Negros festejam no quilombo. Martinho e seus homens invadem o quilombo. Juliana despede-se de seu pai e foge. Martinho coloca fogo no quilombo, persegue e captura Juliana. Juliana vê o corpo do pai e chora.
Leôncio diz a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Gioconda, aos prantos, tenta reanimar Tomásia. Henrique fica fascinado por Isaura. Malvina desconfia que Leôncio tem interesse em Isaura.
Tomásia diz, no meio do casamento, que Leôncio tentou matá-la. Rosa escuta a conversa de André e Isaura e promete contar tudo a Leôncio. Gioconda teme um escândalo de sua filha. Tomásia é expulsa da igreja, jogada na lama e jura vingança.
Isaura desmente Rosa. Leôncio força Malvina a ir para cama com ele. Gertrudes conversa com Almeida sobre Isaura. Leôncio pede para Isaura não ser vendida. O Conde convida Tomásia para ir a sua fazenda. Miguel volta à fazenda e encontra sua filha.
Leôncio força Malvina a ir para a cama com ele e pede que o pai não venda Isaura. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica arrasado. O conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Miguel quer fugir com Isaura.
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto da filha. Tomásia se casa com o conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem.
Dr. Paulo examina Miguel; Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede separação; Joaquina conta a João que sabe quem roubou Miguel; Joaquina e João procuram o dinheiro de Miguel no quarto de Leôncio.
André diz a Francisco que procura o dinheiro de Miguel, mas eles acabam brigando; Tomásia e Gioconda lamentam a prisão de André; Miguel promete que vai recuperar o dinheiro roubado.
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel.
Leôncio agarra Isaura. Joaquina conta a verdade sobre a mãe de Rosa. Gertrudes, mesmo sem forças, discute com Leôncio. Gabriel tenta conseguir dinheiro emprestado para Miguel. Rosa conta ao Coronel Sebastião que é sua filha.
Tomásia conta ao Conde Campos que o anel está no penhor; Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes; Henrique tenta beijar Isaura, mas não consegue; Rosa conta a Henrique que é sua irmã.
Gertrudes tem um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio. Isaura conta a ela que Leôncio empurrou Tomásia. Coronel Sebastião visita Malvina. Gabriel decide pedir a mão de Helena em casamento. Belchior conta a Rosa quem é seu pai.
Leôncio agarra Isaura. Rosa conta ao coronel que é sua filha. Tomásia empresta dinheiro a Miguel. Leôncio diz a Henrique que está atraído por Isaura. O conde e Tomásia dormem juntos. Gertrudes manda chamar o tabelião para libertar Isaura.
O comendador Almeida jura libertar Isaura. Rosa diz a Leôncio que o coronel é seu pai. O estado de saúde de Gertrudes piora. Leôncio diz a Gertrudes que não ama Malvina. Conde Campos descobre que Tomásia quer se vingar de Leôncio.
Leôncio diz à mãe que Isaura nunca será livre. Tomásia pede que Miguel penhore seu anel de noivado. Gabriel vai à casa de Helena pedir sua mão. Miguel vai até a fazenda, mas não encontra o comendador. Gertrudes sente uma dor forte no peito.
O conde pede que Tomásia use o anel de noivado. Gertrudes quer que Leôncio jure que dará liberdade a Isaura, mas ele foge do assunto. Isaura descobre que o pai conseguiu o dinheiro para libertá-la. Leôncio trama com Francisco um plano contra Miguel.
Tomásia diz ao conde que o anel está no penhor. Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes. Henrique tenta beijar Isaura. Rosa conta a Henrique que são irmãos. Gertrudes falece. Capangas roubam todo o dinheiro de Miguel.
Paulo examina Miguel. Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede a separação. Sebastião manda Rosa parar de dizer que é sua filha. Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que o roubou. Francisco surpreende André perto do quarto de Leôncio.
Francisco e André brigam e ouve-se um tiro. Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena. Leôncio aponta a arma para Miguel. Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.
O Comandante ouve as vozes de Gertrudis clamando pela liberdade de Isaura. O Conde morre e Tomásia jura vingança contra Leôncio. Helena, que ama Gabriel, fica descontente com o namoro de Paulo. O duelo do Conde não é isento de falhas.
Miguel apresenta suas condolências a Tomásia e Gioconda. Bernardo e André se encontram com Moleca e pedem que ela os leve a Quilombo. Tomásia sabe que está sofrendo. Leôncio assedia Rosa, mas a avisa que é Isaura que ele quer. Miguel lamenta o destino de Isaura.
João não desperta, apesar das tentativas de acordá-lo. Helena confronta o pai em nome do seu amor por Gabriel e de todas as injustiças que ele cometeu. O Comendador é diagnosticado com um problema pulmonar. Leôncio assedia Isaura.
André quer fugir para um quilombo. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o conde. Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. Henrique pensa pedir dinheiro emprestado para ajudar Miguel. André foge. Rosa vê André beijar Isaura.
Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura; Gabriel sonha com sua amada; Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura; Martinho planeja atacar o quilombo; Almeida se prepara para viajar e pede para Leôncio deixar Isaura em paz.
André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Coronel Sebastião nega o empréstimo ao filho Henrique. Tomásia acusa Leôncio pela morte do conde Campos. Rosa ameaça Isaura com uma faca. O sargento de milícia vai à casa de Leôncio.
O sargento de milícia estranha Leôncio não ter levado nenhum tiro. Comandante Almeida diz a Isaura que Leôncio mente. Gioconda se preocupa com o testamento do conde. Henrique beija Isaura. Gabriel diz a Tomásia que ela não está no testamento.
Leôncio discute com Henrique. Moleca leva André e Bernardo para o quilombo. Leôncio machuca Rosa e invade o quarto de Isaura. Almeida dá uma medalha a Isaura. Tomásia jura matar Leôncio. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem.
Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes. Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do conde. Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André. Tomásia acha um novo testamento. João fica doente.
André sente falta de Isaura. Henrique vê Leôncio tentando matar João. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique diz ao pai que quer comprar a liberdade de Isaura. Belchior pede Rosa em casamento. Almeida faz testamento libertando Isaura.
Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura. Martinho planeja atacar o quilombo. Miguel visita sua filha. Isaura entrega a carta de Gabriel a Helena, mas o Cel. Sebastião vê tudo.
Francisco discute com Miguel na fazenda do comendador. Sebastião arranca a carta das mãos de sua filha. Martinho encontra Bernardo pela mata. Henrique encontra Leôncio e Rosa no celeiro. Isaura conta a Almeida sobre as ameaças de Leôncio.
Martinho procura André, mas não o acha. Almeida ameaça Leôncio, caso ele não respeite Isaura. Tomásia quer incendiar a lavoura de café de Leôncio. Almeida promete libertar Isaura. Belchior se lamenta para Violeta. Leôncio ameaça Joaquina.
Leôncio tenta enforcar Joaquina. André reconstrói o quilombo. Malvina pensa em vender Rosa. Henrique discute com Leôncio. André beija Moleca. Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Rosa diz a Isaura para se entregar a Leôncio.
Helena espera Henrique. Malvina não quer Rosa servindo o jantar. Tomásia dá a alforria a seus escravos. Isaura fica na dúvida se vai se encontrar com Leôncio no celeiro. Leôncio vai ao quarto de Isaura. Malvina acorda. Miguel está bêbado.
Sebastião flagra Gabriel e Helena na sala. Tomásia e Gioconda decidem salvar Gabriel. Leôncio expulsa Henrique de sua casa. Henrique se despede de Isaura. Malvina pergunta a Leôncio se ele a trai. Leôncio fica feliz porque Henrique foi embora.
Malvina pressiona Isaura para que lhe conte o que a aflige. Tomásia e Gabriel estão prontos para incendiar a lavoura. Malvina vê Leôncio e Rosa juntos. Miguel diz à filha que, se ele não conseguir sua liberdade, vão fugir. Almeida chega de viagem.
Bernardo quer botar pragas na lavoura de Leôncio. Rosa conta a Malvina que Leôncio gosta de Isaura e é mandada para o tronco. Belchior quer se casar com Rosa. Leôncio é avisado de que há alguém de fora no cafezal. Almeida desabafa com Isaura.
Gabriel e Bernardo conseguem fugir. Coronel Sebastião visita Malvina. Miguel tenta comprar Isaura novamente. André beija Moleca. Malvina quer Rosa fora de sua casa. Martinho tenta comprar Rosa, mas quem a compra é Sebastião.
Belchior diz que é melhor Isaura fugir. Malvina não aceita Rosa como irmã. Almeida dá uma procuração a Leôncio. Gabriel e Bernardo chegam à fazenda de Leôncio e lutam com os capangas. Almeida se desespera ao ver o café ser queimado.
Almeida tem um ataque de tosse. Leôncio descobre que Gabriel incendiou o café. Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida.
Leôncio planeja incendiar a casa de Tomásia. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega e encontra Miguel. Leôncio pede a separação a Malvina. Bernardo leva um tiro. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento do pai.
Leôncio queima o testamento. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Helena ensina Rosa a escrever. Tomásia manda o corpo de Benedito para Leôncio. O sargento procura Leôncio. Isaura diz ao pai que é hora de fugir.
Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Almeida pede perdão a Isaura e Miguel. Rosa se insinua para André. Leôncio e Malvina discutem. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.
Almeida dá a Isaura as joias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura e o escravo foge para a pensão de Miguel. Helena e Rosa trocam confidências. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir ao garimpo. Malvina ameaça Isaura.
Leôncio promete uma recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe o escravo. Almeida morre e Isaura se desespera. Contra sua própria vontade, Leôncio chora a morte do pai. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.
Malvina vê Leôncio assediar Isaura. Gabriel, Bernardo e André voltam ao quilombo. Malvina diz a Isaura que vai embora. Henrique propõe fugir com Isaura. Gioconda diz a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Miguel discute com Leôncio.
Malvina diz a Leôncio que vai embora. Gabriel leva um tiro. Álvaro e Geraldo disputam uma corrida a cavalo. Isaura ameaça Leôncio com uma faca. A pedido de Malvina, Sebastião manda Rosa para uma pensão. Leôncio prende Isaura e a deixa sem comida.
Isaura garante que nunca será de Leôncio. Diogo extrai a bala da coluna de Gabriel. Branca quer entrar para a sociedade abolicionista. Tomásia quer contar a Gabriel que Helena é sua irmã. Leôncio manda Isaura trabalhar na roda de fiar.
Leôncio ameaça Rosa com o açoite. Isaura desmaia. Branca conversa com a mãe sobre Álvaro. Belchior leva água e comida para Isaura. Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão e que está inválido. Leôncio manda Isaura para a lavoura.
Bernardo volta ao quilombo. Miguel se despede de Gabriel. Geraldo diz a Álvaro que Branca está interessada nele. Os escravos ajudam Isaura. Helena escreve uma carta para Gabriel. Leôncio manda Isaura para o tronco. Henrique procura Miguel.
Henrique e Miguel combinam invadir a fazenda de Leôncio. Flor-de-Lis conta a Martinho os planos de Miguel. Leôncio manda Isaura para o pelourinho. Perpétua tenta convencer Álvaro a se casar com Branca. Leôncio castiga Isaura.
Leôncio rasga a roupa de Isaura. Começa o ataque à fazenda de Leôncio. Henrique se atraca com Leôncio e Isaura foge. A milícia chega e prende Henrique. Gabriel entra em coma. Álvaro arrecada joias. Leôncio persegue a charrete de Isaura.
André atira em Leôncio e Isaura escapa. Tomásia abriga Miguel e Isaura. Malvina se preocupa com o marido. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Leôncio presta queixa contra Tomásia.
Gabriel entra em coma. Bernardo encontra diamante no riacho. Sargento e Leôncio chegam à casa de Tomásia e Miguel e Isaura se escondem. Bernardo mostra o diamante a Moleca. Malvina diz ao pai que ainda ama Leôncio. André foge com Isaura.
Leôncio vê o fantasma do pai e desmaia. Branca dá jóias para Álvaro como doação. Helena e Diogo trocam olhares. André apresenta Isaura a Moleca, que se irrita. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique.
André diz a Moleca que ama Isaura. Sebastião vai ao encontro do filho para contar sobre sua liberdade. Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo. Álvaro diz à mãe que procura seu grande amor. Leôncio quer invadir o quilombo.
André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio. Rosa abriga Flor-de-Lis. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique vai ao quilombo lutar por Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Isaura e Miguel fogem.
Pedrinho mostra o caminho de Muriaé a Isaura e Miguel. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. André convence os escravos de Leôncio a viverem lá. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa.
Leôncio manda Joaquina botar a máscara. Bernardo convida Henrique para ser seu sócio. Sebastião dá uma jóia a Rosa. Tomásia manda um remédio para enlouquecer Leôncio. Sebastião visita Gabriel. Isaura, Miguel e Pedrinho chegam a São Paulo.
Miguel, Isaura e Pedrinho não são reconhecidos pela polícia. Bernardo convida Henrique para ser seu sócio. Sebastião dá uma joia a Rosa. André planeja salvar João e Joaquina. Sebastião visita Gabriel. Leôncio delira e sonha que é açoitado.
Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio tem alucinações e confunde o médico com os negros do quilombo. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para a sua casa. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Gabriel abre os olhos.
Isaura e Miguel alugam uma casa em São Paulo. Diogo se declara para Helena. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no cascalho. Sebastião diz a Helena que é com Paulo que ela se casará. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.
Isaura esconde-se de Álvaro por timidez. Malvina chega à fazenda. Rosa dá água e pão a Joaquina e João. Álvaro diz à mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.
Isaura apresenta-se a Álvaro como Elvira. Malvina pede que Leôncio liberte João e Joaquina, mas ele nega e ela vai embora. Branca sonha com o amor de Álvaro. Belchior arma um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em casa.
Álvaro fala de sua vida para Isaura e Miguel. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior e resgatam João e Joaquina. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate à porta de Miguel.
O dono da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. Geraldo diz a Branca que Álvaro está apaixonado por Isaura. Diogo e Helena se beijam e Gabriel os vê. Álvaro pergunta a Isaura se pode lhe fazer a corte.
Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração. Sebastião vai à casa de Gioconda buscar Helena. É Natal. Álvaro quase beija Isaura, mas é interrompido por Pedrinho e Miguel. Leôncio prende Flor-de-Liz. Isaura decide contar a verdade a Álvaro.
Miguel convence Isaura a não contar nada a Álvaro. Rosa é picada por uma cobra. Leôncio manda chamar as moças do bordel para sua festa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Álvaro visita a Isaura.
Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena. Rosa continua delirando. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.
Branca e Geraldo conversam com Isaura. Belchior leva notícias de Leôncio para Tomásia. Álvaro encontra Branca e Geraldo na casa de Isaura. Leôncio percebe que o dinheiro está acabando. Isaura diz a Álvaro que precisa contar a verdade.
Miguel impede Isaura de contar a verdade. Tomásia marca um encontro com Leôncio. Diogo e Helena resolvem fugir. Branca desconfia de Isaura. Rosa beija Belchior. Miguel quer fugir. Tomásia janta com Leôncio e depois o empurra da escada.
Leôncio pede perdão a Tomásia. Isaura fica triste na ceia. Belchior leva comida para Rosa. Álvaro chega para levar Isaura e Miguel para sua casa. Francisco invade o quarto de Rosa. Perpétua pergunta a Miguel por que ele proíbe Álvaro de ver Isaura.
Coronel Sebastião fica feliz ao ver Helena. Rosa vai à casa de Leôncio e o beija. Branca suspeita que Isaura seja fora da lei. Leôncio quer se vingar. Diogo e Tomásia planejam sequestrar Helena. Álvaro pressiona Isaura para que lhe conte o que lhe perturba.
Isaura não conta a Álvaro que é uma fugida. Geraldo conta a Álvaro que Gonçalves Dias chegará à cidade. Cel. Sebastião marca a data de casamento de Helena. Leôncio diz a Malvina que sente sua falta. Álvaro beija Isaura e ela retribui.
Leôncio e Dr. Paulo planeja matar Diogo. Álvaro convida Isaura para um baile. Rosa diz a Helena que vai ajudá-la. Moleca avisa que sumiu uma criança e Bernardo diz que ouviu gritos. Diogo leva um tiro. Miguel diz a Isaura que eles vão fugir.
Isaura força Miguel a contar a verdade para Álvaro. Belchior avisa sobre a emboscada para Tomásia. Diogo se salva. Leôncio diz a Helena que Diogo morreu. Raimundo e Martinho chegam à casa de Isaura. Diogo foge com Helena.
Leôncio, Henrique e Paulo seguem Diogo e Helena. Sebastião e Henrique desconfiam que Leôncio tentou matar Diogo. Diogo presenteia Helena. Álvaro tira Isaura para dançar. Martinho e Raimundo chegam ao baile. Isaura e Miguel se assustam.
Miguel convida Perpétua para dançar. Gabriel sente a perna. Isaura canta no baile e Branca fica com ciúme. Martinho e Raimundo mostram o anúncio sobre Isaura para Geraldo. Malvina descobre as dívidas de Leôncio. Álvaro pede Isaura em casamento.
Isaura sente uma vertigem ao ver Martinho e Raimundo. Moleca some na mata. Leôncio discute com Malvina e vai para o bordel. Raimundo conta a Álvaro que Isaura é uma escrava. Miguel e Pedrinho se aproximam. Isaura confessa tudo.
Isaura desmaia e Branca sente-se vitoriosa com o escândalo. Geraldo impede que os capangas levem Isaura. Álvaro diz à mãe que continua gostando dela. Henrique volta ao garimpo. Diogo quer se casar com Helena. Álvaro diz a Isaura que vai protegê-la.
Belchior conta a Tomásia o que se passa na fazenda de Leôncio. Isaura diz a Miguel que não vai fugir. Helena e Diogo passam a noite juntos. Leôncio vê Malvina queimando a mensagem sobre Isaura. Álvaro escreve uma carta para Leôncio.
Miguel expulsa Raimundo e Martinho de sua casa. Álvaro consulta Geraldo para conseguir a liberdade de Isaura. Leôncio manda bombons envenenados para Tomásia. Álvaro pensa em comprar Martinho para dar informações falsas a Leôncio.
Isaura doa suas joias para a libertação de escravos. Dr. Paulo tenta agarrar Rosa à força. Sebastião come os bombons envenenados e passa mal. Henrique vai ao mercado de escravos comprar Moleca e as crianças raptadas com as moedas falsas.
Isaura doa suas joias. Leôncio diz a Malvina que vai castigar Isaura. Sebastião resolve tirar satisfações com Tomásia. Álvaro decide pedir Isaura em namoro. Gioconda desconfia que foi Leôncio quem mandou os bombons envenenados. Álvaro procura Martinho e Raimundo.
Álvaro resolve oferecer o dobro de dinheiro que Leôncio pagou a Martinho e Raimundo. Henrique decide comprar Moleca e as crianças. Raimundo e Martinho aceitam o dinheiro de Álvaro. Sebastião e Malvina interrogam Leôncio sobre os bombons envenenados.
Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Tomásia decide viajar para onde está Isaura e vai ajudá-la a fugir. Belchior diz a Flor-de-Lis que prefere que seja uma mulher. Leôncio recebe as mensagens sobre o paradeiro de Isaura e resolve buscá-la pessoalmente.
Malvina decide ir com Leôncio para buscar Isaura. Sebastião, muito irritado, resolve deixar Rosa de castigo. Geraldo avisa à mãe e à irmã sobre a visita de Tomásia. Sebastião deserda Henrique. Miguel sai de casa e os capitães-do-mato aproveitam para ir até Isaura.
Rosa fica triste por seu pai não conseguir lhe arranjar um casamento. Álvaro expulsa os capitães-do-mato. Leôncio chega à casa de Branca e Tomásia, à de Álvaro. Moleca volta para o quilombo. Álvaro diz a Tomásia que ela verá Isaura após uma visita a Geraldo.
André encontra Isaura e Raimundo vê o encontro dos dois. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro bate em Leôncio. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel.
Martinho bate em André. Leôncio sai em busca de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Paulo planeja matar Diogo. Geraldo se declara a Malvina. Leôncio ameaça Álvaro.
Dr. Paulo sequestra Diogo. Malvina se culpa por ter beijado Geraldo. Isaura foge, mas a charrete é parada pela polícia. Leôncio persegue uma carruagem achando que é Isaura, mas é Tomásia.
Tomásia dá uma chicotada em Leôncio. Geraldo tenta conquistar Malvina. Isaura consegue fugir. Rosa quer saber a história de sua mãe. Álvaro tenta atrapalhar a busca de Leôncio por Isaura.
André quer matar Leôncio. Geraldo diz à mãe que ama Malvina. Sebastião ensina Rosa a dançar. Francisco convida as meninas do bordel para uma festa. Leôncio captura Isaura e Miguel é preso.
Malvina diz a Geraldo que não vai largar seu marido. Leôncio leva Isaura algemada para a casa de Estela. Rosa quer um dote para ela. Tomásia, André e Álvaro fazem um pacto contra Leôncio.
Sebastião ensina Rosa a escrever. Geraldo diz a Álvaro que será espião na casa de Leôncio. Miguel chega a Campos algemado. Belchior dá o primeiro beijo. Leôncio rasga as roupas de Isaura.
Diogo consegue escrever uma carta para Tomásia. Leôncio proíbe que o sargento participe do leilão. Leôncio tenta se suicidar. Ele pensa em casar Isaura com Belchior e dar-lhe a liberdade.
Henrique vê Isaura com Álvaro. André leva Rosa para o quilombo. Leôncio bate em Isaura e diz que vai casá-la com Belchior. Perpétua sente-se mal e manda avisar Álvaro. Belchior visita Isaura.
Belchior vai ao bordel comemorar seu noivado. Branca aproxima um punhal dos olhos de Isaura. Helena descobre que Diogo está vivo. Leôncio vê Malvina conversando com Geraldo.
Branca e Geraldo descobrem que Álvaro viajou. Leôncio rouba um beijo de Isaura. Diogo volta para casa. Leôncio manda um falsário imitar a letra de Álvaro em uma carta para Isaura.
Leôncio beija Branca. Bernardo pede Moleca em casamento. Rosa e André se beijam. Isaura se decepciona com a suposta carta de Álvaro. Miguel se declara para Tomásia. Leôncio chega.
Leôncio e Tomásia discutem. Paulo leva Helena para a casa de Sebastião. Leôncio convence Miguel com a carta falsa de Álvaro. Álvaro chega em sua casa. Malvina dá conselhos a Isaura.
Malvina presenteia Isaura com um colar de ouro. Leôncio faz juras de amor a Isaura. Helena discute com Dr. Paulo. Bernardo pede Moleca em casamento. Isaura visita Miguel na cadeia.
Isaura aceita se casar com Belchior. Rosa vai embora do quilombo. Henrique visita Malvina e conversa com Isaura. André e Martinho brigam. Leôncio encontra Isaura fraca e com febre.
Isaura passa mal e Leôncio fica preocupado. Tomásia diz a Diogo que está apaixonada por Miguel. Belchior ajuda Isaura na cozinha. Branca e Geraldo chegam em casa. Isaura desmaia.
Leôncio não permite que o Dr. Paulo examine Isaura. Tomásia planeja a fuga de Helena. Chega uma mensagem para Álvaro, mas Branca a esconde. Tomásia e Miguel se beijam. Álvaro passa mal.
Perpétua diz a Álvaro que ele está com febre amarela. Leôncio beija Isaura e ela lhe dá um tapa. Geraldo conta a Álvaro sobre o casamento forçado de Isaura. Belchior tenta salvar Isaura de Leôncio.
Malvina chega com Dr. Paulo. Isaura está com anemia. Serafina prepara o bordel para a festa. Malvina se arrepende de ter casado com Leôncio. Branca comemora o sucesso de seu plano.
Malvina discute com Leôncio sobre seus crimes. Henrique encontra Sebastião no bordel. Helena escreve uma carta para o pai pedindo desculpas por fugir. Leôncio vai ao quarto de Isaura.
Leôncio diz que Belchior está proibido de sair da fazenda. Helena foge com Diogo. Gabriel chora ao rever Helena. Geraldo conta a Álvaro as armações de Branca e Leôncio. Miguel é libertado.