que sabe que as mulheres não sofrem apenas com as dores físicas, e por isso promove um movimento que dá voz às mulheres na luta pelas suas dores, e incentiva a JUNTAS construirmos um futuro de igualdade e empoderamento a partir do acolhimento. #NãoPule NossasDores Saiba mais em: https://hypra.io/71rypf3 É Dando Que Se Recebe: Livro: Apanhadora de pássaros, de Gayl Jones Clínica: Grupo Reinserir, @gruporeinserir Série: Viajando com o Gil, Prime Video Álbum: No tempo da intolerância, de Elza Soares
Fazer arte, seja através da música, do teatro, do cinema, pode ser e é uma janela poderosa para autoestima. Mas estamos cansadas de saber que por muito tempo quem ocupou esses espaços de visibilidade e representatividade, na verdade não nos representavam em absolutamente nada. Para falar com a gente sobre a importância desses papéis de representatividade na arte e em ocupar esses espaços, o Ppkansada recebe a atriz Ana Hikari. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Roberta Estrela D'Álva, @roberta davila Documentário: Onde as ondas quebram Livro: O segundo sexo, Simone de Beauvoir Perfil: Ana Hikari, @_anahikari Quadrinho: Eles nos chamavam de inimigo, de George Takei Quadrinho e Série: Um chinês americano/A jornada de Gene Luen Yang, de Gene Luen Yang TikTok: Bruna Tukamoto, @bruna.tukamoto Manual: Manual de Conscientização À Sexualização da Mulher Amarela https://issuu.com/linne.carlla/docs/ a_sexualiza_o_da_mulher_amarela Vídeo: Canal Yo Ban Boo, Mito da Minoria Modelo Livro:
Vamos falar de literatura safada? Chamamos a escritora Lua Menezes, autora de "Rio Profano" e colunista da Glamour, para conversar com a gente sobre literatura erótica e como essa leitura amplia nossa visão sobre o sexo. É Dando Que Se Recebe Livro: Rio Profano, de Lua Menezes Newsletter: Lasciva, de Lua Menezes Podcast: Lasciva Lua Livro: Henry e June, de Anais Nin Livro: O caderno rosa de Lory Lamb, de Hilda Hilst Livro: O amante, de Marguerite Duras Livro: Digo eu te amo para todos que me fodem bem, de Seane Mello Podcast: Gozei, de Malu Figueira Podcast: Pelos lábios dela Loja: Clímax
A vilanização de alguns alimentos por influenciadores e coaches de wellness nas redes sociais é algo que com toda certeza você já deve ter se deparado por aí, Ppker. Corte carboidratos! Corte o glúten e o açúcar! Lactose inflama o corpo! Preciso fazer um detox! Hoje vamos bater um papo sobre ortorexia, e chamamos pra conversar com a gente a nutricionista, doutora em endocrinologia e autora do best-seller "O Peso das Dietas", Dra. Sophie Deram. É Dando Que Se Recebe Leitura: Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde Matéria: Alimentar, meu caro Watson, de Leandro Sarmatz, na revista piauí Livro: O peso das dietas, de Sophie Deram Livro: Os sete pilares da saúde alimentar, de Sophie Deram Perfil: Sophie Deram, @sophiederam.br Livro: Todas as sextas-feiras, de Paola Carosella Canal: Nossa Cozinha, de Paola Carosella Livro: O frango ensopado da minha mãe, de Nina Horta Perfil: Juliana Gomes, @comidasaudavelparatodos Site: O Joio e o Trigo Podcast: Prato Cheio
Nessa temporada sobre autoestima, conversamos com muita gente bacana sobre os mais diversos temas que afetam nossa cabecinha: corpo, cabelo, pele, saúde sexual, alimentação, origens... E para encerrar essa temporada com chave de ouro, vamos falar sobre o que a gente aprendeu nesses últimos episódios. É Dando Que Se Recebe: Série: Sequestro no ar, AppleTV Série: Os outros, Globoplay Série: Entre estranhos, AppleTV Show: Lulu Santos Livro: Noite no paraíso, de Lucia Berlin
Um dos grandes mistérios que assombra a vida adulta é: como fazer amigos? Como manter amigos? Enquanto uma nova temporada do Pokansada não começa, Bertha, Isabela e Taize conversam sobre os perrengues de fazer e manter uma amizade. É Dando Que Se Recebe: App: Doodle Workshop: Studio Reconecta, @studioreconecta Telegram: Bucinho Suado Clube do Livro: Clubize, clubize.substack.com
Já falamos algumas vezes aqui sobre relacionamentos tóxicos, e hoje nosso papo vai ser sobre amizades tóxicas. Como lidar com elas? Como identificar os sinais de uma amizade tóxica? Bertha, Isabela e Taize contam suas histórias com amizades que eram, na verdade, rivalidades. Vem ouvir! É Dando Que Se Recebe: Série: And Just Like That, HBOMax Livro: Ritmo Quente, de Zadie Smith Perfil: Jonas Maria, @jonasmariaa Programa YouTube: Pra Variar, Dia TV @diaestudio Programa YouTube: De Frente com Blogueirinha, @blogueirinha ProgramaYouTube: PapelPop News, Dia TV @papelpop Canal: Lorelay Fox, @lorelayfox Amigash: Máqui Nóbrega @maqui.nobrega e Karol Pinheiro @karolpinheiro Canal YouTube: Watcher Tarot: Shibbo, @shibbolethv
Viver bem e cuidar do nosso corpo é um desafio eterno e um exercício diário. Não só da estética, mas também da saúde. Você tem cuidado da sua? Hoje conversamos com Joana Cannabrava, do Papo Sobre Autoestima, para falar sobre sua trajetória de saúde e a importância dos exercícios para além da estética. É Dando Que Se Recebe: Perfil: @paposobreautoestima Perfil: @joanacannabrava Perfil: @saudenarotina Perfil: @raquelcastanharo Perfil: @atleta_de_peso Perfil: @ju_romano Perfil: @marianaxavieroficial Perfil: @maqui.nobrega Perfil: @raquelbressanini Podcast: Esquisofrenoias, de Amanda Ramalho Podcast: Gostosas também choram, de Lela Brandão Minssérie: Killer Sally, Netflix
Estamos de volta com uma rodada de fofoca com a galera! Bertha, Isabela e Taize atualizam os ouvintes sobre suas vidas e comentam fofocas de famosos. Aliás, tem uma fofoca pra contar? Mande para ppkansadas@gmail.com É Dando Que Se Recebe: Podcast: 20 Minutos Sobre Nada, de Carol Pinheiro e Máqui Nobrega Podcast: Bom Dia Obvious, com Djamila Ribeiro Podcast: Podpah, com Djamila Ribeiro Vídeo: De Frente Com Blogueirinha, com Lin da Quebrada Filme: Tetris, Apple TV+
Está prestes a sair da casa dos pais, ppker? Então vem ouvir esse episódio em que Bertha, Isabela e Taize compartilham como foi esse momento de deixar o ninho e criar uma casa só sua. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Jeisa Tartari, @jeisatartari Site: Panelinha, de Rita Lobo Perfil: Catherine Benson, @_catben_ Consultoria financeira: NQ Contábil, @nqcontabil Quadrinho: Boy Dodói, organizado por Bebel Abreu, Carol Ito e Helô D'Angelo, @bebelbooks
Luisa Sonza e Chico Moedas, Bella Campos e MC Cabelinho, Neymar e sua atual... Nesse último mês, não faltaram fofocas de traições rolando no mundo dos famosos (e semi-famosos). Mas e aí, o que temos a dizer sobre traição? Bertha, Isabela e Taize convidam Fábio Cruz para debaterem essa questão que assola os relacionamentos desde os tempos mais primórdios. É Dando Que Se Recebe: Pedido das Ppkers: Vote nas eleições do Conselho Tutelar do seu município! Acesse aeleicaodoano.org e apoiareproteger.com.br Série: The Bear, Start Canal: Projeto Banquete Série: Sex Education, Netflix Série: Only Murders In The Building, Prime Video Canal: Valen Bandeira Perfil: Fábio Cruz, @eusoufabao Podcast: Tá Mutado!, de Fábio Cruz
Com certeza você já conheceu um boy dodói (e se arrependeu disso). Hoje convidamos as quadrinistas Bebel Alves, Carol Ito e Helô D'Angelo, organizadoras do livro "Boy Dodói: Histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica", para conversar sobre os vários tipos de boys dodóis que passaram pelas nossas vidas. E Dando Que Se Recebe: HQ: Boy Dodói, de Bebel Abreu, Carol Ito e Helô D'Angelo (organização) bebelbooks.com.br CUPOM PPKANSADA para 10% de desconto Perfil: @mandacarudesign Perfil: Carol Ito, @carolito.ha Perfil: Bebel Alves, @bebelbooks Perfil: Helô D'Angelo, @helodangeloarte Série: | May Destroy You, HBO Max Livro: Seja homem: a masculinidade desmascarada, de JJ Bola Livro: Homens pretos (não) choram, de Stefano Volp Livro: Tudo sobre amor, de bell hooks Livro: Tudo sobre amor, de bell hooks Livro: Adjetivo Feminino, de Livro: Nos olhos de quem vê, de Helô D'Angelo Livro: Inteiro pesa mais do que a metade, de Carol Ito Livro: A idiota, de Elif Batuman
Recebemos um pedido de conselho de uma ouvinte para a seguinte questão: voltar com o ex ou entrar num relacionamento novo? Neste episódio, Bertha, Isabela e Taize falam se vale a pena (ou não) voltar com o ex. É Dando Que Se Recebe Podcast: Sexoterapia, com Ana Canosa, episódio sobre traição Livro: Vamos conversar: comunicação não violenta para a vida real, de Elisama Santos Reality: Drag Race Brasil, Paramount+ Podcast: Me Conte Uma Fofoca, cobertura do Drag Race Brasil Canal: Elay Oliv, YouTube
Chegamos no último trimestre do ano e temos uma pergunta para você: quais objetivos de 2023 você já cumpriu? Pois é, se você está nervosa com a correria do final do ano, vem ouvir esse episódio com a Larissa Rodrigues, que dá altas dicas no perfil Hábitos Que Mudam. É Dando Que Se Recebe: Livraria: Martins Fontes Paulista, em São Paulo Perfil: Larissa Rodrigues, @habitosquemudam Livro: Rotina criativa e hábitos que mudam, de Larissa Rodrigues Série: Ilhados com a sogra, Netflix Podcast: A Coach, de Chico Felitti Podcast: França e o Labirinto, com Selton Mello Livro: Criatura extraordinariamente brilhante, de Shelby van Pelt
Quando você não está trabalhando, você está se divertindo? Nos seus rolês, você consegue ficar longe do celular? Nessa sociedade pra lá de cansada, a vida adulta tira um tanto de diversão da gente. Neste episódio, Bertha, Isabela e Taize conversam sobre resgatar esse lugar de diversão e como fazer isso. E Dando Que Se Recebe: Pra assistir: Cobertura dos Jogos Panamericanos na CazéTV Reality: MasterChef Profissional Rolê: WOW - Festival Mulheres do Mundo, no Rio de Janeiro Rolês do Rio: Samba da Volta e Mureta da Lapa Exposições: Funk - Um grito de ousadia e liberdade, e Onà Irin: caminho de ferro, de Nadia Taquary, no Museu de Arte do Rio de Janeiro
Não negue: seu olho brilha quando alguém começa a contar uma fofoca. Falar da vida alheia é uma coisa que todo ser humano faz, e por mais que tenha quem condene o poder edificante da fofoca, a gente sabe que é bom. Mas por quê? Para refletir sobre isso, chamamos o Amauri Mazzuco, do PapelPop, para um papo com a gente! Perfil: Amauri Mazzuco, @amaurimazzuco Podcast: Rádio dos poetas mortos, de Milena Enevoada Livro: Dia da Libertação, de George Saunders Programa: Papel Pop News, às 18h na Dia TV Livro: A mulher em mim, de Britney Spears Netflix: Beckham, Netflix Podcast: A Coach, de Chico Felitti
Sabia que movimentar a pelve traz benefícios fisiológicos pra seu assoalho pélvico, melhora a autoestima, potencializa sua energia e pode até se relacionar com sua espiritualidade? Hoje vamos conversar e saber tudo sobre isso e o projeto Descolonize seus Quadris com a Maria Chantal! É Dando Que Se Recebe: Perfil: Maria Chantal, @descolonizeseusquadris Playlist: Descolonize Seus Quadris, no Spotify Evento: Festa do Livro da USP em São Paulo Canal: Bebeta Vambora Livro: Pleasure Activism: The Politics Of Feeling Good Artigo: Os usos do erótico: o erótico como poder, de Audre Lorde
Neste final de ano, batemos bastante na tecla da organização, metas e hábitos para melhorar as nossas vidas. Então, seguindo nessa onda, não podíamos deixar de fora um assunto super importante e que ajuda a fazer a vida fluir e prosperar: as finanças! E para falar sobre isso, chamaos Claudia Navarro, da NQ Contábil, que está dando uma super força para a Bertha na educação financeira. Vem conferir! É Dando Que Se Recebe: Perfil: NQ Contábil, @nqcontabil Perfil: Claudia Navarro, @claudia_navarro_contadora Site: Minhas economias App: Notion
Quanto tempo faz que você não faz um rolê tranquilo com seus amigos? Ou com aquela pessoa que você tem intimidade e confiança para apenas estarem juntos, sem pressão? Hoje nossa conversa é com a Luiza Voll, da Contente.vc, que vem falar com a gente sobre o que é descansar no outro. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Lúcidas, @lucidas.cc Perfil: Luiza Voll, @luizavoll Perfil: Contente, @contente.vc Livro: A arte dos encontros: Como se reunir e a importância de estar perto dos outros, de Priya Parker Exposição: Martha Minujín, na Pinacoteca, em São Paulo Livro: Noites azuis, de Joan Didion
E aí, ppker: 2023 foi bom pra você? Hoje Bertha, Isabela e Taize fazem seus respectivos balanços do ano para relembrar o que conquistaram e o que ainda falta. E deixam algumas dicas para você avaliar seu ano também. Vem ouvir! App: Cataki Livro: Luísa (Quase uma história de amor), de Maria Adelaide Amaral Ritual: Exercícios de planejamento do Vida Organizada Oráculo: Oráculo das Intensões, de Caldeirão Místico App: Co-Star
Tá sentindo um incomodozinho aí na ppk, ouvinte? Ou quer saber mais sobre como cuidar bem da sua vagina? Pois venha ouvir nosso papo com a ginecologista e obstetra Marieta Sodré, que sabe tudo sobre como deixar a ppk saudável. É Dando Que Se Recebe: Protetor de Calcinha: Koruí, @_korui. Perfil: Marieta Sodré, @drmarietasodre Perfil: Ricardo Kores, @dr.ricardokores Perfil: The Vulva Gallery, @the.vulva.gallery Livro: As flores do bem, de Sidarta Ribeiro Perfil: Vinicius Borges, @doutormaravilha
Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou.... Chegou o fim de ano! Estamos nos finalmentes de 2023, Natal e ano novo batendo na porta! Por isso, resolvemos fazer um manual das festas. Como sobreviver a familiares difíceis? Boas dicas de presentes e comidas para a ceia? Dicas pra fugir dos perrengues de reveillon? Vem que tem! É Dando Que Se Recebe Natal da Lagoa, no Rio de Janeiro Receitas de Natal da Rita Lobo Projeto Banquete Receita Ginger Bread da Bertha Jardim Secreto na Galeria Metrópole, em São Paulo
Oficialmente, chegou o verão! Praia, piscina, sol, calorão, pouca roupa. Como vocês vivem essa estação? Se jogam? Detestam? Ainda existe isso de corpo de verão? Projeto verão? Quais os rituais e cuidados de vocês pra aproveitar esse mês? Pra bater nosso papinho sobre isso, chamamos a criadora de conteúdo Bruna Olliveira. É Dando Que Se Recebe: Day Use @meliahotelsbr Higienópolis e Paulista Spa Day no @palaciotangara Day Use @lerelaisdemarambaia Massagem no @belmondcopacabanapalace Protetor Solar Labial da @sallve Protetor Solar Toque Seco da Sallve Protetor Solar da @bioart Perfil: Bruna Oliveira, @brunaolliveira Paulo Massagista Cora Restaurante, SP @cora.sp Yayá Comidaria, RJ @yayacomidaria Meza Bar, RJ @mezabar Maria e o Boi, RJ @mariaeoboi Barraca do Uruguaio, RJ Galeto Sat's, RJ @galetosats Ici Brasserie, SP @icibrasserie A Baianeira, SP @abaianeira Peter Luger, em Nova York @peterlugersteakhouse
Feliz ano novo! Primeiro PPKansada de 2024! Hora de começar o ano cheias de expectativas, muitos planos. É o momento de inflar o peito e correr atrás, né? Vamos aproveitar o fôlego do começo de janeiro pra pensar nossas metas e objetivos para o ano! O que queremos realizar, no que vamos focar. Vem escutar nosso papo e se inspirar nas suas metas também! É Dando Que Se Recebe: Conselhos que você pediu, episódio sobre criar expectativas A bíblia do tarot, de Sarah Bartlet Agenda Feminista da Bazar do Tempo Planner e cadernos da Cícero Agenda Todavia 2024 Planner de leitura Gato Sem Rabo
A gente sabe que aqui neste país o ano só começa depois do Carnaval, né? É festa, é pegação, é música, é esquecer da vida pulando na rua com um monte de gente suada... Ui! Então para que as nossas Ppkers aproveitem ao máximo esse feriado gostoso, a gente chamou duas especialistas quando o assunto é Carnaval e botar o bloco na rua, as influenciadoras Krishna E Clara Novais. É Dando Que Se Recebe: Perfil: Clara Novais, @claranovais Perfil: Krishna, @kripshna Série: Os Bucaneiros, Apple TV Podcast: Falando Pensamentos, por Krishna Livro: Vibes em análise, de André Alves e Lucas Liedke Série: Sex and the City Newsletter: Par ver se cola, por Clara Novais Série: The Bear, Start Livro: Os perigos de fumar na cama, de Rosa Montero
Se tem uma coisa que vai ter em 2024, essa coisa é: FESTIVAL DE MÚSICA! Tem Lollapalooza, tem Rock in Rio, tem Primavera Sound, Coala Festival, Turá... E incrível ver nossas bandas favoritas, mas ir em festival exige empenho (além de recursos). Para dar dicas de como aproveitar melhor esses eventos, chamamos Laura Vicente que faz a cobertura dos festivais mais legais do Brasil!
Corpo é sempre um assunto aqui no Pokansada. Pressão estética também. Ainda vivemos nesse lugar em que qualquer pessoa se sente validada para comentar sobre o nosso corpo, e nos sentimos pressionadas a entrar no famoso "padrão". Como se gostar quando isso acontece? O que ainda temos que superar para amar nosso corpo do jeito que ele é? Vamos desenrolar essa conversa hoje com a educadora sexual, escritora e modelo Laís Conter. Perfil: Laís Conter, @lais conter e @me_lambelambe Livro: Entre bocas e afetos, de Lais Conter Livro: O mito da beleza, de Naomi Wolf Perfil: Feel, @feel.lub Perfil: Lilith, @somoslilith Podcast: Angu de Grilo especial enredos do Carnaval do Rio de Janeiro
Trabalhamos para viver e sobreviver, para conquistar e avançar. Mas será que algum dia nós estaremos satisfeitas com o que a vida nos deu, com as nossas conquistas, com as nossas vidas? Vem que esse é o papo de hoje! É Dando Que Se Recebe Blush da Rose Inc Base Stick da Simple Organic Corretivo da Shiseido Corretivo Dior Backstage Iluminador Bruna Tavares Máscara de cílios Stack Waterproof da Mac Delineador da Rare Beauty Batom líquido Lip Mousse da Contémig Protetor Solar em Bastão da Sallve Protetor Solar Acqua da Bioré Demaquilante da Bioré Demaquilante da Sallve Delivery: Ducadu, no Rio De Janeiro
É Carnaval, e a gente sabe que a galera pode passar dos limites na folia, né? Não adianta dizer "não faça", porque a galera vai fazer. É por isso mesmo que precisamos falar sobre a redução de danos, e a gente convidou o médico Uno Vulpo, do perfil Sento Mesmo, pra passar essa informação pra você! É Dando Que Se Recebe: Perfil: Escola Livre de Redução de Danos, @escolalivrerd Livro: Drogas para adultos, de Carl Hart Livro: Dez drogas, de Thomas Hagger Perfil: Uno Vulpo, @sento.mesmo no Instagram e Twitter Podcast: Sobre o prazer deles, no Globoplay
Estavam com saudades das nossas choradas, ppkers? Pois fizemos mais um especial para fofocarmos sobre nossas vidas e a de vocês, ouvintes, que mandaram suas choradas pra gente. Vem com a gente! É DANDO QUE SE RECEBE Filme: Sociedade da Neve, Netflix Desfile das Campeães do Carnaval do Rio de Janeiro, Multishow
Qual o limite da exposição na internet? Será que tem resposta fácil pra essa pergunta? O potencial de viralização do TikTok levou a exposição a outro patamar. Quanto mais absurdo e íntimo o relato, mais viral. Pra falar com a gente sobre isso, convidamos a Carol Rocha, a famosa Tchulim, que é criadora de conteúdo desde que tudo era mato, quase psicóloga, mãe do Valentim e sempre questionadora dos limites da exposição. É Dando Que Se Recebe: Livro: O show do eu: a intimidade como espetáculo, de Paula Sibila
Enquanto Taize está chegando nos 35 anos, Bertha e Isabela estão perto de entrar na casa dos 30. No episódio de hoje, fizemos uma lista de coisas que gostaríamos de fazer antes que mais alguns anos se passem. O que você ainda quer fazer antes dos 30, dos 25, dos 40, dos 50? É Dando Que Se Recebe Livro: Bombaim: Cidade máxima, de Suketo Mehta Livro: Shantaram, de Gregory David Roberts Livro: O que eu falo quando eu falo de corrida, de Haruki Murakami Livro: Correr, de Dráuzio Varela Newsletter e Podcast para apoiadores: sou meio vagabunda, mas sou boa pessoa, taize.substack.com Filme: Pobres criaturas Livro: Bem comportadas: os sete pecados capitais e o preço que as mulheres pagam para provar o seu valor, de Elise Loehnen Livro: Na cozinha, de Juliana Gueiros
Hoje é Dia da Mulher, e diferente das "homenagens" que temos que aturar nesse dia, nosso papo vai ser sobre não ser perfeita. Estamos cansadas, chega de ser a mulher guerreira, acolhedora, queridona. Você é barraqueira? Briga? Se impõe? Então vem ouvir! É Dando Que Se Recebe: Livro: O avesso da pele, de Jeferson Tenório Livro: Bem comportadas: os sete pecados capitais e os preços que as mulheres pagam para provar seu valor, de Elise Loehnen Livro: Fúrias: histórias de mulheres perversas, selvagens e indomáveis, várias autoras Série: O curioso caso de Natalia Grace, Max Série: A bilionária, o mordomo e o namorado, Netflix Série: One Day, Netflix
Acabou, ppkers. Cansamos, e este é o último episódio do Pokansada. Mas será mesmo? O futuro não sabemos como vai ser, mas estamos encerrando hoje este ciclo, e neste episódio explicamos os motivos. Ppkers, nós agradecemos demais pela parceria de vocês nesses mais de três anos de Ppkansada. Foi lindo, foi maravilhoso, cada mensagem de carinho encheu nosso coração de contentamento, foi bom demais saber que nossa conversa entre amigas encontrou um espaço na vida de vocês. Muito obrigada por tudo! E quem sabe não voltamos no futuro, em outro formato, mas sempre com esse nosso jeitinho.