Colares: terra que respira o ar do mar, mas também o mosto do vinho. Numa das regiões vinícolas mais pequenas do país - mas também uma das mais antigas - marcámos o ponto de partida desta viagem "Pela Estrada Fora".
Curvas e contracurvas. Montes e vales. Um povo bravo. Uma paisagem doce. É uma vida de opostos a que se vive no Vale do Côa. Da beleza extrema. E da extrema dureza.
Há séculos que se ouvem relatos de avistamentos misteriosos nesta serra... Se, em árabe, Gardunha significa “refúgio”, em linguagem extraterrestre deve querer dizer “fortuna e fama”.
Porto Santo é a prova de que o tamanho não importa. Com 11 KM de comprimento e 6 de largura, tem uma praia de areia fina com 9 quilómetros, considerada a melhor da Europa.
Das águas do Guadiana, extraíram produtos para as refeições. Junto às suas margens, entraram numa plantação de cannabis e provaram alguns dos melhores fumados do país. Comeram, beberam, tocaram, foram tocados... Tudo menos barreiras.
Foi em Montemor que D. Manuel I mandou descobrir o caminho marítimo para a Índia. Entre Vendas Novas, Cabrela e Montemor, bebemos vinho, claro, e fizemos uma viagem rápida até à Guatemala.