Osnar surpreende Timóteo dando o dinheiro de sua dívida do próximo mês com o banco. Miguel conta para Ascânio onde Helena está hospedada. Bafo de Bode puxa briga com Zé Esteves e Modesto demonstra vontade de expulsar o mendigo da cidade. Modesto joga fora o peixe que Carol fez para comer. Imaculada fica fraca, mas continua se recusando a comer. Carol e Osnar se conhecem na praia. Perpétua recebe um telegrama de Ricardo, seu filho mais velho. Carol desmaia na igreja. Ascânio procura Helena e ela lhe conta que o filho que espera não é dele. Perpétua tenta enganar padre Mariano dizendo que não fez nada com Carol. Osnar vai oferecer ajuda a Carol, mas Modesto chega e ele se esconde. Ascânio volta ao local onde Helena está hospedada, agride Pedro e Helena passa mal. Ascânio pede o divórcio. Depois que Modesto vai embora, Carol conta a Osnar o que está acontecendo e ele a aconselha a contar tudo ao padre. Osnar leva comida para Carol. Filó deixa a porta aberta e Imaculada foge. Timóteo acha que Elisa está estranha. Ascânio assina uma procuração para o advogado dar entrada no divórcio. O coronel é avisado da fuga de Imaculada. Ricardo, Cosme e Ascânio chegam a Esplanada.
Ascânio procura Helena e ela lhe conta que o filho que espera não é dele. Perpétua tenta enganar padre Mariano dizendo que não fez nada com Carol. Osnar vai oferecer ajuda a Carol, mas Modesto chega e ele se esconde. Ascânio volta ao local onde Helena está hospedada, agride Pedro e Helena passa mal. Ascânio pede o divórcio. Depois que Modesto vai embora, Carol conta a Osnar o que está acontecendo e ele a aconselha a contar tudo ao padre. Osnar leva comida para Carol. Filó deixa a porta aberta e Imaculada foge. Timóteo acha que Elisa está estranha. Ascânio assina uma procuração para o advogado dar entrada no divórcio. O coronel é avisado da fuga de Imaculada. Ricardo, Cosme e Ascânio chegam a Esplanada.
As meninas do bordel tentam agarrar Ricardo e ele sai correndo. Ricardo chega em casa e, no dia seguinte, sua batina aparece pendurada no poste da praça. Osnar brinca com Carmosina e ela não gosta. Carmosina conversa com a mãe sobre como queria um marido. Cinira conta para Perpétua que Carmosina se aproveitou que Osnar estava bêbado para tirar a sua roupa. Osnar exige que os amigos não falem mal de Carmosina. O padre pergunta a Ricardo se ele quer mesmo ser padre. Imaculada conta às amigas sobre seu encontro com Ricardo, dizendo que ele era um príncipe. Elisa está cada vez mais decepcionada com a sua vida. Modesto se recusa a colaborar com Ascânio para criar o complexo turístico. A hidrelétrica não quer a mandar luz para Santana do Agreste. Ascânio pergunta ao doutor Marcolino o que ele pode fazer sobre a questão da luz. Laura é atacada no Mangue Seco.
Laura conta ao marido que viu um ser de outro planeta. Eles vão à praia e encontram rastros estranhos na areia. Elisa sonha com Tarcísio Meira. No dia seguinte, ela vai se confessar e diz ao padre que é infeliz. Cinira cheira a cueca de Ricardo e precisa ser acalmada por Osnar. Dário e Laura marcam com um pau onde estão os rastros na areia e o comandante convoca uma reunião no bar. Laura conta o que viu, mas todos querem provas. A maré sobe e apaga as marcas. Só Ascânio acredita. Ricardo e o amigo andam com Zé Esteves na praia. Imaculada e as rolinhas estão na mesma praia e ela vê Ricardo. O ser extraterrestre observa Bafo de Bode dormindo. Perpétua vai contar a Aída sobre Carol, mas o padre chega na hora.
O padre chama Perpétua e diz que, se ela falar de Carol, ele contará para Ricardo o que ela anda fazendo. Osnar visita Carol. Ela resiste, mas eles acabam se beijando. Carmosina fala para Ascânio que um dia ele vai encontrar um novo amor, mas ele afirma que não quer mais saber disso. Timóteo briga com Elisa, porque ela usa um dos vestidos decotados que Tieta lhe mandou. Osnar aconselha Timóteo a dar mais atenção à esposa e eles acabam brigando. Tonha briga com Zé Esteves por causa de Elisa. Carmosina fica chateada porque Tieta ainda não respondeu sua carta. Imaculada fala com Filó sobre o seu príncipe. Elisa tenta seduzir o marido novamente, mas ele reclama do estômago. Aída conta ao marido que Perpétua queria lhe falar algo sobre Carol, mas que o padre não deixou. Ricardo sonha com Carol e com as mulheres da Casa da Luz Vermelha. Elisa some. Modesto vai à casa de Perpétua para saber o que ela ia falar, mas Timóteo os interrompe.
Perpétua convoca todos a procurarem Elisa. Modesto fica esperando Perpétua e descobre a caixa que ela guarda no armário. Elisa, desnorteada, passa por onde Bafo de Bode dorme. Tonha a encontra na praia e ela não entende o que aconteceu. Elisa volta para casa. Zé Esteves ameaça bater nela, mas Tonha a defende. Modesto ameaça Perpétua dizendo que, se ela falar para Aída sobre Carol, ele contará a todos o que ela guarda na caixa. O coronel fala para Imaculada que em breve ela vai começar a ter aulas. Carmosina mostra a Ascânio que sua propaganda saiu no jornal. O cheque de Tieta não chega no dia certo.
Perpétua briga com Carmosina, porque ela não a deixa ver as cartas que chegaram. Carmosina desconfia que algo aconteceu com Tieta. Elisa se arrepende de ter mentido para Tieta sobre a morte de seu filho. Perpétua vai para Esplanada com Ricardo. O padre chama o coronel para pedir ajuda para a igreja. Perpétua acusa Timóteo de ter desviado o cheque para pagar a promissória do banco. Osnar diz para Perpétua que emprestou o dinheiro para o amigo. Todos mandam cartas para Tieta. Passa-se um mês sem que ninguém tenha recebido notícias de Tieta. Perpétua diz que a irmã morreu e que pode provar.
Perpétua marca uma reunião em sua casa e vai visitar Marcolino para saber se tem direito à herança de Tieta. Elisa chama Carmosina para a reunião. Perpétua mostra a todos um recorte de jornal, que menciona a morte de uma mulher chamada Antonieta que foi casada com um Comendador. O padre concorda em rezar uma missa para Tieta e Perpétua pede a Ascânio que decrete feriado para que todos possam ir. O coronel marca a primeira aula para Imaculada. Carmosina fica triste com a morte de Tieta. Enquanto todos estão na igreja rezando por sua alma, Tieta chega à cidade.
Bafo de Bode conta a Tieta que todos estão no velório da filha de Zé Esteves. Tieta pensa que é Elisa e entra na igreja correndo. Tonha reconhece Tieta e anuncia para todos que ela voltou. O padre pede a Ascânio para fazer uma quermesse para angariar fundos para a igreja. Tieta vai para a casa de Perpétua e lembra que naquela casa morava Lucas, seu grande amor. Ela se compromete a pagar todas as despesas enquanto estiver ali. Tonha alerta Zé Esteves que Tieta vai descobrir todas as mentiras que eles contaram. Imaculada fica com febre. Ascânio conhece Leonora e fica encantado. Tieta comenta com Carmosina que voltou para se vingar.
Carmosina tenta fazer com que Tieta desista da ideia de se vingar, mas não consegue. Leonora e Ascânio conversam durante um longo tempo e ela revela que tinha um noivo. Carmosina conta a Leonora que Ascânio está se divorciando. Modesto fala para Carol que Tieta é muito melhor do que ela. Tieta convoca uma reunião com várias pessoas da cidade. Filó fala para o coronel que acha que Imaculada vai morrer. Milu culpa o coronel pela doença da menina. Tieta distribui vários presentes. Timóteo e Elisa falam para Tieta que o filho deles está de férias em Esplanada. Tieta decide fazer uma visita ao coronel. Osnar aparece na casa de Carol. Perpétua pede o perdão de Tieta. Tieta quase cai no corredor, mas é amparada por Ricardo.
Ricardo pede desculpas a Tieta, mas ela agradece por ele ter evitado que ela caísse. Perpétua observa a cena. Carol pede a Osnar que vá embora. Laura vê Osnar saindo da casa de Carol. Leonora fala para Tieta que queria um homem bom com quem pudesse ter um lar. Tieta diz ao coronel que quer comprar Imaculada, mas ele não a vende. Tonha e Elisa pedem a ajuda de Carmosina para contar a verdade para Tieta sobre o filho que morreu. Tieta visita o padre e garante que ele terá um turíbulo novo para sua igreja. Perpétua tenta impedir Carmosina de contar a verdade sobre o filho de Elisa para Tieta, mas ela conta mesmo assim. Carmosina aproveita e conta todas as mentiras, mas Tieta não se incomoda. Leonora pede a Carmosina que entregue as cartas dela sem que Tieta veja. Tieta visita Zé Esteves para conversar com Tonha, mas ele não gosta disso e ameaça bater na filha.
Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Tonha revela que sente pena de Zé Esteves. Carol encontra com a família de Modesto na praça. Modesto ameaça sumir com o filho de Carol, se ela for na casa dele. Leonora visita Elisa. Perpétua pede que Ricardo faça tudo que estiver ao seu alcance para agradar Tieta. Ela sugere que ele vá com Tieta à praia. Aída pergunta por Carol na reunião da quermesse e ninguém responde. Imaculada melhora. Leonora se despede de Ascânio, que vai para Salvador tentar resolver a questão da luz. Tieta, Leonora, Ricardo, Peto e Cosme saem para um passeio no Mangue Seco. Tieta decide construir uma casa no local. Modesto esconde de Aída uma carta que fala de Carol. Carmosina entrega a carta a Leonora. Tieta vê e pede a carta.
Leonora entrega a carta que recebeu para Tieta e vai embora triste. Modesto fala para Aída que a carta anônima era um anúncio de alguma loja. Ele conta para Carol o que aconteceu e pede para que ela pare de sair pela cidade. Tieta dá uma bofetada em Leonora e diz que não entende como a moça pode ter dado o seu endereço para um rapaz que a fez ir para a prisão. Leonora se arrepende e Tieta afirma que vai dar um sumiço na pessoa que enviou a carta. Tieta relembra o seu grande amor. Ela pede para chamar o doutor Marcolino. Zuleika fala com o padre que quer ajudar na quermesse e ele promete pensar no assunto. Perpétua é contra. Tieta diz a Carmosina que vai começar sua vingança. Depois, ela avisa a todos que vai comprar os terrenos desocupados do Mangue Seco.
Tieta discute com Osnar porque ele não concorda que ela compre o Mangue Seco. Dr. Marcolino avisa que vai investigar quem é o dono das terras. Carol pede a Osnar que descubra quem escreveu a carta para Aída. Tieta diz a Carmosina que o que ela quer é saber se pode enfrentar os poderosos da cidade. O coronel diz a Modesto que vai comprar as terras antes de Tieta. Laura quer convidar Tieta para passar o dia em Mangue Seco na tentativa de descobrir a verdade. Aída recebe outra carta e, quando vai ler, é interrompida por Peto. Osnar procura Tieta para continuar a conversa sobre o Mangue Seco.
Osnar pergunta a Tieta o motivo de ela quer comprar o Mangue Seco. Ela diz que o lugar é muito importante para ela, mas ele desconfia de sua intenção. Ricardo ouve a discussão e se mete para defender sua tia. Tieta agradece o apoio do sobrinho e pede para ele falar sobre a sua vocação. O padre diz a Zuleika que aceita sua contribuição. Perpétua fica furiosa. A carta para Aída acaba dentro de um livro e Modesto corre pela cidade tentando reaver o envelope. Quando Aída finalmente vai ler a carta, Modesto finge ter um ataque. Ascânio volta para Santana, mas revela que não convenceu o diretor da hidrelétrica a mandar luz para a cidade. Leonora pede a Tieta que ajude Ascânio. Aída recebe outra carta. Tieta manda um telegrama para um homem poderoso e influente para ajudar na questão da luz.
Ascânio convida Tieta, Leonora e Carmosina para jantar. Tieta diz a Carmosina que tem um plano para deixar Leonora e Ascânio sozinhos. Perpétua pede a Ricardo que tente tirar informações de Tieta sobre o comendador. Aída fica em estado de choque depois de ler a carta. Letícia combina com Carol de ir visitá-la. Tieta diz a Perpétua que Ricardo não tem vocação para ser padre. Ela não concorda e briga com Tieta. Osnar conversa com Peto sobre as mudanças que ocorrem com rapazes e moças. Tieta e Carmosina não vão ao jantar. Ricardo confessa ao padre que está em dúvida sobre sua vocação, mas não quer desapontar a mãe. Ricardo diz a Tieta que vai deixar o seminário e ela pergunta se é por sua causa.
Ricardo conta para Tieta seus planos de deixar o seminário e ela oferece apoio. Perpétua escuta e chora. Leonora conta para Tieta que o jantar com Ascânio foi a melhor noite da sua vida. Letícia visita Carol. Aída recebe outra carta, mas joga fora e diz a Juracy que é uma corrente da felicidade. Dário diz a Letícia que Carol namora Osnar. Letícia conta para Aída, que fica surpresa. Osnar vai até a casa de Carol para saber como foi o encontro com Letícia. Ascânio assina os papéis do divórcio. Marcolino diz a Tieta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Depois, ele diz ao coronel e a Modesto que alguém já havia tentado descobrir essa informação um mês antes. Modesto oferece vender suas terras em Mangue Seco para Tieta. As rolinhas conseguem autorização do coronel para ir na quermesse, mas Imaculada diz que não vai. Tonha usa a roupa que Tieta lhe deu para ir à quermesse e Zé Esteves fica com raiva.
Tonha diz que vai continuar usando a roupa que ganhou de Tieta, Zé Esteves rasga a roupa e Tieta discute com ele. Carol não vai à quermesse. Todos reparam na minissaia de Leonora. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora. Osnar dança com Tieta. Com outra roupa, Leonora vai até a prefeitura falar com Ascânio. Carmosina fica bêbada, briga com Osnar, rasga a sua blusa e o chama de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali.
Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou e acha melhor que a amizade deles termine. Carmosina revela para Tieta que é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino, mas ele acaba esquecendo de levar. Osnar fica chateado e pede para os amigos não falarem mais do que aconteceu com Carmosina. O padre recebe o dinheiro da quermesse, mas não é suficiente para a compra do turíbulo. Osnar abre o coração para Carol e diz que se sente um canalha. Marcolino se dá conta de que esqueceu o pacote na casa de dona Milu e vai buscar. Na volta, ele passa pela Mulher de Branco, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não voltou para casa. Ricardo vai ajudar Jairo na busca. Marcolino ouve um barulho, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.
Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Ricardo pede para ela esperar em casa. Osnar e Amintas se juntam na busca por Carmosina. Eles escutam gemidos e encontram Marcolino caído no chão, desnorteado. Carmosina chega em casa. Marcolino diz que foi atacado pela “Mulher de Branco”, mas se recusa a contar o que ela fez. Osnar pede para conversar com Carmosina, mas ela pede um tempo porque ainda está constrangida. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Letícia visita Carol e Modesto se esconde no armário. Osnar pergunta para Carmosina se ela tem alguma mágoa dele. Tieta e Ricardo vão entregar o turíbulo ao padre.
O padre agradece a Tieta. Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta diz a Carmosina que ela devia se declarar para Osnar. Modesto fica nervoso pensando no que a filha queria contar para a Carol. Perpétua examina o Turíbulo para ver se é de prata mesmo. Modesto e o coronel conversam sobre como Tieta está ficando famosa no Agreste. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas meninas à mesa, incluindo Imaculada. Ascânio fala com Tieta sobre suas ideias de mudanças para a cidade. Zé Esteves fala para Timóteo que vai pegar um empréstimo com Tieta e o cunhado diz que vai oferecer sociedade para ela no armarinho. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Tieta pede que Ricardo passe um creme nas suas costas. Ela se vira de repente e os dois quase se beijam.
Tieta fala que é melhor Ricardo ir dormir. Ela confessa para Leonora o que sente pelo sobrinho. Ricardo diz a Perpétua que vai voltar imediatamente para o seminário e Tieta escuta. Perpétua pede que Tieta fale com Ricardo, mas ela se nega. Pirica diz a Dário e Laura que os pescadores do Mangue Seco viram um disco voador. Tieta vai no quarto de Ricardo se despedir. Leonora e Ascânio se encontram na rua, mas não se falam. Tieta entrega a Modesto o sinal para a compra do terreno dele em Mangue Seco. Zuleika diz a Osnar para convocar todos os homens da cidade para uma noite em seu cabaré. Perpétua pede para Ricardo não viajar. Ele volta para casa e diz a Tieta que resolveu ficar.
Ricardo diz a Tieta que voltou para ajudar na construção da casa. Perpétua conta a Cinira e Amorzinho que sua ideia é que Ricardo se torne herdeiro de Tieta. Elisa revela a Timóteo que quer ir para São Paulo com Tieta. Carmosina diz à mãe que não vai entregar para Ascânio a carta que chegou para Helena. Tieta dá uma roupa nova para Ricardo. Bafo de Bode vê um ser esquisito na praia. Tieta, Leonora e Ricardo vão ao jantar na casa do coronel. Ele chama Imaculada para o jantar, mas ela se recusa a ir.
O coronel tenta obrigar Imaculada a ir ao jantar. Ela começa a gritar e Tieta a socorre. Leonora ignora Ascânio durante o jantar. Tieta diz que vai contar o verdadeiro motivo de sua volta a Santana do Agreste. Zé Esteves dá dinheiro a Tonha para ela comprar tecido para fazer um vestido. Tieta inventa uma desculpa e não revela o motivo de sua volta. Osnar beija Carol, que lhe diz que eles só podem ser amigos. Depois do jantar, o coronel vai ao quarto de Imaculada para conversar. Dário e Laura encontram um homem dormindo na cama deles.
Dário descobre que o homem na sua cama é Bafo de Bode. Tieta deixa cair o cinto de seu robe e Ricardo se abaixa para pegá-lo. Os dois se olham e Cosme chega. Bafo de Bode diz a Dário e Laura que os marcianos queriam pegá-lo. Tieta confessa a Leonora que está com medo de ferir Ricardo. Timóteo diz a Zé Esteves que vai oferecer a sociedade da loja a Tieta. Zé Esteves corre para chegar na casa de Tieta antes de Timóteo e pede que a filha compre as cabras que ele vendeu. Laura e Dário mostram as marcas na areia aos moradores do Mangue Seco e ela diz que são iguais às que viu.
Tieta diz ao pai que não entende o motivo de ele estar na miséria e se recusa a comprar as cabras. Zé Esteves passa mal. Dário convoca todos para uma reunião. Ricardo diz a Zé Esteves que vai procurar Tieta para esclarecer o que houve. Na reunião, Marcolino afirma que viu marcas na areia que não podem ser de humanos. Tieta conta a Carmosina que tem um plano para unir Leonora e Ascânio. Zé Esteves pede a Tonha para falar com Tieta. Modesto vai à casa de Carol e leva uma corda para amarrá-la no pé da mesa. Ricardo diz a Tieta que ela agiu mal com o pai.
Tieta briga com Ricardo e fala para ele não lhe dar lição de moral. Modesto amarra Carol no pé da mesa. Dário diz a Ascânio que o progresso não vai ser bom para a cidade. Ele não concorda e leva os papéis do complexo turístico para Tieta. Ricardo ameaça bater em Cosme. Tieta convida Ascânio para ir à praia com ela e Leonora. Dois homens chegam à cidade procurando por Tieta e Amintas os leva até a casa de Perpétua. Ascânio e Leonora discutem na praia. Tieta vai se encontrar com os homens e eles lhe dizem que vieram atender ao seu pedido de fornecer energia elétrica para a cidade.
Ascânio tenta agradecer Leonora pela chegada da luz elétrica, mas ela o trata mal. Dário discute com Ascânio sobre os prejuízos que a hidrelétrica vai trazer. Os homens da hidrelétrica se hospedam na pensão de Milu. Elisa diz a Timóteo que ele não quer a sua felicidade. Perpétua pergunta a Tieta se está chateada por causa da sua briga com Ricardo. Depois pede a Ricardo para falar com a tia e ele fica indeciso. Osnar vai à casa de Carol, mas ela não o deixa entrar. Ascânio diz a Osnar que não vai pedir desculpas a Leonora, mas depois a procura.
Ascânio e Leonora discutem e ele sai furioso. Tieta fala para Leonora que tudo bem se ela quiser se divertir com Ascânio, mas não pode levar a sério. Dário diz a Laura que não poderá continuar sua busca se a luz chegar. Amintas mente para Chalita sobre o motivo de Amorzinho ter ido na sua loja. Dário vai conhecer os homens da hidrelétrica e fala que fará tudo o que puder contra. Tonha fala para Tieta que ela magoou Zé Esteves. Ricardo e Tieta se encontram, mas não se falam. Tieta chama Tonha e Zé Esteves para conversar.
Tieta diz ao pai que vai comprar uma casa para ele e Tonha. Carmosina acredita que esse ato tem a ver com a vingança de Tieta. Osnar arromba a porta da casa de Carol e a vê amarrada à mesa. O coronel chama Imaculada para a primeira lição. Tieta pede a Ricardo para conversar. Ele não quer, mas ela o segura. Perpétua chega e pergunta o que está acontecendo. Tieta diz a Perpétua que só quer falar com Ricardo, e ela sugere que os dois conversem no quarto. Osnar fala que vai bater em Modesto, mas Carol implora que ele a esqueça e lhe dá um tapa. Ele tenta soltar a moça, ela o impede e conta a Osnar que tem um filho. Imaculada fala de Arturzinho e o coronel passa mal. Tieta pede que Ricardo a perdoe e os dois fazem as pazes. O coronel relembra a última vez que viu seu filho e chora. Osnar conserta a porta de Carol e promete que Modesto vai pagar pelo que lhe fez.
Ascânio acha estranho Helena não ter enviado a confirmação da audiência do divórcio. A Mulher de Branco passa por Ascânio, mas ele não percebe. Carol pede a permissão de Modesto para voltar para Salvador e ficar mais perto do filho. Perpétua flagra Amorzinho falando com Amintas e a moça desmaia. Dário vai até a casa do coronel, mas ele não quer receber ninguém. Tieta diz para Ascânio que gostou das ideias para o complexo turístico, mas ainda quer refletir sobre o assunto. Ela chama Ascânio para o jantar na casa de Dário. Ricardo está quase saindo para ir à casa de Dário com Tieta, quando o padre chega e lhe pede para ir com ele dar uma extrema-unção. Ricardo diz que vai.
Tieta fica decepcionada porque Ricardo não vai com ela à Mangue Seco. Elisa diz para a mãe que queria ter a coragem de Helena para largar tudo. O coronel continua triste e querendo ficar sozinho. Tieta, Leonora e Ascânio chegam à casa de Dário. Marcolino diz a Modesto que está pesquisando quem esteve no cartório perguntando sobre a família Antunes. Aída e Juracy querem marcar um bingo no sábado, sem saber que será o dia do evento beneficente de Zuleika. Tieta finge passar mal e manda Ascânio e Leonora passearem sozinhos. Eles vão para uma ilha e se reconciliam. Amintas começa a abraçar Amorzinho e ela sai correndo de sua loja. Ascânio diz a Leonora que não quer ser só seu amigo. Ricardo chega em casa e Perpétua pede para ele ir se encontrar com Tieta. Ele chega à casa de Dário e Tieta se alegra. A maré sobe e Ascânio e Leonora não podem sair da ilha onde estão. Helena volta para Santana do Agreste.
Helena espera por Ascânio na prefeitura durante o dia, mas Leôncio tem que fechar e ela vai para a praça. O coronel, ainda abalado com o que Imaculada falou, se recusa a comer. Leonora e Ascânio percebem que Tieta armou um plano para os dois passarem a noite sozinhos, mas acham a ideia boa. Elisa chama Helena para dormir na sua casa. Timóteo fica com raiva. Tieta e Ricardo ficam vendo a lua juntos de mãos dadas. Elisa pergunta para Helena como ficou a vida dela depois da separação, mas Timóteo interrompe a conversa. O dia amanhece e Helena vai esperar por Ascânio no ancoradouro. Ascânio e Leonora saem da ilha e voltam para a casa de Dário. Todos chegam ao ancoradouro e Ascânio vê Helena.
Helena pede para conversar com Ascânio num lugar tranquilo. Leonora fica com raiva do retorno de Helena. Ascânio leva Helena até a pensão de Milu. Helena diz a Ascânio que se arrependeu e pede que ele lhe dê uma nova chance. Ele a leva para sua casa, mas lhe diz que terá que esperar até ele se decidir. Tieta conta a Leonora que Helena está na casa de Ascânio e lembra que ela e Ascânio não podem ter nada sério, pois logo terá que voltar para São Paulo. Elisa leva Leonora para conversar com Helena.
Helena ameaça Leonora e manda a moça desistir de Ascânio. Elisa pergunta a Helena por que ela voltou e ela lhe diz que está arrependida da separação. Cosme pede a Ricardo para irem embora, mas ele se nega. Ascânio procura Leonora e fala que quer continuar com a amizade. Peto chama Ricardo para andar a cavalo.
Tieta aprova a planta que Amintas fez de sua nova casa. Ela fala para Perpétua que quer Ricardo tomando conta da obra. Imaculada oferece comida ao coronel e ele aceita. Uma onda de calor chega à Santana. Laura encontra um ser estranho na praia e corre para casa gritando que viu marcianos. Tieta lista para Perpétua os seus bens e ela fica chocada. Elisa tenta seduzir o marido, mas novamente Timóteo não dá bola. Ela diz que se eles não fizerem amor, ela vai para rua fazer com o primeiro que passar. Timóteo a leva para o quarto. Laura reconhece no livro de Dário o ser estranho que encontrou.
Dário diz que aquilo é uma roupa de mergulhador e percebe que há alguém procurando a mesma coisa que ele no fundo do mar. Elisa pergunta a Timóteo se o que ele fazia com as quengas era igual ao que eles fazem. Modesto desamarra Carol. Dário e Laura vão para a praia e observam os mergulhadores. Dário diz a Laura para não contar a ninguém que o viu. Zuleika fala para Osnar que já preparou tudo para o plano contra Modesto. Ricardo pergunta a Tieta se ela gosta dele apenas como sobrinho. Carmosina escuta Cinira falar sobre a caixa de Perpétua. Tieta conversa com Leonora sobre Ricardo e decide voltar para São Paulo. Ela comunica ao sobrinho sua decisão. Ricardo vai atrás de Tieta no quarto e a beija.
Tieta fica desnorteada com o beijo e manda Ricardo sair de seu quarto. No café da manhã, ela avisa a Perpétua e Ricardo que vai passar alguns dias em Mangue Seco para se despedir antes de voltar para São Paulo. Ricardo fala para Cosme que luta contra o que sente, mas não consegue parar de pensar na tia. Tieta diz a Carmosina que desistiu da vingança e que vai embora. Perpétua conta a Amorzinho e Cinira que fará algo para não deixar a irmã sair do Agreste. Ricardo, angustiado, procura o padre, mas Perpétua o interrompe. Tieta pede a Laura para se hospedar na casa dela. Perpétua pede a Ricardo para convencer Tieta a ficar.
Ricardo fica indeciso com o pedido de Perpétua. Elisa pergunta para Helena como aconteceu a traição e se ela acredita que outras mulheres poderiam sofrer com isso também. Leonora chega à prefeitura e avisa a Ascânio que vai embora. Ascânio diz a Leonora que não gosta mais de Helena. Elisa vê Leonora saindo da prefeitura e vai contar para Helena. Osnar inventa uma desculpa para os homens poderem ir ao cabaré de Zuleika. Helena vai à prefeitura e fala de Leonora a Ascânio. Ele a manda embora e ela fica furiosa. Ricardo conversa com Milu sobre a sua vocação. Helena exige que Leonora se afaste de Ascânio. O coronel pede a Ascânio para achar Arturzinho e ele promete tentar. Juracy conta a Modesto e Aída que Silvana e Edmundo vão chegar. Ricardo vai à casa de Dário e diz a Tieta que ficará com ela até a sua partida.
Perpétua conta a Cosme que Ricardo foi para Mangue Seco. Cosme fica com raiva e os dois discutem. Tieta conta ao sobrinho sobre seu passado e ele fica com ciúme de Lucas. O coronel manda Filó arrumar a casa e ela fica surpresa. Elisa confessa a Tonha que queria ser como Helena. Timóteo escuta e ameaça bater nela. Ela diz que se ele fizer isso ela vai embora e não volta nunca mais. Os dois conversam, pedem desculpas e se beijam. Cosme diz a Perpétua que vai para Mangue Seco. Ela lhe diz que se ele atravessar o seu caminho vai se arrepender. Depois, Perpétua estraga a gemada de Cosme para ele passar mal e não poder sair. Jairo conta a Carmosina que começaram a instalar os postes de luz na estrada. Ricardo corre atrás de Tieta nas dunas e os dois acabam se beijando.
Jairo conta a Ascânio que os postes estão sendo instalados e ele vai com Helena até a estrada para vê-los. Carmosina garante a Leonora que Ascânio não vai reatar com Helena. O coronel fala em Arturzinho sem passar mal e diz a Filó que Imaculada o curou. Laura e Dário percebem que aconteceu alguma coisa entre Tieta e Ricardo. Osnar confessa a Carol que não quer ser só seu amigo e ela diz que é melhor ele não voltar mais. Osnar fica furioso. Cosme fica doente por causa da gemada de Perpétua. Laura e Dário avisam que vão sair, mas que Tieta e Ricardo podem ficar sozinhos sem problemas. Tieta aceita. Ricardo fala que o que aconteceu nas dunas com Tieta desgraçou os dois, mas ele não se arrepende. Depois, ele pergunta se ela ainda vai embora e Tieta diz que só vai responder isso quando voltarem para a cidade. Helena pede a Ascânio que fique com ela no quarto.
Helena implora para Ascânio voltar para ela. Depois, pede desculpas pelo que fez no quarto e diz que não vai mais pressionar. Ascânio fala para Osnar que está confuso. Ricardo pede Tieta em casamento, mas ela diz ao sobrinho que ele tem outro destino. Peto fala para Letícia da festa de Zuleika. Ela conta para mãe, Amorzinho, Cinira e Juracy, mas elas não dão bola. Osnar procura Carol e aceita ser apenas seu amigo. Edmundo chega em Santana e avisa que Silvana vai chegar depois. Jairo comunica a todos que estão asfaltando a estrada. Ascânio vai beijar Helena quando Carmosina chega. Ela fica constrangida, mas dá a notícia do asfalto.
Ascânio sai do quarto e Helena manda Carmosina sair também, mas elas começam a brigar. Carmosina fala que Helena precisa ir embora e ela responde que Carmosina está com inveja porque nunca foi amada. Osnar aconselha Carmosina a não se meter na vida de Ascânio, mas ela diz ter certeza de que Helena está mentindo. Ricardo diz a Tieta que ajoelhava no milho para esquecer mulheres, mas que com ela isso nunca funcionou. Modesto se disfarça para ir ao cabaré de Zuleika. Todos os homens da cidade vão à noite beneficente, mas Zé Esteves sente uma tontura e acaba ficando em casa. O carro de Silvana enguiça na estrada. Perpétua chega no bingo e manda Peto ir para casa. Ele vai observar a festa de Zuleika. Ricardo pergunta a Tieta se desistiu de ir embora e ela responde que sim.
Tieta avisa a Ricardo que um dia irá embora. Zé Esteves sonha com a sua morte. Elisa sente cheiro de perfume de mulher em Timóteo. Modesto escuta gemidos na rua. Zuleika, vestida como a Mulher de Branco, avança em direção a ele. Ele cai no chão, bate com a cabeça e desmaia. Depois, Marcolino ouve os gemidos de Modesto e o socorre. Modesto conta que foi atacado pela Mulher de Branco, vai para casa, pega uma arma e diz que vai matá-la. Ele convoca alguns homens e sai à procura dela. Ascânio beija Helena. Modesto vê o vulto de Silvana, pensa que é a Mulher de Branco e atira.
O tiro não atinge Silvana. Modesto a reconhece e pede desculpas. Marcolino chega e a leva para a pensão de Milu. Ascânio e Helena dormem juntos e ele diz que está disposto a lhe dar uma nova chance. Elisa vê uma marca de batom no peito de Timóteo. Eles brigam e ela diz que assim que amanhecer vai sair de casa. Modesto conta para Carmosina que foi atacado pela Mulher de Branco e pede segredo. Tonha pega uma pulseira e recorda quando a ganhou de Arturzinho. Imaculada pede a ajuda de Filó para fugir da primeira lição com o coronel. Elisa vai para a casa da mãe. Silvana vai até a casa de Dário agradecer pela ajuda na noite anterior. Carol pede a Modesto para levar Júnior para morar com ela.
Carol ameaça dizendo que enquanto não tiver seu filho ela não vai mais sentar no colo de Modesto. Ele pega de volta o dinheiro que tinha levado para ela. Elisa vai para a casa da mãe e Tonha promete que vai conversar com Timóteo. Ascânio conta aos amigos que se reconciliou com Helena. Leonora fica sabendo e chora. Tonha diz a Timóteo que acredita nele e que vai tentar convencer Elisa a perdoá-lo. Zé Esteves manda Elisa embora. Ela volta para casa, mas trata mal o marido. Carmosina revela a Leonora que leu a carta enviada para Helena e descobriu que ela está enganando Ascânio.
Leonora se recusa a ler a carta. O coronel chama novamente Imaculada para a lição, mas Filó lhe diz que ela está narrando uma história para as meninas. Ele vai escutar e acaba dormindo. Carol conta a Osnar o que fez com Modesto e ele acha que ela se precipitou. Tieta fala para Perpétua que vai ficar no Agreste. Cosme fala para Ricardo se abrir, mas ele pede que o amigo o deixe em paz. Tieta conta para Leonora o que aconteceu entre ela e Ricardo. Leonora fala para Tieta da carta de Helena. Carol pede desculpas a Modesto e ele lhe devolve o dinheiro. Tieta aconselha Carmosina a desmascarar Helena. Ela então procura Ascânio e lhe diz que pode provar que Helena não é o que parece.
Carmosina entrega a carta a Ascânio e ele diz que não sabe se deve ler. Osnar e Amintas contam a Dário que a estrada está sendo asfaltada. Helena briga com Rafa. Pirica revela a Osnar, Timóteo e Chalita que Dário mergulha todo dia no mar e eles acham que o Comandante está escondendo algo. Silvana pergunta sobre Dário para Carmosina. Elisa pede a Tieta para levá-la de Santana. Tieta diz à irmã que ela está se iludindo. Cosme avisa a Ricardo que o padre quer falar com ele. Tieta diz a Tonha e Timóteo que Elisa tem sonambulismo. Ricardo não vai à igreja e o padre vai atrás dele para perguntar se está fugindo.
O padre diz a Ricardo que precisa ouvir sua confissão. Ricardo conta a Tieta o que o padre falou e ela decide ir conversar com ele. Helena relata a Ascânio sua briga com Rafa. Ele fala com Rafa e lhe pede para ficar, mas ela vai embora. Helena vê Ascânio com a carta, mas ele diz que tem a ver com um assunto da prefeitura. Silvana pede a Dário para lhe ensinar a mergulhar e Laura apoia a ideia. Helena encontra a carta. Ascânio chega e a arranca de sua mão. Ele a lê e fica perplexo. Amorzinho briga com Amintas por causa de Silvana. Tieta pede a Perpétua para convocar a família para uma reunião. Ascânio manda Helena embora.
Ascânio diz a Helena que leu na carta que seu amante a abandonou e por isso ela voltou. Ela tenta negar, mas Ascânio não a ouve, força Helena a arrumar as malas e a manda embora. Silvana discute com Marcolino e ameaça ir para a pensão de Milu. Imaculada engana o coronel para voltar a contar a história. Helena aparece na casa de Elisa pedindo para ficar, mas Timóteo não permite. Depois, ela vai à pensão de Milu e Carmosina mente que não há vagas. Cinira conta a Tieta, Leonora e Perpétua que Ascânio expulsou Helena de casa. Tieta fica com pena e pede a Carmosina para aceitar Helena na pensão.
Carmosina resolve atender Tieta e recebe Helena. Elisa faz as pazes com Timóteo. Helena diz a Milu que ama Ascânio e que não vai desistir dele. Silvana tem a sua primeira aula de mergulho. Helena vai falar com Ascânio e lhe lembra que a carta é datilografada, ou seja, pode ter sido escrita por qualquer um. Ela acusa Carmosina, diz que ele vai se arrepender do que fez e vai embora. Zuleika entrega o dinheiro da noite beneficente para o padre. Depois ele diz a Tieta para convencer Ricardo a se confessar. Leonora procura Ascânio.
Leonora oferece sua amizade a Ascânio e diz que vai ajudá-lo no que ele precisar. Carmosina conta para a mãe o que dizia a carta do amante de Helena. Rafa volta a trabalhar para Ascânio. Tieta aconselha Ricardo a confessar toda a verdade para o padre. Cinira vê Amintas sair da casa de Amorzinho e ela diz que ele foi consertar seu chuveiro. Perpétua aconselha Cinira a vigiar Amorzinho. Silvana quer ajudar Dário a combater Ascânio e o progresso. A família Esteves vai para a reunião de Tieta na casa de Perpétua. Ricardo confessa ao padre que pecou contra a castidade.
Ricardo conta ao padre que pecou várias vezes, mas o padre não quer saber com quem e o absolve. Cosme sonda o padre para tentar descobrir o que Ricardo falou. Ricardo conta como foi a confissão para a tia. Na reunião de família, Tieta comunica que além da casa que vai dar a Tonha e Zé Esteves, dará só para Tonha algumas ações e para Timóteo o dinheiro da loja, além de uma viagem para São Paulo para ele se atualizar. Como é uma viagem de negócios, Tieta diz para Elisa que ela não pode ir junto. Zé Esteves fala para Tonha que as ações vão ficar com ele, depois avisa a Timóteo que quer metade do que ele receber. Nervoso, Zé Esteves acaba passando mal. Osnar aconselha Ascânio a investir em Leonora, mas ele diz que quer se recuperar primeiro. Dário e Silvana vão até a prefeitura falar com Ascânio sobre o progresso. Rosalvo e Bebê chegam a Santana de ultraleve e dizem a Ascânio que querem propor um negócio que vai mexer com a cidade toda.
Todos comentam a chegada dos estranhos. Tieta conta para Carmosina que não teve nada a ver com isso e que está com medo de que eles atrapalhem seus planos. Rosalvo e Bebê dizem a Ascânio e ao coronel que vão abrir um negócio na cidade e resolvem ir ao bar para conversar. Osnar, Amintas, Timóteo, Marcolino e Modesto se juntam a eles. Bebê demonstra interesse em Osnar. Os estranhos não explicam o tipo de negócio que pretendem abrir. Elisa conhece Rosalvo na pensão de Milu e fica empolgada. Modesto conta a Carol que Osnar gostou de Bebê. Dário lembra que viu Bebê entre os mergulhadores. Tieta questiona Ascânio sobre os forasteiros. Depois, ela vai à pensão e pede para Rosalvo lhe dizer o que veio fazer em Santana do Agreste.
Rosalvo e Bebê não contam a Tieta o que pretendem fazer e adiantam que só vão falar sobre o negócio com Ascânio. Chalita tenta convencer Osnar a pedir Amorzinho em casamento em seu nome para Perpétua. Bebê fica encantada com a serenata que fazem para ela. Leonora escuta e vai assistir. Perpétua chora lembrando da serenata que o seu falecido marido um dia fez para ela. Depois, vai para o quarto olhar o conteúdo da misteriosa caixa e Cinira chega na hora. Bebê e Osnar saem para passear na praia. Leonora e Ascânio vão tomar um sorvete e se despedem com um beijo. Bebê e Osnar namoram embaixo de um barranco e Carol, sem querer, cai em cima deles.
Enquanto Carol fica desiludida com Osnar, Bebê se irrita porque ele defende a amiga. Milu nota que Carmosina e Cinira não estão em casa. Zé Esteves nota a falta de Tonha também. A Mulher de Branco ataca Rosalvo. Chalita e Amintas veem Amorzinho na rua e depois vão socorrer Rosalvo. Perpétua chega em casa muito estranha e não diz onde foi. Osnar vai até a casa de Carol. Letícia menciona para Modesto que Carol tem um protetor. Osnar e Carol passam a noite juntos. Aída conta a Modesto que Osnar é namorado de Carol. Rosalvo diz a Bebê que, se tudo correr bem, não vai sobrar nada em Santana.
Carol diz a Osnar que amou o que aconteceu, mas que não pode se repetir. Modesto pergunta a Carol se ela namora Osnar e ela desmaia. Carol acorda e afirma que não é verdade, mas ele, desconfiado, avisa que vai perguntar a Laura e Dário e, se for verdade, vai mandá-la de volta para Bahia com a roupa do corpo. Enquanto isso, ele a deixa amarrada ao pé da mesa de novo. Rosalvo e Bebê contam a Ascânio que o asfalto é fruto do projeto deles, mas não esclarece mais nada. Pirica passa na casa Carol e ela lhe pede ajuda. Tieta lembra Timóteo de sua viagem e diz que vai acontecer o quanto antes. Ascânio se declara a Leonora. Osnar vai até o quarto de Bebê para conversar. Modesto espera por Dário e Laura na cidade, mas Jairo lhe diz que eles desceram antes. Dário e Laura recebem o recado de Carol por Pirica e vão até sua casa. Ela pede que eles desmintam uma história.
Depois que Carol explica a situação para Laura e Dário, os dois prometem fazer o que ela quer. Osnar vai ao quarto de Bebê conversar e eles acabam se beijando. Cinira ouve e conta para Carmosina, que os interrompe e briga com Osnar. Tieta lembra a Leonora que um dia voltará para São Paulo e que ela não vai poder ficar. Modesto pergunta a Dário e Laura se Carol namora Osnar. Eles negam e dizem que sabem que ela é sua amante. Elisa finge que vai falar com Carmosina para encontrar Rosalvo. Timóteo vai buscá-la e eles brigam. Tonha pede ajuda para Tieta e ela vai procurar a irmã.
Modesto ameaça Osnar, que finge não entender o que ele está falando. Tieta briga com Elisa. Rosalvo e Bebê vão embora em seu ultraleve. Tieta avisa a Timóteo que ele vai para São Paulo no dia seguinte. Osnar fala que Carmosina é como se fosse o Amintas para ele, a deixando com raiva. Elisa ajuda Timóteo a fazer a mala. Ricardo pergunta a Tieta se ela vai levá-lo para São Paulo e ela responde que seu lugar é em Santana. Timóteo viaja. Passam-se duas semanas. O povo prepara a festa para a chegada da luz. Um homem chega a Santana em um caminhão chamado Arca dos Sonhos.
Carmosina leva Gladstone para a pensão e ele diz a Milu que chegou para realizar sonhos. Cinira vê Amintas sair novamente da casa de Amorzinho. Diante de Milu, Tieta finge que não conhece Gladstone mas, quando ela sai, o felicita pela chegada em grande estilo e pergunta se está tudo certo com o que ela pediu. O coronel não deixa as meninas irem à festa, mas permite que compareçam à missa se Imaculada for. Cada um pensa no que gostaria que tivesse no caminhão. Pirica avisa a Osnar que Carol quer falar com ele. Carmosina ameaça Perpétua falando da caixa. Laura incentiva Dário a mergulhar com Silvana. Cosme vê Ricardo acariciando o rosto de Tieta. Imaculada vê Ricardo na igreja, grita e desmaia.
Filó, Tieta e Leonora ajudam Imaculada e as meninas a levam embora. Carol pede a Osnar que não imite mais a forma de Modesto chamá-la para a cama. Tieta revela a placa em sua homenagem e Perpétua se zanga porque o sobrenome Esteves não está lá. Filó diz a Imaculada que Ricardo é quase padre. Perpétua incentiva o pai a exigir o que é seu. Cosme pergunta para Ricardo que relação tem com Tieta. Timóteo volta para Santana. Imaculada desiste de contar histórias. Gladstone abre o caminhão e mostra vários aparelhos de TV. Elisa fica encantada.
Elisa resolve pedir a Tieta que lhe dê uma televisão. Imaculada fala para as meninas ameaçarem o coronel dizendo que não terão mais aula se ele não comprar uma televisão. Gladstone diz a Carmosina que quer realizar seus sonhos. Osnar ouve e não gosta. Jairo entrega a Sabino e Peto os presentes que Timóteo trouxe e pede que os levem a Zuleika e Elisa. Sem querer, os garotos trocam os pacotes. Elisa fica boquiaberta com as revistas pornográficas que encontra no pacote. Timóteo destroca as caixas. Elisa fica triste com as panelas que recebeu de presente. Leonora descobre que Ascânio pensa que ela é virgem. Depois de passar a noite com Tieta, Ricardo volta para o quarto e encontra Cosme que pergunta onde ele esteve.
Ricardo diz a Cosme que estava na Casa da Luz Vermelha. Osnar implica com Gladstone porque vê Carmosina lhe dar muita atenção. Tieta manda Leonora contar a Ascânio que ele não é o primeiro homem de sua vida. Zé Esteves começa a ter alucinações. Silvana vai fazer compras e Amintas a acompanha. Amorzinho vê e fica com ciúme. Leonora não consegue contar a verdade a Ascânio. Gladstone leva Carmosina para passear na praça. Cosme vai de noite ao quarto de Tieta para conferir se Ricardo está lá.
Perpétua vai ver o que está acontecendo e Cosme lhe diz que Ricardo está trancado no quarto com a tia. Tieta abre a porta, pergunta se há algum mal nisso e Perpétua a apoia. Enquanto Perpétua está no quarto de Tieta, Araci vê a caixa branca em seu quarto e tenta abrir. Perpétua chega na hora e bate na empregada. Osnar avisa a Gladstone que ele não pode fazer Carmosina sofrer. Ricardo ameaça Cosme de contar sobre o roubo do seminário para o padre se ele insistir em se meter em seu caso com Tieta. Tonha percebe que há algo estranho com Zé Esteves. Modesto e Marcolino querem comprar uma televisão, mas Gladstone diz que já vendeu todas. Imaculada avisa ao coronel que não vai mais contar histórias.
O coronel insiste para que Imaculada conte mais histórias. Ela fica com raiva e quebra vários objetos. O coronel manda Trapizomba colocá-la de castigo. O padre expulsa Cosme da igreja porque ele insiste em falar de Ricardo. Tieta pede a Timóteo que faça Elisa feliz para que ela não pense em ir para São Paulo. Osnar diz a Ricardo que tem certeza de que ele se envolveu com mulher. Tieta vai até a casa do coronel falar com Imaculada. Ela aconselha a menina a tomar o controle de sua vida. Gladstone dá uma televisão para Milu. O coronel tira Imaculada do castigo.
Imaculada aconselha as meninas a se revoltarem, porque o coronel precisa delas. Cosme conhece Filó e diz que acha injusto o que o coronel faz com as meninas. Gladstone garante a Carmosina que vai realizar um grande sonho dela. Zé Esteves tem outro acesso de loucura, ataca Perpétua e depois vai à casa de Timóteo falando que querem roubaram seu dinheiro. Tonha o leva embora. Muita gente vai assistir à novela na casa de Milu. Laura e Silvana visitam Carol. Imaculada diz ao coronel que as coisas vão ter que mudar. Gladstone reúne o povo na praça e avisa que vai distribuir presentes comprados por Tieta. Carmosina suspeita que tenha a ver com a vingança da amiga.
Silvana e Laura vão à casa de Carol e lhe avisam que vão voltar. Tieta revela a Carmosina que deu os presentes só para causar discórdia. Algumas pessoas desconfiam de sua bondade. Leonora pede a Tieta que não a obrigue a contar para Ascânio que ela não é virgem. Osnar aconselha Carol a fazer amizade com Silvana e Laura. As meninas do coronel também ganham presentes e se recusam a devolvê-los. Perpétua pergunta a Tieta se ela esqueceu de Peto e Ricardo.
Tieta diz a Perpétua que não dá nada aos sobrinhos para que ela não tome deles. Perpétua lembra que a irmã está em sua casa e que tem uma dívida com ela, mas Tieta afirma que a irmã lhe deve muito por tudo o que sofreu quando foi expulsa de Santana. O coronel avisa a Imaculada que vai mandá-la embora. Filó pede ao coronel para voltar atrás, mas ele insiste em sua decisão. Modesto proíbe Carol de fazer amizade com Silvana e Laura. Ele encontra o presente que Tieta deu para Carol e fica assustado. Imaculada resolve fugir e pede ajuda a Filó. Perpétua vê Gladstone dando um beijo na mão de Tieta.
Perpétua pede desculpas e sai. Gladstone conta a Tieta que o “outro assunto” está progredindo. Imaculada continua tentando convencer Filó a ajudá-la a fugir. Tieta manda Leonora brigar com Ascânio ou vai mandá-la de volta para São Paulo. Gladstone chama Carmosina para passear. Perpétua comenta com Ricardo que tem a impressão de que Tieta já conhecia Gladstone. Ricardo interroga Gladstone tentando descobrir se pode ser verdade. Gladstone segura a mão de Carmosina e surge um clima, mas Jairo interrompe. Jairo e Milu notam que Carmosina gosta de Gladstone. Filó decide ajudar Imaculada. Ricardo pergunta a Tieta se ela já conhecia Gladstone.
Ricardo e Tieta brigam e ela mente, dizendo que não conhecia Gladstone. Ela dá um tapa no sobrinho, mas eles fazem as pazes. Milu faz uma receita especial para Gladstone e as mulheres da cidade vão à sua casa, aprender a fazer o prato. Depois, várias pessoas comem o prato na casa de Perpétua e Milu revela que vai mandar sua receita para um concurso. Timóteo conta a Perpétua que Chalita vai pedir a ela a mão de Amorzinho. Perpétua lhe diz para não contar nada à amiga. Silvana e Laura vão à casa de Carol quando Modesto está lá. Cosme pensa em uma maneira de impedir que Perpétua dê a mão de Amorzinho em casamento. Tieta se encanta ao ver Osnar de terno.
Ricardo fica com ciúmes de Tieta. Laura encontra Modesto dentro do armário de Carol. Amintas conta a Amorzinho que Chalita vai pedir sua mão em casamento para Perpétua. Amorzinho fica furiosa. Cosme avisa ao padre o que vai acontecer na casa de Perpétua e eles seguem para lá. Modesto briga com Carol. Amorzinho e o padre chegam e discutem com Perpétua. Ricardo e Tieta brigam por causa de Osnar. Osnar faz o pedido de Chalita a Amorzinho, que pede tempo para pensar. Zé Esteves continua com a mente confusa. Amintas confessa a Chalita que foi ele quem contou tudo a Amorzinho.
Chalita discute com Amintas, mas os amigos tentam ajudar dizendo que ele fez o que era certo. Gladstone diz a Carmosina que qualquer homem gostaria de ter uma mulher como ela. Osnar visita Carol, ainda com o terno que usou para fazer o pedido a Amorzinho, e ela o elogia. Amintas conversa com Amorzinho e dá a entender que se interessa por ela, mas que não a pediria em casamento. Elisa pede a Tieta uma televisão, mas ela fala para a irmã voltar no dia seguinte. Quando chega em casa, Elisa encontra uma TV, que Tieta lhe mandou. Imaculada coloca sonífero em um bule com chá e Filó leva a bebida para todas as pessoas da casa, incluindo o coronel. Enquanto todos estão dormindo, Imaculada foge. O coronel acorda e Filó lhe conta que ajudou Imaculada.
O coronel manda dois capangas procurarem Imaculada. Zé Esteves procura por Tieta. Osnar mexe com Tieta e Ricardo ameaça bater nele. Ricardo diz ao padre que vai sair do seminário. Tieta fica zangada com o sobrinho por causa de sua atitude com Osnar. Leonora diz a Tieta que não vai contar a Ascânio a verdade e Tieta lhe diz que vai mandá-la de volta para São Paulo. Gladstone avisa a Carmosina que vai viajar para trazer mais mercadorias. Zé Esteves vai falar com Tieta e o coronel chega ao mesmo tempo, perguntando por Imaculada.
Tieta pede ao pai que saia e pergunta ao coronel o que aconteceu. Ele conta que Imaculada fugiu, mas Tieta jura que não sabe onde ela está. O coronel tenta ver se Imaculada está no caminhão de Gladstone e Carmosina o impede. Tieta vai falar com o pai e pede tempo para pensar se vai lhe dar as cabras ou não. Ascânio confessa a Osnar que quer se casar com Leonora. Depois ele recebe uma carta de Rosalvo, avisando que vai voltar. Padre Mariano e Cosme vão falar com o coronel sobre o sumiço de Imaculada. Gladstone fala que Carmosina tem medo dele e pergunta o motivo. Tieta diz ao pai que vai lhe dar o que ele quiser se ele contar o que fez com o dinheiro que ela mandou.
Zé Esteves confessa a Tieta que ficou muito infeliz quando a mandou embora e lhe mostra dentro do colchão todo o dinheiro que ela lhe enviou. Tieta diz que o dinheiro não vale mais nada. Zé Esteves tem mais um delírio e morre. A família fica arrasada. Pirica leva de volta para Carol a corrente com cadeado que Tieta havia lhe dado. O coronel fica sabendo que Gladstone vai embora e tenta obrigá-lo a abrir o caminhão, mas Milu não deixa. Peto leva Letícia para a igreja em obra e fala sobre namorar. Ela diz que quer e eles se beijam. Depois ouvem um barulho e descobrem Imaculada escondida.
Imaculada conta a Peto e Letícia o motivo de ter fugido e pede que eles a ajudem. Letícia, Peto, Edmundo, Bentinho e Sabino pegam o que podem para levar para Imaculada. Tieta avisa a Leonora que não quer que Ascânio vá atrás dela em São Paulo. As crianças prometem a Imaculada que não vão contar onde ela está. Trapizomba sequestra Gladstone. Perpétua leva vestidos pretos para Tonha e diz que vai vender a casa. O coronel avisa a Gladstone que ele só vai embora da cidade quando contar onde está Imaculada.
Gladstone jura ao coronel que não onde está Imaculada, mas ele não acredita. Tieta e Carmosina desconfiam que o coronel raptou Gladstone. Osnar segue as crianças, mas não vê Imaculada. Filó garante ao coronel que Gladstone não sabe de nada e diz que ele deve soltá-lo. Peto e Letícia dizem à polícia que viram Imaculada ir embora num barco. Gladstone é solto, conta a Tieta e Carmosina onde esteve e vai embora prometendo voltar. Carol combina de ir com Laura à casa de Mãe Rosa. Modesto acha a corrente na casa de Carol. Perpétua começa a reunião de família sem Tieta e diz que é a nova chefe da família. Tieta chega atrasada e não gosta da atitude da irmã.
Perpétua e Tieta brigam, mas Tonha e Ricardo as convencem a deixar a discussão para outro dia. Amintas visita Amorzinho e ela pergunta se ele pretende se casar. Imaculada comenta com Letícia que sente saudades de Filó. Letícia, conversando com os meninos, dá a ideia de chamarem Filó para ver Imaculada. Modesto fica sabendo que Carol foi com Laura ver a Mãe Rosa. Os meninos contam a Filó onde Imaculada está e ela vai visitá-la. Perpétua e Tieta perguntam a Ricardo de que lado ele ficaria no caso de uma briga entre as duas. Rosalvo manda uma carta para Ascânio avisando que no dia seguinte chegará à cidade. Modesto acusa Carol de estar fazendo macumba. Tieta e Perpétua brigam por causa do cajado do pai.
Tieta se recusa a entregar o cajado. Ela e Perpétua discutem e acabam expressando todo o ódio que sentem uma pela outra. Perpétua expulsa a irmã de sua casa. Amintas pega chuva, chega na casa de Amorzinho todo molhado e tira a camisa para se secar. Para castigar Carol, Modesto a faz ficar na chuva e fecha a casa. Filó aconselha Imaculada a sair da cidade. O coronel acha Filó estranha e manda Trapizomba vigiá-la. Leonora passa a noite na casa de Ascânio por causa da chuva. Rosalvo e Bebê chegam a Santana. Dário e Laura encontram Carol desmaiada na frente de sua porta. Perpétua pede à irmã para não se mudar, e Tieta lhe diz que Ricardo agora é seu.
Sem entender exatamente o que a irmã disse, Perpétua insiste para que ela fique, mas Tieta não aceita. Ricardo tenta intermediar e Tieta briga com ele. Elisa se encontra com Rosalvo na pensão. Timóteo o pega segurando a mão dela e ameaça lhe dar uma surra. Juracy conta a Aída sobre a visita inesperada de Carol. Pirica fala para Modesto que Carol está doente. Letícia escuta e conta para sua mãe. Tieta chama Araci para trabalhar na sua nova casa. Filó vai visitar Imaculada e Trapizomba a vê entrar na igreja. Aída vai à casa de Carol para cuidar da moça. Marcolino diz a Modesto que o Antunes, dono de Mangue Seco, mora em Santana do Agreste e revela ao amigo o seu nome.
Modesto fica perplexo e os dois vão falar para o coronel de quem é a praia. Eles combinam que não vão contar nada a ninguém. Rosalvo afirma a Ascânio que sua firma está pesquisando quem é o dono de Mangue Seco para comprá-lo e diz precisar de uma sala para trabalhar. Ascânio cede uma da prefeitura. Tieta fala para Tonha morar com ela. Trapizomba entra na igreja, mas não vê Imaculada. Milu ganha o concurso de receitas. Aída descobre que Carol tem um filho. Filó ouve o coronel dizendo que vai à igreja. Seu Bento vai medicar Carol e Aída pede a ele que não conte que a viu. Ricardo vai para a casa de Tieta e diz que vai passar a noite com ela.
Como Carmosina está para chegar, Tieta manda Ricardo embora. Ele vai, contrariado. Imaculada junta as suas coisas e pede ajuda a Bentinho. As meninas tentam distrair o coronel para que ele não vá atrás de Imaculada, mas ele sai assim mesmo. Laura e Silvana ficam na casa de Carol para Aída poder ir embora e ela promete mandar alguém para passar a noite lá. Tieta conversa com Carmosina sobre seu amor por Ricardo. O padre fala para Ricardo que Tonha precisa de apoio. Aída vê Osnar com Bebê e pede que ele passe a noite na casa de Carol. Leonora induz Ascânio a pedir sua mão em casamento para Tieta. O coronel chega à igreja e confunde Letícia com Imaculada.
O coronel pergunta a Letícia o que ela fazia na igreja. A menina dá uma desculpa qualquer e vai embora. Ele resolve ver se tem alguém ali, mas só acha o resto das coisas que Imaculada deixou. Peto leva Imaculada escondida na bicicleta de Bentinho para o circo. Osnar passa a noite cuidando de Carol. Elisa pede a dona Milu para ajudar Tonha. Todos se preocupam com o sumiço de Jairo. Araci diz a Tieta que não vai trabalhar para ela, mas recomenda uma prima. Carol acorda e Osnar lhe revela que foi Aída quem cuidou dela. Gladstone volta trazendo Jairo junto. Ele explica que a marinete foi apreendida. Ascânio pede a Tieta a mão de Leonora em casamento.
Tieta diz que, se depender dela, Ascânio e Leonora podem se casar - mas que acha que a família dela pode se opor. Tonha continua mal. Tieta tenta fazer Leonora entender que Ascânio vai sofrer quando descobrir quem ela realmente é, mas ela não ouve. Amintas tenta convencer Modesto a reformar a sua casa. Aída volta à casa de Carol para cuidar dela. Amorzinho pergunta a Amintas o que ele acharia se ela dissesse sim ao Chalita. Perpétua vê Gladstone chegar à casa de Tieta e manda Ricardo para lá. Dário quase se afoga. Silvana o salva e o beija. Osnar segue os meninos e acha Imaculada no circo. Modesto vai visitar Carol e, ao ver Aída, passa mal. Ricardo vê Gladstone na casa de Tieta.
Ricardo manda Gladstone embora. Osnar promete não entregar Imaculada. Modesto sai da casa de Carol antes que Aída o veja. Tieta confessa ao Ricardo que já conhecia Gladstone. Ela expulsa o sobrinho e ele sai furioso. Ascânio recebe uma carta de Miguel dizendo que não conseguiu localizar Arturzinho. Ele diz ao coronel que vai pedir para o amigo continuar a busca. Perpétua diz a Tonha que até o dia de sua morte será apenas uma viúva, nunca mais uma mulher. Chegam turistas em Santana. Osnar pede às moças da Luz Vermelha ajuda para esconder Imaculada. Ricardo chora por Tieta e se abre com Cosme. Tieta diz a Carmosina que não sabe o que fazer com o amor que sente pelo sobrinho.
Carmosina aconselha Tieta a se casar ou se separar de Ricardo. Cosme dá o mesmo conselho a Ricardo. As meninas disfarçam Imaculada e a levam de volta para a igrejinha. Letícia briga com Peto. Depois de beber, Jairo liga o ônibus dos turistas e dá voltas na praça. Cinira entra na frente e Jairo freia em cima dela. Ao ver que ela está bem, ele desmaia. Juracy ouve Elisa dizendo a Rosalvo que vai ao mercado de peixes no dia seguinte. Dário diz para Silvana que o que aconteceu entre os dois não pode ocorrer novamente. Depois ele recolhe o lixo que os turistas deixaram na praia e entrega na prefeitura para Ascânio. Peto pede desculpas para Letícia. Gladstone vai falar com Ricardo sobre Tieta. Timóteo recebe uma carta avisando do encontro de Elisa.
Timóteo fica transtornado e furioso com Elisa. Gladstone diz a Ricardo que gosta de Tieta porque ela o ajudou muito e jura que não tem nada com ela. Osnar desconfia que Ricardo está namorando Tieta. O coronel visita Tonha. Ricardo pede Tieta em casamento. Ela pede tempo para pensar, mas diz que o ama. Osnar e Bebê dormem juntos. Tieta resolve contar a Carmosina a verdade sobre Leonora. Timóteo vê Elisa se encontrar com Rosalvo no mercado de peixe. Silvana aproveita que Laura saiu e vai até a casa de Dário o seduzir. O padre e Cosme encontram Tonha desacordada.
Tieta pede a Carmosina para contar a Ascânio que ele não é o primeiro homem de Leonora. Cosme avisa Timóteo e Elisa que Tonha passou mal. Sabino avisa Perpétua e Bentinho fala para Tieta, que aconselha Tonha a se cuidar e fala que pode ajuda-la. Ricardo pede a Tieta que não leve Tonha para morar em sua casa porque ela pode atrapalhar o casal. Aída incentiva Carol a falar sobre seu filho. Timóteo não consegue tratar bem Elisa. Ricardo briga com a mãe por causa de Tieta. Perpétua afirma a Cosme que tira o filho da tia no momento que quiser.
Aída incentiva Carol a trazer seu filho para Santana e promete ajudá-la. Timóteo não acha Elisa em casa e pensa que ela foi se encontrar com Rosalvo. Tonha sonha com Zé Esteves. Quando acorda, ela queima todos os vestidos negros que Perpétua lhe deu. Silvana convida Amintas para visitá-la. Amorzinho os vê juntos, espera ele ir para o bar e dá o sim a Chalita. Leôncio pega na sala de Rosalvo uma pasta de papéis sobre a fábrica. Tonha some. Carmosina chama Ascânio para falar sobre o passado de Leonora. Tonha aparece na casa de Tieta e lhe pede ajuda.
Tieta promete ajudar Tonha, que revela a Tieta o que aconteceu com Arturzinho. Elisa fica aliviada ao ver a mãe na casa de Tieta. Ascânio não gosta de saber do passado de Leonora. Perpétua fica irritada ao descobrir que Tonha foi se aconselhar com Tieta. Depois, ela vai até a casa de Tieta e tenta levar Tonha. Tieta diz que vai mandar Tonha para São Paulo. Ascânio trata Leonora friamente e ela não entende o motivo. É instalado o telefone de Rosalvo e Bebê. Ascânio resolve pedir conselhos a Osnar. Leôncio revela a Dário que a indústria vai se instalar em Mangue Seco. Perpétua manda Tonha ir morar com ela.
Tonha se recusa a ir com Perpétua e ela a acusa de querer ser quenga. Tonha fica irritada e lhe dá dois tapas na cara. Osnar aconselha Ascânio a conversar com Leonora. Gladstone diz a Carmosina que vai esperar por ela. Dário conta ao Modesto a sua ideia de colocar Mangue Seco no seguro. Aída diz a Carol que tem um plano para que ela consiga ter seu filho de volta. Dário pede a Ascânio que exija que lhe contem mais sobre a fábrica. Carmosina aconselha Leonora a contar sobre seu passado a Ascânio. Cinira pede a Tieta para conversar com Jairo. Leonora procura Ascânio e ele pergunta por que ela mentiu. Tonha concorda em ir para São Paulo.
Ascânio fala para Leonora da decepção que sentiu e ela lhe dá um tempo para decidir se vai confiar no seu amor. Tieta conta a Jairo que já liberou a marinete e ele vai buscá-la. Imaculada fala para Osnar que não aguenta mais ficar trancada na igreja. Leonora discute com Tieta pelo que aconteceu com Ascânio e ameaça revelar o que sabe sobre ela. Tieta manda chamar Ninete para levar Tonha. Marcolino, Modesto e o coronel decidem tratar bem Tonha. Timóteo recebe outra carta dizendo que Elisa o trai. Depois ele pede a Tieta para não trazer Ninete.
Carol diz a Modesto que não tem como impedir Aída de vir vê-la e fala para ele se afastar por um tempo. Filó pergunta a Cosme se ele tem notícias de Imaculada. Perpétua tenta tirar informações de Cora sobre Tieta. Ascânio decide ficar com Leonora. Filó concorda em ir ao cinema com Leôncio se ele conseguir permissão do coronel. Silvana convida Amintas para jantar em sua casa depois que os seus pais forem para Sergipe. Mirko marca um encontro com Ascânio no Rio. Ascânio comunica a todos que a fábrica vai ser instalada em Mangue Seco. Imaculada aparece para que Cosme e o padre não pensem mal de Peto e Letícia.
O padre dá um dia de prazo para Imaculada sair da igreja e ela concorda em fugir da cidade. Juracy ouve Peto e Letícia falando da fuga de Imaculada. Cinira conta a Carmosina que Amorzinho está arrependida de ter aceitado se casar com Chalita. Carmosina e Gladstone quase se beijam, mas são interrompidos. Ricardo dorme na casa de Tieta. Perpétua passa a vigiar a casa da irmã para saber quem é o namorado dela. Juracy deixa uma carta na casa do coronel avisando onde está Imaculada. Osnar veste Imaculada de menino para disfarçá-la. Tieta pede que Gladstone roube uma coisa para ela.
Tieta pede a Gladstone que ele descubra algumas informações e depois lhe conte tudo. O coronel pega Imaculada na hora em que a marinete vai sair. Ricardo pede piedade para ela e Imaculada, decepcionada, exige que o coronel a leve. A moça do seguro explica a Dário que o seguro contra a fábrica não vai garantir que ela não seja instalada em Mangue Seco. Tieta decide fazer um seguro de vida. Perpétua descobre e quer saber o beneficiário. Imaculada diz ao coronel que vai se matar se ficar com ele e que quer morar na casa da Luz Vermelha. Ele aceita. Timóteo fica arrasado ao saber que Ninete está indo para Santana do Agreste.
O coronel entrega Imaculada na casa da Luz Vermelha e ele a avisa que vai ter que trabalhar para ficar. Dário não consegue descobrir quem é o convidado de Silvana para o jantar. A viagem em que Ascânio vai encontrar Mirko é marcada. Tieta previne Leonora que Helena vai tentar reconquistar Ascânio quando ele for tratar do divórcio. Amintas chega à casa de Silvana. Modesto fica parado no meio do rio porque Dário sabotou a lancha. Tieta conta a Cinira que vai ter uma indenização bem gorda para os seus herdeiros. Dário vai à casa de Silvana, mas não vê quem está com ela. Ascânio e Leonora passam a noite juntos.
Silvana e Amintas dormem juntos. Ele quer marcar um novo encontro, mas Silvana deixa claro que não é esse tipo de relação que ela quer. Amintas se sente usado e vai embora furioso. Ricardo briga com Perpétua por causa de Tieta e chama a mãe de mesquinha e invejosa. Modesto e Pirica vão parar num lamaçal. Silvana comenta com Laura sobre sua noite e Dário fica com ciúme. Ricardo pede desculpas para a mãe, mas diz que não quer que ela fale mal de sua tia. O coronel tenta humilhar Imaculada, mas ela acaba o ofendendo. Osnar se sente só e lembra das duras palavras de Carmosina na quermesse. Depois ele pergunta para a amiga se ela o acha bom o suficiente para casar com ela. Peto marca uma partida de jogo entre Gladstone e Osnar. Bebê dá a ideia de Carmosina oferecer um beijo de presente para o vencedor. Osnar ganha e quer que o beijo seja na boca.
Carmosina se recusa a beijar Osnar. Ascânio conversa com Leonora sobre o ódio que Arturzinho sentia de Santana. Tieta pergunta a Tonha o que ela faria se Arturzinho voltasse. Milu incentiva Carmosina a namorar Gladstone. Um grupo de mulheres vem fazer fotos no Mangue Seco. Silvana beija Dário. Aída avisa Modesto que vai à Bahia com Letícia. Gladstone ouve Milu dizer que ele deveria ser mais ousado com sua filha. Osnar vai falar com Carmosina. Cinira encontra Amorzinho de calcinha gritando que quer homens.
Cinira avisa Perpétua que Amorzinho enlouqueceu. Osnar se desculpa com Carmosina e pergunta se algo está acontecendo entre ela e Gladstone. Perpétua e Cinira tentam fazer Amorzinho voltar ao normal. Gladstone quase beija Carmosina e ela lhe dá um tapa. O ataque de Amorzinho só acaba quando o rádio é desligado. Carmosina pede desculpa a Gladstone e ele lhe dá um beijo na boca. Depois, ele vai à prefeitura e lê tudo sobre a indústria. Marcolino pergunta a Dário e Laura se aconteceu algo com Silvana na ausência dele. Gladstone diz a Tieta que o nome da firma é Brastânio. Elisa tenta abrir uma carta anônima enviada para Timóteo quando ele chega.
Timóteo não consegue tomar a carta de Elisa e, quando ela lê, percebe que é de um fornecedor. Perpétua exige que Amorzinho não ouça mais no rádio a Assembléia de Cristo Rei e volte a ser noive de Chalita. Rosalvo e Bebê dão ao Ascânio as últimas instruções para o encontro com Mirko e ele viaja. Dário fica furioso com a viagem de Ascânio e confronta Rosalvo. Carmosina permite que Gladstone segure sua mão. Ninete chega a Santana. Osnar e Amintas acham que tem algo de errado com ela.
Tieta apresenta Ninete a todos na praça. Timóteo fica perturbado quando falam de Ninete. O padre vai à casa do coronel e pede para falar com Imaculada. O coronel inventa uma desculpa. Ninete promete a Tonha que ela voltará irreconhecível. Aída encomenda uma máquina de costura com Gladstone e diz que é segredo. Carol chega para embarcar junto com Aída e Letícia. Modesto fica em choque. Leonora comenta com Tieta que está temerosa do encontro de Ascânio com Helena. Ascânio chega no apartamento de Helena.
Helena diz a Ascânio que o processo está devagar. Ela tenta conversar, mas ele não lhe dá atenção. Dário encomenda com Gladstone um equipamento de mergulho e pede sigilo. Gladstone diz a Carmosina que viajará no dia seguinte e pede um beijo como recordação. Quando ela vai beijá-lo no rosto, ele se vira e a beija na boca. Ninete resolve ir ao bar de Chalita. Cinira passa pelo bar, vê Ninete e conta a Perpétua, que resolve ir até lá. Amintas paquera Ninete. Ela não gosta, lhe dá um soco e diz que se chama Valdemar.
Todos no bar ficam chocados com a revelação de Ninete. Timóteo conta sobre Ninete a Elisa, que exige que ele lhe relate tudo o que aconteceu em São Paulo. Amorzinho fica com alergia quando Chalita encosta nela. Ninete revela a Tieta como contou a verdade a Timóteo. Ricardo briga com Tieta por causa de Ninete. Carmosina e Gladstone se beijam antes de ele viajar. Leôncio leva Filó em casa e o coronel a proíbe de falar com ele. O coronel vai buscar Imaculada. Perpétua diz que Ninete é um bom motivo para a cidade se revoltar contra Tieta. Ricardo a escuta e diz que vai impedi-la de fazer qualquer coisa.
Ricardo e Perpétua brigam. Imaculada enfrenta o coronel e ele vai embora. Tieta conta a Carmosina que conheceu Ninete quando estava com dificuldades e que por isso é sua amiga. Helena vai ao hotel onde Ascânio está hospedado. Ele diz que não quer falar com ela e pede para que vá embora. Perpétua convoca as mulheres para uma reunião sobre a expulsão de Ninete. Tonha vai correndo avisar Tieta, que resolve ir à casa de Perpétua e fica lhe esperando no quarto. Perpétua entra no quarto e vê Tieta com a caixa branca aberta.
Tieta chantageia Perpétua dizendo que vai contar sobre a caixa se ela investir contra Ninete. Perpétua diz às mulheres para relevarem Ninete. Ninete e Tonha viajam. Ascânio é recebido pelo diretor da empresa Brastânio, que lhe entrega um dossiê sobre a fábrica. Timóteo recebe outra carta anônima acusando Elisa. Ascânio pede ajuda a uma pesquisadora química para saber sobre o produto produzido pela Brastânio. Perpétua pede a Cinira para lhe trazer o gravador que ganhou. Cinira coloca o aparelho na janela de Tieta para tentar gravar a voz de algum homem. Elisa sonha com Rosalvo e se levanta sonâmbula.
Timóteo acorda, não vê Elisa e vai procurá-la. Ricardo passa a noite na casa de Tieta. Ascânio recebe o relatório sobre o produto e descobre que é tóxico. Cinira busca o gravador que deixou ligado na janela de Tieta. Timóteo chama Amintas para acompanhá-lo numa missão. Perpétua e Cinira começam a ouvir a fita gravada. Elisa, ainda sonâmbula, vai à fonte. Rosalvo aparece, a acorda e os dois acabam caindo na fonte. Timóteo chega e tem a impressão de que os dois estão numa cena romântica.
Nem Milu nem Amintas acreditam que Ricardo é amante de Tieta. Ascânio fica sabendo a verdade e se oferece para ajudar Tieta. Osnar pergunta a Tieta qual era o seu propósito ao vir para o Agreste. Perpétua pede a Ricardo que confesse a todos que era amante da tia. Ele se recusa e diz que aceita voltar para o seminário, se a mãe não contar o que viu a mais ninguém. Osnar conta a Tieta que já sabia que ela queria se vingar. O coronel manda Rosalvo e Bebê avisarem a Mirko que, se ele não o procurar, não poderá montar a fábrica na cidade. Tieta mostra a Perpétua a cópia de seu testamento e seu seguro de vida, em que deixa tudo para Peto e Ricardo.
Rosalvo diz ao coronel que, se ele insistir em negociar com Mirko, a fábrica vai ser instalada em outro lugar. Perpétua diz a Ricardo que quer que ele volte para o seminário e lhe pede que se arrume para partir. Marcolino aconselha o coronel a deixar Ascânio cuidar das negociações, inventar um falso dono de Mangue Seco, comprar as terras e depois revendê-las para Mirko. O coronel avisa a Ascânio que vai deixá-lo negociar a instalação da fábrica. Ascânio dá a notícia a Rosalvo. Ricardo vai embora e Osnar consola Tieta.
Tieta diz a Leonora que vai se vingar de tudo o que Perpétua lhe fez. Padre Mariano pede explicações a Perpétua sobre as acusações que fez a Tieta e sobre a volta de Ricardo para o seminário, mas ela não conta nada. Dário se oferece para ajudar Ascânio a organizar o plebiscito. Mirko manda Rosalvo organizar a festa de Santana do Agreste e distribuir comida na cidade para que todos votem a favor da instalação da fábrica. Tieta desconfia da fábrica e pergunta a Leonora se sabe de algo que ela desconhece.
Leonora finge que não sabe de nada, mas Tieta não acredita nela. Amintas aconselha Leôncio a pedir ao coronel a mão de Filó em casamento. Dário comenta com Laura que vai pedir a Tieta para ajudá-lo na campanha contra a instalação da fábrica. Osnar pede a Dário e Laura para passar uns dias na casa deles com Tieta. Marcolino combina com seus amigos que Bafo de Bode vai ser o dono das terras de Mangue Seco. O padre aceita a ajuda de Rosalvo e Bebê para organizar a festa de Santana do Agreste.
Tieta chega à casa de Laura e Dário. Osnar já está lá esperando. Modesto vai à casa de Carol, com a desculpa de devolver umas revistas que Aída pegou com ela. Ele manda Carol lhe explicar o que está acontecendo e ela diz que se libertou dele. Modesto vai embora sem entregar as revistas. Edmundo ouve os pais comentando o caso de Modesto com Carol. Esta vai conhecer Tieta, que percebe que há alguma coisa entre ela e Osnar. Ele confirma isto. Imaculada conta a Filó que está escrevendo suas histórias. Arturzinho se lembra de Tonha. Osnar e Tieta brincam no mar e Carol observa. Leôncio pede Filó em casamento e Trapizomba vê os dois conversando. Edmundo diz a Letícia que Modesto conhece Carol. Tieta vai conversar com Carol.
Tieta conversa com Carol e esta conta que está mudando de vida. Osnar vai à casa de Carol e discute com Tieta. Filó mente para o coronel e diz que Leôncio só a convidou para ir com ele à festa. Modesto não consegue convencer a filha de que não é amante de Carol. Leonora lê uma carta que Ninete mandou para Tieta e avisa que Tonha vai voltar. O coronel descobre que Leôncio pediu a mão de Filó em casamento. Letícia procura Carol. Tieta tenta impedir Osnar de ir embora, briga com ele e os dois acabam se beijando.
Francisco manda Leonora encontrá-lo. Tieta conta para todos que Tonha é a dona de Mangue Seco. Osnar se cansa de esperar Tieta para jantar e vai embora. Tonha flagra Elisa e Rosalvo juntos.
Leonora diz para Ascânio que se cansou dele. Imaculada ofende Perpétua, que não admite ela ter ido à sua casa. Silvana visita Laura. Helena chega e vai ver Ascânio. Leonora volta para a casa de Tieta.
Arturzinho ameaça Tieta de mostrar o dossiê sobre sua vida a toda a cidade se ela não desistir de Mangue Seco. Helena procura Mirko, que queima a mão dela com um cigarro. Milu conta ao coronel que Arturzinho é o culpado pela morte de Mirandinha. Imaculada e Gladstone chegam. Milu revela ao coronel que Arturzinho preparou tudo para a mãe flagrá-lo com a sobrinha, o que a levou ao suicídio. Leonora e Carmosina avisam a Tonha que Arturzinho quer destruir Tieta. Ricardo e Imaculada iniciam o namoro. Arturzinho faz Tonha desistir de saber a verdade com Tieta. Filó põe sonífero no chá do coronel, mas ele não bebe. O clipe de Elisa passa na TV e ela decide ir embora do Agreste. Leonora, Ascânio, o coronel e Helena saem armados. Perpétua lê o dossiê sobre Tieta. Arturzinho é morto na prefeitura.
Filó entra na reunião, acusa Trapizomba e dá a Perpétua uma bolsa cheia de dinheiro para que ela confirme a história. Na missa para Arturzinho, Perpétua diz a todos que Tieta é quenga. Perpétua ataca Tieta, que lhe arranca a peruca. Osnar e Tieta terminam e ele fica com Carol. Leonora e Ascânio reatam. Tieta inaugura o complexo turístico. Bafo de Bode abre o seu circo.
Webdoc sobre a novela Tieta com entrevistas exclusivas do Memória Globo.