Em uma seleção de 20 dos aprendizes inscritos, apenas 15 são escolhidos e ficam na competição.
Os aprendizes precisam criar um efeito comum dos filmes de catástrofe: um terremoto.
A prova exige que os aprendizes façam o efeito de uma pessoa morrendo congelada e eles precisam caprichar na maquiagem.
A prova é fazer com que um intruso saia do corpo de um humano, ou seja, um dos participantes deve sair de dentro da barriga de um manequim.
O desafio da vez é cortar um membro e fazer um esguicho de sangue, em uma cena típica de cenas de luta e filmes de terror e ação.
O desafio da prova é simular a morte de alguém em uma cadeira elétrica, um recurso que requer pirotecnia, maquiagem e interpretação.
Três participantes eliminados em provas anteriores ganham uma nova chance e voltam para o jogo.
Os aprendizes precisam simular uma cena de luta com muita pancadaria e móveis quebrando.
Os aprendizes precisam fazer chover construindo uma estrutura com canos.
Os aprendizes devem criar um cenário com parede, móveis e objetos para serem metralhados. Além disso, um personagem precisa levar um tiro.
A prova é fazer com que alguém saia de uma cova, e como o estúdio da prova é todo cimentado, a cova é uma caixa.
Os aprendizes precisam reproduzir uma avalanche de neve caindo em cima de uma pessoa.
A prova para definir os vencedores exige que os aprendizes explodam um objeto.
Após 21 entrevistas com amantes de cinema e efeitos especiais, os mentores devem selecionar 15 aprendizes para integrar suas equipes.
Os aprendizes devem criar o efeito de uma bola de demolição caindo em cima de uma pessoa, criatura ou objeto - esmagando, destruindo e espalhando muito sangue.
Os aprendizes devem fazer o efeito clássico de várias estantes caindo enfileiradas uma em cima da outra como em um grande dominó.
Os aprendizes devem coreografar uma cena de luta com a ajuda de profissionais e criar a ilusão de personagens com superforça por meio dos golpes que eles executam em cena.
Os aprendizes devem criar o efeito de uma ventania destruidora usando um ventilador gigante em uma cena que precisa ter pessoas lutando contra o vento e objetos sendo levados pela ventania.
Os aprendizes são surpreendidos com uma troca de membros entre os times que reequilibra as forças entre as equipes que devem criar areia movediça ou algo de textura semelhante.
Os aprendizes usam objetos infláveis para criar a ilusão de uma pessoa ou criatura sendo inflada.
Os aprendizes devem criar um monstro ou qualquer criatura aquática por meio de caracterização, maquiagem ou outros materiais. A criatura deve se movimentar dentro de um tanque de água, realizando ações.
Os aprendizes devem criar um alienígena utilizando maquiagem de caracterização ou figurinos e depois gravar o efeito do extraterrestre passando por uma cirurgia.
Os aprendizes devem criar uma cena de acidente com ácido em que o líquido destrói ou derrete partes do corpo ou objetos.
Os aprendizes devem produzir uma cena com tiros em um corpo, um dos efeitos que seus mentores mais fazem trabalhando no mercado, usado em diversas produções.
Na semifinal da competição, os aprendizes devem produzir uma cena em que um personagem seja cortado pelo meio e acabe dividido em duas partes, na altura na cintura.
Aprendizes e mentores trabalham para produzir o efeito que não pode faltar para quem deseja trabalhar com efeitos especiais: uma enorme explosão com bola de fogo.
Após 20 entrevistas com amantes de cinema e efeitos especiais, os mentores precisam selecionar 16 aprendizes para integrar a competição.
Os aprendizes devem fazer o efeito de um zumbi sendo esmagado usando uma bola de demolição. O diretor da equipe azul não consegue orientar sua equipe, fica bastante confuso e cria um caos no set.
Os aprendizes devem fazer uma cena de exorcismo com maquiagem de efeito, vômito e sangue escorrendo pela parede. Uma briga dentro da equipe vermelha cria o início de uma inimizade na competição
Os aprendizes devem produzir o efeito de uma pessoa que incha até explodir; um dos integrantes da competição que sempre passa por cima dos outros finalmente pode mostrar seu talento como diretor.
Os aprendizes precisam produzir o efeito de uma pessoa sendo eletrocutada em uma cadeira elétrica. A troca de integrantes entre as equipes gera tensão no grupo vermelho.
Os aprendizes precisam produzir o efeito de um zumbi sendo derretido no ácido. Na equipe vermelha, o aprendiz escalado para ser o zumbi colabora muito com o filme, mas na equipe azul, acontece o oposto.
Os aprendizes precisam produzir o efeito de tiros no corpo. Na equipe vermelha, o diretor se estressa com todo o grupo quando o time não obedece a suas ordens.
Os aprendizes devem produzir o efeito de uma criatura que sai do vaso sanitário e arranca o pedaço de uma pessoa, levando-o para dentro da privada.
Os aprendizes devem produzir o efeito de um tiro de bazuca que abre um buraco em uma pessoa. Cientista, diretor da equipe azul, mais uma vez estressa todo seu time com seu jeito afobado.
Os aprendizes devem produzir o efeito de uma cabeça explodindo, mas algo sai errado na gravação da equipe vermelha e eles correm contra o tempo para finalizar.
Os aprendizes precisam produzir o efeito de um raio laser que destrói objetos. O efeito parece simples, mas eles acabam encontrando muita dificuldade para conseguir produzir os filmes.
Na semifinal, os seis últimos concorrentes disputam duas vagas para a final fazendo três efeitos do filme dos mentores, "Skull - A Máscara de Anhangá".
Os aprendizes devem criar o efeito de uma explosão em uma cena de super-herósi. Apenas dois finalistas disputam o cobiçado troféu da competição