Na história da ginástica em Portugal, que se inicia a partir de meados do século XIX, encontramos práticas diferentes: Primeiro a ginástica acrobática, depois a ginástica sueca e, nos anos 30 do século XX, a ginástica respiratória ou portuguesa. Daí para a frente a evolução tem sido enorme, em grande parte graças ao trabalho dos clubes. Cerca de 250 clubes, alguns centenários, filiados na Federação de Ginástica de Portugal, 21 mil praticantes de diversas disciplinas, revelam a evolução da ginástica entre nós. A presença da ginástica portuguesa nos Jogos Olímpicos tem sido constante ao longo dos últimos 70 anos e os nossos atletas têm tido diversos pódios em grandes provas internacionais. A vontade e a determinação dos atletas e a persistência do coletivo dos clubes, explicam este sucesso.
A história deste clube começa em 1918, quando um grupo de moradores da zona dos Anjos se juntou para a sua criação. O Lisboa Ginásio Clube apresentava-se como "um clube de todos para todos". Nos seus estatutos fundadores evidencia-se a promoção da educação física e artística dos associados e das suas famílias. Ao longo do tempo, o clube tem-se dedicado a muitas modalidades, mas a ginástica sempre foi a sua grande força. Daí o seu lema: "Lisboa Ginásio... um clube de campeões".
O Clube Atlético de Alvalade apresentou-se, desde sempre, como um clube familiar e de bairro. Foi fundado em 1949, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos seus utentes, através da atividade física. A ginástica sempre foi a sua principal prática. Assume-se como mais virado para a formação e menos para a competição. Além da ginástica formativa, tem vindo a apostar muito na acrobática, o que exige força, agilidade, equilíbrio... e coragem. Coragem e persistência que o clube mantém pois que se encontra numa inacreditável situação de precariedade relativamente às suas instalações, com risco de um eventual despejo, apesar do seu estatuto de utilidade pública.
O Sport Algés e Dafundo, fundado em 1915, ganhou o estatuto de utilidade pública em 1931. Apresenta-se como um clube desportivo amador, de perfil eclético e vocação competitiva e Olímpica. É um clube de bairro, com forte ligação à comunidade local. A ginástica rítmica é hoje uma das suas grandes apostas. O clube quer continuar a crescer... mas precisa de um novo espaço para que o seu lema perdure: "Sport Algés e Dafundo, a formar campeões no desporto e na vida".
O Ginásio Clube Português é o mais antigo clube de ginástica do país. Nasceu sob o lema "mente sã em corpo são". Em 1901 introduziu em Portugal a ginástica sueca. O clube tem marcado presença nos Jogos Olímpicos em várias modalidades. Em 1952, pela primeira vez, três das suas atletas participaram em Helsínquia na modalidade de ginástica artística. A sua presença foi um enorme desafio, numa época em que a moral e os bons costumes ditavam que o lugar da mulher fosse em casa. Em 2016 inaugurou o seu laboratório, para estudar e potenciar a ligação entre o exercício físico e a saúde, reafirmando o seu vanguardismo.
A Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras foi fundada em 1925, num edifício cedido pela Câmara Municipal, que pretendia que fosse ministrada ginástica aos alunos das escolas municipais bem como aos sócios interessados. Em 1954 foi criada a primeira classe de senhoras. A Física de Torres Vedras tem no seu palmarés mais de cem campeões nacionais individuais e por equipas e cerca de quarenta títulos nacionais nas várias modalidades gímnicas, o que faz desta instituição uma das mais relevantes no panorama da ginástica nacional.
O Sport Club do Porto, fundado em 1904, nasceu no coração da cidade, na Rua de Santa Catarina. É a coletividade mais antiga onde se pratica ginástica no norte do país. Em 1920 foi criada a secção de ginástica. O clube com cerca de dez mil sócios, funciona atualmente nas instalações da Faculdade de Desporto. Inicialmente um clube de elite, passou a ser de todos. É um clube amador, eclético, prosseguindo o ideal olímpico. Organiza um prestigiado torneio internacional de ginástica artística: o Gymsport. Por aqui passou o cineasta Manoel de Oliveira. Quando lhe perguntavam qual o segredo da sua longevidade respondia: "Ter feito ginástica no Sport Club do Porto.".