Francisco chega à comunidade e vai até a venda de Celestino, onde conhece Januário e Valdete. Eles ajudam Francisco a achar a prima Socorro, que é mãe de Bruna. Bruna procura emprego num telemarketing, mas é reprovada durante a seleção pela supervisora e vai trabalhar na rádio comunitária, substituindo o locutor Ivan. Tema: Identidade pessoal.
Francisco reencontra na cidade grande um antigo amor, Ritinha. No passado, eles romperam o namoro devido a uma carta que Francisco não soube ler. Estimulado por Januário e Socorro, Francisco decide entrar numa turma de alfabetização para adultos. Tema: Convivência na turma de Educação de Jovens e Adultos.
Celestino recebe uma carta de Sebastiana e pede a Francisco que vá procurá-la num subúrbio da cidade. Durante a viagem de ônibus, Francisco conhece diferentes paisagens de uma mesma cidade. Tema: O campo e a cidade.
Bruna, com Januári e sua mãe Socorro, lideram uma manifestação contra uma fábrica que está poluindo a comunidade. O gerente da fábrica é patrão de Socorro e coleciona plantas raras. Tema: O meio ambiente em sua diversidade.
A companhia de limpeza onde Valdete trabalha ameaça fazer uma demissão em massa, mas os trabalhadores se organizam para negociar com os patrões. Socorro também negocia com Celestino, dono da venda da comunidade, um melhor preço para a revenda de suas empadas. Tema: Experiências, expectativas e significados do trabalho.
Januário descobre que está com vermes e desconfia que foi algo que comeu, mas, seguindo um cheiro desagradável que se espalha pela comunidade, percebe que a falta de saneamento é a causa do problema. Tema: Saúde e qualidade de vida.
Bruna decide emagrecer fazendo a dieta da batata e, durante alguns dias, só come batata. Ela passa mal e vê a importância de uma alimentação balanceada. Tema: Alimentação saudável.
Socorro dá para a filha um tênis praticamente novo, que ganhou da patroa. Bruna adora o presente, mas o tênis é roubado na escola por Camila, uma adolescente que pensa ser mais aceita pelos colegas caso venha a ter um tênis importado. Tema: Desigualdade e consumo.
Bruna se apaixona por um menino da escola, Ronaldo, e, para evitar que ele mude de cidade, propõe que a mãe dele, desempregada, comece a trabalhar com reciclagem. Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar.
Valdete, cansada da dupla jornada de trabalho das mulheres em casa e no emprego, propõe que Januário passe a ajudar nos trabalhos domésticos. Edinho foge de casa porque seu padrasto não aceita que ele dance balé. Ele vai buscar abrigo na casa de Bruna e leva consigo seu irmãozinho. Tema: O masculino e o feminino: lugar da diferença e da semelhança.
Francisco disputa com Celestino quem é o melhor contador de histórias, lendas e mitos populares. Tema: Narrativas populares.
Os moradores da comunidade organizam uma festa junina e falam das festas tradicionais de suas cidades de origem. Tema: Festas e jogos populares do Brasil.
Celestino recebe de sua irmã de Candeias um lote de pupunha para revender. O nome da planta causa estranheza, mas estimulada por Francisco, Socorro substitui o palmito de seus salgados pela pupunha, cuja exploração não causa danos ao meio ambiente. Tema: Ecossistemas: sistemas naturais de vida.
A falta d'água na comunidade faz com que os moradores, através de um mutirão, construam uma cisterna coletiva. Tema: Água e Vida.
Bruna não conhece seu pai, mas, mesmo assim, resolve escrever uma carta para o pai desconhecido. Celestino começa a coleta de lixo seletiva na venda e Valdete faz fantasias de lixo reciclado. Tema: Conservação da natureza: uma ação de cidadania.
Teodoro Silveira, ator, e Lia, produtora de TV, alugam a casa de Socorro para a gravação de um capítulo de novela. Valdete compra uma mini-saia e Januário morre de ciúmes. Celestino anuncia seu sanduíche de carne assada na rádio comunitária. Tema: O mundo das Comunicações.
Celestino quer arrumar uma namorada e é apresentado à Sarali. Ronaldo e Bruna têm sua iniciação sexual. Francisco se machuca no futebol. Tema: Nosso corpo: um sistema integrado.
Bruna fica apreensiva, pois acha que está grávida. Januário e Valdete ficam esperançosos, pois também acham que estão esperando um filho. Tema: Os direitos e o bem-estar da criança.
Andréa e Marcos, advogados e patrões de Socorro , precisam de uma babá para cuidar de sua filhinha. Januário, que está desempregado, aceita o desafio de virar babá e exercer uma função considerada feminina. Tema: Trabalho e relações de gênero.
Um funcionário do Censo, que trabalha na comunidade, revela as diferentes origens e sotaques dos moradores e deixa Januário com ciúmes. Tema: Brasil: um país multiétnico.
João Caiouá é índio e vem para a cidade grande participar de uma seleção para jogador de futebol. Ele participa também de uma aula na escola de Januário, onde revela um pouco da história e dos hábitos atuais dos índios brasileiros. Tema: Indígenas e colonizadores: diferentes olhares.
Valdete se sente discriminada por ser negra, ao ser atendida numa loja do shopping. Januário participa da seleção para um emprego e desconfia que só está sendo selecionado por ser branco. O gerente de recursos humanos dessa empresa, que é negro, desfaz o mal-entendido. Tema: A presença africana no Brasil.
Francisco e Januário procuram emprego na construção civil. Só Francisco é selecionado e Januário vai tentar ganhar algum dinheiro vendendo balas em ônibus. Tema: Trabalho: contradições históricas e desafios atuais.
Socorro está muito estressada por trabalhar demais e Bruna busca alternativas de lazer para a mãe relaxar. Januário e Valdete também estão estressados com as contas vencendo e buscam formas de lazer. Tema: Direitos e oportunidades de lazer.
Francisco faz uma aposta na venda de Celestino e deve achar, ao longo do dia, dez "joias" que só existem na caatinga. Tema: Um país de muitas paisagens: Caatinga.
Januário leva uma conta de luz para pagar. Para chegar mais rápido ao banco, ele pega carona com Julião. Socorro pede à Bruna que economizem na conta de luz. Tema: Fontes de energia.
Januário compra alimentos com prazo de validade vencido e passa mal. Francisco recebe uma carne de sol de sua irmã. Falta luz na comunidade e, para que os alimentos perecíveis não estraguem, é realizado, na venda de Celestino, um jantar para o qual cada um colabora com um prato diferente. Tema: Conservação dos alimentos.
Moradores se mobilizam para que o campo de futebol da comunidade não seja transformado num lixão. Diva, líder comunitária, promove um abaixo assinado e Januário, um acampamento no campo de futebol. Tema: Resíduos sólidos e a questão ambiental.
Celestino retorna à sua terra natal, Candeias, para o enterro de um velho amigo. A viagem traz lembranças do passado, quando tocava sanfona no Trio do Sertão. Ele revê Ataulfo, latifundiário e antigo parceiro musical, e Ezequiel, trabalhador rural e filho do outro componente do Trio, Tonico. Tema: Contrastes no campo.
Januário decide trabalhar como camelô ilegal e se mete numa confusão com a polícia. Bruna tenta comprar um CD pirata da cantora Maria Manga no camelô, mas desiste. Socorro faz faxina na casa de Alberto, um arquiteto que está projetando um camelódromo, e eles conversam sobre o planejamento de uma cidade. Tema: Contrastes na cidade.
Celestino procura um carro novo para comprar e quase compra uma carroça anunciada no jornal. Francisco e Januário se encantam pela loura do anúncio de cerveja e bebem além da conta. A bebedeira acaba atrapalhando o encontro de Francisco com Rosinha. Valdete vê um anúncio de biscoitos e vai comprá-los na venda. Bruna quer comprar uma sandália de marca. Tema: A publicidade, a propaganda e o consumidor crítico.
Uma escultura de Mestre Vitalino é roubada na venda de Celestino. Depois da visita de uma tia do Ceará, Bruna e Socorro começam a vender renda numa feira de artesanato. Um comprador muito suspeito compra as rendas na feira para revender numa loja do shopping. Tema: Arte popular brasileira.
A fazenda de Ataulfo, em Candeias, é ocupada por sem-terras liderados por Ezequiel. Celestino vai até o acampamento para tentar ajudar nesse impasse. Socorro revela seu passado na roça, a vontade de estudar quando criança e as dificuldades que enfrentou para ter acesso à educação. Tema: Situações de conflito no campo e a busca de soluções.
Francisco se acidenta na obra onde trabalha e, através da CIPA, se conscientiza sobre a importância dos equipamentos de segurança. Mariluce, funcionária de Celestino, também se acidenta trabalhando e busca fazer valer seus direitos. Tema: A saúde do trabalhador.
Buscando uma fonte de renda, Januário começa a se interessar por produzir hortaliças e verduras orgânicas. Como Valdete não aprova a produção em casa, Januário se associa a Celestino na produção e venda dos alimentos. Francisco escreve pela primeira vez uma carta à sua mãe. Tema: Cultivo de alimentos: diferentes alternativas.
Francisco vai visitar João Caiouá numa aldeia indígena que está sendo ameaçada por jagunços locais. Paiva, repórter do jornal comunitário, fala na rádio sobre suas origens indígenas. Para ajudar João Caiouá, Bruna mobiliza a imprensa e chama a atenção sobre a invasão das terras indígenas. Tema: Populações indígenas no Brasil.
Januário e Valdete vão visitar os pais dela no interior de Minas Gerais. Durante a viagem, deparam animais e vivem situações típicas do cerrado. Celestino e Francisco escolhem as cores para uma nova pintura da venda. Tema: Um país de muitas paisagens: Cerrado.
Deonildo, um sem-teto, pede a Francisco seu endereço "emprestado" para se candidatar a um emprego. Januário começa a trabalhar de segurança na venda de Celestino, mas se recusa a expulsar uns meninos de rua que se encontram em frente à venda. Tema: Inclusão social.
Deonildo consegue o emprego e vai trabalhar na obra com Francisco. Januário, que já viveu na rua, e Valdete dão abrigo a Raí, um dos meninos de rua que estavam em frente à venda. Os moradores da comunidade constroem uma padaria comunitária. Tema: Desemprego e laços de solidariedade.
Francisco compra uns óculos escuros para impressionar Júlia, a moça do cafezinho da obra, mas ela está mais interessada em Antônio, que prefere economizar dinheiro a gastá-lo com supérfluos. Bruna, fica com ciúmes de Maria, amiga de Ronaldo que trabalha numa ONG de consumo consciente. Tema: Produção e consumo.
Ronaldo briga com Bruna e troca e-mails com Maria para combinar uma visita a uma TV comunitária. Francisco tenta devolver os óculos escuros para ter o dinheiro de volta. Todos assistem ao último capítulo da novela "A Luz da Minha Vida", estrelado por Pedro e Mariana. Tema: Meios de comunicação e experiências de vida.
Francisco conhece um pintor. Valdete sonha em ser cantora. Ronaldo e Bruna rompem o namoro. Ele é grafiteiro e pinta um mural inspirado em Bruna. Tema: Arte para todos.
A mãe de Francisco vem visitá-lo. Falando das cidades por onde passou, revela os diferentes climas do Brasil. Celestino convida Socorro para um passeio. Tema: Tempo e Clima.
É dia de Zumbi, mas para Valdete não é feriado. Ela vai fazer faxina na casa de Dona Elizabete. Bruna, conhece seu pai, Marão, um morador do Quilombo São José. Tema: Contribuições da cultura africana no Brasil.
Celestino se veste como jovem para impressionar Socorro. Bruna conhece Cacá, um adolescente da escola que lhe apresenta músicas e gírias típicas de sua região. Marão tenta falar com Bruna, mas ela tem um ataque de mau humor típico dos adolescentes. Tema: Viver a adolescência.
Celestino recebe a visita de seu filho Celestino José. Ele é pintor, mora em outra cidade e faz revelações surpreendentes sobre sua orientação sexual. Francisco se encanta por Angélica, uma romântica vendedora de sexshop. Tema: Sexualidade e cultura.
Socorro está preocupada com Bruna e pede que Marão converse com ela. Bruna vai com seu pai conhecer o Quilombo São José, onde, liderados por Pai André, os moradores lutam pela preservação de uma árvore centenária. Celestino sente ciúmes de Marão, mas recebe o carinho de Socorro. Tema: O sentido da vida.
Marão morre e várias pessoas da comunidade prestam solidariedade a Bruna e Socorro. Durante a conversa, diferentes religiões são citadas. Tema: Religião e religiosidade.
Dona Lili, uma antiga moradora, e Orígenes, candidato a vereador, debatem na rádio sobre as origens da comunidade. Raí pede que Januário e Valdete contem, cada um à sua maneira, como se conheceram. Tema: As dinâmicas da história.
Madame Litz chega na venda dizendo que pode ver o passado das pessoas. Segundo ela, Socorro foi uma índia em vidas passadas, Bruna teria sido um migrante nordestino, Celestino um bandeirante, Francisco um padre jesuíta, Valedete uma escrava negra e Januário um imigrante italiano. As revelações de Madame Litz mexem com a imaginação dos personagens. Tema: A formação sócio-territorial brasileira.
Januário e Valdete encontram o pai de Raí num presídio e, com o consentimento dele, dão entrada no pedido de adoção do menino. Bruna conhece Washington MC, um cantor de rap. Celestino é assaltado e desconfia que o ladrão seja Washington MC. Tema: Violência urbana.
Francisco e Celestino começam a fazer um mapa para indicar a uma amiga o caminho da venda. O mapa adquire tantos detalhes que quase vira uma maquete. Bruna estuda mapas e escalas. Socorro uso o guia de ruas para não se perder numa entrega de empadinhas a um cliente. Tema: Para que servem os mapas?
Bruna conhece Ovídio, professor de vídeo, e esse encontro é contado por meio de diferentes gêneros narrativos. Valdete é convidada para cantar no Clube XV, mas se sente intimidada depois de ver as fotos muito sofisticadas da revista interna do clube. Celestino dá uma entrevista, mas suas declarações são deturpadas pelo jornal. Tema: Mídia e comunicação.
Bruna e Ovídio gravam entrevistas com idosos num asilo. A avó de Washington mora nesse asilo e Bruna apresenta o rapper a Ovídio. Socorro organiza a festa de aniversário de Celestino, mas ele insiste em esconder a idade. Tema: Pessoas idosas: o triunfo da sobrevivência.
Kleber e Julião se embriagam tanto na venda de Celestino, que sofrem um acidente. Valdete fica nervosa ao gravar uma fita demo e começa a fumar, o que prejudica sua voz. Ronaldo se envolve com drogas e vai procurar ajuda para combater o vício. Tema: Prazer e saúde.
Raí busca saber de onde vêm os bebês e recebe as mais inusitadas explicações. Bruna e Socorro conversam sobre métodos contraceptivos. Januário ajuda Aninha, uma colega que está com AIDS, a preparar a festa de formatura do curso "Tecendo o Saber". Tema: Saúde reprodutiva.
Celestino conversa com Socorro sobre seus antigos trabalhos e com isso conhecemos a história do desenvolvimento econômico do Brasil. Francisco faz seu currículo. Bruna é convidada para ir ao cinema por Ovídio e também por Washington. Ela acaba não indo com nenhum dos dois, e eles vão juntos assistir a um filme brasileiro. Tema: O processo de industrialização do Brasil.
A venda de Celestino sofre a concorrência de um vendedor ambulante que se diz da Amazônia. Os produtos do ambulante são vendidos aos moradores da comunidade, que fazem disso um segredo para não magoar Celestino. Léo amigo de Bruna empresta para ela seu caderno de poesias. Tema: Um país de muitas paisagens: Floresta Amazônica.
Bruna e Ovídio são chamados para produzir um vídeo sobre a Mata Atlântica. Eles chamam Washington para compor a trilha sonora e Ovídio descobre que o rapper também está interessado em Bruna. Ao escrever o roteiro do vídeo, Bruna aprende sobre os animais em extinção e as tecnologias biossustentáveis. Tema: Um país de muitas paisagens: Mata Atlântica.
Eleição para Presidente da Associação de moradores da Comunidade. Dona Diva tenta a reeleição e Januário, sem muita convicção, também se candidata. Um debate entre os candidatos é organizado na rádio e noções de política são apresentadas. Tema: Política e participação.
Dona Diva, presidente da Associação de Moradores, mobiliza a comunidade para que o ponto de ônibus que foi transferido volte ao local original. Um abaixo-assinado é enviado para a vereadora Márcia e um almoço com representantes do governo municipal é organizado na venda. Celestino conta para Socorro que pretende voltar a morar em Candeias. Bruna ainda não decidiu para que curso prestar o vestibular. Tema: Organização da sociedade civil.
Bruna ajuda Gilvan, um menino perdido, a achar sua casa. Nessa busca, eles levantaram alguns conceitos ligados à cidade educadora. Bruna decide que carreira seguir. Celestino e Socorro saem de carro para um passeio e encontram com Bruna no bairro de Gilvan. Tema: Cidade educadora.
Francisco está construindo uma rampa num campo de basquete e lá conhece Marília. Ela usa cadeira de rodas e é jogadora de basquete. Francisco se encanta por ela. Bruna faz a prova do vestibular e conhece Patrícia, deficiente visual e também vestibulanda. Tema: A inclusão social de pessoas com deficiências.
Socorro conta para Bruna que pretende se mudar para Candeias com Celestino. Januário se torna sócio de Celestino e passa a administrar a venda. Valdete grava um CD. Francisco termina a alfabetização e passa a cursar o "Tecendo o Saber". No último bloco do programa, vemos o futuro dos personagens daqui a alguns anos. Tema: Comunicação popular à brasileira.