Central America: In the 1980s, El Salvador and Nicaragua fought vicious civil wars - and spearheading the fight against communism, the US engaged.
En la década de 1980, El Salvador y Nicaragua libraron feroces guerras civiles y, encabezando la lucha contra el comunismo, Estados Unidos participó. ¿Pero cómo lo mantuvo en secreto?
Na década de 80, El Salvador e a Nicarágua enfrentaram duras guerras civis que tiraram a vida a, pelo menos, 100 mil pessoas, elevaram ao desaparecimento de 8.000 e ao deslocamento de centenas de milhares. Os EUA, que continuavam a liderar a luta global contra o Comunismo, envolveram-se. Mas como conseguiu o Exército americano manter em segredo a sua participação nos conflitos? Em março de 1981, os EUA iniciaram uma guerra secreta contra a Nicarágua. Com a ajuda da CIA, foi criado um exército contrarrevolucionário – os Contras – uma missão secretamente autorizada pelo presidente Ronald Reagan. Podemos detetar um envolvimento semelhante ao longo de toda a Guerra Civil de El Salvador. O Exército salvadorenho recebia uma contribuição financeira de entre um e dois milhões de dólares diários… sendo um aliado dos EUA no contexto da Guerra Fria.