Noite 1870. Chove copiosamente em Sintra. Morte de um oficial inglês. Noite 2006. O inspector Ramalho inicia o seu relatório policial sobre os estranhos crimes ocorridos na Quinta Valadas nos últimos dois séculos. Recorda o início deste Mistério, a noite em que é chamado à Quinta dos Valadas para desvendar a morte do deputado Manuel Silveira. Era a noite do jantar do seu 50º aniversário, toda a família se encontrava reunida, a luz faltou por breves momentos, e quando esta regressa, o deputado Manuel Silveira encontrava-se morto, presumidamente envenenado. Que razões estarão por trás desta morte? Revemos o fatídico dia e descobrimos como o deputado se viu envolvido num esquema de chantagem, como foi raptado, como se desembaraçou dos seus chantagistas. Conhecemos a família Valadas e suas intrigas. E os dois corpos encontrados no armazém? Que ligação tem estas mortes com a morte do deputado? Quem realmente matou o deputado? Os chantagistas? Alguém da sua família? Que relação tem tudo isto com as cartas do Eça e do Ramalho e o seu romance ?0 Mistério da Estrada de Sintra??
Mariana sonha com a morte do pai e relaciona com a morte do capitão Rytmel. No enterro do deputado, a família descobre pelo advogado que perdeu tudo. A Família Valadas não reage bem às novas condições económicas. Gonçalo, recém-chegado do estrangeiro procura a prima Mariana para confortá-la. Teresa demonstra uma crescente hostilidade para com o sobrinho, o que leva a uma discussão com o seu irmão Duarte. Duarte fala das cartas do Eça e de Ramalho e das parecenças com a sua família, Duarte acha estranho que tenha havido duas mortes na mesma casa com um século de intervalo. Iniciam-se os primeiros interrogatórios da polícia Judiciaria na Quinta dos Valadas. Afinal, todos têm algo a esconder. Elisabete convence o Inspector Ramalho que a Amélia é a culpada do assassínio. Amélia serviu o vinho na noite de aniversário, mas descobrimos que Amélia tem demasiado a recear?Uma nova pista pode envolver o falecido nos dois homicídios ocorridos no armazém. O Inspector Ramalho e o seu ajudante Maia interrogam Duarte, Teresa e Gonçalo em busca de pistas para o crime.
Vasculhando entre os papéis do falecido marido, Teresa descobre um dvd comprometedor. Este prova os favorecimentos ilícitos, a uma filma inglesa, em que Manuel Silveira se envolvera, antes de morrer. Inês é perseguida num bar e depois no Metro por Simão, ameaçada por ser filha do deputado e só escapa por um triz, com a ajuda do jardineiro. Um namoro começa. A sua irmã Carolina, tem menos sorte, descobrimos que é enganada pelo noivo João Dâmaso. Enquanto Duarte tenta encontrar uma razão para a viagem a Malta, para os crimes do genro Manuel, Mariana procura antes justificações para os amores da sua tetravó: a Condessa Valadas. Ao pequeno-almoço Carolina levanta suspeitas sobre Amélia. A criada desaparecera logo após a morte do pai. Que razão teria ela fugir? O que esconde? O Inspector interroga o preso Simão e ouve os relatos dos negócios de Manuel. Seguem a pista e voltam a interrogar Inês, e depois Teresa que, a fim de evitar o escândalo, nada revela sobre o DVD. Gonçalo procura a mãe que relembra que esteve na Quinta na fatídica noite. Gonçalo tenta descobrir a verdade mas a mãe perde-se entre relatos desconexos de um crime que se deu em Sintra. Duarte e Mariana pesquisam na Quinta e nos jornais da época, descobrindo a versão oficial contada por Lady Constance Rytmel, mãe do Capitão. Será a ?morte por causas naturais? verdadeira, ou a mais conveniente? Conveniente, para quem? Para Teresa e Elisabete. Que escondem as duas sobre o passado? Na sua investigação, os inspectores Ramalho e Maia têm muitos suspeitos, mas a certeza que se encontrarem o dinheiro desaparecido, encontrarão o assassino de Manuel e quem envenenou o deputado estava sentado à mesa de jantar.
Dâmaso é interrogado e mente à Policia. Carolina encobre. Teresa esconde DVD incriminador. Busca policial em Sintra. Manuel relacionado com as mortes no armazém. Duarte descobre dedicatória comprometedora de Eça. Pedro esconde Amélia. Mariana liga família Valadas ao livro de Eça e Ramalho: O Mistério da Estrada de Sintra. Pedro e Inês amam-se às escondidas. Elisabete e Teresa planeiam enganar Mariana. Pedro rouba DVD. Ramalho e Maia numa perseguição policial prendem Pedro.
Dectectives Ramalho e Maia interrogam Pedro e Amélia. Amélia revela ter visto um vulto na noite da morte do deputado. Amélia é deportada. Elizabete descobre medalhão da Condessa caído no jardim. Devolve-o a Isabel. Gonçalo fala com Mariana sobre o amor deles, proibido por Teresa, na infância. Mariana revê albúm da sua infância. Teresa dá diário de Condessa a Mariana. DVD de corrupção de Manuel Silveira na TV. Família Silveira discute o escândalo. Ramalho e Maia conversam, via telefone, sobre a investigação. Manuel poderá ter sido chantageado pelos tipos do armazém e conseguido matá-los, escapando. Ramalho sofre acidente de automóvel, ficando inconsciente. Dâmaso destrói prova que o relaciona aos dois tipos do armazém.
Um desconhecido assombra os pesadelos de Mariana. Mariana ao ler o diário de Luísa de Valadas, descobre a relação da Condessa com Rytmel. Maia visita Ramalho no hospital e convence-o a continuarem a investigação. Duarte revela a origem dos problemas entre Teresa e Isabel. Maia interroga Pedro sobre o marido de Marlene (sua irmã). Mariana não compreende porque é que a mãe desconfia de Isabel. Terá esta assassinado Afonso? Duarte encontra uma foto de Afonso, Mariana apercebe-se que este é o homem do seu pesadelo. Inês é descoberta por Pedro na Discoteca, sob efeito de drogas é levada para casa. Ao chegar à quinta Inês é acometida de visões. Abalada, corre pelos jardins. Pedro procura alcançá-la, sem sucesso. Aparece momentos depois esfaqueado. Terá Inês cometido este crime? Que faz um punhal na sua mão?
Inês ainda sobre o efeito de drogas é acusada de ter esfaqueado Pedro, Mariana acredita na sua inocência e convence-se cada vez mais de que todos estes estranhos crimes e visões estão associados o passado. Procura luz no diário da sua antepassada, mas mesmo este não é claro. Discute com Duarte sobre as mortes de Cármen e Rytmel. Mariana dá conta da obstinação de Teresa em tudo fazer para salvar a reputação da família, arriscando mesmo a vida de Pedro. Quem atentou contra Pedro? Será memo que foi Inês? Dâmaso aparece como suspeito. Mas suspeito é o desaparecimento de Pedro, terá este visto o seu atacante? Isabel confessa entre parábolas, a localização de um cadáver na Quinta do Valadas. Mariana, agora na posse do medalhão, escava no jardim em busca do passado.
Mariana e Teresa discutem sobre a identidade do cadáver. De que época surgirá? Será Rytmel? Será ?O Mistério da Estrada de Sintra? verdade? E se for Afonso? Será mesmo Isabel a sua assassina? Os amores perigosos de Sintra inquietam Teresa que aconselha Mariana a afastar-se de Gonçalo. Francisco não consegue mais compreender o mundo imaginário de Mariana e não resistindo ao ciúme vai finalmente para Londres. Após análise forense descobre-se que o corpo desenterrado tem mais de cem anos o que exclui Isabel como autora do crime. Como o paradeiro de Pedro continua incógnito Dâmaso contrata um detective. A crescente proximidade de Mariana e Gonçalo levará Teresa a revelar mais um segredo?
Por entre maldições e segredos a família Valadas é também assolada pela falta de dinheiro. Entre tensões e o decorrer das investidas de Gonçalo, Teresa vê-se obrigada a revelar um dos segredos daquela casa. Gonçalo e Mariana são irmãos. Transtornado por esta descoberta, Gonçalo discute com Teresa, acusando-a de tudo fazer para arruinar a sua vida, como fez com a sua mãe. Uma misteriosa carta é encontrada por de trás de um quadro antigo. Mariana ao lê-la descobre que a Condessa Luísa estaria grávida de Rytmel. Os segredos dos antepassados continuam a assombrar os Valadas. No apartamento de Dâmaso, o inspector Maia faz várias descobertas. Revelando-as a Ramalho, que ainda convalesce no hospital. Há um código, escondido nos e-mails de Dâmaso. A que dará acesso? As investigações continuam e Maia visita Isabel na clínica. Ela acaba por lhe revelar que esteve na casa dos Valadas na noite da morte de Manuel Silveira. João Dâmaso é agredido. O código é roubado. O assaltante telefona-lhe, ameaçando-o. É Pedro. Estará João Dâmaso agora nas mãos dele? Gonçalo, ignorando as revelações de Teresa, prepara-lhe um jantar romântico para Mariana. Mais tarde, fazem amor. Durante a noite, Mariana acorda sobressaltada com sonhos. Está nua, na cama de Gonçalo. Quando o tenta beijar, repara que este jaz morto a seu lado.
O corpo de Gonçalo, morto e nu, é retirado da casa dos Valadas. Teresa suspeita que Mariana tenha dormido com ele mas Mariana só se lembra de acordar e encontrar Gonçalo já morto. Inês propõe várias hipóteses para a morte mas Mariana refuta todas ? era impossível alguém ter entrado no quarto. Teresa partilha com Duarte que ?há males que vêm por bem?, ao que Duarte responde que Mariana pode estar grávida. Teresa prefere continuar a ocultar a verdade e também não tenciona contar a Isabel da morte do filho. Maia informa Ramalho da nova morte depois de uma noite em que os primos dormiram juntos. Esperam o resultado da autópsia. A casa está amaldiçoada? Todas as mulheres da família perderam os homens que amavam, à excepção de Carolina. Duarte não dá importância mas Mariana insiste e acrescenta que nenhuma delas os matou. Uma mulher não mata o homem que ama. Dâmaso tem SIDA mas ninguém sabe. Este não quer que Carolina o vá visitar. Desculpa-se com mononucleose mas Carolina estranha. Teresa e Mariana discutem em frente de Inês e Carolina. Teresa critica o comportamento de Mariana e adivinha-lhe o mesmo destino de Isabel: a loucura. Mariana defende-se acusando Teresa de querer controlar a vida de toda a família. Elisabete insiste que Mariana deve procurar o apoio de Francisco. Mariana irrita-se e isola-se no escritório onde revive a morte de Rytmel. Sabe que se a família quer ultrapassar os problemas do presente têm de compreender o passado. Duarte chega entretanto e Mariana partilha com ele as suas visões, as quais ele considera devaneios resultado dos calmantes tomados por ela...
Maia interroga Mariana na presença do Advogado e Mariana insiste estar inocente. Não sabe como asfixiaram Gonçalo, não ouviu nada, não viu nada. Maia insinua paralelismo com a história da Condessa que mata Rytmel no ?Mistério da Estrada de Sintra?. Advogado da família Valadas comenta com Teresa que Mariana precisa de um bom advogado criminal pois todas as suspeitas caem sobre ela. Mariana partilha com Inês que não é culpada, mas não sabe como provar o contrário e acaba por vacilar e pôr a hipótese de ter mesmo morto o primo. Duarte pergunta a Teresa onde vão arranjar dinheiro para o advogado criminal ao que Teresa, tranquila e misteriosa, diz que tratará disso, que não é problema. Carolina visita Dâmaso de surpresa e reata o namoro porque não quer saber de doenças, o importante é que se amam. Quer fazer amor e seduz Dâmaso. Francisco finalmente consegue falar com Mariana ao telefone e diz-se preocupado com a ausência de notícias dela. Quer voltar a Portugal mas Mariana quer ficar só. João Dâmaso chantageia Pedro até descobrir onde estão os números das contas do Valadas. Usa a irmã como isco até conseguir tirar-lhe a informação que quer. Assim que o consegue Pedro é morto. Teresa alia-se à policia e com um microfone escondido vai ter com João Dâmaso para descobrir os números das contas do seu falecido marido. A conversa acaba em discussão e com a entrada repentina da polícia no apartamento.
Ramalho e Maia interrogam Teresa sobre as falcatruas do marido e sobre a forma como a arma do mesmo foi parar ás mãos de Dâmaso. Os dois detectives procuram saber através da viúva o paradeiro de Francisco e acusam-na de ser cúmplice do marido. O corpo de Pedro é retirado do armazém. Maia e Ramalho concluem que Dâmaso tentou lucrar com os negócios ?obscuros? do sogro. Maia descobre que Gonçalo regressou de Londres na noite em que Gonçalo foi assassinado. Toda a família está em choque com os acontecimentos presentes e Teresa não consegue aceder ás contas de Manuel sem o código. Mariana confessa que começa a acreditar que possa ser responsável pela morte do homem que amava. Durante o almoço falam sobre os factos que têm assombrado a casa de Sintra e a família. Isabel ouve a conversa e descobre que Gonçalo está morto e fica em choque. Mariana tenta reconfortá-la mas em vão. Isabel descobre que Mariana e Gonçalo se envolveram e Duarte insiste para que a irmã revele a verdade à sobrinha. Isabel confessa a Mariana que esta é irmã de Gonçalo. Mariana fica destroçada. Teresa diz a Isabel que, apesar de Gonçalo ter morrido, não a mandará embora da casa, desde que ela se mantenha de boca calada. Teresa revela a Inês e a Carolina que Gonçalo é seu irmão e que é fruto de uma traição. A viúva acusa a irmã de seduzir o marido. Mariana é surpreendida por Francisco. Este revela que sabe do seu envolvimento com Fernando mas que a perdoa. Enquanto Mariana e Gonçalo dormem Francisco entra no quarto e sufoca Gonçalo com uma almofada. Mariana apercebe-se que está perante o assassino de Gonçalo e assustada procura afastar o marido que lhe pede que fuja com ele para Londres, onde podem finalmente ser uma família feliz.
Inspector Ramalho dirige-se ao Director da Policia Judiciária através de um relatório pouco vulgar, onde explica as suas convicções sobre a vaga de crimes que anda a investigar, comenta que os crimes que actualmente investiga estão certamente relacionados com crimes cometidos no séc. XIX e que cuja resolução pode ser a mesma desses mesmos crimes do passado. Ao interrogar a suposta demente Isabel Valadas, o Inspector Ramalho descobre aqueles que podem ser os indícios chave para a resolução dos crimes que anda a investigar, no seio da família Valadas. Cada vez mais convicto, decide interrogar Teresa Valadas, que se procura proteger, alegando que o que a sua irmã diz não é credível pois esta é irracional. Após este impetuoso interrogatório, Dr. Teixeira assume o controlo e afasta o Inspector Ramalho do caso, justificando que este começa a misturar imaginação com realidade, tendo em conta as declarações polémicas no relatório que efectuou. Persistente e seguro dos seus testemunhos, Inspector Ramalho decide concluir o caso dirigindo-se a casa da família Valadas e contar tudo o que sabe na presença de todos os membros.