Nesse episódio inicial, Pedro visitará a região do Brooklyn, em Nova York (EUA), para conhecer uma comunidade de judeus ortodoxos que vivem no local. Nos bairros de Crown Heights, South Williamsburg e Borough Park, o jornalista descobre não somente as particularidades da comunidade, mas também quem são as pessoas por trás da cultura e das tradições.
Pedro Andrade visita Cape Cod, uma península em Massachusetts, na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. É um lugar de pequenas vilas, que se transforma nos períodos de verão com uma invasão de turistas vindos de Boston, Nova York e outras cidades grandes. Mas, por trás de toda a cena de férias e curtição, há uma comunidade muito tradicional e importante para a economia local: a de seus pescadores.
Os Estados Unidos vivem atualmente uma verdadeira revolução da maconha. A venda e o consumo da erva já são legais em vários estados norte-americanos, mas talvez em nenhum outro lugar do país a cannabis seja tão comum quanto em Portland. No estado do Oregon, o cultivo, a venda e o consumo de maconha para fins recreativos são legais desde 2015. Pedro Andrade confere a maconha como business em uma cidade que está crescendo muito e dando um banho de qualidade de vida em muitas outras.
Um totem de 2,5 toneladas viajou recentemente até Washington. D.C., passando por várias reservas indígenas. O objetivo era chamar a atenção dos norte-americanos para questões relacionadas a várias tribos. Pedro Andrade faz o caminho oposto e visita a tribo onde o totem foi esculpido, a Nação Lummi, onde aprende sobre o estilo de vida de seus membros e sobre sua cultura, e conhece seus desafios e problemas.
Pedro Andrade vai a Chinatown, em Nova York - ou melhor, as Chinatowns, porque são várias - para saber como é esse momento tão complicado pelo qual estão passando os imigrantes chineses e seus descendentes. O bairro, localizado em Manhattan, abriga uma das maiores e mais antigas comunidades chinesas fora da Ásia.
Em Oakland, perto de São Francisco, é o reduto de uma população ligada na crise climática e nas consequências das ondas de calor de mais de 50 graus, da seca e de incêndios florestais, por exemplo, especialmente para as comunidades mais pobres. Pedro Andrade conversa com vários ativistas que unem justiça social com a luta contra essas emergências do clima.
Como é ser um trabalhador do sexo hoje em dia? Com a proliferação de plataformas que colocam esses empreendedores diretamente em ligação com seus fãs e clientes, a profissão - ou até mesmo o "bico" ou hobby para muitos - ganha cada vez mais espaço. Neste episódio, Pedro Andrade vai atrás de gente que tem ganhado a vida nessas plataformas (como uma dominatrix brasileira e até uma avó de 69 anos).
A expressão Black Lives Matter, “vidas negras importam”, virou palavra de ordem em 2020, especialmente nos Estados Unidos. Um ano depois, Pedro Andrade visita áreas do país onde a cultura negra é mais presente, como Bed-Stuy, em Nova York, para falar com pessoas que têm feito alguma coisa, por menor e mais local que seja, para mudar o sistema e o futuro dessas comunidades.
"Respeitar a verdade do outro é fundamental". Neste episódio do Entre Mundos, Pedro Andrade conversa com homens e mulheres trans, além de não-binários, e ouve sobre suas lutas por direitos civis e um lugar autêntico na sociedade.