A turma está numa festa a fantasia e Mônica está fantasiada de ratinha. Quando procura Franjinha em seu laboratório, ela acaba acidentalmente acionando sua máquina encolhedora e após ficar minúscula é confundida por todos com uma rata de verdade. Depois de se meter em várias confusões, Mônica desperta a paixão de um ratinho do seu tamanho. No final, porém, Mônica volta a seu tamanho original e o ratinho fica triste, mas acaba conhecendo uma outra ratinha, que usa uma aparência igual a da Mônica.
Mônica se decepciona e fica chateada com o comportamento da turma, que ultimamente a tem tratado com indiferença e frieza. Ela então resolve se tornar uma ermitã e morar sozinha nas montanhas. O que ela não sabia é que tudo era um plano da turma para ela não desconfiar da surpresa que eles estavam preparando: uma festa para comemorar um ano após a mudança da amiga para o Bairro do Limoeiro. Desesperados com a ausência da Mônica, todos resolvem resgatá-la nas montanhas.
Mônica e Cebolinha são capturados por um exército de extra-terrestres e vão parar na nave espacial do Lorde Coelhão. Eles tentam fugir, mas os andróides empacotam a Mônica em uma espécie de embalagem para presente, e Cebolinha deve derrotá-los sozinhos. No final, eles embarcam de volta para casa em uma nave em forma de coelho.
Chico Bento vai pescar em uma lagoa mas acaba encontrando uma enorme criatura que sai da água ao ser perturbada pelos banhistas. O caipirinha acaba fazendo amizade com o monstro, mas um líder militar exige que o monstro seja exterminado. Chico Bento faz de tudo para impedir, mas no final o monstro termina engessado.
Para provar a Anjinho que não têm medo de nada, Cascão e Cebolinha decidem entrar na tenebrosa Gruta do Diabo. Lá eles encontram o inferno e vários diabinhos, mas depois conseguem fugir. No final, é revelado que foi tudo um plano do próprio Anjinho para dar uma lição nos meninos, e que todos os diabos eram anjos fantasiados.
Um filhote de jacaré foge do zoológico e vai parar na casa do Cebolinha, que acredita ser uma lagartixa. Ele resolve adestrá-lo e o chama de Onofre, mas conforme o tempo passa Onofre vai crescendo e se torna um enorme jacaré, amedrontando todos. Só no final Cebolinha se dá conta mas tem que devolvê-lo para o zoológico.
Cascão participa de um programa de TV em que precisa resolver uma série de adivinhações. Com a Mônica como apresentadora do show, será que o sujinho vai sair premiado?
Chico Bento e Zé Lelé vão catar goiabas no meio da floresta. Chico avisa para Zé que, caso uma onça apareça, ele grite bem alto "-Óia a Onça!". Depois de perder a paciência com vários alarmes falsos, Zé Lelé grita pela última vez e Chico não dá ouvidos. Quando volta, Chico se depara com uma onça de verdade e acha que Zé Lelé foi engolido por ela, quando na verdade fugiu antes com medo do primo não socorrê-lo.
Em uma brincadeira de bangue-bangue, Cascão "morre" e sai do jogo, mas insatisfeito procura outros jogos em que ele sobreviva, mas "morre" em todos. Depois, Cascão cria sua própria brincadeira em que ele "mata" tudo e todos, mas depois de "matar" todos os seus amigos ele percebe que não sobrou mais ninguém pra brincar com ele.
Mônica e Cebolinha vivem uma grande aventura para encontrar a última peça perdida de um lendário quebra-cabeças.
Em um novo plano infalível de Cebolinha, os garotos do bairro forjam um concurso para que Mônica ganhe e, para honrar seu prêmio, tenha que segurar sua fúria - não importando o quanto ela seja provocada. Mas, para que tudo dê certo, os garotos precisarão resistir à beleza de Carminha Frufru...
Um jovem vampiro se apaixona pela Mônica e a transforma em vampira, sem que a garota perceba. Mas os novos - e estranhos - costumes da Mônica fazem os seus amigos tentarem descobrir o que aconteceu.
O Doutor Frankestóim transforma Sansão em um monstro gigante e apenas Cebolinha será capaz de detê-lo.
Cascão tenta construir dentro de casa um grande cenário de ação para tornar mais realistas as aventuras de seus brinquedos. Proibido pelo pai, ele consegue a ajuda de Cebolinha para fazer um ambiente mais ambicioso no quintal. Mas quando Mônica e Magali aparecem querendo ajudar, a brincadeira vira uma grande bagunça.
Cebolinha está de saco cheio da sua irmãzinha Maria Cebolinha e decide pedir a Cascão para que se torne seu novo "irmão". Mas o garoto vai perceber que, mesmo que seja com seu melhor amigo, todo relacionamento familiar embaixo do mesmo teto tem suas vantagens e desvantagens.
As olimpíadas do bairro estão chegando e o Cebolinha resolve presentear a Mônica com um lindo par de tênis. Já que ela não usa sapatos, com esses tênis e algum treino, a Mônica venceria qualquer competição fácil, fácil! Mas de um presente do Cebolinha para a Mônica... a gente desconfia! Pode ser um plesente de glego - ou melhor, presente de grego.
A Turma da Mônica e Chico Bento se reúnem para celebrar o Natal. As crianças decidem doar seus brinquedos antigos e relembram do quanto se divertiram com eles através de números musicais.
Uma nave espacial pousa na terra e uma coelhona deixa aos cuidados dos coelhinhos da floresta um ovo gigante feito com o chocolate mais gostoso das galáxias: o "Ovo Primordial". Ela nomeia um deles como Coelhinho da Páscoa e o encarrega de, juntamente com os demais, fabricar ovinhos com esse chocolate especial e distribuí-los a todos durante a Páscoa. No domingo, num almoço no campo com a turminha toda, Mônica e Cebolinha encontram o Coelhinho da Páscoa e acabam descobrindo a fábrica secreta de ovos de chocolate - mas a comilona da Magali também descobre o caminho secreto, para desespero de todos os coelhinhos. Com muita música e curiosidades, Mauricio (em desenho animado) nos apresenta este divertido Conto de Páscoa.
Franjinha inventa uma loção que deixa Cascão limpo sem necessidade de banho. O experimento dá certo, mas tem validade. Após a decepção, as crianças começam a discutir sobre formas de preservação da natureza.
É aniversário da Magali e Tia Nena fica encarregada de entregar os convites. No entanto, um mal-entendido faz com que as Bruxas dos Contos de Fada Infantis sejam convidadas para a festa ao invés dos seus amiguinhos do Limoeiro. Enquanto isso, Mônica, Cebolinha e Cascão acabam indo parar em uma Convenção de Bruxas.
Cebolinha está contagiado pelo Espírito de Natal, mas o mesmo não pode ser dito de seus amigos. Mônica, Cascão e Magali tem outras preocupações que lhes desviam dos preparativos para as festas de fim de ano e Cebolinha fará de tudo para que eles sejam contagiados antes das doze badaladas da meia-noite.
É véspera de natal. Mônica diz à Magali que não vai brigar para não correr o risco de ficar sem ganhar presente. Sabendo disso, o Cebolinha e Cascão aproveitam a chance para provocá‐la — e a Mônica acaba perdendo a paciência! Os meninos levam boas coelhadas. Súbito, uma nuvem mágica faz surgir um pinguim com gorro vermelho! O Pinguim Noel explica que o Papai Noel construiu uma nova fábrica no Pólo Sul, onde trabalham pinguins, em vez de duendes. Ele avisa que, por brigarem, as crianças ficarão sem presentes de natal —e desaparece. Aflitas, a turma pensa em um plano: decidem doar seus brinquedos velhos para as crianças carentes do bairro, e assim voltar a ficar bem aos olhos do Papai Noel.
Nova versão de "O Natal de Todos Nós" (1987), unindo animação e cenas em live-action. Maurício de Sousa tem um encontro virtual marcado com a Turma da Mônica diretamente do estúdio de criação de sua casa. Ele conversa com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Anjinho e outros integrantes da turminha sobre a celebração da data. Após o bate-papo, os filhos de Maurício aparecem na tela do computador e o chamam para celebrar a passagem do Natal.
Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mal sabia ela que, com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar.
Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não pôr as suas mãos nele.
Cebolinha não está satisfeito com o cenário deste episódio. Então, ele tem mais uma ideia brilhante: transformar o bairro do Limoeiro em um grande jogo de vídeo game!
Enquanto joga cartas, Cebolinha esconde Sansão debaixo da mesa, e Mônica entra em pânico ao perceber que perdeu sua carta favorita.
Mônica e Cebolinha estão brigando como sempre, quando algo inacreditável acontece: Sansão começa a falar!
Quem é o mais lindo, Cascão ou Cebolinha? Só um duelo de beleza pode responder a uma pergunta tão difícil, e é exatamente isso que eles decidem fazer.
Em busca de fofocas para o seu jornal, Denise se infiltra na nova casa de bonecas de Magali e finge ser um monstro assustador para não ser descoberta.
Insatisfeitos com o Cebolinha, os membros do clube elegem Mônica como a nova líder. Quando ela aceita todas as sugestões, o clube mergulha no caos.
A Turma está no meio de um jogo de Guitar Giro quando o narrador da história decide se intrometer no episódio.
Após ajudar Nimbus com um truque de mágica, Magali se transforma completamente! Com uma personalidade novinha em folha, ela tira sarro de todos.
É dia de acampamento das meninas e Denise mostra às amigas o horóscopo da mais nova astróloga do momento: Madame Desirée.
Ao descobrir que Carminha dá a maior festa e convidou todo mundo menos ela, Mônica decide se juntar a Dudu para montar uma festa ainda mais legal!
Ao se arrumar para um churrasco, Mônica decide dar uma inovada no look. Afinal, que mal tem em cortar a própria franja?
Um mistério toma conta do Limoeiro! Após Marina ter um de seus quadros vandalizado, Milena e Cebolinha investigam a situação.
Após tomar os brinquedos dos amigos, Jeremias percebe que tem uma grande oportunidade de negócio em mãos.
A Turma está em polvorosa com o mais novo palestrante do Limoeiro: Cebolinha!