Este episódio mostra como o cinema documental tem uma imensa variedade de gêneros e formatos, através de seus realizadores e seus novos filmes, como João Moreira Salles, com seu último filme “No Intenso Agora”; Eryk Rocha, e seu filme “Cinema Novo”; e Joel Pizzini, com sua mais recente obra, “Rio da Dúvida”.
Mostra o que é o cinema brasileiro independente, no set de filmagem de “Sequestro Relâmpago”, novo filme de Tata Amaral, e nos trabalhos de Marco Dutra e Cavi Borges. E como equilibrar a liberdade de ideias e poucos recursos para fazer um filme, além do desafio de fazer ele chegar ao mercado.
O trabalho criativo do diretor de animação e o processo específico da realização de um filme; as diferentes técnicas, as curiosidades e desafios que este tipo de cinema requer, com depoimentos de Alê Abreu, que conta como foi o processo criativo e de realização de “O Menino e o Mundo”, Rafael Ribas e seu filme “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, além da dupla Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, criadores de “Peixonauta”.
Este episódio objetiva mostrar, nos sets de filmagem, a contribuição dos atores para o resultado de um bom filme, suas técnicas e como se transformam em personagens. Quem nos conta isso são os atores Lázaro Ramos, Matheus Nastchergaele, Leona Cavalli, Marina Ruy Barbosa e Daniel Rocha.
Episódio que aborda a produção do filme brasileiro através de sua imagem e do trabalho do profissional de fotografia, destacando a sua importância no resultado de um filme, com a análise dos fotógrafos Walter Carvalho, Marcelo Durst e Carlos Zalasik.
O episódio documenta o vigor criativo dos cineastas pernambucanos, que têm cada vez mais chamado a atenção no cenário cinematográfico brasileiro, reconhecidos internacionalmente com uma produção constante e inovadora. Participam deste episódio Cláudio Assis, Lírio Ferreira, Kleber Mendonça Filho, Paulo Caldas e Cecília Araújo.
Este episódio mostra as expectativas finais da trajetória de um filme, quando precisa chegar às salas, e as estratégias de marketing para se conseguir um bom público, acompanhando os lançamentos dos filmes Amor.com, Meus 15 Anos, e Mulher do Pai.
Os bastidores e as expectativas dos diretores, elenco e profissionais na competição de festivais de cinema. O episódio acompanha os bastidores do Festival de Cinema de Brasília, onde e´ grande a expectativa de bons personagens com a premiação própria e para seus filmes, e do Cine PE – Festival do Audiovisual, tradicional evento de Recife.
Este episódio documenta o processo de criação de um filme de comédia, acompanhando os sets de filmagem de Mulheres Alteradas, de Luis Pinheiro, Amor sem Fronteiras, de Marcelo Santiago, e Amor Dá Trabalho, de Ale McHaddo, com depoimento ainda do diretor de Minha Mãe É uma Peça 2.
As expectativas dos diretores iniciantes que, pela primeira vez, realizam um longa-metragem de ficção, acompanhando o processo de criação do filme, do roteiro às filmagens, com as experiências dos estreantes Fabio Meira, diretor de As Duas Irenes, Cristiane Oliveira, diretora de Mulher do Pai, e Eduardo Albergaria, que estreou na direção com Happy Hour.