É dia de excursão às caves do vinho do Porto, com tudo incluído. Uma jornada de várias horas de estrada que permite a Lino vender aos excursionistas os seus produtos e as tiradas filosóficas a preço mais baixo do que nas lojas. Pelo caminho, a carreira da Air Lino esbarra literalmente com Anita, uma simpática ciclista que vai revelar-se fundamental para que todos regressem a casa sãos e salvos.
A excursão de hoje leva o grupo à Figueira da Foz, para ver a praia, almoçar sardinhas e o Sr. Tainha adormecer de repente num local onde nunca tinha adormecido de repente. Um casal desconhecido embarca no autocarro e é brindado com a ética de Lino, a bazófia de Lino e a larica por sardinha assada de Lino. Anita e Lino vêem-se obrigados a enveredar por uma nova opção de carreira profissional: a de conselheiros matrimoniais.
Uma jornada pelo tesouro artístico nacional permite a Damião exibir as suas melhores capacidades ao nível do restauro criativo de património secular. Secundina vê-se obrigada a convocar todos os anjos e santinhos para suportar a companhia de uma nova excursionista: a irmã com quem não fala há anos. Para Anita é um dia ao estilo "leve um e pague dois": passa a conhecer, não um, mas dois Linos.