A série original do Canal Brasil retrata a história do hospício Colônia, que existiu por quase um século, a partir da trajetória de Elisa, vítima de uma internação injustificada.
Elisa se desespera com a internação e pede para contatar a mãe. A situação piora quando uma das pacientes implica com a jovem. Freitas pressiona Dr. Carlos a utilizar tratamentos mais perigosos.
Elisa é atacada por uma das pacientes e um acidente acontece. A jovem segue Wanda durante a noite e escuta uma conversa dos funcionários. Valeska vive na esperança de sair do local com o prefeito.
Um grupo de presos políticos chega ao hospício. A gravidez de Elisa avança e ela recebe uma visita inesperada. Valeska se arruma para o encontro com o prefeito. Elisa alerta a amiga.
Elisa está inconformada com o comportamento da mãe. O major do Exército promete investimentos no hospício. Pedro busca informações sobre o paradeiro da amada.
Elisa vê os corpos de Natalia, Eduardo e Ivan sendo retirados do hospício. A jovem planeja uma fuga com Val e as duas decidem ir até as últimas consequências. Pedro descobre o paradeiro da amada.
Elisa é torturada após tentativa de fuga e Dr. Carlos vive dilema. Um rapaz visita o hospício em busca de informações sobre a mãe. Soraya e Wanda tentam encontrar Elisa.
Elisa ainda sofre as consequências da tortura e tem visões com a amiga. Pedro finalmente encontra a amada. O prefeito descobre sobre a morte de Valeska.
Após reencontro com o filho, Wanda consegue sair do hospício e se despede das companheiras. Laura se torna uma aliada de Elisa. Uma festa junina é organizada no local.
No episódio final da temporada, Elisa consegue a ajuda de Laura para executar uma nova fuga, mas as coisas acabam saindo do controle, afinal, ninguém sai de “Colônia” vivo.