Os negros festejam no quilombo. Martinho e os seus homens invadem o quilombo. Juliana despede-se do seu pai e foge. Martinho deita fogo no quilombo, persegue e captura Juliana. Juliana vê o corpo de pai e chora. No mercado de escravos, Juliana é leiloada e comprada pelo comendador Almeida. Miguel oferece ajuda a Juliana.O comendador Almeida ordena que a festa dos negros termine. O comendador Almeida tenta aproveitar-se de Juliana que pede socorro a Gertrudes. O Comendador Almeida manda Juliana trabalhar na lavoura. Começa o romance de Juliana e Miguel. Juliana diz a Miguel que está grávida. Miguel tenta comprar a alforria de Juliana. O comendador Almeida demite Miguel. Francisco é o novo feitor. Gertrudes não deixa Juliana ser castigada. Isaura nasce. Após o parto, Juliana vai para o tronco e morre. Gertrudes cuida de Isaura. Miguel vai à senzala conhecer Isaura. Isaura faz 10 anos e Gertrudes pede sua liberdade. Passagem de tempo: Isaura aparece já uma rapariguinha. O comendador Almei
Almeida cobra as dívidas de Leôncio. Coronel Sebastião diz que Leôncio vai ter que se casar com Malvina. Leôncio chega em casa e encontra Isaura. Gioconda conta a Tomásia que foram despejadas. André se declara para Isaura. Leôncio também se declara para Isaura.
Gabriel fala mal de Leôncio para Helena. Gabriel enfrenta Leôncio. Malvina conversa com Isaura. Helena fala para Sebastião o que descobriu sobre Leôncio. Henrique conversa com Isaura. Helena e Henrique contam a Malvina o que Leôncio fez com Tomásia. Tomásia acorda e recebe a notícia que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro que falta para comprar Isaura.
André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto a sua filha. Helena fica de castigo e Gabriel leva um tiro. Gioconda ameaça o Coronel Sebastião. Tomásia se casa com o Conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem. Gertrudes sofre um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio.