Jair Messias Bolsonaro nasceu em Glicério (SP), mas passou seus anos de formação em Eldorado, na região do Vale do Ribeira, sul do estado, cidade cercada por quilombos e plantações de bananas. Até que a rotina da pacata cidade é interrompida por uma operação do Exército que caçava na região o guerrilheiro Carlos Lamarca.
Quando o Exército passou por Eldorado em busca do ex-capitão Carlos Lamarca, guerrilheiro que se tornou o inimigo número 1 da ditadura, um soldado entregou a Bolsonaro um panfleto de alistamento militar. Mas no Exército, ele mesmo se tornaria um insubordinado.
Bolsonaro foi eleito vereador em 1988 e deputado federal apenas dois anos depois. Nesse tempo, ele passou por sete partidos, deu visibilidade às causas militares, aprovou pouquíssimos projetos e fez muito barulho.
Já em 2014, reeleito deputado pela sétima vez, Bolsonaro decide se preparar para voos mais altos. Usando as redes sociais começa a se engajar com eleitores jovens, que passam a recebê-lo em aeroportos sob os gritos de "mito". Enquanto isso, seu filho do meio, Eduardo, se aproxima de Olavo de Carvalho, guru da nova direita radical.
Jair Bolsonaro fez uma campanha atípica - sem tempo de TV, sem partidos aliados à sua coligação e com pouco dinheiro. Ainda que ele se destacasse nas pesquisas, poucos apostavam que aquilo iria além de mais uma campanha barulhenta e derrotada. Mas muitos acontecimentos naqueles meses de 2018 surpreenderam, entre eles um atentado contra Bolsonaro.
Bolsonaro toma posse acuado pelas denúncias contra o filho Flávio Bolsonaro. Já Carlos, o filho preferido, compra briga com alguns dos ministros mais importantes do governo. Eduardo, o mais novo dos três, ganha protagonismo no Congresso até passar a ser cotado para embaixador em Washington. Bolsonaro, afinal, dará prioridade a seu governo ou a seus filhos?
Neste episódio bônus de Retrato Narrado, a jornalista Letícia Duarte traz detalhes --e novos áudios-- das entrevistas que fez com o escritor Olavo de Carvalho, que exerce forte influência no governo de Jair Bolsonaro. As gravações são reveladoras de como opera aquele que é considerado o guru da extrema direita brasileira. Duarte realizou as entrevistas para um projeto da ONG The Ground Truth, em parceria com a revista The Atlantic, que tratou de líderes autoritários pelo mundo. A série "Democracia Desfeita" foi publicada originalmente em inglês, e a jornalista adaptou o capítulo da série sobre o Brasil para esse episódio extra de Retrato Narrado.