Eric encontra o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. O autor de "As Veias Abertas da América Latina" fala sobre a cidade de Montevidéu e comenta a morte de seu cachorro. Recita, ainda, trechos de sua premiada obra.
Eduardo Coutinho é hoje o principal documentarista do país. O diretor define a arte cinematográfica como o combustível para viver, e conversa com Eric Nepomuceno sobre o processo de memória, solidão e morte.
Fora do palco e sem maquiagem, quem é Ney Matogrosso? Eric Nepomuceno entrevista o cantor, conhecido por suas performances e voz marcante. Ney reflete sobre questões do amor, sonhos, vida e morte.
A série Sangue Latino desembarca em Cuba e Eric Nepomuceno entrevista Pedro Juan Gutiérrez. Morador de Havana, o escritor mistura em suas obras doses precisas de realidade e literatura.
Neste episódio, Eric Nepomuceno entrevista o cubano Leonardo Padura. Em uma conversa sobre utopias e pesadelos, o escritor ressalta a importância da liberdade e aponta similaridades entre Cuba e Brasil.
Eric Nepomuceno recebe o jornalista e escritor João Ubaldo Ribeiro. A crença no destino, a existência de Deus e as incertezas da vida e da morte são temas da conversa.
Eric Nepomuceno recebe o violonista vencedor do Prêmio da Música Brasileira de melhor solista em 2010, Yamandu Costa. Na entrevista, o instrumentista fala sobre a utopia, o amor, a solidão e suas influências.
Eric Nepomuceno conversa com Hugo Carvana. O ator revela ter medo da morte e conta que, ao ficar muito doente, tinha como preocupações a possibilidade de nunca mais ver o mar e ouvir Paulinho da Viola.
Conhecido em todo o mundo por suas inconfundíveis imagens em preto e branco, Sebastião Salgado revela o amor por aquilo que considera uma linguagem universal, uma espécie de escrita com a luz: a fotografia.
Documentarista e cineasta, Vladimir Carvalho começou a carreira escrevendo críticas para jornais. Nesta entrevista, ele comenta o legado deixado por sua geração, a importância da América Latina e revela seus medos.
Eric Nepomuceno encontra com Sérgio Sant'Anna. O escritor revela qual é a matéria-prima da arte e o sentido da vida, além de falar de suas inspirações - dentre elas David Foster Wallace e Simone de Beauvoir.
Eric Nepomuceno conversa com o escritor argentino Alan Pauls, vencedor do Prêmio Herralde em 2003. A entrevista percorre assuntos que envolvem amor, paixão, a vida de um autor e o que é ser revolucionário.
Eric Nepomuceno recebe Cecilia Roth, argentina vencedora de dois prêmios Goya de melhor atriz. Na entrevista, ela fala sobre sua vida e de temas como a amizade, o amor e o destino.
O empresário e colecionador argentino Eduardo Constantini revela a Eric Nepomuceno suas impressões sobre memória, as maiores perdas e o espaço das utopias na sociedade latino-americana.
Eric Nepomuceno recebe o artista plástico argentino Guillermo Kuitca. Na entrevista, o pintor fala sobre inspiração, intuição e de temas como a infância, o destino, o acaso e a amizade.
Eric Nepomuceno conversa com o músico argentino Gustavo Santaolalla, vencedor de dois prêmios Oscar. A entrevista percorre assuntos que envolvem amor, solidão e o legado de sua geração para o mundo.
O jornalista investigativo argentino Horacio Verbitsky comenta as consequências da sangrenta ditadura vivida por seu país e a influência da Igreja Católica na afirmação do regime de exceção.
Eric conversa com o compositor argentino Juan Falú. Referência na música de seu país, o convidado dirige o festival Guitarras do Mundo, considerado o maior encontro internacional dedicado ao instrumento.
Eric Nepomuceno recebe Julio Bressane, cineasta brasileiro vencedor de diversos prêmios. Na entrevista, o diretor fala, em tom poético, sobre sua vida e de temas como a amizade e como lidar com o erro.
Eric Nepomuceno recebe o quadrinista Liniers. Na entrevista, o argentino, autor do livro “Macanudismo”, fala sobre assuntos que envolvem destino, religiosidade, a perda do tempo, a amizade e o amor.
Eric Nepomuceno recebe a argentina Lola Arias, escritora, diretora de teatro, atriz e compositora. A convidada comenta questões pessoais e referentes à América Latina.
A cantora argentina Adriana Varela revela que a música é uma das poucas coisas capazes de fazer ela se emocionar. Ainda na entrevista, a intérprete fala sobre os medos que a afligem e a crença na escolha do destino.
O escritor argentino Martín Kohan revela a Eric Nepomuceno que mantém uma relação constante e permanente com o passado e que acredita que cada amor é único, absoluto e nunca termina.
Eric Nepomuceno conversa com um dos grandes dramaturgos e diretores de teatro argentinos: Mauricio Kartun. Reverenciado por diferentes gerações, o convidado já recebeu incontáveis prêmios.
Eric Nepomuceno conversa com o cartunista argentino Miguel Rep, autor de mais de 30 livros. Para o convidado, o desenho é comandado pela mente e passa por um longo caminho, começa com um conceito e termina em linhas.
Eric Nepomuceno entrevista Mônica Salmaso, vencedora do Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora de MPB em 2012. A entrevista percorre assuntos que envolvem amor, destino, arte e o tempo.97
Eric Nepomuceno recebe o escritor angolano Ondjaki, vencedor de diversos prêmios, dentre eles o prêmio Jabuti em 2010. Na conversa, diferentes temas como o tempo e o destino aos olhos do poeta africano são abordados.
Eric Nepomuceno conversa com o diretor, produtor e roteirista argentino Pablo Giorgelli, cineasta responsável pelo premiado “Las Acacias”, laureado em festivais como Cannes, Biarritz e Cartagena, dentre outros.
Eric Nepomuceno entrevista o argentino Pablo Trapero. O produtor fala sobre assuntos que envolvem destino, religiosidade, a perda do tempo, o espaço da utopia no mundo atual e o legado de sua geração.
Eric Nepomuceno recebe Pérez Esquivel, ativista vencedor do Nobel da Paz em 1980. O argentino fala da perda de seus companheiros, a maioria durante a ditadura no país, da importância da memória e das lições de sua avó.
Eric Nepomuceno entrevista o escritor Ricardo Piglia. O argentino conta como lida com o erro; do que viveu com relação à paixão; da diferença entre a imaginação e a fantasia e de perdas, dentre elas, de seus amigos.
Eric Nepomuceno recebe o estilista Ronaldo Fraga. Na entrevista, Fraga fala sobre o medo de perder a memória, o que é ser revolucionário no século 21 e do mundo da moda.
O pensamento contemporâneo da América Latina permanece em evidência no quinto ano da atração. Na estreia da nova temporada, Eric Nepomuceno conversa com o ator e diretor argentino Ricardo Darín.
Wagner Moura diz o que pensa da memória, sobretudo no aspecto histórico e individual. O ator fala qual a função da arte, a importância da solidão e relembra como enfrentou a perda do pai há poucos anos.
"O silêncio se canta". É com essa frase que Fito Páez começa a explicar sua relação com a música. Na conversa com Eric Nepomuceno, o músico argentino recorda histórias e experiências pessoais.
Ariano Suassuna revela a Eric Nepomuceno que nunca pensou em fazer outra coisa da vida a não ser escrever. Na conversa, ele fala ainda sobre a crença no destino e em Deus e a importância de rir de si mesmo.
Eric Nepomuceno recebe a mexicana Julieta Venegas. A cantora e compositora fala de temas como solidão, amizade, música e diz o que levaria, caso pudesse, quando chegasse a hora de sua "viagem sem volta".
Eric Nepomuceno recebe a atriz Dira Paes. Em uma entrevista reflexiva e intimista, a convidada fala "das mudanças de corpo e alma" ocasionadas pela maternidade, da solidão e da sua percepção do silêncio.
Ativista e presidente da organização “Avós da Praça de Maio”, Estela de Carlotto é entrevistada por Nepomuceno. Além de falar dos desaparecidos da ditadura militar, ela reflete sobre temas como memória, perdão e medo.
Sob um olhar revelador e intimista, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista o escultor e artista plástico Francisco Brennand. Temas como solidão, morte e silêncio são explorados pelo convidado.
Eric Nepomuceno encontra com o premiado cineasta chileno Pablo Larraín. Em mais uma entrevista intimista, o anfitrião instiga o convidado a refletir sobre temas da vida como solidão, silêncio e utopia.
Na entrevista com Eric Nepomuceno, o músico brasileiro Antonio Nóbrega reflete sobre temas como utopias, fala do amor sereno e da relação entre o desenvolvimento humano e o tecnológico.
"Sem utopia, não nos movemos",diz Paulina García. A atriz chilena fala não só da importância do ideal, mas explica seu gosto pelo ensaio teatral, coloca o erro como fundamental na vida e expõe o que pensa do amor.
Instrumentista e compositor brasileiro, Egberto Gismonti é reconhecido pela experimentação em sua música. Eric Nepomuceno recebe o convidado para refletir sobre questionamentos da vida.
"Se eu pudesse dedicaria meus livros aos meus amores", diz Flávio Tavares ao falar sobre o amor. Instigado por Eric Nepomuceno, o convidado reflete ainda sobre temas como escuridão, memória e solidão.
Importante nome desta geração de cineastas argentinos, Daniel Burman fala de temas subjetivos como memórias, destino e morte. A respeito de sua relação com silêncio, ele declara que "é um alívio e equilíbrio".
"O atemporal e a emoção": é isso que Hamilton de Holanda busca em sua música. O bandolinista explica a memória e a semântica da composição. Ao mesmo tempo, Hamilton faz uma bela apresentação com seu instrumento.
Diretora do Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, Marcia Scantlebury foi uma das vítimas da ditadura do país. Além de refletir sobre temas como perdas e utopias, ela conta um pouco desse momento obscuro.
"Uma página em branco não me assusta, pois nunca me obriguei a escrever", afirma o argentino Tito Cossa. No encontro com Nepomuceno, o convidado reflete sobre a vida, o teatro e a memória.
William Ospina é um notável poeta e ensaísta colombiano. Em conversa intimista com Eric Nepomuceno, o convidado reflete sobre a América Latina, conta de suas perdas e diz o que é ser escritor para ele.
Escritor, Paulo Lins publicou o sucesso literário "Cidade de Deus” em 1997. Em conversa com Nepomuceno, ele reflete sobre a solidão, o amor incondicional e a amizade.
Referência no futebol chileno, Carlos Caszely se tornou ídolo não só dentro dos campos, mas fora deles por sua atuação social. Conhecido por não dar a mão para Pinochet, o jogador reflete sobre a ditadura em seu país.
"É ter o ouvido e o olhar atentos", diz Alejandra Costamagna sobre o que, para ela, é ser escritora. No encontro com Eric Nepomuceno, além de falar sobre sua profissão, a chilena reflete sobre utopia, silêncio e perdas.
"Uma forma de poder fluir", é o significado da amizade para Fabian Marcaccio. O artista plástico argentino conversa com Nepomuceno sobre diversos temas, dentre eles, sua arte e processo criativo.
Jornalista, escritor e integrante da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres tem diversos prêmios em seu currículo. Autor de obras como "O Cachorro e o Lobo" e "Essa Terra", ele é o convidado de Nepomuceno.
Em um clima intimista, a chilena Soledad Lagos fala o que pensa das utopias, o silêncio e da morte. Para definir o seu trabalho, a convidada reflete: "escrever é não falar, é se calar".
"Sempre estive na companhia dos livros, a solidão pode sempre ser preenchida", diz o escritor e dramaturgo brasileiro Ronaldo Correia de Brito. No encontro com Nepomuceno, ele reflete sobre esse e outros temas.
Eric Nepomuceno encontra com o chileno Alejandro Zambra. Considerado um dos mais importantes escritores latino-americanos dessa geração, Alejandro reflete sobre seu processo criativo e a fragilidade da vida.
O jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens da cultura lusófona. Na abertura da temporada, o biólogo e escritor moçambicano Mia Couto revela que vê o erro como motor da evolução.
Caetano Veloso acredita que a arte é uma inutilidade essencial para o homem. Na entrevista com Eric Nepomuceno, o cantor revela suas inquietações e pontos de vista sobre a morte e a importância de sua geração.
Eric Nepomuceno conversa com Maria do Carmo, mais conhecida como Carminho, cantora e compositora de fado apontada como um dos maiores nomes do gênero atualmente.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. Em Braga, o apresentador recebe o músico Marcelo Camelo.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. No episódio, o ele recebe o renomado ator Tony Ramos.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações. No episódio, o apresentador conversa com a consagrada fadista Mariza.
Sob um olhar intimista, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e revelações da cultura brasileira e portuguesa. O convidado de hoje é o também apresentador do Canal Brasil e músico Paulinho Moska.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno conversa com grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. O apresentador entrevista o escritor lusitano Gonçalo Tavares.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. No episódio, ele recebe o ator Matheus Nachtergaele.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. O convidado de hoje é o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. O convidado de hoje é o fadista português Camané.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. O escultor, desenhista e cenógrafo Waltercio Caldas é o convidado.
Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno entrevista grandes pensadores e jovens revelações da cultura brasileira e portuguesa. A poetisa Matilde Campilho é a convidada de hoje.
No primeiro episódio da temporada, Fernanda Montenegro abre as portas de sua casa e fala sobre os mistérios e angústias do ofício de atriz. A convidada revela quais são seus maiores medos.
Selton Mello faz uma reflexão sobre as relações humanas na era digital. O ator fala sobre sonhos, desejos e destino.
Gregorio Duvivier fala sobre a importância do erro e das perdas ao longo da vida. O ator dá sua definição sobre a profissão e defende a arte como uma arma em tempos de crise.
Andrea Echeverri fala sobre a diversidade cultural da Colômbia, sua terra natal. A musicista defende a arte e suas expressões como uma necessidade inevitável.
Luis Ospina fala sobre as diferentes faces da guerra e os reflexos do narcotráfico na Colômbia. O documentarista reitera a importância da memória no seu trabalho.
Carmen Molina afirma viver desconectada e não acreditar em relações virtuais. A artista plástica colombiana fala sobre sua relação com a morte.
Patricia Ariza relembra perdas marcantes e fala da importância da memória em sua vida e trabalho. A dramaturga colombiana discorre sobre o legado de sua geração no mundo.
ERIC NEPOMUCENO realiza encontros por diversos países de SANGUE LATINO.
Em um bate-papo sincero, Armando Freitas Filho fala sobre os acasos e destinos da vida. O poeta relembra sua relação de amizade e parceria com a também escritora Ana Cristina Cesar.
César López fala sobre a importância da memória e das emoções em seu trabalho como artista. O músico colombiano afirma acreditar na força do acaso na construção do seu destino.
No episódio, Eric Nepomuceno recebe o cineasta colombiano Sergio Cabrera para um bate-papo.
Juan Gabriel Vásquez fala sobre os diferentes papéis desempenhados pela literatura. O escritor colombiano defende a existência de uma identidade cultural unificada na América Latina.
Luiz Carlos Barreto relembra histórias marcantes de sua vida e os relacionamentos construídos. O convidado defende a importância do cinema brasileiro e afirma que vivemos em um monopólio da informação
o primeiro episódio da temporada, o cantor e poeta Arnaldo Antunes destaca sua ligação com o ímpeto revolucionário da geração anterior a sua e divaga sobre temas como a morte e a realidade.
“A educação que tira a criança do erro nos castra”. Chico César defende um ensino que promova a livre criação e advoga pela conversão da raiva em ação social para os oprimidos.
“A arte faz com que artistas não fiquem loucos”. A atriz Mercedes Morán afirma o alívio de poder se expressar e manifesta a obsessão por derrubar preconceitos e limites a partir de seu trabalho.
“A utopia serve para caminhar”. O ator argentino Eduardo Blanco disserta sobre a necessidade de viver com esperança e reflete a respeito do medo fantasioso em torno do desconhecido.
A escritora Lya Luft disserta sobre a importância da arte para a saúde mental, comenta a mistura entre ficção e realidade em suas obras e revela os ganhos que a maturidade trouxe em sua vida.
A escritora Mariana Enriquez enaltece o processo argentino de lembrar os horrores da ditadura implementada no país em 1976 e buscar, ainda hoje, os responsáveis pelos crimes do período.
“Quem não se ama, não tem condição de amar ninguém”. Hermeto Pascoal divaga sobre a capacidade do ser humano em encarar os seus dons com devoção e acreditar em suas intuições.
“Você só pode ser contemporâneo se for arcaico”. A escritora Nélida Piñon salienta o valor da memória e expõe sua decepção com o papel antipatriótico das elites brasileiras.
O ator Daniel Veronese salienta o poder de transformação pessoal despertado pela arte e observa um mundo cada vez mais individualista, em que unir para prejudicar é mais comum do que para ajudar.
“Produzir ficção é uma forma de questionar o real”. O dramaturgo Rafael Spregelburd descreve a busca artística para modificar dogmas e destaca a arte como uma fábrica de esperança.
O músico Litto Nebbia descreve a responsabilidade por ter feito o primeiro rock argentino, repassa os mais de 50 anos de carreira e salienta a originalidade como a essência de suas composições.