Seja bem-vindo ao nosso podcast Comida sem Filtro! Neste episódio, falamos um pouco sobre quem somos e nossos objetivos com este novo projeto. Esperamos que aproveite! Não deixe de assinar para receber os novos episódios em seu tocador preferido e deixe registrada a sua avaliação.
O Dr José Alencar () é medico cardiologista, mas é mais conhecido por seu incrível trabalho de tradução de conceitos da medicina baseada em evidências (MBE) nas redes sociais. Neste episódio extra, apresentamos o áudio de uma live sobre MBE e pensamento crítico em tempos de pandemia e de desinformação.
O que é necessário para se manter na linha por tanto tempo? A estratégia low-carb é, afinal, sustentável no longo prazo? Neste episódio, ao comemorar 10 anos de low-carb, vamos falar sobre adesão de longo prazo à estratégia alimentar.
Esse é um episódio EXTRA, mais técnico (e francamente, nerd), para quem andou pedindo que nós fizéssemos uma análise da mais recente controvérsia de Kevin Hall versus David Ludwig - afinal, como diz Hall, a teoria carboidrato insulina está morta??
Neste episódio, contamos com a participação do Dr. Rodrigo Bomeny, endocrinologista com ampla experiência em low-carb e diabetes.
Este episódio extra é um chat em áudio com o Dr Rodrigo Bomeny. Este chat ao vivo acontece todas as quartas-feiras às 8:30 da manhã no canal t.me/drsouto, e fica gravado e disponível no referido canal. O aplicativo Telegram é gratuito e está disponível para todas as plataformas.
• No dia 10 de maio, um artigo foi publicado na revista Science: Neanderthals carb loaded, helping grow their big brains | Science | AAAS (sciencemag.org) • O estudo apenas afirmava que havia amido na dieta dos neandertais, baseado no fato de que bactérias que tipicamente vivem de açúcares foram encontrados nas placas dentárias dos mesmos. • A autora principal, Christina Warinner, há anos critica a dieta paleolítica com base na falácia do espantalho, descrita na seguinte postagem: Ciência Low Carb: A falácia do espantalho (lowcarb-paleo.com.br) • Sobre a ideia de que a glicose utilizada pelo cérebro precisaria vir da dieta: Ciência Low Carb: O cérebro não precisa de glicose? O jejum mais longo da história (lowcarb-paleo.com.br)
Neste episódio vamos tratar de um tema muito atual: microbioma intestinal. Todos sabemos que é importante, mas será mesmo que o estado atual do conhecimento permite tomar CONDUTAS baseado na influência que a dieta, suplementos ou adoçantes têm sobre esses micro-organismos?
Neste episódio, vamos expandir um tema levantado pelo Dr. Rodrigo Bomeny em uma postagem no Instagram. O emagrecimento é necessário para o tratamento e prevenção de muitas condições de saúde. Mas isso não significa que, a fim de obter tais benefícios, a pessoa necessite ficarm magra (no conceito estético do termo).
Este episódio extra é um chat em áudio que acontece ao vivo todas as quartas-feiras às 8:30 da manhã no canal t.me/drsouto, e fica gravado no referido canal. O aplicativo Telegram é gratuito e está disponível para todas as plataformas. Nossa convidada foi a Dra Gabriela Furlin (@gfurlin), médica radiologista. O assunto foi limiar pessoa de gordura.
Episódio EXTRA feito rapidamente a pedido dos ouvintes. Um estudo MUITO ruim ganhou muita notoriedade (pra variar): Quem não come carne tem chance 73% menor de desenvolver quadros graves de Covid-19, indica estudo (globo.com) Se você quiser ouvir diretamente a análise do estudo, vá para a posição 10 minutos O "estudo" --> Plant-based diets, pescatarian diets and COVID-19 severity: a population-based case–control study in six countries | BMJ Nutrition, Prevention & Health As 10 postagens que você PRECISA ler --> Ciência Low Carb: Como interpretar os estudos / notícias (lowcarb-paleo.com.br)
Neste episódio, utilizaremos o vídeo Eating less Meat won't save the Planet. Here's Why para explicar uma série de falácias referentes esse assunto. As referências bibliográficas citadas no episódio estão elencadas abaixo. Para se aprofundar no assunto, sugerimos fortemente a leitura do livro Sacred Cow: The Case for (Better) Meat: Why Well-Raised Meat Is Good for You and Good for the Planet.
Neste episódio, abordamos o fenômeno do ganho de peso durante a pandemia de Covid-19. É um fenômeno real? É inevitável?
Neste episódio, discutimos a afirmação de que dietas restritivas seriam um problema. Mais do que isso, levantamos a ideia de que palavras como restritivo, balanceado, etc, são termos vagos e desprovidos de significado real.
Segundo a OMS, a obesidade e o sobrepeso matam mais pessoas no mundo do que a desnutrição calórica
Escolher produtos low-carb no mercado não é tarefa fácil; para muitas pessoas, é um verdadeiro labirinto. Para diabéticos, pode ser um pesadelo! Saiba mais sobre o assunto em Decifrando Rótulos – | Manual e Treinamento Online e guia de adoçantes. Conheça também o Podcurso Low-Carb da Teoria à Prática.
Pedimos desculpas pela qualidade inferior do áudio neste episódio por problemas técnicos O jejum intermitente está em evidência, e há vários estudos indicando benefícios para perda de peso e resistência à insulina. Mas quanto desses benefícios é devido especificamente ao jejum, e o quanto é devido apenas à restrição calórica? Dois ensaios clínicos randomizados recentes lançam luz (e controvérsia) sobre esse assunto.
Dia do "lixo" - isso faz sentido? Programar um dia para "jacar", furar a dieta?
Você não imagina as coisas malucas - e perigosas - que as pessoas fazem para emagrecer. Mas, e as coisas malucas e perigosas que a MEDICINA faz, por ignorar que é possível perder peso sem passar fome e comendo comida de verdade?
Neste episódio: a indústria alimentícia tenta de alguma forma sugerir que alimentos ultraprocessados são melhores pra você
Será que é possível comer arroz ou batata requentados e não ter pico de glicose no sangue? Especialmente para os diabéticos, isso seria um sonho! Comenta-se por aí que seria o amido resistente o responsável por esse milagre. Será que é verdade?
Para ser avisado sobre cada novo episódio e receber os links das matérias mencionadas e as referências bibliográficas por e-mail, cadastre-se gratuitamente em drsouto.com.br/podcast.
Neste episódio, fazemos para você um resumo do que mais nos chamou atenção no primeiro dia do Low-Carb USA aqui em San Diego, California.
Neste episódio, fazemos para você um resumo do que mais nos chamou atenção no segundo dia do Low-Carb USA aqui em San Diego, California.
Neste episódio, fazemos para você um resumo do que mais nos chamou atenção no terceiro dia do Low-Carb USA aqui em San Diego, California. Nota: não serão episódios profissionalmente editados, mas imaginamos que poderão ser úteis para quem quiser acompanhar as últimas novidades em tempo real.
Neste episódio, fazemos para você um resumo do que mais nos chamou atenção no quarto dia do Low-Carb USA aqui em San Diego, California. Nota: não serão episódios profissionalmente editados, mas imaginamos que poderão ser úteis para quem quiser acompanhar as últimas novidades em tempo real.
Episódio extra, sem edição profissional, mas por demanda popular de vocês ouvintes.
Este episódio reproduz um CHAT com os alunos do Podcurso Low-Carb: da Teoria à Prática, e se foca no emprego da relação proteína:energia (P:E) para destravar a perda de peso em low-carb.
Diabetes tipo 2 é uma doença crônica e progressiva - destinada a piorar. Será que é assim mesmo?
O tempo passa, e as dietas LC e cetogênica não saem da mídia. Mas a narrativa vem mudando, e muito.
No episódio 19, já vimos que é amplamente aceito que diabetes tipo 2 pode, em alguns casos, ser colocada em remissão. Sabendo disso, você prefere tentar com shake ou com churrasco?
Novo estudo publicado essa semana no American Journal of Clinical Nutrition indica que low-carb reduz mais o risco cardiovascular do que alternativas com mais carboidratos.
Um novo estudo sugere que adoçantes podem atrapalhar o emagrecimento; mas e se eu te contasse que, nesse estudo, ninguém engordou ou emagreceu?
Neste episódio, vamos comentar uma matéria que começa assim: “entenda como cortar alimentos pode até parar o coração”. De qual tipo de alimentos você acha que eles estão falando?
Uma nova escala de avaliação para classificar a qualidade de alimentos foi elaborada pela universidade americana Tufts University. O objetivo seria facilitar as escolhas do consumidor na hora de comprar alimentos. Mas será que podemos confiar nesse tipo de classificação?
Episódio gravado em uma conversa ao vivo com os alunos do Podcurso Low Carb: da teoria à prática.
Este foi o título de uma matéria recentemente publicada na Folha de SP. Alguns ouvintes nos encaminharam, e logo pensamos: ovo de novo? Mas tivemos uma boa surpresa ao lermos o texto do Dr Bruno Gualano… Uma crítica da epidemiologia nutricional.
Os alimentos ultraprocessados representam 10% da ingestão calórica na Itália e 50% no UK. Em crianças foi de 61% para 67% nas últimas duas décadas. Segundo o IDEC, no Brasil o consumo desses alimentos saltou de 9% para 16% durante a pandemia na faixa etária de 45 a 55 anos. Sabemos que estão associados à obesidade e a doenças, mas será que todos os ultraprocessados são iguais?
Salmão selvagem do Alasca; Sal rosa do Himalaia; Ovos orgânicos de galinhas criadas soltas; óleo de coco extra-virgem; não pode usar adoçantes; leite cru direto da vaca; bacon? Só artesanal; frango, só se não for de supermercado; verduras e legumes orgânicos de produtores locais e da época; comida de restaurante, nem pensar! E se vier embalada, então, é veneno;
O fim do ano se aproxima, e já vemos por aí panettone zero açúcar. Mas será que esse tipo de opção faz sentido pra quem quer baixar a ingestão de carboidratos? Spoiler: cuidado, que é cilada!
Com a pandemia um pouco mais controlada e após um longo hiato de encontros sociais, está todo mundo esperando pela oportunidade de reencontrar pessoas no fim do ano. Esses encontros vêm sempre acompanhados de comida. Como lidar?
Algumas pessoas relatam que percebem um aumento explosivo do colesterol LDL ao iniciarem uma dieta low carb. Recentemente, Dave Feldman publicou um artigo a respeito deste assunto, que vai interessar bastante esse grupo de pessoas.
Contar calorias pode afetar a saúde mental das pessoas que fazem dieta e causar bulimia e outros transtornos alimentares, de acordo com uma nova pesquisa. É o que diz uma pesquisa com 1.000 pessoas que contam e restringem calorias.
“Corte radical de açúcar da dieta é ineficaz e causa prejuízos à saúde” INEFICAZ?
Vegetarianos, veganos ou onívoros: é possível dizer qual dieta é mais saudável? - BBC News Brasil Quando li o título, cheguei a pensar que era a repercussão daquele ridículo ranking das dietas, que comentamos no episódio 34. Mas não! É a tradução de um site de notícias acadêmicas The Conversation.
A nutrição é o novo horóscopo. Não importa o quão séria e respeitável seja uma publicação jornalística, bobagens sem tamanho podem aparecer nas colunas de nutrição. Virou entretenimento.
2022 começou com boas notícias para quem estuda a estratégia low-carb em pacientes diabéticos. Em conjunto, estes dois estudos ajudam a consolidar low-carb não como apenas mais uma opção, mas como a melhor opção no manejo nutricional desta doença.
Por que é tão difícil manter a dieta a longo prazo? Como melhorar isso? O que dizem os estudos que avaliam sucessivas tentativas de emagrecimento?
Mais uma vez Low-carb é manchete em rede nacional - e de forma totalmente equivocada!
Uma nova revisão sistemática ganhou manchetes por dizer que low-carb não era tão melhor do que o resto - será que as pessoas perceberam que isso é o mesmo que dizer que é uma boa opção?
A manchete da semana é: “Carne faz mal!” “Carne faz bem!” “Carne tanto faz!” Como é possível carne fazer você viver menos e viver mais ao mesmo tempo?
Neste episódio, respondemos dúvidas frequentes de quem está retomando ou iniciando uma dieta low cab para emagrecimento: “Será que vou dar conta? Tenho medo de não conseguir. Medo de sentir fome.” “Como descobrir qual a quantidade exata de cada alimento para que eu consiga emagrecer?” “Quais os melhores chás, kefir, kombucha, cafés turbinados para emagrecer?” “Insônia, dor de cabeça, ferritina, colesterol e outros problemas de saúde são afetados pela dieta?” “Jejum é preciso? Pular alguma refeição prejudica o emagrecimento?” “Tem problema repetir muitas refeições, não variar tanto?” “Como reproduzir os alimentos que já estava habituado a comer em suas versões low carb?”
Já sabemos que low-carb funciona para emagrecimento, e já sabemos que alta proteína também. Mas: será que os dois efeitos se somam?
Seu filho fica longas horas sem comer? Fique atento às carências nutricionais. Hipertensão e diabetes estão entre os riscos de médio ou de longo prazo! É o que diz um conteúdo patrocinado pelo fabricante de cereal matinal em um formato de matéria de jornal.
Semana passada, inúmeros portais de notícias relataram que adoçantes artificiais aumentam o risco de câncer em 13%. O que há de errado com essas manchetes?
Em março deste ano, foi publicado um estudo correlacionando síndrome metabólica com Alzheimer. Mas o que resistência à insulina e low carb tem a ver com isso?
"Uma importante pesquisa conduzida nos Estados Unidos apontou que o consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas pode levar homens a terem seus níveis de testosterona diminuídos em até 37%." Será que isso é mesmo verdade?
Gelatina zero, cappuccino sem adição de açúcares, geleia diet, biscoito de maisena zero açúcar, leite de amêndoas… Em 2022, até a ADA já reconhece low carb como uma estratégia alimentar oficial. Mas os industrializados confundem o consumidor na hora das compras, escondendo armadilhas. Como saber qual escolher?
Estamos completando um ano no ar. 50 episódios de podcast, mais vários episódios extra, e a gente segue gravando toda semana conteúdo novo e gratuito pra você. Não é uma tarefa fácil, exige bastante disciplina reservar esse tempo na agenda para fazer isso acontecer de forma consistente. Mas um ano depois, temos motivos pra comemorar, e este episódio é dedicado a isso.
Mc picanha sem picanha? E o ketchup do Madero, tem açúcar? Não tem? Ou já nem sabemos mais em quem confiar?
O MHS foi um simpósio de saúde metabólica que ocorreu nos EUA, em Santa Bárbara, semana passada. Nós tivemos a oportunidade de participar, e vamos contar pra você o que mais chamou nossa atenção nos 4 dias do evento que reuniu profissionais de saúde, pacientes e público geral.
O ato de se pesar tem recebido muita atenção e vem gerando polêmica nos últimos anos. Algumas pessoas até recomendam jogar fora a balança, alegando que é uma ferramenta de perda de peso altamente enganosa que resulta em baixa autoestima e hábitos alimentares transtornados.
Em casa é mais fácil: a gente controla o que tem no armário e na geladeira. Mas uma grande dificuldade é manter a rotina de alimentação na estrada. Aeroporto, rodoviária e lojas de conveniência oferecem pastel, coxinha, salgadinhos e muitas guloseimas. Como se preparar pra isso?
Algumas semanas atrás, foi publicada uma peça de opinião, assinada por um endocrinologista, em um portal da Globo. Chama atenção que em menos de 10 parágrafos o texto seja uma coletânea de bobagens sem nenhum respaldo científico robusto.
Mais uma vez essa revista é fonte de pauta para nosso podcast. Desta vez, pegaram pesado: dieta cetogênica pode ameaçar a saúde.
A Beyond Meat - dos hambúrgueres de plantas - está sendo acusada, nos EUA, de superestimar suas alegações de teor de proteína usando uma medida equivocada nos rótulos: você precisaria comer mais de 14 porções – não 2 ½ – para atender às necessidades diárias.
Com a alta da inflação, produtos próximos ao vencimento tornam-se alternativas mais baratas para o consumidor. Mas será que é seguro comer produtos após o prazo de validade?
Desde 2014 o USDA (Departamento Americano de Agricultura, responsável pelas diretrizes alimentares dos EUA) vem sistematicamente escondendo as evidências sobre dietas low-carb. Não é teoria de conspiração, é fato, baseado inclusive em e-mail obtido através da lei de acesso à informação.
Um artigo publicado em uma revista online diz: “Cerveja pode evitar diabetes e obesidade.” Será que barriga de cerveja virou sinônimo de barriga de tanquinho?
De um lado: a dieta mediterrânea, medicamente renomada, uma eterna favorita entre os nutricionistas. A concorrente: a popular dieta cetogênica, conhecida por restringir os carboidratos a pequenas quantidades por dia. Um estudo feito com 33 pessoas comparou essas dietas.
Até o momento, a maioria das pesquisas sobre obesidade se concentrou em estudar pessoas com alto índice de massa corporal (IMC), mas um grupo de pesquisa agora está adotando uma abordagem diferente.
Um estudo feito na USP sugeriu que uma dieta com MAIS carboidrato e MENOS proteína, SEM restrição calórica, emagrece e melhora diabetes. Está na hora de questionar TUDO o que sabemos sobre o assunto?
Esta semana, Dr Souto abriu uma caixinha de perguntas nos stories do instagram, mas como nem tudo cabe naquele espaço de resposta, selecionamos algumas para responder melhor neste episódio: Posso comer aveia, banana e feijão na low carb? Low carb sem déficit calórico emagrece? O desafio retomada é também para diabéticos tipo 2? O que acha de glutamina e própolis em jejum? Esses chás que estão na moda, ajudam mesmo a emagrecer? Qual o queijo mais indicado para emagrecer? Existe algum menos ruim? Episódio citado nesta resposta: destravando o emagrecimento com P:E Vi um médico dizer que não podemos ficar 100% sem glúten, é verdade? A low carb causa desnutrição a longo prazo?
“Comer carne vermelha aumenta o risco de doença do coração.” Novamente, essa afirmação ocupa lugar nas manchetes. O motivo? Mais uma associação resultada de estudos observacionais - aqueles, feitos com questionários de frequência alimentar. Definitivamente, em NENHUMA outra área das ciências da saúde isto sequer passaria pela revisão pelos pares. Enquanto isso, as pessoas fogem da carne e tentam diminuir seus níveis de TMAO comendo pizza e churros.
É perigoso emagrecer e engordar várias vezes ao longo da vida? Por que é tão difícil retomar a dieta, após muitas tentativas? E como resolver isso? Neste episódio, também abordamos temas como: aceitação, autoestima e o p
Adoçantes podem alterar os micróbios no intestino, e isso não é bom; Estudo sugere que consumo de adoçante pode aumentar a glicose; Adoçantes artificiais podem prejudicar os níveis de açúcar e não devem ser considerados seguros; Alguns adoçantes artificiais podem aumentar o açúcar no sangue; - devemos voltar ao açúcar?
Todos os dias alguém fala na internet que carne vermelha é um “alimento inflamatório”. Mas qual a evidência científica que embasa essa afirmação? Neste episódio, também respondemos à pergunta de uma aluna do Podcurso: low carb da teoria à prática: “devo confiar em teste genético que diz que eu não deveria fazer low-carb”?
Sentindo-se gorda ou inchada? Tem problemas com a barriga? Quer ajudar seu cabelo ou consertar sua pele? Será que o problema não é algo que você come? Esse é certamente o discurso de vendas de empresas por trás de testes de sensibilidade alimentar.
Novamente, dezenas de manchetes afirmam que adoçantes artificiais aumentam o risco cardiovascular. Será que, dessa vez, tem fundamento?
Low carb até funciona, mas vai deixar seu metabolismo lento e prejudicar a sua tireoide; será que é possível emagrecer sem lentificar o metabolismo?
Eu vi no rótulo que o iogurte natural tem bastante carboidrato, mas também ouvi falar que está associado a bons desfechos. Posso ou não posso consumir iogurte na low-carb?
Manteiga ou margarina? Com frequência somos questionados sobre qual a melhor opção, do ponto de vista de saúde. Uma, de origem natural, a gordura do leite, rica em gordura saturada. Outra, fabricada a partir de óleos vegetais, já foi majoritariamente hidrogenada num passado recente, resultando em gordura trans. Hoje, já existe margarina zero trans. Qual das duas é melhor?
A rotulagem, nas embalagens dos alimentos, é um importante meio de comunicação entre o fabricante e o consumidor, pois informa características que ajudam na hora da escolha do produto. No Brasil, novas regras entram em vigor em outubro de 2022. Mas será que os novos rótulos vão facilitar as escolhas do público que faz low carb?
Sabia que pão não é carboidrato simples? Entenda a diferença para o complexo. Esse foi o título de uma matéria recente publicada por um portal de notícias com foco em saúde.
Um novo sistema de classificação para avaliar a importância de estudos científicos está sendo proposto. Um editorial publicado na revista Nature explica que muitas das associações que são repetidas todos os dias são baseadas em estudos cuja qualidade é tão ruim que acabam tendo quase nenhuma confiabilidade.
A aveia tem papel no peso, diabetes, colesterol, trânsito intestinal e câncer - diz matéria da Veja Saúde. Mas qual será esse papel?
“À medida que as pessoas consomem mais junk food ou alimentos altamente processados e refinados, elas diluem suas proteínas na dieta e aumentam o risco de sobrepeso e obesidade, o que sabemos que aumenta o risco de doenças crônicas”. Desta vez, o que nos chamou atenção foi uma matéria coerente, publicada por um veículo de imprensa tradicional que, em geral, é alvo de nossas críticas por divulgar absurdos.
Frutas, verduras, carnes magras, peixe, ovos, nozes, sementes e tubérculos são os alimentos que, segundo se acredita, os seres humanos consumiam quando eram caçadores-coletores. Em 2022, seria possível se alimentar como no paleolítico, ou a “dieta paleo” seria uma construção comercial?
“Beba 2L de água por dia.” “Coma de 3 em 3h.” “Comece o dia com uma dose de limão em jejum.” Mitos envolvendo hábitos e alimentação, quando repetidos inúmeras vezes, acabam sendo incorporados ao senso comum.
Pernas desproporcionalmente grossas de cima a baixo. Hematomas que surgem sem explicação. Dores constantes. Talvez isso possa ser lipedema.
Será verdade que o segredo para o emagrecimento é comer mais batatas? É a impressão que se tem quando lemos algumas manchetes que circularam recentemente. Ao vencedor, as batatas!
Este episódio extra é um chat em áudio com o Dr Rodrigo Bomeny.
Dr. Souto conversa com o endocrinologista Rodrigo Bomeny e respondem dúvidas dos ouvintes.
Quais erros na dieta você já fez, que hoje não faz mais? Fizemos essa pergunta no Instagram, e vamos comentar as respostas, porque sempre podemos aprender com os erros uns dos outros. Quando reconhecidos, os erros são oportunidades para recomeçarmos de maneira mais inteligente.
Dr. Souto conversa com o endocrinologista Rodrigo Bomeny sobre dietas para colocar diabetes tipo 2 em remissão: Em breve, nova turma do curso Diabetes: a solução. Para ter acesso a uma aula gratuita sobre a origem do diabetes, inscreva-se aqui: https://diabetesasolucao.com.br/diabetes-inscricoes/
Há dezenas de ensaios clínicos randomizados de low-carb para diabetes que não deixam dúvidas quanto à eficácia da estratégia. Mas os estudos randomizados - sobretudo os que envolvem medidas de estilo de vida - têm uma grande limitação: a falta de motivação de quem foi sorteado para um grupo, sem tê-lo escolhido. Mas como seria se as pessoas estivessem motivadas a fazer a dieta?
Resistência à insulina, sua relação com testosterona e SOP estão entre os assuntos abordados nesta seção de perguntas e respostas com Dr. Souto e Dr. Rodrigo.
Corre por aí uma alegação de que dietas low-carb, sobretudo dietas cetogênicas possam produzir resistência à insulina e AUMENTAR o risco de diabetes; de onde saiu isso?
No Ttiktok, a #ozempic já passa de 445M de visualizações. Até Elon Musk, quando questionado sobre como se mantém magro e saudável, respondeu que estava usando medicação. Recentemente, o fabricante declarou que o remédio estava em falta, devido à alta demanda. O fato é que está na moda usar injetáveis pra emagrecer.
Muita gente confunde as alegações de “sem glúten” com low carb. Mas não é só isso. Produtos sem lactose e zero adição de açúcares também contribuem para a confusão. Não se engane, você pode estar comprando gato por lebre.
Argumentar contra o senso comum não é tarefa fácil. Seria possível convencer a inteligência artificial a mudar de ideia quando o assunto é saúde e alimentação?
Quantos ovos posso comer por dia? Preciso tirar as gemas? Comer ovos aumenta o colesterol? Quem tem problemas de colesterol pode comer ovos? Parece mentira, mas essas ainda são preocupações de muita gente. Neste episódio, também respondemos uma pergunta da Sheila, aluna do Podcurso: whey protein é inflamatório?
Uma indústria norte-americana lançou recentemente uma linha de produtos no estilo dos cereais matinais, só que com outra proposta: pra comer antes de dormir. Isso mesmo, a empresa está propondo uma nova ocasião de consumo ao recomendar seus cereais como refeição em um horário improvável. Será que eles foram longe demais?
Uma revista publicou esses dias a seguinte afirmação: “O cérebro também precisa de combustível. E aqui falamos do suprimento de glicose, sua principal fonte de energia — por isso não dá para abrir mão do carboidrato na rotina.” Partindo desse princípio, muitos nutricionistas explicam que a dieta low carb prejudica o funcionamento do cérebro. Mas será que isso tem fundamento?
Mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035. O alerta é da nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, de 2023, divulgada no início do mês pela Federação Mundial de Obesidade. No Brasil, a estimativa é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035.
Tem como passar pela Páscoa sem destruir a dieta nem abrir mão dos ovos de chocolate? A resposta é sim! Mas não é nada óbvio escolher entre as opções que parecem (e nem sempre são) melhores.
Recentemente as lupas começaram a aparecer nas embalagens. Chocolate 85% agora vem com lupa avisando que é alto em gordura saturada.
Todos nascemos metabolicamente flexíveis, podendo utilizar tanto glicose quanto gordura como fonte de energia, indistintamente. Mas o estilo de vida, com ajuda da genética, pode levar ao acúmulo de gordura visceral e, com isso, à resistência à insulina, o que tem grande impacto na nossa capacidade de tolerar uma grande quantidade de carboidratos. Será que essa flexibilidade perdida pode ser recuperada?
Em 2018, um estudante de doutorado de Harvard estava apresentando sua pesquisa sobre a relação entre laticínios e doenças crônicas para seu comitê de tese. Um de seus estudos o levou a uma conclusão inesperada: entre os diabéticos, comer meio copo de sorvete por dia estava associado a um menor risco de problemas cardíacos. Como assim? Sorvete faz bem pra diabéticos? Um excelente artigo foi publicado na revista The Atlantic nas últimas semanas. Ele discute esse mistério do sorvete, que vamos trazer hoje pra você.
Chegamos ao centésimo episódio deste podcast! São 100 semanas trazendo conteúdo por aqui, e hoje queremos comemorar com você que nos acompanha, relembrando os melhores momentos. Vamos ouvir alguns trechos e esperamos que você se divirta tanto quanto nós!
Este vai ser um episódio bem prático, em que vamos dar 3 dicas pra você começar e manter uma alimentação saudável. 1. planeje suas refeições (afaste-se do que não deve comer e tenha por perto o que deve); 2. esteja atento à quantidade e qualidade das proteínas ingeridas; 3. não dependa de fatores externos, foque em fazer o que depende de você.
"Dr Souto: fazia low-carb há muitos anos, mas agora estou amamentando e me disseram que a dieta pode prejudicar a produção de leite. Isso é verdade?". Essa é uma pergunta frequente em consultório e nas minhas redes sociais. Hoje vamos esclarecer o assunto.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente ter encontrado amido em requeiião comum e do tipo cremoso sem indicação no rótulo, no comércio varejista. A operação abrangeu 9 estados. Por que isso é considerado fraude e qual o motivo de evitarmos a presença de amido nos produtos?
Recentemente, em abril de 2023, a American Heart Association publicou um relatório classificando as melhores e as piores dietas. O critério? Alinhamento às diretrizes da própria AHA. A melhor foi a DASH, e a pior foi... very low-carb. Mas você sabia que até agora as duas dietas nunca haviam sido testadas uma contra a outra? Até agora. Neste episódio discutimos os resultados de um experimento comparando essas estratégias.
Os suplementos de proteína são populares, principalmente entre quem busca uma forma conveniente de aumentar sua ingestão diária de proteínas. Esses produtos são amplamente utilizados por atletas, mas também por aqueles que desejam melhorar sua composição corporal ou até emagrecer. Mas será que todo mundo precisa de whey? Hoje vamos falar sobre como escolher um suplemento de proteína adequado, seus benefícios, segurança e também como usar.
"Adoçante sucralose pode causar diabetes, pressão alta e câncer, diz estudo." Foi assim que a imprensa noticiou o resultado de um estudo in vitro com células e sucralose. Mas será que isso é motivo para preferimos o açúcar? Neste episódio comentamos a diferença entre os resultados do experimento e o que as manchetes noticiaram, as doses que foram utilizadas e o alegado efeito na permeabilidade intestinal.
Consumir uma grande quantidade de açúcar é prejudicial à saúde, seia ele adicionado ou de ocorrência natural. Ele está associado a doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. O Brasil é a quarta nação que mais consome açúcar no mundo. Mas identificá-lo nos alimentos nem sempre é óbvio. Hoje vamos trazer quatro dicas para ajudar você a encontrá-lo na hora de ler um rótulo.
Os alimentos ultraprocessados vêm sendo associados com aumento do risco de diabetes e câncer, mas também de doenças cardiovasculares e demência. Recentemente, um artigo do jornal britânico The Guardian propôs uma campanha para defender a taxação desses alimentos a fim de reduzir drasticamente o consumo, com o objetivo de melhorar a saúde pública. Ao mesmo tempo, um autor de um livro recente sobre UPFs diz: Calma! Temos que pensar as nuances desse assunto.
Cada vez que você vê uma manchete dizendo que algo causa câncer, a lARC (agência Internacional para a pesquisa do câncer) costuma estar envolvida. Bacon, carne vermelha, batatas fritas... A mais recente notícia diz respeito ao aspartame. Mas qual o grau de certeza que temos sobre essas coisas? E qual a magnitude do risco? Hoje vamos conversar sobre a ARC. Para falar sobre esse assunto, temos hoje uma convidada ilustre, Dra. Vanessa Andrade. A Vanessa é pesquisadora e trabalha exatamente nessa área.
Uma manchete diz que um novo estudo COMPROVA que o óleo de coco tornou-se um vilão da dieta. Essa é uma péssima notícia para os ratos!
Novo escore desenvolvido pelo estudo PURE sugere que diversos grupos de alimentos são importantes para reduzir o risco de doenças. Carne vermelha e grãos integrais não fizeram diferença.
No mundo das dietas de baixo carboidrato, é comum que haja dúvidas e desconfianças em relação ao leite. Leite é inflamatório? Leite de caixinha não é leite? Leite não é low-carb? Precisamos falar sobre o leite.
Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável, uma das primeiras coisas que precisamos observar é a quantidade de doces e sobremesas que ingerimos. E aí muitas pessoas pensam que não poderão mais comer chocolate. Mas existem formas de incluir chocolate na dieta sem comprometer os objetivos de saúde ou emagrecimento. Hoje vamos falar dos tipos de chocolate que existem e dar dicas práticas de como escolher: o que um bom chocolate deve ter e o que é melhor evitar.
Você sabia que nem todo diabetes é igual? Além dos tipos 1 e 2, que são mais conhecidos, existem também o diabetes LADA e MODY. Neste episódio, vamos explicar as diferenças e semelhanças entre eles. Será que tem como prevenir? E ainda: Quais os critérios de diagnóstico? DM2 tem cura? DM1 ocorre só em crianças? LADA e MODY são irreversíveis? O que todos os tipos de diabetes têm em comum?
Existe um perfil de pacientes que chegam no meu consultório por causa da low-carb, mas saem com indicação de comer mais carboidratos. Hoje vamos falar das situações em que essa estratégia não é indicada, já que existem pessoas que realmente não precisam dela.
Esteatose hepática, também conhecida como doença hepática gordurosa ou, popularmente, gordura no fígado. Hoje vamos falar desse assunto, que é a causa mais comum de doença crônica do fígado. O que é, suas principais causas, sintomas, como diagnosticar, prevenir e tratar essa condição.
Um livro que acabou de entrar em pré-venda e, em poucas horas, chegou à posição de mais vendido do Brasil na Amazon! Estamos falando de Uma dieta além da moda, o primeiro livro do Dr. Souto, que está chegando em todas as principais livrarias.
Você sabe o que é gota? Aquela doença que envolve dores nas articulações? Hoje vamos falar das causas, sintomas, fatores de risco e, é claro, as estratégias de manejo e prevenção da gota.
Você já lidou com alguém que tentou te empurrar açúcar, em seus mais variados formatos? Se você mudou seus hábitos alimentares, ou está tentando fazer essa mudança, certamente essa situação pode ser desconfortável, com ambas as partes se sentindo julgadas. Mas saiba que existem formas de recusar as guloseimas, sem desapontar quem está tentando convencê-lo a comer só um pedacinho.
Você já desconfiou de informações que ouviu de profissionais de saúde em redes sociais? Hoje em dia, quase todo mundo tem rede social, e está cada vez mais comum nutricionistas fazerem parcerias pagas com marcas, em troca de divulgação. Uma reportagem recente do Washington Post e The Examination alerta para os riscos dessa prática.
Hoje, a gente vai trazer de volta um assunto muito importante e que sempre aparece em forma de pergunta ou de encaminhamento em redes sociais. O Assunto é: Carne Vermelha. Reprise de dois episódios que cobrem esse assunto. Um focando mais em mitos entorno do impacto ecológico e climático do consumo de carne e outro focando mais no aspecto de saúde. 1- Neste episódio, utilizaremos o vídeo Eating less Meat won't save the Planet. Here's Why para explicar uma série de falácias referentes esse assunto. Para se aprofundar no assunto, sugerimos fortemente a leitura do livro Sacred Cow: The Case for (Better). Meat: Why Well-Raised Meat Is Good for You and Good for the Planet. 2- Todos os dias alguém fala na internet que carne vermelha é um "alimento inflamatório. Mas qual a evidência científica que embasa essa afirmação? Neste episódio, também respondemos à pergunta de uma aluna do Podcurso: low carb da teoria à prática: "devo confiar em teste genético que diz que eu não deveria fazer low-carb
Carne feita em laboratório, vocês já ouviram falar nisso certamente. Semana passada, nós fizemos um apanhado de dois episódios nos quais nós estávamos falando sobre mitos e desinformação a respeito de carne vermelha. Hoje, porém, nós não vamos falar de carne vermelha, nós vamos falar de carne branca, porém, carne de frango, mais especificamente, feita em laboratório.
Esta é a primeira parte da entrevista com o Dr Régis Chachamovich, médico psiquiatra que emprega a psiquiatria metabólica (que pode incluir a dieta cetogênica) no tratamento de transtornos psiquiátricos
Este é um episódio extra, que na verdade foi extraído de uma live que eu (Dr. Souto) e Dr. Rodrigo Bomeny fizemos no instagram. Vocês vão ver que a qualidade não está muito boa, mas a gente achou que o conteúdo é relevante e a gente trouxe também, pra quem prefere ouvir em formato de podcast. Espero que aproveitem!
Esta é a segunda parte da entrevista com o Dr Régis Chachamovich, médico psiquiatra que emprega a psiquiatria metabólica (que pode incluir a dieta cetogênica) no tratamento de transtornos psiquiátricos.
Este é um episódio extra, que na verdade foi extraído de uma live que eu (Dr. Souto) e Dr. Rodrigo Bomeny fizemos no instagram. Pra quem prefere ouvir em formato de podcast, aqui está. Espero que aproveitem!
Com o aumento do uso de medicamentos como o Ozempic, os fabricantes de alimentos estão cada vez mais questionando a possibilidade de uma mudança significativa na forma como - ou quanto - as pessoas comem. A verdade é que o chamado "efeito ozempic" já vem impactando os hábitos de consumo e demandando um redirecionamento estratégico de muitas empresas.
Em uma entrevista muito completa conduzida pela jornalista Joana Calmon, fundadora da Tartiner Nuts (@tartiner _nuts), abordamos diversos temas de interesse: - Importância da medicina baseada em evidências. - Os desafios enfrentados pelos médicos na orientação de pacientes sobre alimentação saudável e perda de peso. - A importância das dietas de baixo carboidrato como opção de tratamento para problemas metabólicos e perda de peso. - Como falar para o leigo e o profissional de saúde ao mesmo tempo? Como o livro busca atingir esse equilíbrio. - O emprego pejorativo da expressão "dieta da moda", e porque low-carb é muito mais do que um modismo passageiro. - A dieta low carb pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada pessoa. - Benefícios além da perda de peso (nem todos baseados em evidência).
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo. No episódio No.3, conversam sobre a teoria carboidrato-insulina e como ela foi posta à prova, com a participação dos assinantes da área de membros do blog Ciência Low-Carb.
Pessoas com transtornos alimentares costumam apelar a dietas restritivas; mas será que isso justifica a condenação de restrições alimentares em geral?
Pergunte ao Dr. Souto: uma rodada de perguntas e respostas com as dúvidas dos leitores da área de membros do blog Ciência Low-Carb.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Pergunte ao Dr. Souto: uma rodada de perguntas e respostas com as dúvidas dos leitores.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Esse é um episódio de 2021 que achamos pertinente relembrar, dado o fato de que estão se aproximando as festas de fim de ano e as pessoas todos os anos enfrentam esses mesmos desafios. "Com a pandemia um pouco mais controlada e após um longo hiato de encontros sociais, está todo mundo esperando pela oportunidade de reencontrar pessoas no fim do ano. Esses encontros vêm sempre acompanhados de comida. Como lidar?"
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Baixo carboidrato, alto colesterol? Está no ar uma série que terá o total de 5 episódios em áudio, um curso elaborado, produzido e gravado pelo Dr. Souto, que está sendo oferecido como bônus aos assinantes da área de membros do blog ciência low carb. Nesse conteúdo inédito, Dr Souto explica didaticamente os principais conceitos e dúvidas frequentes sobre colesterol e sua interseção com as dietas de baixo carboidrato. Como de costume, fazendo uso de muitas de analogias para simplificar temas complexos.
Muitas vezes a gente se sente enxugando gelo ao comentar os mesmos equívocos baseados em estudos observacionais de epidemiologia nutricional. Os mesmos tipos de estudos ruins geram manchetes igualmente ruins, e por mais que a gente chame a atenção e corrija, não adianta, sempre continua acontecendo. Como exercício para treinar vocês ouvintes na identificação desse tipo de coisa, talvez valha a pena a gente ficar enxugando gelo mesmo. Com vocês, a manchete péssima, baseada num estudo ruim da semana.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Comer menos açúcar é difícil. Adoecer é difícil. Qual você prefere?
Em abril de 2023, a American Heart Association publicou um relatório classificando as melhores e as piores dietas. O critério? Alinhamento às diretrizes da própria AHA. A melhor foi a DASH, e a pior foi... very low-carb. Mas você sabia que até agora as duas dietas nunca haviam sido testadas uma contra a outra? Até agora... Neste episódio discutimos os resultados de um experimento comparando essas estratégias.
O ato de se pesar tem recebido muita atenção e vem gerando polêmica nos últimos anos. Algumas pessoas até recomendam jogar fora a balança, alegando que é uma ferramenta de perda de peso altamente enganosa que resulta em baixa autoestima e hábitos alimentares transtornados. No entanto, estudos recentes geralmente concordam que a pesagem diária está associada a maior perda de peso e menor recuperação de peso do que a falta de monitoramento.
Em um extenso artigo da associação americana de cardiologia dirigido à classe médica, surge uma nova denominação para uma velha conhecida: a síndrome metabólica. Mas será que essa é apenas uma mudança burocrática, ou talvez uma novidade bem-vinda?
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Estamos no primeiro mês de um novo ano, e muitas pessoas decidiram que agora é um bom momento para retomar seus planos de saúde e estilo de vida. Em compensação, o mês de dezembro é visto como um momento ruim pra tentar algo novo. Mas será que tudo isso não passa de fantasia? Faz sentido esperar pelo momento perfeito?
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo. Participação especial do médico nefrologista Dr. José Neto.
médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo. Participação especial de Rafa Lund.
Um estudo que virou documentário e vem tendo grande repercussão. Não se fala em outra coisa: o que aconteceu quando gêmeos consumiram dietas diferentes?
Coma seu bolo e macarrão sem ter medo - é a promessa de uma bioquímica francesa que fala de impacto glicêmico e agora lançou seu suplemento milagroso.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo. Participação especial do cardiologista Dr. Ricardo Matos.
Dr Souto responde perguntas frequentes sobre o blog, o livro e a estratégia low-carb. Como surgiu o blog? O que é uma dieta low-carb? Por que o senhor considera a dieta low-carb como uma das estratégias nutricionais mais poderosas? Qual o objetivo do livro? Qual o público deste livro? Por que o senhor rechaça o termo "dieta da moda"? Quais são as orientações gerais a respeito da dieta low-carb? Por que considera que a dieta low-carb é um estilo de vida sustentável?
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Os médicos José Carlos Souto e Rodrigo Bomeny conduzem uma série chamada "Além da Moda". Em cada episódio, abordam um capítulo do livro Uma Dieta Além da Moda e tiram dúvidas dos leitores ao vivo.
Se eu estivesse escrito meu livro há poucos anos, teria de fazer um grande esforço argumentativo para convencer os leitores da área médica de que dietas low-carb são uma estratégia válida para tratar o diabetes. Hoje, felizmente, tal entendimento já é consenso nas diretrizes dos países avançados. Nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e associação europeia para estudo do diabetes essa estratégia já consta entre as recomendações para manejo nutricional do diabetes. Enquanto isso, no Brasil, ainda existe preconceito e grande desconhecimento sobre esse assunto.
Neste episódio, contamos com a participação do Dr. Rodrigo Bomeny, endocrinologista com ampla experiência em low-carb e diabetes.
Dr. Souto conversa com o endocrinologista Rodrigo Bomeny sobre dietas para colocar diabetes tipo 2 em remissão.
"Proteína demais pode ser prejudicial e atrapalhar hipertrofia. Especialistas explicam função da proteína no organismo e destacam os possíveis prejuízos ao consumir o macronutriente em excesso". Entenda como...
Jejum intermitente pode levar à morte?
Os análogos do GLP-1 - muito conhecidos por nomes comerciais tais como Ozempic e Saxenda revolucionaram o tratamento da obesidade. Pela primeira vez, temos drogas seguras e realmente eficazes no emagrecimento. Mas, como o remédio perfeito não existe, nem tudo são flores. Esses medicamentos possuem efeitos colaterais que incluem azia, refluxo, constipação, diarreia e má digestão. E outro grande problema é o preço: o tratamento típico custa em torno de 1000 reais por mês.
De que maneira uma dieta de baixo carboidrato pode beneficiar mulheres que estão passando pela menopausa? Existem evidências de que uma dieta de baixo carboidrato pode aliviar sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, alterações de humor e ganho de peso? A menopausa está associada a um risco aumentado de osteoporose. Uma dieta de baixo carboidrato pode afetar a saúde óssea de mulheres nessa fase da vida? Quais são as considerações nutricionais importantes para garantir que uma dieta de baixo carboidrato seja saudável para mulheres na menopausa? Existem riscos ou desvantagens em adotar uma dieta de baixo carboidrato durante a menopausa?
Um relatório tornado público essa semana indica que Nestlé acrescenta açúcar a produtos destinados ao público infantil a partir dos 6 meses de idade. Além disso, indicou que há uma assimetria importante: os produtos em questão: linha Ninho e Mucilon, não têm açúcar adicionado na Europa, apenas no Sul Global.
Um pequeno estudo randomizado australiano mostra que um simples site com orientações online para uma dieta low-carb voltada a pacientes diabéticos é capaz de produzir resultados notáveis.
O assunto mais importante e triste do momento não pode ser ignorado. Código PIX oficial do estado, criado exclusivamente para receber doações que serão destinadas aos desabrigados pela enchente: (CNPJ) 92.958.800/0001-38 Muito obrigado por fazer a sua parte!
Com muita frequência, a gente faz aqui no podcast a análise do mais recente estudo de epidemiologia nutricional, sugerindo que o consumo do alimento "X" aumenta o risco da doença "Y", que carne está associada com diabetes ou que adoçante está associado com doença cardiovascular. E a gente costuma salientar pra vocês os problemas mais óbvios neste tipo de estudo. Mas há outro problema insidioso que afeta os estudos de epidemiologia nutricional: a forma como você analisa os dados afeta tremendamente os resultados. Um estudo muito importante foi publicado recentemente sobre isso - este é o primeiro episódio de uma trilogia dissecando este assunto.
Dando continuação ao episódio da semana passada, no qual explicamos que os mesmos dados podem ser avaliados de diversas formas e produzir resultados completamente diferentes, neste episódio falamos sobre um estudo que investigou essa ideia na prática. O que aconteceria se pesquisadores interessados em saber a relação entre carne vermelha e mortalidade investigassem o mesmo banco de dados de mais de 1000 maneiras diferentes?
Dando continuação ao episódio da semana passada no qual falamos sobre um estudo que avaliou mais de 1000 maneiras diferentes de estudar a relação entre carne vermelha e mortalidade, com resultados diferentes e, por vezes, opostos, neste episódio descrevemos um caso real de viés de publicação. O autor do estudo sobre o qual conversamos no episódio 111 confessa que teve que retirar a carne vermelha de seu escore de alimentos saudáveis para que o estudo fosse aceito para publicação.
Em 2023 um estudo sugeriu que o eritritol aumentava o risco de infartos e derrames. Agora, um novo estudo, publicado pelo mesmo grupo, sugere que o xilitol também estaria envolvido nesse processo. Devemos abandonar o uso dos polióis?
A Nestlé ataca novamente, comprovando que a indústria não tem limites. Para cada demanda, um novo produto. A novidade é o lançamento de uma linha de refeições prontas destinada aos usuários de medicamentos como Ozempic e similares. É isso mesmo que você ouviu: pizza pra emagrecer.
Cigarro, jogos, álcool e outras drogas são considerados viciantes. Quando o assunto é alimentação, existe um debate sobre o potencial viciante de determinadas comidas. Há quem diga que não existe vício em comida, afinal, diferentemente dos outros exemplos, todos precisamos comer. Será que vício em comida é algo real, ou é um exagero utilizar essa expressão?
Cada vez mais proliferam exames sofisticados - e muito caros - prometendo entregar orientações personalizadas para a dieta que deveria ser seguida. Entre eles, estão na moda os testes genéticos. Mas qual o nível de evidência por trás do emprego destes testes?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança da água com gás. As preocupações vão desde o pH, passando pela quantidade de sódio, possíveis problemas nos ossos e até celulite. Mas será que alguma dessas coisas tem fundamento?
Quando você procura um alimento diet, o que você espera? E se o produto for zero açúcar, por qual motivo você o compra? Qual o objetivo de quem busca esse tipo de produto?
O básico da dieta low carb é bastante simples: evite açúcar, amido e coma comida de verdade. Muitas pessoas, apenas sabendo disso, têm sucesso, perdem peso e melhoram a saúde metabólica. E, não obstante, outras pessoas simplesmente não têm bons resultados com as mesmas instruções simplificadas. No decorrer dos anos, fui identificando alguns equívocos que ajudam a explicar por que algumas pessoas têm dificuldade em obter resultados com low-carb.
Como é possível que a mesma dieta aumente o colesterol de uma pessoa, mas reduza o de outra? Neste episódio, Dr Souto relata dois casos clínicos do seu consultório com respostas opostas em colesterol.
Você já ouviu falar que a indústria está adicionando latex de borracha nos alimentos? Esse é um mito que anda circulando por aí e chama atenção dos consumidores, porque gera medo e revolta. Mas quando você ler em um rótulo "contém látex" não quer dizer que tem borracha na sua comida.
De tempos em tempos um nutriente vira o queridinho da nutrição. Agora é a vez da proteína! De um dia para o outro, ela aparece estampada nos rótulos dos mais variados produtos. Mas será que essas alegações realmente trazem benefícios para o consumidor?
Será que preparar um alimento em casa faz com que ele seja automaticamente mais saudável? Os industrializados são todos ruins?
O livro Sacred Cow acaba de ser traduzido com o título A Carne Nossa de Cada Dia. Trata-se do melhor livro sobre os aspectos de saúde, ambientais e éticos do consumo de carne vermelha. Neste episódio, faço um bate-papo com a Dra Lívia Padilha, que foi tradutora técnica da versão em português dessa obra.
Você faz tudo certo, mas não emagrece? Neste episódio, explicamos por que trocar o jantar por lanches pode prejudicar o emagrecimento.
Para muitos desfechos de saúde, o Código de Endereçamento Postal importa mais do que o código genético. Neste episódio, exploramos a importância dos determinantes sociais da saúde e eles afetam os resultados dos estudos de epidemiologia nutricional.
Arroz de aveia. Bebida de aveia. Granola de aveia proteica. O que eles têm em comum, além do cereal? Alegações de marketing sedutoras, embalagens atrativas e poucos benefícios reais.
O assunto não é novo, mas voltou a ser comentado após o documentário "Como viver até os 100: os segredos das zonas azuis", da Netflix. Mas antes de tentar entender como vivem as pessoas naquelas cinco regiões, devemos nos perguntar se elas, de fato, vivem mais.
Como manter uma alimentação saudável em viagem? Essa é uma missão que parece impossível pra muita gente, mas existem estratégias que fazem toda a diferença quando estamos fora de casa.
Se tiver um personagem sorridente no rótulo, redobre a atenção: ele está pedindo autorização para adentrar a lancheira do seu filho. Escolher industrializados para crianças é como percorrer um campo minado. Entre incontáveis bolinhos, biscoitos e bebidas de caixinha, poucos lembram comida de verdade. Quem já tentou ler os rótulos para montar uma lancheira saudável sabe que a maioria desses produtos é uma mistura de farinhas com açúcar, gorduras e aditivos. Você não precisa ser "radical", mas pode fazer as melhores escolhas se estiver bem informado.
Nas redes sociais muita gente fala que faz dieta cetogênica, mas a cetogênica de verdade é diferente da cetogênica do Instagram. Apesar de ser muito usada para emagrecimento, você sabia que é possível engordar fazendo essa dieta?
Dieta low-carb pode aumentar o risco de diabetes. É mesmo? É o que afirmam inúmeras manchetes em jornais e portais de notícias. A verdade é que se trata de causalidade reversa.
Lembram daquela brincadeira chamada telefone sem fio? Você ouvia uma coisa, e falava no ouvido de outra pessoa, que falava para uma terceira e, quando chegava no final da fila, a mensagem já estava completamente diferente?
Sabe qual é a palavra mais temida por quem faz dieta visando emagrecimento? É o chamado platô, ou seja, a curva de emagrecimento deixa de apontar pra baixo e fica plana, o peso deixa de baixar, embora a pessoa esteja em tese, seguindo a mesma estratégia. Entenda o que é o platô e por que as pessoas param de emagrecer, apesar da força de vontade.
Maçã em pó, tâmaras, Moon sugar e similares. Precisamos falar sobre os novos adoçantes que alegam ser low carb e seguros para diabéticos.
No episódio anterior do PodCast, o episódio #178, nós conversamos sobre os problemas relacionados ao adoçamento com adoçantes que não são, de fato, pobres em caloria e que não tem, de fato, pouco impacto na glicemia das pessoas. E nós mencionamos muito "en passant" naquele episódio, as tâmaras. Depois de uma grande revolta desproporcional das pessoas que gostam das tâmaras, esse episódio aqui é a versão em áudio de um vídeo que eu postei no YouTube respondendo ao que eu denominei de Sociedade protetora das tâmaras.
Escolher suplementos de proteína pela composição já não é uma tarefa fácil. Mas existe ainda o risco de que ele venha adulterado, especialmente se a compra for online. Este episódio é sobre o golpe da proteína barata e um fabricante fantasma.
A manchete caça-cliques é irresistível: "Comer um docinho pode reduzir risco de doenças cardiovasculares, diz estudo". O quão ingênuo alguém precisa ser para cair nessa?
Sobre um ótimo conselho pra quem não precisa dele! Claro que existem pessoas que lidam de outra forma com esses momentos e têm sucesso, mas essa é a minha experiência que compartilho pois pode ajudar alguém. Escrevi sobre isso numa edição recente das Descobertas.
Retrospectivas na TV costumam ser um grande elenco de desgraças e pessoas que morreram. Mas aqui temos uma celebração! Foram mais de 50 postagens inéditas na área de membros do blog Ciência Low-Carb, além de bônus com aulas, lives e palestras, algo que só foi possível graças ao apoio dos assinantes. Ao assinar a área de membros, você ganha acesso a todo o arquivo de publicações e passa a receber semanalmente as inéditas. Também pode conversar comigo e com os demais assinantes pelos comentários.
Dr Souto, o que você acha da dieta carnívora? Quantos gramas de carne bovina é recomendado para começar uma low carb? A mandioca assada tem um impacto glicêmico baixo, médio ou alto? É amido resistente? A ozonioterapia é eficaz para doenças autoimunes? Dr Souto, você come carboidrato no dia a dia? Pra quem tem resistência à insulina e diabetes tipo 2, só funciona low carb ou outro caminho? Quando a medicação pra perda de peso é necessária? Por que algumas pessoas se entopem de carboidrato e mesmo assim não engordam? Acho um absurdo. Já perdi 10 Kg com low-carb, mas sempre sofro o efeito-sanfona. Tem algum momento em que estabiliza?
Quando quase ninguém falava em low-carb no Brasil, eu já estava divulgando essa abordagem aos quatro ventos. Da mesma forma, fui muito vocal na desconstrução da ideia de que carne vermelha seja prejudicial à saúde: são muitas postagens e muitos podcasts. Ou seja, como se diz por aí, eu tenho "lugar de fala" para tratar do assunto "dieta carnívora". Assim, deixo claro o meu posicionamento sobre esse tema que agora vem ganhando popularidade no país.
Pequena, leve, crocante, naturalmente sem glúten e sem lactose. A pipoca é democrática, ela também tem baixo custo, é de fácil preparo e estimula uma experiência sensorial completa. Mas será que existe algum contexto em que pipoca pode ser considerada low-carb?
A participante do Big Brother Brasil alega comer 40 ovos por dia, e as manchetes questionam se isso é saudável. Entra ano, sai ano, o ovo sempre vira assunto.
Você já saiu de uma consulta médica com uma lista de vitaminas? Já comprou multivitamínicos por conta própria nas farmácias, aqueles que têm o alfabeto inteiro numa cápsula? Ao contrário do que muita gente pensa, vitamina não é algo que "se não fizer bem, não vai causar nenhum mal". Vamos falar sobre os riscos escondidos na suplementação de vitamina B3 (niacina), nicotinamida e de outros suplementos que são vendidos como promessas de saúde e longevidade. Você pode estar tomando algo que acredita ser benéfico, mas que na verdade pode estar colocando sua saúde em risco.