Tomaz chega a casa da guerra ferido e doente. Quer desistir de viver. Para Afonso e Isabel, o estado do filho é uma terrível surpresa. Gomes da Costa chega humilhado de França e com vontade de reagir. Adolfo promete o apoio do Norte à causa do General. Afonso reitera que os Mello sempre estiveram ao lado da Nação. Margarida vive uma vida de excessos em Lisboa. Ricardo vive uma vida despreocupada.
Albertina, filha de João, regressa de Coimbra para passar férias. Traz consigo ideias revolucionárias. Em segredo, Ricardo pede ajuda ao padre Mário para falar com o irmão e tirar-lhe as ideias de morte da cabeça. Joana envolve-se com Tomaz e revela um segredo que une os dois. Isabel descobre que Margarida está dependente de cocaína. Afonso recebe bem Apolónio, que se torna o seu condutor pessoal.
Mariana fica doente e é ajudada por Clementina, para muitos, uma “bruxa”. A empregada dos Mello é mais uma das vítimas da gripe, que não escolhe classes sociais, idades ou credos. Isabel recebe uma carta que a perturba. A sua cumplicidade com Albertina é grande e vem de longe. Ricardo tem uma noite no Café 4 que não corre bem. Margarida regressa a Braga à força. Maria cai num buraco.
Clementina recusa-se a ajudar Maria. Quando a noite desce e ela continua sem aparecer. É dado o alarme em casa dos Mello. A sessão de fitas corre mal e Margarida e Afonso têm uma forte discussão.Tomaz e Joana fazem as pazes. Isabel dá por falta da carta que recebeu e fica inquieta. Gomes da Costa confidencia a Afonso que está a preparar um movimento.
Maria Adelaide Coelho da Cunha chega a Braga. Mariana descobre uma carta da mãe que revela algo do seu passado. Confronta Afonso, que a renega. Margarida recebe um pacote de Lisboa com cocaína. Cresce a cumplicidade entre Joaquim e Maria. Maria descobre um segredo de Ricardo. Apolónio recebe a sua missão de um Anarquista português. Mariana confronta Isabel com a verdade e faz chantagem com ela.
Mariana exige a Isabel que Afonso a reconheça como sua filha. Em Lisboa, Teresa recebe uma carta que a incumbe de uma missão muito importante que envolve a família. Tomaz anuncia que quer casar com Joana. Apolónio última os preparativos para a sua missão. No momento decisivo será capaz de levar até ao fim um atentado que pode mudar a história de Braga?
A polícia investiga a bomba e interroga Apolónio. Ao solar dos Mello chega Lady Inês, que vem ajudar Joana com aulas de etiqueta. Isabel procura Mariana pela cidade e acaba por encontrar Afonso no café 4. Afonso anuncia aos filhos que têm uma irmã. Teresa tem uma missão para Afonso, que pode colocar em risco a família.
Albertina já exerce como advogada, protegendo os pobres. A luta anarquista radicaliza-se e Apolónio é um dos mais ativos no seu grupo de militantes. Recebem armas para uma missão muito perigosa. Chega a Braga o general Roçadas, com o objetivo de angariar apoio para um golpe militar que parece iminente.
João é preso e recusa-se a denunciar Afonso. Os anarquistas atacam a Polícia, Nasce um novo membro da família Mello. Apolónio tem de deixar Braga pela calada da noite. Adolfo recebe uma carta de Isabel, que o deixa pensativo. Toma uma importante decisão relacionada com a sua vida privada. Gomes da Costa ultima os preparativos para o Golpe Militar de 28 de Maio. As tropas partem para Lisboa.