O que os mais de 2.400 metros de altura do Pico dos Marins escondem? Em 1985, a montanha é varrida por pelo menos 200 pessoas, entre militares, bombeiros, mateiros, alpinistas, espeleólogos e até videntes. A imprensa acompanha tudo de perto. Era a Operação Marins, uma das maiores buscas por um civil da história do Brasil.
A polícia tinha nas mãos um recurso raro e valiosíssimo para buscar uma criança desaparecida. E é a partir dessa ferramenta que a delegada Sandra conduz uma nova linha investigativa – na qual acredita até hoje – sobre o que aconteceu com o escoteiro Marco Aurélio.
As dificuldades encontradas nas investigações sobre o que aconteceu com Marco Aurélio nunca frearam a família Simon. À sua maneira, Seu Ivo e Neuma fizeram uma espécie de inquérito paralelo – de anos de dor, esperanças e expectativas. Tudo isso está materializado em um simples caixa: será que a resposta para o mistério está lá dentro?
Depois que o inquérito policial é arquivado em 1990, como manter a história de Marco Aurélio e a busca pelo escoteiro viva na sociedade? A família Simon adotou uma estratégia de impacto - que repercutiu em novas e surpreendentes revelações nos anos seguintes.
Uma cena descrita por diversas testemunhas que estavam no Pico dos Marins em 9 de junho de 1985 até hoje rende muita discussão. Sons e luzes incomuns chamaram a atenção naquela noite. O que afinal aconteceu nas horas seguintes ao desaparecimento de Marco Aurélio na casinha de taipa na base da montanha?
Na reabertura do inquérito policial em 2021, arquivado 31 anos antes, um núcleo fundamental passa enfim ao centro das atenções: a antiga casinha de taipa onde Marco Aurélio e o grupo escoteiro acamparam antes subir o Pico. A casa do Seu Afonso. A história de seu filho desaparecido, o João, precisa ser investigada, contada e compreendida. E duas outras filhas do velho guia dos Marins, que ainda vivem na região, têm muito a dizer.
Menos de duas semanas depois do lançamento deste podcast, a polícia fez uma nova escavação no Pico dos Marins, em novembro de 2022. Por quê? Quem eles estavam procurando? E o que foi achado?