Todos em Resplendor estão preocupados com o encontro de Murilo Pontes e Pilar Batista. Eles lembram que há 25 anos os dois eram noivos. Tudo pronto para o casamento, quando Pilar ouve o boato que Eliane espera um filho de Murilo. No altar Pilar diz não a Murilo. Ela se casa com Jerônimo Batista, inimigo político de Murilo, e ele com Hilda que dá a luz um menino e Pilar a uma menina. Batista morre. Murilo acusa Pilar de tê-lo matado. Na igreja, ficam frente a frente. Murilo propõe a Pilar uma aliança política em torno do filho dele.
Pilar diz que não quer se aliar a Murilo. Ivonaldo chega de Brasília. Úrsula vai ao Hotel Fazenda e pede a Jorge Tadeu que fotografe sua aura. Cândido Alegria procura Pilar e lhe propõe que o apoie nas eleições. Marina e Leonardo chegam no mesmo trem. Ela pega o carro e vai para Resplendor. Leonardo a segue de moto. Ela para numa gruta e lá os dois se conhecem. Uma explosão provoca o deslocamento de pedras e os dois ficam presos na gruta.
Leonardo e Marina procuram outro caminho para sair da gruta. Na casa de Pilar, estão todos preocupados. Yago vê o carro abandonado perto da gruta. Marina conta para Leonardo sobre a rivalidade entre a sua família e os Pontes. Leonardo não lhe conta que é filho de Murilo Pontes. Francisquinha entra no cassino e manda Ulisses para casa. Murilo procura Pilar para contar do desabamento na gruta. Com o impacto da notícia, ela quase desmaia e Murilo a segura em seus braços.
Pilar se afasta de Murilo. Ele promete tirar Marina da gruta. Yago está preocupado com Marina e diz a Cândido que ele só explodiu a gruta porque ele mandou. Pilar reúne o pessoal da Prefeitura para ajudar Murilo. Pilar na estrada conhece Vida, uma cigana, que vai a gruta buscar sua filha. Leonardo conta a Marina que é filho de Murilo. Úrsula está nua no quarto de Jorge Tadeu quando Francisquinha bate na porta. Vida diz a Leonardo que ele e Marina ainda têm muito que viver.
Francisquinha decide arrombar a porta, quando Úrsula, já vestida, a abre. Jerusa vai à casa de Pilar buscar Diamantino para cuidar de Murilo que se machucou ao cair do cavalo. Leonardo encontra dinamite no local da explosão. É noite de lua cheia e Sérgio se tranca na jaula. Vida conversa com Tíbor. Pilar diz a Marina que vai lançar o nome dela à prefeitura para concorrer com Leonardo Pontes.
Carlão vai ao acampamento cigano agradecer Vida por ter salvado Marina.Pilar tenta convencer Marina a se candidatar. Os gritos de Sérgio assustam a cidade. Kleber combina com Sergio de passarem a noite juntos a próxima noite de lua cheia. Marina conta para Eliane que esteve na gruta com Leonardo. Murilo quer a chave do casarão para mostrá-lo aos deputados que vieram visitar Resplendor, mas Kleber lhe informa que o alugou para Pilar. Leonardo e Marina se encontram no cemitério.
No cemitério, depois de um longo beijo, Leonardo e Marina veem Murilo e Pilar. Murilo pede a chave do salão a Pilar e lhe diz que viu sua filha namorando perto de uma sepultura. Eliane pede a Cândido a mochila e acaba contando que ela é de Leonardo. Jorge Tadeu tem um encontro misterioso na mata. Murilo se prepara para ir a São Paulo buscar o filho. Cândido entrega a mochila a Pilar. Pilar mostra a Marina a mochila.
Pilar exige que Marina conte com quem estava no cemitério. Marina não diz e pede que a mãe esqueça o assunto. Em troca, Marina aceita concorrer à prefeitura. Murilo vai buscar Hilda na casa de Pilar. Jorge Tadeu mede o chão da gruta e é observado por Cândido e Yago. Murilo vai a casa de Lola. Cândido leva Jorge ao escritório para saber o que ele está fazendo em Resplendor. Murilo recebe um telefonema dizendo que Leonardo está chegando. Flor conta a notícia a Pilar.
Murilo está eufórico com a chegada de Leonardo. Para poder procurar a mochila, Marina manda Eliane dizer a Pilar que Diamantino quer falar com ela na farmácia. Jorge Tadeu diz a Cândido que quer colocar Resplendor no mapa. Gioconda pede a Jorge Tadeu para se afastar de Úrsula. Pilar pega Marina com a mochila na mão. Na gruta, Jorge Tadeu é seguido por Leonardo. Na casa de Pilar, Marina pede a Vida que dê um recado a Leonardo. Pilar chega e ouve o final da conversa.
Vida diz a Pilar que veio saber como Marina estava passando e que esta lhe pediu para ver através das cartas o seu futuro. Leonardo chega em casa. Vida pede a Carlão para dizer a Marina que não conseguiu dar o recado. Diamantino retira sua candidatura e anuncia a de Marina. Francisquinha vai a casa de Suzana e Jorge Tadeu foge pela janela. Leonardo está dizendo a Murilo que não quer ser candidato quando entra Kleber e conta que Marina vai concorrer à prefeitura.
Murilo e Leonardo ficam estarrecidos diante da notícia. Jorge Tadeu se esconde na casa de Ximena. Leonardo procura Ulisses e lhe pede ajuda. Adamastor diz a Alva e a Lola que se Carlão não pagar o que deve a Cândido vai ter que entregar o grêmio. Pilar pede a Eliane que pegue com Diamantino a mochila e devolva-a a Marina. Yago vai a casa de Pilar cobrar Carlão. Acordado por Ivonaldo, Kleber encontra Jorge Tadeu em sua casa. Leonardo diz a Marina que se sente traído por ela.
Marina e Leonardo se desentendem e declaram guerra um ao outro. Kleber pede explicações a Jorge Tadeu, mas é Ximena quem justifica a presença do retratista. Carlão foge de Yago. Quirina (Mirian Pires) diz a Diamantino que debaixo da terra há um lençol de diamantes. Alma propõe a Carlão pagar sua dívida em troca da sociedade no grêmio. Marina, achando que Leonardo não vai se candidatar, procura Pilar para renunciar. Na casa dos Pontes, Leonardo diz a Murilo que aceita concorrer à prefeitura.
Murilo sai para comemorar a resposta de Leonardo. Lola pede a Cândido para dar mais uns dias a Carlão. Murilo conta a Pilar que Leonardo não desistiu. Na igreja, Jorge tem um encontro misterioso. Cândido diz a Yago que prolongou o prazo de Carlão porque pode precisar dele como espião na casa dos Batistas. Francisquinha cerca a igreja. Quirina mostra a Marina uma passagem secreta que liga sua casa à Igreja, onde Pilar e Jorge se assustam ao ouvir os gritos de Francisquinha.
Gioconda dá a Francisquinha a chave da igreja. Pilar e Jorge usam a passagem secreta para fugir e no caminho encontram Marina. Na igreja, Úrsula acha no chão uma lente fotográfica. Gioconda diz que sumiu um resplendor de ouro e diamante. Cândido coloca o resplendor na caixa de fotografia de Jorge. Úrsula entrega a lente a Murilo. Vida pede dinheiro a Pilar e entrega a Adamastor. Leonardo procura Jorge para conversar. Pilar conta a Marina que levou o retratista para Resplendor.
Pilar explica a Marina que Jorge é um geólogo que está a procura do lençol de diamantes. Jorge é preso depois que Francisquinha encontra o resplendor em seu quarto. Leonardo informa sua família que Jorge foi preso. Marina diz para mãe que vai pensar num modo de ajudar Jorge Tadeu. Adamastor entrega para Carlão o dinheiro para ele saldar a dívida com Cândido Alegria, mas todos desconfiam onde Adamastor conseguiu esse dinheiro. Marina diz para mãe que descobriu uma maneira de ajudar a todos.
Francisquinha vai interrogar Jorge Tadeu. Carlão paga a dívida com Cândido Alegria. Nice diz ao delegado que Jorge não pode ter guardado o resplendor em seu quarto porque não entrou lá depois que saiu pela manhã. Yago e outros ciganos explodem uma pedra no meio do riacho. Com a explosão, Murilo cai do cavalo e desmaia ao bater com a cabeça em uma pedra. Marina vai à delegacia e se apresenta como advogada de Jorge.
Cândido mente a Murilo que não sabe quem está usando dinamite. Marina não responde às perguntas de Leonardo e eles discutem. Murilo diz a Leonardo que vai conversar com Marina para saber como aconteceu a explosão na gruta. Úrsula conta a Hilda que se apaixonou por Jorge. Marina vai ao cemitério e Leonardo a segue. Cândido manda Yago impedir que os cartazes com a campanha de Leonardo cheguem às mãos dos Pontes. Murilo encontra Leonardo e Marina no cemitério.
Leonardo explica a Murilo que procurou Marina para adiantar o assunto da explosão. Yago afirma a Candido que não vai roubar os cartazes. Com a ajuda de Suzana, Ximena rouba na delegacia a ficha com os dados de Jorge. Nice procura Queiroz para lhe contar que seu marido está voltando para Resplendor. Murilo vai ver Lola no grêmio. Depois de uma discussão, Lola manda Murilo embora. Ele se sente mal e desmaia. Tentando socorre-lo, Adamastor confere seus batimentos cardíacos.
Preocupada com Murilo, Hilda pede a Ivonaldo que o procure, mas Gioconda não o deixa ir. Lola não consegue acordar Murilo. Francisquinha vai à casa de Ximena pegar a ficha de Jorge Tadeu de volta. Adamastor leva Leonardo até Murilo. Marina conta a Pilar que Murilo saiu bêbado do grêmio carregado por Leonardo e Ivonaldo. Eliane diz a Kleber que quer que ele marque um encontro entre ela e Murilo. Este segura a mão de Hilda e a chama de Lola. Ela se afasta e o marido abre os olhos e a vê.
Hilda conta a Murilo como ele foi encontrado e levado para casa. Ivonaldo promete a Murilo não comentar nada com Gioconda. Queiroz espera Francisquinha sair e telefona para Nice. Sete Estrelas chega a Resplendor. Alva acha a aliança de Ivonaldo. Cândido comunica a Sete Estrelas que tem um serviço para ele. Pilar dá duas semanas para Jorge Tadeu concluir o trabalho que ela encomendou. Murilo e Marina estão no escritório quando Kleber entra avisando que Marina está chegando.
Marina pede a Murilo que se esconda. Pilar entra no consultório e encontra Kleber tratando dos dentes de Marina, que depois conta a Murilo que dinamitaram a gruta. Úrsula diz a Jorge Tadeu que não vai mais se divorciar de Diamantino. Tentando desmascarar Jorge Tadeu, Kleber propõe ao retratista expor suas fotos no Casarão da Cultura. Para impedir que os cartazes da campanha de Leonardo cheguem a Resplendor, Sete Estrelas mata o entregador, pega os pacotes e atira o carro pela ribanceira.
Pilar pede a Kleber que proíba a colocação de cartazes pelas ruas da cidade. A pedido de Úrsula, Hilda procura Jorge Tadeu para conversar. Sete Estrelas esconde os cartazes no estábulo da fazenda de Pilar. Arquibaldo diz a Murilo que os cartazes não estavam no carro. Cândido pede a Jorge Tadeu que preencha outra ficha cadastral e depois pendura um cartaz de Leonardo na estrada. Rosemary chega a cidade de helicóptero. Francisquinha e Arquibaldo encontram alguns cartazes espalhados pela estrada.
Francisquinha e Arquibaldo seguem a trilha dos cartazes. Forçado por Carlão, Adamastor conta que foi Vida quem lhe deu o dinheiro. Francisquinha descobre que a trilha dos cartazes acaba na fazenda de Pilar e conta a Murilo. Cândido manda Sete Estrelas pegar no quarto de Jorge Tadeu as fotos das mulheres resplendorinas que estiverem nuas. Carlão e Vida marcam um encontro no riacho. Com um mandado de busca, Francisquinha revista a fazenda de Pilar e encontra os cartazes.
Pilar acusa Murilo de ter mandado colocar os cartazes em sua fazenda para incriminá-la. Ivonaldo diz a Rosemary que perdeu a aliança quando tomava banho na cachoeira, mas ela não acredita. Ao perceber que Jorge Tadeu está entrando no quarto, Sete Estrelas saca o revolver e se esconde embaixo da cama. Leonardo pede a Queiroz que investigue o roubo dos cartazes em segredo. Vida se perfuma para encontrar Carlão. Marina procura Murilo para tentar esclarecer o roubo dos cartazes.
Ivonaldo revira a casa à procura de sua aliança. Hilda estranha a reação de Leonardo à presença de Marina. Depois de uma discussão, Marina convence Murilo de que alguém colocou os cartazes na fazenda de Pilar a fim de acirrar a briga entre os dois. Murilo procura Pilar, lhe diz que Cândido é o único interessado naquela situação e propõe um pacto para desmascará-lo. No quarto de Jorge Tadeu, Sete Estrelas encontra fotos que comprometem mulheres de Resplendor e as entrega a Cândido.
Cândido diz a Sete Estrelas que vai guardar as fotos para usar na hora certa. Ivonaldo não encontra a aliança. Dizendo-se traída, Rosemary promete ao marido que vai se vingar dele. Hilda comenta com Murilo que Leonardo está apaixonado. Vida conta a Rowena que chegou a hora de ela parar de fugir do seu destino. Carlão pede a Adamastor que o ajude a conquistar Vida. Rosemary vai à gruta atrás de Jorge Tadeu e tenta seduzi-lo. Kleber reúne Cândido, Murilo e Pilar na prefeitura.
Cândido nega ter colocado os cartazes na fazenda. Yago avisa Cândido Alegria e ele vê Jorge Tadeu fotografando Rosemary nua. Suzana e Ximena encontram Jorge Tadeu e Rosemary seminus dormindo perto da cachoeira. Kleber compra um bode de Sergio Cabeleira. Sete Estrelas rouba a foto de Rosemary do quarto de Jorge Tadeu. Cândido ouve Jorge Tadeu dizer a Pilar por telefone que anotou em sua caderneta o local exato do lençol de diamantes.
Cândido põe as fotos em envelopes e manda Sete Estrelas coloca-las no correio. Sete Estrelas vai ao correio no jipe de Cândido e leva Bruno. Vida joga runas e só consegue ver o rosto de Carlão. Cândido manda Sete Estrelas pegar o relatório que Jorge Tadeu está escrevendo sobre o lençol de diamantes e faça o que quiser com o retratista. Quirina diz a Pilar que alguma coisa muito ruim está para acontecer. Hilda e Marina se encontram no cemitério para conversar. Jorge Tadeu descobre que roubaram as fotos e o relatório. Ivonaldo recebe o envelope com a foto de Rosemary.
Gioconda tenta arrancar o envelope da mão de Ivonaldo, mas não consegue. Ele picota a foto e se engasga ao tentar engolir os pedacinhos. No cemitério, Hilda diz a Marina que apoiaria um namoro entre ela e Leonardo. Com a entrega das fotos pelos carteiros, muitas briga começam a acontecer entre os casais de Resplendor. Jorge Tadeu se esconde no Grêmio. Depois de receber o recado de Murilo, Adamastor manda Jorge Tadeu embora e avisa Lola que Murilo vai vê-la na noite de lua cheia.
Jorge Tadeu convence Adamastor a deixá-lo escondido em seu quarto no Grêmio até as coisas se acalmarem. É noite de lua cheia e Sérgio se tranca na jaula. Lola quer ir para a casa do irmão, mas é impedida por Murilo. Juntos, Queiroz e Sete Estrelas procuram Bruno. Quirina tem uma crise de sonambulismo e sai andando por Resplendor. Hilda encontra uma mancha de batom no clarinho de Murilo. Adamastor vai ao seu quarto e encontra Jorge Tadeu morto na cama.
Adamastor pede a Lola para procurar Carlão antes de chamar a polícia. Alva acredita que Jorge estava dormindo quando foi assassinado. Cândido conta a Queiroz que Jorge foi encontrado morto no grêmio. Flor encontra Quirina no cemitério. Francisquinha prende Adamastor. Bilico, Ivonaldo, Kleber e Diamantino comemoram a morte de Jorge. Na delegacia, Sérgio diz a Adamastor que vai contar para a cidade inteira o que ele estava fazendo na noite em que Jorge foi morto e onde.
Úrsula consegue ver o corpo de Jorge. Adamastor convence Sérgio a mudar de idéia. Francisquinha encontra uma mala do morto com restos de dinamite, um cartaz de Leonardo e um pacote com negativos. Murilo manda Kleber convocar os homens casados para uma reunião na prefeitura. Daniela cai do cavalo e Tíbor a socorre. Leonardo e Marina se encontram na casa de Ulisses. No grêmio, Adamastor, acompanhado por Queiroz, Francisquinha e Murilo, não encontra a caderneta de Jorge que estava em cima da cabeceira.
Adamastor conta a Murilo que na caderneta havia nomes de algumas mulheres de Resplendor e alguns dólares. Marina explica a Leonardo porque decidiu se candidatar. Tibor consegue acordar Daniela, mas ela se assusta e o acusa de ter assustado seu cavalo. Marina e Leonardo decidem esconder seu namoro de todos, exceto Hilda. Queiroz e Arquibaldo enterram Jorge. Na reunião na prefeitura, Murilo diz que é preciso proteger o criminoso e obstruir o inquérito. Depois, manda Francisquinha soltar Adamastor, alegando que a prisão foi ilegal.
Queiroz concorda com Murilo, manda soltar Adamastor e afasta Francisquinha do inquérito. Cândido dá dinheiro a Genival para que ele descubra o que foi conversado na reunião na prefeitura. Atendendo a um pedido de Pilar, Carlão vai ao grêmio falar com Adamastor. Murilo pergunta a Adamastor se o nome de Pilar estava na caderneta. Na cachoeira, Marina e Leonardo se beijam. Pilar conta à filha que pretende convocar as mulheres casadas de Resplendor para uma reunião.
Em vão, Marina tenta convencer Pilar a desistir de executar seu plano e ela convoca as mulheres para uma reunião secreta na fazenda. Marina e Leonardo se encontram na casa de Ulisses. Sete Estrelas diz a Bruno que ele deve aprender a caçar com um revólver e mostra o seu de calibre 38. Adamastor promete a Carlão que vai conversar com Vida. Cândido surpreende Eliane espiando a casa de Ulisses. Ele tenta interroga-la, mas Marina o impede.
Marina garante a Cândido que fará um escândalo caso ele tente agarrar Eliane novamente. Pilar diz às mulheres que é preciso fazer justiça a Jorge e consegue a adesão de todas. Francisquinha se recusa a comer e depois diz a Ulisses que vai viajar. Adamastor tenta conversar com Vida na praça. Daniela marca um passeio com Bruno. Eliane pede desculpas a Cândido e confessa que estava espiando um casal de namorados. Pilar conta a Marina que seu plano está dando certo.
Pilar diz a Marina que só conta com a ajuda das mulheres de Resplendor para achar a caderneta de Jorge. Ximena acha uma arma no armário de Kleber e lhe pede explicações. Queiroz confessa a Murilo que não tem nenhuma pista do crime. Carlão conta a Adamastor que o delegado permitiu a reabertura do Grêmio. Diamantino conta a Pilar que está correndo um boato que Leonardo vai renunciar à candidatura. Marina diz a Leonardo que Cândido deve estar tramando algo.
Ulisses afirma a Kleber que o boato sobre Leonardo é intriga da oposição. Pilar fala a Marina que o boato da renúncia poderá beneficiá-la na campanha. Rosemary exige que Ivonaldo esteja com a aliança no dia da festa. Depois, conta a Murilo que Daniela sumiu. Bruno se desespera ao se ver perdido no mato. Tíbor ajuda Daniela. Vários homens saem para procurar Daniela e Bruno. Tíbor e Daniela se beijam. Pilar pede a Diamantino que convoque a cúpula do partido. Murilo encontra Daniela.
Marina defende os Pontes e Pilar não gosta. Leonardo fica sabendo que Cândido foi ao acampamento dos ciganos. Úrsula vê a imagem de Jorge Tadeu em Yago e desmaia. Hilda avisa Marina que Leonardo vai se atrasar para o encontro. Eliane conta a Pilar que viu Marina falando com Hilda. Francisquinha volta a ser a delegada auxiliar. Leonardo observa Cândido que conversa com Yago. Pilar fica indignada ao saber que Murilo decidiu colar os cartazes da candidatura de Leonardo.
Pilar sai de casa decidida a impedir Murilo de colar os cartazes. Gioconda avisa Hilda que Murilo vai brigar com Pilar na praça. Hilda chega e pára a briga. Úrsula diz a Rosemary que Jorge vai voltar para ela e a cunhada a chama de maluca. Vida conta a Yago que Leonardo desconfia da ligação de Cândido com os ciganos. Marina e Leonardo se encontram na cabana. Pilar e Murilo vêem o outdoor da campanha de Cândido que ele está acabando de colar.
Murilo e Pilar começam a discutir. Cândido se aproveita da situação e começa a fazer um discurso. Murilo sacode a escada e Cândido cai no chão. Depois, ele diz a Kleber que vai tentar impugnar a candidatura de Marina, alegando que Resplendor não é o domicilio eleitoral dela. Leonardo afirma a Marina que vai renunciar e revela à mãe a sua decisão. As mulheres que tiveram contato com Jorge são chantageadas. Murilo conta a Leonardo que pode impugnar a candidatura de Marina.
Leonardo diz ao pai que impugnação é um golpe baixo. Murilo pede a Ivonaldo que entre com o pedido de impugnação. Leonardo avisa Marina de que Murilo vai tentar impugnar sua candidatura. Marina conta à mãe as intenções de Murilo. Ivonaldo e Rosemary viajam para a capital de helicóptero. Pilar também, mas de carro. Carlão vai ao acampamento falar com Vida e leva uma surra. Leonardo vai conversar com Cândido. Pilar tenta trocar um pneu do seu carro quando Murilo aparece.
Pilar recusa a ajuda de Murilo. Cândido afirma a Leonardo que Marina só o namora para que ele desista da candidatura. Pilar troca o pneu do carro sozinha. Tíbor confessa a Vida que gostaria de casar com Daniela. Vida socorre Carlão. Leonardo conta para Marina o que Cândido disse sobre ela. Leonardo e Marina resolvem mentir para Cândido. Em seguida, Marina diz a ele que Leonardo terminou o namoro com ela. Murilo desconfia que Pilar está planejando alguma coisa. Leonardo e Marina dormem na cabana. Vida cuida de Carlão e constrói uma cabana no meio da floresta para os dois. As mulheres da cidade sentem calor e se lembram de Jorge Tadeu. Ximena reúne as mulheres da cidade para uma revelação. Ela conta que Jorge Tadeu urinava em uma planta na praça da cidade e que seu marido pretende cimentar a área. Elas decidem plantar flores no terreno. Marina decide procurar Carlão.
Dona Quirina não permite que Marina vá ao grêmio procurar por Carlão. Adamastor se preocupa com o desaparecimento de Carlão. Nice e Queiroz viajam juntos. Eraldo pergunta a Adamastor qual das meninas da casa Murilo costuma visitar. Promete matar a própria irmã caso seja ela. Hilda encontra uma unha postiça nas roupas de Murilo. Ivonaldo e Rosemary voltam a Resplendor e Pilar também. Marina fica sabendo pela mãe de que precisará do testemunho do rapaz com quem esteve na gruta para poder provar o dia em que chegou a Resplendor. As mulheres da cidade são novamente chantageadas. Murilo tem certeza de que poderá impugnar a candidatura de Marina. Pilar diz a Marina que precisa encontrar o rapaz que estava com ela na gruta para testemunhar o dia de sua chegada.
Marina afirma que não vai envolver o rapaz. As duas discutem. Diante da recusa da filha de dizer quem é o rapaz da gruta, Pilar resolve descobrir quem ele é. Marina confessa a Eliane que reatou com Leonardo. Eliane promete a Marina não contar para ninguém o segredo dela. Vida vê Marina e Leonardo na cabana. Leonardo pede a Marina que diga a Pilar que vai conversar com o tal rapaz. As mulheres resolvem descobrir que as está chantageando. Vida diz a Carlão que pediu que Yago lhe desse uma surra para não acontecer uma coisa pior com ele. Carlão e Vida se beijam. Como combinado com Leonardo, Marina conta para Pilar que resolveu conversar com o rapaz da gruta. Alba olha a caderneta de Jorge Tadeu que ela roubou. Eliane revela a Pilar que Marina sempre vai a uma cabana perto do riacho. Pilar diz a Quirina que vai procurar a filha.
Pilar explica a Diamantino (Ênio Gonçalves) que vai procurar Marina para fazê-la romper com o namorado misterioso. Kleber fica desconfiado da reunião de mulheres na casa de Suzana (Isadora Ribeiro). Vida leva Carlão de volta para Resplendor. Vida fica sabendo que Pilar foi procurar a filha e vai para a cabana com Carlão. Vida chega à cabana e avisa à Marina e Leonardo que Pilar está indo para lá. Pilar chega à cabana e pede explicações para Marina. Carlão mente para Pilar e diz que Marina está cuidando dele. Yago vê Vida com Carlão e a ameaça. Vida deixa Carlão em casa. Ao ler uma carta que Ximena recebeu, Pilar se alegra por saber que a caderneta não foi destruída.
Pilar acredita que de posse da caderneta, elas ficam mais perto do assassino. Cândido manda Sete Estrelas se aproximar de Suzana. Pilar sugere que as mulheres de Resplendor aceitem as ameaças do chantagista. Pilar pede a Ximena para avisá-la quando o chantagista exigir algo. Na reunião, Pilar promete às mulheres descobrir o chantagista. Eliane pede a Marina que não lhe conte mais nada, porque ela acaba falando a Pilar. Leonardo pergunta a Murilo quem é o pai de Eliane. Gioconda diz a Leonardo que ele deve se afastar de Eliane, a quem Pilar promete um dia revelar de quem ela é filha. Eliane pede a Cândido que lhe fale do seu pai.
Cândido promete dar as informações se Eliane lhe contar tudo o que acontece na casa de Pilar e ela concorda. Carlão confessa a Pilar sua paixão por Vida. Murilo pede a Kleber (Cecil Thiré) que aumente os impostos das terras de Cândido. Este fica indignado com o aumento. As mulheres regam o jardim que plantaram onde Jorge fazia xixi. Suzana aceita dar informação a Sete Estrelas (Raymundo de Souza) em troca de presentes. Kleber nota que apareceram vários arbustos na praça, no local onde as mulheres regaram.
Abismado, Kleber (Cecil Thiré) fica olhando para o canteiro. Gioconda (Eloísa Mafalda) sugere às mulheres que façam greve doméstica caso os maridos compareçam à festa do Grêmio. Vida (Luiza Tomé) diz a Carlão (Paulo Betti) que não pode haver nada entre eles. Vida e Carlão marcam um encontro na cabana. Quirina (Mirian Peres)diz que irá chover na hora da festa. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) vai à igreja para entregar donativos para Gioconda, mas esta reage com rispidez e os dois brigam. Nice (Lú Mendonça) e Queiroz (Nelson Xavier) voltam de viagem. Na cabana, Vida e Carlão se amam. Gioconda fica furiosa ao saber que Pilar está montando o palanque na frente da igreja.
Pilar e Gioconda discutem. Vida diz a Carlão que ele foi o primeiro homem dela. Carlão diz que quer se casar com ela. Emanuel (Raymundo de Souza) ensina Bruno (Selton Mello) a atirar. Os dois são surpreendidos por Nice. Murilo (Lima Duarte) apresenta Leonardo (Maurício Mattar) aos convidados. Gioconda manda tocar os sinos. Ao ouvi-los, Pilar manda começar o som do trio elétrico. Irritada, Gioconda pede para todos os presentes na igreja rezem em voz alta. Adamastor proíbe que as meninas do grêmio saiam para a festa da praça. Pilar manda Diamantino (Ênio Gonçalves) buscar Marina (Adriana Esteves). Para afrontar Pilar, Gioconda resolve fazer uma procissão. No momento em que Marina vai começar a discursar, Murilo manda Leonardo falar no megafone.
Leonardo hesita falar quando vê Marina. Esta começa a fazer seu discurso. Murilo exige que o filho faça alguma coisa. Diante da negativa de Leonardo, Murilo pega o megafone e começa a gritar. Murilo e Pilar discutem. A porta da igreja se abre e sai Gioconda berrando. Úrsula vê Jorge Tadeu e sai correndo pelas ruas atrás dele. Murilo tenta impedir Gioconda de continuar com a procissão. Gioconda resolve ir para o Grêmio. Marina termina o discurso e é aplaudida. Vida diz a Carlão que irá embora porque não tem coragem de ficar com ele, pois ele não é cigano. Chove e venta muito em Resplendor. Leonardo correm para a cabana para se protegerem da chuva. O temporal obriga a família de Murilo a entrar no grêmio.
No grêmio, Adamastor dá início à festa, o que deixa Gioconda contrariada. Os dois discutem e Francisquinha aparta a briga. Carlão vê Úrsula dançando na chuva com o cristal que caiu do céu para ela. Daniela vê a tia correndo pelas ruas. Em casa, Pilar fica preocupada porque a filha ficou na rua. Yago aconselha Úrsula a ir para casa. Daniela vê o cigano sair com Úrsula e vai trás deles. Adamastor continua com a festa, enquanto Gioconda reza com as beatas. Úrsula leva o cristal até o cemitério. Tibor salva Daniela da chuva. Daniela leva Tibor para sua casa. O estrangeiro amigo de Cândido constata que o Resplendor da Santa é falso. Gioconda coloca a culpa em Jorge Tadeu. A chuva para e Pilar vai atrás de Marina. No cemitério, Úrsula pensa que Jorge Tadeu lhe está puxando. Marina adoece. A cidade fica destruída após a tempestade. No meio dos destroços, Marina desmaia e Leonardo a acode.
Pilar tira Marina dos braços de Leonardo e a leva para casa. Yago socorre Úrsula. Marina delira por causa da febre. Rosemary leva um susto ao ver Tibor dormindo em sua cama. Daniela entra em pânico quando Murilo acha Tibor em sua casa. Tibor diz que entrou na casa para se proteger da chuva. Daniela tenta dizer a verdade, mas Tibor não permite. Yago leva Úrsula para casa. Tibor e Yago se encontram na casa de Murilo. Leonardo diz à Hilda que vai à casa de Marina. Murilo ouve e os dois acabam discutindo. Hilda defende Leonardo. Adamastor consola Carlão. Delirando, Marina começa a chamar por Leonardo. Pilar fica cismada. O médico diagnostica Marina com pneumonia. Rosemary se espanta quando Úrsula lhe diz que acha que Jorge foi enterrado em Resplendor. Pilar abre a porta e dá de cara com Leonardo.
Pilar discute com Leonardo e não o deixa ver Marina. Leonardo conta à mãe que Marina está com pneumonia. Leonardo resolve ajudar o povo a limpar a cidade e assim angariar mais votos, para alegria de seu pai. Rosemary não acredita que Úrsula viu Jorge Tadeu. Úrsula revela a Ximena que viu Jorge Tadeu no cemitério. Carlão confessa a Adamastor que tem vontade de morrer se não ficar com Vida. Após passar a noite toda com febre, Marina começa a demonstrar melhoras. Mais uma vez as mulheres de Resplendor são chantageadas. Gioconda fica indignada ao receber uma intimação para depor sobre o roubo. Hilda vai à casa de Pilar. Com seu jeito peculiar, Hilda acaba convencendo Pilar a lhe deixar visitar Marina. Ivonaldo mostra a Rosemary que sua aliança chegou, mas ela não lhe dá atenção. Acompanhada por Pilar, Hilda vai ao quarto de Marina e a observa dormindo.
Kleber vê Hilda saindo da casa de Pilar e corre para contar a Murilo. Este discute com sua mulher por desobediência. Ximena revela a Pilar que o chantagista prometeu devolver a caderneta de Jorge Tadeu em troca das alianças de seus maridos. Pilar diz a Ximena que ela vai ser o contato com o chantagista.
Cândido exige que Sete Estrelas pegue a caderneta de Jorge antes que caia nas mãos das mulheres. Eliane conta a Marina que Leonardo e Hilda estiveram em sua casa para visitá-la. Lola revela a Adamastor que Alva está muito estranha. Eliane conta a Marina que ela, delirando, chamou por Leonardo e Pilar ouviu. Murilo pede ao filho que se desabafe com ele. Marina confessa à mãe que chamou por Leonardo durante um delírio.
Marina explica a mãe que chamou Leonardo por causa da disputa da prefeitura. Leonardo se prepara para contar a Murilo quem é a sua paixão quando Hilda intervém. Jerusa fica assustada quando Úrsula lhe diz que precisa fazer contato espiritual com Jorge Tadeu. Marina tenta sair para encontrar Leonardo, mas Pilar a impede. Hilda vai à casa de Marina. Esta pede à mãe de Leonardo que diga a ele para se encontrar com ela em seu quarto, passando pelo túnel secreto. Leonardo conta a Ulisses que sua mãe está ajudando.
Eliane pede a Marina para ter cuidado com Pilar. Hilda explica a Leonardo o que ele tem que fazer para ver Marina. Adamastor acha a caderneta de Jorge Tadeu dentro da bolsa de Alva. Hilda consegue a chave da igreja e entrega a Leonardo. Ximena entrega as alianças a Pilar. Leonardo se encontra com Marina e ela lhe conta que Pilar está desconfiada dos dois. Alva entra em pânico quando Pilar lhe diz que veio no lugar de Suzana.
De longe, Sete Estrelas vê Pilar e Alva discutindo. Alva fica aflita por não achar a caderneta em sua bolsa. Sete Estrelas diz a Cândido que Alva entregou a caderneta a Pilar. Adamastor conta a Francisquinha que sabe onde está a caderneta, leva a delegada ao grêmio e acaba descobrindo que ela sumiu novamente. Rowena acha a caderneta no meio da roupa suja que veio do grêmio e a entrega a Yago, que a esconde. Pilar vai ao quarto da filha e Leonardo se esconde atrás da porta.
Marina entra no quarto. Sua mãe a segue, olha em volta e não vê Leonardo. Adamastor pergunta a Rowena se ela viu a caderneta e ela afirma que não. Tibor mostra a Vida onde Yago escondeu a caderneta. Depois que Pilar deixa o quarto da filha, Leonardo sai do armário, onde estava escondido. Vida dá a caderneta a Carlão. Este passa mal e usa algumas folhas da caderneta para se limpar. Leonardo pula a janela para fugir. Quirina vê e diz a Pilar que Murilo saiu do seu quarto.
Pilar não acredita no que Quirina diz. Leonardo conta à mãe como foi difícil sair da casa de Marina. Adamastor avisa Carlão que Alva vai embora da cidade. Adamastor procura a caderneta no paletó de Carlão, mas não a encontra. Gioconda conta a Ivonaldo que Murilo e Leonardo discutiram. Murilo fica sabendo que a caderneta de Jorge reapareceu. Carlão conta a Pilar que esteve com a caderneta em suas mãos.
Todos resolvem procurar a caderneta no mato, onde Carlão esteve. Leonardo fica preocupado com a saída repentina do pai, mas Hilda o acalma. Pilar conta a Marina que Carlão esteve com a caderneta. Marina revela a Hilda que desconfia que sua mãe descobriu seu romance com Leonardo. No cemitério, Gioconda fica chocada ao ver Úrsula dançando entre os túmulos. Depois afirma a Ivonaldo que a filha está ficando louca e que vai destruir seu cristal. Na chapada, Murilo encontra uma das folhas da caderneta, mas Pilar a arranca de suas mãos.
Murilo e Pilar discutem. Francisquinha chega, dá um tiro para o alto e eles param de brigar. Queiroz pega a folha e diz que a mesma ficará em poder da polícia. Cândido confessa a Yago que a caderneta contém informações importantes que poderão deixá-lo milionário. Alva pede perdão a Adamastor e eles acabam fazendo as pazes. Eliane vai ao escritório de Cândido. Na delegacia, Pilar e Murilo pedem para ver o que está escrito na folha da caderneta e Queiroz acaba permitindo.
Pilar e Murilo se espantam ao ver que na folha não tem nada escrito e, por isso, discutem novamente. Cândido pede a Eliane que descubra por que Pilar quer a caderneta. Jerusa leva Úrsula a um centro espírita. Pilar pede a Adamastor que lhe diga o que viu escrito na caderneta. Gioconda vai ao centro atrás de Úrsula. Lá, o espírito de Jorge Tadeu incorpora em Gioconda e pede a Úrsula que lhe ajude. Úrsula faz um juramento de que vai trazer o retratista de volta. Rosemary fica apavorada ao ouvir o juramento de Úrsula.
Recuperada, Marina convida a mãe para dar um passeio. Para acabar com as dúvidas de Pilar sobre seu romance secreto, Marina simula uma discussão com Leonardo. Cândido se recorda de quando matou Benvindo. Em Portugal, Inês e Ernesto lêem a carta que seu pai, Benvindo, havia mandado para a mãe deles.
Murilo fica convencido de que seu filho brigou com Marina. Na cabana, Marina e Leonardo comemoram o êxito do plano. Ximena diz a Suzana que as duas também podem tentar se comunicar com Jorge, mas ela não gosta da idéia. Eliane ouve Pilar conversando com Marina sobre os diamantes. Depois, vai ao hotel procurar Cândido. Este discute com Yago. No cemitério, Úrsula cai dentro de uma cova.
Yago conta a Vida que atropelou Eliane. Cândido fica irritado ao saber que a cidade inteira já sabe da vinda dos portugueses. Murilo explica a Leonardo que eles podem tirar proveito político da visita dos portugueses e Pilar diz o mesmo à Marina. Daniela e Tíbor se beijam. Ivonaldo conta a Murilo que o partido deu entrada no pedido de impugnação da candidatura de Marina na Justiça Eleitoral.
Pilar pergunta a Marina se o rapaz da gruta vai aparecer. Marina diz à mãe que será difícil, mas ela irá se comunicar com o rapaz. Depois, revela a Leonardo que tem um plano para enganar Pilar. Cândido prepara o hotel para receber os portugueses. Marina mente à mãe que o rapaz está em Paris. Ernesto e Inês chegam a Serro Azul. Na Praça de Resplendor, as personalidades aguardam os visitantes.
Todos ficam irritados com a demora dos visitantes. Furiosos, Inês e Ernesto tentam achar uma solução para chegar a Resplendor. Murilo exige que Kleber e Ximena fiquem no palanque, enquanto os outros vão embora. Yago encontra Ernesto e Inês e os leva para o acampamento cigano. Cândido Alegria vai até lá e os portugueses o escutam falar com Yago sobre a herança de Benvindo.
Todos ficam irritados com a demora dos visitantes. Furiosos, Inês e Ernesto tentam achar uma solução para chegar a Resplendor. Murilo exige que Kleber (Cecil Thiré) e Ximena fiquem no palanque, enquanto os outros vão embora. Yago encontra Ernesto e Inês e os leva para o acampamento cigano. Cândido Alegria vai até lá e os portugueses o escutam falar com Yago sobre a herança de Benvindo. Após ouvir a conversa dos dois, Ernesto avisa a irmã que é melhor Cândido não saber quem eles são.
Kleber diz a Sérgio Cabeleira que vai ficar a noite toda com ele. Cabeleira tenta impedi-lo de entrar no mercado, mas Kleber é irredutível. Na praça, a espuminha começa a aumentar. Úrsula toma banho de ervas para encontrar com Jorge Tadeu (Fabio Júnior). Jerusa avisa Lola que seu irmão está precisando de ajuda. Inês conta a Ernesto que gostou de Leonardo Pontes. Carlão (Paulo Betti) seqüestra Vida depois que ela bebe o chá que ele pôs na moringa. No cemitério, Úrsula desmaia e cai ao lado da cova de Jorge. No lugar da espuminha nasce uma enorme árvore.
Jerusa (Tereza Seiblitz) entra no quarto de Úrsula (Andrea Beltrão) e não a encontra. Gioconda (Eloísa Mafalda) manda Ivonaldo (Marco Nanini) procurar a irmã. Na gruta, Carlão (Paulo Betti) mantém Vida (Luíza Tomé) amarrada e diz que agora ela é prisioneira do seu amor. Na praça, Úrsula abraça uma grande uma grande árvore que antes não existia ali. Todos se espantam com o aparecimento da árvore. Yago (Humberto Martins) vai à casa de Pilar (Renata Sorrah) à procura de Carlão. Este pede a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) que confirme que ele dormiu no grêmio. Vida pede a Carlão que a solte. Adamastor chega à gruta e encontra Vida.
Carlão impede que Adamastor solte Vida. Úrsula diz a Rosemary (Elizangela) que a árvore é obra de Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Eliane (Carla Marins) vai ao acampamento dos ciganos e Yago acaba beijando-a. Inês (Suzana Borges) pede a Marina (Adriana Esteves) que lhe fale sobre Leonardo (Maurício Mattar) e ela fica indignada ao saber do interesse da portuguesa por ele. Queiroz (Nelson Xavier) e Nice (Lu Mendonça) pegam o mesmo táxi que Inês e Ernesto pegaram ao chegar à estação de serro Azul e cujo motorista os roubou. Marina leva os portugueses à casa dos Pontes. Cândido (Armando Bógus) conta a Pilar onde Marina foi
Hilda (Eva Wilma) recebe os convidados. Leonardo fica nervoso ao ver Marina em sua casa. Ximena (Nívea Maria) conta a Kleber que Inês está interessada em Leonardo. Pilar fica irritada com a notícia que Cândido lhe deu. Queiroz prende o motorista de táxi que roubou os visitantes. Marina fica irritada ao ver Inês conversando com Leonardo. O preso ameaça contar a Francisquinha (Arlete Salles) o caso de Queiroz com Nice e o delegado resolve solta-lo. Pilar vai à casa dos Pontes. Cândido afirma a Eliane que Murilo é seu pai.
Eliane fica pasma com a revelação que Cândido lhe faz. Na cabana, Leonardo fica impaciente com a demora de Marina. Ximena apresenta Suzana a Ernesto. Gioconda acusa Ivonaldo de ter matado Jorge Tadeu. Ernesto encontra Úrsula dentro do cemitério. Sete Estrelas (Raymundo de Souza) pergunta a Cândido se é verdade que Eliane é filha de Murilo (Lima Duarte). No bar do hotel, Marina vê Inês segurando a mão de Leonardo, que sorri para a portuguesa. Eliane pergunta a Pilar porque ela escondeu que Murilo é seu pai.
Atônita com a pergunta, Pilar tenta despistar Eliane. Esta insiste e Pilar acaba lhe fazendo algumas revelações. Sem que Leonardo a veja, Marina sai do bar irritada. Na praça, Úrsula abraça a árvore e diz que vai passar a noite com ela. Marina se espanta quando Eliane a trata mal. Carlão mantém Vida presa na gruta. Marina consola a mãe, que está transtornada por causa de Eliane. Murilo se espanta quando Eliane chega e afirma que vai ficar com os Pontes, porque ali é sua casa.
Eliane diz a Murilo que Pilar lhe contou que ele é seu pai. Murilo ri de suas palavras, porém Leonardo fica interessado na história de Eliane. Úrsula pede a Hilda que fique observando a árvore. Murilo desmente tudo que Eliane conta. Leonardo tenta aclamar o pai e pondera que a história tem coerência. Gioconda impede que Murilo expulse Eliane de sua casa. Murilo procura Pilar, lhe conta que Eliane está em sua casa e os dois conversam sobre o passado. Úrsula vê Jorge Tadeu na árvore.
Úrsula (Andréa Beltrão) abraça a árvore e conversa com ela. Pilar (Renata Sorrah) avisa Marina (Adriana Esteves) que vai mandar um recado para Eliane (Carla Marins) a procurar. Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) acorda Úrsula, que está deitada ao lado da árvore. Carlão (Paulo Betti) afirma a Vida (Luíza Tomé) que também não vai se alimentar enquanto ela fizer greve de fome. Murilo (Lima Duarte) diz a Eliane que ela é uma estranha para ele. Cândido (Armando Bógus) se irrita quando Eliane ameaça só devolver a caderneta quando resolver sua situação. Depois ela vai à casa de Pilar e pergunta o que ela quer.
Eliane revela a Pilar que Marina tem um romance com Leonardo (Maurício Mattar) desde que voltou para Resplendor. Pilar conta a Eliane que já sabia e ela só está confirmando sua suspeita. Na cabana, Marina e Leonardo discutem por ela estar com ciúmes de Inês. Eliane vai ao hotel e entrega a caderneta de Jorge (Fábio Júnior) a Cândido Alegria. Ernesto diz à irmã que vai conseguir alguma informação. Pilar vê Leonardo e Marina se beijando na cabana.