Fizemos o DESAFIO japonês e transformamos uma bola amassada de papel alumínio em uma esfera quase perfeita, que parece maciça. No final, cortamos ao meio para ver como tinha ficado por dentro.
Você sabia que os cubos de gelo são esbranquiçados por causa do ar que fica preso lá dentro? E como fazer para que esse ar suma dali e possamos criar um gelo que pareça vidro? O segredo é bem simples!
Aprenda a fazer uma bola de lama que fica parecendo de porcelana! É só terra, água e mais nada!
e é para fazer a BOLA PERFEITA DE CONCRETO, então é melhor fazer com quem entende! Nessa edição especial em que juntamos as séries mais amadas do canal, o Boravê e a Bola Perfeita, fomos até o Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), para aprender com especialistas! A Mauá é pentacampeã de Concrebol, um campeonato de bolas perfeitas de concreto que é feito pelo Instituto Brasileiro de Concreto! Se você curte engenharia, saiba que as inscrições para o vestibular já estão abertas. E eles também tem cursos de administração e design!
Nós saímos do estúdio diretamente para a praia com a missão de fazer bola perfeita de areia! Mas será que é só chegar e juntar montinhos com as mãos? Que nada. Isso aqui não é brincadeira de criança, não! Para esse desafio, é preciso utilizar instrumentos específicos. Então, nós mostramos como fazer uma pá usando impressão 3D! Confira!!!
Quase três anos depois da primeira bola perfeita da nossa história, fizemos a mais linda de todas: a bola perfeita de lápis de cor! Nós usamos duas técnicas inéditas na série: resina epóxi e um torno manual de bancada. E na hora do toque final, para garantir que a cera da madeira entrasse em todas as ranhuras, contamos com a ajuda da escova 7 benefícios controlBac da @oralb_br, que com suas cerdas cruzadas alcança os lugares mais difíceis -- nos dentes e em nossa bola perfeita!
Quem acompanha o Manual do Mundo sabe que adoramos fazer todo tipo de bola perfeita, certo? Já fizemos, por exemplo, a de madeira, gelo, ouro, lápis de cor… até que chegou um e-mail que é, no mínimo, diferente!
Fazer bolas perfeitas é uma das nossas especialidades aqui no Manual do Mundo. Mas desta vez fomos além. Criamos uma máquina para fazer bolas ainda mais perfeitas! Será que conseguimos acertar na engenharia e na precisão? Venha conferir como desenvolvemos essa invenção do zero e veja o resultado final!
Ninguém pediu, mas a gente fez: uma bola perfeita usando palitos de churrasco! Que também poderia ser chamada de bola perfeita de bambu. Mas ela é diferente de todas as outras porque é baseada na estrutura de um domo geodésico. Os domos geodésicos são construções formadas por triângulos interligados, que distribuem a força de maneira eficiente, tornando-os extremamente resistentes. Essa mesma lógica é usada em obras incríveis pelo mundo todo. Aqui, aplicamos esse princípio para criar uma bola perfeita, e o resultado ficou surpreendente!
Para fazer essa bola, usamos mais de 10 MIL REAIS! Mas calma, era um tijolo de notas picotadas e compactadas, já fora de circulação. Dessa vez, testamos um novo método: criamos um molde de silicone e o preenchemos com resina misturada aos pedaços de cédulas. O resultado? A bola mais brilhante que já fizemos!