Negros festejam no quilombo. Martinho e seus homens invadem o quilombo. Juliana despede-se de seu pai e foge. Martinho coloca fogo no quilombo, persegue e captura Juliana. Juliana vê o corpo do pai e chora.
Leôncio diz a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Gioconda, aos prantos, tenta reanimar Tomásia. Henrique fica fascinado por Isaura. Malvina desconfia que Leôncio tem interesse em Isaura.
Tomásia diz, no meio do casamento, que Leôncio tentou matá-la. Rosa escuta a conversa de André e Isaura e promete contar tudo a Leôncio. Gioconda teme um escândalo de sua filha. Tomásia é expulsa da igreja, jogada na lama e jura vingança.
Isaura desmente Rosa. Leôncio força Malvina a ir para cama com ele. Gertrudes conversa com Almeida sobre Isaura. Leôncio pede para Isaura não ser vendida. O Conde convida Tomásia para ir a sua fazenda. Miguel volta à fazenda e encontra sua filha.
Leôncio força Malvina a ir para a cama com ele e pede que o pai não venda Isaura. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica arrasado. O conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Miguel quer fugir com Isaura.
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto da filha. Tomásia se casa com o conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem.
Dr. Paulo examina Miguel; Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede separação; Joaquina conta a João que sabe quem roubou Miguel; Joaquina e João procuram o dinheiro de Miguel no quarto de Leôncio.
André diz a Francisco que procura o dinheiro de Miguel, mas eles acabam brigando; Tomásia e Gioconda lamentam a prisão de André; Miguel promete que vai recuperar o dinheiro roubado.
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel.
Leôncio agarra Isaura. Joaquina conta a verdade sobre a mãe de Rosa. Gertrudes, mesmo sem forças, discute com Leôncio. Gabriel tenta conseguir dinheiro emprestado para Miguel. Rosa conta ao Coronel Sebastião que é sua filha.
Tomásia conta ao Conde Campos que o anel está no penhor; Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes; Henrique tenta beijar Isaura, mas não consegue; Rosa conta a Henrique que é sua irmã.
Gertrudes tem um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio. Isaura conta a ela que Leôncio empurrou Tomásia. Coronel Sebastião visita Malvina. Gabriel decide pedir a mão de Helena em casamento. Belchior conta a Rosa quem é seu pai.
Leôncio agarra Isaura. Rosa conta ao coronel que é sua filha. Tomásia empresta dinheiro a Miguel. Leôncio diz a Henrique que está atraído por Isaura. O conde e Tomásia dormem juntos. Gertrudes manda chamar o tabelião para libertar Isaura.
O comendador Almeida jura libertar Isaura. Rosa diz a Leôncio que o coronel é seu pai. O estado de saúde de Gertrudes piora. Leôncio diz a Gertrudes que não ama Malvina. Conde Campos descobre que Tomásia quer se vingar de Leôncio.
Leôncio diz à mãe que Isaura nunca será livre. Tomásia pede que Miguel penhore seu anel de noivado. Gabriel vai à casa de Helena pedir sua mão. Miguel vai até a fazenda, mas não encontra o comendador. Gertrudes sente uma dor forte no peito.
O conde pede que Tomásia use o anel de noivado. Gertrudes quer que Leôncio jure que dará liberdade a Isaura, mas ele foge do assunto. Isaura descobre que o pai conseguiu o dinheiro para libertá-la. Leôncio trama com Francisco um plano contra Miguel.
Tomásia diz ao conde que o anel está no penhor. Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes. Henrique tenta beijar Isaura. Rosa conta a Henrique que são irmãos. Gertrudes falece. Capangas roubam todo o dinheiro de Miguel.
Paulo examina Miguel. Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede a separação. Sebastião manda Rosa parar de dizer que é sua filha. Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que o roubou. Francisco surpreende André perto do quarto de Leôncio.
Francisco e André brigam e ouve-se um tiro. Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena. Leôncio aponta a arma para Miguel. Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.
O Comandante ouve as vozes de Gertrudis clamando pela liberdade de Isaura. O Conde morre e Tomásia jura vingança contra Leôncio. Helena, que ama Gabriel, fica descontente com o namoro de Paulo. O duelo do Conde não é isento de falhas.
Miguel apresenta suas condolências a Tomásia e Gioconda. Bernardo e André se encontram com Moleca e pedem que ela os leve a Quilombo. Tomásia sabe que está sofrendo. Leôncio assedia Rosa, mas a avisa que é Isaura que ele quer. Miguel lamenta o destino de Isaura.
João não desperta, apesar das tentativas de acordá-lo. Helena confronta o pai em nome do seu amor por Gabriel e de todas as injustiças que ele cometeu. O Comendador é diagnosticado com um problema pulmonar. Leôncio assedia Isaura.
André quer fugir para um quilombo. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o conde. Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. Henrique pensa pedir dinheiro emprestado para ajudar Miguel. André foge. Rosa vê André beijar Isaura.
Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura; Gabriel sonha com sua amada; Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura; Martinho planeja atacar o quilombo; Almeida se prepara para viajar e pede para Leôncio deixar Isaura em paz.
André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Coronel Sebastião nega o empréstimo ao filho Henrique. Tomásia acusa Leôncio pela morte do conde Campos. Rosa ameaça Isaura com uma faca. O sargento de milícia vai à casa de Leôncio.
O sargento de milícia estranha Leôncio não ter levado nenhum tiro. Comandante Almeida diz a Isaura que Leôncio mente. Gioconda se preocupa com o testamento do conde. Henrique beija Isaura. Gabriel diz a Tomásia que ela não está no testamento.
Leôncio discute com Henrique. Moleca leva André e Bernardo para o quilombo. Leôncio machuca Rosa e invade o quarto de Isaura. Almeida dá uma medalha a Isaura. Tomásia jura matar Leôncio. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem.
Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes. Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do conde. Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André. Tomásia acha um novo testamento. João fica doente.
André sente falta de Isaura. Henrique vê Leôncio tentando matar João. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique diz ao pai que quer comprar a liberdade de Isaura. Belchior pede Rosa em casamento. Almeida faz testamento libertando Isaura.
Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura. Martinho planeja atacar o quilombo. Miguel visita sua filha. Isaura entrega a carta de Gabriel a Helena, mas o Cel. Sebastião vê tudo.
Francisco discute com Miguel na fazenda do comendador. Sebastião arranca a carta das mãos de sua filha. Martinho encontra Bernardo pela mata. Henrique encontra Leôncio e Rosa no celeiro. Isaura conta a Almeida sobre as ameaças de Leôncio.
Martinho procura André, mas não o acha. Almeida ameaça Leôncio, caso ele não respeite Isaura. Tomásia quer incendiar a lavoura de café de Leôncio. Almeida promete libertar Isaura. Belchior se lamenta para Violeta. Leôncio ameaça Joaquina.
Leôncio tenta enforcar Joaquina. André reconstrói o quilombo. Malvina pensa em vender Rosa. Henrique discute com Leôncio. André beija Moleca. Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Rosa diz a Isaura para se entregar a Leôncio.
Helena espera Henrique. Malvina não quer Rosa servindo o jantar. Tomásia dá a alforria a seus escravos. Isaura fica na dúvida se vai se encontrar com Leôncio no celeiro. Leôncio vai ao quarto de Isaura. Malvina acorda. Miguel está bêbado.