O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre remédios, maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? No podcast Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi abre ao público alguns temas recorrentes em suas sessões de terapia. Neste primeiro episódio, Tati conversa com Vera Iaconelli, também colunista da Folha e criadora do Instituto Gerar, sobre dor crônica e outras histerias modernas.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre remédios, maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste segundo episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com Daniel Kupermann, professor do Instituto de Psicologia da USP e presidente do grupo Brasileiro de pesquisas Sándor Ferenczi, sobre humor.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre remédios, maternidade, depressão e fetiches estranhos? Neste terceiro episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP, colunista e escritor, sobre síndrome do impostor.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre remédios, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? No podcast Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi abre ao público alguns temas recorrentes em suas sessões de terapia. Neste quarto episódio, Tati conversa com Ilana Katz, doutora em psicologia e educação na Faculdade de Educação da USP com pós-doutorado em psicologia clínica no Instituto de Psicologia da USP. Elas falam sobre maternidade e desenvolvimento dos filhos
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre remédios, maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste quinto episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com Maria Homem, pesquisadora do Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades), da Universidade de São Paulo, e professora da Faap. Elas falam sobre o que faz uma pessoa gozar.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste sexto episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com o psicanalista Paulo Schiller, que foi pediatra por 15 anos e hoje é professor do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos) e escritor. Eles conversam sobre crises de angústia e medicação.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste sétimo episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com o analista Alvaro Ancona, coordenador do grupo de transtornos de personalidade borderline da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Eles falam sobre remédios e ansiedade.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste oitavo episódio do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com o psicanalista Kwame Yonatan, do coletivo Margens Clínicas, onde articula o projeto de aquilombamento das margens. Eles falam sobre o estranho familiar em tempos de pandemia e em todos os tempos.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? Neste episódio de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com o psicanalista Pedro Ambra, professor da PUC-SP e doutor em psicologia social pela USP. Eles falam sobre pulsão de morte e a onda conservadora.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre depressão, remédios, síndrome do impostor e fetiches estranhos? No décimo episódio de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com a psicanalista Isabel Tatit, mestre em psicologia social pela PUC-SP e doutora em psicologia clínica pela USP. Elas falam sobre a solidão na maternidade.
O que os melhores psicanalistas do país têm a dizer sobre maternidade, depressão, síndrome do impostor e fetiches estranhos? No décimo episódio de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi conversa com o psicanalista Lucas Bulamah, mestre e doutor em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Eles conversaram sobre o que nós escondemos quando mostramos tudo.
Neste episódio bônus de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi convida João Haddad, psicanalista e mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), para uma conversa sobre a série “Succession”. Os dois apresentam um olhar psicanalítico para o novelão familiar da HBO.
Amor: este é o tema da segunda temporada de Meu Inconsciente Coletivo. Nela, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. E fala de ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono. Neste primeiro episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com Guilherme Facci, que é cofundador do grupo de pesquisas e estudos Estilo & Formalização - Psicanálise e Lógica.
A segunda temporada de Meu Inconsciente Coletivo é sobre o amor. Nela, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. E fala de ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono. Neste segundo episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com a psicanalista e especialista em educação não-violenta Elisama Santos.
Na segunda temporada de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país. O tema agora é o amor e ela fala de ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono. Neste terceiro episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com o psicanalista e professor Alexandre Patrício, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP.
Amor: este é o tema da segunda temporada de Meu Inconsciente Coletivo. Nela, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. E fala de ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono. Neste quarto episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com os psicanalistas Diana e Mario Corso, que são integrantes da Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
No último episódio da segunda temporada de Meu Inconsciente Coletivo o tema é o ghosting: o que fazer quando o outro desaparece? A colunista da Folha Tati Bernardi conversa com a psiquiatra e mestre em psicologia Natalia Timerman. Ela é autora de "Desterros: história de um hospital-prisão", "Rachaduras" e de "Copo vazio". Nesta temporada sobre o amor, Tati se deitou no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando a mente dela.
A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. Mais do que isso: do desejo feminino. Por que uma mulher livre pode ser tão assustadora? No podcast, Tati Bernardi se deita no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. Neste primeiro episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins. Regina é autora de obras como “Novas formas de amar” e “Amor na Vitrine: um olhar sobre as relações amorosas contemporâneas”.
A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. Mais do que isso: do desejo da mulher. Por que uma mulher livre pode ser tão assustadora? No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. Neste segundo episódio, a escritora e colunista da Folha abre uma exceção e conversa com o ensaísta Francisco Bosco. Bosco é um leitor entusiasmado da psicanálise e da filosofia. Doutor em teoria da literatura pela UFRJ, escreveu “Orfeu de bicicleta: um pai no século XXI”, entre outros livros. Atualmente, Bosco apresenta o programa Papo de segunda, no GNT.
A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. Mais do que isso: do desejo da mulher. Por que uma mulher livre pode ser tão assustadora? No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. Neste terceiro episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com a psicanalista e professora Ana Suy sobre as paixões fulminantes que viram rapidamente enjoo.
A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. Por que não o amor e o interesse inesgotável desta escritora pela psicanálise? No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. A colunista da Folha conversa sobre o tema com o jornalista, psicanalista e escritor Robson Viturino.
A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. Que efeitos o estilo de vida contemporâneo tem sobre ele? No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. Neste episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com o psicólogo e filósofo Antônio Neves.
Sair de um casamento é deixar de ter, de uma hora para a outra, um lugar de aconchego. Este é o tema desta sessão. A terceira temporada de Meu Inconsciente Coletivo segue falando de amor. No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. No episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa.
Entre paciente e psicanalista é preciso haver uma magia. Para onde ela vai, nunca se sabe. O episódio de Meu Inconsciente Coletivo trata da relação entre paciente e analista. No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. A escritora e colunista da Folha conversa com o psicanalista Rodrigo Alencar, integrante do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e autor de "A Fome da Alma: psicanálise, drogas e política na modernidade".
Quanto maior o amor, maior o medo da perda. E é disso que trata este episódio de Meu Inconsciente Coletivo. A terceira temporada do podcast segue falando de amor. No programa, Tati Bernardi se deita no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. No episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto.
Qual é o lugar do romantismo no mundo? É disso que trata o último episódio desta temporada de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, Tati Bernardi se deita no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente. Neste episódio, a escritora e colunista da Folha conversa com a psicanalista e escritora Fernanda Hamann.
A próxima temporada do Meu Inconsciente Coletivo estreia em breve. Enquanto isso não acontece, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi acalma mentes ansiosas e obsessivas com um episódio bônus. Nele, Tati conversa com a psicanalista e escritora Betty Milan.
Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP, sobre o livro “O Alienista”, de Machado de Assis, e a loucura.
O que uma personagem pode dizer sobre o nosso próprio desejo? Quanto a literatura pode explicar de psicanálise? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com a psicanalista e escritora Fernanda Hamann sobre Alaíde, da peça "Vestido de Noiva'', de Nelson Rodrigues.
Para onde vai o homem de hoje? É possível sustentar, nos tempos atuais, uma atuação excessivamente viril? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com o escritor e psicanalista Robson Viturino sobre a obra e vida de Ernest Hemingway. O protagonista em foco na conversa é Jake Barnes, de “O Sol Também se Levanta".
Como uma pessoa pode ir em direção ao âmago do ser? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com a professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, que já foi psicóloga escolar e psicanalista, sobre a protagonista G.H., da obra de Clarice Lispector “A Paixão Segundo G.H.”.
Qual é a verdade que nos interessa? É a que aparece nas autobiografias? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com a psicanalista Luciana Salum sobre "História da Violência", de Édouard Louis. A obra narra o estupro sofrido pelo autor.
O que estão buscando as filhas perdidas? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com a psicanalista e também colunista da Folha Vera Iaconelli sobre “A Filha Perdida”, de Elena Ferrante. Elas discutem quem, afinal, é a filha perdida da história contada em filme homônimo, de 2021.
O que leva uma pessoa a ser compulsiva por sexo? Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com a psicanalista e escritora Luciana Saddi sobre "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth. Elas discutem a incapacidade do protagonista Alexander Portnoy de se satisfazer.
O desejo de ser mãe, a pressão para ser uma boa mãe e a solidão na maternidade: tudo isso é discutido neste episódio a partir da obra de Pilar Quintana. Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Com o psicanalista Alexandre Patrício, ela conversa sobre Damares, personagem central do livro “A Cachorra”.
Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com o filósofo e professor Vladimir Safatle sobre o livro “O Processo” de Franz Kafka. Safatle diz que a obra, que conta a luta de Josef K. para descobrir por que e por quem é acusado, é uma romance realista "talvez porque a nossa realidade seja um pouco surrealista".
Na quarta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã grandes protagonistas da literatura. Neste episódio, ela conversa com o psicanalista e professor Daniel Kupermann sobre o romance "O Lobo da Estepe", de Hermann Hesse.
O Meu Inconsciente Coletivo leva ao divã agora protagonistas marcantes de séries e filmes. No episódio, Tati Bernardi conversa com a psicanalista Marielle Kellermann Barbosa sobre Hannah Horvath, personagem de Lena Dunham na série "Girls", da HBO.
Qual pode ser o papel da droga para um indivíduo e o lugar que ele ocupa na sociedade? Nesta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi leva ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes. O episódio trata de Rue, personagem interpretada por Zendaya na série "Euphoria", da HBO, e quem ela é com e sem as drogas. O convidado é Rodrigo Alencar, autor de "A Fome da Alma: psicanálise, drogas e política na modernidade".
Quanto de paranoia, histeria e obsessão cabe num luxuoso resort do Havaí? Nesta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi leva ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes. O episódio analisa vários personagens da sátira social de sucesso "The White Lotus" e as relações muitas vezes caóticas entre eles. A psicanalista Maíra Marcondes Moreira, autora de "O Feminismo é Feminino? A Inexistência da Mulher e a Subversão da Identidade", é a convidada.
As muitas violências que marcam a vida de uma mulher preta e como se pode seguir após a experiência traumática de um estupro: essas são as questões que guiam o episódio. Nesta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi leva ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes. O episódio analisa Arabella, protagonista da série “I May Destroy You”, da HBO. A escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com a psicanalista e professora Renally Xavier, coautora de "Relações Raciais na Escuta Psicanalítica", sobre quem destrói quem na série.
Será que dá para ter tesão no que nos faz feliz? A pergunta guia a conversa neste episódio de Meu Inconsciente Coletivo. Nesta temporada, Tati Bernardi leva ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes. O episódio analisa a protagonista da série “Fleabag”, da Amazon Prime Video. A escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com a psicanalista e professora Clarice Pimentel Paulon sobre a glamourização do fracasso.
O episódio discute a consciência de classe a partir do filme "Parasita". Na quinta temporada do podcast as questões analisadas são apresentadas por grandes séries e filmes. A escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com o psicanalista e professor Rafael Alves Lima sobre as relações de desconfiança e de parasitagem que surgem da desigualdade de poder.
O que fazer quando o casal acaba? E o que sobra quando acaba um casal? O episódio discute as fases da separação a partir da série "Cenas de um Casamento", da HBO. Na quinta temporada do podcast as questões analisadas são apresentadas por grandes séries e filmes. A escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com o psicanalista João Haddad sobre o longo processo do término de um casamento.
Autoficção e relações ambivalentes são tema do último episódio desta temporada de Meu Consciente Coletivo. O que norteia a conversa é a série "A Amiga Genial", da HBO, baseada na chamada "tetralogia napolitana" da escritora italiana Elena Ferrante. A escritora e colunista da Folha Tati Bernardi fala com a psicanalista Fabianne Secches, especialista na obra de Ferrante. Esta temporada do podcast analisou as questões apresentadas por grandes séries e filmes.