No episódio de estreia, Ana Canosa, psicóloga clínica e terapeuta sexual, e Marina Bessa, editora chefe de Universa, recebem Clara Aguilar, camgirl, ex-participante do Big Brother Brasil e dona do canal Às Claras. As três discutem os muitos motivos pelos quais fazemos sexo.
Toda mulher é meio lésbica? Ser bi virou modinha ou só estamos mais livres para experimentar novas possibilidades? Marina Bessa, editora chefe de Universa, e a sexóloga Ana Canosa conversam sobre o assunto com a influencer Thais Ribeiro.
Aplicativos facilitaram a busca e desburocratizaram o processo para fazer sexo. Por outro lado, pesquisas apontam que temos transado menos, o que pode indicar uma fase de revisão. Carol Tilkian, do canal no YouTube Soltos SA, participa dessa conversa sobre sexo casual com a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa, editora-chefe de Universa.
A falta de desejo pelo parceiro sempre foi uma questão levada pelas mulheres à terapia. Mas a sexologia tem observado um fenômeno novo: homens que se queixam de falta de libido. Neste episódio, Marina Bessa e Ana Canosa recebem a comunicadora Adriana Yoshida.
Ménage entre dois homens é uma das fantasias que aparecem neste episódio de Sexoterapia, com a participação de Mayumi Sato, diretora do canal sexlog.com e blogueira de Universa. O programa tem apresentação de Ana Canosa, sexóloga, e Marina Bessa, editora-chefe de Universa.
40% das mulheres brasileiras nunca se masturbaram. A editora-chefe de Universa, Marina Bessa, e a sexóloga Ana Canosa recebem Mariana Stock, fundadora do núcleo Prazer Ela, para discutir a importância da autoestimulação para o prazer, a autoestima e o empoderamento feminino.
Somos monogâmicos por natureza ou isso é uma construção social? Como lidar com o desejo por outros dentro de um relacionamento? Nesta edição de Sexoterapia, a editora-chefe de Universa, Marina Bessa, a sexóloga Ana Canosa e a escritora Liliane Prata discutem a monogamia e os diversos acordos conjugais possíveis.
Quantas vezes por semana você faz sexo? Se sua vida estiver alinhada com a tendência mundial, essa frequência já foi bem melhor. Por que, em um mundo em que sexo parece estar disponível a cada clique, o contato físico está menos frequente? Nesse episódio, a editora-chefe de Universa, Marina Bessa, e a sexóloga Ana Canosa recebem Natali Gutierrez, dona do sex shop Dona Coelha, para falar sobre frequência sexual.
No 1º episódio da 2ª temporada, a terapeuta orgástica Charlise Andrade fala sobre orgasmos com Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, psicóloga e sexóloga.
Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a também sexóloga Aline Castelo Branco para falar sobre sexo oral. Um dos casos que elas debatem é se o sexo oral é melhor entre mulheres.
Por que algumas pessoas têm nojo de sêmen? Como amenizar a vergonha dos contratempos com sexo a**l? Marina Bessa e Ana Canosa discutem o tema com a participação de Carol Tilkian e André Lage, autores do blog e do canal Soltos.
As pesquisas sobre sexo no casamento indicam insatisfação de ambas as partes - e não estamos falando só de frequência, mas também de qualidade. É um paradoxo: no momento em que temos mais intimidade com o nosso parceiro, é também o momento em que sentimos menos tesão por ele. Será que é possível conciliar a rotina de um relacionamento longo com uma vida sexual satisfatória? Qual será o segredo de um casamento sexualmente feliz?
Após 25 anos de casamento monogâmico, Sônia* concordou em incluir uma terceira pessoa na relação, uma mulher com quem seu marido estava tendo um caso, e tentar o modelo do poliamor, no qual três ou mais pessoas se relacionam entre si. Sônia conversa com Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e a sexóloga Ana Canosa sobre como foi essa experiência.
O que responder quando a criança faz uma pergunta sobre sexo? A sexóloga Ana Canosa e a professora do ensino fundamental Roberta Gomide defendem: a melhor forma de lidar com isso é falando a verdade, de forma direta. No programa, vários exemplos de como lidar com perguntas diferentes.
Bissexualidade é o tema deste episódio, em que Ana Canosa e Marina Bessa conversam com um homem bi e uma mulher que namorou um homem bissexual.
Qual a chance de um namoro à distância dar certo? Dá pra passar pra manter um namoro longo ou um casamento com pouco ou nenhum contato físico? É possível construir uma vida em comum com alguém que mora em outra cidade ou outro país? Como lidar com a saudade, a insegurança, o ciúme? É isso que Marina Bessa e Ana Canosa discutem neste episódio de Sexoterapia com a convidada Bárbara dos Anjos, dos podcasts Estamos Bem? e É a Mãe.
Para quem está há semanas em isolamento fica difícil lembrar do tempo em que sexo casual era uma questão de gosto. No Sexoterapia especial sobre tempos de pandemia, Ana Canosa e Marina Bessa recebem a maquiadora e influenciadora Fabiana Gomes para uma conversa sobre os relacionamentos que ficaram fisicamente mais distantes ou muito mais próximos em tempos de quarentena.
Soberba, ou orgulho, é o tema deste episódio que marca a estreia da terceira temporada de Sexoterapia. Nesta temporada, vamos falar de sexo e os 7 pecados capitais: soberba, avareza, inveja, gula, ira, luxúria, preguiça. Prepare-se, pois é capaz que vc esteja pecando e nem desconfie.
Este episódio trata da avareza, ou egoísmo, no sexo. "O avarento na cama é aquela pessoa que não se conecta com o desejo do outro, o que vale é o desejo dele ou dela, ela não quer dividir, não quer perder tempo dando prazer", afirma a sexóloga Ana Canosa, que divide a apresentação do programa com Marina Bessa, editora-chefe de Universa. A convidada deste episódio, da temporada sobre os sete pecados capitais, é a produtora de conteúdo Maqui Nóbrega.
O que o sexo de reconciliação, que é aquela transa selvagem e deliciosa que acontece depois de uma briga com o parceiro, tem de diferente de outros contextos sexuais para ser tão prazeroso e intenso? A resposta é: a raiva ou ira, uma das emoções mais básicas do ser humano, que também é considerada um dos sete pecados capitais, tema da terceira temporada do podcast Sexoterapia. O programa tem apresentação de Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga. A convidada do episódio é Dommenique, dominatrix e pesquisadora do BDSM.
-----------
Você gosta do seu parceiro, mas prefere ver Netflix do que transar com ele? Você pode estar sendo acometida pela preguiça sexual. Neste episódio da temporada dos sete pecados capitais, Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, conversam sobre o tema com a ginecologista Juliany Nascimento Silva, dona do perfil do Instagram "Ginecologista Sincera".
Este episódio foi editado e sofreu alterações depois de sua publicação original. Dos pecados capitais, a inveja talvez seja o mais difícil de admitir, mas todo mundo o experimenta em algum momento. Inveja na vida sexual é o tema deste episódio do Sexoterapia, em que a editora-chefe de Universa, Marina Bessa, e a sexóloga Ana Canosa recebem a jornalista Martha Mendonça, do site de humor Sensacionalista.
Luxúria é o tema do episódio, em que Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem Xan Ravelli, influenciadora e nova colunista de Universa. A relação de uma sugar baby e seu sugar daddy é um dos casos discutidos no programa.
Cris Bartis e Juliana Wallauer, do podcast Mamilos, participam da última conversa desta temporada, com os sete pecados capitais. Com Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, elas falam sobre a culpa e suas muitas implicações.
A quarta temporada do sexoterapia, que começa no episódio 26, vai mergulhar em uma única história por episódio. Na estreia, Camila, swinger e criadora da sociedade secreta Voluptas, conta como saiu de uma relação de violência e trauma no sexo para um relacionamento liberal com o seu atual parceiro e marido. O programa tem apresentação de Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga. E vai ao ar às sextas-feiras.
A escritora Isabel Dias conta como redescobriu o sexo depois de um terminar um casamento de 32 anos. Com mais de 60, escreveu um livro e estrelou o documentário “Acende a Luz”, em que narra detalhes de suas aventuras amorosas. Sexoterapia é o podcast sobre sexo e relacionamentos de Universa, a plataforma feminina do UOL. Publicado às sextas-feiras, é apresentado por Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga.
Aos 10 anos, o filho da artista plástica Rafa Mon assumiu que gosta de meninos, de se vestir com roupas de meninas e de usar maquiagem. Para entender Davi, acolhê-lo e protegê-lo, Rafa virou ativista. Neste episódio, Rafa Mon conta a história dela e do filho. Sexoterapia tem apresentação de Marina Bessa, editora-chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga. O programa vai ao ar às sextas-feiras.
Mel Fire é uma conhecida atriz da indústria erótica, tem um canal no Youtube em que fala sobre sua rotina de trabalho e acaba de lançar um livro no qual dá dicas de empoderamento sexual para mulheres. Neste episódio, ela vai nos ajudar a refletir sobre os benefícios e os malefícios que a indústria pornográfica pode trazer para a sexualidade de mulheres e homens.
Desde que terminou seu último namoro, há 11 anos, Carla Duarte decidiu se guardar sexualmente para o seu futuro marido. Atualmente, ela coordena no Rio de Janeiro o movimento evangélico "Eu Escolhi Esperar", que tem mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais. Neste episódio, Carla explica por que fez essa escolha, mesmo depois de já ter tido experiências sexuais. Na conversa, reflexões sobre masturbação, dogmas religiosos, desejo (e a ausência dele) e a química entre casais.
A promotora de eventos Luiza Freitas, 41, nasceu com pênis, vagina, testículos, útero e ovários e foi criada como menino pelos pais, que a batizaram de Luiz. Mas, desde muito cedo, por volta dos 8 anos, ela passou a se identificar com o gênero feminino. Sem compreensão ou acolhimento por parte dos pais, fugiu de casa aos 13. Aos 16, já tinha corpo de mulher, mas o nome ainda era de homem. Só conseguiu mudar essa registro quando teve uma filha, em 2012. A história de Luiza será abordada nesse episódio de Sexoterapia.
Desde criança, Bia Gremion teve um corpo considerado fora do padrão. Por ser gorda, ela sofreu todo tipo de bullying vindo de colegas, familiares e desconhecidos e, até por isso, demorou para descobrir sua sexualidade. Depois de conhecer o movimento "body positive", que luta contra a gordofobia, começou a ver beleza no seu corpo. Hoje, aos 23 anos, ela é modelo, influenciadora digital, e é feliz também na sua vida sexual. Neste episódio, Bia fala sobre sua jornada de descoberta da autoestima e o reflexo disso nos seus relacionamentos. Sexoterapia, um podcast de Universa, tem apresentação da jornalista Marina Bessa e da sexóloga Ana Canosa. O programa vai ao ar às sextas-feiras.
Deva Geeta entrou em contato com o tantra pela primeira vez fazendo um trabalho como modelo para um curso de massagem. Naquela época, ela trabalhava como secretária-executiva e vendia brinquedos eróticos para complementar a renda. Foi a possibilidade de ganhar mais que a atraiu para o universo tântrico. Hoje o tantra não é apenas seu ganha pão – é sua filosofia de vida. Neste episódio, ela conta sobre seu processo de iniciação no tantra, a potência do nosso corpo e as diversas possibilidades de orgasmos, e também discorre sobre a técnica da massagem tântrica.
A monogamia não é fruto do instinto: é uma construção social. A gente sabe disso, mas continua valorizando a fidelidade, tanto que esse é um dos maiores motivos de crises e rompimentos conjugais. O que é traição para você? Por que traímos? É verdade a máxima de que os homens traem mais que as mulheres? E por que pode ser tão difícil perdoar uma traição? No episódio de estreia da 5a temporada – que irá discutir somente temas relacionados a masculinidades –, Ana Canosa e Marina Bessa recebem a primeira voz masculina da história deste podcast: o jornalista e psicanalista Ivan Martins, que já escreveu e falou muito na mídia sobre relacionamentos em geral. "A relação das mulheres com o mundo e com os homens está mudando. E os homens vão mudar em resposta", diz.
Qual a maior preocupação de um homem quando o assunto é sexo? Segundo a pesquisa Mosaico 2.0, realizada pelo Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP, o medo mais comuns entre eles é não conseguir satisfazer a parceira. Hum, será mesmo? E o que essa preocupação tem a ver com perda de ereção, ejaculação precoce, ejaculação retardada – os fantasmas que mais atormentam a ala masculina? Disfunções sexuais masculinas é o tema desse episódio do Sexoterapia, com participação do fotógrafo e influenciador digital Ike Levy.
Escancarado, estrutural, disfarçado, o machismo está presente no cotidiano de todas, todos e todes nós. Até aí, nada de novo. A novidade está nos movimentos de desconstrução, que tem feito muita gente repensar sua posição no trabalho, em casa e até na cama. Você já parou pra pensar no quanto o machismo afeta sua vida amorosa e sexual? A pergunta vale para homens e mulheres. Machismo é o tema desse episódio do Sexoterapia, que recebe Cláudio Serva, fundador do Prazerele, como convidado.
Amor e sexo são antagônicos ou aliados? Como manter o desejo no casamento com rotina, filhos, contas pra pagar? A monogamia é uma opção ou uma prisão? Quais as nuances de uma relação monogâmica – ou não – na vida sexual de um casal? Dessa vez, a jornalista Marina Bessa, casada há dez anos e mãe de duas, e a sexóloga Ana Canosa, com o parceiro há 18 anos e mãe de um, abriram a discussão para ouvir o lado deles. Sexo e desejo no casamento é o tema desse episódio do Sexoterapia, que traz como convidado o fotógrafo, escritor e roteirista Pedro Fonseca, casado e pai de quatro.
A masculinidade hegemônica morre de medo de qualquer expressão que se aproxime da feminilidade. Será que a discussão das novas masculinidades libertará os homens para que sejam mais gentis com suas identidades e desejos? Neste episódio, a jornalista Marina Bessa e a sexóloga Ana Canosa recebem a cartunista Laerte Coutinho. Ela fala sobre como é difícil precisar conceitos quando se trata de diversidade de gênero, da relação da transgeneridade com as culturas locais, de como a ideia de cross-dressing pode ser classista e do massacre de pessoas trans no país.
Os homens costumam ser criados para reagir com violência a situações adversas – esse é um traço marcante do machismo enraizado na nossa sociedade, e os efeitos dessa cultura que incentiva a masculinidade tóxica se reflete nas estatísticas, sobretudo nas relacionadas às violências contra as mulheres. Qual a diferença entre violência e agressividade? Como o mito do amor romântico pode estar interligado à violência? Como se deu o caminho da violência em uma sociedade machista e misógina como a nossa? Como a paternidade e até mesmo a famosa "broderagem" entre os homens pode permitir diversas formas de violência em suas próprias construções? Neste episódio, a jornalista Marina Bessa e a sexóloga Ana Canosa conversam com o sociólogo Tulio Custódio.
Há quem goste de transar em situações de perigo. Há quem tenha tesão por pessoas suadas. Há quem sinta prazer em ver pés com salto alto. Há até quem goste de se comportar como um bicho de estimação. Há limites para os nossos fetiches? Vale tudo entre quatro paredes? E quem tem mais fetiches: homens ou mulheres? Acertou quem disse… homens. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada no Brasil com 7 mil entrevistados, segundo a qual 15,4% dos homens fazem uso regular de fetiches, contra 10,7% das mulheres. Há pesquisadores que jogam mais alto e apostam que homens fantasiam duas vezes mais que mulheres. Será que isso é verdade? Neste episódio sobre fantasias sexuais, a jornalista Marina Bessa e a sexóloga Ana Canosa recebem Fábio Chap, escritor e criador do aplicativo erótico Tela Preta.
Você acredita em cara-metade? Há outras formas menos românticas de amar? Quais são os tipos possíveis de amor? Por que somos tão dependentes deles? Será que homens e mulheres vivem o amor da mesma maneira? Neste episódio, último da temporada sobre masculinidades, a jornalista Marina Bessa e a sexóloga Ana Canosa recebem o poeta Fabrício Carpinejar para discutir o amor e seu impacto na vida das pessoas.
A escritora e roteirista Tati Bernardi é a convidada do primeiro episódio da sexta temporada – dedicada a debater a sexualidade nas diferentes fases da vida –, sempre com apresentação da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Marina Bessa. Na conversa, elas abordam por que temos tanta dificuldade em falar de sexo com nossos filhos e também, entre outros temas, como mães e pais influenciam para a criança desenvolver uma boa relação com o seu corpo e sua sexualidade.
A adolescência é um período de experimentação, de autoafirmação e autoconhecimento, essencial para formar adultos maduros e seguros. Acompanhar uma pessoa nessa jornada pode ser um processo delicioso – mas também desafiador. Neste episódio, a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa recebem a também jornalista e colunista de Universa Cris Guterres para falar sobre adolescência e sexualidade.
Juventude é um conceito fluido. Pode não estar na idade, mas no estilo de vida. A pessoa jovem sonha, luta visceralmente, tem crenças rígidas e um horizonte enorme de coisas ainda não definidas. Preza-se, sobretudo, as experiências e liberdades. O que quer a juventude de hoje quando o tema é relacionamento? A sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa recebem Bertha Salles e Taize Odelli, produtoras de conteúdo e apresentadoras do podcast PPKansada, para conversar sobre o tema.
Ter um(a) filho(a) é uma revolução. Para o corpo da mulher, para as emoções dos pais, para o relacionamento do casal. Demoramos anos para achar nossa posição nesse admirável mundo novo. Será que estamos preparadas para passar por isso? Será que a vida erótica um dia voltará a ser a mesma? A sexualidade durante a gestação e o puerpério é o tema deste episódio, que tem a participação especial da apresentadora Titi Müller.
Quando temos filhos, há um encolhimento quase palpável de tudo ao redor: o diálogo diminui, o sexo se esvai, o tempo se apressa e a vida de antes parece um passado distante. Como manter a vida amorosa e sexual quando se tem filhos pequenos? Esse é o tema deste episódio, em que a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa recebem a educadora parental Lua Barros.
Você passa boa parte dos seus dias querendo que seus filhos cresçam, querendo recuperar seu tempo e sua autonomia. Mas quando eles finalmente crescem, abre-se um vazio. Pode ser um momento de dor e angústia, mas também pode ser libertador. Como lidar? O sexo na fase do ninho vazio é o tema deste episódio, em que a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa recebem a jornalista Deborah Bresser.
Menopausa quer dizer fim da menstruação. Ou o fim do ciclo reprodutivo da mulher. Isso significa mais do que não poder ter filhos – nos põe cara a cara com o envelhecimento. Dá para sair desse período melhor do que entramos? O que se ganha e o que se perde durante a menopausa? Neste episódio, a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa recebem a atriz Mônica Martelli para uma conversa sobre a sexualidade durante essa fase da vida.
Segundo a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, as mulheres na terceira idade são mais felizes porque se permitem ser livres. Essa liberdade se reflete na sexualidade? Será que elas são mais felizes também no campo afetivo e amoroso? Como mulheres com mais de 60 anos lidam com sexo e relacionamento? Esse é o tema discutido neste episódio, o último da sexta temporada, e que tem a própria Mirian Goldenberg como convidada.
Despedidas nunca são fáceis. Mas elas podem dar início a um ciclo de autoconhecimento que transforma a dor em saudade e crescimento. Como fazer isso? Neste último episódio apresentado pela jornalista Marina Bessa, ela se despede do programa na conversa com a sexóloga Ana Canosa e a editora de UOL Universa, Bárbara dos Anjos. A partir do próximo episódio, Bárbara passa a apresentar o programa.
No primeiro episódio da sétima temporada, a sexóloga Ana Canosa e a editora de UOL Universa, Bárbara dos Anjos Lima, falam sobre amizade colorida: como manter uma amizade e fazer sexo, ao mesmo tempo, sem compromisso? A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre os personagens de nossas vidas amorosas.
No segundo episódio da sétima temporada, a sexóloga Ana Canosa e a editora de UOL Universa, Bárbara dos Anjos Lima, falam sobre o relacionamento com gringo(a)s: como é se apaixonar, transar e até casar com pessoas culturalmente tão diferentes de nós? E como fazer quando a distância fala mais alto que a paixão? Para esta conversa, a dupla entrevistou a jornalista Nina Lemos, que vive em Berlim e se casou com um alemão. A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre os personagens de nossas vidas amorosas.
No terceiro episódio da sétima temporada, a sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa, Bárbara dos Anjos Lima, falam sobre os famigerados – e sempre tão polêmicos – relacionamentos com as sogras: por que essa relação costuma ser tão complexa? Como desconstruir o preconceito que já começa antes mesmo de nos conhecermos? Como se relacionar melhor com a família das nossas parcerias amorosas? E quando você é a sogra: como não fantasiar as futuras parcerias de nossos filhos e filhas? E afinal, quem casa, casa com a família toda? Nesta semana, quem nos ajudou a responder tantas questões foi a influenciadora e escritora Carla Lemos, criadora do blog "Modices". A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre os personagens de nossas vidas amorosas.
Um dos principais fetiches e também tabus do mundo corporativo é a relação sexual no ambiente de trabalho. Se envolver hierarquia, então, a situação complica mais. Mas o estereótipo está aí e não nos deixa mentir: a figura do(a) chefe sexy povoa a mente de muita gente. Mas será que tem mesmo como transar com chefes e conciliar o trabalho com isso? Outra questão importantíssima: apesar do reconhecido tesão pelo poder, há também um risco – grave – de assédio sexual. No quarto episódio da sétima temporada, a sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa, Bárbara dos Anjos Lima, falam sobre os polêmicos e possíveis relacionamentos no ambiente profissional. Elas conversam com a escritora Tatiana Amaral, um dos principais nomes da literatura erótica brasileira, autora da trilogia "Função CEO". A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre os personagens de nossas vidas amorosas.
Às vezes o amor dura, outras vezes ele só deixa dor. A questão é: não importa se você deu ou levou um fora, o fato é que chega um momento da vida em que todo mundo tem pelo menos um(a) ex. E por mais bem resolvida que seja essa história, é impossível negar que a figura do(a) ex, seja, sim, um personagem extremamente marcante da nossa vida amorosa. Até porque, teoricamente, amores vêm e vão, mas ex é pra sempre, né? Para falar sobre todas as nuances por trás dessa figura emblemática, a sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa, Bárbara dos Anjos Lima, conversam com a jornalista e escritora Lia Bock. A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre os personagens de nossas vidas amorosas.
Você sabia que o adultério é o único pecado que aparece duas vezes nos 10 Mandamentos? "Não trairás e não cobiçará a mulher (ou o homem) do próximo". Ou seja, o peso da traição é muito grande em sociedades cristãs como a nossa. Vamos encarar essa polêmica e debater "o lado da traição" a partir do olhar das amantes? O que as amantes atuais têm de semelhanças e diferenças das amantes clássicas dos tempos da monarquia? Em épocas de discussões não-monogâmicas, o peso desse lugar não deveria estar cada vez menor? Para nos ajudar a desvendar toda a complexidade por trás dessa figura tão emblemática – e histórica –, a sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa, Bárbara dos Anjos Lima, conversam com a diretora do Sexlog.com, Mayumi Sato. A sétima temporada de Sexoterapia, publicada sempre às quartas-feiras, às 19h, fala sobre personagens de nossas vidas amorosas.
Os versos do poema "Indivisíveis" do poeta Mário Quintana dizem assim: "O meu primeiro amor e eu sentávamos numa pedra, que havia num terreno baldio entre as nossas casas; falávamos de coisas bobas (...); enquanto a gente grande passava, caçoava, ria-se, não sabia; que eles levariam procurando uma coisa assim por toda a sua vida...". Aqui, no caso, o primeiro será o último: neste último episódio da sétima temporada, vamos falar justamente sobre o polêmico, famigerado, saudoso e muitas vezes romatizado... primeiro amor. Ele marca por ser o começo da nossa vida amorosa, da nossa relação com essa explosão de sentimentos que o amor causa. Ele também tem um ar inocente e costuma ser a síntese do amor romântico, cheio de ideais. Mas a gente cresce, a vida segue e nem sempre esse primeiro amor, por mais arrebatador que seja, dura. E se dura, precisa de adaptações. Mas que ele marca, é inegável. Tem como falar de primeiro amor sem ser romântica?
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a fisioterapeuta pélvica Ana Gehring (criadora do perfil @vaginasemneura) para discutir se tamanho, no sexo, realmente importa.
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem Alene, a Ada do podcast “Chicotadas”, sobre BDSM (bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo). Elas conversam sobre os limites do experimentar pelo outro, o que é timidez, o que é trava e o que é puro preconceito.
A psicóloga e sexóloga Ana Canosa e a jornalista e editora de Universa Bárbara dos Anjos recebem Marcela Ceribelli, apresentadora do podcast "Bom Dia, Obvious". Elas discutem se há um número mágico para a vida sexual de casais. A frequência de sexo ideal depende de cada um. Mas, quando estamos em um relacionamento, é necessário lidar com os desejos de duas pessoas. E quando as vontades não batem, existe alguma maneira de entrar no mesmo ritmo?
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem Laís Conter, criadora da página de cantadas @me_lambelambe e sócia da plataforma de áudios eróticos Tela Preta. Elas conversam sobre orgasmo: sabia que cerca de metade das mulheres têm dificuldade de chegar lá? Em tempos de empoderamento, por que as mulheres ainda têm dificuldade de sentir prazer?
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem Nathalia Ziemkiewicz, jornalista e educadora sexual. Elas conversam sobre sex toys, ou brinquedos sexuais: cada vez mais comuns, menos escondidos nas casas e nas relações, eles viraram grandes aliados na busca pela satisfação sexual. Como fazer para introduzir os brinquedos na relação? Existe alguma contra-indicação? Quais os melhores modelos para quais situações?
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a escritora e podcaster Abhiyana, do Instagram @textosputos. Na conversa, elas falam sobre o ânus como um meio de prazer (para homens e mulheres) e os tabus sobre o tema. Numa época em que termos como pegging e fio terra se tornaram populares, curiosidade e vergonha parecem andar juntas quando se fala de sexo anal.
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a tatuadora Raquel Gauthier, especialista em tatuar cicatrizes para ajudar mulheres a recuperarem sua autoestima. Elas falam sobre mulheres que não conseguem transar. Porque muita gente tem dificuldade de viver essa experiência com plenitude. Seja por vergonha, trauma ou algum problema de saúde.
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a cientista social e consultora em educação e saúde sexual Caroline Amanda, fundadora do Yoni das Pretas, que atua no desenvolvimento de mulheres pretas a partir de cura de traumas causados pelo racismo e machismo. Após o diagnóstico, tratamento e, finalmente, a cura de uma doença, uma pessoa precisa lidar com as consequências --físicas e emocionais-- que a experiência carrega. Muita gente pode ter dificuldade de encontrar o equilíbrio emocional e isso passa, também, pelo campo da sexualidade.
Já em clima de encerramento do ano, Bárbara dos Anjos Lima e Ana Canosa recebem a colunista de Universa Juliana Borges para uma conversa sobre o impacto da pandemia no sexo e nos relacionamentos.
Se Papai Noel pudesse te dar um presente de Natal para melhorar sua vida afetiva, o que você pediria? Bárbara dos Anjos Lima e Ana Canosa recebem a editora-chefe de Universa Débora Miranda para conversar sobre o tema, neste especial de Natal do programa Sexoterapia.
Ana Canosa e Bárbara dos Anjos Lima estreiam a 9a temporada com a cantora e apresentadora Pepita. Ela, que é uma mulher trans, tem mais de 1 milhão de seguidores no seu perfil Instagram onde apresenta o programa “Cartas para Pepita”, com dicas de relacionamento para os seguidores. Neste episódio, Pepita fala sobre sua vida afetiva e da forma positiva como se posiciona, a questão da autoestima, o casamento (união e a festa também), os planos de maternidade. Dicas do episódio: *Documentário “Revelação”, disponível na Netflix *Livro “Saúde LGBTQIA+ práticas de cuidado transdisciplinar”, editora Manole *Peça de teatro “Cartas para Pepita”, que estreia em março, no Rio de Janeiro e em São Paulo
A ex-participante do reality show "Casamento às Cegas" Dayanne Feitoza conversa com a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Bárbara dos Anjos Lima como sua experiência no reality show ajudou a questionar padrões afetivos e de amor romântico. Ela também fala sobre como ter mais segurança e ter a autoestima em dia refletem em uma relação mais saudável consigo mesma e também em relacionamentos mais saudáveis.
A atriz Maitê Proença é a convidada da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Em pauta, os casos da audiência debatem a diferença de maturidade emocional e idade. Em um dos casos, uma mulher com mais de 50 anos se depara pela primeira vez com um relacionamento que a tira do eixo. E outra jovem de 20 se diz pronta para casar, ao contrário do que dizem a sua volta.
A atriz e comediante Dadá Coelho conversa com a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Bárbara dos Anjos Lima no podcast Sexoterapia. Em pauta, os casos da convidada e da audiência falam do “love-bombing”: declarações exageradas e apaixonadas, que podem revelar parceiros manipuladores e até relacionamento abusivo.
A cantora Negra Li é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Em pauta, os casos da convidada e da audiência falam da vida sexual e afetiva após a separação. Negra Li conta que ao fazer 40 anos e terminar um casamento de 14 anos se redescobriu: “Encontrei minha sexualidade, meu prazer”
A atriz Cinnara Leal é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. A convidada fala sobre sexualidade livre –“sinto prazer tanto com homem quanto com mulher”-- e também comenta casos da audiência sobre bissexualidade e prazer.
Nova colunista de Universa, a escritora Natalia Timerman, autora do best seller “Copo Vazio”, é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Natalia comenta casos da audiência sobre "ghosting" (em português, algo como "tornar-se fantasma") e as relações que se encerram sem que haja um término –a pessoa, do nada, some de sua vida.
A atriz Deborah Secco é a última convidada da 9ª temporada do podcast Sexoterapia. A sexóloga e terapeuta de casais Ana Canosa, a jornalista Bárbara dos Anjos Lima e a atriz debatem por que precisamos fazer essa distinção entre sexy e vulgar, o mito da beleza e como usar a sensualidade a seu favor. Nos casos as audiência, mulheres que se perdem dentro do estereótipo de sexy ou pudica.
A influenciadora Krishna Sousa, 26, é a convidada deste programa que fala sobre como está a vida das solteiras –que parece uma maravilha, com tanta liberdade sexual e variedade de crushes nos aplicativos. Tem muito date e sexo casual bom, mas também novos dramas: ghosting, curving, fear of dating again e outros tantos termos em inglês e em português que dispensam tradução e dicionário para a maioria das mulheres atualmente livres, leves e soltas.
Amanda Ramalho, jornalista e apresentadora do podcast "Esquizofrenoias" é a convidada para falar sobre os desafios nos relacionamentos para quem tem transtornos mentais e para quem se relaciona com essas pessoas.
Mariana Kotscho, jornalista, colunista de Universa e idealizadora do site Papo de Mãe, é a convidada para falar sobre ritmo sexual dos casais. Falta de tempo, de energia, de tesão ou todas as opções anteriores e mais algumas... O que tem impedido as pessoas comprometidas de fazer mais sexo? Será que dá para sincronizar o desejo sexual com o do parceiro (ou dos parceiros)? E marcar horário para transar, funciona? É possível manter um relacionamento assexuado? Abrir a relação resolve?
A jornalista e colunista de ViverBem Silvia Ruiz, dona do blog Ageless, é a convidada para falar sobre química sexual. Basta olhar para aquela pessoa (e, às vezes, só pensar nela), que o coração acelera, a pupila dilata, os lábios e as bochechas ficam avermelhados, e sobe aquele fogo que a gente não sabe direito o que é nem como explicar. Mas sabe muito bem que isso tudo fica ainda mais intenso durante o beijo, o toque, o sexo - sem dúvida, os melhores que já tivemos na vida, pelo menos naquele momento.
Chemsex: o nome vem da junção das palavras "sexo" e "química" em inglês (sexo químico, em tradução livre) e se refere ao ato de transar sob a influência de drogas psicoativas com o objetivo de diminuir a inibição e/ou aumentar a performance e a intensidade do prazer. A psiquiatra Maria Carolina Pedalino Pinheiro, especialista em dependência química pela Unifesp, é a convidada para falar sobre o tema, com os potenciais benefícios, malefícios e limites desse ritual do sexo.
Cada vez mais gente anda ignorando a eficácia da camisinha: de 2009 a 2019, o percentual entre pessoas de 13 a 17 anos que usava preservativo caiu de 72% para 59%. Item indispensável para a geração anterior, a camisinha agora virou motivo de DR entre os casais e tem sido apontada como a culpada por muitas brochadas. Verdade ou desculpa? O psiquiatra Jairo Bauer participa desta conversa.
Dora Figueiredo, apresentadora e criadora de conteúdo, vem passando pelo processo de desconstrução de sua sexualidade.Ela fala sobre isso neste episódio do podcast, que trata de fluidez sexual. O assunto ganhou destaque quando a atriz Alanis Guillen, que interpreta a Juma Marruá na novela “Pantanal”, disse que não é hétero, bissexual nem lésbica, mas que tem sexualidade fluida.
No último episódio da 10ª temporada, a psicóloga e sexóloga Adê Monteiro fala sobre os modelos de relacionamento que não pressupõem exclusividade afetiva ou sexual: poliamor, relacionamento aberto, troca de casais... Eles têm sido apontados como soluções para acabar com os problemas da monogamia, cada vez mais colocada em xeque. Mas será que todo mundo consegue lidar com a liberdade do outro, como propõe a não-monogamia?
Filmes, livros, letras de música e nossa imaginação por anos nos ajudaram a construir a ideia de casamento e "felizes para sempre" mas, por outro lado, já sabemos que o tal "amor romântico" é uma construção social que muitas vezes aprisiona e gera frustração. Ok, mas é tão simples assim? No primeiro episódio da 11ª temporada do Sexoterapia, Ana Canosa e Bárbara dos Anjos Lima recebem a jornalista e podcaster Bela Reis e discutem o que fazer com o desejo de ficar junto e construir relações duradouras.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No terceiro episódio da 11a temporada, a dupla convida a escritora Lua Menezes para falar de individualismo e individualidade. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No quarto episódio da 11a temporada, a dupla convida a sexóloga Babi Ribeiro para falar de responsabilidade afetiva. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No quinto episódio da 11a temporada, a dupla convida a atriz e roteirista Nathalia Cruz para falar se é mesmo tristeza ser hétero. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No quinto episódio da 11a temporada, a dupla convida a humorista Jacy Lima para falar sobre relacionamentos tóxicos. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No sétimo episódio da 11a temporada, a dupla convida a atriz e pesquisadora feminista Fernanda Nobre para discutir paixões. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No programa da semana, a dupla convida Bryanna Nasck, youtuber, gamer e empreendedora, que discute, desde 2011, assuntos como gênero, sexualidade e saúde mental de forma simples e bem humorada. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
O Sexoterapia volta para mais uma temporada com discussões sobre sexo e relacionamento. Para debater as questões do tesão e do coração, contamos com Ana Canosa, sexóloga, e Bárbara dos Anjos Lima, jornalista e podcaster. No episódio da semana, a dupla convida Carol Tilkian, dona do projeto e do @ Amores Possíveis. Carol é comunicadora e pesquisadora de relacionamentos, e se define como defensora fervorosa de relações cheias de afeto. O programa Sexoterapia vai ao ar quinta-feira às 20h, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais.
Neste episódio do "Sexoterapia", podcast de Universa, Bárbara dos Anjos e Ana Canosa receberam a ginecologista Barbara Murayama, para conversar sobre dúvidas, questões éticas, morais e diagnósticos ligados ao HPV e a ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) de forma geral.