Na igreja de São Jacinto, os freis e padres acham graça das travessuras de Marcelino. Oito anos antes, Leonel se orgulha da formatura da filha, Maria Elisa, a Marê, em São Paulo. Gaspar garante a Leonel que cuidará de seu hotel com Marê. Marê conhece Orlando, que auxilia Olímpia quando essa passa mal. Olímpia lembra Marê da previsão de uma cigana para ela.
Albuquerque declara que Leonel ainda está vivo, e Gilda fica apreensiva. Todos desconfiam de Marê. Albuquerque localiza Marê e informa sobre o estado grave de seu pai. Olímpia repreende Sônia por insinuar que Marê atirou contra Leonel. Gaspar se desespera ao saber que Leonel descobriu seu romance com Gilda. Tadeu afirma que as chances de Leonel sobreviver são poucas, e nota a reação de Gilda.
Marê é presa, e Júlio e Olímpia ficam atônitos. Gaspar comemora o sucesso do plano de Gilda. Catarina desconfia do depoimento de Ronaldo, que afirmou ter encontrado a arma do crime junto a um brinco de Marê. Marê se decepciona com a falta de notícias de Orlando. Camille beija Orlando, que afasta a moça. Gilda suborna o delegado Albuquerque para manter Marê presa. Há uma passagem de tempo.
Olímpia é enterrada. Marê se desespera ao saber por Gilda da morte de Olímpia. Gilda afirma que ficará com a guarda do filho de Marê. Júlio parte para um internato em Belo Horizonte. Rosa pede que Frei Severo cuide de seu bebê. Nadir e Alice fogem da prisão com Marê, que dá à luz seu bebê no meio da mata. Orlando tem um sonho agitado com Marê. Marê pede que Nadir entregue seu filho para Neiva.
Marê revela a Júlio que foi vítima de uma armação de Gilda, e pede ajuda para sair da prisão e encontrar seu filho. Gilda comemora os 25 anos do Hotel Budapeste, e é admirada pelo governador Benedito Valadares. Milton informa a Gilda sobre a visita de Júlio a Marê. Anselmo beija Verônica e pede que ela se afaste dos galanteios de Érico.
Marê fica tocada com a proposta de Júlio. Selma questiona Marê sobre Orlando. Os freis revelam a história de Marcelino, que chora com o abandono da mãe. Júlio interroga Gaspar sobre o caso de Marê. Popó afirma a Júlio que Ronaldo mentiu em seu depoimento. Sônia lembra do sofrimento que Ademar a impôs. Justino tem esperanças de se casar com Sônia. Júlio encontra Catarina, que é rude com ele.
Orlando confessa a Estevão que nunca conseguiu esquecer Marê. Gaspar ameaça Catarina. Marcelino questiona os freis e padres sobre Rosa, acreditando se tratar de sua mãe. Gilda exige que Gaspar encontre Ronaldo e se livre do ex-funcionário. Marê sofre por não estar junto a seu filho. Os freis e padres admiram o desenho que Marcelino fez sobre sua família.
Orlando afirma a Lucília que voltou para reencontrar Marê. Gilda e Gaspar confabulam a morte de Ronaldo. Lucília revela a Orlando que Marê está presa, acusada de assassinar o pai. Lucília declara seu amor por Orlando, e sofre por não ser correspondida. Turíbio humilha Elza na frente de Odilon, que tenta disfarçar a revolta. Anselmo disfarça para Cândida e vai atrás de Verônica.
Marê e Orlando confrontam suas mágoas, e a moça revela que deu à luz um filho dos dois. Gilda e Gaspar comemoram a morte de Ronaldo. Cândida incentiva Verônica a ficar com Érico, e Anselmo se incomoda. Orlando garante a Marê que encontrará o filho dos dois. Júlio informa a Marê sobre a execução de Ronaldo, mas diz que voltará a falar com Catarina. Sônia exige que Ademar e Justino a deixem em paz.
Catarina aceita depor na polícia em favor de Marê, que teme pela segurança da moça. Gaspar vai até a casa de Catarina, mas não a encontra. Júlio afirma a Marê que Catarina está segura. Frei Severo e os padres acolhem Catarina e aprovam sua decisão de contar a verdade à polícia. Catarina afirma ao desembargador que Marê não atirou no pai. Júlio descobre que Gaspar pressionou Catarina.
Orlando vê Marê deixar a prisão com Júlio. Marê afirma a Júlio que não existe relacionamento amoroso entre eles. O prefeito Juscelino e Sarah se hospedam no Grande Hotel. Marê retorna ao Hotel e, na frente de Gilda, garante a Juscelino que foi vítima de uma armadilha. Gilda fica perturbada com a presença de Marê, e pede que Cândida assuma seu lugar como anfitriã do prefeito e sua esposa.
Marê diz que não sabe se algum dia vai conseguir perdoar o que Orlando fez. Júlio pressiona a mãe para entender mais da sua história. O circo chega na cidade e Marcelino fica cheio de esperança de conhecer sua mãe, que ele pensa ser Rosa. Marcelino vai atrás da “mãe” no Circo. Érico se desculpa com Marê e diz que vai ajudá-la a recuperar tudo que é dela. Marcelino não consegue conhecer Rosa.
Marê afasta Gilda de suas funções no hotel e a expulsa da mansão. Alice fornece para Orlando notícias sobre seu filho. Gilda afirma que se vingará de Marê. Marcelino reclama de ter sido escolhido para ser o padre do casamento caipira. Orlando conta para Marê sua conversa com Alice. Marê recontrata Catarina. Júlio diz que pode ajudar Marê a encontrar seu filho. Gilda ameaça Gaspar.
Marê dá um beijo em Marcelino, que aceita em êxtase. Todos se divertem na festa de Santo Antônio. Gilda se veste exuberante para ir à festa de Santo Antonio. Marê toma o lugar de Gilda para iniciar a distribuição dos pães de Santo Antonio. Gilda fica furiosa. Marcelino avisa aos padres que os pães estão pegando fogo na cozinha. Marcelino diz que viu Gilda saindo da cozinha.
Os padres dizem a Marê que Marcelino não é seu filho. Orlando cuida de Marcelino. Sônia pede para dançar com Júlio. Marcelino questiona padre Diógenes sobre Marê e seu filho. Marê descobre que o hotel está com dificuldades financeiras, e confronta Gilda. Júlio avisa a Marê que vai a São Paulo. Orlando visita o Hospital São Jacinto.
Marê, Orlando e os freis vão atrás de Marcelino. Gaspar ajuda Gilda a entrar na mansão de Leonel na ausência de Marê. Marcelino sofre perrengue na viagem. Gilda consegue abrir a fechadura do cofre e rouba o dinheiro, barras de ouro, mais alguns documentos e o colar de brilhantes. Gilda queima os documentos que pegou do cofre. Marê, Júlio e Orlando seguem viagem para São Paulo.
Marê constata que Gilda tinha a intenção de dar um golpe em seu pai. Marê fica abalada com as informações de Júlio sobre seu filho. Os padres se preocupam com a saúde de Marcelino. Júlio vai à polícia para levantar a ficha de Gilda. Gaspar fica com ciúmes de ver Gilda flertar com Odilon. Turíbio proíbe Elza de trabalhar e a humilha. Elza é vista ao sair de madrugada da casa de Odilon.
Marê garante que descobrirá o paradeiro de seu filho com Albuquerque. Marcelino conversa com todos os santos. As mulheres se admiram com o desfiles na inauguração da loja de Wanda. Turíbio recebe uma carta anônima e Odilon fica preocupado. Elza chega à loja de Wanda e Turíbio a retira de lá a força. Júlio tenta conversar com Albuquerque, mas Marê se descontrola.
Marê e Orlando acreditam que Tobias seja seu filho. Júlio comenta com Verônica que Anselmo pode ser um aliado de Gilda. Marê confronta Lívia. Gilda descobre que Marê acredita que Tobias seja seu filho. Marê discute com Lívia na frente de Tobias. Orlando joga bola com Marcelino. Frei João conversa com Marê. Orlando leva Marcelino para visitar Aninha.
Albuquerque pede que Marê deixe a sua família em paz. Marê vai atrás de Gilda para pressioná-la sobre o sumiço do seu filho. Gilda diz que esteve com Nadir antes de sua morte, mas que ela dizia coisas desconexas. Romeu e Érico passam a tarde juntos no lago. Gilda vê Érico saindo do quarto de Romeu. Show de Francisco Alves no café-concerto. Gilda chega glamourosa ao show.
Show de Francisco Alves. Orlando aceita dançar com Gilda mesmo constrangido. Gaspar e Marê também dançam. Verônica vê Odilon beijando Elza. Érico apresenta Verônica a Romeu. Sonia beija Júlio. Romeu entrega uma carta para Érico e peça que leia quando for embora. Gilda vê Romeu pegando na mão de Érico. Lívia aceita que Marê se aproxime de Tobias.
Verônica incentiva Júlio a dar uma chance a Sonia. Tania diz para Adélia que Luís não vai ser padre, vai terminar o seminário como a Cândida pediu, e voltar pra São Jacinto para se casarem. Odilon revela a Verônica que está apaixonado por Elza e que alguém enviou uma carta anônima para Turíbio, contando sobre o relacionamento. Gaspar acredita que Gilda vai manter a promessa de se casar com ele.
Julio e Érico acodem Marê, que desmaia ao saber sobre o recém-nascido. Elza se preocupa com Odilon ao saber sobre o acidente. Albuquerque mostra a medalhinha encontrada com o recém-nascido para Marê e ela descobre que é a mesma que colocou junto ao filho. Sonia constata que os ossos encontrados são do seu filho, mas fica em silêncio. Gilda fica abalada ao saber que o filho de Marê está morto.
Justino tenta convencer Sônia a contar a verdade para Marê. Marê percebe a decepção de Júlio ao dizer que pediu para Orlando ficar em São Jacinto. Sônia ameaça Ademar. Gaspar paga a um homem para fazer um serviço para Gilda. Marcelino leva um bolo para Marê, que se comove com a atitude do menino. Ivan ensina Marcelino a nadar. Marê se surpreende quando Gilda conta que perdeu um filho.
Gilda conta que seu filho nasceu e morreu sem que o pai tomasse conhecimento. Julio desabafa com Veronica sobre Marê ter pedido para Orlando ficar. Lucília lembra a Orlando o pedido do pai no leito de morte para se afastar de Marê. O plano de Gaspar e Gilda para conseguirem os documentos no cartório em BH dá errado. Gaspar tem que ficar mais tempo fora de São Jacinto.
Odilon recebe alta. Dr Ítalo oferece a casa que foi de Virgílio no passado para Orlando morar. Marcelino quer “caçar um saci” de verdade. Marê consegue um empréstimo do banco após ter tirado o hotel do vermelho. O Grande Hotel fecha uma parceria com a empresa de aviação Panair do Brasil. Marcelino faz as pazes com Tobias. Julio leva Sonia para almoçar na sua casa.
Marê discute com Orlando. Júlio é verdadeiro com Sônia, e os dois se beijam. A cabra Sofia pega o boneco do saci de Marcelino, sem que ninguém veja. Sônia estranha o comentário que Gilda faz quando ela a enfrenta. Marê comenta com Júlio sobre sua desconfiança com a demora de Gaspar para voltar de Belo Horizonte. Gaspar seduz Mirtes. Orlando desabafa com Frei João sobre seu pai.
Gilda pega barras de ouro e manda o promotor enviar o valor em dinheiro para Gaspar. Marê reúne as funcionárias do Hotel para falarem sobre o projeto da creche. Verônica vai até a casa de Odilon e promete ajudá-lo a convencer Elza a fugir. Wanda acha as barras de ouro no carro do promotor. Começa a obra na casa de Orlando. Marê surpreende Gilda toda sedutora para cima de Orlando e fica com ciúme.
Orlando mente que não sabe de nada. Fabiano flagra Elza cochichando com Verônica e ela desmaia. Elza é hospitalizada. Turíbio mostra para o filho a carta anônima. Odilon vai visitar Elza no hospital e combinar o plano para fugirem juntos. Gaspar consegue pegar o documento com Mirtes. Frei Leão encontra o boneco Saci. Orlando diz a Marê que quer casar com ela. Elza tem alta do hospital.
Benjamin diz na carta que não conseguiu encontrar Rosa. Marcelino fica achando que a mãe pode ter morrido. Marcelino pede a uma estrela cadente para encontrar a sua mãe, nem que seja no céu. Marê pede para a mesma estrela que ela ilumine o espírito do seu filho. Acontece a missa para o filho “morto” de Marê. Sonia chora muito na missa. Odilon dá um soco em Turíbio.
Turíbio volta para casa e vê de longe Elza e Odilon fugindo no carro de aluguel. Turíbio persegue os dois. Gilda bota fogo em um documento que Gaspar trouxe de BH e admira a perfeição de outro documento. Turíbio perde o carro de Elza e Odilon na perseguição. Marê e Orlando nadam juntos na cachoeira e se beijam. Na recepção do hotel, Gilda vê um postal de Romeu para Érico.
Marê duvida da veracidade do testamento. Gilda diz que Leonel deserdou a filha por ela ter sido desonrada. Erico diz para Marê que infelizmente é um dos casos na nossa legislação em que um pai pode, sim, deserdar uma filha. Marê diz que é impossível a mansão ser de Gilda, porque a sua mãe passou a mansão para o nome dela e ela tem a escritura. Marê abre o cofre e vê que está vazio.
Gilda e Gaspar confabulam contra Érico. Justino se alegra com a volta de Mindim. Gilda e Gaspar ameaçam Érico, que passa mal e é levado para o hospital. Marê acompanha Érico na ambulância, e se surpreende quando o advogado fala o nome de Gilda. Anselmo não gosta de ver a preocupação de Verônica com Érico. Justino é hostil com Sônia. Marê questiona Gilda sobre o mal-estar de Érico.
Gilda se delicia com o pânico de Érico e conta seu plano sobre o perito para ele. Marê fica muito decepcionada com Gaspar, pensando em como ele pôde se aliar a Gilda. Frei João acha os brinquedos que foram de Orlando na casa que foi da família do médico. Erico tem alta médica. Marê pergunta para ele o que foi que Gilda lhe disse que ocasionou que passasse mal.
Júlio fala com Mirtes no cartório de Belo Horizonte, e alerta Marê, que se desespera. Os padres decidem acolher Marê na Irmandade, e Marcelino fica radiante. Gilda expulsa a ex-enteada da mansão, e padre Donato a leva para a Irmandade. Marcelino recepciona Marê, que fica emocionada. Gilda nomeia Gaspar vice-presidente do Grande Hotel e anuncia o noivado dos dois.
Gilda e Gaspar recebem os cumprimentos dos presentes na cerimônia. Marê e Marcelino brincam juntos. Orlando é vítima de racismo no hospital. Gilda não aceita a demissão de Érico. Érico termina seu romance com Romeu. Ivan se insinua para Tânia, que o repele. No seminário, um padre flagra Luís com um livro proibido e o leva até o reitor. Marcelino faz um pedido inusitado para Marê.
Marê fica revoltada ao olha o colar no pescoço de Gilda. Julio consegue impedir Marê de invadir o café concerto. Luís procura Tânia pelo hotel. Gilda flagra Marê na sua sala no Grande Hotel. Marê arranca o colar do pescoço de Gilda e fica com ele. Luís e Tânia se beijam. Gilda pensa em dar queixa na polícia, mas Gaspar a convence de ficar quieta. Érico diz para Julio que não vai deixar o Hotel.
Marê entrega seu colar de ouro ao ladrão. Frei Severo surpreende o ladrão com um soco. Os freis conseguem converter o ladrão, que devolve a joia. Frei Severo era lutador de boxe e matou um adversário, sem querer, no ringue. Luís mente para Cândida que está de férias no seminário. Ivan dá em cima de Tania e ela diz que já tem namorado. Marê vai fazer uma entrevista de emprego.
Gaspar se surpreende com a manchete da Gazeta. Neiva se preocupa com Marê. Júlio e Verônica ficam indignados com a matéria contra Marê. Orlando se enfurece ao ver o jornal e acaba preso depois de confrontar Turíbio. Marê se surpreende ao saber que sua vaga na Companhia Ferroviária foi recusada. Ione decide ir à delegacia, depois de falar com Gilda. Gilda paga a fiança de Orlando.
Orlando fica surpreso e arredio ao ver Gilda na porta da delegacia. Gilda diz que Orlando ainda vai comer na mão dela. Gaspar fica revoltado com Gilda. Turíbio diz para Albuquerque que fez a denúncia contra Orlando após pedido de Gilda. Marê quer saber por que Orlando aceitou que Gilda pagasse a sua fiança. Marê fica insegura de perder Orlando para Gilda. Ivan vê Tania e Luis se beijando.
Gilda fica planeja denunciar Marê por estar na Irmandade. Gilda denuncia Marê ao Bispo. Ivan assusta Luís dizendo que o viu beijar Tânia. Marê é recusada em mais duas propostas de emprego. Marê consegue emprego na loja de Wanda. Cândida conta para Gilda que Marê está trabalhando. Luís e Ivan brigam por causa de Tânia. Gilda exige que o promotor faça a mulher despedir Marê.
Marê constata que foi Gilda quem a denunciou. Marcelino chora, com medo de que Marê vá embora. Gilda conspira com Sílvio contra Marê. Cândida descobre que Luís foi expulso do seminário e desmaia. Turíbio conta para Fabiano que Elza fugiu com Odilon. Wanda brinda com Sílvio e Gilda ao sucesso de sua loja. Três homens destroem a loja de Wanda.
Todos veem uma pixação na loja dizendo: Fora Assassina. Fabiano diz que Elza deixou de ser sua mãe. Cândida finge para Luís que está doente. Wanda desconfia que o marido está por trás do atentado na sua loja. Julio consegue agilizar o andamento do processo de Marê com o Desembargador. Marcelino foge da escola para ver Marê. Marê empenha o colar da mãe para ajudar Wanda.
Padre Donato se preocupa com a reação de Marcelino à saída de Marê. Cândida confessa a Ione que está manipulando Luís para que ele retorne ao seminário. A mando de Gilda, Sílvio suborna Albuquerque para suspender as investigações sobre a depredação da loja de Wanda. Verônica convence Anselmo a conceder um empréstimo financeiro a Antônio. Orlando convoca Marê a morar com ele.
Marcelino foge triste ao saber que Marê vai embora. Verônica fica preocupada em hospedar Marê. Anselmo não gosta de saber que Marê vai ficar na casa de Verônica. Marcelino some e vai parar no sótão. Marcelino vê a imagem de Cristo em tamanho natural. Marcelino é picado por um escorpião amarelo e grita de dor. No hospital, Orlando cuida do menino. Anselmo desmente a história de Antonio.
Gilda disfarça, e Orlando afirma que está cuidando de Marcelino como se fosse seu filho. Os religiosos rezam por Marcelino. Marê afirma que ficará com Marcelino até ele melhorar. Gilda pensa apaixonadamente em Orlando. Anselmo se irrita com a armação de Cândida, que insiste em seu plano. Tânia se decepciona com Luís. Marcelino tem uma piora significativa, e recebe uma visita especial.
Orlando se preocupa com o amor de Júlio por Marê. Gilda se insinua para Orlando, e Gaspar sente ciúmes. Orlando flagra Marê muito próxima a Júlio e se incomoda. Luís cede à chantagem de Cândida e decide voltar para o seminário. Aparecida se emociona com a surpresa de Antônio. Orlando afirma a Gilda que se casará com Marê.
Gilda provoca Marê e Orlando. Cândida finge sua recuperação e comemora a decisão de Luís de voltar para o seminário. Gaspar e Gilda trocam ameaças. Neiva comenta com Popó sobre Celeste. Ivan implica com Luís por causa de Tânia. Anselmo sugere que Luís proponha um namoro às escondidas com Tânia. Marê pede que Orlando fale sobre sua família. Justino se entristece ao ver Sônia beijar Júlio.
Marê se assusta ao surpreender Júlio em seu quarto, e Verônica alerta o filho para não confundir seus sentimentos pela moça. Gaspar pressiona Gilda para marcar o casamento dos dois. Tânia se irrita com a concessão de Luís às chantagens de Cândida. Luís pede para ficar na Irmandade. Gaspar e Érico contrariam uma ordem de Gilda no Grande Hotel. Marê comemora a permanência da creche no hotel.
Lucília vai até o hospital e Orlando se surpreende. Orlando leva Lucília para casa que alugou e conta que era da sua família. Julio conta para Marê que uma mulher apareceu no hotel procurando o Orlando. Marê vai até a casa de Orlando e quem abre a porta é Lucília. Orlando pede que a prima mantenha segredo sobre seu passado. Ione conta para Lucília que Gilda e Marê se detestam.
Lucília vê Turíbio enrolado ao fazer as fotos no Grande Hotel e o ajuda. Marê consegue um emprego em uma alfaiataria. Turíbio convida Lucília para trabalhar na redação do jornal. Lucília e Gilda se apresentam uma à outra. Anselmo aluga a antiga casa de Odilon e chama Veronica para ir até lá. Gilda e Lucília se entendem por não gostarem de Marê. Lucília cobra de Orlando que ele lute pelo hotel.
Frei João diz que Orlando tomou a decisão certa. Marê se despede do dono da alfaiataria sem perceber seu olhar malicioso para ela. Neiva vai levar para Marê cartas que achou no fundo falso de uma gaveta. Marê descobre que as cartas são de Virgílio Lopes. Anselmo leva Verônica para casa que alugou para ficarem juntos. Marê descobre que Virgílio escrevia cartas de amor para sua mãe,
Orlando desiste de contar a Marê que é filho de Virgílio Lopes. Érico afirma a Verônica que ela merece um amor melhor que o de Anselmo. Gilda teme estar apaixonada por Orlando. Orlando revela a Lucília que Maria Eugênia e Virgílio eram amantes, e confessa à prima que não conseguiu contar a verdade para Marê. Marcelino diz que ajudará Luís a manter seu segredo e namorar Tânia.
Lucília sonda Ítalo sobre a história da cidade e descobre que Anselmo se tornou acionista do hotel após o rompimento de Leonel com Virgílio. Lucília conhece Ivan. Lucília afirma a Orlando que o primo deveria ficar com Gilda. Frei João termina a reconstrução da loja de Wanda. Orlando confessa a João que teme revelar seu segredo a Marê. Gusmão se insinua para Marê.
Lucília comunica a Orlando que vendeu a casa deles em Belo Horizonte. Júlio e Sônia se amam. Verônica sugere que Marê e Orlando adotem Marcelino. Aparecida se preocupa com o envolvimento entre Sônia e Júlio. Marê se surpreende quando Lucília conta que ficará em São Jacinto. Wanda convida Adélia e Tânia para desfilarem na reinauguração de sua loja. Gilda é simpática com Marcelino, e Marê desconfia.
Lucília se interessa pelos negócios do prefeito Anselmo. Cândida diz para Tânia que ela é que está tentando desviar Luís de ser padre. Luís não tem coragem de enfrentar a mãe e não fica ao lado de Tânia. Tânia rompe com Luís. Marê desconfia de Lucília pela amizade dela com Gilda. Verônica conta para Érico que Anselmo colocou um nome falso na certidão de Julio.
Anselmo tenta beijar Lucília, mas ela se afasta sedutora. Lucília quer sondar a entrada de Anselmo na sociedade do hotel. Wanda planeja o desfile para reinauguração da sua loja. O promotor fala com o prefeito e eles marcam a inauguração da fonte luminosa para o mesmo dia do desfile. Marcelino quer ajudar Luís e Tânia a fazerem as pazes. Anselmo pensa em Lucilia.
Albuquerque acalma o povo garantindo que o problema será resolvido. A rede elétrica não aguentou a sobrecarga. A loja de Wanda às escuras, Marê tem uma ideia. Marê salva o desfile de Wanda com velas espalhadas e os padres e Cida cantando com violão. O desfile é um sucesso. Com o fracasso da inauguração da fonte, Turíbio precisa de uma matéria para capa da Gazeta.
Celeste dando aula sobre Aleijadinho. Marcelino quer saber se a pele de Jesus era igual a dele. doutor Ítalo chama Adélia para trabalhar como enfermeira no hospital. Ela tem curso de enfermagem. O apagão foi porque Anselmo comprou fios de baixa qualidade. Discussão sobre Jesus ter a pele escura. Lucília mente para Marê e diz que quer que elas sejam amigas.
Albuquerque fala mal de Marê para Gusmão. Gilda se anima ao saber do novo emprego de Marê. Lucília garante a Orlando que não revelará seu segredo para Marê. Marê chega de carro com os artistas da Cinédia e Gilda fica furiosa. Marê conta para Orlando sobre a ida de Albuquerque à alfaiataria. Gilda tem uma ideia para prejudicar a enteada e manda Gaspar ir até a alfaiataria falar com Gusmão e Iolanda.
Gaspar promete um grande trabalho a Gusmão, caso ele concorde em demitir Marê. Marê comenta com Júlio que teme que Gilda e Gaspar atentem contra Gusmão e Iolanda. Odete foge com as roupas de Violeta, e Popó apresenta a artista a Wanda. Violeta convoca Catarina para ser sua nova assistente pessoal. Orlando elogia o trabalho de Adélia como enfermeira.
Gilda e Gaspar conseguem a demissão de Marê da alfaiataria. Gilda não cumpre o contrato de Marê com os prefeitos. Marê pensa em pedir demissão da alfaiataria para evitar que aconteça o mesmo que aconteceu com a loja de Wanda. Orlando elogia Adélia como enfermeira e diz que vai fazer de tudo para ajudá-la no hospital. Wanda comemora com Silvio a compra grande feita por Violeta na sua loja.
Julio diz a Verônica que há muito tempo desconfia que ela tenha um caso com o prefeito. Verônica assume para o filho que tem um caso com Anselmo, mas não diz que ele é seu pai. Verônica dá um tapa na cara de Julio durante a discussão. Gilda vê Orlando e Marê se beijando e fica furiosa. Luís lê As Confissões de Santo Agostinho e se identifica muito. Ione ganha flores de Bem-Te-Vi.
Gilda se declara apaixonada para Orlando. Gusmão vai atrás de Marê nas ruas de Imperatriz. Marcelino fica triste pela ausência de Marê e Orlando na filmagem. Orlando vai atrás de Marê em Imperatriz. Bem-te-vi finge que é a Violeta e canta desafinado pra Lili ganhar o concurso e dar uns beijinhos nele. Ione suspira por Bem-Te-Vi. Marê conta para Orlando o que seu Gusmão fez.
Orlando aproveita a presença de Iolanda para cobrar de Gusmão o salário de Marê. Iolanda desconfia da atitude de Gusmão com Marê. Camilo termina o relacionamento com Lili, que deduz ter caído em uma armadilha. Frei João oferece apoio a Luís. Camilo pede para reatar com Violeta, que afirma ao ex-marido que o plano dos dois agora é recuperar o cinema da cidade. Lili confronta Catarina.
Lucília confessa a Gilda que a viu com Orlando. Ione acredita que Bem-Te-Vi está interessado nela. Lucília insinua que Gilda pode ter chances com Orlando. Marcelino tem uma visão com Jesus novamente. Verônica termina o relacionamento com Anselmo, e Érico a apoia. Lucília sugere que Gilda conquiste Marcelino para chegar até Orlando. Lili pensa em se vingar de Violeta.
Violeta e Lili se atracam no meio da filmagem. Elas acabam caindo na fonte. Bem-Te-Vi é educado com Ione e ela acha que é um convite para ela ir embora com ele. Lucília quer ajudar Gilda a se aproximar de Marcelino. Marcelino fica incomodado com Gilda e ela toda boazinha. Marê fica preocupada. Marcelino vai dormir na casa de Orlando. Lucília convida Marcelino para ir ao jornal com ela.
Marê fica furiosa porque Lucilia levou Marcelino para passear com Gilda. Ione volta para casa chorando. Gilda se irrita com o comportamento de Marcelino e desabafa com Lucilia.Marcelino some do piquenique. Marê e Orlando vão atrás de Marcelino e só encontram a cesta de piquenique abandonada. Marê e Orlando fazem uma cabana na sala para dormirem com Marcelino. Lili vira camareira de Violeta.
Lucília e Gilda procuram por Marcelino. Ivan sofre por Lili. Gilda encontra Marcelino na Irmandade e Marê não deixa que ela se aproxime dele. Gilda e Lucília pensam em uma forma de retomar a aproximação com Marcelino. Gaspar alerta Gilda sobre a fúria do prefeito de Barbacena. Orlando pede que Lucília vá embora de sua casa. Ione se martiriza por ter pensado em fugir com Bem-Te-Vi.
Gilda e Lucília firmam parceria contra Marê. Antônio, Aparecida e Verônica pressionam Sônia e Júlio a se casar. Tânia não gosta do clima entre Popó e Celeste e Ítalo e Neiva. Júlio questiona se Sônia deseja ser mãe, e ela lembra do bebê que perdeu. Anselmo pensa em Lucília. Gilda revela a Gaspar que pensa em adotar Marcelino.
Gaspar é totalmente contra a ideia de adoção. Lucília tenta arrancar os segredos de Anselmo. Orlando anuncia que frei Tomé está fora de perigo. Lucília consegue que Gilda a empregue como sua secretária particular. Turíbio diz para Lucília que pagava mais ao Odilon porque ele era homem. Lucília e Anselmo fazem amor e ela já começa a investigar sobre a sociedade do tio com Leonel no passado.
Ivan sofre por conta de Lili e aconselha Gaspar a se precaver com Gilda. Gaspar revela a Gilda que conseguiu contornar a situação com o prefeito de Barbacena. Verônica percebe que Anselmo está apaixonado por outra. Érico desconfia de Lucília. Luís questiona padre João sobre seu amor por mulheres. Gaspar confronta Lucília. Lucília consegue mais informações sobre Leonel, Virgílio e Maria Eugênia.
Dr. Ítalo leva Neiva em casa de carro. Tânia conversa com Catarina sobre Justino.Orlando avisa que Marê será a nova administradora do hospital. Gilda comenta com Lucília que pretende afastar Gaspar de sua vida. Frei João lembra de Darlene.Darlene conta a João que ele é o pai da sua filha. Lucília conta a Orlando que descobriu que Virgílio foi obrigado a abrir mão da sociedade.
Darlene apresenta Frei João à Clara. Frei João se emociona. Darlene e Clara ficam hospedadas na Irmandade por uma noite. Frei João conta a Frei Severo que Clara é sua filha. Adélia avisa que Marê poderá ser recriminada por alguns funcionários do hospital. Gaspar compra as passagens para Gilda viajar com Cândida para comprar o vestido de noiva. Darlene consegue emprego de garçonete.
Frei João explica que sua paixão por Darlene desencadeou uma crise vocacional dolorosa. Darlene conta a Ione que Clara contraiu poliomielite ainda bebê. Marê é destratada pelo enfermeiro Gilmar. Gaspar não gosta da contratação de Darlene e reclama com Érico. No hotel em BH, Gilda é abordada por um homem, que ela também acha que conhece. Frei João vai ver Clara no hotel.
Gaspar repreende Darlene ao vê-la no saguão do hotel. Gilda se lamenta para Fernando. Marê revela o caso de Lucília com Anselmo para Orlando. Verônica se demite da prefeitura. Orlando pede para Lucília deixar São Jacinto. Aparecida consola Justino. Lucília se surpreende ao saber que Gilda quer se casar com Orlando. Gilda pede para Mirtes ir para São Jacinto e avisa que pagará sua estadia no hotel.
Ione pergunta a Orlando e Ítalo se tem risco de Aninha pegar poliomielite. Orlando e Ione lamentam ainda não ter vacina nessa época. Anselmo cobra juros de Antonio, ele quer que o funcionário pague o dobro pelo empréstimo. Julio promete ajudar o futuro sogro. João faz uma luminária linda para Clara. Marcelino procura Jesus no sótão, leva pão e vinho, mas desta vez ele não se materializa.
Gilda obriga Lucília a entregar para ela o envelope que está em suas mãos. Cândida se surpreende com a demissão de Verônica. Gilda questiona Lucília sobre seu caso com Anselmo. Júlio exige que Anselmo pare de cobrar juros pelo empréstimo que fez a Antônio. Cândida procura Verônica. Turíbio descobre o paradeiro de Elza e Odilon e avisa a Albuquerque. Gilda vai à Irmandade falar com Marcelino.
Marcelino, desconfiado, abre o presente que ganhou de Gilda. Ele adora o trenzinho. Julio descobre que Ademar era o homem do passado de Sônia. Verônica percebe o clima entre Ademar e Sônia e comenta com Érico. Gilda se declara para Orlando e diz que gostaria de casar com ele e adotar Marcelino. Orlando diz que nunca se casaria com Gilda porque ama Marê. Frei Tomé se esconde no armário.
Gaspar descobre que Gilda foi até a Irmandade e deu um presente caro para Marcelino. Marê avisa Gilda para se afastar de Marcelino. Gaspar desconfia, mas Gilda enrola o noivo. Ivan pede perdão a Luís por ter atrapalhado sua história com Tânia. Luís afirma que tem se interessado mais pela vida religiosa agora que está na Irmandade. Ademar se confessa com Frei Severo.
João confessa a Orlando que Clara é sua filha. Lucília consulta o advogado Péricles para conseguir a herança do tio. Wanda devolve a Marê o colar de sua mãe. A mando de Lucília, Galdino furta documentos de Marê. Galdino observa o colar de Maria Eugênia.Gilda se irrita ao saber que Marê está trabalhando como administradora do hospital. Orlando se constrange com as lembranças de Marê sobre Virgílio.
Julio chega em casa e descobre o roubo. Frei Leão pede para Marê tentar perdoar Virgílio Lopes. João coloca uma tranca na porta do sótão para Marcelino não entrar mais lá. Mirtes diz que quer conhecer Gilda. Anselmo desiste de cobrar os juros do empréstimo a Antonio. Julio retoma o compromisso com Sônia. Clara fica com febre e Gilda manda chamar Orlando pro hotel.
Gilda combina com Lucília e Mirtes uma forma de atrapalhar seu casamento com Gaspar. Júlio confronta Ademar. Gilda e todos flagram Mirtes e Gaspar juntos. Gilda finge indignação e cancela o casamento com Gaspar. Marê e Orlando desconfiam da traição de Gaspar. Orlando comenta com Frei João sua preocupação com os próximos passos de Gilda. Gilda afirma a Lucília que conseguirá adotar Marcelino.
Gilda fala para Lucília que vai adotar Marcelino. Luís e Ivan consolam Gaspar. Lucília ouve Gaspar gritar que Gilda é a assassina de Leonel. Gaspar vai tirar satisfação com Gilda. Lucília se espanta com o caráter de Gilda. Marê sugere um serviço de atendimento às gestantes no hospital. Gilda afasta Gaspar da vice-presidência do hotel, e ameaça Anselmo. Gilda oferece uma indenização para Gaspar.
Gilda diz que quer adotar Marcelino e o advogado fará tudo para isso. Darlene deixa Gaspar, bêbado, em casa. Lucília paga o advogado com o empréstimo que pegou no banco. Cândida recebe os presentes que estavam na casa de Gilda e fica arrasada. Lívia passa mal na porta da escola. Ítalo diz que é possível que Lívia esteja grávida. Ela se emociona. Gilda paga a indenização para Gaspar.
Marê fica desesperada. Verônica pensa em Érico e no beijo que deram. Orlando procura Gilda e avisa que ela não vai conseguir ficar com ele. Mas ela insiste que vai se casar com ele e adotar Marcelino. Orlando afirma que prefere a morte a se casar com Gilda. Gilda lembra da sua infância pobre. Lucília consola Gilda e dá força para ela continuar com o plano.
Júlio explica a Orlando sua atuação contra a adoção de Marcelino por Gilda. Gilda insiste em se aproximar de Marcelino que a repele. Marê confronta Gilda. Celeste e as crianças apoiam Marcelino. Gaspar promete a Luís que se vingará de Gilda. Gilda confessa a Gaspar que se apaixonou por Orlando. Gaspar revela a Anselmo que foi cúmplice de Gilda em um golpe contra Leonel e Marê.
Anselmo avisa para Gaspar não denunciar Gilda. Gilda fala para Lucília que tem paciência e que vai ganhar o jogo. Tânia conversa com o prefeito sobre o curso noturno para os adultos. Gilda pede ajuda de Sílvio. Luís vê Tânia e Justino conversando. Frei João visita Clara no hotel. Clara fala que Marcelino chorou na escola. Marê conta para Ítalo e Orlando sobre seu projeto para o hospital.
Frei Severo fala para Julio que quer falar com o Juiz. Gilda compra enxoval para Marcelino. Padre Diógenes fica emocionado com a reforma do cinema. Gaspar avisa para Ivan que vai acabar com Orlando. Ivan fica preocupado com sumiço de Gaspar e sai à procura do irmão. Gaspar quase derruba Orlando da ribanceira, mas o médico escapa. Gaspar atropela Darlene que cai no chão, desacordada.
Orlando confronta Gaspar e decide denunciá-lo a Albuquerque por tentativa de assassinato. Albuquerque alerta Gilda sobre a situação de Gaspar. Clara teme perder a mãe. João se incomoda ao ver Gaspar próximo a Darlene. Gilda vai ao encontro de Orlando e é surpreendida por Marê. Gilda afirma a Marê que se apaixonou por Orlando e que deseja ser mãe de Marcelino.
Marê não se conforma com o veto e pretende correr atrás de recursos. As crianças assistem à matinê no cinema. Darlene, ainda bem machucada, vai encontrar Clara no cinema. Lívia e Albuquerque estão muito felizes com a gravidez. Frei João diz para Darlene que quer protegê-la. Marcelino fica apavorado ao saber que faltam dois dias para a audiência pela sua guarda. Marcelino pede para ir à audiência.
O carro de Justino enguiça no meio do caminho. Frei Severo é chamado para depor. Marcelino e Manoel decidem ir andando até o fórum de Imperatriz. Justino os acompanha. Eles conseguem uma carona. Frei Severo mostra o desenho da família feito pelo Marcelino. Marcelino consegue chegar no fórum e todos ficam surpresos. Marcelino e Manoel desafiam o advogado e Gilda. Marcelino invade a audiência.
O caso da guarda de Marcelino é concluído. Marcelino, Marê, Orlando e os religiosos comemoram a permanência do menino na Irmandade. Gilda se revolta, e Lucília a apoia. Albuquerque confronta Justino. Gaspar faz questão de indenizar Popó por sua bicicleta quebrada no acidente que vitimou Darlene. Gaspar é gentil com Darlene e Clara. Gilda decide investigar o passado de Frei Severo.
Albuquerque alerta Gilda sobre o envolvimento de Lucília com Galdino. Gilda pede que Albuquerque anule a investigação contra Lucília e liberte Galdino, deixando o colar da mãe de Marê com ela. Lucília afirma a Orlando que foi Gilda quem assassinou Leonel. Orlando revela a Marê e Júlio que foi Gilda quem atirou contra Leonel. Gilda descobre que Orlando é filho de Virgílio Lopes.
Gilda lembra da conversa com Leonel e Marê sobre Virgílio. Tânia avisa Justino que estão abertas as inscrições para as aulas noturnas. Érico está animado para a estreia dos novos filmes no cinema. Os padres e os amigos fazem uma festa para Marcelino. Anselmo discute com Cândida sobre o pedido de Marê para verba para maternidade. Gilda acredita que Orlando e Lucília estão tramando um golpe.
Érico confessa a Verônica que teve um envolvimento com Romeu. Orlando planeja se casar com Marê e adotar Marcelino após o novo julgamento. Frei João alerta Darlene sobre Gaspar. Cândida conta a Anselmo que Érico e Verônica viajaram juntos para o Rio de Janeiro. Lucília afirma a Gilda que deseja a parte do hotel que pertence à sua família
Gilda pensa como seria se Marê descobrisse a verdade sobre Orlando. O Conselho do hospital aprova a campanha de arrecadação de fundos para a ala da maternidade. Cândida convence Anselmo a destinar uma verba da prefeitura para campanha. Orlando pergunta se Frei João está com ciúme da Darlene. Lucília ameaça Gilda alegando que ouviu Gaspar dizendo que ela é a assassina do Leonel.
Gilda faz uma doação para o projeto de Marê. Lucília passa a noite com Felipe. Ione pensa em rever Bem-Te-Vi. Gaspar planeja suceder Anselmo na prefeitura. Frei Leão recebe uma carta de um grande amigo. Lucília aceita passear de barco com Felipe. Ivan se oferece para fotografar o evento com Turíbio.Todos se preparam para a inauguração do cinema da cidade.
Dom Vitório chega à Irmandade. Érico pede Verônica em casamento. Orlando se preocupa com o sumiço de Lucília. Felipe afirma a Gilda que cumpriu o combinado. Albuquerque anuncia a Orlando que Lucília está morta. Orlando se desespera ao saber da morte de Lucília, e Marê o conforta. Albuquerque confronta Gilda sobre Felipe e Lucília. Turíbio contrata Ivan como fotógrafo da Gazeta.
Darlene pede para Gaspar se afastar. Marê e Marcelino apoiam Orlando durante o velório de Lucília. Marcelino pede para ser adotado por Marê e Orlando após o casamento dos dois. Frei João aconselha Orlando a contar a verdade sobre suas origens para Marê. Gilda arma para que as cartas de Virgílio cheguem até Marê. Marê confronta Orlando sobre seu parentesco com Virgílio.
Marcelino resgata uma pomba que estava toda molhada na chuva. Orlando fica desesperado e Marê cobra explicações sobre sua mentira. Marê acusa Orlando de ter mandado invadir a casa de Verônica para roubar as cartas e seu colar. Marê pergunta se Orlando também quer a sua parte da fortuna. Orlando se ofende por achar que Marê pensa que ele está interessado no seu dinheiro. Gilda vai procurar Orlando.
Gilda diz que foi ao hospital se desculpar com Orlando. Marê passa direto por Orlando, ignorando seu chamado. Gilda fica feliz. Ione ouve Verônica contando para Érico que Marê rompeu com Orlando e que ele é filho de Virgílio. Ione espalha a notícia pela cidade. Sônia fica preocupada quando Julio comenta que Marê e Orlando romperam. Anselmo imagina que a morte de Leonel tenha sido por vingança.
Marcelino fica arrasado com o rompimento de Marê e Orlando, porque queria ter um pai e uma mãe juntos. O advogado de Gilda pega o prontuário de atendimento de Marcelino no hospital. Gaspar conta para mãe que será secretário de Turismo de São Jacinto. Albuquerque chega à conclusão de que a morte de Lucilia foi acidente. Orlando não se convence disso. Gilda quer um segundo julgamento.
Edvaldo diz que Rosa está no Sul e Gilda pede que ele vá atrás dela para oferecer uma quantia boa em dinheiro. Gaspar vai com Anselmo e Cândida procurar Gilda para ser anunciado como o novo secretário de turismo da cidade. Gaspar procura Darlene e a chama para sua posse. João fica contrariado. João pede para Darlene não deixar Gaspar se aproximar da Clara. Albuquerque compra um berço para o bebê.
Rosa afirma a Edvaldo que nunca deixou uma criança na Irmandade. Júlio revela que Gilda acusa Frei Severo de negligência com Marcelino, a partir do acidente com o escorpião. Marcelino tenta unir Marê e Orlando novamente. Edvaldo conta a Gilda sobre seu encontro com Rosa, e a vilã deduz que Marcelino é o filho de Marê e Orlando.
Gilda liga todas as peças e descobre que Marcelino é filho de Marê. Gilda ganha a guarda de Marcelino na Justiça. Turíbio coloca Tânia na primeira capa do jornal e ela não gosta nada disso. Frei Severo lê a notificação para entregar Marcelino a Gilda em 24 horas. Ao saber da notícia, Marê corre para escola para abraçar Marcelino. Obcecada, Gilda planeja seu casamento com Orlando.
Marê, Orlando e os religiosos se reúnem para conversar com Marcelino, mas Manoel irrompe a Irmandade afirmando que não deixará Gilda ficar com o amigo. Marcelino implora para não deixar a Irmandade. Orlando confronta e ameaça Gilda. Anselmo e Cândida cobram de Gaspar que tenha uma companheira. Marcelino conversa com Jesus, e é flagrado por Frei Severo.
Marcelino muito assustado, diz que estava conversando com Jesus. Frei Severo não acredita em Marcelino e dá uma bronca por ele estar no sótão. Marcelino, Manoel, Marê e alguns freis e padres jogam futebol para tentar animá-lo. Gilda diz para Wanda que o promotor a ajudou no processo da guarda de Marcelino. Os padres e Freis transformam a sala da Irmandade em um grande acampamento.
Gilda gosta de saber que Rita já trabalhou em um orfanato. Wanda repreende Sílvio por ajudar Gilda a ficar com a guarda de Marcelino. Gilda proíbe Marcelino de receber visitas. Darlene e Valente se reconhecem durante um encontro na livraria. Marê conversa com Ítalo sobre o projeto da maternidade. Gaspar discute com Anselmo suas ambições. Gilda faz exigências à professora Celeste sobre Marcelino.
Gilda confronta Padre Donato sobre a invasão à sua casa e repreende Neiva. Gaspar ajuda Clara e Darlene. Frei João não gosta de saber que Gaspar se ofereceu para consertar a cadeira de rodas de Clara. Marê procura Neiva para saber notícias de Marcelino. Gilda dispensa Neiva, e Marcelino fica apreensivo. Gaspar admite para Frei João suas intenções românticas por Darlene.
Marê explica que não vê Julio desse jeito e que ele ainda tem a Sônia. Ele insiste que ainda gosta dela. Marê decide ir embora da casa de Julio. Clara diz para Darlene que gostaria que João fosse seu pai de mentira. Marcelino chora no quarto da mansão e Jesus aparece para consolá-lo. Érico pede Verônica em casamento. Frei Severo vai pedir permissão à Gilda para Marcelino continuar sendo coroinha.
Gilda se preocupa com Marcelino. Marê tem um mau pressentimento. Rita chama Orlando para cuidar de Marcelino. Valente encontra o caderno de Tobias. Gilda fica radiante ao ouvir Marcelino chamar Orlando de pai. Celeste e Popó começam a namorar. Tânia impede Ítalo de beijar Neiva. Sônia termina o namoro com Júlio. Gilda usa Marcelino para convencer Orlando a ficar com ela.
Gilda se enfurece com a nova rejeição de Orlando. Verônica e Érico consolam Júlio. Sônia se lamenta com Aparecida. Manoel faz uma oração com os padres na intenção de Marcelino. Orlando se preocupa com a falta de vontade de Marcelino em se recuperar. Orlando e Marê reatam. Albuquerque proíbe Tobias e Lívia de falar com Valente.Marcelino passa mal e desmaia no colégio.
As crianças ficam muito nervosas com o desmaio de Marcelino. Marê fica revoltada com o que Gilda fez com o cabelo de Marcelino. Orlando se identifica com a dor de Marcelino. Adélia diz que Leonor está chamando Orlando no hospital. Marcelino está com o pulso muito fraco e é levado para o hospital. Orlando afirma que Marcelino está desidratado e provavelmente anêmico.
Orlando resiste, mas Marê é firme na ideia de que ele tem que se casar com Gilda para salvar Marcelino. Ítalo e Neiva se beijam. Adélia flagra os dois e ele tenta se justificar. Valente chama Tobias para brincar de pipa. Marê convence Orlando, propondo um casamento de mentira e que ele só precisa ficar casado até provarem que Gilda é uma criminosa. João desabafa com Frei Severo.
Gilda fica exultante com a decisão de Orlando de se casar com ela. João agradece as palavras de Darlene. Orlando revela a Marcelino o plano que bolou com Marê para salvá-lo de Gilda. Marcelino comenta com Neiva sobre o plano de Marê contra Gilda. Gilda anuncia seu casamento com Orlando aos funcionários do hotel. Gaspar confronta Gilda sobre o assassinato de Lucília.
Gaspar afirma a Gilda que foi o único homem que a amou. Marê gosta de saber que Marcelino está recuperando sua saúde. Severo aconselha João sobre suas dúvidas quanto a Darlene e o sacerdócio. Ítalo, Orlando e Marê comemoram o investimento recebido em seu hospital. Gilda aciona Sílvio novamente contra Marê, na intenção de afastá-la do hospital e de Orlando. Anselmo implora para Verônica reatar.
Marê fica empolgada com a proximidade de um novo julgamento. Neiva dá um bilhete de Marê para Marcelino e um raminho de amor perfeito para ele usar na lapela. Marê também coloca um raminho de amor perfeito na lapela de Orlando. Gaspar e Anselmo estão de cara amarrada com os casamentos de Gilda e Verônica. Casamento de Verônica e Érico. Julio conduz a mãe até o altar.
Valente cuida de Tobias. Ítalo revela a Lívia que ela está sofrendo de uma gravidez imaginária. Marê se muda para sua nova casa, e aconselha Júlio a repensar sua situação com Sônia. Albuquerque acredita que Lívia mentiu para ele sobre sua gravidez. Marcelino comemora que Orlando dormirá com ele. Orlando afirma que agora Gilda precisa obedecê-lo. Ione desconfia de Sônia e Ademar. Marê apoia Lívia.
O assessor concorda com Gilda que Marê tem que sair do cargo no hospital. Marê diz que gravidez fantasiosa pode acontecer com qualquer mulher, mas Lívia sofre com o que o marido vem dizendo para ela. Valente consola Tobias, que está com medo da mãe estar louca. Érico se muda para casa de Verônica. Julio, Marê e Orlando planejam a defesa de Marê para o próximo julgamento.
Gaspar ameaça Catarina a mudar o depoimento contra Marê. Darlene diz a Gaspar que vai pagar a cadeira de Clara. Ele a chama de burra pelas suas costas. Catarina lembra direitinho da noite em que Leonel teria morrido e que não poderia ter sido Marê. Gilda, sozinha, esperando Orlando e Marcelino para jantar. Mas eles chegam e avisam que jantaram no restaurante. Orlando rejeita Gilda.
Gilda insiste para Gaspar acabar com Catarina e ele fica revoltado por estar recebendo ordens dela de novo. O assessor do Secretário de Saúde e Educação promete entregar o dossiê sobre Marê. Cândida quer insistir com o governador para ter um trem chegando a São Jacinto. Darlene vai procurar Gaspar na Prefeitura e Cândida descobre que ele está cortejando a garçonete. Antonio ignora Sônia.
Catarina fica assustada com a ameaça. Érico e Ítalo prestam depoimento. Gaspar presta depoimento e afirma que Catarina é alcoólatra. Popó e Neiva dão seus depoimentos a Albuquerque. Ione e Wanda incentivam Lívia a voltar a trabalhar. Catarina foge e Marê se desespera. Albuquerque destrata Lívia. Gilda sofre com o comportamento de Orlando e Marcelino. Marê descobre que foi demitida do hospital.
Marê comenta com Ítalo que Gilda deve ser a responsável por sua demissão. Érico e Júlio pensam em procurar a viúva de Ronaldo, na tentativa de incriminar Gaspar e Gilda. Marê confronta Gilda e promete vingança contra a ex-madrasta. Tobias desabafa com Valente sobre o desamor de Albuquerque. João decide fazer um retiro espiritual, e Frei Severo avisa a Darlene e Clara.
Marcelino escreve uma carta para Marê. Marê fica aliviada porque o projeto da maternidade será implantado. Cândida chega de viagem e anuncia que conseguiu a aprovação do governador para São Jacinto ter uma estação de trem e um ramal ferroviário. Tobias fica triste e diz para Lívia que ele é “um filho de mentira” e que o pai queria ter “um filho de verdade”. Todos vão à missa com Marcelino.
Gilda avisa a Érico que vai investir na Bolsa de Valores de SP e ele diz que ela tem que pedir autorização ao Conselho. Gilda se recusa. Gilda tem que comprar roupa na loja de Wanda depois que Marcelino doou todo seu guarda-roupa. Marê fala para Orlando que instituiu uma norma de que o Conselho aprovasse todas as ações e investimentos feitos pela presidência. Julio é recebido por Benedita.
Marê e Orlando comemoram a notícia. Julio está abatido porque descobriu que não existe nenhum registro do seu nascimento em Alfenas com nome do seu pai, somente com o nome da mãe. Celeste aceita o convite de Popó para ser a Rainha da Congada da festa de aniversário da cidade. Gilda está empolgada com o investimento que pretende fazer com o colega da Marê. Verônica descobre que está grávida.
Marê se vangloria com a possibilidade de derrubar Gilda. Albuquerque avisa a Gilda do depoimento de Benedita. Os religiosos se desesperam ao saber do desaparecimento de Frei João. Jesus, disfarçado, leva Frei João até o hospital. Érico e Anselmo reclamam do investimento feito por Gilda. Frei João acorda, e Darlene se emociona. Marê pede para Júlio perdoar Verônica. Benedita chega a São Jacinto.
Marê fica chocada ao saber do depoimento de Benedita. A situação de Marê se complica para o segundo julgamento. Marcelino conversa com Jesus que está difícil esperar para voltar para casa. Gaspar dá seu depoimento cheio de mentiras incriminando Marê. Ademar desconfia que Turíbio seja o admirador secreto de Ione. Cândida conta para Anselmo que Verônica está grávida.
Orlando encontra a tia de Catarina. Verônica sofre com o desprezo de Júlio. Albuquerque procura Turíbio. Orlando surpreende Gilda. Júlio encontra Hermínia. Ione exige que Celeste demita Valente. Valente revela a Celeste que Tobias é seu filho. Frei João comunica a Frei Severo sua decisão de abandonar o hábito. Darlene conversa com Clara. Orlando e Marê ficam juntos.
Frei João conta para os outros padres sua decisão de abandonar a batina. Ione exige que Celeste faça votação para decidir o destino de Valente na escola. Cândida descobre que Júlio é filho de Anselmo. Lívia conversa com Valente e se desespera com a possibilidade de perder Tobias. Érico anuncia a Gilda que as ações que ela investiu caíram e o hotel teve uma grande perda. Gilda desconfia de Marê.
Gilda não se conforma de ter caído no golpe de Marê. Luis cuida de Cândida, arrasada com o que descobriu. Albuquerque reclama com Lívia por ela ter votado contra expulsão de Valente. Gilda marca um encontro com Gaspar em Imperatriz e pede dinheiro para cobrir o prejuízo. Turíbio entrega uma encomenda para o delegado, que guarda o envelope. Lívia avisa Valente da armadilha preparada pelo delegado.
O Conselho todo vota pelo afastamento de Gilda da Presidência. Érico assume o lugar de Gilda na presidência até que seja feita nova eleição. Verônica e Cândida têm uma conversa sincera e se entendem. Gilda chorando, Marcelino pergunta o que ela tem. Os dois conversam e ele fala da morte de um passarinho que cuidou com pai papinha. Gilda consegue dar um abraço em Marcelino.
Gilda se revolta com a presença de Marê e deixa a reunião do Conselho. Júlio nota quando Norberto se exalta ao mencionar Gilda. Norberto desconfia de que Leonel pode ter morrido por conta das fotos que têm de Gilda com Gaspar. Lívia confessa a Marê que Tobias foi roubado de uma presa política, e que seu pai biológico está vivo. Valente revela a Leonor que Tobias é seu filho.Gilda ameaça Érico.
Gilda pressiona Silvio e ele diz que vai tentar agilizar o julgamento de Marê. Orlando e Marcelino recortam bandeirolas pra festa da cidade. Gilda pede desculpas a Marcelino por ter mexido no cabelo dele. Orlando quer saber como Gilda conseguiu o dinheiro para cobrir o prejuízo das ações. Mesmo ferido, Valente consegue fugir do matador no matagal. O matador presta contas a Albuquerque.
Marê fica com medo do novo julgamento. Lívia fica aflita depois do beijo em Valente e ele também fica mexido. Festa de Aniversário de São Jacinto pronta. Padre Donato fez um bolo gigante. Dom Vitório faz seu discurso como Chico Rei. Manoel, Marcelino e Aninha estão de “Conguinhos”. Gilda pede a Ivan para tirar uma foto dela, Orlando e Marcelino. Marê sofre vendo.
Érico tem uma ideia do motivo pelo qual Gilda tenha subornado Marê, e garante que fará de tudo para ajudar a amiga. Leonor repara na mudança de visual de Celeste. Tânia aceita o pedido de namoro de Justino. Lívia desabafa com Darlene sobre Albuquerque. Cândida decide deixar sua casa, mas antes revela a Gaspar e Ivan que Júlio é filho de Anselmo. Gilda ameaça afastar Marcelino de Orlando.
Julio conta para Orlando que Felipe está foragido. Foi flagrado roubando uma casa, mas conseguiu fugir. Orlando tem certeza de que o crime foi a mando de Gilda. Todos, menos Frei Severo, reagem ao que Luís conta sobre Anselmo ser o pai de Julio. Justino conta que Tânia aceitou namorar com ele. Ademar fica desconfiado de Ione e a segue. Marê conta a Érico que sonhou que o pai estava vivo.
Orlando se emociona com Marcelino. A cantora Carminha Laranjeira elogia a voz de Aparecida. Wanda comemora o reencontro com a filha Laura. Gilda pede que Orlando a acompanhe no show de Carminha. Justino se incomoda com os olhares de Turíbio para Tânia. Lívia leva Tobias ao encontro de Valente. Frei Leão incentiva Lívia a seguir seu coração. Laura reconhece Gilda. Ivan defende Tânia de Turíbio.
Gilda sofre por ter sido enganada por Orlando e Marê e jura se vingar dos dois. Lívia explica a Tobias a história de seu nascimento. Gilda envia Marcelino para um colégio interno, e Orlando se desespera. Sílvio se irrita com a presença de Laura em sua casa. Marê e Orlando descobrem o paradeiro de Marcelino e resgatam o menino. Laura recupera o diário em que registrou sobre Gilda e Sílvio.
Gilda se desespera com a partida de Orlando, e chora nos braços de Rita. Ione contrata Sansão para trabalhar no armazém com Ademar. Gaspar mostra a Gilda o dinheiro que levantou para subornar o júri e condenar Marê. Lívia e Tobias deixam a casa de Albuquerque. Ivan pede Adélia em namoro. Fabiano volta para a casa de Turíbio. Laura entrega seu diário para Marê e afirma que pode depor a seu favor.
Fabiano não resiste, e Elza se desespera. Detido, Turíbio se culpa pela morte do filho. Todos se sensibilizam com a tragédia em São Jacinto. João repreende as fofocas de Ione. Hermínia falece, e Tadeu não sabe o que fazer com Leonel. Darlene e João contam a Clara que os três serão uma família. Cândida compartilha suas ideias para a cidade com Luís, que admira a mãe.
Marê fica atônita ao ver o pai, mas Leonel não reconhece a filha. Gilda se revolta quando Edvaldo assegura que ela terá de aceitar o desquite de Orlando. Verônica apoia a candidatura de Cândida, que reúne as mulheres da cidade para se lançar à prefeitura. Ademar comenta com Albuquerque que Clara pode ser filha de João. Elza afirma a Odilon que jamais se perdoará pela morte de Fabiano.
Julio pensa em convocar Leonel como testemunha, e Marê hesita. Ivan convida Adélia para jantar. Sônia se sente culpada quando Julio diz que pensa em se casar com ela. Cândida conversa sobre seus planos para a prefeitura com Verônica. Popó pede Celeste em casamento. Orlando fica perturbado ao examinar Leonel, e Marê percebe. Anselmo decide se vingar de Cândida.
Marê explica a situação para Marcelino. Leonel olha intrigado para uma foto da filha. Marê revela a Érico que seu pai está vivo. Gaspar critica Anselmo pelo plano contra sua mãe. Albuquerque prende Cândida, e todos se revoltam. Elza começa a trabalhar na loja de Wanda. Ivan critica Anselmo por mandar prender sua mãe. Érico e Júlio tentam libertar Cândida.
Marê tenta acalmar Leonel. Marcelino vai falar com Gilda. Ivan decide sair de casa. Leonel sai do quarto apressado, e Érico e Dom Vitório tentam impedi-lo. Gilda ouve a voz de Leonel, e Marcelino mente para enganar a vilã. Orlando chega à Irmandade. Gilda segue o carro em que os padres e Orlando colocam Leonel. Ítalo se emociona ao ver Leonel. Gilda invade o consultório e todos se alarmam.
Leonel recupera a memória, mas não se lembra do atentado, e reage confuso aos comentários de Marê. Leonel humilha Orlando, e Marê tenta explicar a situação para o pai. Gilda implora que Gaspar passe a noite com ela. Anselmo conspira com Sílvio contra Cândida. Marê revela a Leonel que Gilda e Gaspar foram amantes, e ele desaparece da Irmandade. Leonel vê Gilda e Gaspar.
Marê e João impedem Leonel de ir até Gilda. As mulheres decidem continuar com a manifestação a favor de Cândida. Leonel se assusta com o que descobre sobre Gilda. Ítalo e Orlando discutem o caso de Leonel. Gilda manda Albuquerque invadir a Irmandade. Orlando conta para Marê as descobertas que ele e Ítalo fizeram sobre Leonel. Marcelino revela a Leonel que Marê teve um filho.
Leonel critica Marê por ter tido um filho de Orlando. O governador chega à São Jacinto e vai falar com Cândida. Leonel descobre que Marê perdeu tudo para Gilda. Marcelino ouve Marê falando sobre a raiva que seu pai tem de Virgílio Lopes e de Orlando. Sílvio entrega a Gilda a lista com os nomes dos jurados do julgamento de Marê. Érico revela a Marê que o testamento que Gilda usou é falso.
Érico explica para Marê e Julio porque validou o falso testamento que Gilda usou. Cândida volta para casa, e Anselmo a parabeniza pela nomeação. Gilda revela a Gaspar que Marcelino é filho de Marê e Orlando. Leonel sonha com o detetive Norberto Carreira. Julio pede a ajuda de Érico. Aparecida recebe um telegrama da avó de Justino e fica preocupada.
Silvio repreende Gilda por falsificar o testamento de Leonel e avisa que não irá ajudá-la. Aparecida se preocupa com Justino, que se aconselha com Tânia. Gilda convoca uma reunião com os acionistas do Hotel e denuncia Érico. Anselmo é eleito presidente do Grande Hotel. Odilon se recusa a publicar a carta de Érico, e Gilda se enfurece. Érico pede perdão a Marê. Gaspar teme por sua liberdade.
Gilda comemora sua conquista com Gaspar. Cândida convida Leonor para trabalhar com ela na prefeitura. A casa de Verônica é pichada com ofensas a Érico. Odilon devolve a carta de Romeu para Érico. Ione e Sansão se aproximam. Adélia é promovida no hospital. O detetive contratado por Orlando encontra Catarina e o médico avisa a Marê. Orlando decide ir atrás de Catarina.
Leonel não consegue lembrar o conteúdo das fotos que recebeu do detetive. Popó revela a Neiva e Adélia sobre Leonel. Marê e o pai contam uma história para Marcelino dormir. Ione pensa em Sansão. Júlio avisa a Marê que a denúncia contra Gilda não foi aceita. Neiva ouve uma conversa entre Gilda e Gaspar. Beto do Pandeiro chega ao hotel e comenta sobre o crime de Leonel.
Marê se emociona ao ver Catarina. Gilda exige que Benedita repita o depoimento que deu ao delegado. Silvio e Laura brigam, e Wanda o expulsa de seu quarto no hotel. Beto Pandeiro comenta com Marê, Júlio e Orlando o que viu no dia do assassinato de Leonel, mas não aceita depor. Odilon encontra documento que incrimina Gilda. Gilda faz declarações contra Marê na frente do fórum. Começa o julgamento.
Gaspar é o primeiro a depor contra Marê. Leonel se revolta com o depoimento de Gilda. Marê fica tensa com o depoimento de Albuquerque. Gilda induz Silvio a protestar contra os questionamentos que Júlio faz para Benedita. Todos os presentes se surpreendem com o depoimento de Madame Chantily. Silvio e Júlio trocam ofensas e são repreendidos pelo Juiz. Leonel tem flashes de memórias.
O juiz convoca Leonel a depor, e o empresário acusa Gilda de ter atentado contra ele. Gilda é presa, e todos se espantam com as revelações de Leonel. Marê comemora sua liberdade com Orlando e Marcelino. Gaspar decide deixar a cidade, e Cândida confronta Anselmo sobre a cumplicidade com os crimes do filho. Wanda pede que Sílvio saia de sua casa, e Laura apoia a mãe.
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Sílvio se muda de casa. Albuquerque é afastado da delegacia. Antonio e Aparecida confortam Sônia. Marê deduz que Marcelino pode ser Ângelo, e decide procurar Rosa. Ao descobrir que Ademar abandonou seu filho com Sônia, Ione rompe seu casamento. Leonel humilha Gilda.
Inauguração da loja de Cida e Antonio, a Mindim Queijos e Doces. Verônica sente as dores do parto bem na inauguração. Orlando é avisado que encontraram Felipe em SP e ele confessou que matou Lucília a mando de Gilda. Edvaldo abandona Gilda e agora ela vai ter um defensor público. Marcelino se despede de Jesus, dizendo que agora vai morar na mansão. Érico beija as mãos de Romeu e os dois choram.
Gaspar conta para Gilda seu plano de fuga e planeja ir para Argentina. Érico diz para Romeu que seu coração agora é de Verônica. Aparecida fica atônita com o convite, Antonio fica apreensivo, mas dá força para mulher. O delegado avisa Marê e Leonel da fuga de Gilda. Os freis ficam alarmados com a fuga. Gilda tem uma conversa sincera com Marcelino e promete que vai tentar ser uma pessoa melhor.
Último capítulo: Anselmo e Candida ficam arrasados no enterro de Gilda e Gaspar. Marcelino pega um amor perfeito e coloca no túmulo de Gilda. Érico diz que Veronica é o amor da sua vida. Sônia conta para Júlio que está grávida. Severo celebra o casamento de Marê e Orlando falando sobre o amor perfeito. Orlando mostra a certidão de nascimento de Marcelino. Marcelino agradece a Jesus por tudo.