À aldeia de Castelo Novo, chega um novo padre: o Padre Tiago. Vem substituir o Padre Alberto, recentemente falecido. Enquanto isso, Moisés, o sacristão, vasculha a casa da paróquia à procura do dinheiro de Padre Alberto, que chantageava os paroquianos com os segredos da confissão. A receção ao Padre Tiago é fria e tudo se complica quando o cadáver de Padre Alberto desaparece.
Moisés não desiste de procurar o tesouro de Padre Alberto. Isabel, a mãe de Tiago, desloca-se a Castelo Novo para convencê-lo a abandonar o sacerdócio. A comissão fabriqueira incumbe Tiago de uma missão impossível: Decidem usá-lo para tentar fechar a "Casa das Pintas", o bar de alterne da aldeia. Mas os homens da aldeia não estão de acordo e Celeste, a dona da "Casa das Pintas", tem um argumento de peso que apresenta a Tiago.
O Vigário e o Bispo estão reunidos a fazer o inventário da diocese quando o Vigário sugere trazerem de volta o quadro "Cristo Na Cruz Quebrada" que está em Castelo Novo. O Bispo avisa que isso vai enfurecer a população, mas o Vigário responde que Tiago é capaz de lidar com a situação. Moisés conta a Tiago a história da estátua da padroeira Senhora do Ó, desaparecida em circunstâncias misteriosas. Tiago acredita que se trouxer a senhora de volta, a população o vai aceitar e decide pedir ajuda a Odete. No largo da aldeia, Zé Lampreia, o presidente da junta, está a terminar de descarregar uma nova estátua e convida Tiago para a inauguração.
Na igreja, os habitantes da aldeia prestam a última homenagem a Lurdes, uma habitante da aldeia que faleceu. Convencido por Carlos, o cangalheiro, o viúvo decide entrerrar a falecida com o valioso anel que lhe tinha oferecido. Tiago discorda, diz que podiam dar o dinheiro aos pobres e desconfia da insistência de Carlos. À aldeia chega Patrícia, antiga namorada de Tiago, que, tal como a sua mãe, quer convencê-lo a abandonar o sacerdócio. E vem disposta a tudo. Moisés recebe uma carta anónima e convence-se que vai finalmente receber o tesouro de Padre Alberto.
O dia nasce em Castelo Novo, mas o silêncio é interrompido pelo som de uma guitarra elétrica. Tiago toca junto do altar e conta à população que se entusiasmou a ensaiar para a quermesse. Adelina diz que todo o dinheiro que ganharem em rifas vai servir para encomendarem uma nova estátua da Senhora do Ó. Enviado pelo vigário, chega à aldeia o Padre Arménio, que vem para fiscalizar a quermesse. Começa a riscar ofertas por acreditar que são pouco éticas e que não cumprem as normas europeias. Tiago fica perplexo com a missão de sabotagem de Arménio e acabam por ficar sem prémios para dar nas rifas. O descontentamento da população vira-se contra Tiago, que precisa rapidamente de fazer algo que o ponha nas boas graças da poulação. E consegue!
Tiago convocou uma reunião com a comissão fabriqueira para falarem sobre a catequese na aldeia. Tiago quer evangelizar as quinze crianças que estão registadas na escola, mas Adelina estranha e diz-lhe que não existem assim tantas crianças na aldeia. Tiago decide deslocar-se à escola para esclarecer este mistério. Ameaçado de despejo pelo vigário, Moisés confessa-lhe que Padre Alberto guardava uma pasta com os segredos da população. O vigário vê aí uma oportunidade para se livrar de Tiago.
As Festas da aldeia aproximam-se e Zé Lampreia, em busca de protagonismo, decide inventar uma tradição, o banho das cabras. Mas decide realizar o banho no largo da aldeia, onde não há acesso para mangueiras de água. Um grupo de hippies chega a Castelo Novo e pergunta a Tiago onde podem comprar as chouriças de Adelina. Tiago encaminha-os, mas acha estranho eles dizerem que são vegan, mas no entanto comerem chouriça. Fred, um produtor musical, vem à aldeia para acompanhar uma banda que vai atuar nas Festas. A presença do produtor desperta a criatividade de vários habitantes da aldeia com pretensões ao estrelato, mas há um que se destaca com autoridade: o Guarda Jaime, nome artístico MC Sarronca.
As Festas da aldeia aproximam-se e Zé Lampreia, em busca de protagonismo, decide inventar uma tradição, o banho das cabras. Mas decide realizar o banho no largo da aldeia, onde não há acesso para mangueiras de água. Um grupo de hippies chega a Castelo Novo e pergunta a Tiago onde podem comprar as chouriças de Adelina. Tiago encaminha-os, mas acha estranho eles dizerem que são vegan, mas no entanto comerem chouriça. Fred, um produtor musical, vem à aldeia para acompanhar uma banda que vai atuar nas Festas. A presença do produtor desperta a criatividade de vários habitantes da aldeia com pretensões ao estrelato, mas há um que se destaca com autoridade: o Guarda Jaime, nome artístico MC Sarronca.
Tiago fala com Odete sobre a Volta a Portugal e ela diz-lhe que é a única adepta de ciclismo na aldeia. Zé Lampreia está descontente com a qualidade das estradas que servem Castelo Novo e decide construir uma autoestrada mas sem apoio das verbas da junta. Odete é contra e diz a Tiago que devia antes celebrar uma missa para que a Volta a Portugal continue a passar pela aldeia e que organize uma vigília em homenagem ao marido, uma das maiores figuras de sempre da Volta. Maria diz ao pai que não sabe se tem assim tanto jeito para o futebol, mas Carlos vai deixá-la ao treino numa aldeia vizinha.
Celeste e as "Pintas" caminham para o largo. Adelina, Odete e os populares olham-nas com desdém e comentam que não há forma de o Padre acabar com a pouca vergonha. As "Pintas" entram na igreja e vão-se confessar. Celeste mostra-se pouco arrependida e diz que tem um negócio para gerir. Eva fala sobre os clientes e Clarinda mostra-se apaixonada por Domingos. Domingos conta a Livramento que está apaixonado por Clarinda, da "Casa das Pintas" e Livramento fica em choque ao perceber que se beijaram.
Sónia e Odete acordam com um barulho vindo da rua. Sónia vai à janela e algo lhe prende a atenção. Carlos e Domingos também vão ao encontro do barulho. No largo, deparam-se com um mineral azulado de cheiro estranho caído no passeio. Imediatamente acham que vale uma fortuna e tentam arrastá-lo mas quando lhe tocam, constatam que está gelado. Tentam mover o calhau de qualquer maneira, quando aparece Tiago que se oferece para o guardar na igreja. Tiago diz que é melhor falarem com alguém da área de astronomia para confirmarem se se trata mesmo de um meteorito, mas todos discordam porque só querem fazer dinheiro.
O Vigário mente a Isabel, dizendo que Tiago está de partida para uma missão evangelizadora em África. Mas se Isabel lhe perdoar a dívida, ele pode impedir que Tiago parta. A falsa notícia espalha-se rapidamente pela aldeia e brinda-se à partida do Padre.Tiago fica pasmado por lhe estarem a dar a oportunidade de concretizar um sonho, mas fica confrontado com o dilema de ter de partir.
Tiago é recebido pelo Bispo e lembra-lhe a promessa que ele lhe fizera, que se sobrevivesse um mês na paróquia, ficava com o lugar em definitivo. O Bispo duvida da eficácia de Tiago, mas ele pede-lhe que visite a aldeia e verifique com os próprios olhos. De regresso a Castelo Novo, Tiago pede ajuda a Odete, Isaura e Adelina pois vão ter um dia especial para organizar, o Bispo vem assistir à próxima missa. Diz-lhes que acha que vai ficar colocado em definitivo em Castelo Novo, se tudo correr bem. Odete é sonsa e responde que o vai ajudar a preparar uma missa inesquecível.