No primeiro episódio, vamos falar sobre a história de Preto Amaral, o camarada que é conhecido como o primeiro assassino em série brasileiro. Mas será que ele realmente é?
O triplo homicídio ocorrido dentro da residência da família Reis em 1937 é até hoje um dos crimes mais chocantes e misteriosos de São Paulo. Venha escutar essa história cheia de teorias e até mesmo atividades paranormais.
Foi no Cine Oberdan, em 1938, que aconteceu a maior tragédia infantil de São Paulo. Mais de 30 crianças morreram pisoteados em um verdadeiro massacre. E o motivo de tudo isso? Uma caganeira.
Em 2004, o pai e a madrasta de Gil Rugai foram encontrados mortos em sua mansão. Cinco dias depois, Gil, de 20 anos, estava preso. Mas nem todos estão convencidos que ele é o real autor do crime.
A história do serial killer brasileiro que foi preso, foi solto e sumiu pelo Brasil.
O assassino em série que fez Porto Alegre experimentar o canibalismo em seu açougue na Rua Arvoredo.
A história da única mulher a liderar uma seita messiânica no Brasil. E não acaba nada bem.
Um crime de honra cometido por uma mulher vingativa durante sua lua de mel.
Um crime de honra cometido por uma mulher vingativa durante sua lua de mel.
Dois corpos sem vida, um bilhete enigmático e... discos voadores? Bem-vindos ao mistério mais misterioso do Brasil.
O corpo de uma advogada, três tiros na cabeça, um carro incendiado e uma carta de despedida. Um assassinato que não é o que parece.
Um assassino em série clássico que violentou e matou 5 mulheres, mas ao mesmo tempo é chamado de "romântico demais" pela ex-esposa. Esse é Marcos Antunes Trigueiro.
Em 2019, um brasileiro também não conseguiu respirar ao receber um "mata-leão" do segurança de um supermercado na Barra da Tijuca, RJ. Seu assassinato deu início a protestos em diversas cidades do país. A história se repete.
Uma psicopata de 13 anos mata o sobrinho e a irmã grávida, sequestra o feto e entrega para uma mulher dar o golpe da barriga no namorado.
Irmãos, serial killers e moradores da Mata Atlântica. A caça a esses dois "Moglis malignos" revoltou um vilarejo inteiro, sedento por justiça.
Que o casal Van e Lou assassinou os ex-namorados de Lou, a gente já sabe. Mas por que fizeram isso? Ciúmes? Pacto? Contrabando? Sangue Frio? Aqui te conto todas as versões do Caso Van-Lou.
Marco Aurélio sumiu em 1985 enquanto acampava com seu grupo de escoteiros. Mesmo com uma busca gigantesca, nadinha de nada dele foi encontrado até hoje.
Um feminicídio cheio de gente rica, drogas, desculpinhas sem pé nem cabeça e uma fuga internacional.
Notícias quentes e rápidas de true crime ao estilo Café Com Crime que você já conhece. Essa semana, na véspera do dia dos namorados, um homem é preso após agredir e roubar uma mulher, com quem tinha marcado um encontro por aplicativo de relacionamento. Essa não foi sua primeira vítima. Esse é o Maníaco dos Dates.
Um assassino em série menor de idade. Um impasse da justiça do que fazer com o rapaz. E aquela grande dúvida que dá medo em qualquer um: se for solto, será que ele volta a matar?
O incêndio criminoso na creche Gente Inocente iniciado pelo tio do sorvete, o Damião. O massacre deixou 14 vítimas, em sua maioria crianças de 4 anos de idade.
O Pedreiro Assassino de Campo Grande é um assassino em série que foi preso em plena pandemia. Esse é o Expresso com Crime, notícias quentes e rápidas de true crime ao estilo Café Com Crime que você já conhece.
Na década de 80, uma pergunta não saía da cabeça da população. Quem é "Mão Branca"? Um justiceiro nacional, um grupo de extermínio ou uma invenção da imprensa? Talvez as 3 coisas.
Um duplo assassinato na véspera de Natal. Uma tragédia de família. E 32 anos de muito mistério.
Quando o amor de Neide Lopes por um homem vira ódio, uma vingança cruel é colocada em ação.
Um rapaz, guiado por vozes na sua cabeça, jogou um jogo que levou 6 pessoas a morte. Ah, e um detalhezinho... quatro das vítimas foram decapitadas no meio das ruas de Mogi das Cruzes.
Em Santa Catarina, uma mulher planeja e executa o assassinato de uma “amiga” grávida para roubar o bebê direto de sua barriga.
Em 2019, o pastor Anderson do Carmo foi assassinado. Agora em agosto de 2020, a esposa dele e deputada federal Flordelis é denunciada como mandante do crime. O que sabemos até agora sobre o caso?
Depois de 10 anos de mistério no caso do desaparecimento da menina Sara Vitória, a polícia finalmente prende um suspeito e tem confissão.
Em 2001, seis turistas portugueses são encontrados enterrados na cozinha de um quiosque na Praia do Futuro, Fortaleza.
Um matador de aluguel que fazia bico como oficial de justiça. Poisé. Dioguinho cometeu uma série de crimes no interior de São Paulo no final do século 19, pelos quais ganhou a fama de ser o bandido mais célebre do faroeste paulista.
Copacabana, 1958. A jovem Aída Jacob Curi, recém-saída de um internato de freiras, é atacada por 3 homens e luta pela sua vida no alto do edifício Rio Nobre.
Nesse especial do Outubro Assombrado, as meninas do 1001 Crimes me ajudam a contar o que aconteceu no Hospital Colônia de Barbacena entre os anos 60 e 80. Esse é o holocausto brasileiro. O Outubro Assobrado é uma colaboração entre podcasts de crimes, terrors e afins para trazer histórias assombrosas para vocês no mês do Dia das Bruxas. Confira o calendário com todas as participações no Instagram @cafecomcrime.
A trágica história de Renê Senna e seu bilhete premiado da mega-sena.
A bruxa está solta! A frase foi dita no início do século 19 quando uma onda de rapto de bebês causou terror no Rio de Janeiro. Uma prostituta, acusada do crime, virou uma lenda macabra que, além de revelar a difícil situação das mulheres na época, assombra a cidade até hoje. Essa é a história de Bárbara dos Prazeres e quem conta ela comigo é a Bruna Quidute do 10 Min Murder. Esse episódio faz parte do Crimeween, um evento que surgiu da união de podcasts de true crime no Brasil. Confira o calendário das próximas parcerias e episódios especiais no instagram @CafeComCrime.
Liana Friedenbach e Felipe Caffé foram sequestrados, abusados, torturados e assassinados por um menor de idade, o Champinha, e seus comparsas. Essa semana completa-se 17 anos que o caso aconteceu e reacendeu as discussões sobre a maioridade penal.
Pé de Veludo foi um assaltante em série que deixava bilhetinhos atrevidos nas casas que roubava. Depois de um confronto violento com a polícia em 1964, a população de Marília o transforma em um santo milagreiro.
Durante a pandemia da gripe espanhola em 1918, a família Schonhardt protagoniza um crime que leva a população, a polícia e os médicos a questionarem até onde um delírio de febre pode chegar. Bônus 2 em 1: relato do bizarro caso de Eugênio Bezzana, "o homem enterrado vivo".
O serial killer gaúcho que quis competir com o Maníaco do Parque. Essa é a história do Titica, da Praia do Cassino.
Nos anos 60, os mistérios em volta do assassinato de Margit Kliemann acabaram levando seu marido, o deputado estadual Euclydes Kliemann, a também ter um fim trágico.
Nos anos 80, um maníaco começou a invadir casas e cortar as nádegas das mulheres. Ele quase nunca era visto e não deixava rastros pra polícia.
O caso da vítima encontrada morta na Pedra da Macumba, sem a pele do rosto e sem os olhos, é arquivado como um suicídio. Mas será que isso é possível? Nesse episódio, vamos explorar as as diversas linhas dessa investigação.
Um homem, vestido de papai noel, atira três vezes contra uma mulher e foge. Ela sobrevive e sabe exatamente quem mandou a matar.
Na véspera do ano novo, um faxineiro atacou três homens em uma praça pública e decepou o órgão sexual das vítimas. Essa é a história do maníaco do pênis.
A socialite Dana de Teffé desapareceu em 1961, logo depois de entrar no carro de Leopoldo Heitor, um homem conhecido como o advogado do diabo.
Torres de energia, garotas de programa, um jornalista determinado e um delegado ótimo em quebra-cabeças. Esses são apenas alguns dos elementos da história do maior assassino de mulheres do Paraná, Roneys Fon Firmino Gomes.
O caso de Renato Reis Fragata, líder de uma seita no Amazonas que recrutava seguidoras na porta de uma escola.
A polícia pensava que estava atrás de quatro assaltantes, mas na verdade era um só. Essa é a história de João Acácio Pereira, o bandido que aterrorizou São Paulo na década de 60. Roubava, estuprava e matava durante a noite, mas vivia uma vida de herdeiro com pinta de artista durante o dia.
Quando existia pena de morte no Brasil, uma combinação de erros judiciários e uma investigação tendenciosa pode ter resultado na execução de um inocente. Essa é a história de Manoel da Motta Coqueiro.
Existem pelo menos três casos brasileiros que se parecem com o misterioso desaparecimento e morte de Elisa Lam. Todos eles envolvem corpos em caixas d'água e tem elementos bem estranhos que nos fazem questionar o que realmente aconteceu. Nesse episódio, veremos: 1 - Caso de Curitiba - Luana Carolina da Silva 2 - Caso de São Paulo - Marco Aurélio França Ferreira 3 - Caso de Minas Gerais - Josmar Cardoso
No carnaval de 1984, um incidente deixou 19 mortos e 32 feridos em Natal, Rio Grande do Norte. Quase 40 anos depois, a Tragédia do Baldo volta às manchetes dos jornais.
Uma mulher grávida foi encontrada morta em sua casa em Arapongas, Paraná. Quase 10 anos se passaram até alguém ser condenado por esse crime.
Em 2010, sete garotos que não se conheciam desapareceram em Luziânia. Os seus destinos foram ligados por Adimar Jesus da Silva, um serial killer.
Um episódio especial com a Dona Café lendo e reagindo aos e-mails de ouvintes contendo casos de crimes locais.
Parte dois do episódio especial onde a Dona Café lê e reage aos e-mails de ouvintes, contendo casos de crimes locais.
Em 1995, o senhor Olívio Correa saiu de casa a tarde e não voltou mais. No dia seguinte, ele foi encontrado desorientado e sem os olhos. Essa é a sua história.
Em 1997, a cidade de Santo Antônio do Potengi foi palco da maior chacina recente do Rio Grande do Norte. Tudo por conta de um boato de que Genildo Ferreira era homossexual. Essa é sua história.
O maior roubo de arte de todos os tempos no Brasil aconteceu em 2006 no Museu Chácara do Céu. Até hoje, obras de Picasso, Dalí, Monet e Matisse estão desaparecidas. Te conto esse caso e mais duas histórias sobre assaltos a museus nesse episódio.
Benedito Gomes Rodrigues é acusado de matar pelo menos 16 pessoas em sete estados brasileiros entre 1948 e 1967. Ele não é apenas um assassino em série, como também foi diagnosticado com vampirismo.
Em dezembro de 2020, três crianças sumiram em plena luz do dia enquanto brincavam em Belford Roxo, RJ.
Em 1940, a jovem Maria Luiza Haussler é encontrada morta na Lagoa dos Barros. Sua história virou uma lenda que assombra até hoje a região de Osório, no Rio Grande do Sul.
Em meados de 2015, uma mãe sequestra o próprio filho e o mantém em cárcere privado. Quase 5 anos depois, decide que não o quer mais e planeja com sua namorada como farão para se livrar dele.
Uma série de estupros assolou a cidade de Belo Horizonte na década de 90. Dois homens, que alegaram inocência, foram presos pelos crimes. Quase 20 anos depois, a polícia descobre que eles estavam falando a verdade quando o verdadeiro Maníaco do Anchieta é preso.
Um projeto arquitetônico que pretendia ser conhecido como o primeiro arranha-céu do Brasil acabou ganhando fama pelos crimes que nele aconteceram. Essa é a história do Edifício Martinelli e de três vítimas que perderam a vida em seus corredores.
Em dezembro de 2014, um dentista falido chamado Flávio do Nascimento Graça resolveu eliminar de vez a concorrência. Para isso, se tornou um assassino em série e o foragido mais procurado da polícia do litoral paulista.
Em abril de 2015, uma mulher sumiu de dentro da sua própria casa em Pelotas, RS, e nunca mais foi vista. Essa é a história da professora Cláudia Hartleben.
Um assassino em série aterrorizou gays em um parque de Carapicuíba entre 2007 e 2009. O Maníaco do Arco-íris fez no mínimo 14 vítimas fatais antes de ser notado pela polícia. Essa é a sua história.
Um compilado de casos envolvendo corpos encontrados em freezers. Nesse episódio: o caso dos congelados da 1500 de Balneário Camboriú, o crime do freezer de Cipolândia e a misteriosa morte de Kenneka Jenkins.
Lázaro Barbosa é atualmente perseguido pela polícia no entorno do Distrito Federal por ter assassinado uma família no dia 9 de junho de 2021 e feito outras pessoas reféns na região desde então. Nesse episódio, conto tudo o que sabemos até agora sobre o suposto "serial killer".
Um assassino em série que atuava dentro de um hospital e lucrava com a morte de seus pacientes. Esse é o caso do Edson Izidoro Guimarães e seu envolvimento com a máfia das funerárias.
Fernando Soares Pereira, 21 anos, foi caçado pela polícia depois de cometer uma série de crimes no nordeste e em São Paulo nos anos 80. O criminoso ficou conhecido por sempre conseguir fugir dos agentes, mesmo quando já estava preso na cadeia.
Em 2012, Elize atirou contra Marcos Matsunaga, esquartejou seu corpo e o espalhou por uma estrada de Cotia, na Grande São Paulo. Quase dez anos depois, ela decide contar o seu lado da história em um documentário da Netflix. Vamos lembrar o que aconteceu no Caso Yoki?
Em maio de 1957, uma líder feminista é encontrada amarrada, amordaçada e sufocada em seu apartamento. O crime nunca é solucionado. O que aconteceu com Anita Carrijo?
Na década de 90, mais de 40 meninos desapareceram no Maranhão e Pará, sendo encontrados depois mortos e emasculados. O responsável pela série de assassinatos era um “bom vizinho” chamado Francisco das Chagas.
Mônica Granuzzo foi encontrada morta em junho de 1985 depois de se encontrar com seu crush, Ricardo Peixoto Sampaio. Todos sabiam que ela tinha caído do apartamento do rapaz. A grande questão desse caso foi: ela se jogou ou foi jogada do sétimo andar?
Minas Gerais, 1937. Um primo com muito dinheiro desaparece e dois irmãos são acusados do seu assassinato. O que acontece depois ficou conhecido como o maior erro judiciário do Brasil.
No fim dos anos 90, o jovem Hélio Muniz se torna líder de um grupo de extermínio em Pernambuco que foi responsável pela morte de até 65 pessoas.
O caso Abravanel vai muito além de um pedido de resgate altíssimo por Patrícia. Nessa história, Silvio Santos vira refém, um tiroteio acontece em um hotel e tudo acaba com uma morte misteriosa na prisão.
Um maranhense decidiu jogar um avião no Palácio do Planalto em 1988.
Sylvia Seraphim Thibau entra armada na redação do "A Crítica" e dispara contra Roberto Rodrigues, filho do dono do jornal. Parece um caso simples de resolver, mas teve um final inesperado e trágico. O caso inspirou as obras do dramaturgo Nelson Rodrigues, irmão da vítima.
Em 1994, uma garota chamada Andreia Pereira Gomes Amaral matou os pais em casa com a ajuda do namorado. Oito anos depois, Suzane von Richthofen faria o mesmo. As semelhanças dos dois casos não param por aí.
Um homem alega que sua família sofreu um acidente de carro e ele foi o único sobrevivente. Na mesma época, ele cava um poço no quintal. Os vizinhos crimezeiros, achando isso tudo muito suspeito, denunciam que algo estranho acontecia naquela casa. Ao investigar, a polícia descobre o que seria o caso mais horripilante dos últimos 50 anos em São Paulo.
O mistério no Planalto começou em 1998 quando um menino de pouco mais de 1 ano, que dormia na cama com os pais, foi levado da sua casa sem ninguém perceber. O que se seguiu foi uma série de mais quatro desaparecimentos. Todos no mesmo bairro de Natal, Rio Grande do Norte, e da mesma forma. O caso já passou por mais de 10 delegados, duas CPIs e continua sem solução. Vamos investigar?
O misterioso caso de desaparecimentos de crianças no bairro do Planalto, em Natal-RN, completou 23 anos. Mais de 10 delegados passaram pelo caso e duas CPIs sobre tráfico de crianças na região aconteceram. Esse episódio, a parte 2 do caso, conta detalhes da investigação, revela quem foram os suspeitos e como estão as famílias das vítimas hoje.
Em 2014, uma fake news espalhada no Facebook causou a revolta de uma cidade e o linchamento de uma mulher inocente.
Com mais de 25 anos de experiência, o perito Ricardo Salada já passou por casos como o de Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga. Nesse novo quadro Dona Café Entrevista, converso com o perito sobre filmes e séries de true crime, o trabalho da perícia no Brasil e detalhes intrigantes de casos reais em que Salada trabalhou.
Mesmo com provas de DNA, uma artista plástica demora quase três décadas para ser condenada pelo assassinato da sua empregada doméstica, Cleonice de Fátima Rosa. O caso ocorreu em Londrina, Paraná, em 1993, e teve seu desfecho final ano passado, 2020, depois de muitas reviravoltas.
A caminhada romântica de um casal por uma trilha na praia acaba em um crime brutal. O caso aconteceu no Paraná em 2009 e é cheio de reviravoltas: uma confissão forçado, um esquema entre policiais e uma prisão duvidosa.
Em 1949, um grupo de alpinistas cariocas desbravavam uma nova trilha no Pão de Açúcar, que viria a ser chamada Chaminé Gallotti. O sonho de conquistar o cume do morro foi interrompido quando, em uma fenda na rocha, encontram uma múmia. Essa é a história da múmia da Gallotti.
Conversei com a apresentadora do podcast Café, Crime e Chocolate, Tati Daignault! Além do podcast, a Tati trabalha com limpeza de cenas de crime e investigação privada e contou tudo sobre suas profissões aqui, nesse episódio.
Quando Carolina de Paula, estagiária de uma empresa em Santos - SP, se envolve amorosamente com seu chefe, ela decide eliminar sua colega de trabalho para ser efetivada e manter seu emprego.
Maurizio Gucci, um dos homens mais influentes de Milão e herdeiro da luxuosa grife Gucci, é assassinado a sangue frio em 1995. Sua ex-esposa, Patrizia Reggiani, alegou inocência, mas foi condenada pelo crime. O que realmente aconteceu? Quase 25 anos depois, Patrizia conta sua versão da história no documentário Lady Gucci: A História de Patrizia Reggiani, do discovery+. . . . Esse episódio é uma parceria entre o Café Com Crime e o discovery+. . . .
Pra fechar o ano, que tal um compilado de casos enviados pra mim pelos crimizeiros em 2021? Nesse episódio, vou ler para vocês OITO E-MAILS contendo histórias de crimes do sul, sudeste, nordeste e centro-oeste do Brasil. Mencionei um caso da sua cidade ou região? Manda um alô lá no Instagram @cafecomcrime. -- Casos mencionados por e-mail: 1 - O incêndio do Gran Circus / Assassinato de Luz del Fuego 2 - Tragédia na Urca, o acidente de Roger Véron 3 - O caso Roberto Peukert 4 - O milagre de Macatuba e o Crime do Padre José Corsini 5 - Assassinato de Remís Carla 6 - O Maníaco do Cohatrac 7 - O Ex Obcecado de Rolante 8 - O Cozinheiro de Brasília --
Rosalina Ribeiro foi uma senhora portuguesa que herdou uma fortuna em euros do amante. Mas sua sorte parou por aí. Em 2009, enquanto brigava na justiça pelo dinheiro, ela foi encontrada morta em Saquarema, Rio de Janeiro. O caso está para ser julgado em Portugal em março deste ano.
Em 2015, Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, foi esfaqueada 42 vezes dentro do colégio onde estudava em Petrolina, PE. O caso continuava sem solução até que, em janeiro desse ano, a polícia identificou o suspeito através de exame de DNA. Porém, a confissão de Marcelo da Silva trouxe mais dúvidas do que respostas.
Fora da casa mais vigiada do Brasil, alguns ex-participantes do Big Brother Brasil se envolveram com crimes. No episódio de hoje, conto três casos criminais de ex-BBBs: André Caubói (BBB11) foi vítima de um homicídio que segue sem solução até hoje. Laércio de Moura (BBB16) preso por estupro e pedofilia. Rodrigo Cowboy (BBB2) preso por estelionato e tentativa de homicídio.
Em meio a pandemia em 2021, um serial killer resolveu usar um aplicativo de relacionamento para conhecer suas vítimas. José Tiago Soroka marcava encontros pelo Grindr, um aplicativo dedicado à comunidade LGBTQIA+, mas seu objetivo não era namorar e sim matar e roubar.
Em 2014, uma lojista cai no golpe de uma mulher bem vestida e muito simpática. Ao publicar sua experiência no Facebook, descobriu que a mesma mulher tinha aplicado outros golpes por toda Uberlândia. A golpista se chamava Marta e o grupo online procurou fazer justiça da forma que a internet sabe: através de memes. Série mencionada no início do episódio: Inventando Anna da Netflix.
Em 1998, Francisco confessou ter estuprado e matado onze mulheres no Parque do Estado, em São Paulo, ao ouvir uma "inspiração maligna". Depois de preso, foi recordista ao receber mais de mil cartas de amor na cadeia. Pela lei, o Maníaco do Parque deve deixar a cadeia em 2028.
O ROUBO DE MILHÕES! Esse é o segundo maior assalto do Brasil e um dos maiores do mundo. Em 2005, ladrões cavaram um túnel até o Banco Central do Brasil em Fortaleza, levando mais de 160 milhões de reais. Eles passaram despercebidos, mas esqueceram de planejar a fuga e o que fariam com todo esse dinheiro.
Em 2011, um corpo foi encontrado esquartejado, sem cabeça e sem dedos, dentro de um quarto de motel em Ananindeua, Pará. Uma coisa estava clara: o assassino não queria que a vítima fosse identificada.
Em 1991, um menino de 12 anos desaparece ao caminhar pelas ruas de Carpina, Pernambuco.
No início dos anos 90, a população de Rio Claro (SP) passava por uma fase obscura. Muitas crianças desapareciam apenas para ter suas ossadas encontradas no horto florestal meses depois. O misterioso assassino em série ficou conhecido como o Monstro de Rio Claro ou o Maníaco da Bicicleta.
Em 1918, Nenê Romano foi atacada ao chegar em casa e recebeu uma navalhada no rosto. Lutando por justiça, ela encontrou um advogado, por quem se apaixonou. Seu nome era Moacir Piza e ele ficou tão obcecado pelo amor de Nenê que era capaz de matar por ela.
Ana Lídia Braga desapareceu em 11 de setembro de 1973. Pouco depois, é encontrada morta. Sua história ficou marcada pelas falhas de investigação, suspeita contra filhos de políticos importantes e pelo tamanho da crueldade do crime contra uma garota de apenas 7 anos.
Em 2019, o ator da novela Chiquititas Rafael Miguel e seus pais foram assassinados por Paulo Cupertino, pai da namorada do rapaz. Cupertino ficou foragido durante 3 anos e foi preso agora, no mês de maio de 2022. Entenda o que aconteceu!
Também conhecida como Viúva-Negra do Rio Grande do Sul, Heloísa Borba Gonçalves é uma golpista, estelionatária e assassina de maridos que está foragida desde 2004. Ela foi condenada pelo homicídio de um marido em 1992, mas é suspeita da morte de seus outros quatro companheiros, dos quais recebeu uma herança milionário antes de desaparecer.
Em 2015, seis corpos são encontrados enterrados no piso da casa de um pintor, chamado Jorge Luiz Morais de Oliveira, revelando que a Favela Alba abrigava um assassino em série.
Em 1994, os donos da Escola Infantil Base foram acusados de promover orgias com os alunos. Quando jornalistas não questionaram a versão duvidosa de um delegado e publicaram matérias sensacionalistas sobre o caso, a vida de seis pessoas foi destruída.
Em 1992, a atriz Daniella Perez foi assassinada por um colega de elenco e sua esposa. A busca de sua mãe Gloria Perez pela verdade e os impactos desse crime mesmo depois de 30 anos foram discutidos na série Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez da HBO Max. Depois de assistir a série, conto pra vocês todos os detalhes desse caso chocante.
Especial de Dia dos Pais - convidei meu pai (um crimizeiro como a gente!) para conversar sobre crimes em família. Nesse episódio, discutimos o recente caso da mãe e filhos mantidos em cárcere privado por 17 anos pelo pai da família, o “DJ” Luiz Antônio Santos Silva, além de contar em detalhes o caso Roberto Peukert sobre um jovem de 18 anos que, após ser repreendido por escutar música num volume alto, assassinou o pai, a mãe e os irmãos.
Em 2016, num quarto de hotel, Ana Hickmann virou refém de seu stalker, um homem completamente obcecado pela apresentadora que, sob a mira de um revólver, dizia que ela havia partido seu coração.
Em dezembro de 2010, um noivo interrompe a festa de casamento com uma surpresa: saca uma arma e atira contra a noiva, o padrinho e, por último, nele mesmo. Após a tragédia, a polícia luta para encontrar a motivação e a arma do crime.
Em 2003, duas adolescentes viajaram para a praia de Serrambi com os amigos e nunca mais voltaram para casa. A investigação que se seguiu apontou dois irmãos kombeiros, Marcelo e Valfrido Lira, como responsáveis pelos assassinatos. Mas as evidências não confirmavam essa história.
Na madrugada de 28 de fevereiro de 2011, uma menina de seis anos desaparece de dentro da própria casa sem a família perceber. Dias depois, é encontrada morta debaixo de uma cama de hotel.
O assunto do momento é Jeffrey Dahmer, o canibal americano. Mas não precisamos ir tão longe para encontrar histórias horripilantes de canibalismo. Em 2012, aqui no Brasil mesmo, aconteceu o caso dos Canibais de Garanhuns. Ao investigar o uso do cartão de crédito de uma mulher desaparecida, a polícia se deparou com uma seita de canibais em uma das cidades mais seguras de Pernambuco. E essa foi só a primeira das surpresas macabras que surgiram durante as investigações.
Neste especial de Halloween, conto para vocês três lendas urbanas brasileiras assustadoras que são baseadas em histórias reais. São elas: O Maníaco da Foice de Campo Largo O Castelinho do Flamengo A Bruxa de Sapolândia
Na década de 80, a cidade de Erechim (RS) foi aterrorizada por um assassino em série que fugiu da prisão não uma, mas duas vezes. Essa é a história de Luiz Baú e os meninos que ele vitimou enquanto era caçado pela polícia gaúcha. - Fonte principal para leitura: O "Monstro de Erechim": um estudo de caso sobre o imaginário do medo, por Humberto José da Rocha ---> https://bit.ly/3hvEkgB
Após uma noite de festas, o jogador de futebol Daniel Corrêa é encontrado com um corte mortal no pescoço e emasculado. Em 2018, sete pessoas foram presas pelo crime, mas cada uma conta uma história diferente.
Em 2012, o jornalista Valério Luiz de Oliveira foi assassinado ao sair da Rádio Jornal 820 AM, logo após a gravação de um programa. O motivo? Futebol.
Um homem armado invade uma festa de réveillon em Campinas onde a família Fillier comemorava a entrada de 2017. Até chegar ao seu alvo principal, tirou a vida de mais de 10 pessoas e depois se matou. Mas não antes de deixar para trás gravações e cartas justificando seu crime.
Blumenau, Santa Catarina, 2007. Gabriel Kuhn, de 12 anos, é encontrado esquartejado dentro da própria casa. O principal suspeito era seu amigo, Daniel Petry, de 16 anos. O garoto friamente revela a motivação para o crime e deixa todos em choque. Até que a perícia descobre que havia mais para a história do que ele contava. - No mês de fevereiro, o podcast contará com episódios SEMANAIS! Ative as notificações do Spotify para não perder o próximo episódio, na semana que vem.
Em 1802, Januário Garcia Leal presenciou o assassinato brutal de seu irmão e jurou vingança. Sua jornada lhe rendeu seu famigerado colar de sete orelhas e reputação de bandido-herói nas terras sem-lei da capitania de Minas Gerais. - No mês de fevereiro, o podcast contará com episódios SEMANAIS! Ative as notificações do Spotify para não perder o próximo episódio, na semana que vem.
Em 2020, Anaflávia Gonçalves e Carina Ramos cometem um crime contra a família Gonçalves, rendendo à filha o apelido de "Suzane von Richthofen do ABC". A trama envolve dinheiro, um assalto mal planejado, ganância, surubas e muitas mentiras. Mas o trabalho exemplar da perícia foi capaz de desvendar os reais motivos do assassinato. - No mês de fevereiro, o podcast contará com episódios SEMANAIS! Ative as notificações do Spotify para não perder o próximo episódio, na semana que vem.
Um jornalista renomado é encontrado morto em seu escritório em Curitiba em 1975. Sem pistas concretas, o depoimento de uma testemunha que deveria esclarecer o caso, acaba o tornando ainda mais complexo e misterioso. - Ative as notificações do Spotify para não perder o próximo episódio no dia 08 de março.
A atriz Livia Vilela foi perseguida por um colega de trabalho durante 8 anos. Depois de ameaças de abuso sexual e de morte, o caso foi parar na polícia e Livia se tornou uma das primeiras vítimas de stalking a ser protegida pela Lei Maria da Pena. Hoje, vocês vão ouvir esse relato de arrepiar em primeira pessoa. Nesse episódio, converso com Livia sobre sua história. -- A peça "STALKING - um conto de terror documental" é uma co-direção da Elisa Volpatto com Rita Grillo, dramaturgia de Paulo Salvetti, que também é parceiro de cena da protagonista Livia Vilela. O espetáculo estreia no teatro Cacilda Becker, em São Paulo, no dia 17 de março e fica disponível até o dia 4 de abril. https://www.sympla.com.br/stalking---um-conto-de-terror-documental__1908503
Em 2004, quatro homens foram emboscados e assassinados nas estradas rurais de Unaí, Minas Gerais. Eles não eram homens quaisquer. Eram servidores públicos que estavam investigando denúncias de trabalhos análogos a escravidão nas propriedades de ricos e poderosos fazendeiros da região. - Ative as notificações do Spotify para não perder o próximo episódio no dia 05 de abril.
Quando Stuart Angel desaparece depois de anos lutando contra a ditadura militar, sua mãe sabe que o procurar e clamar por justiça colocará sua própria vida em perigo. Mas ela não se importa. Precisa encontrar o filho. Conheça a história e a luta da estilista Zuzu Angel nesse episódio especial, com a participação do professor Vitor Soares, do podcast História em Meia Hora.
Nos anos 80, no Rio de Janeiro, um homem passou a atacar e violentar mulheres que vendiam vestidos de noiva em anúncios de jornal. O Maníaco do Vestido de Noiva fugiu da prisão três vezes, sendo capturado em 1992 depois que sua história inspirou a série de TV "Noivas de Copacabana". Quando finalmente confessa seus crimes, ele surpreende a polícia ao revelar por que escolhia recém-casadas como vítimas.
Em novembro de 2008, uma menina de nove anos chamada Rachel Genofre foi encontrada morta dentro de uma mala na Rodoviária de Curitiba. O caso só seria solucionado mais de uma década depois graças ao banco nacional de DNA.
Em 18 de maio de 1973, a vida tranquila da família Sánchez Crespo sofreu uma reviravolta quando Araceli, a caçula, desaparece. Seis dias depois seu corpo é encontrado completamente irreconhecível. O caso se tornou um dos mais complexos da história do Espírito Santo, envolvendo famílias ricas, desaparecimento de provas e mortes misteriosas. Décadas mais tarde, foi instituído no dia 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, data em homanagem a Araceli.
Casos envolvendo "Viúvas Negras" geralmente tem uma motivação: dinheiro. Mas essa não foi a razão que levou Maria Nazaré Félix de Lima a matar seus companheiros. No sertão do Rio Grande do Norte, drogas, ciúmes e uma personalidade explosiva formaram a combinação mortal para essa série de assassinatos.
Em 1975, um casal se autodenomina profetas e lidera uma seita chamada Universal Assembleia dos Santos nos arredores de Salvador, Bahia. Durante quase dois anos, mais de 20 pessoas seguem suas diretrizes cegamente. No entanto, a seita chega a um trágico desfecho quando oito crianças são sacrificadas em um ritual religioso na praia Stella Maris.
Em dezembro de 1998, Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, foi sequestrado por uma perigosa quadrilha, o clã dos Oliveira. Em 95 dias de cativeiro, aconteceram negociações milionários, o envolvimento excessivo da mídia e uma orelha cortada enviada para uma emissora de TV.
Um jovem de 22 anos entrou para as crônicas policiais do Brasil ao cometer sequestros, assaltos e rebeliões na prisão. Suas fugas constantes e liderança no crime fizeram seu rosto e nome irem parar na capa da revista Veja nos anos 90. Essa é a saga bandida de Leonardo Pareja.
Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, foi assassinado em 1909 pelo amante de sua esposa, Dilermando de Assis. O caso se tornou um dos mais célebres crimes passionais da história do Brasil e levou um dos filhos do escritor a buscar vingança.
Um casal de policiais militares, duas mulheres e um adolescentes de 13 anos foram encontrados mortos dentro da própria casa em São Paulo. O caso é um dos mais controversos do Brasil e, dez anos depois, continua gerando dúvidas sobre o que realmente teria acontecido com a família Pesseghini em 2013.
Em março de 2001, a universitária Danielle Damasceno foi assassinada em Manaus e, dois meses depois, o pai de seu assassino, Fred Fernandes, foi executado por vingança. Os casos interligados revelaram um grupo de extermínio dentro da polícia manauara.
O corpo de Márcia Lanzane foi encontrado sem vida na casa onde ela e o filho moravam, no Guarujá, litoral paulista, em dezembro de 2020. Meses depois, o filho, Bruno Eustáquio, de 23 anos, é acusado do assassinato e foge. Ele segue foragido até hoje.
Entre maio de 2001 e março de 2002, sete mulheres foram assassinadas na região do Cariri, Ceará. A polícia inicialmente acreditava estar lidando com um serial killer, mas logo a investigação desmascarou um grupo de extermínio chamado "Escritório do Crime".
Francisco Costa Rocha, o assassino em série mais conhecido como Chico Picadinho, matou e esquartejou uma mulher na década de 60. Após cumprir pena, foi libertado e voltou a matar com uma fúria maior do que antes. Apesar da pena máxima no Brasil, à época do crime, ser de 30 anos, fazem 47 anos que Francisco permanece atrás das grades. Até hoje, ninguém teve coragem de libertá-lo da prisão novamente, mas talvez isso venha a acontecer em 2024.
Uma estudante de 18 anos, Aline Silveira Soares desapareceu durante uma festa universitária em outubro de 2001, deixando para trás uma trilha de mistério e terror. Após encontrar a jovem morta em um cemitério de Ouro Preto (MG), as autoridades rapidamente adotaram uma linha de investigação polêmica: a possibilidade de um ritual satânico relacionado a atividades de jogo de RPG.
Em agosto de 2020, um bebê de 4 meses foi encontrado abandonado nas ruas de Goioerê, Paraná. Logo, a polícia descobriu que seus pais, Kawany Kleve e Rubens Bigueti, estavam desaparecidos. Essa é a história de um assassinato sem corpos, de uma amiga invejosa e de uma família que busca até hoje por justiça.
No dia 19 de abril de 1997, uma liderança indígena visita Brasília para se reunir com o presidente no Dia dos Povos Indígenas. Naquela mesma noite, acaba sendo queimado vivo em um ponto de ônibus por um grupo de jovens.
Na década de 70, Ramiro Matildes Siqueira traçou uma trajetória de terror ao cometer assaltos, chacinas e violências sexuais. Conhecido como o "Bandido da Cartucheira", começou a sua vida criminosa aos 24 anos e vitimou mais de 50 pessoas ao longo de uma década. Sua capacidade de fuga foi notável, virando uma lenda por onde passava e, mais tarde, sendo comparado com o spree killer de Brasília, Lázaro Barbosa.
Em dezembro de 1961, a cidade de Niterói recebeu um enorme circo que prometia alegria às crianças. Entretanto, o evento teve um fim trágico. O incêndio do Gran Circus Norte-Americano foi o maior da história do país, deixando 503 mortos e 800 feridos. Considerado um incêndio criminoso, o fogo teria surgido de um desejo de vingança.
Em 2014, o menino Bernardo Boldrini, de 11 anos, desapareceu de Três Passos (RS), desencadeando uma investigação que revelaria a triste realidade de que vivia com seus piores inimigos dentro da própria casa.
Quando um corpo queimado é encontrado na beira de uma estrada em Colombo, no Paraná, jornalistas correm à frente da polícia para desvendar o mistério. Pistas os levam a porta da casa de uma mulher, Geni Coelho, que havia acolhido a vítima, o jovem Alcides Razera de Freitas, em sua casa como seu filho. Porém, o caso logo revelou que entre quatro paredes a família feliz vivia uma dinâmica deturpada.
novembro de 2011, as irmãs Renata e Roberta Yoshifusa foram assassinadas dentro da própria casa. O duplo homicídio foi cometido por uma pessoa que estava acima de qualquer suspeita.
Durante um passeio escolar a uma fazenda no interior de São Paulo, a estudante Victoria Natalini desapareceu. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado sem vida, iniciando uma investigação incongruente que apenas intensificou o mistério do que teria acontecido com a adolescente.
Lucas Vargas Terra, um menino de 14 anos obediente e devoto à igreja, testemunhou pastores cometendo um ato considerado pecaminoso dentro do templo. O conhecimento indeseiado que Lucas obteve naquele dia custou a sua vida.
Na manhã do dia 23 de junho de 1996, o Brasil acordou com a notícia de um crime que se tornaria um mistério na história nacional: o assassinato do político Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias, e sua namorada Suzana Marcolino. Ambos foram encontrados mortos na cama em que dormiam. Seria um crime passional ou uma queima de arquivo?
Quando o namoro da milionária Anne Frigo e o segurança Vitor Jacinto termina em assassinato, a investigação revela um enredo digno de novela. Quem me ajuda a contar essa história de luxo, vingança e traição é a repórter policial Thaís Furlan, responsável pela cobertura jornalística desse caso.
Em junho de 2010, a modelo Eliza Samudio saiu em viagem na esperança de que o goleiro Bruno de Souza assumisse a paternidade de seu filho. Porém, ela não imaginava que seria uma jornada sem volta.
Em 2014, um motoqueiro assombrou a cidade de Goiânia, cometendo assassinatos em série. Tiago Henrique Gomes da Rocha, um rapaz acima de qualquer suspeita, assassinou friamente mais de 30 pessoas e deixou toda uma população apavorada com a visão de uma moto.
Em 1967, Maria Thereza Ayres Dianda de Lara Campos, de 23 anos, tem sua vida interrompida num aparente acidente de carro. Porém, a investigação logo revela que a jovem milionária poderia ter sido vítima de um homicídio, iniciando um caso complexo e cheio de becos sem saída.
No dia 20 de maio de 1981, um carro foi encontrado no fundo de um barranco, em Montes Claros (MG), revelando os corpos de dois namorados no porta-malas. A dedicação dos jornalistas da cidade na resolução do caso levou a uma descoberta surpreendente sobre o verdadeiro autor do crime.
Em 20 de abril de 2000, Paulinho Pavesi, de 10 anos, sofreu uma queda e foi internado em Poços de Caldas (MG). Dois dias depois, foi declarado morto e teve seus órgãos doados com consentimento da família. O que parecia ser mais uma fatalidade, acabou revelando uma poderosa quadrilha de tráfico de órgãos.
A descoberta do corpo de uma turista alemã na praia do Atins (MA) em 2005 foi o pontapé inicial de uma caçada policial pelo nordeste e centro-oeste brasileiro em busca de um serial killer canibal.
Na madrugada de 31 de janeiro de 1952, o estudante Delmo Campelo Pereira decidiu assaltar a empresa do próprio pai. Acontece que o assalto o levou a cometer um assassinato. E o homicídio levou 28 pessoas ao banco dos réus quando resolveram fazer justiça com as próprias mãos.
Em outubro de 2022, Shanquella Robinson de 25 anos embarcou em uma viagem com 6 "amigos" e nunca mais voltou. Seu caso provoca revolta e nos faz questionar muita coisa ao nosso redor.
Em 1998, uma garota de 10 anos foi violentada pelo dono de um conhecido bar de Luziânia, em Goiás, quando foi ao local pedir comida. Apesar das denúncias de sua mãe contra o agressor, nada é feito. Com a negligência policial, a garota passa cerca de uma década vivendo em cativeiro no porão do bar, fugindo de seu agressor e tendo toda sua família sendo perseguida por ele. A história termina com duas gravidezes, um assassinato e uma fuga policial.
Na tarde de 29 de agosto de 1997, um motoboy invadiu a casa da família Ota na Zona Leste de São Paulo e sequestrou o menino Ives, de apenas 8 anos. A investigação revelou uma trama de ambição e inveja.
No dia 30 de agosto de 2001, a mansão da família Abravanel foi invadida pela segunda vez naquele mês pelo mesmo sequestrador. Dessa vez, o refém foi ninguém menos que Silvio Santos.
Em 22 de julho de 2018, após uma noite de celebração, o casal Tatiane Spitzner e Luiz Felipe Manvailer retornam para casa. Porém, o que começou como uma noite comemorativa terminou com o corpo de Tatiane caindo da sacada do 4° andar.
Priscila Belfort saiu para trabalhar, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 2004 e nunca mais voltou para casa. Há 20 anos, a família Belfort vive com a mesma incerteza: o que aconteceu com ela?
Cara de Cavalo foi um criminoso que aterrorizou os bicheiros no Rio de Janeiro na década de 60. Depois de assassinar o detetive Milton Le Coca, se tornou alvo da Scuderie Le Coca, organização policial clandestina criada para vingar a morte do detetive.
Nesse episódio especial de Natal, conto três tragédias que chocaram o Brasil.
Em abril de 1996, a jovem Deuzeli Vanines foi brutalmente atacada enquanto trabalhava em uma casa na cidade de Alexânia, Goiás. O crime deixou marcas físicas e emocionais devastadoras, agravadas pela negligência institucional e pela falta de apoio à vítima. E assim, quase dois anos depois, uma nova tragédia aconteceria em sua vida.
Em 1996, o brutal assassinato de Baiano e seu filho de 13 anos chocou a capital do Acre.