Cercada por cânions e montanhas coloridas, a região de Jujuy, no norte da Argentina, é um convite à contemplação. A visita começa por um incrível deserto de sal e passa pelo famoso Cerro de los Siete Colores, na cidade de Purmamarca. A poucos quilômetros dali, na cidade de Uquía, a produção de vinhos de extrema altitude, com vinhedos plantados a mais de 3 mil metros, faz desse um dos vinhedos mais extremos do país. No caminho entre Jujuy e Salta, a Garganta do Diablo e o Anfiteatro, formações geológicas de milhões de anos, são paradas obrigatórias. E, para encerrar, Dani Filomeno entrevista três dos principais enólogos da região, para entender mais das características do vinho produzido nesse terroir.
Com novos chefs encabeçando projetos de destaque, a gastronomia de Buenos Aires está se transformando. Para entender esse cenário, Daniela Filomeno vai às compras em um mercado local com o chef Julio Baez, do restaurante Julia, um dos destaques da cidade. Vê-lo comprar ingredientes frescos e depois acompanhar a preparação dos pratos é uma forma de compreender o movimento gastronômico. E ainda tem um papo com Pedro Peña, da parrilla asiática do Niño Gordo, e um dia especial com os sócios do badalado Don Julio. Além da comida, outra transformação que registramos é dos bares. Os chamados speakeasies tomaram conta da cidade, e Dani fez um giro para conhecer esses bares secretos, como o 878 e o Uptown. Ainda tem arquitetura, história e, claro, muito tango!
No segundo episódio em Buenos Aires, Dani Filomeno segue desbravando a gastronomia e os bares portenhos, como o Floreria, o La Fuerza e o Conchinchina. Destaque para o almoço no El Preferido, que é dos mesmos donos do Don Julio, e para o Anchoíta, de Enrique Piñeyro, um personagem à parte. Ainda tem choripan, gelato italiano em plena capital argentina e muita cultura em visitas especiais na livraria El Ateneo e no Malba, onde estão importantes obras de arte como Abaporu, de Tarsila do Amaral.
Em Mendoza o assunto é sempre vinho. No primeiro, de dois episódios, Daniela Filomeno faz degustações especiais na bodega L'Orange, projeto experimental do renomado Ernesto Catena, e também na Viña Cobos. O destaque, no entanto, fica para o tour completo na Catena Zapata, passando pela história, detalhes dos projetos revolucionários que a família desenvolveu na Argentina e, claro, terminando com uma prova de alguns dos rótulos mais especiais da casa. Experiências em hotéis, como o Cavas Wine Lodge, e restaurantes, como o Osadia de Crear, de Susana Balbo, também completam o roteiro dessa estreia na terra dos Malbecs.
O segundo episódio em Mendoza começa com uma entrevista exclusiva e especial. Dani Filomeno é recebida pelo maior nome da enologia argentina da atualidade: Alejandro Vigil. Em um bate papo em meio aos vinhedos, Vigil fala da história do seu próprio vinho, o El Enemigo, e traz um panorama da vitivinicultura portenha. Uma outra visita especial é ao Cheval des Andes, um projeto feito pela Terraza de los Andes junto com uma das maiores e mais importantes vinícolas do mundo, o Cheval Blanc, de Bordeaux, na França. Dani experimenta os vinhos e conversa com o enólogo responsável pela produção. Na parte de hospedagens, no Vale do Uco, o CNN V&G tem uma experiência incrível em um dos hotéis mais especiais de Mendoza, o The Vines.
Da Praia do Amor à Ponta de Pedras, navegamos por cenários paradisíacos, com destaque para a Floresta Encantada, um igapó onde entramos de canoa em meio às árvores submersas. Nosso anfitrião na região foi Saulo Jennings, chef e empresário, que atua de forma ativa no desenvolvimento do turismo tapajônico e na preservação do local. Ele nos leva até o Canal do Jari, onde Dani Filomeno experimenta diversos pratos feitos com vitória-régia. É ele também que convida a equipe do CNN V&G para acompanhar o manejo sustentável do pirarucu, feito pela comunidade do Pixuna do Tapará.
O episódio começa na região do Tapajós, onde Daniela Filomeno embarca em um cruzeiro para desbravar alguns locais únicos, hospedada em um barco. Depois de muitas experiências em meio à floresta, Dani vai para a capital do Estado, Belém do Pará, onde conhece o mercado Ver-o-Peso, faz um city tour para conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade e termina a noite na badalada Estação das Docas. Dani também visita o Remanso do Peixe, do chef Thiago Castanho, e vai ao Onze Janelas, restaurante de Saulo Jennings. Ainda tem uma descoberta muito interessante no Muamba Bar, especializado em coquetelaria amazônica, e um passeio de barco junto com Thiago Castanho, até a Ilha do Combu, em uma fábrica de chocolate.
No coração do Cerrado, a Chapada dos Veadeiros tem uma beleza estonteante e um misticismo único. E nesse episódio, Daniela Filomeno conhece as cachoeiras do Parque Nacional e vai ao Vale da Lua, um lugar formado há milhões de anos e com características geológicas impressionantes. Nas hospedagens, três opções diferentes que mostram a pluralidade do destino: a Fazenda Shanti, o Glamping Hidden Treasure e a Pousada Inácia. Além de conhecer pontos especiais, descansar em meio à natureza e aproveitar a culinária local, Dani ainda decide se aventurar na tirolesa do Voo do Gavião, que tem 850 metros de extensão a uma altura de 100 metros, e depois em um rapel em uma cachoeira de 45 metros. Um destino para todos os gostos.
Para conhecer de perto as maravilhas da região, Daniela Filomeno decidiu fazer base em um hotel-destino, o Casana. Foi de lá que Dani saiu pilotando um UTV pelas dunas, com chuva e tudo! No final, foi premiada com um almoço preparado à beira de uma lagoa. No hotel, ela teve também uma aula de kitesurf. Até para água ela foi, para fazer um exercício de iniciação. Na parte gastronômica, destaque para dois restaurantes: o Pimenta Verde e o Éllo, que é liderado por um chef belga que faz um menu degustação imperdível!
Na Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, Daniela Filomeno descobre como era o local onde o casal passou boa parte da vida, sendo guiada por ninguém menos que a neta de Jorge Amado, Maria João. Outra entrevista especial é com Nara Gil, filha de Gilberto Gil, que recebe o CNN V&G na "Casa de Mãe", um espaço cultural onde grandes músicos baianos se apresentam todas as semanas. Na gastronomia, tem a moqueca de Tereza Paim, os frutos do mar do Fasano, a culinária moderna do restaurante Manga e um passeio pelas criações do casal Fabrício Lemos e Lisiane Aroucas, que estão à frente do Origem, um dos principais restaurantes de toda a Bahia e do Brasil. Ainda tem aula de cachaça, passeio de barco à Ilha dos Frades e uma importante visita ao Ile Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil.