Zé Paulino e Candoca se beijam às margens do rio. Candoca questiona se Zé Paulino sentirá falta da região quando os dois partirem. Deodora lamenta a relação de Tertúlio com o filho. Tertulinho foge de um noivo traído. Candoca descobre que haverá um evento em Canta Pedra no dia de seu casamento com Zé Paulino e confronta Sabá Bodó. Zé Paulino pede que Padre Zezo o ajude a contar para Candoca que terá que adiar a data do casamento. Candoca é presa por desacato à autoridade, e Zé Paulino a liberta. Tertulinho se encanta por Candoca.
Tertulinho observa Candoca no rio, e a moça o confronta com a ajuda de Lorena. Tertulinho inventa para o pai que foi assaltado, e o coronel Tertúlio aciona Zé Paulino. Timbó conta que recebeu uma ordem de desapropriação de suas terras, e Padre Zezo desconfia. Timbó defende suas terras de um agrimensor. Candoca descobre que as crianças da escola estão sem merenda, e confronta novamente o prefeito.
Zé Paulino socorre Tertulinho. Candoca deduz que Sabá quer desapropriar as terras de Timbó para construir o açude da cidade, e Eudoro Cidão registra. Janjão comenta com Mirinho sobre as intenções de Sabá. Zé Paulino salva a vida de Tertulinho, que lhe promete amizade e gratidão eternas. O coronel Tertúlio elogia Zé Paulino, e Tertulinho sente ciúmes. Tertulinho beija Candoca contra sua vontade.
Candoca se revolta contra Tertulinho. Dodôca exige que Lorena e Zé Paulino não contem a Candoca sobre seu mal-estar, e Padre Zezo se preocupa. Otacílio garante ao coronel que Tertulinho está recuperado da picada de cobra. Candoca revela a Zé Paulino que esteve no açude com Tertulinho e Lorena. Candoca aceita a carona de Tertulinho, e Zé Paulino os vê. Cira faz fofocas sobre Candoca para Anita. Timbó permite que Firmino o ajude a pintar as paredes da igreja. Lorena defende Candoca de Anita e Cira. Zé Paulino ameaça Tertulinho.
Zé Paulino exige que Tertulinho se afaste de Candoca. Timbó pede um emprego a Sabá, que pensa em engambelar o homem para conseguir a cessão de suas terras. Candoca confirma as intenções de Sabá sobre Timbó e rasga o documento assinado pelo lavrador. Padre Zezo descobre que Timbó colocou Firmino para trabalhar em seu lugar. Coronel Tertúlio repreende o filho por desrespeitar Zé Paulino. A mando de Sabá, Candoca é demitida da escola. Zé Paulino confronta Sabá por conta da demissão de Candoca.
Sabá ordena que Floro prenda Zé Paulino. Nivalda sugere que Sabá seja mais agressivo ao lidar com Candoca e Zé Paulino. Xaviera chega a Canta Pedra, e Tertulinho se desespera. Tertulinho instala Xaviera na pousada de Quintilha. Xaviera chantageia Tertulinho e pede dinheiro. Coronel Tertúlio exige que Zé Paulino seja libertado da delegacia.
Candoca se desvencilha de Tertulinho e afirma a Zé Paulino que o ama. Coronel repreende Tertulinho na frente de Zé Paulino. Dodôca passa mal, e Candoca se preocupa com a mãe. Tertulinho assina uma promissória e pega dinheiro com Vespertino. O Coronel avisa a Zé Paulino que Tertulinho cuidará do cavalo a seu lado. Timbó faz queixa de Sabá para o Coronel. Xaviera procura Tertulinho na fazenda.
Candoca se despede de Zé Paulino, que se prepara para viajar com o cavalo ao lado de Tertulinho. Coronel exige que Eudoro denuncie Sabá em seu jornal. Dodôca tem um desmaio, e Otacílio a aconselha a revelar a verdade sobre sua saúde para Candoca. Zé Paulino e Tertulinho sofrem um acidente. Todos lamentam a morte de Zé Paulino. Tertulinho afirma a Candoca que não teve culpa pelo acidente.
Adamastor encontra Zé Paulino. Candoca conforta Tertulinho. Labibe e Lorena se preocupam com a saúde de Dodôca. Deodora repreende o Coronel por sofre por Zé Paulino. Floro Borromeu prende Sabá Bodó após as denúncias de Eudoro. Há uma manifestação em frente à casa de Sabá, e Jessilaine e Nivalda se assustam. Candoca e Tertulinho ajudam Nivalda e Jessilaine. Tereza se compadece do desânimo de Timbó.
Tertulinho confronta o Coronel e acaba expulso de casa. Candoca sente um enjoo, e Dodôca se preocupa. Candoca aprova as atitudes de Tertulinho, que se declara novamente para a professora. Zé paulino reúne forças para dizer seu nome e o de Candoca a Adamastor. Candoca descobre que está grávida de Zé Paulino. Dodôca pede dinheiro a Vespertino. Adamastor consegue levar Zé Paulino ao posto médico.
Adamastor revela a Dodôca que Zé Paulino não morreu. Lorena confessa a Candoca que contou sobre sua gravidez a Tertulinho. Tertulinho encontra Adamastor e descobre que Zé Paulino está vivo. Dodôca se prepara para contar a Candoca sobre Zé Paulino, quando sente uma pontada e cai desacordada. Candoca se desespera com a morte da mãe.
Tertulinho se prontifica a domar o cavalo de Zé Paulino para Candoca, e o Coronel aceita. Vespertino cobra a dívida de Tertulinho, que planeja comprar um imóvel para Candoca. Vespertino revela a Candoca que Dodôca lhe vendeu sua casa, mas afirma que o novo comprador indicou que o imóvel retornasse para a professora. Candoca agradece o gesto de Tertulinho, que lhe pede novamente em casamento.
Deodora se recusa a aceitar um possível noivado entre Tertulinho e Candoca. Tertulinho desliga os aparelhos que mantêm Zé Paulino vivo. Coronel Tertúlio descobre que o filho negociou com Vespertino e confronta Tertulinho na frente de Candoca. Candoca defende Tertulinho do Coronel, que expulsa o filho de casa. Candoca se casa com Tertulinho. Zé Paulino encontra Daomé.
Daomé se preocupa com o sentimento de vingança de Zé Paulino, que afirma que irá embora, mas voltará para fazer justiça. Passam-se dez anos. José se prepara para voltar ao sertão com Maruan. Candoca confessa a Lorena que jamais esqueceu Zé Paulino. José descobre que Daomé morreu. Laura diz ao Coronel e a Tertulinho que tem interesse nas terras de Timbó. José acode Candoca.
Candoca descobre que o ex-noivo está vivo, e os dois se beijam. Candoca cobra explicações de José. Tertulinho se desespera ao saber que o rival não morreu. José se surpreende ao saber que tem um filho com Candoca. José discursa sobre as intenções de sua empresa na região. Candoca e José conversam sobre o passado, e acabam se beijando novamente. Tertulinho chega ao hotel em que José está hospedado.
Tertulinho flagra Candoca com José. Xaviera tenta seduzir José, que se solidariza com os sofrimentos pelos quais a mulher passou. Timbó ajuda Maruan. Manduca e Joca se perdem na mata, e Candoca se desespera. Latifa se irrita com Zahym. Timbó e Tereza cuidam de Maruan, que revela aos dois que é um príncipe. Candoca confronta o Coronel e Deodora, e decide entrar na mata atrás de Manduca e Joca.
José encontra Manduca e Joca e os leva até Candoca, sem ser visto. O Coronel questiona sobre o homem misterioso. Deodora sugere que o Coronel compre as terras de Timbó por um preço baixo, na intenção de vendê-las para Laura. José conta sua história para Candoca. José se apresenta a Padre Zezo, e Anita ouve as confissões do homem. Anita comenta com Cira sobre a volta de Zé Paulino.
Cira divulga a notícia de que Zé Paulino não morreu. Tertulinho aluga uma espingarda com Mirinho, e Deodora convence o filho de que é preciso se livrar de Adamastor. Floro Borromeu anuncia que abrirá uma investigação sobre o caso de Zé Paulino. José pede que Laura encontre Maruan. Candoca discute com José, que se magoa ao ver que a ex-noiva descartou sua aliança.
O Coronel Tertúlio reage ao saber da volta de Zé Paulino. Zé Paulino se apresenta a Timbó, que desmaia de emoção. Candoca comenta com Labibe e Lorena sua dificuldade em contar para Manduca sobre Zé Paulino. Maruan consegue fugir da delegacia, e se encanta por Labibe. Tertulinho acerta com Mirinho a morte de Adamastor. Timbó afirma a José que Candoca nunca deixou de amá-lo.
Tertulinho ameaça José e exige que o empresário se afaste de sua família. Timbó encontra Maruan ao relento e o leva para dormir com ele na pousada. Tertulinho discute com Candoca. José procura o Coronel e oferece comprar as terras que foram de Daomé. Timbó leva Maruan para ser atendido por Candoca, e o príncipe reconhece a médica. O Coronel se nega a fazer negócio com José.
O Coronel se revolta contra José, e Deodora explica como o marido deve agir. Candoca exige que José não se aproxime de Manduca até que ela converse com o filho. Maruan conhece Zahym. Laura se prepara com Timbó para ir à procura de Maruan. Timbó estranha a presença de Mirinho na cidade. Zahym destrata Maruan, e Labibe repreende o pai. Candoca se prepara para conversar com Manduca.
Tertulinho interrompe a conversa de Candoca com Manduca, que acaba ouvindo, escondido, sobre a volta de Zé Paulino. Labibe oferece comida a Maruan. Manduca foge de casa e encontra Xaviera. Latifa se surpreende com Maruan. Timbó se dá conta de que Laura procura por Maruan. O carro de Xaviera quebra, e Manduca a convence a seguir pela mata. Candoca, Tertulinho e José encontram rastros de Manduca.
José e Tertulinho adentram a mata à procura de Manduca. Manduca conduz Xaviera até as terras de Timbó, e ambos são acolhidos por Tereza. Latifa se impressiona com a educação de Maruan e o contrata como copeiro. Lorena insinua que Labibe está apaixonada por Maruan. Candoca, Tertulinho e José chegam à casa de Tereza.
Candoca agradece Xaviera por cuidar de Manduca. José pede que Candoca explique sua história ao filho. Timbó furta o anel de Latifa, que estava com Cajuína. José agradece Xaviera e a contrata para trabalhar com ele. Maruan procura José e explica tudo o que lhe aconteceu. Candoca revela a história de José para Manduca. Xaviera e Laura têm uma discussão, e Cira registra.
Manduca questiona a ausência de José. Tertulinho comenta com Deodora que acredita que Candoca queira a separação. Mirinho encontra Adamastor e percebe que o homem perdeu a visão. Laura orienta Xaviera a comprar parte das terras do coronel Tertúlio em nome da empresa. Catão alerta o coronel sobre a infestação de pragas em sua plantação. Maruan aconselha José sobre Manduca.
Mirinho desiste de tirar a vida de Adamastor. Tereza desconfia do anel que está com Timbó. José pede ajuda a Candoca para se aproximar de Manduca. Candoca afirma a Lorena que não quer festa para suas bodas de casamento com Tertulinho. Vespertino engana Tereza e compra o anel de Latifa. Maruan cobra de Timbó o anel. Timbó e Rosinha desconfiam da origem do dinheiro de Mirinho.
Lorena convence Labibe a ajudar a organizar a festa das bodas de Candoca e Tertulinho. Timbó se encanta por Xaviera, que disfarça diante de Vanclei. Labibe desiste de participar da organização da festa das bodas. Timbó percebe a infestação das pragas na terra do Coronel, e Xaviera se decepciona com o fracasso de sua compra. Candoca revela a Lorena que deseja se separar de Tertulinho.
Candoca discute com José, e Tertulinho fica satisfeito. Tomás se compadece da frustração de Rosinha em relação a seu sonho de estudar. Maruan explica a Tomás como ajudará Rosinha a estudar. Timbó repreende a aproximação entre Tomás e Rosinha. Deodora aprova a organização de Lorena para a festa. Tertulinho compra o anel de Latifa de Vespertino.
Nivalda percebe que Candoca não gostou da surpresa de Tertulinho. Sabá Bodó acompanha a transmissão de Cira diretamente da festa. Labibe alerta Lorena sobre a raiva que Candoca está dela. Candoca confronta Deodora. Savinho flerta com Labibe, e Maruan se incomoda. Deodora reprova a presença da família de Timbó em sua casa. Sabá arma um plano com Floro Borromeu.
Tertulinho se revolta com a chegada de José. Maruan pede que Laura mantenha sua identidade real em segredo. Cira comemora o sucesso de seu vlog. Vanclei ameaça Xaviera, e Timbó percebe. José e Tertulinho se enfrentam, e Candoca se irrita com os dois. Tomás explica a Tereza como Rosinha poderá estudar. Floro passa informações para Sabá direto da festa. Candoca pede o divórcio.
Tertulinho passa mal quando Candoca pede o divórcio. Deodora afirma ao Coronel que José deseja acabar com a vida de Tertulinho. Lorena garante a Labibe que descobrirá de onde Vanclei e Xaviera se conhecem. Eudoro Cidão confronta Cira. Labibe se incomoda quando Latifa tenta lhe arranjar um casamento. Nivalda sequestra o burro de Timbó para usar a tornozeleira eletrônica no lugar de Sabá Bodó.
José descobre que Candoca pediu o divórcio de Tertulinho. Manduca se nega a dar uma chance para José. Labibe questiona Maruan sobre Xaviera, Laura e Tereza. José pede que Firmino encontre Adamastor. Timbó adoece de tristeza pelo sumiço de seu burrico. José convida Candoca para trabalhar com ele. Xaviera tenta alertar Lorena sobre Vanclei.
Diante da discussão da família, Manduca foge da casa do Coronel. Timbó pede um advogado na prisão. Tertulinho e José vão atrás de Manduca. Maruan encontra Manduca na estrada, e pede para o menino leva-lo até a fazendo do avô. Deodora oferece um emprego a Maruan. Candoca conversa com Manduca. O Coronel exige que José jante com sua família.
Tertulinho se incomoda com a aproximação de Candoca e José. Maruan se ajeita no quarto de serviço da fazenda. O Coronel aconselha Tertulinho a mudar sua estratégia de enfrentamento a José. Mirinho descobre que Firmino saiu em viagem à procura de Adamastor e conta para Tertulinho. Tertulinho e Vanclei se aproximam. Timbó faz exigências a Floro na prisão.
Laura não gosta de saber que Candoca trabalhará com José, e Xaviera percebe. Cira registra José e Candoca para seu vlog. Joel afirma a Cira que é apaixonado por Anita. Cira arma para que Anita pense que Joel a atacou. Candoca e José fazem planos para transformar o sertão. Xaviera consegue libertar Timbó da prisão. O Coronel se nega a doar Maroto para José.
Candoca se revolta com Tertulinho pela venda de Maroto. Vespertino ironiza José e afirma que é seu aliado. Padre Zezo e Pastora Dagmar discutem. Ismênia e Catão conversam com Pajeú sobre as necessidades de Cirino. Deodora e o Coronel divergem sobre a postura de Tertulinho em relação a Candoca e José. Laura demite Xaviera, e José a questiona. Vanclei ajuda Xaviera.
Pajeú não aceita a proposta de Tertulinho. Timbó ameaça Tomás, e Rosinha leva o pai embora. Xaviera dá um fora em Vanclei. Candoca surpreende José dançando com Maruan. Sávio flagra o príncipe olhando a janela de Labibe. José revela a verdade sobre Maruan para Candoca, que decide contar para Labibe. Rosinha fala de Tomás para Tereza.
Cira inicia sua live difamando Candoca e termina por inserir toda a cidade em suas fofocas. Eudoro Cidão fica indignado com postura de Cira. Vanclei se recusa a pagar pelas despesas de Xaviera, e Quintilha a expulsa de sua pousada. Timbó se enfurece ao saber que Candoca foi difamada na cidade. Pajeú leva Candoca para tratar de seu filho doente. Labibe desconfia do comportamento de Lorena com Cira.
Lorena revela a Labibe que está sendo chantageada por Cira. Pajeú não deixa Candoca sair de sua casa. Padre Zezo e a Pastora Dagmar não conseguem ter uma conversa amigável. José decide patrocinar o vlog de Cira. Candoca tenta fugir da casa de Pajeú. Cira fica com medo de Timbó. Cirino tem uma melhora, mas Pajeú mantém Candoca em sua casa. Xaviera vai à casa de José.
Xaviera pede para passar a noite na casa de José. Candoca não consegue convencer Pajeú a levar Cirino para o hospital. Tertulinho não acredita quando Lorena fala que Candoca saiu com Pajeú. Xaviera se emociona com a gentileza de José. Tertulinho se surpreende ao encontrar Xaviera na casa de José. Deodora vai à casa de Vespertino.
Pajeú se desespera com o estado do filho. Cira chantageia Lorena para ficar na casa paroquial. José enfrenta Pajeú. Tertulinho vai a pé atrás da ex-esposa. José ajuda Candoca a levar Cirino para o hospital, e Pajeú chora agradecido. Cira se aproveita da presença de Anita para intimidar Lorena. Deodora tenta convencer o Coronel a fazer negócio com José.
Candoca dá um fora em Tertulinho, que acaba expulso do hotel. Mirinho oferece ajuda a Xaviera. José conversa com Maruan sobre Labibe. Candoca se espanta com a devoção que Pajeú tem por ela. Maruan se diverte com as descobertas de Timbó no quarto. Xaviera não consegue ir embora e chora na rodoviária. Lorena sofre com Cira. Maruan considera a ideia de se revelar para Labibe.
Candoca não responde José sobre o que sente por ele. Pajeú sofre com a culpa por ter invadido a casa de Candoca. Deodora discute com o Coronel e decide sair de casa. Xaviera pede ajuda a Vanclei. Deodora se incomoda com as acomodações da pousada de Quintilha. Padre Zezo descobre Cira na casa paroquial, e Lorena fica irritada. Candoca se declara a José e os dois começam a namorar.
Candoca repreende José e Tertulinho, e Manduca fica assustado. Candoca incentiva o filho a passar o dia com José. Cira faz intriga de Vanclei e Xaviera para Lorena. Maruan não consegue contar a verdade para Labibe, e acaba voltando a trabalhar em sua casa. Quintilha explora Xaviera no trabalho, e Vanclei tenta humilhar a moça. Laura entrega a Candoca o dinheiro de Pajeú.
Tertulinho observa José e Candoca nadando no açude. Candoca e José percorrem o sertão à procura da fonte da intoxicação de Cirino. Tertulinho manda Mirinho atentar contra a vida de José. Maruan comenta com José sobre a conversa que teve com os empregados da fazenda Palmeiral. A pastora Dagmar aparece na casa de Timbó, e Tereza reclama do marido.
Mirinho acerta com Fubá Mimoso o preço pela morte de José. Cira faz uma nova live com fofocas sobre Candoca, José e Tertulinho. Lorena revela para Padre Zezo sobre Vanclei e acaba com a chantagem de Cira. Catão ouve Tertulinho falar com Deodora sobre o matador e avisa ao Coronel. Laura demite Cira. Fubá Mimoso chega a Canta Pedra.
Quintilha se encanta por Fubá Mimoso. Cira se recusa a desmentir as acusações que fez contra Candoca. Mirinho se preocupa quando Timbó conta a fama de Fubá Mimoso. Xaviera convence Quintilha a não deixar Cira voltar para a pousada. Cira e Lorena são presas. Fubá Mimoso conhece José e questiona Quintilha sobre ele. O Coronel faz uma proposta para Fubá Mimoso deixar a cidade.
O Coronel não consegue persuadir Fubá Mimoso a desfazer o negócio. Fubá Mimoso se confessa a Padre Zezo. O Coronel implora que José saia da cidade. José exige que o Coronel conte quem encomendou sua morte. Timbó, Anita e Xaviera armam um plano para convencer Fubá Mimoso a desistir de atentar contra a vida de José. Fubá Mimoso chora com a encenação de Xaviera e promete abandonar a vida de matador.
Fubá Mimoso se entrega à polícia, e Floro Borromeu se surpreende. Xaviera, Anita e Timbó comemoram o resultado da encenação feita para enganar Fubá Mimoso. Tertulinho e José se enfrentam. Fubá Mimoso reconhece Timbó. Tertulinho chora ao ver Candoca e José aos beijos. Padre Zezo se espanta ao ver uma aglomeração na porta da delegacia por causa da suposta aparição da Santa.
Manduca ouve Candoca confirmando para José que eles deixarão Canta Pedra. Floro Borromeu é obrigado a libertar Lorena e Cira. Fubá Mimoso é levado para a capital, e Padre Zezo pede para falar com Timbó e Xaviera. Mirinho ouve Manduca falar para Joca que irá para São Paulo com José e a mãe. Labibe se declara para Maruan, e os dois têm sua primeira noite de amor. Timbó expulsa Mirinho de casa.
Candoca discute com Tertulinho e Manduca flagra a mãe chorando. Maruan diz a José que vai se casar com Labibe. Mirinho conta para Tereza que Timbó o expulsou de casa e ela pede satisfações ao marido. Cirino piora, e Pajeú liga para Candoca e José. Tereza expulsa Timbó de casa. Cira ouve Tertulinho falar para Xaviera que Candoca vai embora de Canta Pedra.
Candoca se emociona com a manifestação organizada por Timbó. Adamastor aparece na casa de Tereza, e Mirinho se desespera. Manduca se ilumina quando Candoca diz que eles não irão mais embora de Canta Pedra. Timbó se esconde de Quintilha embaixo da cama de Xaviera. José questiona Saba Bodó sobre as terras do Grotão. Padre Zezo leva Adamastor ao consultório de Candoca.
José se emociona ao falar com Adamastor. Deodora instrui Tertulinho sobre o que fazer com Adamastor. Maruan e Labibe inventam uma desculpa para Latifa, que fica desconfiada. José garante a Candoca que não quer se vingar de quem tentou matá-lo no hospital. Laura demite Timbó. Candoca questiona o Coronel sobre os agrotóxicos utilizados em suas lavouras.
José discute com Candoca. Tertulinho vê Adamastor no bar de Janjão e vai embora apressado. Quintilha negocia com Zahym a suposta relíquia que comprou de Timbó. Lorena filma Joel e Anita se beijando. Tertulinho paga para Vanclei espionar Adamastor. Xaviera obriga Timbó a doar para a igreja o dinheiro que recebeu de Quintilha.
Adamastor se apresenta para Tertulinho, que tenta disfarçar. José garante a Candoca que não quer se vingar de Tertulinho. Coronel propõe uma união a Sabá Bodó contra José e Candoca. Labibe invade o quarto de Maruan, e os dois se beijam. Adamastor decide ir embora de Canta Pedra e Vanclei se prontifica a levá-lo à rodoviária.
Tertulinho se enfurece com José. Candoca desconfia quando Jessilaine afirma querer construir o hospital. Vanclei pressiona Xaviera. Tomás e Rosinha se beijam. Deodora e Tertulinho descobrem que Maruan é um príncipe e é sócio de José. Latifa diz a Maruan que ele não se casará com Labibe. Timbó vende água benzida por Padre Zezo na frente da loja de Zahym.
Sabá Bodó culpa o Coronel pelo envenenamento das terras, e José desconfia. Jessilaine tenta convencer Candoca de que não quer se promover com a construção do hospital. Mirinho encontra Adamastor em sua casa e pede a Tereza para escondê-lo. Maruan não conta a verdade para Tertulinho. A Pastora Dagmar conversa com Padre Zezo e fica nervosa quando Lorena se aproxima deles.
Candoca desconfia da acusação contra o Coronel e se preocupa com a raiva que José tem da família Tertúlio. Jessilaine se lamenta para Aleluia por não conseguir enfrentar Sabá Bodó. Maruan desiste de contar a verdade para Labibe. Vanclei descobre que Adamastor está na casa de Timbó. Xaviera dorme na rua e tem sua mala roubada a mando de Vanclei. Labibe e Maruan passam a noite juntos.
Candoca não comenta com Pajeú quem pode ser o responsável pela doença das pessoas. Tertulinho não encontra Adamastor na casa de Timbó. Jessilaine tenta disfarçar o incômodo ao ver a empolgação de Candoca com o projeto do hospital. Latifa se insinua para Zahym. Deodora garante a Tertulinho que descobrirá o que Maruan esconde. Adamastor conversa com Padre Zezo.
José se despede de Adamastor e todos se comovem. Candoca pede para José não se preocupar mais com o passado. Vespertino presenteia José com o cavalo Maroto e o deixa desconfiado. Candoca e Jessilaine não conseguem se reunir com o deputado para falar sobre o projeto do hospital. Latifa insiste em dizer que Deodora está interessada em Maruan.
José observa com desconfiança o comportamento de Sabá Bodó. Xaviera assume a culpa de Joca por pegar broa no bar do Janjão e acaba presa. Sabá Bodó fala com Nivalda que vai usar o dinheiro do hospital em sua campanha para governador. Tomás leva flores para Rosinha. Pajeú vai até José pegar sua arma para atentar contra a vida do Coronel. Zahym flagra Labibe no quarto de Maruan e sofre um desmaio.
Pajeú e o Coronel se enfrentam. Deodora ataca Pajeú e o expulsa de sua fazenda. Firmino decide cuidar do caso de Xaviera. Labibe vai atrás de Maruan na casa de José. O Coronel se recusa a dar dinheiro para Tertulinho. José questiona Vespertino sobre a invasão em sua casa. Tertulinho toma uma decisão sobre José e Candoca, e Deodora se preocupa. Labibe resolve ficar com Maruan.
Tertulinho questiona José sobre Maruan e como conseguiu sua fortuna. Candoca não aceita o cargo dado por Jessilaine, que fica decepcionada. Maruan conta a verdade para Labibe. Cira grava a discussão entre José e Tertulinho. Labibe se enfurece com Maruan e Tomás tenta consolá-lo. Tertulinho e José trocam ofensas graves, e Cira se diverte. Labibe conta para Latifa e Zahym sobre Maruan.
Deodora apoia que Tertulinho use Laura para destruir José. José se orgulha do empenho de Candoca. Labibe não consegue perdoar Maruan. Timbó finge passar mal, e Tereza se preocupa. Candoca descobre que o governador mentiu para não atender Jessilaine. Catão sugere que o Coronel invista em mais veneno para a plantação.
Candoca reage ao assédio de Herculano e critica a omissão de Jessilaine. Maruan se lamenta para José por ter perdido Labibe. Deodora incentiva o Coronel a culpar Catão pela aplicação dos pesticidas nas lavouras. Firmino tenta convencer Vanclei a ajudar Xaviera. Deodora entrega a arma de Pajeú para Vespertino.
Jessilaine, a mando de Sabá Bodó, envia para Cira uma foto de Candoca com Herculano. Tereza vê Timbó contar uma história para Joca e fica emocionada. Tertulinho invade o quarto de Candoca e a flagra com José e Manduca. Maruan pensa em ir embora de Canta Pedra. Vanclei faz uma aposta com Firmino. Mirinho começa a trabalhar para Vespertino. Maruan pede para Laura convencer Labibe a falar com ele.
Vespertino propõe se associar a José para colocar o Coronel na cadeia. Candoca conta para Lorena sobre Herculano e avisa que pediu José em casamento. Tertulinho intriga Laura contra Maruan e José. Lorena se oferece para ajudar Maruan a reconquistar Labibe. Vespertino guarda no cofre a verdadeira arma de Pajeú. Candoca aparece vestida de noiva para José.
Candoca não consegue convencer Pajeú a desistir da ideia de se vingar do Coronel. Tertulinho se emociona ao ouvir Manduca o chamar de pai. Candoca decide alertar o Coronel sobre Pajeú. Deodora entrega a Eudoro Cidão uma matéria sobre lavouras orgânicas da Fazenda Palmeiral. Janjão patenteia a marca e a receita das rapaduras de Tereza e a proíbe de vendê-las.
Candoca se preocupa com a constatação de Pajeú sobre a arma, e José decide investigar o ocorrido. Cira faz um vídeo de Tertulinho e Laura juntos. Floro Borromeu encontra os galões de pesticidas na casa de Timbó e prende Tereza. Vespertino se esconde de José, e Mirinho fica amedrontado. Maruan chama Labibe para ser madrinha do casamento de Candoca a seu lado, e a deixa ainda mais irritada.
Tertulinho fica arrasado com a recusa de Candoca em reatar com ele. Firmino chega à delegacia e se surpreende ao ver Timbó e Tereza presos. Sabá Bodó pensa em casar Jessilaine com Maruan. Candoca conta para José sobre a conversa com Tertulinho. Laura se surpreende com a notícia do casamento de Candoca e José. Vespertino e Mirinho fogem, deixando o Coronel ferido. Pajeú socorre o Coronel.
Candoca salva a vida do Coronel. Tertulinho chora ao ver o pai desacordado, e Deodora tenta consolar o filho. Padre Zezo garante a Pajeú que nada acontecerá se ele acompanhar Floro Borromeu pacificamente. Candoca avisa a Deodora que o estado do Coronel é grave. Tertulinho fala para José que descobrirá o culpado pelo atentado contra seu pai. Vespertino foge de Canta Pedra.
Lorena conversa com Candoca sobre a festa de casamento. Tertulinho garante para a mãe que não concederá o divórcio a Candoca. Zahym desafia Maruan para um duelo. O Coronel volta para casa. Pajeú chega enquanto Mirinho conversa com Vespertino por telefone. Deodora e José se enfrentam. Deodora orienta Tertulinho a resgatar as promissórias de Vespertino, antes de atentar contra sua vida.
Ismênia estranha ao ver o calmante de Deodora. Firmino consegue vencer a partida contra Vanclei. Vespertino se surpreende com a presença de Pajeú em seu quarto. Deodora culpa Candoca pela piora no estado do Coronel, e a médica fica intrigada. Pajeú leva Vespertino para José, que insiste que ele se entregue à polícia. Laura entrega uma documentação para Tertulinho que pode prejudicar José.
Tertulinho garante a Candoca que vai desmascarar José. Maruan não é atingido pelo tiro, e Labibe volta atrás em sua declaração. Vanclei se esconde de Quintilha. Candoca examina o Coronel e estranha o seu estado. Ismênia vê Deodora esconder o remédio que está dando para o marido, mas não fala com Candoca. Lorena critica Labibe por sua teimosia com relação a Maruan.
Deodora chama Pajeú para ser seu guarda-costas. Laura fala para Tertulinho que lhe apresentará alguém que pode ajudar na luta contra José. Timbó volta para casa, e Tereza o recebe com carinho. Firmino pede para Xaviera ajudá-lo a conquistar Lorena. Deodora tenta convencer Pajeú a aceitar sua proposta. Xaviera se abate com os comentários maldosos de Vanclei.
Candoca confessa a Lorena que teme que José não seja mais o homem que conheceu na juventude. Sabá Bodó desabafa com Nivalda a tristeza de estar sendo destratado por todos na cidade. Deodora incentiva Tertulinho a esquecer Candoca e se aproximar de Laura. José confronta Tertulinho sobre as promissórias. Cira desconfia da proximidade entre Laura e Deodora.
Tertulinho chega para falar com José, e Candoca se irrita com a discussão dos dois. Tertulinho entrega o divórcio de Candoca assinado para José, em troca de suas promissórias. Tereza conforta Timbó, que sofre por ter sido enganado por Latifa. Candoca desconfia do estado do Coronel, e Deodora percebe. José e Candoca comemoram o divórcio dela. Laura deduz que Tertulinho ainda ama Candoca.
Candoca pede que Tertulinho deixe sua casa, mas fica sensibilizada com o que escuta sobre José. Jessilaine decide sair da casa da família. Maruan aceita a exigência de Sazhym e diz que irá embora da cidade. Pajeú tenta se aproximar de Deodora. Timbó confronta Latifa e acaba conseguindo seu emprego de volta com Zahym. Xaviera prepara Firmino para conquistar Lorena.
José explica suas intenções a Candoca, e os dois se entendem. Laura, Márcio e Deodora iniciam seus planos para destruir José, e Tertulinho exige que Candoca não seja prejudicada. Labibe pede que Maruan fique em Canta Pedra, e os dois se beijam. Ismênia descarta o remédio que Deodora administra para o Coronel em segredo, e o substitui por azeite.
José pede que Márcio liberte Vespertino da prisão. Márcio pede um favor a Cira. Candoca disfarça seu incômodo com a obsessão de José por Tertulinho. Cira se insinua para Márcio. Para agradar Lorena, Dagmar aceita celebrar o casamento de Candoca e José em sua igreja. Tertulinho negocia com Latifa a barra de ouro que ganhou de Vespertino.
Laura e Tertulinho combinam seu plano para destruir José. Zahym aceita o casamento de Maruan e Labibe. Maruan comenta com José que teme a reação do pai Omar a seu casamento. Ismênia revela ao Coronel que Deodora o estava dopando. Deodora se revolta contra a reportagem de Eudoro Cidão. Sabá Bodó humilha o Coronel, sem se dar conta de que ele está acordado.
Eudoro convida Candoca para trabalhar em seu jornal. Deodora surpreende Sabá no quarto do Coronel. Tertulinho sente ciúme de Márcio com Laura. Labibe encomenda seu vestido de casamento com Tereza. Márcio e Laura fingem apoiar José, que lamenta seu afastamento como CEO da empresa. Nivalda repreende Sabá por furtar o celular do Coronel. Xaviera comenta com Cira sua desconfiança em relação a Márcio.
Candoca e Labibe reatam a amizade. Padre Zezo ajuda Timbó a aceitar a exumação do corpo de seu pai de suas terras. Orientado por Tertulinho, Márcio inventa para Vespertino que José ordenou o interrompimento de sua defesa. José confessa a Maruan que não aceita sua destituição, quando Tertulinho chega. Lorena e Labibe desconfiam quando Candoca conta sobre o convite de Eudoro.
José confessa ao Coronel que não consegue desgostar dele. Candoca, Labibe e Lorena defendem o jornal de Eudoro diante de Deodora e Pajeú. Xaviera lamenta sua situação. Eudoro contrata Candoca e Lorena para o jornal. Tertulinho surpreende José com o Coronel e questiona o rival. Sem se deixar ser visto, o Coronel aprecia uma foto de José e Tertulinho juntos quando pequenos.
Laura proíbe Márcio de agir contra José. Timbó briga com Firmino por conta da exumação de seu pai. José e Timbó consolam um ao outro. Márcio tenta seduzir Xaviera. Cira faz um feitiço para Márcio. Candoca emprega Xaviera como faxineira. Deodora humilha o Coronel, que se entristece com a esposa. Firmino e Márcio se enfrentam por causa de Lorena.
José acredita que Laura continua a seu lado. Os oficiais da Justiça iniciam a exumação do corpo do pai de Timbó. Deodora se acidenta, Pajeú a salva e os dois acabam se beijando. Márcio se encanta por Cira, que comemora o sucesso do feitiço. Manduca visita o Coronel, que se esforça para não revelar a verdade ao neto. Deodora expulsa Candoca do quarto do Coronel.
José começa a desconfiar de Laura. Candoca abriga José em sua casa. Xaviera descobre que Márcio e Laura se uniram contra José. Anita deduz que Candoca e José se casarão na igreja da pastora Dagmar. Padre Zezo questiona Dagmar sobre a união de Candoca, e a pastora sugere realizar uma cerimônia ecumênica. Cira e Márcio ficam juntos.
O Coronel pede que Tertulinho mantenha segredo sobre seu despertar. Candoca desconfia de que Ismênia saiba algo sobre o estado do Coronel. Márcio afirma não compreender sua paixão repentina por Cira. José vê quando Candoca passa de carro ao lado de Tertulinho. Deodora pede ajuda a Catão para agir contra Candoca. José garante a Tereza e Timbó que lutará pelas terras que foram de Daomé.
Tertulinho confronta Pajeú, mas Deodora consegue escapar do flagra. Xaviera coleta documentos importantes de Márcio sem que Cira perceba. Mirinho descobre que o celular do Coronel está com Sabá. José e Candoca agradecem Xaviera por revelar o caráter de Márcio. Xaviera alerta Cira sobre uma possível esposa de Márcio. José questiona Laura sobre o motivo de sua traição.
José agride Márcio, e Candoca impede o pior. Xaviera ameaça Laura. Márcio convoca Floro Borromeu e tenta acusar José de tentativa de assassinato. Manduca se assusta com a raiva de José. Cirino se oferece para levar Deodora até a fazenda, e os dois reencontram Pajeú e Tertulinho. Márcio desperta de seu transe e não entende a presença de Cira em seu quarto.
Tertulinho deduz que Deodora se envolveu com Pajeú. Cirino vê o Coronel acordado, mas os dois fazem um acordo de segredo. Tertulinho impede que Deodora se aproxime de Pajeú. Candoca desconfia do comportamento de José. Acompanhado por Maruan, José resgata seus objetos na casa agora ocupada por Laura.
Tertulinho ordena que os jagunços atirem contra Jose, e Joel perde seu emprego ao se recusar ameaçar o amigo. José e Joel se unem. Firmino fica desconcertado na presença de Lorena. Tertulinho questiona Deodora sobre Pajeú. Candoca desconfia dos sentimentos de Pajeú por Deodora. O Coronel desperta para Deodora e confronta a esposa.
Joel afirma estar ao lado de José. Tertulinho exige que o Coronel liberte Deodora de seu quarto. Rosinha se sente traída por Tomás e pede que o rapaz devolva todo o dinheiro doado por Maruan. Manduca fica chateado com briga dos adultos da família, e Candoca conforta o filho. Dagmar incentiva Lorena a acreditar mais em si mesma. Cira sugere que Anita visite Notória Alva. Joel se hospeda na pousada.
Candoca não dá atenção à chantagem emocional de Tertulinho, que a intriga contra José. Vespertino afirma que está ao lado de José e empresta dinheiro ao rapaz. Ismênia exige que o Coronel liberte Deodora. Padre Zezo organiza o enterro do pai de Timbó. José explica a Candoca que não conseguirá descansar até descobrir quem atentou contra sua vida. José se hospeda na pousada de Quintilha.
Deodora tenta reverter a situação, mas o Coronel a manda embora da fazenda. Candoca afirma que afastará Tertulinho e José de Manduca até que os dois mudem seu comportamento agressivo. O feitiço de Notória Alva dá errado, e Márcio se apaixona por Anita. Deodora ameaça o Coronel e se muda para a casa de Tertulinho. Jessilaine ajuda Sabá e Nivalda a se livrar do celular do Coronel.
José encontra uma enfermeira que se lembra de seu caso. Lorena e Candoca convencem Eudoro a atualizar seu jornal. O Coronel confronta Jessilaine sobre as doações pedidas em seu nome, e Nivalda e Sabá pensam em como esconder o dinheiro. Deodora atazana Tertulinho, e Xaviera acha graça. Cira diz para Márcio que está grávida dele.
José despista Candoca sobre suas descobertas no hospital. Xaviera encontra a certidão de nascimento de Rivaldo Pereira nos pertences de Tertulinho, mas não dá atenção. Márcio destrata Cira. Coronel Tertúlio confronta Pajeú. José comenta com Tertulinho e Deodora sobre Rivaldo Pereira, e percebe a movimentação cúmplice dos dois. Floro Borromeu sugere que o Coronel procure Candoca.
Deodora instiga Tertulinho a tirar a vida de José. Firmino pede que Xaviera consiga o documento de Rivaldo Pereira. Manduca é hostil com Tertulinho. O Coronel oferece as terras de Daomé para José, na intenção de cessar a guerra entre ele e Tertulinho. Lorena descobre que Dagmar conheceu Dodôca. José e Candoca tentam convencer Timbó a permitir o namoro de Tomás e Rosinha.
Xaviera disfarça para Tertulinho. José encontra a médica Irma Peron, que afirma que reconheceria Rivaldo, se o visse. O Coronel confronta Deodora. Labibe sente ciúmes da ligação entre Lorena e Dagmar. Nivalda e Sabá cooptam Escolástica como cúmplice de seus roubos. José chega a Canta Pedra com Irma. Na delegacia, Cira tenta acusar Márcio de abandono, e Floro a conforta.
Pajeú intimida Irma e a obrigada a deixar a cidade. Xaviera não consegue encontrar o documento de Rivaldo. O Coronel estranha a presença de Tertulinho em sua casa. Deodora seduz Pajeú. José se lembra de seu acidente e fica furioso. Candoca sonha com José e acorda chorando. Deodora volta para casa, e Xaviera e Timbó se escondem. Deodora liga para Tertulinho, e o Coronel atende.
José e Tertulinho discutem. O Coronel coloca as terras do Catende no nome de José, e Tertulinho se enfurece. Xaviera chega antes de Pajeú ir embora e se surpreende ao ver Deodora em trajes íntimos. Tertulinho reclama dos gastos feitos pelo Coronel. Joel ajuda José a limpar o terreno da terra do Catende. O Coronel procura Vespertino, e Candoca o impede de agredir o agiota.
Xaviera e Firmino se preocupam com a conclusão a que chegam depois de encontrar o documento na casa de Tertulinho. Vespertino afirma a Mirinho que cobrará do Coronel a vergonha que passou. Tertulinho descobre que o documento de Rivaldo sumiu, e Deodora culpa Xaviera. Lorena recebe flores de um admirador secreto. Xaviera conta para Tertulinho que Pajeú estava em sua casa com Deodora.
José se emociona com a atitude de Manduca. Tertulinho agride Pajeú. Anita rouba um teste de gravidez usado e entrega para Cira. Lorena estranha quando a pastora Dagmar faz um comentário sobre o passado de Canta Pedra. Maruan e Labibe se beijam. Firmino disfarça ao ver Padre Zezo repreender Vanclei por mandar flores para Lorena. Deodora manipula Pajeú, que procura Candoca.
José pergunta por que Candoca envolveu a JM/Chaddad em seu artigo. Os poderosos da cidade reclamam com Jessilaine do artigo de Candoca e acabam presos por desacato. Candoca conta para José sobre a conversa que teve com Pajeú. Pajeú desiste de atentar contra Xaviera depois que Firmino avisa que ele pode ser preso e perder a guarda do filho. O povo da cidade ovaciona Candoca. Timbó convence Joel a procurar sua medalhinha perdida na sepultura de seu pai. Jessilaine é afastada da prefeitura.
Floro Borromeu toma posse como prefeito interino de Canta Pedra. Maruan critica Laura por suas ações. Floro liberta os poderosos da cadeia e nomeia o Sargento Venâncio como delegado interino. Vespertino tenta negociar um cargo na secretaria municipal com Floro Borromeu. Tertulinho tenta convencer Deodora a voltar para a fazenda Palmeiral. Jessilaine avisa a Sabá que se candidatará pela oposição.
Candoca enfrenta o Sargento Venâncio e continua atendendo seus pacientes. Deodora intimida Xaviera para reaver o documento de Rivaldo. Candoca desconfia de que tenha sido exonerada a mando de Tertulinho e fica furiosa. Sabá não consegue falar com Escolástica. Manduca e Joca veem Xaviera presa na casa de Pajeú. Timbó encontra petróleo em suas terras.
Timbó se recusa a acreditar que encontrou petróleo, mesmo com a confirmação de José e Candoca. Joca e Manduca salvam Xaviera. Pajeú descobre a fuga de Xaviera. Sabá se desespera ao constatar que Escolástica roubou o dinheiro que tinha escondido. Manduca, Joca e Xaviera convencem Pajeú a ir embora sozinho. Laura convida Tertulinho para trabalhar na JM/Chaddad.
Tertulinho mente para Laura e afirma que se concentrará nos negócios. José e Maruan acham graça do comportamento de Timbó com os técnicos e engenheiros. Candoca procura Floro Borromeu. Deodora e Nivalda aparecem para falar com Tereza. Laura é obrigada a fechar negócio com José. Quintilha não deixa Cira filmar o encontro entre Tereza e Deodora.
Candoca enfrenta Deodora, e Nivalda ouve toda a conversa. O Coronel permite que suas terras sejam prospectadas pelos engenheiros. Sabá afirma a Nivalda que irá tirar vantagem de Timbó. Xaviera finge um romance com Firmino para José não descobrir sobre a certidão de Rivaldo. José se preocupa com a ingenuidade de Timbó.
O coronel revela a Tertulinho a verdade sobre seus negócios. Tereza tira Timbó do bar de Janjão e não deixa que ele assuma nenhuma conta no local.Deodora chantageia Eudoro para que ele publique uma matéria sua. Nivalda tenta convencer Tereza a ir para sua casa. Candoca confronta Tertulinho com a certidão de Rivaldo Pereira nas mãos.
Candoca vai embora entristecida com a mentira de Tertulinho, que fica atormentado. Tereza coloca Nivalda e Latifa para trabalhar na casa de Candoca. Timbó faz Sabá pintar a casa de Candoca em seu lugar. Maruan e Candoca se unem para contar a verdade para José. Nivalda encontra a falsa certidão de Rivaldo na casa de Candoca. Candoca e Maruan contam para José sobre o documento de Rivaldo Pereira. José ruma à fazenda Palmeiral, e Candoca e Maruan se desesperam.
José chega à fazenda e pede para conversar com Tertulinho. José briga com Tertulinho, mas ouve do Coronel a revelação de que são irmãos. Candoca aconselha o Coronel a pedir perdão aos filhos e vai atrás de José. Tertulinho sai de casa escondido. Candoca conforta José. Deodora se desespera ao saber do sumiço de Tertulinho. Sabá finge estar doente para tirar dinheiro de Timbó.
Tertulinho erra o tiro de propósito, e Candoca o desarma. José vai para a casa de Daomé, e Candoca leva Tertulinho embora. José relembra dos momentos com Daomé. Deodora conta a Tertulinho que sempre soube da traição do marido e pede perdão ao filho. Deodora confronta Candoca e se faz de vítima na frente de Ismênia. O Coronel tenta falar com Tertulinho, que finge dormir.
Deodora manipula Pajeú para que ele atente contra a vida de José. O Coronel aparece na igreja, e Padre Zezo o acolhe. Tertulinho contradiz Candoca e não leva o filho para escola. Vanclei flagra Latifa no quarto de Xaviera com roupas íntimas. Candoca descobre que Tertulinho pegou Manduca e se preocupa com José. Candoca e José procuram o filho na fazenda Palmeiral e na casa de Tertulinho. Padre Zezo sofre com a história do Coronel e reza por ele.
Tertulinho anda sem destino com Manduca. Deodora se desespera quando não consegue falar com o filho. Manduca pergunta a Tertulinho se ele e José são irmãos. Ismênia tenta consolar o Coronel. Tertulinho chega em casa com Manduca, e Candoca se enfurece com o ex-marido. Xaviera flagra Vanclei em seu quarto incomodando Latifa.
José e Tertulinho conversam sem brigar. Nivalda entrega a Timbó e Tereza uma suposta conta de hospital para eles pagarem. Rosinha se preocupa com a ingenuidade dos pais. Nivalda e Sabá comemoram o golpe na família Timbó. Vanclei devolve a pulseira que Latifa esqueceu no quarto de Xaviera. José se encontra com Candoca. O Coronel questiona Tertulinho sobre o atentado que José sofreu. Vespertino faz uma festa para Floro Borromeu.
Deodora e o coronel discutem. Mirinho leva Tomás e Savinho para a farra. Vespertino ameaça publicar as promissórias de Floro Borromeu no jornal se não for nomeado como secretário de finanças da prefeitura. Mirinho insiste que Tomás dance com uma mulher e o fotografa escondido. Vanclei tenta seduzir Latifa. Sabá Bodó e Nivalda fazem planos para tirar o dinheiro de Timbó.
José e Catão socorrem o coronel. Dom Tião não reconhece Xaviera. Deodora termina com Pajeú. Tertulinho reafirma a Candoca que não tentou matar José. Maruan não consegue contar a Labibe que seu pai é contra o casamento. Candoca dá um remédio para o coronel e diz a José que ele vai ficar bem. Xaviera consola Tertulinho. Deodora chega na fazenda e expulsa José e Candoca.
Tertulinho tenta convencer Deodora a voltar para a fazenda. Dom Tião pede que Savinho extraia seu dente de ouro. Sabá Bodó e Nivalda tentam fazer com que Tereza se sinta culpada pelo acidente do ex-prefeito. Dom Tião procura Tertulinho e diz que vai convencê-lo a trilhar o caminho do bem. Laura quebra um dente comendo castanhas. Saba Bodó pede que Timbó assine um recibo e Tereza fica desconfiada.
Xaviera tenta acalmar Tertulinho. Jessilane volta para casa e se reconcilia com Sabá Bodó. Dom Tião pede abrigo a Padre Zezo. Anita desmaia ao ver Dom Tião. Pajeú diz a Deodora que aceita matar José para protegê-la. Coronel quase flagra Pajeú e Deodora juntos. Dom Tião dá seu dente de ouro a Timbó para pagar uma dívida do passado. Savinho e Laura têm um jantar romântico.
Deodora finge indignação com o pedido de Pajeú, que se entristece. Kaled Zafir comunica a Labibe que o Sheik Omar exige que ela se afaste de Maruan. Savinho e Laura se beijam. Dom Tião/Fubá Mimoso tenta entregar o seu dente a Timbó. Labibe expulsa Kaleb de sua casa e tira satisfações com Maruan. Coronel chora nos braços de Tertulinho com a confirmação de que não existe petróleo em suas terras.
Tertulinho não aceita a sugestão de Candoca. Maruan escorraça Kaleb da cidade, e Labibe o beija. Sabá se oferece para ajudar Timbó na fiscalização das escavações. Tertulinho se irrita ao saber que Deodora mandou Xaviera embora e vai procurá-la. Xaviera se surpreende ao receber um beijo de Tertulinho. Maruan afirma a Labibe que não irá se separar dela. O Coronel decide dar um terreno para Catão.
Levi fala com Candoca, que se preocupa ao saber que o Coronel precisa colaborar com o seu tratamento. O Coronel decide doar terras para os funcionários e a vaca leiteira para Joel. Sabá pensa em sugerir sociedade para Timbó em troca da suspensão da suposta dívida. Deodora sugere que o Coronel seja interditado e convoca uma reunião com Márcio Castro, Ismênia e Tertulinho. Floro e Vespertino tentam tirar as terras de Timbó. Deodora procura Pajeú e exige que ele atente contra a vida de José.
Deodora convence Pajeú a atentar contra José. Jessilaine e Xaviera impedem Timbó de sofrer um golpe de Floro e Vespertino. Candoca e José falam com Levi sobre o Coronel. Maruan decide se converter ao catolicismo para casar com Labibe. Tertulinho discute com Candoca e José por terem chamado Levi para tratar o Coronel. Tertulinho contrata Márcio Castro para interditar o pai.
Candoca parte ao encontro de Pajeú. Xaviera tranca José e Tertulinho em seu quarto e exige que os dois irmãos se entendam. Pajeú revela a Deodora que recebeu um sinal divino e explica seu plano para os dois. Candoca encontra o Coronel em seu caminho. O Coronel garante que não deixará Candoca seguir viagem sozinha. Pajeú pede que Deodora atire contra ele, quando Candoca e o Coronel chegam.
Deodora diz ao coronel que Pajeú queria matá-la. José e Tertulinho combinam uma trégua para convencer o coronel a cuidar da saúde. Coronel não acredita em Deodora e pergunta quantas vezes ela o traiu. Pajeú confessa a Candoca que ama Deodora e que pretendia que os dois morressem juntos. Firmino defende Lorena de Márcio Castro, mas o sargento Venâncio leva os dois presos.
José se recusa a aceitar a herança do Coronel. Lorena questiona Firmino sobre sua paixão por ela. Xaviera e Deodora se agridem no meio da rua, e Tertulinho defende a Xaviera, que se emociona. Deodora se comove com as atitudes de Pajeú. Laura liberta Márcio da prisão, mas o demite da JM/Chaddad. Levi propõe tratamento ao Coronel.
Candoca e José convencem o coronel a aceitar o tratamento com doutor Levi. Marcio diz a Cira que vai levá-la a um médico da capital para comprovar se a gravidez é verdadeira. Xaviera teme que Dom Tião descubra a farsa sobre a aparição da santa. José e Candoca comunicam a Tertulinho que o coronel aceitou o tratamento. Tertulinho pega de volta o diamante que tinha deixado com Mirinho.
Lorena e Labibe expulsam José de casa para que o noivo não veja Candoca antes do casamento. Candoca explica para Timbó que o diamante sairá de seu corpo naturalmente. Floro e Vespertino oferecem um acordo a Mirinho para administrar o petróleo de Timbó. Nivalda e Sabá pensam em como tirar proveito de Mirinho. Lorena e Labibe decidem confrontar Eudoro Cidão.
Xaviera assume a culpa de ter rasgado o vestido de Candoca, protegendo Tertulinho de José. Candoca sofre ao saber que o vestido que sua mãe lhe costurou foi destruído, e José afirma desconfiar da história de Xaviera. Xaviera diz que Tertulinho precisa mudar, e deixa a casa do rapaz. Maruan dá início à sua conversão cristã. Joel se espanta com os ciúmes de Anita.
Tertulinho comemora a interdição do pai, e questiona Márcio se José pode atrapalhar seus planos de assumir o lugar do Coronel. Deodora põe Cirino para dormir. Tertulinho anuncia a interdição judicial do Coronel, que decide deixar a fazenda. Lorena se aproxima de Firmino. Pajeú beija Deodora. Catão conduz Xaviera até a fazenda, a mando de Tertulinho. Xaviera não resiste às investidas de Tertulinho.
Vespertino e Floro comemoram a entrada do dinheiro para a construção do hospital, mas escondem de Candoca. O sheik Omar chega a Canta Pedra e pede sigilo a Quintilha. Xaviera está atormentada com suas dúvidas sobre o caráter de Tertulinho. O Coronel conta a José e Candoca que foi interditado por Tertulinho. Deodora afirma a Pajeú que tomará tudo do Coronel.
Dom Tião diz a José que não pode revelar a verdade sobre o mandante de sua morte. Omar afirma que sente vergonha de Maruan, que garante que se casará com Labibe mesmo sem a aprovação do pai. Sabá e Nivalda pensam em como derrotar Floro e Vespertino. Deodora descobre que Tertulinho interditou o Coronel e cobra explicações de Márcio Castro.
Labibe se revolta contra Omar, e Latifa e Zahym tentam acalmar a filha. Tertulinho anuncia a Catão que o progresso chegará à fazenda Palmeiral. Candoca convida Xaviera para ser sua madrinha de casamento. Savinho arma para que Firmino e Lorena se encontrem. Lorena se impressiona com a paixão de Firmino por seu trabalho. Firmino vai embora apressado da casa de Lorena e procura Xaviera.
Omar enfrenta Maruan, e Kadija interrompe a briga ao abençoar a união do filho com Labibe. Xaviera decide fazer um curso intensivo de sedução com Firmino, para que ele consiga conquistar Lorena. Floro e Vespertino comemoram o dinheiro desviado para um paraíso fiscal. Omar se surpreende com o comportamento de Kadija, e afirma que não tem mais nada para falar com Maruan.
Timbó insiste que Floro aceite sua proposta antes de fazer qualquer acordo com ele. Lorena e Labibe ajudam a arrumar Candoca. Omar tenta persuadir Maruan a anular seu casamento. José se surpreende com a chegada repentina do Coronel ao Catende. Xaviera ouve Tertulinho pedir para Márcio Castro tirar as terras do Catende de José e o repreende.
Xaviera percebe o incômodo de Tertulinho. Pajeú desiste de ficar na casa de Vespertino, e Deodora pensa em como tirar proveito da situação. Timbó exige que Floro e Vespertino chamem Eudoro para fotografar a posse do burrico Shop Cênti. Xaviera impõe que Tertulinho seja gentil com José. Zahym descobre com Omar que Maruan foi deserdado. Manduca se diverte com Xaviera.
Xaviera ouve a conversa entre Candoca e Tertulinho. O Coronel chora com a desconfiança de José. Timbó descobre que o açude está contaminado. Zahym acolhe Maruan e Labibe. José comenta com Candoca que está preocupado com o Coronel. Deodora questiona Vespertino sobre seu cargo na prefeitura. Pajeú ameaça Vespertino para que ele se mantenha longe de Deodora.
Tertulinho discute com José e se desespera quando vê as algas no açude. Floro e Vespertino não acreditam na denúncia de Candoca. Xaviera se surpreende com a beleza das esposas de Omar. O Coronel se aconselha com Dagmar. Kadija e as outras esposas exigem que Omar perdoe Maruan. Omar bebe a água contaminada, e Maruan se desespera. Lorena e Anita avisam a todos na cidade para não utilizar a água.
Padre Zezo distribui água para toda a cidade. Xaviera entrega seu diamante para salvar o açude. Kadija conta para Maruan o que está fazendo para convencer Omar a aceitar seu casamento. Xaviera aceita as desculpas de Tertulinho. Tomás avisa a Timbó que os recursos para pagar os caminhões-pipa foram suspensos e todos se preocupam. Omar passa mal, e Maruan e Kadija se desesperam.
Candoca acredita que tenham atentado contra a vida de Omar. Timbó repreende Tomás por ter perdido seu emprego. Tereza se revolta e agride Kaled Zafir por ter importunado Rosinha. Márcio descobre que a gravidez de Cira é falsa. Tereza e Rosinha reparam em um frasco com líquido desconhecido que estava com Kaled, e Candoca deduz que é veneno. Sabá Bodó teme ser descoberto por suas falcatruas.
José desiste do cargo e indica Firmino para ser o novo CEO da JM/Chaddad. Anita e Joel se beijam. Cira aceita trabalhar na casa de Nivalda, e Sabá fica apreensivo. Laura é demitida, e Firmino assume o cargo de CEO. Firmino pede Lorena em namoro. Omar pede para Maruan retornar a Ozul. Pajeú quer voltar para casa com Deodora.
Candoca decide ser a consultora de Firmino. Floro nomeia Deodora como diretora de obras. Dagmar pensa no Coronel. Candoca, Maruan e Firmino conversam sobre a retomada dos projetos que trarão benefícios para Canta Pedra. José leva Candoca para ver a casa do Catende terminada. Omar e sua comitiva se despedem de Maruan, Labibe, Zahym, Latifa, Timbó e sua família.
Floro e Vespertino chegam para a inauguração, e todos desconfiam ao saber que Deodora foi nomeada diretora de obras da prefeitura. Lorena ouve a pastora Dagmar falar para padre Zezo que é sua mãe. Lorena procura apoio em Candoca e Labibe. Timbó acusa Firmino de magoar Lorena. A pastora Dagmar pede suporte ao Coronel.
Deodora tenta manipular Tertulinho. Xaviera conversa com Firmino sobre Lorena. Nivalda sugere que Sabá ofereça uma casa para Timbó. Lorena se recusa a aceitar a pastora Dagmar como mãe. Deodora sofre com o desprezo de Tertulinho. Lorena pede que Dagmar vá embora de Canta Pedra. Sabá oferece uma casa para Timbó por um valor muito alto, e Tereza se preocupa. Firmino tenta ajudar Lorena.
Pajeú contraria Deodora e afirma que irá ao casamento de Candoca. Tereza exige que Xaviera fique com ela e a família no mesmo hotel. Pajeú decide abandonar Deodora. Latifa e Nivalda se surpreendem ao ver Timbó e a família no mesmo hotel em que elas se hospedaram. Deodora decide fazer uma grande obra passando pelas terras do Catende. Lorena se recusa a ir com Firmino ao casamento de Candoca.
Padre Zezo e pastora Dagmar conversam sobre Lorena. Timbó faz elogios a Tereza. Joel pede Anita em namoro. Firmino impressiona com seu novo visual. Xaviera aconselha Firmino a mudar sua tática para conquistar Lorena. Tereza se preocupa com a demora de Candoca. Deodora interrompe uma conversa entre o Coronel e Dagmar. Márcio Castro e Laura estranham a chegada de Noé Dantas à pousada de Quintilha.
José e Candoca se casam e todos se emocionam. Cira reage com despeito ao ver Anita e Joel juntos. Noé questiona Cira sobre o petróleo e fica satisfeito ao saber quem é Timbó. O Coronel se diverte dançando com Dagmar. Dom Tião conta a história sobre a aparição para Pajeú. Lorena não consegue se aproximar de Dagmar. Tertulinho cumprimenta José. Dagmar observa Zezo dançando com Lorena.
José e Candoca vão para o Catende. Firmino e Lorena se beijam. Joca e Rosinha brigam pelo quarto na casa nova, e Timbó os repreende. Cira se insinua para Sabá, e Nivalda se enfurece. Vanclei troca mensagens com Nivalda. Noé pede para Quintilha mostrar onde ficam as terras de Timbó. Xaviera convence Tertulinho a convidar Deodora para almoçar na fazenda.
Deodora provoca a pastora Dagmar e o Coronel, deixando Tertulinho e Xaviera apreensivos. José e Candoca se divertem na praia. Vespertino cria novos impostos para a cidade. Noé tenta ganhar a confiança de Timbó. O Coronel e Tertulinho fazem as pazes. Sargento Venâncio condena Zelelão, e Timbó fica satisfeito. Vespertino convence Floro a se aliar a Deodora.
Labibe atende Firmino e disfarça a presença de Lorena. Firmino se aconselha com Maruan. Lorena diz a Labibe que não gosta de Firmino. A mando de Nivalda, Cira pede emprego na casa de Timbó. Deodora exige que Vespertino inclua os impostos à igreja nas novas taxas, a fim de prejudicar a pastora Dagmar.
Tertulinho diz para Xaviera que Deodora quer falir a fazenda Palmeiral. O Coronel se confidencia com a pastora Dagmar. Timbó sente ciúmes de Tereza com Noé. Sabá e Nivalda espionam a casa de Timbó. Márcio Castro e Laura tramam contra Tertulinho. Deodora pede para Pajeú reatar com ela. Firmino decide escrever cartas de amor anônimas para Lorena.
Noé Dantas ameaça Deodora, que fica intimidada. Fubá Mimoso vai à igreja se despedir de padre Zezo, e Anita se desespera. José aconselha Firmino a comprar ações da JM/Chaddad. Xaviera se declara para Tertulinho. Noé Dantas aparece na casa de Timbó. Xaviera revela a Anita e Timbó que contou a Fubá Mimoso sobre a falsa aparição.
Deodora se faz de vítima para o Coronel, que a acolhe. Dagmar vê o dois juntos e vai embora. Fubá Mimoso vai atrás de José no escritório, e Firmino e Tomás se preocupam. Nivalda orienta Cira a espionar Noé. Deodora humilha o Coronel. Lorena vê Dagmar chorando e tenta consolar a mãe. Timbó conta seu plano para Xaviera, Anita e Shop Cênti. Noé procura o Coronel e os dois se enfrentam.
Timbó, Xaviera e Anita iniciam a encenação para Fubá Mimoso. Lorena se diverte com a pastora Dagmar. Deodora pede para Pajeú atentar contra a vida de Noé. Floro acusa Vespertino de conspirar com Deodora contra ele. Noé persegue Deodora. Fubá Mimoso descobre a farsa de Timbó, Xaviera e Anita. A pastora Dagmar repreende o Coronel por sua conduta e ele fica sem entender sua atitude.
Tertulinho exige que Fubá Mimoso cumpra sua promessa e termine o serviço que foi encomendado. Vespertino vê Deodora e Noé aos beijos e reage enciumado. O Coronel se oferece para ajudar Firmino a conquistar Lorena. Timbó compartilha com Xaviera sua preocupação com José por causa de Fubá Mimoso. Tertulinho garante a Xaviera que não tem mais nenhum assunto com Fubá Mimoso.
Fubá Mimoso confessa a padre Zezo que irá matar José, e Lorena escuta. Xaviera desconfia do que Tertulinho fala sobre Fubá Mimoso. Deodora obriga Floro e Vespertino a se unirem a ela contra Noé. Padre Zezo tenta convencer Fubá Mimoso a desistir da ideia de atentar contra José. Latifa e Tereza decidem ajudar Anita com Joel.
Firmino tenta alertar José e Candoca. Joel e Anita se beijam. Nivalda decide ir até a casa de Timbó ao ver Latifa com Tereza. Noé procura Tertulinho, e Xaviera fica desconfiada. Lorena admira Firmino por suas atitudes. Deodora humilha o Coronel. Timbó consegue com Sabá um novo desconto na compra de sua casa. José e Candoca passeiam por uma cidade próxima de Canta Pedra.
Firmino avisa a José sobre Fubá Mimoso. Candoca tenta convencer José a não ir atrás de Fubá Mimoso. Firmino se encontra com Fubá Mimoso. Xaviera fala da desconfiança que teve com Noé para Tertulinho. Coronel oferece dinheiro para Noé deixar Canta Pedra. Sabá se desespera quando Timbó quase descobre uma de suas câmeras.
Candoca se coloca entre José e Fubá Mimoso e tenta impedir um duelo entre os dois. Xaviera insiste para que Tertulinho se confesse com padre Zezo. Dom Tião pede que José escolha as armas do duelo. Tertulinho engana Xaviera que confessou ao padre ter encomendado a morte do irmão. José derruba Fubá Mimoso, mas desiste de matá-lo. Labibe e Lorena tenta convencer Candoca a perdoar José.
José pede para Fubá Mimoso contar quem o contratou para matá-lo. Xaviera sugere que Tertulinho doe terras que estão ociosas. Lorena avisa a Padre Zezo que José está bem e que Fubá Mimoso se arrependeu. Noé conta para Deodora que aceitará o dinheiro do Coronel e ela implora que Pajeú o mate. Deodora manipula Tertulinho, que vai atrás de Noé.
Na disputa pela arma, Noé é atingindo e Tertulinho se desespera. Xaviera tenta ser gentil com Deodora. Tertulinho expulsa a mãe de sua casa. Xaviera não consegue impedir que Tertulinho seja preso. Lorena e Firmino se beijam. Timbó flagra Rosinha e Tomás juntos por uma das câmeras de Sabá. O Coronel vai à delegacia e inocenta Tertulinho.
O Coronel assume a culpa pela morte de Noé para o Sargento Venâncio. Sabá se vangloria para Nivalda por enganar novamente Timbó. Tomás e Rosinha encontram as câmeras-espiãs. Lorena confirma para Labibe e Candoca que ficou com Firmino. A pastora Dagmar critica o Coronel por ter matado Noé. Vespertino desiste de Deodora.
Tertulinho se enfurece ao saber que Fubá Mimoso não vai matar José. Xaviera fica decepcionada ao escutar a conversa de Tertulinho com Fubá Mimoso. Maria aparece na igreja e consola Xaviera. Vespertino transfere o dinheiro da construção do hospital para a conta de Mirinho. Timbó e Tereza acolhem Xaviera. José e Candoca voltam da lua de mel. Xaviera procura José para fazer uma revelação.
Firmino diz ao coronel que vai descobrir se ele está falando a verdade sobre a morte de Noé Dantas. Tertulinho consegue impedir que Xaviera conte a verdade a José. Xaviera volta para a fazenda com Tertulinho e pede ajuda a Ismênia para arrumar suas malas. Firmino apresenta a José o projeto da JM Chaddah para Canta Pedra. Labibe descobre que está grávida de Maruan.
Tertulinho sofre com a partida de Xaviera. Padre Zezo consola Xaviera. Vespertino expulsa Deodora de sua casa. Maruan se preocupa com a presença de Fubá Mimoso no Catende e comenta com José. A pastora Dagmar conversa com o Coronel, que insiste em não contar a verdade para ela. Tertulinho pede conforto a Deodora. Xaviera não consegue denunciar Tertulinho. Firmino pede Lorena em casamento.
Márcio Castro avisa a Deodora que a fazenda Palmeiral pertence a ela novamente. Tertulinho fica confuso ao acordar em sua casa na cidade. Deodora revela a Ismênia que se casará com Márcio Castro. Timbó leva Xaviera para morar em sua casa. Candoca descobre que o dinheiro para as obras do hospital foi desviado. Vespertino pede para Eudoro publicar uma matéria sobre o passado de Deodora.
Candoca pede que José não use violência para recuperar o dinheiro do hospital. Márcio Castro enfrenta Deodora, que se surpreende. Tertulinho pensa no pedido que Xaviera lhe fez. José ameaça Mirinho para que ele ajude a recuperar o dinheiro para o hospital. Labibe tem um desejo inusitado, e Maruan fica preocupado.
Joel leva Candoca e Manduca até o Catende, e José os recebe. Xaviera e Timbó fazem uma proposta para Fubá Mimoso. O Coronel revela a verdade sobre Noé e Deodora para Tertulinho. Firmino vê Lorena com as cartas de amor, percebe o mal entendido e vai atrás dela para tentar se explicar. Mirinho leva o laptop de Vespertino para José. Laura desiste de trabalhar para Deodora.
Tertulinho acolhe Ismênia em sua casa da cidade. Tertulinho confronta Deodora. Tertulinho socorre Laura após o acidente. Pajeú acha que Candoca está correndo perigo e se estranha com Fubá Mimoso. Sargento Venâncio manda prender Floro Borromeu e Vespertino por corrupção. Rosinha dá aula de alfabetização para Tereza e Timbó. Jessilane reassume o cargo de prefeita.
Lorena aceita se casar com Firmino, e Padre Zezo se emociona. Tertulinho avisa a José sobre o estado de saúde de Laura após o acidente. Maruan revela a José que Sabá Bodó e Nivalda aplicaram um golpe no Coronel Tertúlio. Sabá teme que as prisões de Floro e Vespertino o prejudiquem. Dagmar não contém as lágrimas ao ser chamada de mãe por Lorena.
Dagmar visita Tertúlio, e os dois se reconciliam. Tertulinho confronta Deodora e Márcio Castro sobre o acidente de Laura. Deodora disfarça o temor quando José a ameaça. Com a ajuda de Catão, Tertulinho faz com que Márcio assuma o atentado contra Laura, e o advogado se entrega na delegacia. Sargento Venâncio dá voz de prisão a Sabá e Nivalda, mas o casal consegue fugir.
Pajeú e Fubá Mimoso impedem que Língua de Sogra atire em José. Candoca e José descobrem que Língua de Sogra foi contratado por Deodora. A fuga de Saba Bodó e Nivalda mobiliza a polícia e a imprensa. Língua de Sogra, Marcio Castro e Vespertino são transferidos para a capital. Mirinho conquista Cira ao revelar que está rico. Tertulinho pede Xaviera em casamento.
Candoca e José aceitam convite de Deodora para o jantar. Xaviera recebe um sinal divino e muda completamente sua vida. Sabá Bodó e Nivalda são capturados pela polícia. Deodora arma uma emboscada para José e Candoca e acaba provocando uma tragédia. O Coronel surpreende José com revelação de segredo. Candoca, José e seus amigos comemoram o início de uma nova era em Canta Pedra.