O fim da Ditadura Militar no Brasil e o movimento Diretas Já, em meados dos anos 80, são o ponto de partida da história. A Constituição de 1988 – a oitava do país, concebida a partir da grande participação popular – é um dos destaques desta década em virtude dos avanços sociais que a Carta Magna permitiu desde sua promulgação. Assim como a eleição e posse de Fernando Collor, primeiro presidente eleito pelo voto direto, que marcou o início dos anos 90. A gestão presidencial, marcada pelo confisco das cadernetas de poupança e a alta inflação no Brasil, era uma realidade dos brasileiros nesta época. Ainda no início da década, Collor sofreu impeachment e o então vice, Itamar Franco, assumiu a Presidência.
O segundo episódio revisita as disputas eleitorais que culminaram com as vitórias de Fernando Henrique Cardoso, ambas em primeiro turno, e o início do Plano Real, em 1994, que trouxe estabilidade econômica para o país. A virada para os anos 2000, a celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e o inédito tratamento brasileiro contra a AIDS encerram o capítulo.
Entre os destaques do terceiro episódio estão a descoberta do Pré-Sal durante o governo Lula e a chegada da primeira mulher à presidência do Brasil, Dilma Rousseff.
O quarto episódio mostra os grandes feitos e polêmicas do governo Dilma, desde a chegada da primeira mulher da história ao poder, até seu processo de impeachment.
O quinto e último episódio da minissérie começa com a posse de Temer no lugar de Dilma, que sofreu impeachment, a eleição e momentos marcantes das políticas adotadas pelo governo Jair Bolsonaro e também a cobertura do processo eleitoral de 2022, que resultou na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.