On 3 March 1992, Bosnia and Herzegovina gained its independence from Yugoslavia, leading to a complex war fuelled by ethnic tensions fought on many fronts
El 3 de marzo de 1992, Bosnia y Herzegovina obtuvo su independencia de Yugoslavia, lo que dio lugar a una guerra compleja alimentada por tensiones étnicas que se libraron en muchos frentes.
A 3 de março de 1992, a Bósnia e a Herzegovina declararam a independência da Jugoslávia. De imediato, unidades militares de chefia sérvia tomaram vastos territórios e reprimiram os outros grupos étnicos. A Guerra da Bósnia, tal como o colapso da restante Jugoslávia, é um conflito de compreensão extremamente difícil. E, embora tenha sido alimentado por diferenças étnicas e travado em diversas frentes entre 1992 e 1995, a complexidade da violência escondia segredos mais sombrios. O cerco a Sarajevo – o mais longo a uma capital na História da guerra moderna – marcou o início da guerra, que ceifaria 14.000 vidas e se revelaria crucial no papel da ONU no conflito.