Na estreia do "Má Influência", Maria Bopp e Babu Carreira contam em dois episódios uma parte pouco conhecida da história das duas boy bands mais amadas da história: os Backstreet Boys e o N'Sync. E ela envolve o empresário da banda. Lou Pearlman era um garoto que adorava dirigíveis e aviões. Tanto que ele abriu nos anos 1980, já adulto, um negócio de aluguel de aeronaves. Lou Pearlman era também muito bom de lábia –e de trambiques. Fez dinheiro dando cambau na companhia de seguros. Mas seus voos mais altos (e arriscados) vieram quando ele montou as duas boy bands. Até que, um dia, os garotos descobriram que estavam sendo muito enganados.
Depois que os Backstreet Boys e o N'Sync rompem com Lou Pearlman (não sem antes perder muita grana), o empresário ainda tentou montar e lançar uma nova boy band, a O-Town. Mas a situação financeira dele já estava complicada –e foi justamente aí que ele se afundou ainda mais, se aventurando em outras frentes de negócio, como restaurantes, lojas e convencendo muito gente a botar dinheiro em fundos de investimento que eram na verdade esquemas de pirâmide.
Esta é a história de um empresário, influenciador, coach, escritor, ex-candidato à Presidência da República, piloto de helicóptero, nadador, maratonista, entre outras profissões, que ficou rico ensinando a outras pessoas como “destravar seu mindset”. No caminho até o sucesso, foi condenado como parte de uma das primeiras quadrilhas de roubo a bancos online. E quase causou uma tragédia ao levar dezenas de pessoas para o topo do Pico dos Marins numa noite de tempestade. Mas isso são apenas alguns de muitos detalhes na longa jornada de Pablo Marçal.
No começo dos anos 2000, ele era queridinho da Madonna e do Bono Vox. Era amigo de Winona Ryder e do diretor Gus Van Sant. E sua história de vidatornava tudo ainda mais intrigante: era profissional do sexo desde a adolescência e gênero fluído, em uma época em que ainda se falava pouco disso. JT Leroy virou um fenômeno literário, caiu nas graças de Hollywood –e veio até para o Brasil lançar livro,com direito a cobertura dedicada da imprensa e fila para dar autógrafos aos fãs. Até que seu grande segredo veio à tona: ele era fake –um produto de ficção tão engenhoso quanto sua própria literatura.
Ela é conhecida apenas pelo primeiro nome. E, só no Instagram, tem o equivalente mais ou menos à população da Espanha em número de seguidores. Tudo na mão dela vira produto – inclusive cosméticos de qualidade duvidosa. E todos os seus passos vão para as redes sociais – e rendem milhões de cliques para os sites e perfis de fofoca. Mas alguns desses passos foram em falso e geraram problemas na Justiça, com denúncias, condenações e muitas críticas à influenciadora Virginia.
De performances como a da drag queen Kitara Ravache em Niterói à eleição pelo Partido Republicano para o Congresso dos Estados Unidos, esta é a história de um personagem que comprova que a realidade pode ser muito mais louca que a ficção. Conheça a vida e a obra de George Santos, um brasileiro-americano que ganhou muito dinheiro, atenção da mídia e poder - até que as autoridades começaram a expor publicamente suas mentiras, esquemas e mutretas.
Nos anos 1990, na era pré-redes sociais, páginas de jornais e revistas começaram a estampar anúncios curiosos, com fotos de avestruzes e um texto dizendo que criar o bicho era “o melhor investimento da atualidade”. Era tudo obra de Jerson Maciel, fundador da Avestruz Master. No poder da lábia, ele convenceu milhares de pessoas, entre celebridades como o boxeador campeão mundial Popó e cidadãos comuns, a investir na estrutiocultura. Prometia rendimentos altíssimos – que ele nunca entregou.
Se você buscar na internet quem é o “maior golpista do Brasil”, a primeira resposta é o nome dele. Já teve livro, documentário e filme de ficção baseado na história deste homem. E no entanto parece que ainda estamos descobrindo quem é a pessoa que enganou centenas, talvez milhares, ao longo da vida – e que hoje até ganha dinheiro ensinando as pessoas a não caírem em fraudes. Ele já foi piloto do narcotráfico, presidente de uma das maiores companhias áres do país e ajudou a pacificar facções em uma rebelião de presídio. De Maringá para o mundo, conheça tudo sobre Marcelo Nascimento, o Marcelo VIP.
O príncipe Khalid bin al-Saud é herdeiro da família real saudita. Ou seja: é multibilionário – e gosta de ostentar, de postar centenas de fotos no Instagram andando de jatinho, com bolsa de grife ou até com uma pulseira incrustada de diamantes em formato de onça. Só tem um problema: ele é uma fraude. Seu nome verdadeiro é Tony Gignac, um homem que cresceu em Detroit. E que está prestes a realizar uma série de golpes ousados, de Dubai a Miami.
Disfarçado de príncipe saudita, Tony Gignac está finalmente vivendo a vida de luxo e muita ostentação com que sempre sonhou. Mas ele é ambicioso – e quer mais. E agora ele se prepara para aplicar o maior golpe de sua longeva carreira de estelionatário: comprar um dos hotéis mais emblemáticos de Miami. Só que quando um magnata (de verdade) do mercado imobiliário começa a desconfiar e a investigar a vida do suposto príncipe, as mentiras de uma vida inteira começam a vir à tona.
Ela começou a carreira como ex-BBB. Mas desde que saiu do reality mais popular do Brasil, Maíra Cardi foi muito além. Com o apoio de celebridades como Anitta, ela tornou-se uma das mais influentes coachs de nutrição do país – e passou a vender programas de emagrecimento para milhares de clientes. Seus casamentos e separações viraram pauta nos sites de fofoca. Só que, junto com o sucesso, vieram os processos, acusações e condenações por fraude e propaganda enganosa.
Depois de anos lutando contra um distúrbio alimentar, Brittany Dawn decide se reinventar como influenciadora e lança seu próprio negócio online como personal trainer. Vende planos personalizados para ajudar outras pessoas que estão enfrentando os mesmos problemas que ela – e ganha muito dinheiro com isso. Mas quando seus clientes percebem que não estão recebendo pelo que pagaram, eles se unem para descobrir a verdade sobre Brittany.
Ela soube como poucos usar os aplicativos de paquera. Abusava de fotos sensuais e frases provocativas. E aí começava um roteiro de sedução, sexo e conquista da confiança de homens (em geral casados). Não é um modus operandi tão original, mas foi o suficiente para que Patrícia Coutinho Pereira fizesse mais de 100 vítimas – e passasse a ser conhecida, e procurada pela polícia, como a Loba do Tinder.
Serena Shi é uma empresária chinesa ambiciosa (e um tanto misteriosa) que quer fazer um resort de luxo no deserto da Califórnia, onde acontece o famoso festival de Coachella. Para tirar o projeto do papel, ela passa a oferecer a seus compatriotas altas taxas de retorno para quem investisse na empreitada e o sonho do visto de imigração para os Estados Unidos. Ela rapidamente arrecada milhões de dólares. Mas logo esse ambicioso projeto revela-se uma grande miragem.
Marta era uma lenda local do Triângulo Mineiro. Sempre bem vestida, com a fala mansa e educada, ela encantava os vendedores e comerciantes de Uberlândia e região. Especialmente em lojas de roupa. Só que esse encanto se quebrava rapidamente, assim que Marta sumia sem pagar pelo que levava. Marta golpista, como ficou conhecida, partia pra próxima. Mas com a internet e as redes sociais, ficou mais difícil não ser reconhecida – e assim nasceu uma estrela mundial no hall da fama dos memes made in Brazil.
Quando um adolescente colombiano sobrevive a uma viagem escondido no trem de pouso de um avião, ele se torna uma celebridade instantânea nos Estados Unidos. Uma família de Miami se sensibiliza e adota o garoto. Mas, com o tempo, o rapaz se mostra um farsante que não era adolescente e que tinha uma história de vida diferente da que tinha contado. Na verdade, ele se revela um habilidoso ladrão de identidade, que vai se especializar em assaltos aos hotéis mais sofisticados do mundo.
De Cabo Frio à Times Square, em Nova York, passando por Caracas, na Venezuela, e o complexo de Gericinó, em Bangu, esta é a impressionante história de um casal que ergueu um império – só que um império baseado em areia movediça. Esse caso envolve desde a Igreja Universal do Reino de Deus até o Comando Vermelho. Glaidson Acácio e Mirelis Diaz formaram tantas pirâmides financeiras que passaram a ser conhecidos como os faraós do bitcoin, com um séquito de súditos e também de inimigos.
Estelionato é quando uma pessoa engana outra. O famoso 171 que está no nosso código penal desde 1940. Agora, quando essa passada de perna envolve promessa de um relacionamento, de amor e essas coisas do coração, passa a ser estelionato sentimental. Foi nessa prática que o paulista de Fernandópolis chamado Renan Augusto Gomes se especializou – tanto que passou mais de uma década fazendo dezenas de mulheres vítimas, sem ser pego pela polícia.