No caminho das águas, nem tudo é felicidade. A família de José Neto foi atingida pela construção da Barragem de Sobradinho. De ribeirinho, passou a ser um notável pecuarista no semiárido.
Nascida na comunidade de Caladinho, em Uauá (BA), Denise é a primeira presidenta da Coopercuc - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, que emprega 400 famílias.
A ancestral prática da produção caseira do doce de umbu nas cozinhas das mulheres se firmou, dando origem à Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá).
As pescadoras de Remanso (BA) organizaram-se com o objetivo de fortalecer a pesca artesanal, tradicionalmente a maior fonte de renda das famílias que moram no local.
Um conceito trabalhado por ONG’s, universidades, Cooperativas e redes no Sertão do São Francisco é a indissociabilidade entre agroecologia e convivência com o Semiárido.
O Bioma Caatinga está 40% degradado. Em Pau Ferro (BA) o projeto Recaatingamento visa sua recuperação e o agricultor Floriano Varjão não medirá esforços para isso.
Tiago estuda na Escola Família Agrícola de Quixabeira (BA) e é um defensor da agropecuária sustentável. Ele mostra que é preciso fortalecer a luta em defesa da terra.
Na Malhada da Areia, comunidade em Juazeiro (BA), um grupo vê no teatro a melhor forma de resistência. Eles se unem em prol do reconhecimento da arte local.
Na Escola Família Agrícola (EFA) do município de Quixabeira (BA) vamos conhecer os resultados do ensino contextualizado e aplicado à realidade do semiárido.
O conforto que a agricultora Leonice tem hoje em sua casa não a fez esquecer os anos nos quais precisou carregar lata d´água na cabeça.
Nazareth é professora e anda vários quilômetros para lecionar na única escola da comunidade de Melancia. Hoje sua luta é também em defesa da comunidade de fundo de pasto, área coletiva centenária que está em risco.
Em meio à estiagem prolongada, o agricultor Alcides encontrou nos espinhentos mandacarus a forma de resistir e triunfar no semiárido. Hoje o cacto que cultiva é até matéria-prima para cosméticos.
Pedro Cachoeirinha é um agricultor que vive no semiárido baiano junto de sua irmã Mariete e sua mãe, a carismática Dona Lulu. Em plena seca, a família venceu dificuldades e mudou o destino de uma comunidade inteira!