No episódio de estreia, a enóloga e sommelier Cecília Aldaz volta à sua terra natal, Mendoza, na Argentina, onde vai conhecer uma vinícola que produz verdadeiras joias dos vinhedos.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, a sommelier e enóloga Cecília Aldaz vai ao Rio Grande do Sul e mergulha no mundo dos espumantes.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, Cecília Aldaz vai a Mendoza conversar com Suzana Balbo, primeira enóloga argentina, sobre a importância da escolha da madeira e do tempo de maturação dos vinhos.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, Cecília Aldaz vai à Vinícola Seña, no Chile, e mostra como a biodinâmica pode ser utilizada na produção dos vinhos.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, Cecília Aldaz vai ao Rio Grande do Sul conversar com Vilmar Bettu. Ele mostra a produção de vinhos em sua garagem e a confraria da qual faz parte.
Neste episódio de “Um Brinde ao Vinho”, Cecília Aldaz bate um papo com o chef José Luís Medran sobre harmonização de vinhos e comida. Aprenda como recuperar uma rolha quebrada dentro da garrafa.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, Cecília Aldaz conversa com o enólogo Luis Vanini, que produz vinhos laranjas, sobre a cor e o aroma dos vinhos coloridos.
Neste episódio, vamos conhecer os vinhos brasileiros. Enquanto só 20% dos vinhos tintos bebidos no Brasil são fabricados aqui, nos espumantes este número cresce para 80%.
No episódio de hoje vamos a Petrolina, em Pernambuco, para mostrar o sucesso dos espumantes produzidos com a irrigação proveniente das águas do Rio São Francisco.
Com o crescimento e profissionalização das vinícolas, espaços adequados foram criados para receber os visitantes. O episódio de hoje fala do enoturismo, ou seja, turismo do vinho.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, vamos conhecer belas histórias de famílias que se dedicam ao vinho. No Brasil, vamos ao Rio Grande do Sul e na Argentina, visitamos a família Catena.
Cecília Aldaz vai até a Viña Carmem, no Chile, que produz vinhos carmenére e vai contar a história dessa casta que foi resgatada depois de ter sido considerado extinta.
Neste episódio de Um Brinde ao Vinho, Cecília Aldaz apresenta o futuro do mundo do vinho.
Cecilia está na Bairrada. Ela conhece a Aliança Underground Museum, onde arte e vinho se misturam, descobre o Palácio do Bussaco e encontra grande produção de azeite na Quinta do Ribeirinho.
Cecilia vai a região do Dão e visita as vinícolas Casa de Insua, Casa de Lemos e Caminhos Cruzados. Também faz seu primeiro queijo, na Serra da Estrela.
Na região do Douro, Cecilia navega pelo rio que dá nome a região e vai até os principais enólogos de Portugal. Visita a Quinta do Crasto, Quinta do Vale Meão e o restaurante do Doc, com mais de 700 vinhos em sua carta.
No quarto episódio, Cecilia está na Ilha da Madeira. Ela começa passando pela Blandy’s e conhece um pouco mais da história dos vinhos oferecidos por eles. Depois vai conhecer Barbeito e conversa com o proprietário Ricardo. Para finalizar, ela vai até o restaurante Il Gallo D’Oro, nomeado com uma estrela Michelin. Cecilia conversa com o Sommelier Sergio Marques para saber um pouco mais do processo de seleção dos vinhos consumidos no restaurante.
No quinto episódio, Cecilia vai conhecer a península de Setúbal. Ela começa passando pela Quinta da Bacalhoa. Lá, ela conversa com David do enoturismo e Ana Felipa, relações públicas da Quinta. Após essa visita, ela segue para a Adega do Brejinho, que fica localizada no litoral. Junto com Luíz Simões, enólogo da Adega, ela harmoniza os vinhos com os pratos oferecidos por eles. Para finalizar, Cecilia segue para a Herdade de Portocarro para conhecer um pouco mais das videiras plantadas em areia.
Cecilia vai até a Quinta de Vargellas para degustar Vinhos do Porto. Depois, vai conhecer a CEO da vinícola Churchill’s, prova drinks no The Yeatman Hotel e conhece a Cave Taylor’s.
Cecilia vai conhecer a Vila de Óbidos. Começa passeando pela Quinta do Gradil e segue para a Adega Mãe, uma vinícola com arquitetura moderna. Cecilia termina conhecendo a Bacalhôa, quinta com o maior jardim oriental da Europa.
Cecilia está no Ribatejo. Ela conhece a Quinta Casal Branco, a Casa Cadaval e conversa com uma brasileira, dona da vinícola Pinhal da Torre.
No nono episódio, Cecilia está na Região de Lisboa e arredores. Na Adega Viúva Gomes, conversa com o proprietário José Manuel. Depois segue para a Quinta Chocapalha, a menos de uma hora de Lisboa. Uma Quinta familiar que mistura tradição e inovação. Após as visitas, Cecilia almoça com um grupo de mulheres produtoras de vinho.
No décimo episódio, Cecilia está no Alentejo. Ela começa passando pela Herdade da Malhadinha Nova para uma degustação com os proprietários João e Rita Soares. Depois segue para a Adega Cortes de Cima. Lá ela conversa com a proprietária Carrie e conhece um pouco mais da sustentabilidade do local com o Engenheiro agrônomo Edgar.
No décimo primeiro episódio, Cecilia está no Alentejo. Ela começa conhecendo um pouco da Vila de Frades. Nesse passeio ela conhece o Prof. Arlindo Ruivo, produtor de vinhos de talhas. Após essa visita, segue para a Herdade do Rocim para uma degustação e uma experiência de “enólogo por um dia” com a proprietária Catarina. Depois segue para a Granja Amareleja para conhecer um pouco mais dos vinhos fabricados por eles.
No décimo segundo episódio, Cecilia está na Região de Vinho Verde. Ela começa conhecendo Anselmo Mendes, que explica um pouco mais sobre os Vinhos e oferece uma degustação. Depois, Cecilia segue para a Quinta do Soalheiro e conversa com o proprietário Antônio Luis. Após essa visita, ela segue para o Instituto do Vinho Verde.
Depois de uma temporada na América do Sul, “Um Brinde ao Vinho” cruza o Oceano Atlântico e desembarca no velho continente. A enóloga Cecilia Aldaz percorre as principais regiões vinícolas de Portugal e Espanha em busca dos melhores vinhos e histórias