Oswaldo vai em uma locadora de jogos de video game pela primeira vez. Ele estava enlouquecido com a possibilidade de levar tantos jogos maravilhosos para casa. Oswaldo se diverte escolhendo vários até se deparar com um escondido em uma prateleira secreta, o Space Ninja Dinosaur, simplesmente o jogo mais viciante de todos os tempos. E claro, quer muito jogar. Mas o balconista da locadora avisa que o jogo é perigosissimo - todas as ceianas que alugaram, atrasaram a devolução e entraram na cortiça dos banidos. Uma vez nesse "mural dos banidos", você nunca mais poderá alugar nenhum jogo. Oswaldo, no entanto, promete de comportar. Mas é claroq ue fica viciado no jogo e não quer devolver enquanto não zerá-lo. Ele então troca a fita por uma fatia de pizza e acaba colocando o jogo nas mãos de Tobias, um ex-viciado no jogo em recuperação. Agora, Leia e Oswaldo precisam tirar Tobias do transe e levar o cartucho de volta a locadora à tempo.
Oswaldo e Tobias decidem jogar lasetag em uma espelunca no centro da cidade. O embdate com o temível Reaper 3000 -, que na verdade é apenas um funcionário antigo e cansado do fliperama - e a regra é clara: um tiro e você esta "morto", fora do jogo. Quando Tobias falha em dar cobertura ao amigo, Oswaldo é atingido pelo Reaper 3000 e acredita estar morto de verdade. Então ele volta pra casa apavorado e o fato de ser ignorado por todos - seus pais, amigos -, faz com que ele tenha cereza de seus estado fantasmagórico. Por tudo que já viu na TV e no cinema, Oswaldo acredita que precisa resolver todas as suas pendências na Terra para finalmente atravessar para o "outro lado" - pendências essas: terminar o dever de casa, comer na lanchonete do colégio pela ultima vez, devolver uma caneta emprestada, etc. E para ajudá-lo, Oswaldo escala Leia e o poderoso médium Tobias. Irá Oswaldo caminhar para a luz quando for a hora? Ou ele vai perceer que está só fazendo um dramalhão besta?
Leia apresenta um videocast sobre boargames obscuro na internet . Ela convida Oswaldo para ser seu assistente durante um dos episódios, mas ele consegue a façanha de se engalfinahar com as peças e a super-cola, fazendo uma bagunça absurda em poucos segundos. O vídeo viraliza e ele se torna uma web celebrity - por longos 3 minutos antes do próximo meme virar sensação - o ""garoto do iô-iô-de-meleca"". Mas esses 3 minutos de fama foram suficientes para Oswaldo atingir o sucesso, contratar seu pai como seu agente, escrever um livro e destruir sua amizade com Léia -, alguns percalços da fama.... Oswaldo então se descobre um ex-famoso, uma sub-celebridade e o único bico que ele consegue é uma série de eventos fracassados - um convenção de pombos, uma festa de debutante e uma tentativa mortal de viralizar uma video cassetada - uma nova oportunidade de recuperar a glória do sucesso de horas atrás. Agora Oswaldo precisa decidir se ele vai arriscar sua vida em nome da fama ou tentar recuperar sua amizade com Leia, que resolveu sair da internet para sempre.
A moda do momento na escola é colecionar álbum de figurinhas. Oswaldo está tentando completar o seu ¿ álbum de figurinha da novela ¿Corações Bucaneiros¿, os piratas apaixonados. Ele gasta todo seu dinheiro comprando figurinhas e falta apenas uma para completar o álbum. É aí que ele descobre uma tão rara que logo todos ficam sabendo. Todos a querem. Todos precisam dela desesperadamente. Oswaldo então descobre então a razão da figurinha ser tão especial: Ela foi feita para que completasse QUALQUER álbum de figurinhas. Ela quebra as regras da 4ª dimensão de um modo tão complexo que é capaz de fritar o cérebro de quem tenta entender sua lógica. Irado, certo? É só levar a figurinha para sala de aula onde você deixou o álbum e está tudo certo, acabou. Bom, nada é fácil assim. A figurinha especial chamou a atenção de Dimitri, o mafioso do colégio. Um garoto tão obcecado com figurinhas que se tornou um ser sombrio e perigoso. Ele costumava ser amigo de Leia há muito tempo atrás, quando os dois dominavam o tráfego de figurinhas na área. Agora Oswaldo precisa da ajuda de Leia para encarar o seu velho amigo ¿ só ela é capaz de desafia-lo no bafo e ganhar a figurinha de volta.
Oswaldo está muito animado depois de assistir ao filme do ano: ¿Mariposas Halterofilistas 7¿. Depois de ter sido exposto a propaganda de refrigerante inserida no filme, ele bebe algumas Maricolas e ganha a promoção levará o contemplado ao Parque de Diversões das Mariposas Halterofilistas (melhor parque!). Ele, no entanto, esbarra num único problema: o ingresso garante a entrada para ele e um melhor amigo. UM. MELHOR. AMIGO. Como escolher entre Tobias e Leia? Fácil! É só montar um gameshow do Oswaldo, com direito a sinais de plateias, perguntas capciosas e até mesmo uma rodada de culinária. Tudo isso baseado em conhecimentos específicos nos gostos do Oswaldo. Parece legal né? Porém a competição esquenta com Leia e Tobias cada vez mais loucos pra ganhar o jogo, e cada vez mais competitivos entre eles, até as coisas saírem do controle.Será que a amizade deles vai sobreviver ás maluquices do Oswaldo Game Game show? Quem vai ganhar o posto de melhor melhor amigo e desfrutar da incrível montanha russa do Parque das Mariposas Halterofilistas?
O professor de artes Jobert leva um teste vocacional para todas as crianças da escola, ou seja, um teste genérico com diversas perguntas que determina qual a profissão as crianças exercerão no futuro. Oswaldo faz o teste e tira ¿professor¿ como vocação. Claro que na cabecinha do Oswaldo isso imediatamente o transformou num professor formado. Ele vai até a diretora Marilua, e ela, como é uma educadora que acredita muito em métodos ¿hippies¿ e não-convencionais de educação, acredita que pode ser uma experiência interessante para os alunos. Então Oswaldo passa um dia lecionando para sua própria classe, a contragosto de Leia. Ele recita quadrinhos na aula de literatura, cobre o quadro negro com equações inventadas na aula de matemática, ele pula a aula de química, por que ¿ninguém nunca saberá o que é química¿. Até que ele nota quão triste estão todos os seus colegas. E isso não é culpa dele, é que ninguém gostou do resultado do teste vocacional. Então cabe ao Professor Oswaldo motivar os estudantes e desafiar o sistema educacional do professor Jobert. Ao melhor estilo ¿Sociedade dos Poetas Mortos¿, Oswaldo revoluciona um dia na escola.
Oswaldo, Leia, Tobias e a galera do colégio estão na praia. Oswaldo tenta fazer seus amigos acreditarem no dia que ele conseguiu comprar um PICOLÉ DE PF com um vendedor de praia. O que seria um picolé de PF? Bom, ainda bem que você perguntou! O picolé de PF é um picolé feito com os melhores ingredientes de um prato feito: arroz, feijão, bife, batata frita e farofa de farofa. Huuummm! Ninguém acredita na lenda do picolé de PF, então Oswaldo parte pela areia escaldante da praia em busca do isopor que vende picolé de PF. Ele está obcecado em provar aos seus amigos que ele não está mentindo. Nessa jornada, ele é forçado a estabelecer uma aliança com Medeiros, o garoto rico, mimado e briguento do colégio. Ele é o único que acredita no Oswaldo. O que nosso pinguim não sabe é que ele tem outros planos para o picolé de PF. Será que Oswaldo encontrará seu tesouro em forma de picolé? Ou será que que a sua obsessão o cegará?
Oswaldo está triste. Ele foi zombado na aula de arte quando apresentou sua obra de arte ¿Pato Joinha¿ (ele é um pato, e faz joinha!) Deprimido, ele anda sem rumo sozinho pela escola, até que ouve uma música muito feliz vindo de uma das salas de aula. Ele está intrigado e descobre algo muito incrível: é a sala do maternal! Então Oswaldo resolve se juntar aos pré-escolares, onde todas as aulas são lecionadas pelo Furão Listradinho, um personagem estilo Barney numa TV. Oswaldo ADORA: ele ganha uma estrelinha dourada para cada resposta correta, eles tiram uma soneca todos os dias no meio da aula e ele ainda pode usar um shortinho super legal que você nunca mais precisa ir ao banheiro! A vida do maternal é muito mais legal, ele inclusive convence Tobias a se juntar a ele na diversão. Isso é, diversão até Oswaldo esbarrar no fio e acidentalmente quebrar a TV da sala de aula. De repente todos os bebês viram zumbis bebetizados, atacam tudo que veem pela frente, até o Tobias foi bebetizado. Tudo parece estar perdido! Cabe agora a Leia e Oswaldo tentar salvar Tobias e acalmar os bebês zumbis.
É época de fazer a brincadeira de Amigo Oculto no colégio. Oswaldo e Tobias tem certeza que eles vão tirar um ao outro (eles andaram treinando). Mas o treino não dá certo e Oswaldo tira um garoto chamado Alberto, mas ele não se lembra de ninguém com esse nome. Depois de uma breve pesquisa, Oswaldo, Tobias e Leia descobrem quem ele é. Alberto é um garoto quieto, apagadinho e misterioso que se senta no fundo da sala. Ainda assim Oswaldo está determinado a dar o melhor presente de amigo oculto do mundo! Então o trio investiga a vida de Alberto, mas não encontra absolutamente nada. O cara é nulo. Oswaldo então descobre quem ele realmente é: um FIGURANTE! Sabe aquelas pessoas que ficam passando ali no fundo das cenas que acontecem na nossa vida. Isso significa que Oswaldo é o protagonista mais legal (claro). E cabe à sua megalomania ¿promover¿ o Alberto em coadjuvante na turma deles. O que ele não sabe é que Alberto apenas não gosta de chamar atenção.
Vai acontecer uma feira de ciências no colégio e Leia mal pode esperar parar ganhar o prêmio de ¿Cientista do Ano¿ pelo projeto ao qual tem se dedicado muito. O problema é que não dá para ter Oswaldo e Tobias no mesmo grupo de trabalho. Então ela resolve ajudar, dando a eles o clássico ¿feijãozinho no algodão¿ para que ela possa se concentrar apenas na sua obra: uma máquina de movimento perpétuo. Oswaldo e Tobias conseguem zoar todo o evento. Eles acreditam que estão numa ¿feira de ficção científica¿ e não na normal e chata ¿Feira de Ciências¿. Oswaldo Se veste de robô e duela com Tobias, que dispara lasers imaginários. Transformam a feira num caos total. Tudo termina com o experimento da Leia sendo destruído. Ela briga com seus Oswaldo e Tobias mas depois de vê-los cabisbaixos, ela resolve consertar as coisas. Como? Bom, ela se veste de ¿Leia do Futuro¿ e cria todo um contexto de ficção científica, em que após uma viagem no tempo a revolução das máquinas deu certo e apenas os 3 amigos juntos foram escolhidos para salvar o mundo. Claro né. Se não consegue vencê-los, junte-se a eles.
É o episódio da troca de corpos!! Bom, mais ou menos. É o dia da família, uma tradição anual em que a mãe do Oswaldo tira um dia de folga par passar um dia adorável com seu filho. Mas ela usa esse dia para fazer tudo que está pendente na sua ¿lista de afazeres¿: ir ao mercado, levar Oswaldo ao dentista, e até ligar para aquele primo de terceiro grau que fez aniversário. Não parece muita coisa, mas ela fica incrivelmente feliz de poder contar com companhia do filho nesse dia. Mas será que pode mesmo? Porque Oswaldo REALMENTE não quer passar o dia com a mãe fazendo coisas chatas, então ele disfarça Tobias de Oswaldo para tentar enganar a mãe. Não é tão difícil, mesmo. Primeiro ela fica desapontada com Oswaldo por não querer passar tempo com ela, mas aos poucos ela decide: é tempo de revanche. Então a mãe começa a tratar Tobias como se ele realmente fosse Oswaldo ¿ e mais, ela resolve desistir da sua lista de tarefas e leva Tobias ao fliperama. Oswaldo enlouquece com iso, mas aí já é tarde demais. Ele vai enlouquecendo progressivamente até que acredita mesmo que Tobias roubou sua identidade. Perdido sem saber quem ele realmente é, Oswaldo precisa recuperar sua família de volta.
Chegou o aniversário do Oswaldo, uhul!! Só que é segunda-feira, dia de prova e ele está super pra-baixo com isso. Bom, Leia preparou uma surpresa para ele: ela planejou um Livro-Jogo ao redor da vizinhança especialmente para Oswaldo. Então, junto a Tobias eles andam pela cidade vestidos de heróis medievais, e Oswaldo tem que seguir o roteiro que Leia escreveu para ele, resolvendo questões que o levarão ao tesouro perdido (é uma festa surpresa, não conta para ele!) Mas as coisas começam a dar errado quando leia descobre que Tobias resolver reescrever o final do jogo sem contar para ela. E como o Tobias é meio cabeça-de-vento, eles se encontram totalmente sem roteiro e no meio de uma jornada perigosa pelas ruas desconhecidas da cidade. O pior de tudo é que Oswaldo ainda acredita que tudo faz parte do jogo.
O dia começa como outro qualquer na vida de Oswaldo. Ele acorda, se veste e vai para o colégio. Só que...não tem ninguém no colégio!! Ele está completamente sozinho. Sem ninguém. Na escola. Uhuuul!! Claro que Oswaldo resolve bagunçar tudo que pode: explode o laboratório de química, brinca com papel higiênico e até ¿surfa¿ pelos corredores. Até que ele se sente entediado por estar tão sozinho e sem ninguém pra conversar. Ele então consegue um Tobias de meia e eles começam a conversar (bom, na verdade é ele falando com ele mesmo) De repente a escola está completamente cheia de amigos feitos de coisas aleatórias: uma vassoura se transforma em Leia, a lata de lixo é Medeiros, uma bola com rosto é a diretora Marilu, e Oswaldo está vivendo um episódio completo do seu show particular, cheio de drama, romance, ação; tudo dentro da sua cabecinha maluca. Ele tem o um dia super legal, mas quando chega em casa descobre que tudo aconteceu simplesmente porque era sábado.
Oswaldo, Tobias e Leia estão assistindo Planeta Checho. Leia tenta explicar aos amigos que o programa é gravado próximo dali, mas os dois acreditam que Checho é realmente um alienígena. Para tentar falar com o apresentador, eles procuram Gibraltar, fanático por OVNIS. Após várias tentativas frustradas, decidem ir à área próxima da antena da gravadora de TV com itens que - segundo o professor - atraem abduções. As três crianças pegam no sono, e acordam dentro dos estúdios do Planeta Checho. Passam o programa se divertindo e ao fim, Oswaldo e Tobias (que ainda acreditam estar em outro planeta), tentam subir na "nave" de Checho.
Oswaldo "mata" o paciente do jogo Operação que estava brincando com Leia e Tobias e entra em crise. Para repensar sua vida, Oswaldo parte numa jornada pelo quarteirão. Após conhecer as histórias de Fidel, Rafael, Ernestinho e Maurinha, que o incentiva a superar seu trauma em "matar um paciente", Oswaldo retorna para casa, mas novamente falha na brincadeira.
Oswaldo acorda na sala de aula à noite, com P.A., Sandra, Vivian e Geovan. Eles pensam que estão ali de castigo por algo que fizeram e começam a falar sobre isso. P.A. fez um poema na carteira da escola. Geovan trouxe um morcego para escola. Vivian estourou todas as bolas de vôlei. Sandra adulterou os mapas mundi da escola, e Oswaldo encostou a boca no bebedouro. No final, todos entram na Reunião de Pais e Mestres para revelar "seus crimes" e a diretora Marilua os manda fazer uma redação a respeito.
Os alunos estão apresentando redações sobre suas férias. Geovan lê sua redação, que acaba sendo um interminável "tic tac", e é interrompido pelo Professor Gibraltar. Na vez de Oswaldo, o sinal toca. Oswaldo não acredita que uma simples redação seja digna de suas férias, e resolve dirigir uma peça sobre a mesma, pagando seus colegas com risolis para atuar. Por fim, seus colegas se cansam das histórias impossíveis e arrogância de Oswaldo, que se vê obrigado a admitir que suas férias foram normais e chatas.
Gibraltar manda Oswaldo e Dimitri fazerem um trabalho sobre Estegossauros. Os garotos, como uma dupla de policiais, embarcam em uma aventura em busca do livro sobre dinossauros que sumiu da biblioteca da escola. Medeiros é acusado de roubar o livro por Geovan. Dimitri é suspenso da escola quando o livro é achado em sua mochila. Oswaldo, desconfiado, desvenda a trama revelando ser Geovan o culpado por esconder o livro, pois este continha informações do seu amor por Leia.
Após receber as notas de uma prova, Oswaldo, Leia e Tobias encostam no muro do pátio, e são surpreendidos por Ian tirando uma foto dos três, dizendo ser fã da banda deles. Os três ficam confusos, mas acabam gostando da ideia, e resolvem criar a banda. Mas antes de conseguirem escolher o nome, Oswaldo lembra do que Ozzy disse sobre sua experiência com o Risollica e, paranóico, resolve seguir em carreira solo. No dia do sarau, Tobias e Leia sobem ao palco, mas desistem de apresentar. Em seguida, Oswaldo percebe que não vale a pena seguir carreira sem seus amigos, e quando notam que nenhum sabe tocar, abandonam a carreira.
Oswaldo vai ao trabalho com o pai, e fica rapidamente tediado. Entram em uma reunião com o Coronel Pato, que detesta todas ideias dos publicitários, até se deparar com o desenho do Pato Joinha que Oswaldo fazia. O Coronel ama o pato, e Oswaldo é imediatamente contratado pela agência, sendo logo promovido, e acaba demitindo o próprio pai. Mas quando pedem para fazer uma campanha de dia dos pais, entende que não deveria estar fazendo nada daquilo. Ele sai e vai à expopug, se divertir com os amigos.
É dia de excursão escolar, e todos alunos estão empolgados, até receberem a notícia de que não será Gibraltar o professor responsável, mas sim Joubert. As crianças têm seus doces confiscados, e são divididas em três grupos para fazer os trabalhos artísticos. Leia e Oswaldo decidem escapar do acampamento, mas são pegos durante a fuga por Medeiros e Joubert, que os perseguem até o fim da tubulação, e só percebem que é uma emboscada tarde demais. Amanhece, e os alunos vão embora, esquecendo dos dois.
Oswaldo fica indignado ao saber que seus colegas o bloquearam nas redes sociais, e durante seu chilique, professor Joubert confisca os celulares de todos da sala, que logo passam por uma crise de abstinência. Oswaldo tem então a ideia de criar a OSWALDONET. Cada vez mais alunos se interessam pela nova rede, e com todo sucesso, Oswaldo resolve ganhar em cima disso, e cobra salgados e refrigerantes por diferentes serviços para seus usuários. Cansados do abuso e da censura da, Leia organiza um motim, e ao notar que havia se tornado um tirano, Oswaldo e sua turma vão até Joubert retomar seus celulares.
Enquanto sua mãe e pai discutem sobre o GPS no trânsito, Oswaldo sai do carro para comprar água. Enquanto procura um vendedor, Oswaldo passa pelo carro de vários colegas, também presos no trânsito, até chegar ao carro da família de Dimitri - que está quebrado, e causando o engarrafamento. Por fim, ele encontra o vendedor de água, e volta para o carro dos seus pais, passando novamente pelo carro dos seus colegas.
É dia de festa na escola, mas o foco dos alunos é o banheiro, ocupado por Medeiros, que faz de Geovan seu refém. Oswaldo se propõe a ajudar, sendo o negociador do resgate, mas mesmo depois de pesquisar alimentos que prendem e soltam, ainda não entende o que pode estar acontecendo, até descobrir com a ajuda de Leia que o problema é o corte de cabelo novo - e feio - de Medeiros. Tobias resolve o problema com sua mais nova peruca feita de barbas e tufos de cabelo, e todos seguem para a festa.
Todas crianças estão no parque Trabalhópolis. Todos, exceto Oswaldo, que foi deixado de fora por ser muito preguiçoso. Revoltado com a ideia que seus colegas têm dele, Oswaldo resolve trabalhar, e logo entende a dura realidade de brincar de trabalhar. Ao descobrir sobre o que o novo parque escondia, Oswaldo tenta, com a ajuda de seus amigos, revelar a verdade sobre o parque. Mesmo preso, consegue desmascarar Trabalhópolis, e as crianças se rebelam contra o sistema, revivendo o parque de diversões como deve ser, e voltam todos a brincar. Todos menos Oswaldo, que está com muita preguiça de sair da prisão.
Após ser questionado sobre seu jeito, Geovan tem um flashback sobre sua infância. No parquinho, com sua avó, o pequeno Gegê procura amigos para brincar, e encontra Oswaldo, que se interessa apenas por seus brinquedos. Enquanto brincam, Oswaldo e outras crianças deixam cair os brinquedos de Geovan, um a um, a ladeira que leva à área dos adolescentes. Após perder o último brinquedo que tinha, Geovan decide descer a ladeira para recuperá-lo, e descobre nos adolescentes a amizade que desejava, e estilo que levou para a vida.
Ao tentar entrar no ginásio, Vivian é surpreendida por P.A. que a informa que está acontecendo a segunda guerra de coquinhos para decidir quem vai comandar a quadra. Vivian se voluntaria para ir até o esconderijo de coquinhos do time adversário, e quando estava quase chegando, é surpreendida por Medeiros, que a prende.
O trio precisa fazer um trabalho sobre o clássico "O Dentista e o Chupacabra", mas Oswaldo e Tobias não parecem interessados. Para incentivá-los, Leia finge em se transformar em Anti-Leia, afim de fazê-los vivenciar o livro. Mas ao perceber que os amigos parecem gostar mais da nova versão do que da Leia antiga, fica verdadeiramente triste e passa a agir como Anti-Leia de verdade.
É véspera de natal, e Marilua, Seu Marílio e o pai do Oswaldo estão na fila para comprar presentes para os filhos, mas ficam indecisos ao ver o anúncio da nova nave de brinquedo do Checho. Enquanto isso, as crianças tentam ajudar Tenório a escolher um presente para Medeiros, que já tem tudo. Ao fim, os pais decidem fazer, juntos, uma nave para as crianças e comemorarem juntos o natal - incluindo Medeiros e Tenório.