A Maçonaria é o tema do primeiro episódio desta série, na qual abordaremos - de forma pedagógica - organizações de índole espiritual, a sua génese e implantação no nosso país, com a evocação de momentos marcantes, através de pequenas recriações. Este projeto constitui uma viagem de caracter inédito na nossa televisão, conduzida pelo historiador João Rodil e pela jornalista Rita Saldanha. Hiram Abiff, arquiteto do Templo de Salomão em Jerusalém, dividiu os seus obreiros em três categorias: aprendizes, companheiros e mestres. Conforme adquiriam técnica e conhecimento, iam subindo de grau. Para isso, entregava-lhes uma palavra-passe, através de um ritual. Dois companheiros, ambicionando passar ao grau de mestre rapidamente, mataram Hiram Abiff para lhe roubarem o delta de ouro que trazia ao pescoço onde estava escrita a dita palavra-passe. Este é o princípio da história da criação da maçonaria operativa. No início do séc. XVIII, constitui-se a chamada maçonaria especulativa que se instala em Portugal no ano de 1717. A reconstrução da Baixa de Lisboa pós-terramoto, a Cervejaria Trindade e os magníficos painéis onde o tema é explícito, a Quinta da Regaleira, em Sintra, plena de simbologia e onde é possível efetuar um percurso iniciático, serão alguns dos lugares a que também daremos atenção. Participam neste episódio os Professores José Manuel Anes e António Ventura.
As Ordens Templárias, a sua génese e implantação no nosso país. Oito cavaleiros e um mestre (Hugo de Payens) fundaram, em 1119, nas ruínas do Templo de Salomão em Jerusalém, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, vulgarmente conhecida como Ordem dos Templários. A ligação e a importância da Ordem dos Templários na fundação de Portugal é imensa, sobretudo na conquista e defesa da linha do Tejo. Este episódio retrata os Cavaleiros Templários, evoca os peregrinos e cenas da época, bem como lugares emblemáticos como o Castelo de Almourol e o Convento de Tomar. A Ordem dos Templários foi também de extrema importância para a História de Portugal, nomeadamente na grande gesta dos Descobrimentos. Por isso, Fernando Pessoa apelida D. Dinis de "o plantador das naus a haver". E hoje? Terá Portugal preservado os valores espirituais dos Templários?
O Druidismo é uma das mais antigas tradições espirituais da Europa e, particularmente, do território nacional. Desde os povos míticos pré-diluvianos até aos celtas e celtiberos, vivemos durante milénios sob o manto espiritual dos druidas, no seu culto à Natureza-Mãe, a Magna Mater. Ou seja, passámos de um matriarcado religioso a um patriarcado. Daremos particular ênfase à criação da Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas em Portugal, às suas ligações mundiais; visitaremos o templo da Ordem na Casa do Fauno, em Sintra, e o seu Bosque Sagrado; os rituais da natureza e a importância da Ordem na tradição espiritual do Ocidente, bem como a festa pagã do Halloween que assume particular importância para esta Ordem. Participam nesta emissão o Dr. Alexandre Gabriel, a Drª Cecília Garcia e o Grupo Musical português Strella do Dia, divulgador da música Celta.
Durante muitos anos, as mulheres estiveram arredadas da maçonaria já que os rituais não permitiam a sua presença durante as sessões de Loja, lugar reservado apenas aos homens. Contudo, na sociedade atual, onde a mulher emparceira com o homem em todos os atos da vida, surgiram com naturalidade várias Lojas femininas e até algumas Lojas mistas. Neste episódio trataremos do nascimento (há 20 anos), implementação e desenvolvimento da maçonaria feminina em Portugal, e da conquista do lugar da mulher na sociedade, com depoimentos eloquentes de figuras de proa desse movimento como a Grã Mestre atual, Dra. Isabel Corker, as ex-Grã Mestres Dra. Maria Belo e Dra. Feliciana Ferreira, a Dra. Helena Correia e Miguel Real, renomado Professor de Filosofia e Escritor.
A Alquimia é o tema deste episódio. Verdadeira mãe da Química e da Física modernas, a sua prática teve um enorme recrudescimento no nosso território com a ocupação árabe, grandes entusiastas da Alquimia, e que perdurou entre nós até, pelo menos, ao séc. XVI. Misturando ciências exatas, como a Matemática, a Geometria ou a Física, com a Filosofia e até a Magia, os alquimistas buscavam sobretudo aplicar uma máxima em todas as suas obras: "materializar o espírito e espiritualizar a matéria". Muitos vezes se pensa, de uma forma mais ou menos prosaica, que apenas buscavam a Pedra Filosofal - espécie de demanda do Graal que lhes possibilitaria transformar materiais em ouro. Mas a Alquimia vai muito mais além, tanto no campo da ciência como no campo espiritual. Neste programa contamos com o eloquente e empolgante depoimento do Professor José Medeiros, sábio estudioso destas matérias, que nos leva a uma fantástica visita à sumptuosa Biblioteca do Convento de Mafra - uma das mais importantes no que respeita ao espólio sobre este tema - e nos apresenta algumas experiências alquímicas. Contamos ainda com o valioso contributo de Gilberto Lascariz, escritor e investigador.
Rosa-Cruz é uma confraria de iluminados surgida na Alemanha a partir do século XVI e difundida pelos países vizinhos no século XVII, quando ficou publicamente conhecida através de três manifestos. Insere-se na tradição esotérica ocidental. É um Ordem que se dedica ao estudo e à investigação de matérias sociais de grande relevância, como é o caso da Saúde, que incentivou, ao longo dos tempos, a prática do exercício da medicina. Em Portugal, a Ordem mantém esse espírito, como comprovam os testemunhos de membros que se dedicam ao Voluntariado na Área da Educação e da Saúde. Participa também na emissão o Dr. Luís Natal Marques, o Grande Conselheiro para o nosso país e Moçambique e ainda o investigador Prof. Dr. Vitor Manuel Adrião.
A Ordem dos Franciscanos é o tema deste episódio. Fundada em 1209 por essa figura notável, que foi São Francisco de Assis, chega a Portugal passado pouco tempo - há exatamente oito séculos - e tem tido um trabalho notável a nível social. Também conhecida pela Ordem dos Frades Menores, com uma filosofia que pretende aplicar a prática católica pregada por Jesus, no auxílio aos mais pobres e desfavorecidos. Neste episódio contamos com depoimentos magníficos dos Frades Franciscanos Vitor Melícias, Hermínio Araújo e Nicolas Almeida e ainda do reputado investigador e historiador Professor Guilherme d´Oliveira Martins. A recriação do ritual natalício "O Despertar do Menino" é um ponto alto de grande valor estético e simbólico. Visitaremos os Conventos do Varatojo, da Luz e da Arrábida e ainda uma das maiores coleções de Santo Antónios, pertencente ao colecionador Dr. Mário Coelho.
O nome teosofia aparece no terceiro século da nossa era, contudo, a teosofia ganhou notoriedade, no chamado mundo ocidental, a partir da fundação da Sociedade Teosófica por Helena Blavatsky, em 1875. Assentando que a Sabedoria de Deus é a única que vale a pena conhecer e seguir, a teosofia - na sua essência divina e universal - conjuga o cristianismo, a gnose, o budismo e o taoismo, a cabala, o hermetismo, na demanda de uma Fraternidade Universal. Motivador de reflexões profundas e interessantíssimas, este episódio conta com testemunhos de relevantes estudiosos e conferencistas de Teosofia, como são o Dr. Pedro Tavares d´Almeida e a Drª Madalena Cavaleiro, do Investigador e Escritor Professor Vitor Manuel Adrião e da Presidente da Sociedade Teosófica de Portugal, Drª Ana Maria Coelho de Sousa.
Fundada em 1888 na Grã-Bretanha, esta ordem juntou alguns dos mais estudiosos elementos da maçonaria e do rosacrucianismo que se dedicavam ao estudo e pensamento humano, naquilo que ele tem de mais hermético. Baseando-se na cabala hebraica, que pretende descodificar a Bíblia e outros escritos antigos, esta ordem foi dirigida pelo célebre escritor irlandês e Prémio Nobel da Literatura, W. Yeats (1865- 1939). Este episódio fascinante contém imagens de um filme realizado por António Cunha, onde se relata a célebre história em que o poeta, mago, espião inglês Aliester Crowley , seguidor da Ordem, também conhecida por Golden Dawn, se encontrou com Fernando Pessoa, em Lisboa, engendrando ambos um maquiavélico falso suicídio na Boca do Inferno. Os Beatles no Disco "Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band" tornam Crowley conhecido, colocando-o na capa dessa obra, porque esta personalidade "combinava a rebeldia e o anarquismo que o Rock and Roll promovia nos anos sessenta", tornando-se um ícone da revolução social operada nessa época. Também outros grupos e músicos (nomeadamente o brasileiro Raul Seixas) evocaram a sua figura e estão presentes no episódio. Participam na emissão o professor José Medeiros, o investigador espiritual e pessoano Dr. Pedro Teixeira da Mota, o investigador João Carlos Callixto e ainda o realizador António Cunha.
As chamadas sociedades ocidentais, profundamente materializadas e capitalizadas, provocaram nas pessoas um vazio espiritual difícil de preencher. Não encontrando respostas aos seus anseios nas religiões canónicas, muita gente se voltou para outras práticas e outros ritos. Por outro lado, o fácil acesso à informação global, possibilitou que se redescobrissem vias alternativas por todo o mundo, do oriente às américas, os cultos africanos e, mais surpreendentemente, a revitalização de cultos e práticas europeias ancestrais. Por isso, neste episódio daremos particular atenção aos movimentos New Age da atualidade, embora nascidos nas décadas de sessenta e setenta do séc. XX, na senda da busca de uma nova filosofia de vida e da tolerância universal, como é exemplo a Eco Aldeia Sustentável que visitámos, bem como os métodos de meditação da Professora Shivani, e da Confederação Portuguesa de Yoga. O notável depoimento do Professor Eduardo Lourenço, sobre a visão profunda e global deste nosso mundo, é o melhor complemento das palavras da Socióloga Dalila Monteiro, que se debruça especificamente sobre a importância dos Movimentos New Age do século XXI.