As audições finais do Colégio USV são sabotadas com um apagão. Os alunos do Núcleo Musical iniciam uma investigação para descobrir quem é o sabotador, e acabam expondo muito sobre o ano letivo que passou.
Laura tem um novo suspeito em mente. Ela volta para o dia em que o Núcleo Musical aprendeu sobre funk e a rádio de DDD foi sabotada, viralizando uma versão de funk proibidão que era proibidona.
Arthur assume a investigação e, sem querer, expõe suas melhores amigas: Bia querendo se provar rockeira, e Greta indo além para não perder nas Olimpíadas Musicais - ideia que ela mesma deu.
Durante as investigações, os alunos revivem a Festa Maína, uma espécie de festa junina só que no estilo USV: disputa pela quadrilha, apresentações de sertanejo e o sabotador vestido de espantalho.
Os alunos apontam Pete como possível sabotador, e para se defender o professor de música volta para o dia em que seu irmão Tom apareceu na escola, tomando toda a atenção do Núcleo Musical para si.
Os alunos pausam a investigação e jogam Verdade ou Desafio. O trio se separa: Bia segue com Greta para a sala da diretora, Giulia se aproxima de Yasmin e Laura e DDD colhem uma pista importante.
A luz volta no colégio e os alunos estão cada vez mais perto de descobrir quem é o sabotador. Giulia revela para as amigas dois vídeos: um de seu passado, e outro com o segredo da professora Emília.
A noticia de que Wal foi demitido se espalha pela escola e os alunos fazem uma greve. O trio tem uma importante gravação para fazer na SEDE, mas ela está ocupada pelos estudantes.
A caixa de som é sabotada e Dora cancela as audições finais. Laura assume a pose de detetive e reúne os alunos para descobrirem o furo que deixaram passar até agora. Finalmente o sabotador é pego.